PDA

Ver Versão Completa : Pico da Bandeira - Julho 2013

AlexRJ
26/04/2013, 20:33
Fala Galera!
Estou programando uma viagem para conhecer o Pico da Bandeira, tem uns 15 anos que tenho vontade de conhecer e dessa vez vai, estou abrindo o tópico para receber sugestões, dicas e lógico para convidar os amigos, seria muito bom formar um grupo de 4x4.

Assim que eu tiver maiores detalhes posto aqui, a intenção inicial é abrir o tópico para divulgar, depois a gente incrementa com as informações.

Abraço!!!!

edcmanhaes
26/04/2013, 22:06
Adoraria voltar lá... fui por volta de 2004 quando me formei no CEFET. Fui nesse período entre junho e julho, a friaca tomou conta, mas levando roupa grossa tá tranquilo... vamo q vamo!

EvandroES
27/04/2013, 00:28
Opa se aceitar catarina há uma grande possibilidade.

Abraços.

Frederico Mendes
27/04/2013, 11:28
Fala Galera!
Estou programando uma viagem para conhecer o Pico da Bandeira, tem uns 15 anos que tenho vontade de conhecer e dessa vez vai, estou abrindo o tópico para receber sugestões, dicas e lógico para convidar os amigos, seria muito bom formar um grupo de 4x4.
Assim que eu tiver maiores detalhes posto aqui, a intenção inicial é abrir o tópico para divulgar, depois a gente incrementa com as informações.
Abraço!!!!

Alex, legal a iniciativa, sugestão, montar um roteiro alternativo, passando pelo interior, pois chegar no pico da bandeira via asfalto (dá para ir até a entrada do parque, portaria Minas), é fácil, e "sem graça", para um praticante de 4x4.
Uma coisa eu falo é puxado, a caminhada da entrada do parque até o pico, é bom estar em bom concionamento físico.
São Alguns quilômetros, acho que uns 2 até o terreirão, e mais uns 2 até o pico (estou chutando, teria que "googlear"), mas é pesado.

Dimasi
27/04/2013, 14:03
Se coincidir com uma folga minha tô dentro. Faz tempo que quero ir. Qual a ideia, acampar no terreirão e subir de madrugada para ver o nascer do sol? Gostei da sugestão de roteiro alternativo. Vou intensificar meu ritmo na esteira hehehehe.

FIDELIS
27/04/2013, 15:26
E aí galera,

Já estive lá 3 vezes: 1 pelo ES e 2 por MG; não tenho preparo físico para subir; a infra estrutura do lado de MG na época era melhor.

Vamos marcar o dia, estou dentro.

segue o link para informações: http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/

http://www.picodabandeiratur.tur.br/info.htm

http://www.pousadadorui.com.br/tarifas-e-reservas/

link para traçar roteiro entre Campos dos Goytacazes e Alto Caparaó-MG, caso opte por MG

http://www.entrecidadesdistancia.com.br/calcular-distancia/calcular-distancia.jsp

Abç.

Freitag
27/04/2013, 19:10
Prezado AlexRJ, muito interessante o seu passeio. Dependendo da data no mês de julho, tento me programar e participo com a galera. Tenho de ver pois do RJ a Campos ainda é um chão. Volte e meia estou em São João da Barra com um casal de amigos. Só uma dúvida até que ponto do trecho subimos com 4x4? []s

Rubens Linhalis
27/04/2013, 20:57
Alex..

Show ter abrido o topico ! Vamos nos organizar. Eu vou, mas tem que ser 2ª quinzena de julho (antes é 110% casamento). Pode contar com mais um ai (Marcos Quintaes aqui do forum) vou pertubar pra irmos lá. Eu vou me programar pra subir o pico, ano passado fui, mas nao subi, esse ano eu subo. O frio é intenso a noite.. peguei -4ºC ano passado nessa mesma epoca. O legal é prepararmos um roteiro para 4x4.. pois atualmente, ate a entrada do parque é 100% calçado. Da pra acampar dentro do parte.. mas normalmente essa epoca (ate julho) sempre lota, e tem limite sim, os guardas podem vetar a pernoite no parque se a area de barras estiver lotada. O parque é muito bem organizado e estruturado (com agua quente pra banho em um dos acampamentos do ES).
Algumas fotos da viagem, existem incontaveis cachoeiras, pscinas de aguas cristalinas, tanto no parque quanto nas regioes vizinhas.. o grande problema nessa epoca é o frio.. mesmo de dia, a agua esta congelante.. é muit frio, nao da pra entrar!! rs

Detalhe do carro.. todo congelado, isso eram quase 8hr da manha.. a madrugada foi tensa. E estavamos a 1.800m de altitude, exite um acamapmento mais alto, e pico fica a 1000m de altitude acima de onde dorminos.

