PDA

Ver Versão Completa : OHC 4CC É FRACO?

Gustavo de Olliveira
29/09/2005, 14:08
MONTEI O VERMELHO A POUCO TEMPO E NAS PRIMEIRAS TRILHAS TENHO QUE PASSAR EM SEGUNDA E EM ALTA ROTAÇÃO 4500 RPM EM LAMAÇAIS MÉDIOS , A TURMA DAS "TOYOTA" DISSERAM QUE NÃO PRECISRAM NEM DE TRAÇAO , SERÁ QUE O OHC É FRACO ?

proença
29/09/2005, 14:22
seu jipe tava traçado e reduzido?
na minha turma tem cj5 com esse motor e pneus tork e nas trilhas q temos feito ele anda muito bem (e olha q esses pneus são grandes e pesados)

[ ]'s

Gustavo de Olliveira
29/09/2005, 14:31
o jipe estava apenas traçado ( sem redução ) , pneus 31 polegadas (ATX Firestone lisos , não pude trocar ainda ), é que considerei a passagem de outros jipe "tranquilas demais " para o trecho .

Ronaldo B.
29/09/2005, 14:53
Gustavo,

O motor não é fraco, da próxima vez usa segunda reduzida que você vai ver a diferença.

[]´s

Marcelo
29/09/2005, 15:00
Gustavo,

E não esqueça, pneus bons correspondem a uns 70% do sucesso na passagem de um lamaçal. :wink: Pneu meia-vida pra trilha é igual à slick. :concordo:

Você poderia estar com um V8 Bigblock de 7.5 litros. De nada adianta se não tiver tração nos pneus, ok? :concordo: :concordo: :concordo:

[s] bem-calçados,

LuizCabral
29/09/2005, 15:18
em lama o motor OHC não faz muita diferença.

Eu particularmente prefiro o 4 cil. de opala. Sendo que aqui no nordeste a gente anda mais em areia que em lama e na areia um motor mais forte faz mais diferença.

bacana00
30/09/2005, 14:21
Luiz, eu gosto mais da braneza do OHC e seu desempenha em alta... Meu Jee está com motor de opala e estou com saudades do OHC...

Ele não é fraco, ams com esse pneuzão vai ter que reduzir até pra poupar o cêmbio....

Bacana

Quevedo
30/09/2005, 17:10
Meu Willys usa pneu General 33" com o motor OHC, e reduzido, não falta motor em hipótese alguma. Já tive outro jeep com motor de opala, e sou muito mais o OHC. Tudo bem que minha carroceria é de fibra, mas quando era de lata, o comportamento não era muito diferente.

bacana00
30/09/2005, 19:31
Quevedo,

Quando você compru a carroceria ela já veio na cor ou teve que pintar????

Bacana

p.peleje
30/09/2005, 23:24
Gustavo,

Só complementando pqe a galera já disse tudo.

A reduzida ñ está lá apenas pra casos que vc ñ sai de jeito nenhum, a reduzida está lá tb pra vc poupar todo o conjunto mecânico, para facilitar na passagem dos obstáculos.

O OHC ñ é fraco, porém deve-se usar um conjunto compátivel com ele.

Só complementando o que o Marcelo disse, pneus as vezes é mais do que 100% na trilha. Ou seja invista num bom jogo de pneus e sinta a diferença.

[]s

Peleje

Alcione
02/10/2005, 20:55
Gustavo;

Eu possuo um CJ com este motor e pode acreditar que não falta força !!! Ainda leve em conta que tenho pneus de 33' !! Mas é muito importante o que o pessoal já falou; Coloque bons pneus para lama e nunca deixe de usar a reduzida para poupar sua viatura !

Abraços,

Quevedo
03/10/2005, 08:16
Bacana,

Quando comprei, a carroceria já veio na cor, não pintei, somente lixei e poli. Porém, não é o melhor acabamento do mundo, ela fica sempre semi brilho. E por dentro tive que pintar, pois é feio de mais o acabamento interno. Mas no geral, fiquei muito satisfeito com o resultado. E olha que eu sou chato pra caramba.

chapolin colorado
04/10/2005, 12:42
Cara não acho o OHC um motor ruim não.Em minha opinião é um excelente motor,com cabeçote de fluxo cruzado e comando de válvulas no cabeçote, tucho hidráulicos, etc....muito mais moderno que muitos motores VW ou GM consagrado.
No meu eu atualizei o motor com o rebaixamento do cabeçote ( melhora muito o motor) ignição eletronica e um carburador de corpo duplo que foi utilizado no Maverick, F100 , F75 e em alguns Jeep´s, ficou um excelente motor com muito torque e potencia e um consumo bastente bom para um Jeep.
Enfim não troco o OHC por qualquer motor não.
[] ' defensor do OHC

Walnei Boteon
05/10/2005, 00:07
Gustavo,

Também tenho o OHC no meu jeep e acho que é um motor excelente. Desenvolve boa velocidade na estrada e é bem forte na trilha.

É um motor antigo, mas de concepção atual, tanto é que a Ranger 4 cilindros utiliza esse motor, obviamente, com algumas atualizações e melhorias.

O meu está com ignição eletrônica e taxa de 10,7:1 e até o mês passado estava rodando na gasolina com carburador corpo simples original. Agora instalei um 3E e está rodando no álcool... ficou ainda melhor :concordo: .

[]'s aderindo aos defensores do OHC :concordo: ...

Beto Lacerda
05/10/2005, 21:06
tenho pena dos que tiram OHC p/ colocar motores menos potentes e com menos torque como AP's e opala 4 da vida ....
OHC em ordem é bom pacas ...
[]'s sempre defensor do OHC
ps. só fala mal de OHC quem não conhece

bacana00
05/10/2005, 23:24
Se tiver algum louco a fim de fazer a troca eu troco o meu de opala 4cc por um OHC, acho um belo motor e fica muito melhor no Jeep que o de opala...

p.peleje
06/10/2005, 00:22
tenho pena dos que tiram OHC p/ colocar motores menos potentes e com menos torque como AP's e opala 4 da vida ....
OHC em ordem é bom pacas ...
[]'s sempre defensor do OHC
ps. só fala mal de OHC quem não conhece

OHC tem mais torque que AP? Qdo? Onde? :discordo: AP 2.0 = 17.7kgmf líquidos
Informa o torque OHC pra galera! - Lembrando que OHC é 2.3.

OHC tem mais pocotós? Qdo? Onde? :discordo: AP 2.0 = 114HP líquidos
Informa qtos pocotós tem o OHC para galera! - Lembrando que OHC é 2.3

Alguém já viu OHC com 821hp? Eu já vi AP 2.0 com 821hp num fusca de arrancada.

Eu ñ acho OHC ruim, já fiz trilhas com OHC, foi legal, porém comparar numeros sem ter certeza é cumplicado!!! :stop:

Cada um sabe onde o calo pega!!! :shock:

Eu mesmo se pudesse colocar motorzão colocaria, porém minha verba ñ permite, e pra mim foi a melhor escolha. Motor ecônomico, moderno, injetado adeus carburador. Torque igual o do BF, ou seja ñ perco em nada.

Se quiser remapear a injeção é simples, rápido e barato, mais barato e fácil que ficar trocando carbura. Quer jogar o torque pra baixas rotações? troca o comando de válvulas, coloca polia váriável. Tudo isso muito mais barato que qquer peça rídicula de OHC.

Enfim essa sempre será um discussão eterna. Cada um sabe o que é bom pra si.

[]'s e sempre defensor do AP :lol:
ps. só fala mal do AP quem não conhece :lol:

Peleje

tuna
06/10/2005, 23:12
Peleje, já teve,usou OHC no jeep?

Carvalho
06/10/2005, 23:16
O que era usado de diferente no OHC gasolina e OHC álcool? para esse último ter mais torque e baixa rotação.

tuna
06/10/2005, 23:20
pistões, anéis, cabeçote e carburador.

p.peleje
06/10/2005, 23:56

Eu nunca tive, pq justamente minha vaitura veio com BF, que por sinal já estava cansado...ai peguei um outro bf ( meu pior erro) torrei esse outro BF que estava bom porém ñ aguentou o tranco, ai parti logo pra AP injetado.

Tenho amigos que tem OHC, já pilotei as viaturas deles, já fiz trilhas de zeca com eles e vão muito bem com o conjunto mecânico que eles têm.

Qto ao OHC, eu ñ acho ele ruim :wink: , justamente por defender um conjunto mecânico condizente com o que cada um tem.

Só ñ concordo com a galera que faz comparações erradas. Falam mal de um ou de outro motor com numeros errados. O OHC ñ é mais forte que o AP, é só ver os numeros, ele ñ tem mais torque e nem mais potência, e ainda tem o fator custo e facilidade de manutenção e preparação.

Como o Proença já disse num outro tópico, a galera tem muito preconceito em cima do AP, principalmente pessoal de sampa.
Eu mesmo tive a oportunidade de comprar um conjunto mecânico igual o seu por R$1.200 e desisti simplesmene pelo custo de manutenção e por ser muito motor pra mim :wink: , sendo que eu optei pelo AP devido a economia, pq rodo bastante com ele e ainda faço trilhas no máximo medianas uma vez por mês.

Ou seja motorzão (exemplo falcon 3.6) pra mim seria exagero.

[]s

Peleje

bacana00
06/10/2005, 23:56
Peleje,

Não posso falar do Ap pois nunca experimentei um Jeep que tivesse um, mais entre o OHC e o Opala o OHC fica muito melhor no jeep no conjunto principalmentente na estrada... Tenho muita curiosida pra experimentar um Ap no câmbio 4m do Jeep na estrada e nas trilhas.... Como é o desempenho dele nas 2 situações?

tuna
07/10/2005, 00:15
Peleje,
:concordo: Só perguntei para que todos pudessem ter parâmetros comparativos, ok? foi de boa...
Eu por exemplo, nunca tive ou sequer toquei qq. jeep com AP, mas já tive OHC, e posso dizer (de boca cheia, independente de números, que é um pusta motor) e não é por isso que vou meter o pau no AP, tudo depende da utilização do carro, certo? :concordo:
Porém, IMHO, ainda acho que o OHC, por ter saído originalmente no jeep, leva vantagem sobre o AP e o GM 151, só isso... equilibra mais o conjunto ao meu ver... e, de qualquer forma cada um cada um.
Abração, RESPEITANDO SEMPRE todas as opções, pois todas são válidas, o importante é manter o ÍCONE que temos nas mãos, rodando.

Giovani
07/10/2005, 00:35
Eu já tive o OHC 2.3 e o AP 2.0. Agora é Ford 3000! :mrgreen:
Entre o OHC e o AP, ficaria com o AP... :concordo:

[]'s

tuna
07/10/2005, 00:43
Eu já tive o OHC 2.3 e o AP 2.0. Agora é Ford 3000! :mrgreen:
Entre o OHC e o AP, ficaria com o AP... :concordo:

[]'s
Cada um, Cada um...
Abraços com Falcon 3.6 a alcool com só 150 cv :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:, mas na bancada, por o carro ainda não rodou, mas um dia, antes do que o do Beto Lacerda, roda, ah isso roda!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

tavio_g
07/10/2005, 00:59
esse negócio do ap ter torque em giro mais alto(principalmente se for turbinado). Mito ou verdade?
Não prejudica por exemplo numa subida com erosões que necessita ser passado devagar e com o motor cheio???

[]'s OHCzados sem entender se o AP é melhor ou não

tuna
07/10/2005, 01:12
Otávio, a reduzida taí pra isso :wink: :wink:

p.peleje
07/10/2005, 12:05
esse negócio do ap ter torque em giro mais alto(principalmente se for turbinado). Mito ou verdade?
Não prejudica por exemplo numa subida com erosões que necessita ser passado devagar e com o motor cheio???

Primeira questãõ: turbo em AP para trilha? pra que? existem outras maneiras de aumentar a performance. :concordo:

E ao contrário do que vc pensa, turbo ñ faz o torque aparecer em regimes de rotação ainda mais alto, ele serve pra aumentar a eficiência volumétrica (capacidade de enchimento) de um determinado motor.
Ex.: um motor 2.0 com uma eficiência volumétrica de 50% "enche" apenas 1.0 litro e por consequencia produzirá uma potência proporcional ao seu "enchimento". POrtanto turbo compressores nada mais são do que mecanismos para aumentar a eficiencia volumética do motor. Trocando em miudos, "empurram" mais ar do que normalmente seria aspirado pra dentro do motor.

Vc já pesquisou o torque do OHC e qual regime de rotação para vc falar que o torque do AP só aparece em alta? :wink:

Motor no jeep ñ é tudo. Reduzida e tração nas 4 rodas existem pra isso. :lol:

Não achem que quero convencer a galera de que o meu é melhor que o seu, muito pelo contrário, até pq nem tenho motor pra isso.

Porém devemos pesquisar mais antes de fazer afirmaçoes erradas.

