Ver Versão Completa : Levantei e ficou bobo
rbrunato
30/09/2005, 10:42
Ontem foram instalados os calços de 2" na suspensão do meu vitara e juntamente com eles, foram colocados os pneus 235 do geninho.
Antes o Zuk estava com pneus 195 na traseira e 205 na dianteira.
Pois bem, após o upgrade, percebi que a direção ficou EXTREMAMENTE leve.
E na estrada, quando um caminhão passa do meu lado, eu quase saio para o acostamento.
O carro ficou bastante "bobo" no asfalto.
Isto é normal?
Talvez por ser mais alto e o contato com o asfalto der diminuido bastante devido aos cravos...
AlemãoRS
30/09/2005, 10:51
Obviamente que vai ocorrer uma perda de estabilidade, mas a direcao estar tao leve como tu diz, pode ser o retentor da direcao que foi pra saco!
rbrunato
30/09/2005, 10:56
Obviamente que vai ocorrer uma perda de estabilidade, mas a direcao estar tao leve como tu diz, pode ser o retentor da direcao que foi pra saco!
Acredito que não seja pois este retentor foi trocado a uns 15 dias e não esta vazando nada.
Se estivesse estourado, deveria vezer, certo? :pensativo:
O pneu mais agressivo deixa o carro um pouco mais bobo mesmo... Mas não é nada muuuito anormal não...
Depois que botou os calços verificou o alinhamento, cambagem, etc???
[s] meio bobo também com os 3K :mrgreen:
rbrunato
30/09/2005, 11:07
Apenas alinhamento e balanceamento.
marcelovds
30/09/2005, 11:17
Os pneus que usava antes já estavam gastos?
No meu antigo CJ estava usando pneus A/T, depois que troquei por pneus mais agressivos a direção ficou muito mais leve....
Acredito que isso dever ser em função dos pontos de contato com o solo serem menores...
[]´s
Eduardo Teixeira
30/09/2005, 11:32
Marcelo,
É exatamente isso que acontece, a superficie de contato com o solo de um pneu agrssivo é bem menor do que um pneuzinho street, com isso também menos confortável para realizar curvas.
Agora Ricardo, o meu Samuca tambem ficou um pouco bobo quando eu o levantei eu coloquei rodas mais para fora, com offset mais negativo e hj penso em colocar eles ainda mais para fora com espaçadores.
Não se preocupe os pneus lameiros são bem mais desconfortáveis para dirigir no asfalto, vc vai se acostumar !!!!!
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
[]'s
Eduardo Teixeira
30/09/2005, 11:45
Ricardo,
Vamos combinar de testar essa sua nova configuração, quem sabe um indoor fim de semana ???????????
[]'s
Eduardo Teixeira - Dudu - SPIKE
www.offroad.falai.net
rbrunato
30/09/2005, 12:11
Ricardo,
Vamos combinar de testar essa sua nova configuração, quem sabe um indoor fim de semana ???????????
[]'s
Eduardo Teixeira - Dudu - SPIKE
www.offroad.falai.net
Hj saio mais cedo do trabalho.
Saio às 16:00. 16:30 estarei por lá!!! Com calça social sapato e camisa!! rsrs :mrgreen:
Vê se aparece! Tem cel do pessoal?
Se tiver e quiser marcar com o resto da turma, podemos já esquentar hoje e amanhã sair para uma trilha.
Vou ver com o Marquinhos se ele pode ir conosco.
O Brunato!!!!!!
Se vc for hoje, dá uma ligada pra mim. To afim de ir lá ver esse tal de indoor que vc me falou. E sobre o up grade, vc colocou aquele prolongador do amortecedor traseiro? Se vc não colocou acho que vale mais apena colocar o amortecedor traseiro do omega suprema que fica bem macio. Talvez seja por isso que esteja meio instável o teu carro. O curso do amortecedor diminuiu 2". E o calço da bandeja? Vc colocou?
Abraços,
Bem lembrado!!!
Não se esqueça do calço da bandeja... Pra não ter erro mais na frente!!! :concordo:
[s]
rbrunato
30/09/2005, 13:44
O Brunato!!!!!!