Resumindo, foi espetacular o passei.. rapido, muito rapido, pois fui numa sexta a noite e voltei domingo. Mas estou relativamente perto..200km do parque. Uma sugestao que deixo, é fazer esse passeio em um feriado.. o parque e toda a regiao tem muita coisa p conhecer.. uns 3 dias, da pra curtir bastente coisa (as atraçoes sao bem proximas).

408030408031408032408033408034408035408036

Tem um material que sempre pego nas minhas viagens.. contato de pousada, pessoas, restaurantes, campins.. no que precisar, é so falar.

Grande abraço a todos..

Rubens Linhalis
27/04/2013, 21:02
Freitag..

Nao se precisa de 4x4 pra ir/andar no parque do camparao, por nenhum dos lados (ES/MG), esta tudo calçado desde o ano passado. O maximo que se consegue chegar de carro é no terreirao, depois é só a pé ate o pico.. nao é tao simples e facil a subida.. mas coisas como um calçado apropriado, roupa pra frio, comiga, e um minimo de preparo fisico, lanterna de mao e cabeça (tem lugar que precisa-se apoiar as maos entao a lanterna de cabeça evita ficar no escuro). O Parque fecha as 21hr da noite (eu acho ) entao, quem for subir o pico, tem que dormir dentro do parque obrigatoriamente. Ao redor do parte tem muito pousada e alguns campins (com infra nao tao boa). É bom checar essas informaçoes que estou passando, pois falo essas coisas tendo como base julho-2012, quando estive lá.

abraços

ards76
28/04/2013, 16:37
Se coincidir com uma folga minha tô dentro. Faz tempo que quero ir. Qual a ideia, acampar no terreirão e subir de madrugada para ver o nascer do sol? Gostei da sugestão de roteiro alternativo. Vou intensificar meu ritmo na esteira hehehehe.

Fafa , Tô com vc...Me consulta para ver minha folga

Grande Abraço

Dimasi
28/04/2013, 18:14
Fafa , Tô com vc...Me consulta para ver minha folga

Grande Abraço

Fala sumido ! vamo nessa.

Sérgio Cantreva
29/04/2013, 21:24
Galera,

Sou do Rio e estou muito afim de fazer este roteiro e julho é o ideal, pode contar mais um, é só a data coincidir com minha folga, trabalho embarcado.
E quem estiver planejando, estou indo em outubro para: RJ - Chapada Diamantina - Jalapão - Terra Ronca - Chapada Diamantina - Rj. Aceito dicas e sugestões em pvt para não atrapalhar o tópico.

Abs

AlexRJ
29/04/2013, 21:41
Opa!!!! to vendo que só a nós aqui do fórum vamos lotar o parque.....

Em relação a data, eu pensei em nos finais de semana 20-21 de julho, pois a lua cheia será 23(se não me engano), mesmo a lua não estando na plenitude já ajuda bastante. No prox. final de semana 27-28 de julho acredito que ainda terá 1/4 de lua, tbm seria viável.
Circuito 4x4 acho que vai ficar difícil, pois todas as energias devem ser poupadas para a subida,hahahahaha!!!

Vou definir a data se 20-21 ou 27-28 e posto para vcs, vou ligar p/ o parque para saber como andam as reservas para as datas propostas.

Vamos nos falando...

Abraço!

Freitag
29/04/2013, 22:00
Prezado Rubens Linhalis, fiz esse tipo de pergunta pois para nós (homens) sempre topamos tudo e qualquer tipo de aventura mas as patroas sempre deixam a desejar rs.rs.rs... P. ex.minha patroa não é muito de acampar e tão resistente para subidas íngremes e demoradas em contrapartida eu não esquento para nada, nada mesmo. Uma coisa também que acho importante é que se estamos em grupo temos sempre de estarmos juntos sendo fiel e leal a todos. Acredito que devemos participar dos eventos e passeios sem se desmembrar e caso isso faça-se necessário que fique 50/50 pois dependendo da localidade estamos sujeitos há algumas intempéries seja clima, pessoas alheias ao grupo, acidente etc.... Outro fator determinante é que também não gosto de estragar o prazer dos outros, portanto jamais iria participar com o intuito de atrapalhar. De toda sorte, já estou amaciando a carne da patroa e se coincidir com minha folga estarei com os aventureiros também. O importante e curtir com responsabilidade, criar novos amigos e compactuar com as mesma propostas de aventuras.