[]s

Peleje

ramiro_eli
07/10/2005, 13:27
Galera...

Não adianta ficar comparando motores somente pelos valores absolutos. :discordo:
Isso de dizer que o motor X tem 40kmf de torque e 200hp é melhor que o motor Y pq este tem 20kmf de torque e 100hp não é certo. O motor X pode entregar 8kmg a 1.200rpm enquanto o Y entrega 18kmf no mesmo regime de rotações. É a diferença entre passar ou não em determinado obstáculo. :wink:
O dado mais importante a ser considerado em um motor para uso off-road é a sua curva de torque.
O AP tem valores absolutos exelentes para o seu tamanho, mas ele é um motor "quadrado" ele tem um bom torque a 3.500rpm, mas tem um torque pífio a 1.200rpm. O motor OHC tb sofre desta mesma característica, mas ela é compensada e "suavisada" pelo fato do motor ter 300cm cúbicos a mais (15%), já o GM151 é mais liso, entrega bom torque em vários regimes.
Mas tudo isso pode ser compensado na forma de dirigir, e principalmente "mamando" a embreagem... :putz:
Outra coisa que não concordo é ficar comparando motores preparados....sim existe AP c/ mais de 800hp, mas tambem existe OHC c/ mais de 1.000hp :shock: . O OHC, ou Georgia, foi muito utilizado na década de 70 nos EUA, que começou a usar motores pequenos por causa da crise do Petróleo. E lá este motor foi alvo de inúmeras preparações. Inclusive o OHC já saiu original de fábrica com 195hp, quando equipava o Torino Turbo, fabricado na Argentina :twisted:.
O que o Peleje disse em relação ao turbo está correto, mas faltam algumas info:
O Turbo faz mágicas na curva de torque, se bem montado e corretamente acertado, um motor turbo tem a curva de torque praticamente plana, ou seja, tem o mesmo torque de 1.200 até 6.000rpm, por exemplo. Isso é o paraiso. Mas por outor lado, a turbina antes de "encher"(começar a criar pressão) só atrapalha, pois "entope" o escapamento.
Eu pessoalmente prefiro motores grandes p/ off-road. Eles tem exelente torque em baixos RPM e boa potência em alta. :dance: Isto significa poder passar por um local cheio de pedras e rosões e em seguida vencer uma put@ subida ensaboada, tudo na mesma marcha. :wink:
Mas eles bebem, são pesados, etc...
Sou seguidor da seguinte filosofia: "Não existe substituto para a capacidade volumétrica" :mrgreen:

p.peleje
07/10/2005, 15:40
Galera...

Não adianta ficar comparando motores somente pelos valores absolutos. :discordo:
Isso de dizer que o motor X tem 40kmf de torque e 200hp é melhor que o motor Y pq este tem 20kmf de torque e 100hp não é certo. O motor X pode entregar 8kmg a 1.200rpm enquanto o Y entrega 18kmf no mesmo regime de rotações. É a diferença entre passar ou não em determinado obstáculo. :wink:
O dado mais importante a ser considerado em um motor para uso off-road é a sua curva de torque.
O AP tem valores absolutos exelentes para o seu tamanho, mas ele é um motor "quadrado" ele tem um bom torque a 3.500rpm, mas tem um torque pífio a 1.200rpm. O motor OHC tb sofre desta mesma característica, mas ela é compensada e "suavisada" pelo fato do motor ter 300cm cúbicos a mais (15%), já o GM151 é mais liso, entrega bom torque em vários regimes.
Mas tudo isso pode ser compensado na forma de dirigir, e principalmente "mamando" a embreagem... :putz:
Outra coisa que não concordo é ficar comparando motores preparados....sim existe AP c/ mais de 800hp, mas tambem existe OHC c/ mais de 1.000hp :shock: . O OHC, ou Georgia, foi muito utilizado na década de 70 nos EUA, que começou a usar motores pequenos por causa da crise do Petróleo. E lá este motor foi alvo de inúmeras preparações. Inclusive o OHC já saiu original de fábrica com 195hp, quando equipava o Torino Turbo, fabricado na Argentina :twisted:.
O que o Peleje disse em relação ao turbo está correto, mas faltam algumas info:
O Turbo faz mágicas na curva de torque, se bem montado e corretamente acertado, um motor turbo tem a curva de torque praticamente plana, ou seja, tem o mesmo torque de 1.200 até 6.000rpm, por exemplo. Isso é o paraiso. Mas por outor lado, a turbina antes de "encher"(começar a criar pressão) só atrapalha, pois "entope" o escapamento.
Eu pessoalmente prefiro motores grandes p/ off-road. Eles tem exelente torque em baixos RPM e boa potência em alta. :dance: Isto significa poder passar por um local cheio de pedras e rosões e em seguida vencer uma put@ subida ensaboada, tudo na mesma marcha. :wink:
Mas eles bebem, são pesados, etc...
Sou seguidor da seguinte filosofia: "Não existe substituto para a capacidade volumétrica" :mrgreen:

Concordo com vc em relação a curva de torque.

Agora me responde uma pergunta: o que é mais fácil de se preparar? um AP ou um OHC? O que fica melhor? O que fica mais barato?

Quer deixar o torque do AP com uma curva mais plana? Troca comando. VC acha comando fácil pro OHC?

Qdo falei de fazer preparações no motor, me referi a facilidade, apena isso. E agora me desculpa pq eu nunca vi um OHC preparado com 1.000hp.

E em relação a turbo deixar a curva de torque mais plana, ñ concordo muito.

Enfim essa conversa vai lonje.

[]s

Peleje

p.peleje
07/10/2005, 17:17
Em relação a curva de torque ficar mais plana ñ entendi como.

Peguei um exemplo de curva de torque de um motor qquer original e ele turbinado.

Legenda: turbo a 0,5 kg/cm2 (em verde) e com turbo a 0,8 kg/cm2 (em vermelho)

ramiro_eli
07/10/2005, 18:35
Concordo com vc em relação a curva de torque.

Agora me responde uma pergunta: o que é mais fácil de se preparar? um AP ou um OHC? O que fica melhor? O que fica mais barato?

Quer deixar o torque do AP com uma curva mais plana? Troca comando. VC acha comando fácil pro OHC?

Qdo falei de fazer preparações no motor, me referi a facilidade, apena isso. E agora me desculpa pq eu nunca vi um OHC preparado com 1.000hp.

E em relação a turbo deixar a curva de torque mais plana, ñ concordo muito.

Enfim essa conversa vai lonje.

[]s

Peleje

Bom... Vamos por Partes:
"o que é mais fácil de se preparar? um AP ou um OHC? O que fica melhor? O que fica mais barato?"
A dificuldade dos dois é praticamente a mesma, exeto pelo cabeçote, que no AP é mais fácil por ser em alumínio.
Na minha opinião o OHC ficaria melhor pelo simples fato dele ser maior e poder ficar maior ainda(2.5l)
Em relação ao custo da preparação, o AP é sem duvida mais em conta.

"Quer deixar o torque do AP com uma curva mais plana? Troca comando. VC acha comando fácil pro OHC?"
É mais fácil achar um bom comando p/ o OHC que p/ o AP. Não estou falando de comando-cópias, e sim de comandos originais de marcas consagradas.

"E em relação a turbo deixar a curva de torque mais plana, ñ concordo muito."
Vc já dirigiu um gol 1000 turbo? Ou um VW 1.8Turbo(Golf gti, Passat, A3)?
O gol parece ser um 2.0 e os 1.8T, um bom V6...
Todo motor moderno, com turbo original e injeção eletrônica tem a curva de torque praticamente plana. Isso acontece devido ao gerenciamento da I.E., que comanda o aumento de pressão do turbo ou aumento do ponto de ignição em faixas deficientes em torque, e em altas revoluções a pressão do turbo é mínima(0,3 nos vw 1.8T), aumentando a vida útil do motor e diminuindo o consumo.

Agora voltando ao assunto de preparação de motores:
Se voce está colocando um AP no jeep somente por ele ser o menos caro p/ se preparar, na minha opinião está cometendo um grande erro... :putz:
Com o $ que vai gastar no motor somado ao $ da preparação, vc poderia comprar tranquilamente um 4.1mpfi, que será muito melhor que um AP preparado em um Jeep, mas esta é apenas a minha opinião...
:wink:

Ronaldo B.
07/10/2005, 20:38
Ramiro,

Falando em preparação de motores GM, no site www.amigosdoopala.com.br tem algumas receitas de preparação tanto para o motor 4 cil. quanto para o motor 6 cil.. Tem uma receita que parece interessante para preparação do GM151 a álcool onde aumentando a taxa de compressão de 10,5:1 para 13:1 rebaixando em 1,5 mm o cabeçote e trocando o comando original do motor a álcool pelo comando original do motor a gasolina e usando um carburador H34, a potência original que é de 92HP a 4.400RPM e poderia chegar a até 130HP. :shock:

Como não conheço muito dessa parte fica a dúvida que acredito que você ou algum outro amigo talvez possa me ajudar a entender.

Será que somente seguindo essa receita de rebaixar o cabeçote e trocar o comando, mantendo o H34 com a calibragem original consegue chegar a uma potêcnia perto do que é indicada ??? :pensativo:

Na trilha isso vai trazer benefícios, não vai fazer diferença ou pode até piorar o rendimento do motor num CJ ??? :pensativo:

No link abaixo tem a "receita" inteira:

http://www.amigosdoopala.com.br/site/vernoticia.php?id_noticia=40

[]´s

p.peleje
07/10/2005, 20:46
Ramiro,

Eu ñ pretendo fuçar no AP, coloquei ele pelo simples fato de ser leve, bom pra o meu uso, dia a dia, trilhas leves a médias, meu jeep é leve.

Em relação ao turbo compressor deixar a curva de torque mais plana até concordo que nos carros originais fique melhor, porém numa porcentagem pequena.

Tb ñ concordo que pelo simples fato do OHC ser maior ele ficaria melhor. Não concordo, pq ele já é maior e mesmo assim é mais fraco.
Se fosse assim ñ teria tirado meu BF161. Era simplesmente dar uma fuçada nele.

Se realmente é máis fácil fazer a preparação de um OHC em relação ao AP, então eu estou redondamente enganado, pelo simples fato de 90% dos motores por exemplo de arrancada, ou simplesmente street serem AP e ñ OHC. Eu pelo menos nunca vi um OHC fuçadão.

Mas enfim, a gente ficaria aqui dias e dias conversando sobre isso.....

O importante é que pra mim o AP serve, e pra muita gente o OHC serve, como o gm e por ai vai.

[]s

Peleje

Beto Lacerda
07/10/2005, 21:27
OHC tem mais torque que AP? Qdo? Onde? AP 2.0 = 17.7kgmf líquidos
Informa o torque OHC pra galera! - Lembrando que OHC é 2.3.

AP 2.0 MI dos novos né ... mas o pessoal coloca desde o 1.8 carburado (com menos de 14 ) 1.8 MI (com 15.5 ) 2.0 carburado com menos de 16 etc etc
o OHC tem 17 exatos no gasolina e 17.8 no arco :dance:

OHC tem mais pocotós? Qdo? Onde? AP 2.0 = 114HP líquidos
Informa qtos pocotós tem o OHC para galera! - Lembrando que OHC é 2.3
de novo o 2.0 injetado , ohc injetado tem com 145 cv de fabrica :dance:

Alguém já viu OHC com 821hp? Eu já vi AP 2.0 com 821hp num fusca de arrancada.
motor de arrancada .. para né meu ta de sacanagem .. dura oque uns 800mts por retifica ??? deve ficar um tesão em jeep ... economico duravel etc etc :twisted: :twisted:

ps. só fala mal do AP quem não conhece

to na 4ª saveiro , tive 2 1.6 MI(uma 97 ,e uma 2000GIII alcool essa foi a melhor me arrependo de ter trocado :parede: ) , 1 2.0 MI (2001 GIII de boy seguro caro e beberrona )e agora to com uma 1.8 MI 99 é a pior de todas , baixa oleo , esquenta , uma caca , sinto saudades da 1.6 alcool andava pacas e era economica (9km/l city 13km/l estrada no arco )
não tenho nada contra AP só que p/ jeep num presta , pelo custo de um AP prefiro um gm 2.2 ... mas num consegui te convencer disso antes da compra agora então :lol:
num to falando que AP é ruim , só que tem varias soluções melhores pelo memso custo/trampo do AP
[]'s sempre contra AP no jeep :twisted: mas sem levar p/ pessoal :wink:

Beto Lacerda
07/10/2005, 21:28
pelo simples fato de 90% dos motores por exemplo de arrancada, ou simplesmente street serem AP e ñ OHC.

cara vc vai fazer trilhas ou arrancada com o jeep :twisted: , po peleje p/ andar forte o ap é a solução mais barat em solo nacional ..
mas não é a melhor opção para jeep ... é um otimo motor p/ carro de passeio , é duravel mas não por isso se torna um bom motor p/ jeep ...
[]'s

