PDA

Ver Versão Completa : Motor, a 4 anos desmontado, arrumo ? Ou troco por outro ?

Gabriel Peluso
25/04/2013, 13:25
Estou iniciando a minha reforma, do meu cj5 69 que estava parado há 7 anos.
O motor se encontra nesse estado...
Não sei se vira manda fazer retifica, ou trocar por um novo.
Motor 6cc de opala.
Sou meio leigo em mecanica.
Então não sei oque fazer.....4077124077254077244077234077224077214077 20407719407718407717407716407715407714407713407726

antonio umino
25/04/2013, 13:36
Não ... Motor opala... não é....
Este seu motor é o Motor original de sue jeep.
Um Motor BF 161.......
Pelas fotos é possivel remontar o motor.... Tem que levar o bloco para possivel retifica (camisa se dá blunimento ou trocar a camisa pela medida do seu pistão se este estiver bom).. O virabriquim para retifica se ainda dá medida...
Quanto as outras peças todas tem no mercado de 4x4...... Bronzina de mancal e biela, jogo de aneis, selo do motor, jogo de juntas
retentor da polia, e como todas as peças que compõem o motor....
Veja uma retifica de confiança que fará toda reconstrução do motor.. que com certeza vai ficar muito bom..

Um abraço.

Gustavo de Olliveira
25/04/2013, 14:05
Olá Gabriel, realmente esse motor ai é um BF original do jeep , e não de opala como vc achava.
É possível montar esse motor ai... mas se fosse meu eu partiria para um motor de opala 4 cilindros a álcool.
vai deixar teu jeep mais ágil, leve, econômico.
O custo para vc comprar e instalar ainda deve ficar menor do que a retifica completa que terá de fazer nesse ai.
Vi que tem 19 anos e é seu primeiro post... dá uma visitada nos tópicos que discutem sobre motores e veja qual te agrada mais , opção tem muita: AP, OHC, opala 4, 6 canecos, falcom, BF ....injetados , carburados Ai vai do bolso do cliente ...

vavarusso
25/04/2013, 15:20
Nao vale apena retificar um BF 161. Parte pra um de opala, moderno, com retentor no volante e ignição eletronica.

georgevalle
26/04/2013, 07:53
Gabriel é como já falaram, se o jeep for para manter original como para colecionador (pela tua idade acredito que não seja o caso) creio que vai preparar o jeep para trilha sendo assim que também recomendo a instalação de um motor mais leve e mais elástico como o opala (adaptação muito fácil) ou o AP, coloquei no jeep um opala álcool depois de fazer dois motores BF (tá certo um foi só troca de anéis e bronzinas) mas o BF não suporta trilhas principalmente o pé do motorista coisa normal nas trilhas com muito barro e lama já trilhas mais técnicas e erosões vai bem pelo funcionamento melhor do seis cilindros, e com o valor que iria investir na retifica do BF (já vi relatos que não consegue fazer com menos de 5k) você compra um motor de opala 4 faz a adaptação (capa seca de C-20 e suportes) retira a hélice coloca ventoinha elétrica, aquele kit da motor spice que o motor perde o medo de aguá e ainda sobra uma grana para poder aproveitar o jeep nas trilhas...

Gabriel Peluso
29/04/2013, 11:31
Vou ver se consigo trocar este motor, por um 4cc de opala, creio que não vire mesmo mandar fazer a retifica desse motor, rsrs
sei que muitas gente vão querer bater em mim, mais meu projeto é mais um jeep pra andar na cidade mesmo, logico que uma estrada de terra as vezes sempre é bem vinda, mais vai anda mais na cidade..
vou dar uma fuçada nos desmanches, ve se eu acho um motor completo montado, na base de troca do meu..
vou fuçar, qualquer coisa, volto falar com vocês.

Mauro-F75
29/04/2013, 11:43
Vou ver se consigo trocar este motor, por um 4cc de opala, creio que não vire mesmo mandar fazer a retifica desse motor, rsrs
sei que muitas gente vão querer bater em mim, mais meu projeto é mais um jeep pra andar na cidade mesmo, logico que uma estrada de terra as vezes sempre é bem vinda, mais vai anda mais na cidade..
vou dar uma fuçada nos desmanches, ve se eu acho um motor completo montado, na base de troca do meu..
vou fuçar, qualquer coisa, volto falar com vocês.

Gabriel, se vai usar mais na estrada coloca opala 4 cilindros e cambio de chevete com 5 marchas, economico e rende na estrada

Abraço

Gabriel Peluso
29/04/2013, 13:20
Como eu identifico o meu cambio ?
pois não queria trocar o cambio..

tuna
29/04/2013, 14:44
Como eu identifico o meu cambio ?
pois não queria trocar o cambio..