Rubens Linhalis
29/04/2013, 22:12
Prezado Rubens Linhalis, fiz esse tipo de pergunta pois para nós (homens) sempre topamos tudo e qualquer tipo de aventura mas as patroas sempre deixam a desejar rs.rs.rs... P. ex.minha patroa não é muito de acampar e tão resistente para subidas íngremes e demoradas em contrapartida eu não esquento para nada, nada mesmo. Uma coisa também que acho importante é que se estamos em grupo temos sempre de estarmos juntos sendo fiel e leal a todos. Acredito que devemos participar dos eventos e passeios sem se desmembrar e caso isso faça-se necessário que fique 50/50 pois dependendo da localidade estamos sujeitos há algumas intempéries seja clima, pessoas alheias ao grupo, acidente etc.... Outro fator determinante é que também não gosto de estragar o prazer dos outros, portanto jamais iria participar com o intuito de atrapalhar. De toda sorte, já estou amaciando a carne da patroa e se coincidir com minha folga estarei com os aventureiros também. O importante e curtir com responsabilidade, criar novos amigos e compactuar com as mesma propostas de aventuras.

Tranquilo Freitag..

A ideia é realmente curtimos o momento o lugar a amizade ! Vamos combinando por aqui ! Forte abraço!

Dimasi
29/04/2013, 22:21
20-21 minha folga :mrgreen:

AlexRJ
30/04/2013, 00:27
20-21 minha folga :mrgreen:

para mim essa data tbm é boa.

AlexRJ
30/04/2013, 00:35
Prezado AlexRJ, muito interessante o seu passeio. Dependendo da data no mês de julho, tento me programar e participo com a galera. Tenho de ver pois do RJ a Campos ainda é um chão. Volte e meia estou em São João da Barra com um casal de amigos. Só uma dúvida até que ponto do trecho subimos com 4x4? []s

Quando vier para S.J.B dá uma alô....
Em relação a sua pergunta não sei se perdi algo, mas da portaria até o Pico pelo ES me parece que são 4km, porém deste acho que metade faz de carro. Já por Minas são 9km até o pico. Pelo ES a distancia é mais curta, porém a subia é mais íngreme, já por MG o caminho é mais longo, porém mais suave.

Rubens Linhalis
30/04/2013, 08:58
para mim essa data tbm é boa.

20-21 de julho, pra mim tambem ta bão !

sandro_ventania
30/04/2013, 13:08
Passeio bacana...se eu não tiver nenhum imprevisto vou também!
Se a intenção é ver o sol nascer...não vai dar pra ficar em pousada...(olhei link da pousada do Rui e diz que é R$40,00...é o casal ou por pessoa?)
Freitag...é só uma noite, quase um pernoite, pois é certo batermos um papo até tarde e vamos levantar de madrugada, a patroa não vai reclamar não...a minha leva na boa e com certeza ela vai comigo!

Freitag
01/05/2013, 09:32
Alex_rj quando eu der um pulo aí dou uma ligada sim. Inclusive vejo que fazem trilhas direto por aí. Fico sempre com muita vontade de participar com vocês. Em relação a data acredito que não há nenhum impedimento para mim também, pois cai final de semana.
Sandro_ventania com certeza vai ser isso aí mesmo, estou sempre martelando a patroa para esse passeio. Ela também está interessada apenas preciso colocar a real para ela, como vai ser tudo. []s

AlexRJ
01/05/2013, 19:25
Passeio bacana...se eu não tiver nenhum imprevisto vou também!
Se a intenção é ver o sol nascer...não vai dar pra ficar em pousada...(olhei link da pousada do Rui e diz que é R$40,00...é o casal ou por pessoa?)
Freitag...é só uma noite, quase um pernoite, pois é certo batermos um papo até tarde e vamos levantar de madrugada, a patroa não vai reclamar não...a minha leva na boa e com certeza ela vai comigo!

Sandro, com certeza não rola pousada, pois teremos que chegar no sábado mais cedo possivel, entrar no parque, ir com a viatura até o ponto mais alto(ainda ñ gravei o nome do acampamento), se por ali tiver alguma coisa para conhecer damos uma volta, depois pegamos o equipamento e partimos para a subida, aqui podemos adotar duas opções:
1) seguir até o proximo acampamento, montar barraca, admirar a natureza, bater um papo, relaxar o esqueleto, acordar por volta de 0hs e iniciar a subida até o pico para ver o Sol nascendo. Parece que pessoas com bom condicionamento fazem a subida em 3:30hs e 4hs, porém para quem está fora de forma é preciso colocar pelo menos 2hs para não correr o risco de chegarmos tarde e perder o espetáculo, seria de lascar!!!
2)Aproveitar o parque na medida do possível, iniciar a subida por volta das 18h e passar a noite no Pico, acordar por volta das 5hs e esperar a natureza dar seu show!!!

Obs.: se optarmos pela segunda opção, temos que ter em mente que carregaremos peso por mais tempo e que lá em cima a temperatura tende ser mais baixa....

Freitag, vindo para cá manda uma MP, posta no nosso tópico(trilhas) ou liga, será um prazer recebe-lo. Em relação a viagem ao pico é preciso ter ciência da realidade, pois tem que gostar da coisa, o sacrifício todos fazem, porém para quem não curte, o sacrifício parece maior e o que era diversão vira transtorno.