Giovani
08/10/2005, 00:26
Motor em jeep de trilha, deve ter pouca ou nenhuma preparação. Motor 6 cilindros em linha, é o ideal para se ter torque em baixa rotação, que é o que nos interessa numa trilha. Turbo é pra motor diesel!
Mas falando de 4 cilindros, OHC e AP, posso dizer que o meu OHC era um ranho! Retifiquei 2 vezes! Ruim de deixar no ponto, motor de partida fraco, retífica e peças caríssimas! Quando funcionava legal, até ia bem na trilha, mas precisava manter o giro alto.
Sobre o AP, usei o 2.0 carburado. Sofri com ele pq não alterei o resto do conjunto (relação de dif. e pneus). Mas é um motor muito confiável, baixíssima manutenção, e as peças são baratas. Além de econômico, no meu jeep fazia entre 7,5 e 8 Km/l. Também é preciso manter o giro alto nas trilhas, mas a resposta (me desculpem os apaixonados pelo OHC), é outra história! Num jeep leve, com relação curta e pneus até 31", toca o pavor nas trilhas! Dá show! :dance: Além de deixar a dianteira leve, permitindo alguns saltos, sem traumas... :mrgreen:
Temos muitos jeeps aqui com AP. E para os donos, é só alegria!
Beto, uma hora dessas venha pra cá, para fazer uma trilha à bordo de um Jeep VW... :mrgreen:

[]'s pensando no meu futuro jipinho VW... :lol:

Carlos_bass
10/10/2005, 09:13
Pessoal de uma olhada neste Jeep preparado pela SPA Turbo.

p.peleje
10/10/2005, 09:50
Beto,

A única resposta que posso te dar: Fique com o OHC que eu continuo com o fraco AP. :mrgreen:

Só te digo uma coisa, dê uma boa revisada nos números que vc postou aqui no fórum para ñ confundir as pesquisas dos usuários. :concordo:

Fique tranquilo que ñ levei pra o lado pessoal.

[]s sem acreditar nas lendas

ramiro_eli
10/10/2005, 11:31
Ramiro,

Falando em preparação de motores GM, no site www.amigosdoopala.com.br tem algumas receitas de preparação tanto para o motor 4 cil. quanto para o motor 6 cil.. Tem uma receita que parece interessante para preparação do GM151 a álcool onde aumentando a taxa de compressão de 10,5:1 para 13:1 rebaixando em 1,5 mm o cabeçote e trocando o comando original do motor a álcool pelo comando original do motor a gasolina e usando um carburador H34, a potência original que é de 92HP a 4.400RPM e poderia chegar a até 130HP. :shock:

Como não conheço muito dessa parte fica a dúvida que acredito que você ou algum outro amigo talvez possa me ajudar a entender.

Será que somente seguindo essa receita de rebaixar o cabeçote e trocar o comando, mantendo o H34 com a calibragem original consegue chegar a uma potêcnia perto do que é indicada ??? :pensativo:

Na trilha isso vai trazer benefícios, não vai fazer diferença ou pode até piorar o rendimento do motor num CJ ??? :pensativo:

[]´s

Ronaldo,

Eu usei uma receita parecida com essa no Devasso, e a melhora no desmpenho do motor é impressionante :shock: :twisted:
Mas deve-se tomar alguns cuidados, pois o uso no jeep é difernte de um carro no asfalto. O motor irá fazer muito mais força e baixa velocidade.
Eu não aumentaria tanto a taxa de compressão, no meu está em 9,7:1(gasolina), quanto maior a taxa, mais o motor vai esquentar.
Segundo o site do Opala, ( www.opala.com ) o comando do GM151 na versão gasolina é mais bravo que na versão a álcool, então será bem vindo :concordo:
Outra coisa que rende bem nesses motores é a troca das válvulas por outras de maior diâmetro e o retrabalho das sedes de válvula.
Potência nunca é d+... :dance:

tavio_g
10/10/2005, 11:35
Mito ou verdade?

Vc já pesquisou o torque do OHC e qual regime de rotação para vc falar que o torque do AP só aparece em alta? :wink:

Porém devemos pesquisar mais antes de fazer afirmaçoes erradas.

Como disse Peleje, não disse o que 1 é melhor que outro, tanto que expressei minha dúvida.
Isso é o que eu ouço falar. Já vi jeep ap 1.8 turbinado em trilha andando muito bem. Tem um amigo meu aqui que tem e não troca por nada.
Mas achei a sua explicação muito boa.

Valeu!

[]s com td entendido. prevendo que esse tópico vai longe...

Ronaldo B.
10/10/2005, 15:09
Ramiro,

[]´s

Ronaldo,

Eu usei uma receita parecida com essa no Devasso, e a melhora no desmpenho do motor é impressionante :shock: :twisted:
Mas deve-se tomar alguns cuidados, pois o uso no jeep é difernte de um carro no asfalto. O motor irá fazer muito mais força e baixa velocidade.
Eu não aumentaria tanto a taxa de compressão, no meu está em 9,7:1(gasolina), quanto maior a taxa, mais o motor vai esquentar.
Segundo o site do Opala, ( www.opala.com ) o comando do GM151 na versão gasolina é mais bravo que na versão a álcool, então será bem vindo :concordo:
Outra coisa que rende bem nesses motores é a troca das válvulas por outras de maior diâmetro e o retrabalho das sedes de válvula.
Potência nunca é d+... :dance:

Ramiro,

Obrigado pelas dicas. :concordo:

No meu caso, ainda não dá prá pensar em aumentar muito a potência do motor senão o câmbio não aguenta, estou com o 4 marchas original. :cry: por enquanto :mrgreen:

[]´s

proença
10/10/2005, 17:11
caramba, que discussão apaixonada :palmas:

de um lado os defensores do AP (me incluo na lista) e de outro a turma do OHC, com pitacos dos fãs do GM 151
bom de tudo isso, foi perceber a qualidade das informações e modestamente inferir algumas conclusões:
1. os jipeiros que utilizam motor AP estão felizes :concordo:
2. a turma OHC tem razão (é um pusta motor), mas acertar o ponto e manutenção são complicados :pensativo:
3. GM 151 - bom torque, mecânica simples mas vejo como algo em início de defasagem (a GM ainda fabrica este motor :?:)
o palpite final: cada um escolhe a sua paixão :dance:
estou passando do AP 1.8 para o 2.0 e como meu jipinho é bem leve, prevejo que vai ficar um tratorzinho nas trilhas e um foguete nas estradas

[ ] ´s sem medo de fazer trilhas a 3.000 rpm onde o bicho pega :twisted:

Carvalho
10/10/2005, 23:40
Tenho OHC taxado e motor refeito a um ano , acho bonzinho :oops: . Morro de arrependimento por ter investido nesse motor , principalmente pelo absurdo dos preços e dificuldade para comprar peças para reposição. Hoje, colocaria um GM 151 que mais parece um filho adotivo para o Jeep. Bom torque em baixa e fácil manutenção e preparação o qual dá show nas dunas. AP, aqui , só serve para indoor, mas nas dunas sofre que dá dó :lol:

Vinicius Hauagge
11/10/2005, 11:18
Minha opinião pessoal... tenho um ohc no meu jeep... taxado, alcool, carburador H34 com giglagem gigantesca... perto do 200... coletor dimensionado e com um blower esperando pra ser colocado no bichinho...
Por enquanto, so alegria... encara subidas em 4 marcha... relacao 8X43, pneus 31'....
Mas se eu tivesse condicoes, colocaria um V6 da ranger...

ramiro_eli
11/10/2005, 12:19
Se realmente é máis fácil fazer a preparação de um OHC em relação ao AP, então eu estou redondamente enganado, pelo simples fato de 90% dos motores por exemplo de arrancada, ou simplesmente street serem AP e ñ OHC. Eu pelo menos nunca vi um OHC fuçadão.

Peleje,

O OHC não é visto nas provas de arrancada por um motivo bastante óbvio:
No Brasil ele só equipou verdadeira Bigornas, com o Maverick de 1.150kg :shock:(só para efeito comparativo, um Opala chega a pesar 900kg) ou a super esportiva Rural :mrgreen:
Se algum maluco inventar de adaptar este motor em algum outro carro, automáticamente ele será classificado na categoria Força Livre, onde o bicho pega... :discordo:
Já o AP equipa carros baratos e leves, como o Gol, alem de ter um after market de peças e acessórios p/ preparação de fazer inveja.

Mas só p/ deixar uma coisa clara:
Eu não gosto de motores 4cil em Jeeps(CJ´s)
Mas se eu tivesse que escolher seria nesta ordem:
1o: GM 151
2o: GM 2.4 (S10)
3o: OHC 2.5(Ranger)
4o: OHC 2.3 16v(Ranger)
5o: OHC (CJ)
6o: AP 2.0
7o: AP 1.8
Se tivesse que colocar um AP 1.6 na viatura eu a vendia :putz:

Carvalho
11/10/2005, 12:38
Minha opinião pessoal... tenho um ohc no meu jeep... taxado, alcool, carburador H34 com giglagem gigantesca... perto do 200... coletor dimensionado e com um blower esperando pra ser colocado no bichinho...
Por enquanto, so alegria... encara subidas em 4 marcha... relacao 8X43, pneus 31'....

Vinicius,

O problema é que com essa configuração parece mais Jeep para arrancadas . :shock:

Vinicius Hauagge
11/10/2005, 13:04
Bem, por enquanto o jeep é valente... Bom torque em baixas rotações (claro que nao tanto como um bf ou um 3000), excelente em medias e altas, alem do giro subir rapido....
O blower ja esta adquirido, mas infelizmente na minha cidade nao acho um mecanico que se habilite a por o mesmo... Acho que na pior das hipoteses, eu vou encarar a tarefa...
Sinceridade, to curioso pra ver o resultado... ele foi tirado de uma mercedes kompressor, de motor 1.8 ou 2.0, nao sei direito.... e tem ainda um bico de injecao adicional, que funciona com uma chave no painel... quer uma mistura mais rica é so ligar e ver no que da...
Abraço,
Vinicius!

Alcione
11/10/2005, 14:37
p.peleje escreveu:

Se vier até Curitiba poderá ver a maioria dos jipes preparados para Indor utilizar OHC :dance: :dance: , verá que na poeira e barro o AP ainda não faz tanto sucesso por aqui :discordo:

Arrancada, street, ou simplesmente NO ASFALTO não é o lugar mais indicado pra jipe :discordo: :discordo:

JIPE É UTILITÁRIO, O MELHOR MOTOR PRA UM JIPE É DE UTILITÁRIO !!! O RESTO É VIADAGEM !!! (brincadeirinha) !!! :lol: :lol: :lol:

**** torcendo pra esta discussão ir longe **** :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

megadeth
11/10/2005, 15:35
Boa tarde amigos.

Meu CJ tinha um OHC 2.3 quando o adotei, e era um bom motor. Porem, este motor foi pro saco e a retifica simplesmente naum era viavel, o valor era (e eh) absurdo. Pesquisei opinioes diversas e precos. No final, optei pelo GM151 alcool, pois tinha desempenho parecido com o OHC (antes que me ataquem, as diferencas sao, ao meu ver, pequenas). Estou satisfeitissimo com o resultado, pois brinco com ele nas trilhas que curto fazer e ainda eh bom (economico) no asfalto (meu unico transporte...). Manutencao barata, valor e facil mecanica me fizeram optar por este motorzinho.
Cada um, cada um. Tem gente que acha 4c fraco. Eu acho 6c demais. Porque? por causa do meu uso!
O importante eh salientar que o desempenho do OHC e do GM151 sao similares. Naum vou palpitar sobre os APs pois nao os conheco...

Valeu!

Ps.: estou sem acentuacao por aqui... sorry!!

p.peleje
11/10/2005, 17:12

Peleje,

Já o AP equipa carros baratos e leves, como o Gol, alem de ter um after market de peças e acessórios p/ preparação de fazer inveja.

:putz:

Ramiro,

Vc já disse tudo que eu já tinho dito nas mensagens anteriores. Ou seja vc mesmo justificou parte das minhas mensagens. Esse foi um dos motivos que escolhi o motorzinho capenga. MANUTENÇÃO!!!! :palmas: :concordo:

Como o assunto é o AP, motorzinho de dentista e alvo de várias lendas.

Pensando :idea: nisso mudei o nome da viatura para: Saci Pererê. :mrgreen:

Pq além de ser uma lenda, ele tem apenas uma perna.

Observações: eu nunca disse que o AP é mais forte que o OHC, mas a galera disse o contrário, porém ninguém até agora comprovou com números verdadeiros se o OHC realmente é mais forte que o AP.

