PDA

Ver Versão Completa : Ajuda sobre motor !!!

f75mt
29/09/2005, 21:48
Sou novo aqui no forum e gostaria da ajuda de todos se possivel...
bom vamos ao assunto..

Estou comprando uma F-75 Ano 78, e pretendo colocar um motor de silverado 6cc a Diesel, mas tenho duvida se fica bom. Ja vi alguns links de pessoas q usaram motor de silverado a gasolina e deu certo..Bom quem puder dar sua opinião ou ja conhece alguem q fez isso postem me avisando...

Grato desde ja pela atenção...

Diego

Kako
30/09/2005, 09:27
Diego,

Antes de qualquer modificação que queira fazer, primeiro defina qual será o uso do carro.
Sem dúvida fica animal! porém terá que trocar(ou reforçar), toda transmisão do carro, tipo: motor, câmbio, T-case, diferencial diant. traz. (se for 4x4), se não pode colocar a mecânica completa da Silverado.
Mas um MWM 2.8 4cc, já tem potência e torque de sobra.

A minha F-75, está com motor de opala 4cc á, vai bem pra caramba!

[]'s um dia quem sabe de MWM4cc! :concordo:

Celsogvs
30/09/2005, 11:25
Diego, uma amigo colocou um motor Perkins Q20B é ficou otimo.

Como disse o Kako, o cambio original não vai aguentar, voce terá que trocar também, já os eixos, esses são bem resistentes e aguentaram.

Mas lembre-se que voce precisa comprar um motor com nota fiscal para poder emplacar sua F-75 como diesel.

Boa sorte.

f75mt
30/09/2005, 12:26
Bom ... o cambio da silverado naun vai aguentar ?... com certeza vai ser 4x4 mas naun vou fazer trilhas é mais pra uso na cidade e viagem... q cambio colocar nela sem fazer muitas adpatções...

Porque aki a lei e ruim nesse ponto so passa a diesel se for 4x4 e com a numeração do chassi começar com LA3 acho q é isso...

Polvora
30/09/2005, 13:27
f75mt,

Um reforço no chassis também seria bem vindo, afinal ela não foi preparada pra receber um motor Diesel.
Como o Kako lembrou muito bem. Qual será a utilização do menino ? Será que vale a pena o alto custo de mum motor Diesel mais adaptações ???

O motor do opala ou mesmo o OHC da F-75 manda muito bem no asfalto e na trilha. Só em deslocamentos longos é que eu acho problematico por ser muito gastão :x

[]

f75mt
30/09/2005, 14:18
Bom o meu uso vai ser + na cidade, viagem e na fazenda q praticamente e so plaino... de vez em quando a gente vai pescar e encara uns morros bem inclinados...

Oque devo fazer pra adptar bem esse motor sendo q meu chassis é para 1.000kg.
O cambio q pretendo usar tb é da silverado Motor + Cambio
O motor aki eu acho por 2.000 Reais

Oque vcs acham.. compensa ou naun para o q eu pretendo usar?

Tenho certeza q vcs entendem + q eu e por isso peço a ajuda de todos..

Kako
30/09/2005, 14:24
f75mt,

O câmbio da Silverado aguenta, o que não aguenta é o câmbio original da F-75.
procure no www.piradiesel.com.br eu vi no site deles o câmbio da silverado com a red. da Wilis.

f75mt
30/09/2005, 19:14
Vou prescisar de muita adaptação para colocar esse motor?

O que estou comprando é o Motor + Cambio...é o basico q vem com um motor novo... Outra duvida q tenho e se eu uso o sistema de direção completo da silverado ou algum outro q de certo..

Quanto sai +- um sistema de direção completo da silverado ??
Os diferenciais aguentam esse motor ?

Alexandre_Lima
02/10/2005, 05:24
Tudo bem, amigos?
Esse tipo de adpatação não é um simples tira esse e coloca aquele. Vc tenque ser, bem consciente do que irá fazer.
A trepidação de um motor a diesel é muito forte, a estrutura do carro tenque estar em boas condições, vc vai ter que fazer, calço pra quase tudo bem dizer. Se não me engano o motor tb é mais pesado, se realmente for, tera de mudar a suspenção e freios.
Eu mesmo tinha uma ranger "de leilão" pra "implantar" na rural, :putz: mas acabei reformando e vendendo a ranger. Porque ia muito dinheiro nessas adaptações e faltou uma pessoa de muita confiança.
Mas deixa eu lhe perguntar. Vc concegue mais motores por esse preço? Eu moro meio perto de vc, e fiquei bem interessado. :P
Falow, abraço.

f75mt
02/10/2005, 12:22
"Alexandre_Lima" tudo bem cara!!

Eu posso ver se consigo + sim..

mas me diga uma coisa me liste tudo q vou ter q reforçar pra adptar esse motor na f-75, a minha ja é pra 1.000 kg e ano 78 quase as ultimas...
o motor da s-10 e da silverado são muito estaveis e praticamente naun tremem ja os 608 e os perkinho tremem muito...
O que presciso saber e o que vou ter q reforçar sendo que vou usar o motor e o cambio da silverado, talvez ate a direçã, os freios vou usar da s-10 nas quatro rodas, naun pretendo usar em trilhas pesadas vai ser + pra trabalhar e viajar..

Valew amigo..

Onde vc mora?

Kako
03/10/2005, 11:03
f75mt,

Eu, colocaria tudo da Silverado: Motor, câmbio e Dif. trazeiro, adaptava a T-case da Toy. e manteria o eixo dianteiro da F-75, caso o eixo dianteiro não aguente, investiria no T-REX BONE da ENSIMEC.
Acredito eu que, com essa configuração, vc poderia usar toda potência deste motor.
Se puder, use também a direção, os freios passam a ser indispenssaveis.
:concordo:

A propósito, por aí na sua região, quanto sairia um 4cc MWM da S-10?