Posta uma foto dele aqui, que identificamos em dois minutos hehe....

[]´s

Pablo.pinto2007
29/04/2013, 17:18
Gabriel... Gabriel... tão inocente... quando você tiver com um jeep inteiro, andando bem... você acha que o comixão não vai te pegar? quando você vê um grupo de jeep passando na sua frente de manha limpo e a tardinha todo sujo de lama, você acha que vai ficar só admirando? que não vai dar vontade de estar no meio daquele pessoal? hum...
Coloca um motor desses modernos como o pessoal tá te indicando aí, o que for mais em conta (parece que o motor do opala 4 cil é bem barato)... joga um câmbio de chevette e esquece dos seus problemas... vá curtir nas trilhas da sua região com um bom grupo!!!

E outra triste notícia pra você, caso você não tenha contatos em oficina especializada em jeep's e lá tenha algum interessado nesse seu motor, eu acho difícil você conseguir trocar ele num motor de opala, os sucateiros normalmente não querem esses motores, principalmente abertos... faz como digo, vá em oficinas aí na sua região e oferece, disponibiliza o motor pra venda, mas já vai sabendo que não pegará muito dinheiro nele... e aproveita e bota o câmbio no foguete também, com o câmbio você pega fácil uns 300 conto (eu acho que por baixo é isso) se for o de 4 marchas... ou se tiver paciência vende aos pedaços (dá muito mais retorno)... câmbio de chevette é na faixa dos 200 conto... por aí!!! mas tem que mandar adaptar (ou comprar pronto) a flange da caixa para a reduzida...
Enfim... se vc for reformar ele em casa, ou em alguma oficina mesmo, faz um tópico aqui que o pessoal (nós mesmos) vamos te dando dicas e bizus!!!

Grande abraço!!!

PAblo

Gabriel Peluso
29/04/2013, 20:23
É Pablo, não é inocencia... pior que aqui tem um tal de Passeio Bravo, que lota a cidade de 4x4 limpo e no final da tarde, só lama..
rsrsrsrrsrrs, eu não tenho tanta grana, o meu objetivo é so por pra roda, e futuramente, dando ups e vendo oque acontece...

antonio umino
29/04/2013, 21:12
Gabriel...
Primeiramente... o seu motor desmontado, veja quais medidas está.. Virabrequim, (mancal e biela) cilindros (camisas) pistões, o cabeçote, Isto é o principal.... Sabendo das medidas. Pelas fotos tem parte com ferrugem,,, Os selos do motor furados (tem que trocar)
Estas peças tem à venda em lojas de 4x4.....
Bomba de água, bomba de gasolina, carburador, bomba de óleo. e assim vai, Plato-Disco de embreagem rolamento,...jogo de juntas do motor.............................................
Se vc vai de distribuidor original, platinado, condensador, velas, cabos de vela. Revisar o motor de partida, enfim inumeras outras peças que envolvem a retifica do motor....
Se vc for adaptar um outro motor. mesmo que este seja barato, este sempre será um usado, cujo interior vc não saberá o estado real do motor.. e se for um retificado muda o valor....... mais as adaptações que implicam no novo motor....

Com toda a segurança, procura um mecânico antigo que conhece estes motores e faça uma avaliação.....

Minha modesta opinião é de que vc deve arrumar o seu motor... caro ou barato depende do que vc quer fazer (passeio e poder andar).
Se não falta peça no seu motor.... arruma ele e seja feliz.....

Até mais.

Pedrão B.
30/04/2013, 00:33
Gabriel, eu tenho um CJ 63 e tirei o BF e coloquei o 3000 do Maverick, que nada mais é do que um BF melhorado.
Cara, se fosse fazer de novo, não faria.
É um motor muito pesado, suas peças são caras e não se acha quase nada de boa qualidade.
Eu tenho um 4 cilindros de Opala aqui, que vai pro meu CJ quando o 3000 abrir o bico.
Meu cambio 4 marchas original está raspando e escapando marcha, se der coragem eu abro ele e mando dar um "talento" nele..no buril, pois se precisar trocar peças, parto para um Clark 260F que é outra categoria de cambio ou um de chevette 4 marchas que tenho aqui guardado.
Lembre-se BF e Opala 4 cilindros, tem a mesma potência, o torque máx. do Opala vem poucos RPM acima do BF e ele é muito mais leve...além de ser bem mais resistente.
[]'s