Exemplo: já subi no Peito do Pombo(Sana) 2x e meia, a primeira vez não completamos pois estava encoberto seria só sacrifício sem o bônus da vista, abortamos! Na segunda o percurso que normalmente é feito em 3:30hs, fizemos em menos de 3hs(eu, a patroa e um amigo), na terceira fizemos em 6hs(eu, a patroa, meu amigo c/ sua esposa e minha tia), a intenção era ver o sol nascer, chegamos muito atrasados, minha tia ficou lá em baixo(não completou) e a mulher do meu amigo, reclamou do início ao fim.... Pombo do @#$$@#!Passeio de índio! Vocês sãos loucos! Nunca mais eu volto!!!etc,etc,etc....

Abraço!

Freitag
01/05/2013, 21:58
AlexRj decerto que sei dos sacrifícios, que na verdade são mais do que compensadores com a beleza da natureza. Adoro muito tudo isso, e para mim nada é problema, tudo é solução. Como falei vou ter que analisar com a patroa para eu poder participar com vocês, seria desagradável eu ir sem ela. Ma saté lá veremos o desfecho final de tudo isso.

nicksalgado
02/05/2013, 10:56
Alex..

Show ter abrido o topico ! Vamos nos organizar. Eu vou, mas tem que ser 2ª quinzena de julho (antes é 110% casamento). Pode contar com mais um ai (Marcos Quintaes aqui do forum) vou pertubar pra irmos lá. Eu vou me programar pra subir o pico, ano passado fui, mas nao subi, esse ano eu subo. O frio é intenso a noite.. peguei -4ºC ano passado nessa mesma epoca. O legal é prepararmos um roteiro para 4x4.. pois atualmente, ate a entrada do parque é 100% calçado. Da pra acampar dentro do parte.. mas normalmente essa epoca (ate julho) sempre lota, e tem limite sim, os guardas podem vetar a pernoite no parque se a area de barras estiver lotada. O parque é muito bem organizado e estruturado (com agua quente pra banho em um dos acampamentos do ES).
Algumas fotos da viagem, existem incontaveis cachoeiras, pscinas de aguas cristalinas, tanto no parque quanto nas regioes vizinhas.. o grande problema nessa epoca é o frio.. mesmo de dia, a agua esta congelante.. é muit frio, nao da pra entrar!! rs

Detalhe do carro.. todo congelado, isso eram quase 8hr da manha.. a madrugada foi tensa. E estavamos a 1.800m de altitude, exite um acamapmento mais alto, e pico fica a 1000m de altitude acima de onde dorminos.

Resumindo, foi espetacular o passei.. rapido, muito rapido, pois fui numa sexta a noite e voltei domingo. Mas estou relativamente perto..200km do parque. Uma sugestao que deixo, é fazer esse passeio em um feriado.. o parque e toda a regiao tem muita coisa p conhecer.. uns 3 dias, da pra curtir bastente coisa (as atraçoes sao bem proximas).

408030408031408032408033408034408035408036

Tem um material que sempre pego nas minhas viagens.. contato de pousada, pessoas, restaurantes, campins.. no que precisar, é so falar.

Grande abraço a todos..

Que imagens maravilhosas !!!!!

titanium
02/05/2013, 11:57
Eita... vontade de ir bateu forte!
Mas teria mais alguém saindo de BH???

Eu não sei se teria folga nessa época...

Mas vou acompanhando! Pois o passeio e a turma parece ser 100% heim!?

Abraços a todos

Rubens Linhalis
02/05/2013, 12:17
Que imagens maravilhosas !!!!!

Nicksalgado..

O lugar realmente é fantastico.. e olha que essa fotos sao de apenas 2 lugares/cachoeira.. o parque tem muita opção e fora dela tambem.. um unico contra tempo é o frio.. ficava brincando com minha noiva.. quando vc ta fora da agua fica com vontade entrar, e quando ta dentro fica doido pra sair...kkkk aguda gelada !!!

abraço

PLINIO
09/05/2013, 21:59
Freitag..

Nao se precisa de 4x4 pra ir/andar no parque do camparao, por nenhum dos lados (ES/MG), esta tudo calçado desde o ano passado. O maximo que se consegue chegar de carro é no terreirao, depois é só a pé ate o pico.. nao é tao simples e facil a subida.. mas coisas como um calçado apropriado, roupa pra frio, comiga, e um minimo de preparo fisico, lanterna de mao e cabeça (tem lugar que precisa-se apoiar as maos entao a lanterna de cabeça evita ficar no escuro). O Parque fecha as 21hr da noite (eu acho ) entao, quem for subir o pico, tem que dormir dentro do parque obrigatoriamente. Ao redor do parte tem muito pousada e alguns campins (com infra nao tao boa). É bom checar essas informaçoes que estou passando, pois falo essas coisas tendo como base julho-2012, quando estive lá.