[]s sabendo que quem condena deve mostrar as provas

Peleje

p.peleje
11/10/2005, 17:24
p.peleje escreveu:

Se vier até Curitiba poderá ver a maioria dos jipes preparados para Indor utilizar OHC :dance: :dance: , verá que na poeira e barro o AP ainda não faz tanto sucesso por aqui :discordo:

Arrancada, street, ou simplesmente NO ASFALTO não é o lugar mais indicado pra jipe :discordo: :discordo:

JIPE É UTILITÁRIO, O MELHOR MOTOR PRA UM JIPE É DE UTILITÁRIO !!! O RESTO É VIADAGEM !!! (brincadeirinha) !!! :lol: :lol: :lol:

**** torcendo pra esta discussão ir longe **** :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Alcione,

Em relação ao AP ñ fazer sucesso ai na sua terra, o que isso tem a ver com ele ser fraco ou ñ?

Eu jamais disse que arrancada é lugar de jeep e nem que iria fazer do meu AP um motor de arrancada, apenas dei exemplos, justificando a minha escolha, por se tratar de um motor muito mais fácil de manutenção, muito mais moderno :lol:, muito mais econômico :lol:, posso rodar diariamente com ele :lol:, pegar estrada sem pesar tanto no bolso e detalhe sem perder em nada em termos de potência ou torque.

Seu jeep está no documento como utilitário? :mrgreen: :stop:

Qto a ter um motor de utilitário no jeep gosto da idéia porém minha verba é curta pra isso. E mesmo se fosse colocar motor de utilitário ñ seria OHC, pq de motor de utilitário ele ñ tem nada. Colocaria um 4.1 injetado.

Qto a viadagem, eu imagino ñ estar aqui em discussão a opção sexual de cada um e até mesmo acredito que preconceito ñ é legal. :twisted:

[]s

Peleje

p.peleje
11/10/2005, 17:43
Já que ninguém teve coragem de postar ou pq talvez ñ saibam.

OHC 2.3 - 17Kgf/m........3.000 RPM
AP 2.0 - 17.7Kgf/m.....3.000 RPM

[]s esclarecedores

Scacca
11/10/2005, 17:49
Comparar OHC com AP?
Isso é alguma piada?

Não sei pq a VW não usa OHC, huahauahuahau.

Fala sério, sou 200 vezes mais um AP. Alias prefiro meu BF que um OHC, quem ja ambos numa trilha sabe do que falo.

[]'s

Scacca
11/10/2005, 17:53

Estamos comparando motores originais, se eu meter uma veneno no AP turbo sai de perto.

[]'s

Thiago Rodeghel
11/10/2005, 18:04
AFFF Cada discução q nunca termina :lol: :lol: :lol:

AP com câmbio original willys 3m, não fica tão bom assim :parede: As marchas não tem um bom escalonamento, o motor fica fraco :pensativo: e diferenciais 9x44 e mais longo e pneus acima de 31 prejudica o desempenho do motor.

AP com um câmbio willys 4m, já fica melhor, possui as marchas mais curtas e melhor escalonadas :concordo:

AP com um clark 4m ou 5m, melhor ainda, marchas ainda mais curtas e robustez, quem quizer usar a 5ªmarcha mais frequentemente na estrada, o ideal é ter um diferencial 8x43 ou 9x53. Já para quem usa um diferencial 9x44 um clark 4m é mais do q suficiente. Com diferenciais mais curtos dá pra usar até 35 tranquilamente.

Eu tenho um AP 2.0 16v, na estrada, mais precisamente na Dutra, fiz uma média de 8Km/L. Isso em 5ª marcha mantendo uma velocidade média de 95km/h, as vezes chegava a 110km/h. Utilizo pneus 35.

Acho q é essa a receita pro AP ficar legal, e principalmente funcional. Isso baseado no motor 2.0 original, tanto injetado ou carburado.

[s]APzados :concordo:

Alcione
11/10/2005, 18:29
Fanatismos a parte, alguns detalhes passados aqui são bem interessantes :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Pelo jeito vai longe (assim espero) :twisted: :twisted: :twisted:

Carvalho
11/10/2005, 19:15
Tem certeza que o torque máximo do ap 2.0 aparece em 3000 rpm?
se não me engano é 3350 rpm!

Carvalho
12/10/2005, 21:44
Já que ninguém não responde.
O motor OHC é intermediário (RPM) para atingir seu torque máximo é entre o GM 151 e AP 2.0 . Ou seja, está ai a diferença! :D

Rodrigo Cesarini
18/10/2005, 19:36
Para quem não sabe, exite sim muita preparação possível para o OHC, inclusive nos EUA, vejam este site: The 2.3L Ford Webring (http://www.ringsurf.com/netring?action=info&ring=ford23)

tavio_g
19/10/2005, 17:16
Acho que podemos adcionar a celebre frase:
"Religião, Política, Futebol e opção de motor para Jeep, não se discute".
hhehe

abraços!!!!

Carlos
13/12/2005, 15:00
Opinião de quem possui um CJ5 com motor OHC.
1. Bomba de gasolina quebra muito;
2. Ninguém acha o ponto certo do motor;
3. Difícil achar as peças e caras;
4. Bonzinho na areia;
5. consumo razoável para um Jeep;
6. .....depois mando mais impressões...
Na hora que puder troco por um AP 2.0 injetado, sem dúvida nehuma.

Gustavo de Olliveira
13/12/2005, 15:33
alo galera ,

Até assustei quando ví este tópico de volta a primeira página , mas sendo o "criador " dele não pude deixar de opinar .
Quando lancei o tópico conhecia muito pouco do meu jipe ( meu primeiro ) e dai a dúvida . Não sou nenhum expert mas já sei ( porque uso ) o motor que tenho , e posso afirmar que é um bom motor ,
Atende muito rapidamente , trabalha " redondo " no conjunto do jipe , possui ótimo torque em baixa , e consome razoavelmente ( o meu passei a alcool ) . Uso 90% prá trilhas :twisted: :mrgreen: :dance: :D
Até concordo que o custo das peças é um pouco mais alto , mas não é tanto assim . obs . Até agora ( depois que retifiquei ) não deu problema nenhum ( ps desconsidera se vazamento ) . :twisted:
Quanto ao AP :shock: :?:

Alcione
13/12/2005, 21:03
1. Bomba de gasolina quebra muito;
2. Ninguém acha o ponto certo do motor;
3. Difícil achar as peças e caras;
4. Bonzinho na areia;
5. consumo razoável para um Jeep;
6. .....depois mando mais impressões...
Na hora que puder troco por um AP 2.0 injetado, sem dúvida nehuma.

1 - A minha troquei fazem 5 anos, ainda não quebrou - Quando fiz a substituição optei pela original, você talvez deveria fazer o mesmo !!! Use peças de boa procedência !!!
2 - Troque de mecânico !!! ou troque peças como, velas cabo de vela, tampa de distribuição e carburador.
3 - Aqui no Sul não !!! Tem motores inteiros por R$ 400,00 ou peças na maioria das boas auto-peças normais e em todas as auto-peças especializadas em Off-road.
4 - Na areia não sei dizer, mas nos lamaçais da região é muito confiável.
5 - Neste quisito fico devendo, o meu é usado apenas para trilhas e nas trilhas a média de consumo não pode ser levada em conta, mas acredito estar fazendo +/- 7,5 km no asfalto.
6 - Impressões ?? Não estou falando de impressões e sim da realidade.

Você tem um motor excelente nas mãos talvez esteja faltando um bom profissional pra te dar apoio !!! Muitas pessoas desistem de motores e até de jipes por "MEXÂNICOS ENTENDIDOS DEMAIS"

Alcione
13/12/2005, 21:13
Desculpem se fui ostensivo demais, não foi esta a intenção, mas, muitas pessoas (inclusive eu) levam muito em consideração os assuntos aqui discutidos e são influenciadas pelas nossas exposições, acredito que deveríamos ter mais critérios pra condenar este ou aquele motor.

O OHC por exemplo é fabricado e equipa as Rangers 4cc (é claro que melhorado, afinal o modelo anterior já está entrando na meia-idade), se fosse tão ruim como alguns falam já estaria condenado há tempos.

Sergio Willys
13/12/2005, 21:32
Outra coisa a ser levada em conta é que, sendo original, não fica sucetível a problemas decorrentes das adaptações, que por melhor que sejam feitas, costumam dar algumas dores de cabeça!!

andretomasi
15/12/2005, 22:47
Só uma informação.. o Peleje postou o valor de 17,7 kgfm pro AP 2.0 MI, e de 17 kgfm pro OHC.. mas esse valor é do OHC antigo, carburado em comparação ao AP atual, injetado.. se comparar AP MI último modelo com OHC injetado último modelo fica:

Volkswagen AP 2.0: 17,7 kgfm
Ford OHC 2.3: 21,1 kgfm

[ ]'s

p.peleje
16/12/2005, 01:36
Só uma informação.. o Peleje postou o valor de 17,7 kgfm pro AP 2.0 MI, e de 17 kgfm pro OHC.. mas esse valor é do OHC antigo, carburado em comparação ao AP atual, injetado.. se comparar AP MI último modelo com OHC injetado último modelo fica:

Volkswagen AP 2.0: 17,7 kgfm
Ford OHC 2.3: 21,1 kgfm

[ ]'s

Sim a informação procede.

Porém o OHC moderno tem pouquissimo do OHC antigo.

Enqto se vc pegar manuais entigos da vw verá que os pocotós não mudam, do antigo pro moderno, o que muda é a economia apenas. E o AP é 300ml menor que o OHC o que dá a diferença.

[]s

Peleje

Alcione
16/12/2005, 10:55
Não vamos esquecer que motor é super importante MAS NÃO É TUDO !!! Todo o conjunto deve estar alinhado e em perfeita sincronia para que seja aproveitado da melhor maneira; caixa, transferências, reduzidas, diferenciais, freios, direção, pneus, etc, etc,.........

Basta um dimensionamento mal calculado (é aí que entram nossos MEXÂNICOS ENTENDIDOS DEMAIS) pra começarem as dores de cabeça.

Carlos
17/12/2005, 20:06
Você tem um motor excelente nas mãos talvez esteja faltando um bom profissional pra te dar apoio !!! Muitas pessoas desistem de motores e até de jipes por "MEXÂNICOS ENTENDIDOS DEMAIS"[/quote]

R. Não acho o OHC um "excelente motor" mesmo!

1 - A minha troquei fazem 5 anos, ainda não quebrou - Quando fiz a substituição optei pela original, você talvez deveria fazer o mesmo !!! Use peças de boa procedência !!!

R. Só uso original, comprada na caixa;

2. - Troque de mecânico !!! ou troque peças como, velas cabo de vela, tampa de distribuição e carburador.

R. Meu mecânico sabe bem das coisas, mexe com Jeep há quase 50 anos, desde da época em que ele os retirava desmontados de caixas (vindas dos EUA);

3. 3 - Aqui no Sul não !!! Tem motores inteiros por R$ 400,00 ou peças na maioria das boas auto-peças normais e em todas as auto-peças especializadas em Off-road.

R. Agora vc se contradiz. Não uso, no motor, peças compradas em ferro-velho (por R$40,00), retiradas de motor de 400 pilas;

4. R. Na areia, já disse, ele é "bonzinho", nada demais. Na lama não sei.

5 - Neste quisito fico devendo, o meu é usado apenas para trilhas e nas trilhas a média de consumo não pode ser levada em conta, mas acredito estar fazendo +/- 7,5 km no asfalto.

R. ???

6. - Impressões ?? Não estou falando de impressões e sim da realidade.

R. Caso vc não saiba, impressão é maneira como vemos as coisas, "às vezes" como observamos "a nossa verdade". Discutir motores é algo bem difícil. O que EU descrevi são as minhas impressões sobre o referido motor;

Esse velho discurso de que o OHC (dos jeeps) equipa as Ranger's (atuais) é o mesmo que dizer que o Pajero é o mesmo que uma Rural, pois ambas têm a mesma origem (willys/Mitsubishi) e, em tese, o PAJERO é a Rural atualizada.
Mas podemos dizer que são a mesma coisa?

Eduardojeep
07/12/2006, 16:30
Meu motor é deum Jeep 1983 a alcool, gosto muito dele faz 5lkm na média de 100km/h, o unico problema é peça tem que saber comprar, só uso reposição original, já viagem pelo o sul todo, no total de 3000km, e me queimou a junta do cabeçote, não descobri porque, e nem au mentou a temperatura.. Já alcancei 130km/h. no gps...

calhiandro
25/05/2011, 14:35
Eu tenho um OHC e estou muito satisfeito com ele, não deve nada aos aos AP's 2.0 carburados. Aliás acho que tem mais força nas rotações que se utiliza na trilha. Aqui 90% do pessoal da minha região utiliza AP, se vangloriam dizendo que é o melhor motor do mundo que aguenta pau toda hora, se eu for falar que o Ford tem mais força que é melhor, é capaz de eu ser enforcado em praça pública rsrsrsrs. Tenho uma única Dúvida que é a durabilidade? Qual é o mais durável?

sraposo
25/05/2011, 15:40
Para bem defendo o motor Ford OhC, não se pode deixar de convocar a tropa de blindagem: Rodrigo.hoffman, Rubenx e Dodger rsrsr

Abraço!

calhiandro
25/05/2011, 16:20
kkkkkkkkk é verdade. Comandante se apresentem!