Pedrão B.
30/04/2013, 00:34
Ah, se quiser montar o BF eu sei de um cara que manja muito dele...fica aqui em Rio Claro/SP...qq coisa dá um toque!
[]'s

Gabriel Peluso
30/04/2013, 12:03
408802408803408804408806408807

Eu sou leigo demais, nisso...
tenho este cambio que não faço ideia da procedência, mais pelo jeito fazia conjunto com o BF, eu acho....
eu vou procurar um mecanico, vou chamar ele e falar, oque ele acha, montar ou não o BF..
mais eu to gostando demais da ideia do cambio de chevette, e um Opala 4cc a Alcool...
mais no meu caso, não tenho tanto dinheiro, não sei se vira, pois as vezes o dinheiro que eu vou gastar pra arruma o BF eu compro um opala montado já..
então não sei rsrsrs..
o CJ, é uma historia complicada, era do meu tio, ele sempre reformou jeep, rural, f-75, como hobby, e eu cresci junto ali no meio, sempre ajudando, e há 4 anos ele faleceu, com 48 anos.. e esse CJ que veio parar na minha mão, a gente estava reformando, aos poucos dava um talento nele, depois na rural, e assim vai..
então faz uns 7 anos pra mais, que esse CJ não anda, e esta em processo de reforma, só que quando ele chegou a falecer, ficou parado no terreno, apodrecendo, ate eu chegar e pegar resgatar ele rsrsrs
então eu nao tenho noção nenhuma, e não sei a procedencia das peças.
o gira brequim, eo cabeçote foram retificados, a gente levou pra retifica, e depois meu tio chegou a falecer..
Só sei que no gira brequim ta com uma etiqueta da retifica escrito assim "Fim fora de alcance" e não sei oque significa isso rsrsrs..
não parece ser coisa boa...
de mais.. vamos vendo oque vai acontecer..
ontem fui num despachante ver a situação do documento que esta desde 1997 sem pagar, e como é de Minas Gerais..
já viu né ? o B.O.
e vou esperar o feriado, pra semana que vem decidir oque fazer do motor, assim pego mais ideias.

Gabriel Peluso
30/04/2013, 12:13
40881240881340881440881540881640881740881840881940 88204088214088224088234088244088254088264088274088 28408829408830408831

Gabriel Peluso
30/04/2013, 12:20
40883340883440883540883640883740883840883940884040 8841408842408843408844

Nada como um bom banho de wap depois de ficar apodrecendo no terreno.. kkkk
Ja encomendei Setas novas, Retrovisor novo, e Lanterna estilo aquela do troller que eu acho bem dahora..
e vamos ver no que vai dar.

Gabriel Peluso
30/04/2013, 12:21
Aaahh, e eu percebi que a carroceria, esta meio torta, de um lado tem um calço, e do outro não...
não sei porque..
mais assim que eu chegar em casa vou tirar foto do calço..
pra vocês verem..

Gabriel Peluso
30/04/2013, 16:54
Ae Pessoal, achei um motor de Opala 4cc á Gasolina completo, + cambio de chevette 4 marcha, o cara pediu, o meu motor + 1500 reais na base de troca..kkkk
e em outro desmanche, achei um cambio de chevette 5 marcha, o cara pediu 500 mangos.
aqui no interior, é osso

Pablo.pinto2007
30/04/2013, 19:57
Rapaz o estado não tá mal não!!! eu diria que está bem bom, pelo tempo que ficou "abandonado"... já bota na lista também as rodas livres manuais (de preferencia) são melhores e baratas...

Eu não acho que seja caro 1500 para motor e câmbio... mas se eu for comparar como está hoje o preço do AP (que é um motor mais moderno e com mais opções de preparação e fartura de peças) que deve estar na faixa dos 1200 a 1500, mais o câmbi de chevete que por aqui encontra por 200 a 250... o problema do motor AP para câmbio do chevette é que tem a flange... aliás são duas flanges, motor - câmbio e câmbio - reduzida... e no caso do motor de opala (me parece que o câmbio chevette dá no motor), vc só precisará da flange do câmbio - reduzida...

Pelas fotos, o que eu aconselharia... trocar os calços da carroceria, compra um kit comercial que tem pra vender, existem inúmeros, veja o que mais se adequa a seu bolso... trocaria sim o motor e câmbio... revisaria a reduzida... abriria ela só pra ver se precisa de alguma coisa (normalmente não precisa), retentores, luvas dos yoques, cardã traseiro e dianteiro... abriria os diferenciais só pra ver o estado e a folga... revisaria todos os rolamentos (as 4 rodas)... e dava uma verificada no sistema de direção (eu odeio folga na direção)... e claro o sistema de freios que vai com certeza precisar de uma boa revisão, a roda livre que já citei e a parte elétrica... serviço aí pra 6 meses no mínimo... se vc for em ritmo lento, fazendo vc mesmo!!!