abraços

Realmente dentro do perimetro do parque nem sempre é necessário usar 4x4. Sendo que até a portaria (lado mg) é calçado. após a portaria serão uns 200 metros calçados e 6 kms de muitas subidas. A portaria do parque fecha às 22:00. É claro que se vc for de fora e chegar um pouco atrasado,é só bater um papo com o pessoal que eles deixam entrar na boa! Sou de uma cidade vizinha de ALTO CAPARAÓ, Manhuaçu e vou ao parque todos os anos nas luas cheias de junho e julho já fazem 17 anos...kkk... Sou suspeito em falar,mais acho que todos deviam conhecer o PICO DA BANDEIRA. lá vc encontraram uma beleza deslumbrante,extremamente única! Tragam comidas diversas,como lanches prontos,sanduíches,biscoitos,chocolates,CARNES,chu rrasqueiras à gas,pois não é permitido carvão devido a vegetação seca da época, refrigerantes e BEBIDAS" OBS;NÃO SÃO PERMITIDAS A ENTRADA DE BEBIDAS ALCOOLICAS NO PARQUE,porem muitas pessoas levam e passam normalmente.Procurem sobre as pousadas , chalés ,hoteis e restaurantes em ALTO CAPARAÓ. É indispensável fazerem reservas no parque. telefone de contato é 0** 32-3747-2086. Sejam bem vindos ao PICO DA BANDEIRA

PLINIO
09/05/2013, 22:16
Espero encontrar todos vcs lá ... preciso comprar um 4x4 ...tenho um stilo 2006completo e gostaria de um suzuki vitara 2 portas... Não se esqueçam,LUA CHEIA é sempre quando o parque fica lotado!!!façam suas reservas o quanto antes! Ah, ia me esquecendo... reservas pra junho já podem ser feitas! Reservas pra julho a partir do dia 1 de junho ok! Outra coisa,nã se vai de carro ao terreirão,só vai até a tronqueira. Depois são mais 5km a pé até o terreirão e depois mais 4km até o Pico.Façam força para acamparem ... é lindo a noite! Aquelas coisas que disse para levarem seria para acampar ok!,Não quis desmerecer ninguem aqui to fórum ok amigos! Me desculpem por corrigir algumas coisas, é porque sou muito fã do parque e quero que todos venham conhecer,pois é sempre uma nova aventura! Faço apologia ao Pico da Bandeira...kkk Abraços a todos!,, desde já obrigado por deixarem me expressar! EX-NIVA 92 EM BUSCA DE UM NOVO AMOR 4X4

Dimasi
10/05/2013, 06:04
Plinio,
Valeu pelas dicas. O objetivo aqui é esse mesmo. Coletar informações.
E ai galera vamos agitar esse lance da reserva.
Abs

AlexRJ
12/05/2013, 14:16
Plinio vlw pelas informações e sinta-se a vontade para postar.
Se tudo correr nos veremos por, a único porém e que vou pelo ES.

Abraço!

Rubens Linhalis
13/05/2013, 12:30
Plinio,
Valeu pelas dicas. O objetivo aqui é esse mesmo. Coletar informações.
E ai galera vamos agitar esse lance da reserva.
Abs

Lembrando que inclusive para acampar dentro do parque é necessario fazer resversa. Ano passado que eu fui (pelo ES), um dos acampamentos ja estava lotodo, só mais baixo estava algumas vagas.

Eu ainda to animado !

AlexRJ
03/06/2013, 14:12
Atualizando....
Reservas feitas para 20/21 de julho, acampamento na casa queimada(lado ES).
Aconselho a fazer a reserva por telefone, é mais seguro que por email.

Tel. Reservas:(32)3747-2086

Rubens Linhalis
03/06/2013, 18:53
Atualizando....
Reservas feitas para 20/21 de julho, acampamento na casa queimada(lado ES).
Aconselho a fazer a reserva por telefone, é mais seguro que por email.

Tel. Reservas:(32)3747-2086

Caramba.. 20 e 21.. a casa queimada da acesso de carro ? Vai chegar la na sexta ou sabado mesmo? Vou acampar com a barraca de carro.. sera que tem acesso ao acampamento com o carro? Ano passado foi ruim e dormi no estacionamento da macieira (ainda bem que tinha muita vaga). Nao cheguei a ir lá na casa queimada..

Abraços!

AlexRJ
04/06/2013, 14:34
Caramba.. 20 e 21.. a casa queimada da acesso de carro ? Vai chegar la na sexta ou sabado mesmo? Vou acampar com a barraca de carro.. sera que tem acesso ao acampamento com o carro? Ano passado foi ruim e dormi no estacionamento da macieira (ainda bem que tinha muita vaga). Nao cheguei a ir lá na casa queimada..
Abraços!
Fala Rubens!
cara eu fiz a reserva e o atendente me perguntou qual area de camping eu queria, eu pedi casa queimada e ele me respondeu ok.....quanto ao acesso eu nunca fui, mas como ñ é epoca de chuva, acredito que sobe sem problemas ainda de 4x4 pelas minhas pesquisas tem estrada de acesso a casa quimada, porem não é pavimentada e é muito ingrime, nada demais para nossas viaturas.

abraço!

