PDA

Ver Versão Completa : Dicas de manutençao básica



langkjer
30/09/2005, 08:35
Pessoal,

sou novo no mundo do Diesel. Acabo de comprar meu primeiro Troller, um Troller 2005...

Estive procurando na internet documentos com informações sobre este tipo de motor e achei algumas paginas falando, por exemplo, de que em cada 1000km deve-se drenar o filtro de combustivel, entre outras coisas. Alem disso também li que deve-se esperar uns 30 segundos com o motor ligado antes de desliga-lo... Isto é verdade?

Queria saber de vocês, que já conhecem bem o Troller, quais as dicas de manutenção para manter o carrão funcionando 100%

Obrigado...

Mauricio Mei
30/09/2005, 17:08
Amigo

tenho experiencia de 2 Trollers ja....

o principio de esperar um pouco para desligar o carro eh o seguinte (valido para motores turbinados)

1- voce vem andando com o carro, numa estrada por exemplo, e para num posto.
2- quando voce estava andando a turbina estava girando juntamente com o motor e sendo lubrificada pelo oleo pressurizado por ele.
3- se voce desliga o motor de repente, por aguns instantes a sua turbina ira "girar" sem a lubrificacao do oleo promovida pelo motor, que ja desligou.
4- isso com o tempo pode, eu digo PODE, danificar sua turbina

No meu caso eu instalei um timer que mantem o motor ligado por alguns segundos 30/40 segs apos "desligar a chave"

Ai voce instala o timer...

1- quando voce "desliga" o carro o motor continua funcionando mais uns 40s em marcha lenta
2- como esta em marcha lenta a turbina nao eh usada, ou seja ela vai parar antes do motor e tera lubrificacao ate parar
3- so depois o motor desliga sozinho

O maior problema eh explicar para manobristas que o "motor desliga sozinho"....

Ou seja eh uma prevencao para prolongar a vida util da turbina.

Quanto a demais manutencoes:
- troco oleo do motor a cada 5.000kms e nao a cada 10.000kms
- sempre faco tudo de acordo com o manual do proprietario (verificacoes e substituicoes)
- encontre um mecanico de confianca

[]'s

Mei

danielgab
30/09/2005, 23:09
Se não me engano, o próprio manual do 2001 que tive, falava sobre esses 30s...

O dreno do filtro de diesel recomenda-se fazer pela manhã, antes de dar a primeira ligada no carro.

Concordo com Mei, em fazer as trocas de óleo a cada 5000km. Particularmente não boto muita fé nesse negócio de óleo de 10000Km. Prefiro usar óleo mineral mesmo e aumentar a frequência de troca.

Manter a transmissão e outras partes com bicos para engraxadeira sempre lubrificadas, entre outras coisas comuns numa preventiva de qualquer jipe.

Boa sorte com o novo brinquedo!

danielgab
01/10/2005, 00:23
Tem vários tópicos sobre manutenção aqui no fórum, um deles é o seguinte:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1491&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=lista+manuten%E7%E3o

e no Troller Clube (Yahoo) também há alguns arquivos específicos sobre o Troller, MWM e Dana...
http://br.groups.yahoo.com/group/trollerclube/