Se vc for hoje, dá uma ligada pra mim. To afim de ir lá ver esse tal de indoor que vc me falou. E sobre o up grade, vc colocou aquele prolongador do amortecedor traseiro? Se vc não colocou acho que vale mais apena colocar o amortecedor traseiro do omega suprema que fica bem macio. Talvez seja por isso que esteja meio instável o teu carro. O curso do amortecedor diminuiu 2". E o calço da bandeja? Vc colocou?
Abraços,
Faaala Leandro.
Ainda não coloquei, mas já estou com os desenhos aqui e devo colocar semana que vem.
Quanto aos amortecedores, os da Suprema custam R$ 160,00, mas ouvi falar (não me lembro onde) que os do Chevete Hatch são ainda mais longos.
Vou estudar as opções...
Hoje estarei lá por volta das 16:30Hs.
Tá com a caranga aí ou ela esta lá no sul?
O Brunato!!!!!!
Abraços,
Faaala Leandro.
Ainda não coloquei, mas já estou com os desenhos aqui e devo colocar semana que vem.
Quanto aos amortecedores, os da Suprema custam R$ 160,00, mas ouvi falar (não me lembro onde) que os do Chevete Hatch são ainda mais longos.
Vou estudar as opções...
Hoje estarei lá por volta das 16:30Hs.
Tá com a caranga aí ou ela esta lá no sul?Po cara!
To com o chevete em Blumenau mesmo. Vou pegar ele na semana que vem.
Os amortecedores da Chevy 500 são bons, mas tem o +- o mesmo curso do original do vitara. Além de serem bem mais duros. Qdo eu comprei meu zuki, já estava com os da Chevy. Só vi isso qdo eu troquei pelos da suprema, que na minha opinião ficou bom pra kct.
E sobre o indoor, depois eu te ligo!!!!
Faluuuuu.
Eduardo Teixeira
30/09/2005, 15:17
Galera ,
Estou dentro do indoor, Tá marcado então 16:30hs saio de casa.
Ricardo, se puder me ligar quando tiver saindo do trabalho ficaria feliz.
[]'s e vou ligar para o Adilson.
Adilson Souto Paz
03/10/2005, 09:36
fALAI BRUNATO...e ai ja solucionou o proble???pergunto pq meu samuca tava tambem com direção boba...proble bem parecidos com os teus...quando passava onibus ou caminhao em velocidade em estrada entao ...que sufoco....o meu caso era que havia se rompido a junta elastica da coluna de direção...foi trocada pela do FUSCA ...( R$ 8,00) Valewssss!!!
JOSE CANDIDO
12/10/2005, 23:39
Brunato, seu carro ficou bobo por causa dos pneus maiores .... nao tem jeito, ele perde mesmo, um pouquinho, a agilidade ... mas, só sente mais no asfalto ... no estradao ou na trilha os 235 nao mudam muito, porque vc ja vai estar mais devagar mesmo ...
Quanto a direcao mais leve, so o fato de colocar pneus NOVOS ja deixa ela mais leve ... qualquer carro sempre faz isso ... e no seu caso, ainda mais, pois, lameiros dao menor contato no asfalto ....
e em contrapartida, vc perde a estabilidade, fato ad sua reclamaçao .... uma pena, mas, ganha-se de um lado, perde-se de outro ...
portanto, nao abuse nas curvas, colega !!! hehehe
Abs a todos, Candido
rbrunato
13/10/2005, 07:45
Não sei me acostumei ou o problema se sanou, o fato é que não sinto mais tanta diferença! :mrgreen:
[]'s fazendo curvas em duas rodas! rsrs
rbrunato,
Essa sema fui dar uma geralzinha no Vitarinha (trocar oleos das caixas) e o mecânico me falou que é só fazer a cambagem que melhora...
Olhei em uma loja aqui em BH e fica na média de R$35 a cambagem de cada lado e R$20 o alinhamento. Devo fazer em breve...
[s]
rbrunato
17/10/2005, 13:37
Então estou com um problema maior ainda, pois fui em três lojas daqui (uma delas era uma depaschoal) e em todas me disseram que este carro não tem regulagem de cambagem, apenas alinhamento.
Como essa regulagem é feita então?