Esse preço que te pediram a base de troca foi só do motor né? pois se for colocar o câmbio no rolo, tenta dar uma melhorada no preço... pois vc vai gastar pra adaptar...

Abraços!

Pablo

Gabriel Peluso
01/05/2013, 19:58
Eu tenho as rodas livres novas aqui... Aaah eu quero montar o jeep so pra mim ir rodando com ele depois eu vou fazendo os ups e arrumando cada vez mais, eu quero coloca pra roda, eu vou fazer orçamentos, caso seja mais em conta monta o BF eu monto ele, se valer a pena coloca motor novo ja mando o motor novo.

calhiandro
01/05/2013, 21:22
Eu iria de motor novo(motor de opala + cambio de chevette) como disse pablo.pinto, você so vai gastar com a flange do cambio para reduzida.

juleymar73
01/05/2013, 23:59
Ola pessoal, eu concordo apesar de ter um BF no meu CJ5 , e corrigindo ai o que disseram nao precisa de frange pro MOTOR + CAIXA DE CHEVETTE , mais tem que ter a capa seca do opala mais novo, que nao e la muinto facil de achar , eu tenho um GM 151 aqui guardado e ja faz um ano que to na procura de uma capa seca dessas e semana passada que tive pista de uma, e nem sei se existe mesmo e se eu achar com certeza e quase o valor de uma frange feita numa DEEP TECH da vida,

abraço a todos.

matrakaum
02/05/2013, 09:37
Ola pessoal, eu concordo apesar de ter um BF no meu CJ5 , e corrigindo ai o que disseram nao precisa de frange pro MOTOR + CAIXA DE CHEVETTE , mais tem que ter a capa seca do opala mais novo, que nao e la muinto facil de achar , eu tenho um GM 151 aqui guardado e ja faz um ano que to na procura de uma capa seca dessas e semana passada que tive pista de uma, e nem sei se existe mesmo e se eu achar com certeza e quase o valor de uma frange feita numa DEEP TECH da vida,

abraço a todos.

O Josewal tem a Capa Seca que vc. está precisando. Eu tenho uma aqui e liguei lá para saber o valor da flange, pois, vou usar com o cambio original 3 marchas (reduzindo custos). Ele me informou que tem estas capas lá, inclusive, já no esquema com a flange e tinha uma embreagem lá que não precisaria cortar o eixo-piloto para dar a distância. Confesso que não entendi bem mas qdo for montar vou lá dar uma olhada.

tuna
02/05/2013, 10:50
Gabriel o seu câmbio é um 3 marchas original willys...

[]´s

Sydney66
02/05/2013, 21:59
Gabriel, como disse o Tuna, seu cambio é o 3 marchas, mais resistente que o de 4, mas eu aconselho também mudar o motor com caixa. De resto seu jeep está com muito boa aparencia, a oxidação parece ser apenas superficial, é o modelo com entrada de ar frontal e para-brisa basculante, é um bom modelo, admirado por muitos, está com pedaleira suspensa e alguns instrumentos a mais. Mas notei que existe vazamento pela saída traseira da caixa de redução e ela está sem as alavancas de engate. Mesmo que não vá usa-lo como um jeep no momento, vai precisar delas.

Pablo.pinto2007
03/05/2013, 06:15
O Josewal tem a Capa Seca que vc. está precisando. Eu tenho uma aqui e liguei lá para saber o valor da flange, pois, vou usar com o cambio original 3 marchas (reduzindo custos). Ele me informou que tem estas capas lá, inclusive, já no esquema com a flange e tinha uma embreagem lá que não precisaria cortar o eixo-piloto para dar a distância. Confesso que não entendi bem mas qdo for montar vou lá dar uma olhada.

O problema das adaptações é que o tamanho do eixo piloto não bate com o do câmbio original do motor, então, muitas vezes temos que mandar soldar esse eixo para ficar no tamanho certo... muitas vezes não dá problema, mas se puder manter o eixo original melhor ainda...

Câmbio 3 marchas... como tenho saudades do meu... apesar dos pesares... se eu fosse colocar o motor do opala no meu jeep eu não teria trocado o câmbio, digo isso hoje pela experiência que passei... pois eu cheguei a adaptar o motor AP com o câmbio 3M original... andava bem tudo mais, mas faltava torque na saída e o motor ficava estrangulando na terceira, e pra subir duna não dá certo pois a primeira não entra andando... enfim... se meu jeep eu andasse só em trilha de lama, erosão e cidade, eu teria posto o motor do opala com o câmbio original 3M...