Aurélio
25/05/2011, 16:43
Cara não acho o OHC um motor ruim não.Em minha opinião é um excelente motor,com cabeçote de fluxo cruzado e comando de válvulas no cabeçote, tucho hidráulicos, etc....muito mais moderno que muitos motores VW ou GM consagrado.
Opa
X 2. :concordo:

No meu eu atualizei o motor com o rebaixamento do cabeçote ( melhora muito o motor) ignição eletronica e um carburador de corpo duplo que foi utilizado no Maverick, F100 , F75 e em alguns Jeep´s, ficou um excelente motor com muito torque e potencia e um consumo bastente bom para um Jeep.
Essa atualização é imprescindível para a gasolina que usamos atualmente. Eu fiz o que você citou e um pouco mais, pois instalei um coletor de escapamento dimensionado, bobina e cabos Accel e fiz uma preparação no comando de válvulas (modificando o ângulo e aumentando o levante) o que melhora o torque em rotações mais baixas.

Enfim não troco o OHC por qualquer motor não. [] ' defensor do OHC
X 2, de novo. Acho o OHC :campeao:

rubensx
25/05/2011, 22:37
o tópico é veio, alguém tirou a mumia da tumba...

mas o ohc sim é caro de peças, a unica desvantagem e também tem o defeito de beber agua pela caixa seca, resolve-se selando ela e usando embreagem hidraulica, bomba de combustivel use eletrica, se puder injete o bixo, taxar sempre é bom, arranque dele tem de trocar, de resto use a pesquisa que acha um topico sobre ohc e suas possibilidades :-D muito bom por sinal!

rodrigo.hoffman
26/05/2011, 00:39
Agora sim chegou a " Tropa de Elite"

Apareceu até o Capitão Nascimento :karate::boxing:...

[ ]´s

Dodger
26/05/2011, 08:25
Mas respondendo a pergunta do camara que desenterrou o tópico, a durabilidade acho que é boa.
Usando e dando manutenão, usando lubrificantes de boa qualidade, sistema de arrefecimento pra manter o bicho sempre num faixa segura de temperatura de trabalho, num tem galho.

Lá em casa agente sempre teve jeep com OHC, e eu já estou no meu 3º maverick com esse motor. Nunca tivemos que abrir pra retificar um motor destes. O que tá no meu carro nunca nem foi aberto desde que saiu do carro em 1976 e tá perfeito.

Uma vez fui numa oficina de jipeiros em Viçosa-MG onde os caras montavam uns jeeps e Rural encurtada pra provas de indoor, e tava só escutando a conversa dos camaradas metendo o pau no OHC, falando que num aguenta cacete, que durava só duas provas e abria o bico e etc que o bom é o AP 1.8 e 2.0. Ai fui ver os motores que os caras montam nos jeeps, tudo coisa de ferro velho que já rodou uma vida inteira sob sabe-se lá em quais condiçoes, se bobear vão pra pista com o óleo que veio nele do ferro velho, platinado e deve colocar o ponto dele lá nos 30º pra ver se anda mais. Ai fala que o motor é ruim e não aguenta regaço...

O motor é bom sim, mas é mais melindroso que um motor de opala ou BF que são motores muito antigos e mais rústicos, justamente por ser um motor de concepção mais moderna.

sraposo
26/05/2011, 08:27
Não demorou nada para a tropa de elite se apresentar rsrsrs

Abraços!

calhiandro
26/05/2011, 09:24
Quanto eu falo em durabilidade, gostaria de saber qual motor aguenta mais dando cacete o tempo todo. Andando na alta direto? Se o AP aguenta mais cacete que o OHC.?Por que é o que o pessoal comenta aqui. Sei que no resto o OHC da de 10 a 0 no AP.

Vinicius Hauagge
26/05/2011, 09:40
Depende do que vc entende por cacete.... tive ohc no meu jeep por 14 anos e nao me arrependo (hoje nao tenho mais o jeep)... Fiz o motor apenas uma vez, pq ele superaqueceu (rompeu o selo do motor e o marcador de temperatura não funcionou)... Para vc ter uma ideia, esse motor é utilizado em mustangs e o povo da Argentina (sem falar dos USA, é claro) tira um absurdo de cavalaria com alguma preparação nele...
Alem disso, basta vc olhar para a estrutura do bloco, cabeçote e cilindro para ver que ele é bem mais reforçado que o AP...

Dodger
26/05/2011, 10:17
Quanto eu falo em durabilidade, gostaria de saber qual motor aguenta mais dando cacete o tempo todo. Andando na alta direto? Se o AP aguenta mais cacete que o OHC.?Por que é o que o pessoal comenta aqui. Sei que no resto o OHC da de 10 a 0 no AP.

Se os motores estiverem em iguais condiçoes eu aposto no OHC.

Sabe pq o AP aguenta mais que o OHC quando colocam eles nos jeeps dos caras?

Pq o AP provavelmente veio de um carro de desmanche, leilão etc, as vezes um Santana com 100.000 km ou menos.
Ai nego vai lá pega um OHC no ferro velho, tirado de uma F-75 que deu 2 voltas no planeta, já fizeram 2 ou 3 meia sola no motor e manutenção zero, só roda com óle velho, gás de cozinha e motor desregulado, ai o bicho abre o bico em pouco tempo mesmo. Pega um AP e coloca pra rodar desse jeito ai que falei e vê quanto tempo ele vai aguentar.

mali9ski
26/05/2011, 11:00
Se os motores estiverem em iguais condiçoes eu aposto no OHC.

Sabe pq o AP aguenta mais que o OHC quando colocam eles nos jeeps dos caras?

Pq o AP provavelmente veio de um carro de desmanche, leilão etc, as vezes um Santana com 100.000 km ou menos.
Ai nego vai lá pega um OHC no ferro velho, tirado de uma F-75 que deu 2 voltas no planeta, já fizeram 2 ou 3 meia sola no motor e manutenção zero, só roda com óle velho, gás de cozinha e motor desregulado, ai o bicho abre o bico em pouco tempo mesmo. Pega um AP e coloca pra rodar desse jeito ai que falei e vê quanto tempo ele vai aguentar.

Bom eu conheço este motor, dizer que lá é bom porque la não sei aonde todo mundo gosta, e pra começar nos EUA o negocio é V8 ignorancia pura

ja vi muito jeep e f75 que o cara arrancou o georgia e colocou o BF porque ele precisava trabalhar e não ficar arrumando ou empurrando, este motor quando posto para trabalhar enguiçava, eu digo trabalhar mesmo subir e descer grota com 1000 kilos em cima

e não adianta dizer que é porque quase ninguem sabe mexer, que isto é desculpa de motor mal projetado

o opala 4cc que também tem seus defeitos deixa o georgia no chinelo

talvez para os senhores que usam só no final de semana ou no asfalto ele até funciona mas a fama deste motor não é ao acaso :shock:

Dodger
26/05/2011, 14:51
Bom eu conheço este motor, dizer que lá é bom porque la não sei aonde todo mundo gosta, e pra começar nos EUA o negocio é V8 ignorancia pura

ja vi muito jeep e f75 que o cara arrancou o georgia e colocou o BF porque ele precisava trabalhar e não ficar arrumando ou empurrando, este motor quando posto para trabalhar enguiçava, eu digo trabalhar mesmo subir e descer grota com 1000 kilos em cima

e não adianta dizer que é porque quase ninguem sabe mexer, que isto é desculpa de motor mal projetado

talvez para os senhores que usam só no final de semana ou no asfalto ele até funciona mas a fama deste motor não é ao acaso :shock:

Então amigo, o seu comentário é pertinente e muito útil.
Principalmente pra ajudar a ilustrar o que agente fala quando geralmente esse pessoal mais antigo ou da roça fala destes motores.

Quanto a manutenção, até hj agente não acha facilmente um bom profissional.
Agora imagina vc lá nos anos 70, chegando na oficina do Tião Meia-Chave lá no interior de Minas Gerais com seu Jeep Ford 77 que "enguiçou". E quando abre o capo, o nobre mexãnico toma um susto ao ver que o motor da geringonça tem correia dentada!!!!!!!
Isso mesmo! A famigerada e temida correia dentada, e ainda por cima partida! E agora como ele faz? Pq se tentar trocar não vai conseguir, e se conseguir, depois não vai conseguir fazer a geringonça funcionar.
Ai o que o camarada vai falar? Que o motor é muito bom e moderno e é uma pena ele não saber mexer ou que o motor é uma bosta e bom é o bom e antigo BF????????????????

É a mesmíssima coisa quando esse pessoal fala que carro bom pra roça é fusca, brasila, kombi, etc

Como já falei antes, eu reafirmo. Se for fazer uso da maneira que esse pessoal da roça ai faz, nenhum motor mais moderno segura o tranco.
Pra subir e descer grota carregado com 1000kilos como o amigo citou acima, na mão deste pessoal, vai estourar tudo mesmo! pode ser AP, OHC, 2.4 chevrolet, zetec, qquer um. Pra aguentar isso só motor de concepção antiga ue num passa dos 3.000 giros como o bom e velho BF, motor 6 cil de C-10, diesel etc...

Tu imagina o tiozinho subindo uma buraqueira com sua F-75 OHC carregada com 20 sacas de feijão, primeira e reduzida engrenadas e pé na tábua. Imagina onde iria a rotação deste motor.

Quanto ao comentário do motor do Opala, eu tbém gosto muito destas mecanicas. Mas já botei uma meia duzia de opalão no bolso com meu Maverick que é 150 kg mais pesado...

Abraço

rodrigo.hoffman
26/05/2011, 19:05
Principalmente pra ajudar a ilustrar o que agente fala quando geralmente esse pessoal mais antigo ou da roça fala destes motores.

Agora imagina vc lá nos anos 70, chegando na oficina do Tião Meia-Chave lá no interior de Minas Gerais com seu Jeep Ford 77 que "enguiçou". E quando abre o capo, o nobre mexãnico toma um susto ao ver que o motor da geringonça tem correia dentada!!!!!!!
Isso mesmo! A famigerada e temida correia dentada, e ainda por cima partida! E agora como ele faz? Pq se tentar trocar não vai conseguir, e se conseguir, depois não vai conseguir fazer a geringonça funcionar.
Ai o que o camarada vai falar? Que o motor é muito bom e moderno e é uma pena ele não saber mexer ou que o motor é uma bosta e bom é o bom e antigo BF????????????????

É a mesmíssima coisa quando esse pessoal fala que carro bom pra roça é fusca, brasila, kombi, etc

Como já falei antes, eu reafirmo. Se for fazer uso da maneira que esse pessoal da roça ai faz, nenhum motor mais moderno segura o tranco.
Pra subir e descer grota carregado com 1000kilos como o amigo citou acima, na mão deste pessoal, vai estourar tudo mesmo! pode ser AP, OHC, 2.4 chevrolet, zetec, qquer um. Pra aguentar isso só motor de concepção antiga ue num passa dos 3.000 giros como o bom e velho BF, motor 6 cil de C-10, diesel etc...

Tu imagina o tiozinho subindo uma buraqueira com sua F-75 OHC carregada com 20 sacas de feijão, primeira e reduzida engrenadas e pé na tábua. Imagina onde iria a rotação deste motor.

Quanto ao comentário do motor do Opala, eu tbém gosto muito destas mecanicas. Mas já botei uma meia duzia de opalão no bolso com meu Maverick que é 150 kg mais pesado...

Abraço

X2 :concordo:.. Faca na caveiraa :lutabox:

PS: Melhor que botar Opalão no bolso e botar TRoller a gasola com motor AP morro acima

[ ]´s

mali9ski
27/05/2011, 09:31

Abraço

Como eu disse antes essa de '' ninguém sabe mexer'' é desculpa de motor mau projetado, a correia dentada não é um defeito, se não segundo a sua tese todos os motores com correia dentada teriam fama de ruim, mas ponto, partida, tuchos hidrulicos que embaralhão tudo, pouca força, vazamentos...... esses são defeitos graves que dificultavam o dia a dia, dai você me fala que se trocar o motor de partida ignição e mais um monte de gambiarra resolve, mas quem vai querer comprar uma coisa nova e sair adaptando um monte de coisa pra poder trabalhar

e amigo por favor pare de insinuar que os cidadãos da ''roça'' são burros

e o antigo que era mais forte e aguentava o tranco sem incomodar o mais moderno não aguenta porque é melhor :chorandoderir:

e eu também gosto de por esses cara que se pagam de muscle car 4cc no bolso, é tão fácil só pelo ronco ja da pra ver que anda se arrastando na estrada

abraços...