Dimasi
04/06/2013, 17:37
Da casa queimada até o topo, são quantos km/horas de caminhada? Quanto a subir de carro, tem que ver tb se é permitido. Pretendo sair do Rio na Sexta, ficando pelo parque mesmo ou na casa de um amigo no ES.

AlexRJ
04/06/2013, 19:23
Da casa queimada até o topo, são quantos km/horas de caminhada? Quanto a subir de carro, tem que ver tb se é permitido. Pretendo sair do Rio na Sexta, ficando pelo parque mesmo ou na casa de um amigo no ES.

Posso estar enganado mas acho que são 4Km, porém o desnível é grande algo em torno de 350mts é uma caminhada mais curta porém é um pouco mais pesada que por MG. A subida de carro é permitida até a Casa Queimada, lá tem estacionamento e a área de Camping.
Vou sair de Campos na sexta tbm, porém não sei se vou conseguir liberação no trampo para sair mais cedo. Deste modo vou dormir em alguma pousada, só não decidi aonde e entrar no parque no sábado pela manhã.

Seria bom vc fazer logo a reserva do camping de sábado p/ domingo, depois vc decide se faz de sexta p/sábado.

Abraço!

Dimasi
04/06/2013, 19:51
OK ! Então o esquema vai ser dormir cedo no Sáb e sair às 02:00h para pegar o nascer do sol. É isso ?
Abs

AlexRJ
05/06/2013, 19:14
DIMASI, é mais ou menos isso aí...eu penso em sair um pouco mais cedo tipo umas 00:30, pois como é uma caminhada "pesada", e não estamos acostumados, não quero correr o risco de perdermos o espetáculo de ver o Sol dar o ar da graça,sem contar que é bom confirmar a hora que o Sol vai estar nascendo.
É melhor nós esperarmos o Sol, pois ele não vai esperar a gente,rsrsrsrsr!!

Dimasi
05/06/2013, 20:25
Concordo. Melhor ir com calma, descansando sem stress.

Rubens Linhalis
06/06/2013, 10:52
Pessoal,

Tem só um detalhe.. eu nunca subi, isso eu li e ja ouvi de outras pessoas que subiram. Normalmente se sobe no tempo certo pra ver o sol nascer.. se vc chega no pico.. 2hr antes do sol nascer, vc nao vai aguentar fica lá tanto tempo, parado tomando frio na cabeça..rs

Na subida vc ta com sangue quente.. e chegando proximo ao momento do sol nascer, é pouco tempo de espera.. mas ficar lá 2hr.. tem q ir muito..muito bem preparado. Esse periodo é o top do inverno.

quintaes
06/06/2013, 11:19
Turma animada!!!!,

Eu e minha esposa subimos com o dia claro sem pressa e tirando fotos demoramos 4:30hs,quem sobe sem parar ouvi comentários de 2:00hs a 2:30hs,só um detalhe pelo E.S a subida é mais puxada.

Abraços

Marcos Quintaes

AlexRJ
06/06/2013, 20:51
Fala Marcos! não anima de voltar não?rsrsrsrs!!!
Acho que vamos demorar de 4 a 5 horas, pois a subida vai ser devagar por vários motivos.

Rubens, vc está certo mas o grande problema é saber ao certo quanto tempo vamos levar para subir....ainda acho melhor pegar de uma a duas horas de frio na cabeça, do que fazer um sacrifício danado e perder o nascer do sol. Em relação ao horário da subida podemos ver mais para frente, vamos pesquisando e informando....A subida noturna por si só já é mais lenta, querendo ou não vamos estar com um peso no lombo, tudo isso já aumenta o tempo de caminhada. Como vc falou a subida é com sangue quente, então a roupa deve ser o mais leve possível, a roupa pesada vai na mochila para ser colocada qdo chegar ao pico.

Abraço!

AlexRJ
06/06/2013, 20:55
Hoje nascer do sol está por volta das 06:18hs para a região(Ibitirama-ES), acho que a saída pode ser entre 00:30h e 01:00h no máximo. No mais é levar um cobertor de emergência, manta, touca, meia extra....e aproveitar o frio,hahahaah!!

quintaes
07/06/2013, 17:19
Fala Marcos! não anima de voltar não?rsrsrsrs!!!
Acho que vamos demorar de 4 a 5 horas, pois a subida vai ser devagar por vários motivos.