[]'s

f75mt
03/10/2005, 23:34
"kako" blz cara ...
omeu mecanico achou melho naun usar dois diferenciais diferentes, segundo ele naun bate rotação, e tb falow q o da f-75 aguenta, mas naun sei prefiro ouvir opinião de vcs tb q sabem dessa area de adaptações...um motor de silverado tem bastante potencia e força em marcha lenta ..por isso optei usar o cambio tb dela mas com direção vai sair uma fortuna e afinal eu ganho pouco..

Quais adaptações devem ser feitas pra colocar esse motor??

o motor da s-10 aki sai por +- 4 a 5 mil

valew...

Kako
04/10/2005, 10:45
f75mt,

Basicamente falando, Você terá que reforçar o chassi, p/ colocar os novos suportes do coxim do motor, dependendo do tamanho do motor terá que cortar a carroceria (embaixo do painél), para ganhar espaço, pode tambem colocar uma ventoinha elétrica, e tirar a que fica na bomba d´agua.
E o radiador, terá que ser trocado
Adaptar a T-case no câmbio, e reposicionar a travessa que apoia o câmbio, mas para isso tem que montar tudo(Motor, Câmbio e T-case), p/ medir os suportes no coxim, quanto a travessa do câmbio vai mover, o tamanho dos cardans, quanto vai ter que cortar a carroceria, como vai ficar o radiador...

Quanto aos eixos, eu recomento um kit eixo flutuante, p/ o eixo trazeiro, veja o por que no link abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2169&start=0
Este link fala como reforçao o eixo dianteiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6806&postdays=0&postorder=asc&&start=0

:concordo:

O motor da silverado 6cc Diesel, é mais barato que o 4cc da S-10?

Até mais camarada!

[]'s só querendo ajudar 8)

f75mt
04/10/2005, 19:57
E ai "kako"

Valew mesmo pelas dicas estão sendo bem uteis mas creio q não vou ter dinheiro pra fazer tudo isso...e pkba...mas fim do ano vou ver se acho um jeep la na minha cidade natal...la acha a preço de banana...andei vendo por aki e vai sair caro os documentos funilaria e adaptações...e ainda se for trocar o que vc falow ae eu vou a falencia....hehehe...mas...no jeep é mais facil colocar um motor diesel ?

Sobra a questão do motor da S-10 ele é sim + caro q o da silverado...
naun me pergunte pq mais é...

valew... continue passando dicas ae amigo..

Kako
05/10/2005, 10:18
f75mt,

Não amigo, o dinheiro não é o problema, e sim a solução do problema! :mrgreen:

No Jeep, o ente eixos, é menor que na F-75, por isso dependendo do motor/câmbio, a T-case vai moito para traz, e o cardan traz. fica muito curto, e as crizrtas trabalham quase no limite. E a F-75 é mais confortavel, e vc pode trancar as portas, mais seguro.

Mas, eu em seu lugar, ficaria com a F-75, colocaria um motor de opala 4cc Álc., botava a bixona p/ andar, e ia guardando grana p/ as modificações. É o que eu estou fazendo. :concordo:

[]' engordando o porquinho 8)

f75mt
05/10/2005, 14:12
vc tem razão amigo....acho q é o que vou fazer...mas no caso de um jeep qual motor diesel vc recomendaria colocar ?

Quantos km/l faz um 4cc de opala a alcool ?
A adaptação é facil ?

Ate +

Kako
05/10/2005, 15:25
f75mt,

Dá uma lida neste link, tem informação sobre motores diferentes, com certeza vc vai encontrar um que seja mais adequado ao seu uso. :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=7237&start=0

Minha F-75, faz em média 6km/l(rel. Dif. 43/8 e câmbio Orig. 4M), sendo que, por aqui, o álcool custa R$1,20, e a gasolina R$ 2,40.

A adaptação é facil, e se quiser pode colocar um câmbio 260f(4M) da C-20, e Tcase Orig., encaixa tudo sem soldas.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6572&start=0

[]'s

f75mt
06/10/2005, 09:10
eu ja me decidi, arrumei um motor GM 4.1 da Silverado a gasolina....vou colocalo na pickup...por enquanto vai ficar 4x2 e quando tiver dinheiro arrumo o resto...

Estou comprando ele por 1.800 conto.. com nota..

Ta bom esse preço ou ta caro...

Esta com chicote cambio...etc..

Kako
06/10/2005, 14:07
f75mt,

R$ 1.800,00, :shock:

Tá ótimo, motor e câmbio por esse preço, e com nota! Por aqui, só o câmbio deve sair mais caro que isso. Esse motor tem injeção?
A se não fosse tão lonje de casa... :lol:

[]´s já com inveja. :mrgreen:

f75mt
06/10/2005, 19:49
Sim ele tem injeção eletronia....ta barato pq é de desmanche e o cara quer parar de mexer com usados...

Acho que vou passar ele a alcool e meter o pé....

sera q pra trocar de motor prescisa fazer aquelas checagem do inmetro ??

Kako
07/10/2005, 15:00
f75mt,

Infelizmente não sei se precisa, mas acho que só a nota fiscal já resolve.

Manda bala! e Seja Feliz Camarada!

Qualquer coiza "tamus aí!" :concordo:
[]'s

f75mt
07/10/2005, 20:18
Valew pela força ae....vou analizar essa questão do motor pra não me arrepender depois....ate la nois se fala...

valew a todos...

Quando tiver pronta posto as fotos..