Dodger
27/05/2011, 14:44
Como eu disse antes essa de '' ninguém sabe mexer'' é desculpa de motor mau projetado, a correia dentada não é um defeito, se não segundo a sua tese todos os motores com correia dentada teriam fama de ruim, mas ponto, partida, tuchos hidrulicos que embaralhão tudo, pouca força, vazamentos...... esses são defeitos graves que dificultavam o dia a dia, dai você me fala que se trocar o motor de partida ignição e mais um monte de gambiarra resolve, mas quem vai querer comprar uma coisa nova e sair adaptando um monte de coisa pra poder trabalhar

Mexânico até hj num sabe o ponto de fábrica do OHC, dai 99% dos problemas com arranque pesado. e vc vem me falar que isso de mexânico num saber mexer no motor é lenda???

Quais são os "erros de projeto" do OHC? O que quebra nele que num quebra nos outros motores?

A historinha da correia dentada foi só pra exemplificar, os caras num saber colocar o ditribuidor no ponto, imagina se vão colocar a correia dentada direito...

e amigo por favor pare de insinuar que os cidadãos da ''roça'' são burros

Aonde eu escrevi isso?

E o antigo que era mais forte e aguentava o tranco sem incomodar o mais moderno não aguenta porque é melhor:

Nada disso, deixa eu explicar direitinho pra ficar mais fácil de vc entender:
Tô falando do tipo de uso e maneira de conduzir do pessoal. Se vc dá uma caminhonete com motor pequeno e moderno na mão de quem sabe usar, conhece limites de um motor, manutenção etc, garanto que vai fazer bom uso e durar uma vida.

Gustavo de Olliveira
27/05/2011, 16:51
O tópico voltou de novo.........
Li inteiro de novo...
me fez recordar de quando estava montando o jeep.
DEPOIS QUE FIZ O MOTOR COMO MANDA O FIGURINO:
ELE NUNCA MAIS DEU QUALQUER TIPO DE DEFEITO
EM PROVAS DE ARRANCADÃO NA LAMA LEVOU
BF 161 , GM 151 , TROLLER AP 2.0
e o bicho ainda é econômico
abç
e viva o OHC

calhiandro
27/05/2011, 19:27
Tem um amigo meu aqui que pensa que o motor AP é o melhor do mundo ele esta montando para ele um willys 51 com carroceria de fibra e motor AP 2.0 ano 1992/1993, cambio quexo duro de 3 marchas, relação 8/43. Meu carro é um ford ohc 2.3 cabeçote retrabalhado e escape dimensionado esse mês estarei colocando o DIS, caixa de 4 marchas willys 1983 relação original 9/44. Qual desses dois carros anda mais numa possível arrancada?

Abraços

sraposo
27/05/2011, 19:40
A modificação no conjunto mecânico deve levar em consideração a aplicação e o que se tem e/ou terá que ser mantido. O desempenho geral será afetado pela curva de torque do motor, relação de engrenagens do diferencial, relações de engrenagens da caixa de marcha, diâmetro dos pneus, peso do carro... o que mais? As coisas devem ser casadas entre si! O uso de uma relação imprópria, por exemplo, poderá levar à perda de desempenho porque as trocas de marcha dar-se-ão em uma rotação desfavorável do motor. As modificações devem e podem ser estudadas antecipadamente para não se descobrir na prática que a adaptação ficou ruim! Isso é assunto para engenheiro mecânico, de preferência.

Abraço

rodrigo.hoffman
27/05/2011, 20:25
Pessoal

Vamos nos acalmar.. Isso aqui é um forum e todos temos o direito a ter uma opinião e o dever de respeitar a opinião dos outros..

NMHO de quem tem OHC.. Não trocaria por BF161, GM151 ou AP..

Agora a respeito se ele dura, presta, se aguenta com relação a algum outro motor.. Vamos voltar a uns 25 anos atras qd Maverick, Jeep, Rural e F75 saiam zero da fabrica.. A pergunta é.. Será que esses motores encomodavam assim como falam desde zero KM (ponto, tucho, arranque)??? Será que nao tinham durabilidade de pelo menos 100.000 km??? Será que o pessoal que tinha Maverick na epoca nao andava com o pé no assoalho fazendo apostinha com o pessoal de Opalas?? Os agricultores e pessoal da roça nao carregavam peso na suas F75??

Acho que respondermos algumas dessas perguntas, talves chegaremos a alguma conclusão se o motor presta, senão presta ou são os donos que fazem eles não prestarem mais??

[ ]´s

maxdelta
27/05/2011, 23:10
Acho q tirei a sorte grande, meu jipinho, estava fazendo trilha, estava meio fraco, eu desanimei pensei em colocar motor de opala, pensei, aí eu resolvi vou abrir o motor! FELICIDADE! Cheguei no mecânico quarta feira, ele me disse: Felipe vc teve a sorte grande, o motor nunca foi aberto, é tudo standard, casquilho com desenho da ford em todos eles, uma valvula de admissão ruim, e o anel desta mesma valvula quebrada, não arranhou nem a camisa! Explicado a fraqueza, o veículo só estava funcionando 3 cilindros! Não concordam q tirei a sorte grande! O jipe é 80 31 anos e nunca abriu motor, eu considero sorte, pelo menos uma de vez em quando! Pena q na minha cidade não se acha esses trecos assim rápido, então acredito q até meados de junho eu esteja acelerando ele! Boa sorte pra nós! Boa sorte pra vcs! Essa semana eu fiquei contente!

[]s

Dodger
28/05/2011, 01:12
Tem um amigo meu aqui que pensa que o motor AP é o melhor do mundo ele esta montando para ele um willys 51 com carroceria de fibra e motor AP 2.0 ano 1992/1993, cambio quexo duro de 3 marchas, relação 8/43. Meu carro é um ford ohc 2.3 cabeçote retrabalhado e escape dimensionado esse mês estarei colocando o DIS, caixa de 4 marchas willys 1983 relação original 9/44. Qual desses dois carros anda mais numa possível arrancada?

Abraços

O jeep deste camarada vai ficar muito bom mesmo, AP com caixa 3 M original do jeep...
Isso só deve prestar se tu coloca uma caixa 5 marchas de chevette junior que é tudo relação cutinha pra KCT. como acontece com os cambios VW pra motor AP.

Quanto ao amigo que falou que o OHC dele queimou a valvula depois de 31 anos de uso, vai ver que esse é um dos erros de projeto do OHC que o cara tava falando ai acima...

Pedro Bachir
28/05/2011, 03:24
Como eu disse antes essa de '' ninguém sabe mexer'' é desculpa de motor mau projetado

hehehe não é bem assim não...:discordo:

johnnyjeepeirosp
28/05/2011, 16:21
OHC gasolina mantido na reforma do ''TEIMOSO" , um CJ5 80 c carroça de fibra , cambio 4m clark 260f , da (f1000) ...
Um baita motor , agora renovadao ... Vou colocar o kit da motorspice pra melhorar a faisca e boa. Ta c alternador , com acabamento escovado ,de 90 amp (de tempra) e arranque de corsa.
O motor pintadao no azul original ford , c o cabeçote (revisado) na cor prata...
Talvez, la na frente va uma turbina nele...
Ta ficando bacana e eu gosto muuuito do ronco desse motor morro acima !!!
Abraço a todos e firmeza no OHC...
joao sp sp

johnnyjeepeirosp
28/05/2011, 16:32
seguem fotos do baita... abc a tds. joaoo sp sp.

294773294775294774

calhiandro
28/05/2011, 17:34
Dodger, com isso você está dizendo que posso ganhar a parada? A unica coisa que não detalhei foi os pneus todos os dois aro 15 nas medidas 265/70 cross. Esse mesmo jeep tinha um motor AP 1.8 Gasolina carburado e vi que ele trabalhava muito esquelado.

Dodger
28/05/2011, 18:15
Dodger, com isso você está dizendo que posso ganhar a parada? .

Não só pode como deve!
ahahaha!
se teu motor tiver acertadinho não tem o que temer, poe junto lá e vê o que dá, depois volta aqui e conta pra nois!
qual carburador tu vai usar?
abraço

calhiandro
28/05/2011, 18:35
O carburador é o original h40/44 EIS, bem a configuração do meu carro é aseguinte jeep willys 1983, motor ford ohc 2.3 claro, cabeçote retrabalhado, escape dimensionado, esse mês colocarei o DIS, pneus 265/70 R-15. O carro dele Willys 51, carroceria de fibra, motor AP 2.0 carburador original 3e gasolina o ano do motor dele é 1993, pneus 265/70 R15. Depois eu digo o resultado.

Dodger
29/05/2011, 00:34
O carburador é o original h40/44 EIS, bem a configuração do meu carro é aseguinte jeep willys 1983, motor ford ohc 2.3 claro, cabeçote retrabalhado, escape dimensionado, esse mês colocarei o DIS, pneus 265/70 R-15. O carro dele Willys 51, carroceria de fibra, motor AP 2.0 carburador original 3e gasolina o ano do motor dele é 1993, pneus 265/70 R15. Depois eu digo o resultado.

Então cara, como tu mexeu no motor é possivel do carburador simples original te limitar um pouco.derrepente um solex duplo H-34 ou um DFV446(carburador duplo p/ opala 4 e 6 cil) te dê uma melhor resposta e maior possibilidade de acertos pro seu motor.

Robertux
29/05/2011, 13:04
Meu Jeep é 1976, originalmente ele veio com o motor OHC. Como foi dito aí pra trás, motor bom era o BF 161, então algum infeliz substituiu o OHC pelo BF mantendo o câmbio 4 marchas e tudo o resto original. Meu Jeep ia razoavelmente bem nas trilhas, mas no asfalto era uma calamidade, na ida o pessoal me acompanhava, na volta eu sempre ficava para trás. Bom o BF abriu o bico, graças a Deus.
Comprei um OHC de uma F 100, já com carburador de corpo duplo Solex H34, ignição eletrônica original Motorcraft e retentor no mancal traseiro. Retifiquei como manda o figurino, encamisei, botei pistões standard, comando novo, bomba de óleo e água novas, rolamento esticador de correia novo, balancins, válvulas, tuchos, embuchei o distribuidor, até o rolamentinho da conexão do virabrequim com o eixo piloto eu pus novo.
Revisei também o câmbio, coloquei todos os rolamentos novos, 1ª, 2ª 3ª, 4ª(eixo piloto) e ré novos. sincronizadores novos, mantive só a caixa e o carretel, que estavam bons. Na reduzida coloquei o pino chorão e os roletes novos, não coloquei aquele com rolamentos, mantive o sistema original.
Ontem ele ficou pronto e fomos experimentar numa trilha, motor sem rodar um km sequer, saiu da oficina para a trilha, totalmente duro, fomos em três, um Jeep com motor AP 2.0 injetado, turbo, com câmbio de Chevette 5 marchas, uma F 75 co Opala 6 CC e câmbio Clark 260 F e o meu.
Foi perfeito, nos 30 km de deslocamento por rodovia ele andou a 3200 - 3500 rpm (90 a 110 km/h) na boa, sem urrar, é claro que não judiei dele, tomei o maior cuidado, mas na trilha acabei puxando a F 75, que mesmo com o Opalão, câmbio Clark, molas de Toyota, spoa e o mesmo pneu que o meu não consegui passar onde o meu, totalmente original, passou como se estivesse no asfalto.
Ele foi e voltou maravilhosamente bem, me arrependo de não ter colocado antes.

rodrigo.hoffman
29/05/2011, 14:43
Meu Jeep é 1976, originalmente ele veio com o motor OHC. Como foi dito aí pra trás, motor bom era o BF 161, então algum infeliz substituiu o OHC pelo BF mantendo o câmbio 4 marchas e tudo o resto original. Meu Jeep ia razoavelmente bem nas trilhas, mas no asfalto era uma calamidade, na ida o pessoal me acompanhava, na volta eu sempre ficava para trás. Bom o BF abriu o bico, graças a Deus.
Comprei um OHC de uma F 100, já com carburador de corpo duplo Solex H34, ignição eletrônica original Motorcraft e retentor no mancal traseiro. Retifiquei como manda o figurino, encamisei, botei pistões standard, comando novo, bomba de óleo e água novas, rolamento esticador de correia novo, balancins, válvulas, tuchos, embuchei o distribuidor, até o rolamentinho da conexão do virabrequim com o eixo piloto eu pus novo.
Revisei também o câmbio, coloquei todos os rolamentos novos, 1ª, 2ª 3ª, 4ª(eixo piloto) e ré novos. sincronizadores novos, mantive só a caixa e o carretel, que estavam bons. Na reduzida coloquei o pino chorão e os roletes novos, não coloquei aquele com rolamentos, mantive o sistema original.
Ontem ele ficou pronto e fomos experimentar numa trilha, motor sem rodar um km sequer, saiu da oficina para a trilha, totalmente duro, fomos em três, um Jeep com motor AP 2.0 injetado, turbo, com câmbio de Chevette 5 marchas, uma F 75 co Opala 6 CC e câmbio Clark 260 F e o meu.
Foi perfeito, nos 30 km de deslocamento por rodovia ele andou a 3200 - 3500 rpm (90 a 110 km/h) na boa, sem urrar, é claro que não judiei dele, tomei o maior cuidado, mas na trilha acabei puxando a F 75, que mesmo com o Opalão, câmbio Clark, molas de Toyota, spoa e o mesmo pneu que o meu não consegui passar onde o meu, totalmente original, passou como se estivesse no asfalto.
Ele foi e voltou maravilhosamente bem, me arrependo de não ter colocado antes.