Ou não é feita?
rbrunato,
Qdo coloquei o kit as rodas ficaram \----/ havia uma orientação no manual para aumentar o furo onde poderia acertar a diferença |----| da cambagem, mecanico seguiu os passos e deu certo. cambagem ficou no 0 (acho)
rbrunato
18/10/2005, 07:51
rbrunato,
havia uma orientação no manual para aumentar o furo onde poderia acertar a diferença (...) mecanico (...) e deu certo. cambagem ficou no 0 (acho)
Papo entranho hein!
Mas... foi bom para vc?
rbrunato,
vc pegou o kit na RC, fizemos de acordo com o manual deu tudo certo, estou com os pneus originais, naum mudou nada na dirigibilidade do carro. foi feita a cambagem normalmente.
rbrunato
18/10/2005, 10:44
rbrunato,
vc pegou o kit na RC, fizemos de acordo com o manual deu tudo certo, estou com os pneus originais, naum mudou nada na dirigibilidade do carro. foi feita a cambagem normalmente.
O que eu não entendo (mas gostaria de entender) é essa regulagem da cambagem.
Onde fica o tal buraco, que parafuso ou porca deve ser apertado ou afrouxado?
É isso que eu gostaria de saber.
vc fez seu proprio kit de suspensão?
rbrunato
18/10/2005, 15:24
vc fez seu proprio kit de suspensão?
Sim senhor
EduPuga,
Tem como scanear esse manual???
Vou olhar direito, pra nenhuma loja fazer mer$%¨na viatura... hehe
[s] descambageados... :parede: \-o-/
AlemãoRS
18/10/2005, 17:47
Edu, qdo tu colocar pneus mais agressivos tu vai sentir muita diferença na dirigibilidade ao rodar na estrada.
O parafuso fica na parte superior do amortecedor dianteiro.
bom dia, galera.
bem acho que deletei o manual, ruim heim, mas naum tem segredo até eu q sou péssimo de mecanica entendi como funciona, em baixo no amortecedor tem dois furos, vc aumenta em +/- 18mm o de cima no sentido horizontal, roda fica com um jogo, onde fizemos a cambagem e apertamos tudo (lógico).
Segundo o Tiago (mecanico) é um procedimento/macete normal para fazer a cambagem.
Edu,
O esquema da cambagem é esse mesmo. Eu coloquei o kit da RC, que é show de bola e plug & play, em casa mesmo. Depois levei o chevete pra fazer cambagem e tivemos que usar uma mini retífica para alargar os furos no sentido horizontal. Depois disso a cambagem ficou zerada!!!
Abraços,
AlemãoRS
21/10/2005, 12:10
E ae Alho blz?
O veiculo passou a oscilar muito lateralmente depois q tu fez o body lift?Por exemplo na estrada com ventos laterais?
Não!!!!!
Pelo menos eu não percebi. Acho que as rodas 15x8 com offset negativo deram até mais estabilidade nele.
Abraços,
AlemãoRS
21/10/2005, 13:54
Valeu!
Com certeza essas rodas melhoram a estabilidade!
e ai galera dos descambageados...
espero que a explicação tenha ajudado vcs, pelo menos o Alho entendeu... por sorte o mecanico tb é companheiro de trilhas também, ai da pra usar a oficina dele, ai eu fico de zequinha de mecanico.
bom final de semana para todos.
Cambagem para vitaras levantados precisam de uma ferramenta especial conhecida como FURADEIRA... :twisted:
É triste mas é isso mesmo....
Os "Japa" naum tinham a menor idéia de que a gente ia fazer o que faz com as viaturas ... :mrgreen:
[]s
JOSE CANDIDO
24/10/2005, 22:42
Cambagem para vitaras levantados precisam de uma ferramenta especial conhecida como FURADEIRA...
cacacacacacacacacacacacacacacac
abs a todos
Whiskyduplo
16/11/2005, 23:59
Olá, pessoal! nao sei se é a mesma situação, mas quando eu comprei o meu samurai, ele estava com um problema parecido, ele foi levantado e ficou competamente bobo. Pra arrumar, foi o seguinte: Como ele foi levantado, o angulo do diferencial mudou, alterando o angulo do cardam ( que estava forçando a luva ) e o angulo das rodas, que foi o q fez ele ficar bobo. Pra resolver foram aumentadas os suportes do braço onde fica preso o eixo, voltando ao angulo normal. O carro ficou zero.
Como eu disse, nao sei se é o mesmo problema, mas se for, essa solução foi 10 pro meu carro!
Abraços