Rubens, vc está certo mas o grande problema é saber ao certo quanto tempo vamos levar para subir....ainda acho melhor pegar de uma a duas horas de frio na cabeça, do que fazer um sacrifício danado e perder o nascer do sol. Em relação ao horário da subida podemos ver mais para frente, vamos pesquisando e informando....A subida noturna por si só já é mais lenta, querendo ou não vamos estar com um peso no lombo, tudo isso já aumenta o tempo de caminhada. Como vc falou a subida é com sangue quente, então a roupa deve ser o mais leve possível, a roupa pesada vai na mochila para ser colocada qdo chegar ao pico.

Abraço!

Alexrj,seria uma otima opção de passeio,mas o frio nesta epoca do ano minha esposa sofrer muito,mais vamos conversando.....,nada que uns bons agasalhos não resolva.

AlexRJ
08/06/2013, 17:02
Quintaes eu entendo seu lado, mas como vc falou nada que bons agasalhos não resolvam.

Eu tenho as roupas apropriadas que comprei para outra situação, mas escolhendo bem as roupas que temos dá para ir sem problema. As extremidades são as partes que mais sofrem com o frio, é preciso dar uma boa atenção para os pés e mãos, mais ainda para os pés, pois as mãos podemos colocar nos bolsos, esfregar uma na outra, porém os pés....

Abraço!

Rubens Linhalis
27/06/2013, 14:55
E ai.. como estao os preparativos?

Me liberei dos compromisso dia 20/7 e 17/08.. entao realmente devo ir em uma das datas.. ainda estou resolvendo com a patroa. Uma desvantagem do dia 20/07 é a quantidade de gente.. camping lotado, e a vantagem é o frio.. vai tar beeem gelado..kkkkk

Nao devo subir o pico.. só ir pra acampar mesmo!

Vou viajar nessas duas datas.. a outra opcao é ir na regiao dos 3 pontoes em Alto Graminha - Afonso Cláudio - ES

Mais precisamente, vou ficar acampado dentro da propriedade dessa pousada Pousada e Restaurante Cantinho dos 3 Pontes (http://www.cantinho3pontoes.com.br) . Já fui lá, e o lugar é otimo.

Fica o convite.

abraços!

DarkMan
29/06/2013, 13:37
Eu tambem sou do RJ e animo!!! o unico fds que nao rola pra mim eh o de 27 /28 de julho!

Abs!

AlexRJ
03/07/2013, 13:31
eu estou com tudo pronto.... ja reservei a pousadinha de sexta para sabado. Quero entrar no parque bem cedo para montar o acampamento. Parece que vai rolar uma festa no final de semana. Na sexta dia 19 estou chegando em Pedra Menina.

Seria bom os que vão confirmar, para podermos marcar um ponto de encontro.

Rubens Linhalis
08/07/2013, 11:33
eu estou com tudo pronto.... ja reservei a pousadinha de sexta para sabado. Quero entrar no parque bem cedo para montar o acampamento. Parece que vai rolar uma festa no final de semana. Na sexta dia 19 estou chegando em Pedra Menina.

Seria bom os que vão confirmar, para podermos marcar um ponto de encontro.

E ai Alex.. to querendo muito ir para o Pico da Bandeira mesmo nessa data.. mas ainda vou bater o martelo essa semana com a esposa.

Vai ficar em qual pousada? Tem area de Camping nela?

Estou pensando em ir por cima (via BR 262), ficar em Pedra Roxa.. e sábado cedo ir para o parque..

AlexRJ
10/07/2013, 00:02
Vamos que vamos Rubens!!!
cara eu não sei o nome da pousada, se é que tem nome,hahahahah!!!! Se vc quiser eu vejo o nome e te dou um alô, a mulher que reservou....eu ainda não sei por onde vou, verei isto essa semana.

abraço!

fabio.boni
10/07/2013, 01:17
Ola Amigos
Estou me preparando para ir ao Jalapao de 12 a 21/07 e lendo os posts de voces, gostei muito da viagem. No entanto nao achei um roteiro, alguem poderia postar o roteiro, dia de saida, chegada e percurso? Vcs vao dia 20 ou 27? abs Fabio

AlexRJ
10/07/2013, 13:33
Fala Fabio!Viagem ao Pico no final de semana do dia 19 ao dia 21 de julho, pelo lado do Espiro Santo, não fiz um roteiro por ser um lugar simples de chegar, apesar de nunca ter ido...se vc entrar no site do parque vai ter os roteiros apartir de varias cidades. O distrito onde fica localizado a Portaria do Parque é chamado de Pedra Menina. Qual a cidade que vc mora? Eu vou sair de Campos no fim do dia 19/07(sexta), pernoitar em P.M. e entrar no Parque no sabado bem cedo...abraço!

fabio.boni
10/07/2013, 23:23
Fala Fabio!Viagem ao Pico no final de semana do dia 19 ao dia 21 de julho, pelo lado do Espiro Santo, não fiz um roteiro por ser um lugar simples de chegar, apesar de nunca ter ido...se vc entrar no site do parque vai ter os roteiros apartir de varias cidades. O distrito onde fica localizado a Portaria do Parque é chamado de Pedra Menina. Qual a cidade que vc mora? Eu vou sair de Campos no fim do dia 19/07(sexta), pernoitar em P.M. e entrar no Parque no sabado bem cedo...abraço!