Roberto

Parabens pelo novo coração... Um depoimento como o seu serve pra tirar a duvida de muita gente...

[ ]´s e queremos fotos e videos

calhiandro
29/05/2011, 16:36
Parabéns mesmo Rubens, pela máquina. Sobre o meu estou aguardando para instalar o DIS. O meu carro, como citado acima é mexido, mas vou esperar mais para trocar o carburador, quero esperar e colocar o DIS e vê como ele se comporta. Mas até agora estou muito satisfeito com ele. Uma das minhas dúvidas é em qual local eu coloco as bobinas do Uno se dentro do carro ou fora, usn dizem que elas precisam de ventialação e precisam ser colocadas fora outros dizem que para proteger mais é melhor colocar dentro? Se depois de instalar o DIS o ajuste do ponto de ignição(8º PMS) é feito pelo distribuidor, sei que pelo que eu tenho lido ele pega o sinal do distribuidor.?

Abraços

rubensx
29/05/2011, 17:09

Vamo lá responder a vossa senhoria TAMBÉM

1- motor utilizado no mustang SVO americano e usado em arrancadas, sim senhor é o OHC, chamado e comparado até ao AP pela quantidade de peças e possibilidades, no site Welcome to Esslinger Engineering (http://www.esslingeracing.com/) chegando até 700cv ASPIRADO e por ai vai... então esse papofurado que americano gosta só de V8 é no minimo latinidade de vossa pessoa e desconhecimento de causa, estude, conhecimento não pesa, opinião sobre assunto todo mundo pode dar, desde que se conheça realmente o assunto proposto

2- novamente, porque seu fulano de tal que trabalhou na roça x trocou uma vez o motores o conhecido dele tb e o cunhado isso não é referência alguma... simples é você me dizer qual a evolução natural utilizada hj em dia do BF-161??? ou mesmo do opala GM 151? não existe né? porém seu "ruim OHC" teve versões injetadas quase nada alteradas até ano 2001 nas ranges 2.3 e 2.5 com 2 velas por cilindro e outras melhorias, dando espaço pra outra evolução hj chamada de DURATEC.

3- filho, final de semana ou não alguns motores se esforçam mais em 2 dias de "trabalho" em trilha do que 5 dias de ir no supermercado levar saco de arroz, concorda? então isso nÃo é parâmetro de comparação...

Por fim TODO motor tem seu ponto fraco, basta saber utilizar e aproveitar melhor cada um, os ohc que eram fabricados em taubaté na época utilizavam taxa de compressao baixa e os mesmos blocos exatamente iguais eram equipados com turbinas T2 e exportados para funcionar nos mustangs SVO, pra te animar procura sobre mustang SVO 2.3L turbo no youtube e descobrirá que era muito bem respeitado nos eua e surpreendia a todos pelo desempenho, e ai entra rela'ão peso x potencia...

o Motor OHC era já uma geração assim como o AP de motores superquadrados que privilegiam mais o giro do que o torque, porém seu fluxo cruzado, tamanhos de pistões e desenhado praticamente pra usar turbo original (por isos os aspirados eram fracos) fazia com que o motor tivesse reaçÕes interessantes para várias modalidades de automobilismo...

Falar de achômetro, talvez, me disseram que e o que um ou outro faziam alé de ser pensar com a cabeça dos outros e seguir as massas, demonstra falta de pesquisa e estudo...

com tudo isso, mesmo assim, o ohc não passa a ser a melhor opção do mundo com a atual disponibilidade dos motores de ranger e outros já injetados de fabrica... ele também continuará possuindo carcteristicas ruins no offroad em alguns pontos mas é custo x beneficio do que vc pretende... exemplo ter correia dentada na lama pode num ser o melhor dos mundos... entrar agua pelo virabrequima atrás perto do volante do motor e também ter baixa taxa de compressão, isso tudo se arruma ou se convive desde que se entnada do que se esta fazendo

e a mÀo de obra brasielira precisa sim de reciclaem, pois mecanico até hj acha que estudou uma vez meia duzia de pecas, (se é que estudou) já sabe tudo sempre... o que é um erro, bom profissional estuda... sempre, por conta ou em escola tanto faz, mas estuda!

rodrigo.hoffman
29/05/2011, 21:50
Parabéns mesmo Rubens, pela máquina. Sobre o meu estou aguardando para instalar o DIS. O meu carro, como citado acima é mexido, mas vou esperar mais para trocar o carburador, quero esperar e colocar o DIS e vê como ele se comporta. Mas até agora estou muito satisfeito com ele. Uma das minhas dúvidas é em qual local eu coloco as bobinas do Uno se dentro do carro ou fora, usn dizem que elas precisam de ventialação e precisam ser colocadas fora outros dizem que para proteger mais é melhor colocar dentro? Se depois de instalar o DIS o ajuste do ponto de ignição(8º PMS) é feito pelo distribuidor, sei que pelo que eu tenho lido ele pega o sinal do distribuidor.?

Abraços

Bom

As bobinas devem ficar o mais próximo possivel das velas.. E tb num pq colocar elas dentro do carro?? Elas podem molhar e pegar uma sujeira que num faz nada não...

Eu fiz um suporte e coloquei elas presas perto do motor, na parede corta-fogo

[ ]´s

calhiandro
29/05/2011, 22:03
Blz Rodrigo, devo colocar na parede corta-fogo do lado esquerdo, mais para o lado do carburador. Olha vendo a cor do seu motor fiquei na curiuosidade se saiu de fábrica esse motor nessa cor se foi em que ano?

Grande abraço

Robertux
30/05/2011, 13:04
calhiandro, se não me falha a memória, a cor original dos OHC era azul, o mesmo dos tratores Ford, os motores cinza eram a alcool, a Ford pintou de outra cor para diferenciá-los.

sraposo
30/05/2011, 14:07
Não há risco de "fuga de corrente" pela bobina se a mesma for molhada. Importante é que as coifas/chupetas/guarnições dos cabos de vela sejam suficientemente macias e justas de modo a impedir a passagem de água entre a vela e a coifa e entre bobina e coifa. A Natureza sempre procura o caminho mais curto. Não há necessidade de vedação extra com borracha de silicone se os cabos atenderem bem à questão da vedação, mas não fará mal nenhum adicionar este produto.

Bobina pode ficar quente se o motor for mantido em rotação mais alta por tempo prolongado. Neste caso, penso agora se poderia haver algum risco de trinca na parte plástica da bobina... até o momento, em quase 4 anos de existência do aparelho, ainda não houve tal relato.
Muitos colocam as bobinas sobre a tampa de válvulas, parede corta-fogo (lado do cofre do motor) ou no pára-lama. Não há necessidade de se colocar as bobina dentro do habitáculo.

Abraço!

calhiandro
30/05/2011, 16:06
Beleza Sr S.raposo já adiquiri os cabos de velas supressivos siliconizados de 8mm so falta o DIS mesmo ehhehehe. Prentendo fazer o pedido ainda este mês de junho.

vlwww

sraposo
30/05/2011, 16:11
Calhiandro,

Veja se cada cabo de vela tem resistência de pelo menos 1000 Ohm, sem ser infinita, entretanto. Tipicamente, cobos supressivos não ultrapassam 5000 Ohm. Se possível, informe os valores medidos.

Abraço!

dojao campeao
30/05/2011, 16:41
Prezados, ja possui jeeps c/motor GM 151-S, com motor BF, com motor AP 2.0 e com OHC, sendo o pior o BF apesar do torque em trilhas (que era seu uso) e a facilidade de manutenção, e o melhor o OHC apesar do pouco torque (fácilmente suprido com mais uso da reduzida) e manutenção mais sofisticada (alguns mecas não manjam bem)! O meu OHC era 1981 e o motor foi feito para competições jeep-indoor (meu filho foi campeão estadual fácilmente), o bicho foi feito com cabeçote rebaixado, comando roletado, dimensionado, carburador duplo e ventoinha elétrica, estando com atual dono que pouco o utiliza em perfeito estado! dojao campeao

calhiandro
30/05/2011, 17:24
Oi Dojão campeão, você por acaso ouviu falar em Cariri ou Feliz lá da Paraiba? Eu Adiquiri o jeep azul 1983 deles. Dizem que esse carro é muito bom, faz uns cinco meses que adiquiri. A sensação que eu tenho é que para trilhas ele é melhor que o AP carburado. O motor desse jeep dizem que também foi feito para competições e so corria indoor.

Abraços e aguardo informações.

rodrigo.hoffman
31/05/2011, 00:32
Blz Rodrigo, devo colocar na parede corta-fogo do lado esquerdo, mais para o lado do carburador. Olha vendo a cor do seu motor fiquei na curiuosidade se saiu de fábrica esse motor nessa cor se foi em que ano?

Grande abraço

Bom

Roberto ja respondeu a sua duvida.. Mas o meu não era dessa cor e nem é todo cinza.. Só a tampa de valvulas ta cinza :mrgreen:.. O lugar fica a seu criterio mesmo, mas ali perto do carburador ja tem tanta coisa.. Alem do carbura tem a coluna de direção, servo+cm do freio. Acho que vai ficar meio apertado

[ ]´s

calhiandro
31/05/2011, 08:40
Rodrigo que motorzão lindo da porra. Está muito limpo, está brilhando, você realmente faz trilha com esse carro? rsrsrrs. Parabéns mesmo pelo carro. Olha Rodrigo onde você colocou as bobinas no centro da parede corta fogo é o lugar mais apropriado mesmo, mas se um dia você quiser colocar um reservatório para esquinchar água no para-brisa vai colocar aonde? O meu carro do lado esquerdo ali perto do carburador, os componentes que existem são: a bobina de ignição que vai sair e a bomba de freio, o meu não tem hidrovacuo(mais espaço hehe), a ignição eletrônica coloquei dentro do carro. Já videos seus no youtube desse carro agora reconheci.

Grande abraço

mali9ski
31/05/2011, 10:02
Vamo lá responder a vossa senhoria TAMBÉM

2- novamente, porque seu fulano de tal que trabalhou na roça x trocou uma vez o motores o conhecido dele tb e o cunhado isso não é referência alguma... simples é você me dizer qual a evolução natural utilizada hj em dia do BF-161??? ou mesmo do opala GM 151? não existe né? porém seu "ruim OHC" teve versões injetadas quase nada alteradas até ano 2001 nas ranges 2.3 e 2.5 com 2 velas por cilindro e outras melhorias, dando espaço pra outra evolução hj chamada de DURATEC.

3- filho, final de semana ou não alguns motores se esforçam mais em 2 dias de "trabalho" em trilha do que 5 dias de ir no supermercado levar saco de arroz, concorda? então isso nÃo é parâmetro de comparação...

Falar de achômetro, talvez, me disseram que e o que um ou outro faziam alé de ser pensar com a cabeça dos outros e seguir as massas, demonstra falta de pesquisa e estudo...

com tudo isso, mesmo assim, o ohc não passa a ser a melhor opção do mundo com a atual disponibilidade dos motores de ranger e outros já injetados de fabrica... ele também continuará possuindo carcteristicas ruins no offroad em alguns pontos mas é custo x beneficio do que vc pretende... exemplo ter correia dentada na lama pode num ser o melhor dos mundos... entrar agua pelo virabrequima atrás perto do volante do motor e também ter baixa taxa de compressão, isso tudo se arruma ou se convive desde que se entnada do que se esta fazendo

e a mÀo de obra brasielira precisa sim de reciclaem, pois mecanico até hj acha que estudou uma vez meia duzia de pecas, (se é que estudou) já sabe tudo sempre... o que é um erro, bom profissional estuda... sempre, por conta ou em escola tanto faz, mas estuda!