Ola Alex, sou de SP capital. Como a minha viagem pro Jalapao ,ainda nao ta confirmada porque a mulher do meu parceiro nao ta muito bem, se eu nao for aí vou fazer esta viagem e sairia sexta encontrando vcs la. Se nao der desta vez, numa proxima eu vou. abs e boa viagem!

AlexRJ
11/07/2013, 13:06
Fala Fabio! ñ sei se vc sabe ou leu nos post anteriores, o grande atrativo desta viagem Pico da Bandeira que fica dentro do Parque do Caparaó, o acesso é todo via asfalto, ñ tendo dificuldade para chegar...se vc vier mesmo é bom ligar para o parque pois o numero de visitantes é limitado.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Parque Nacional do Caparaó (http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/201-parque-nacional-do-caparao.html)

Rubens Linhalis
11/07/2013, 17:54
To tentando dobrar a muié..rs

Ela nao ta querendo ir pro Caparaó.. mas é bem certo que iremos.

Devo ir sexta para Cachoeiro-ES.. e sabado cedinho ir para o Parque passando por Alegre e etc..

abraços

AlexRJ
11/07/2013, 23:24
eu até tenho onde ficar em Cachoeiro, mas preferi ñ dormir lá para ñ ficar preso....já tem um tempão que eu não vou na casa do cara, aí já viu para sair sábado cedo ñ rola....Rubens vou te mandar uma MP com meus teus, para mantermos contato, vc fez a reserva? abraço!

Rubens Linhalis
12/07/2013, 10:14
eu até tenho onde ficar em Cachoeiro, mas preferi ñ dormir lá para ñ ficar preso....já tem um tempão que eu não vou na casa do cara, aí já viu para sair sábado cedo ñ rola....Rubens vou te mandar uma MP com meus teus, para mantermos contato, vc fez a reserva? abraço!

Blz..

te mandei mp... vou fazer a reserva hj.. só estou confirmando se mais um casal de amigos vai junto.

A familia da minha esposa é de Cachoeiro.. estou decidindo se durmo na casa da minha sogra ou na casa da mãe da minha sogra. Estou querendo dormir na casa da mãe da minha sogra, que é um sitio.. assim já durmo na barraca acampando no quintal..kkkkk

Vc pretende chegar na sexta-feira no parque? que hrs acha que estara lá no parque?

abraços

Rubens Linhalis
12/07/2013, 11:12
AlexRJ

Uma coisa que lembrei.. Ano passado, quando fui ao parque, a area de camping nao tinha acesso para carros.. os carros tinham que ficar no estacionamento em frente a area de camping. Isso na Macieira (primeira area de camping pelo lado do ES). Acho que na area de camping mais alta (Tronqueira) é a mesma coisa, sendo que o estacionamento é menor (eu acho , não fui lá).

Como vou com a barraca de teto, é bem provavel que eu acampe no estacionamento mesmo.. ai tem que ver o que fica melhor pra vc..

abraços

AlexRJ
12/07/2013, 23:56
Fala Rubens!
isso que é vontade de acampar,rsrsrsrsr!!!
Eu só vou entrar no Parque no sábado, quero ver se entro bem cedinho...como vou pernoitar em Pedra Menina vai ficar fácil de chegar cedo. Realmente parece que celular só pega no Pico, mas se quisermos manter um contato na sexta é bom termos os telefones um do outro, já anotei o seu.
Lembrando que o Camping que vamos ficar é Casa Queimada,a Tronuqueira é pelo lado mineiro, não vai fazer reserva errada hein,hehehehe!
Acho que não é permitido colocar barraca na area de estacionamento, sem contar que vamos estar em 3 ou 4 barracas.
É bem provável que eu não vá no Vitara, vamos estar em um TR4 preto e em um Palio Weekend prata.

Abraço!

Rubens Linhalis
17/07/2013, 09:53
E ai Alex...

Fiz a reserva.. mas só tinha disponivel vaga na Macieira.. entao vou ficar lá mesmo. Como uso a barraca de teto, vou ficar no estacionamento em frente ao camping da macieira (do outro lado da estrada). Ainda nao sei o horario que vou chegar no parque.. mas vou sair de Vitoria sabado bem cedo..

Ainda tenho que comprar gorro e luvas..rs

grande abraço

Rubens

AlexRJ
26/07/2013, 14:10
Fala Rubens! a subida foi puxada, mas a volta foi pior pois ja estava batendo o esgotamento fisico, parece que no pico deu dois graus, mas tava ventando muito, nem sei de quanto era a sensação do frio, só sei que tava frio de mais....depois posto umas fotos