Bom dia amigo eu não sou um desses que conhece willys da internet, com 10 anos de idade eu ja aprontava na boleia de uma willys

eu eu vou contar o que acontecia, como voce pode ver eu moro no interior de santa catarina, região serrana

pense numa trilha com bastante erosão terreno ingreme carrege 1000 kgs, e suba encorrentado, esse é o dia a dia do colono com suas willys, se fosse só para levar algo pra vender na feira ele não ia precisar de uma 4x4, e tem muito mas muito jeep que não se esforça nem 10% disso em trilha a maioria é patino engata e pucha, e mais uma anos não é kilometragem na garagem o motor dura muito,

vou contar o que eu escutei e via, um sr comprava uma F75 rodava nestas condições no maximo 30000kms com partida encomodando, atrasava o ponto não andava, problema nos tuchos, vazamentos na gaxeta do virabrequim......dai abria o motor pra fazer uma fortuna:shock:

o que ele fazia, o vizinho com uma mais antiga com o bf não se encomodava, ele por uma bagatela comprava um BF usado colocava na sua F75 e rodava feliz

e não vamos comparar motores preparados, de outros paises, pois não é nossa realidade na preparação se resolve problemas de lubrificação refrigeração e durabilidade....

mas eu nunca vi um maverik com georgia aqui no brasil nas arrancadas sendo competitivo, e na fenajeep os ap turbo dominam as competições indoor, esta é a nossa realidade senhores

eu até agora não falei nenhuma inverdade, não estou dizendo que este motor não vá nem a pau mas para o que é nescessario na minha região, para trabalhar e não passear, não funciona e não dura, alem de a manuntenção ser cara

vocês foram as primeiras pessoas que falaram bem deste motor, se aqui no forum alguem estiver falando milagres deste motor, eu vou chegar falando a verdade.....

dojao campeao
31/05/2011, 12:47
Oi Dojão campeão, você por acaso ouviu falar em Cariri ou Feliz lá da Paraiba? Eu Adiquiri o jeep azul 1983 deles. Dizem que esse carro é muito bom, faz uns cinco meses que adiquiri. A sensação que eu tenho é que para trilhas ele é melhor que o AP carburado. O motor desse jeep dizem que também foi feito para competições e so corria indoor.

Abraços e aguardo informações.

Oi Calhiandro, já ouvi falar no Cariri sim, e se bem me lembro, há alguns anos fiz passeio pelo RN e ele estava lá subindo dunas na maior facilidade, parabéns, o seu Jeep deve ser bala e para trilhas está sub-utilizado! Se puder me diga quanto pagou por êle.
Sobre o bom comentário do mali9ski acima, tudo passa por uma questão de finalidade, pois esse pessoal que êle se refere, deve utilizar as F75 apenas para esse fim, e possívelmente não se deslocam para quase mais nada, ou possuem outro carro para usar na "civilização" (no bom sentido), pois quem anda de BF e pega qualquer estradinha melhor vai ter que se conformar com velocidade de cruzeiro de 60 km/h, visto que se puxar por 80 km/h por mais de 20 minutos ja vêm vazamentos, tendência a esquentar etc, sem contar aquele "bafo de gás" que entontece todo mundo dentro e fora do carro, num atentado ao aparelho circulatório dos viventes! Enquanto isso, quem vai de OHC anda a 100 km/h (cuidado com curvas mais fechadas) por tempo indeterminado com folga! dojao campeao

calhiandro
31/05/2011, 14:30
E ai dojao campeão, olha o jeep era de cariri mesmo, depois passou para as mãos de feliz cururu(corre de troller). Olha esse jeep paguei 15000 por ele, acho que foi bom. Olha você foi para as corridas de Murici-Al esse ano? o pessoal lá da cronometragem são meus primos: nanau, felipe baracho.

vlww

dojao campeao
31/05/2011, 14:53
Oi Calhiandro, andei afastado dos in-doors por um tempo (me aposentei como piloto) depois da venda do Troller, mas como isso é uma cachaça, estou voltando como "paitrocinador", ou seja, adquiri uma Ranger CS 3.0 e fiz uma preparação leve (remapeamento e amortecedores) para o meu filho correr, sendo que êle já participou da prova de Bezerros este mês e como ainda está em fase de adaptação à máquina, ficou no pelotão intermediário! Estive em Murici apenas para assisitir e conheço sim os seus primos, tudo gente boa! Soube que êles estão com um jipinho que é o bicho! Acho que êles correram em Bezerros. Também sei quem é o Cururu e filho que são pilotos arrojados! Daí de Garanhuns conheço Fidel, Doroteu, I-I-I-I-Ivaldir e outros caras legais, que me conhecem como Campeão ou Diniz do Jeep Clube de Maceió. Quanto a comparação com os APs carburados, fica meio empate, pois tratam-se de motores também muito bons, principalmente em altas rotações, pois não são muito "torcudos", e mesmo também tendo a correia dentada que pode sofrer avaria com entrada de lama, pedriscos etc, são de baixa manutenção com peças baratas e qualquer "mexânico" ajeita, sendo mais simples que os OHCs! Devermos ir para o in-door de Garanhuns e você nos reconhecerá pela Ranger "mosca branca"! Abraço. dojao campeao

calhiandro
31/05/2011, 15:23
Meu amigo, seja muito bem vindo a cidade de garanhuns, quer dizer você já deve ter vindo para cá muitas vezes correr. Olha fuja não, bora para trilha tbm que é uma das melhores que tem por aqui pela região. Você conhece o pessoal todinho mesmo hehhehe. A galera da Paraíba vai estar em peso também. Nessa prova de bezerros o pessoal da Paraiba estava lá, tinha gente de Garanhuns também. Acho que você se refere ao Jeep de CesarAdriano, esse jeep é o cão mesmo anda mais que troller. Também concordo com o que você disse sobre os AP's motores de alta com peças baratas, com muita facilidade de manutenção.

Espero por vocês aqui Dias 1 2 e 3 Julho Festival de jeep de Garanhuns

Grande abraço

rodrigo.hoffman
31/05/2011, 22:14
Rodrigo que motorzão lindo da porra. Está muito limpo, está brilhando, você realmente faz trilha com esse carro? rsrsrrs. Parabéns mesmo pelo carro. Olha Rodrigo onde você colocou as bobinas no centro da parede corta fogo é o lugar mais apropriado mesmo, mas se um dia você quiser colocar um reservatório para esquinchar água no para-brisa vai colocar aonde? O meu carro do lado esquerdo ali perto do carburador, os componentes que existem são: a bobina de ignição que vai sair e a bomba de freio, o meu não tem hidrovacuo(mais espaço hehe), a ignição eletrônica coloquei dentro do carro. Já videos seus no youtube desse carro agora reconheci.

Grande abraço

Opa

Ele tava bonito assim pq nem tinha acabado a reforma.. Mas ele nao ta muito diferente da foto nao, apesar das trilhas..

Ali onde vc quer colocar por enquanto nao tem quase nada, mas o frances é fogo.. Depois que ele aparece ja era.. E se por um acaso daqui a pouco vc resolve colocar um servo freio, vai ter que tirar as bobinas.. O reservatorio da agua pra limpar o parabrisas pode ficar em qq lugar.. so puxar a mangueirinha e um fiozinho que ta resolvido o problema

[ ]´s

rubensx
31/05/2011, 22:48
Bom dia amigo eu não sou um desses que conhece willys da internet, com 10 anos de idade eu ja aprontava na boleia de uma willys

eu eu vou contar o que acontecia, como voce pode ver eu moro no interior de santa catarina, região serrana

pense numa trilha com bastante erosão terreno ingreme carrege 1000 kgs, e suba encorrentado, esse é o dia a dia do colono com suas willys, se fosse só para levar algo pra vender na feira ele não ia precisar de uma 4x4, e tem muito mas muito jeep que não se esforça nem 10% disso em trilha a maioria é patino engata e pucha, e mais uma anos não é kilometragem na garagem o motor dura muito,

vou contar o que eu escutei e via, um sr comprava uma F75 rodava nestas condições no maximo 30000kms com partida encomodando, atrasava o ponto não andava, problema nos tuchos, vazamentos na gaxeta do virabrequim......dai abria o motor pra fazer uma fortuna:shock:

o que ele fazia, o vizinho com uma mais antiga com o bf não se encomodava, ele por uma bagatela comprava um BF usado colocava na sua F75 e rodava feliz

e não vamos comparar motores preparados, de outros paises, pois não é nossa realidade na preparação se resolve problemas de lubrificação refrigeração e durabilidade....

mas eu nunca vi um maverik com georgia aqui no brasil nas arrancadas sendo competitivo, e na fenajeep os ap turbo dominam as competições indoor, esta é a nossa realidade senhores

eu até agora não falei nenhuma inverdade, não estou dizendo que este motor não vá nem a pau mas para o que é nescessario na minha região, para trabalhar e não passear, não funciona e não dura, alem de a manuntenção ser cara

vocês foram as primeiras pessoas que falaram bem deste motor, se aqui no forum alguem estiver falando milagres deste motor, eu vou chegar falando a verdade.....

realmente amigo vc precisa estudar mais, há arrancadas e indoor em ctba que os dois melhores colocados eram OHC turbo, são paulo existe no minimo uns 10 mavecos ohc turbo, como te falei ele aguenta turbo original sem modificações, ele foi FEITO PRA ISSO, saia daqui em taubaté e ia pros eua assim, não é preparação estrangeira...

Sobre subir ladeira acorrentado ou não tanto faz, trilha esforça sim do mesmo jeito, afoga motor em lama do mesmo jeito e por pessoas em trilhas ter menos dó do equipamento por não usar pro ganhar pão é mais exigido sim senhor.

enfim como te disse mais de uma vez o OHC equipou as rangers em 97 a 2001 e estão ai funcionando até hoje, só isso, cultura de motor AP é porque tem peça até na esquina, lembre-se que o brasil é muito grande pra vc afirmar que ninguém usa e vc conhece menos de 3% dele...

já passei os links já disse o que tem de resolver por algum problema ou outro, contra fatos não há argumentos, se tiver algo baseado em numeros pra afirmar, seria melhor:

motor ohc com turbina supera um opala 4.1 por exemplo.. quer números?? aqui:

Best Cars Web Site - Consultrio de Preparao (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm)

tem até os originais, se comparar o bf-161 vc verá que são potencias até equivalentes, se considerar relação de peso e potencia melhor ainda, se vc andou na carroceria de um jeep desde os 10 anos parabéns agora aprofunde-se no equipamento e não restrinja seu conhecimento apenas na crendice popular. O povo é sábio, mas as vezes cego.. pense nisso e verifique se seu gaiola não ficaria melhor num ohc 2.3 turbo com mais potencia e torque que um ap... e a manutenção é cara mesmo, mas falar que ap é melhor por ser barato ai jáé outros 500

abraços e boa sorte

dojao campeao
01/06/2011, 11:31
Rubens, é isso aí! Falou e disse! Abraço. dojao campeao

Robertux
01/06/2011, 13:32
Manutenção cara? Tem certeza? Se for fazer uma retífica basica não chega a R$ 3.000,00. Tem kit completo, com pistão, aneis, bronzinas, juntas, etc para vender no Mercado Livre por menos de R$ 2.000,00. Eu gastei por volta de R$ 1.600,00 de peças para fazer o meu. Mais a retífica e a mão de obra do mecânico não chegou a R$ 2.500,00, com brozinas Metal Leve, pistões Suloy, aneis Cofap, juntas e retentores Sabó, etc. Tudo primeira linha. Muito mais barato que um BF. No final das contas acabei gastando muito mais que isso, mas não no motor, é que eu comprei o motor, precisei adaptar o suporte do coxim, trocar caixa seca, eixo piloto, aproveitei e fiz câmbio, reduzida, embreagem, coloquei radiador novo (zero), garimpei um defletor da hélice do radiador original, filtro de ar cilindrico original, troquei bomba d'água, bomba de óleo, comando de válvulas, tuchos, embuxei o eixo do distribuidor, refiz a instalação eletrica, todo o sistema de direção e revisei os doi eixos, com rolamentos e retentores novos, também de 1ª linha, etc. Mas isso é outra história que fica para uma outra vez.
E tem mais uma coisa, o OHC deixou de ser fabricado em meados da década de 80, há aproximadamente 25 anos. Se não achar peça nacional tem peça importada a vontade, porque lá fora ele ainda é muito usado. O AP deixou de fabricado há 2 ou 3 anos, vamos ver se daqui há 25 anos ainda teremos peças para ele. Ele fez muito sucesso aqui no Brasil, mas no resto do mundo ele já foi aposentado faz um tempão.

Leonardo Raffi
20/01/2015, 19:16
Iniciando a leitura deste tópico parece bom kkkkkkkkk

michaelsodre
27/01/2015, 10:05
sistema eletronico 4 cc ohc
pessoal preciso da ajuda de vcs troquei o sistema pratinado do gipe pelo eletronico mais ele nao da partida fica so no ric,ric ja mexi no pe dele para achar o ponto mais nada um amigo disse que pode ser os cabos de velas imvertidos nao dei atenção para isso,alguem tem um esquema para mandar pra mim obrigado.ja em contrei no forum so de 6 cc.

Robertux
03/02/2015, 14:07
Trocar o distribuidor não é assim tão simples, você acertou o ponto moto superior do 1º cilindro quando colocou o novo distribuidor, ou você nem sabe o que é isso? Porque vc não deu atenção para o seu amigo? Ele está certo, se os cabos de velas estivem invertidos o motor não funciona. Leve seu Jeep para um mecânico verificar qual erro vc cometeu, podem ser vários, somente alguém com experiência no assunto consegue, examinando "in loco", descobrir qual foi seu erro.