Para o amigo que está adaptando é uma boa opção, pois ficaria bom... e só precisaria de uma adaptação que pelo visto não é difícil de achar!!!

Att.

Pablo

matrakaum
03/05/2013, 15:52
Pablo.pinto2007
Vc se refere ao tamanho (comprimento) ou ao diametro do eixo? Pq., creio que o diâmetro possa ser contornado, agora o comprimento é que me intriga.

matrakaum
03/05/2013, 15:53
Eu acho que daqui duas semanas já coloco o Caroço aqui no Galpão...aí vou desmontar o que falta e refazer tudo.

Pablo.pinto2007
03/05/2013, 16:42
Diametro não é problema, pra isso coloca-se bucha ao invés de rolamento no volante do motor, e usa-se o disco do câmbio e o platô do motor (se o disco for maior, manda-se cortar)... o problema a que me refiro é comprimento mesmo... nada que uma solda bem feita não resolva!!!

Pablo

matrakaum
04/05/2013, 09:15
Vai uma outra dúvida. Existe um gabarito de onde soldar os novos suportes para o motor do Opala 4cc? Por ele ser menor, penso eu, que não poderás se usar os suportes do BFão.

Pablo.pinto2007
05/05/2013, 18:52
Deve ter algum mecânico com gabarito... mas são feitos no local, instala-se o motor no câmbio deixa ele pendurado na girafa (aquele macaco comprido)... e depois faz o croqui com papelão mesmo e manda cortar e soldar a chapa da base, com seus respectivos coxins (não se pode esquecer desses na hora de medir a base)

Gabriel Peluso
06/05/2013, 12:23
Bem como eu to sem animo pra comprar outro motor no momento, vou manter a originalidade, o cara da retifica levou o BF pra jundiai, e ia dar uma olhada, e me passar o orçamento, segundo o mecanica, disse a mim, que eu ia gastar mais ou menos uns 4,500 mangos pra deixar a bagaça rodando, vamos ver....
meu principio é ver o bagulho rodando, depois vamos aperfeiçoando os ups da vida......
vamos ver noque vai da... Quinta-feira o cara falou que me passava a resposta..
tendo noticias eu post aqui. :drool:

Samuel Junior
06/05/2013, 12:47
Nossa 4.500, pra quem quer manter a originalidade vale qualquer preço, mas pra quem não liga isto é quase o preço de um V6. rsrs

Gabriel Peluso
07/05/2013, 12:06
Achei caro, apesar de meu motor ser V6...
vamo ver...

Pablo.pinto2007
07/05/2013, 18:20
Amigo, por 4,5 mil vc compraria o motor opala 4cil e adaptaria sem gastar muito... se vc achar o motor por mil (que eu acho muito), compra a flange na net que é 100% certeza de dá certo... se não tiver que mecher no eixo de prisma, mais uns 300 conto de embreagem (estourando), mais uns 100 conto pra refazer as bases do motor com material, mais uns 100 pra refazer a elétrica (que é praticamente a mesma)... enfim, estourando, esticando mesmo, vai gastar uns 2,2 mil... vamos dizer a metade do suposto orçamento... e terá uma mecânica moderna e mais confiável...

Passa o feed back da retífica pra gente opinar.... geralmente quando o eixo do virabrequin está "morto" não compensa, pois se for comprar um eixo desses vai custar uns 300 conto (por baixo)... mais retífica... vai encarecer o trampo pra levantar o motor... é bem diferente do que se vc só tivesse de retificá-lo!!!

Abração!

Pablo

Pedrão B.
07/05/2013, 21:58
Achei caro, apesar de meu motor ser V6...
vamo ver...

Seu motor não é V6!!!
Pelo menos o que mostrou para nós...

Eu não gastaria R$ 4.500,00 em um motor BF.

[]'s

matrakaum
08/05/2013, 09:38
Eu tb acho que se não for para manter a originalidade e ficar com um carro de colecionador, gastar 4.5k é jogar seu dinheiro no lixo.
O BF é um ótimo motor ou era. Vc vai ficar travado nele mais uns 30 anos. Não dá para melhorar quase nada e as peças estão cada vez mais raras e caras.
Com 4.5k vc. pega um motorzão de Opala 4cc faz toda adaptação e, acho, que ainda sobra uma grana para injetar ele. Só esta palavra eu já acho que compensa INJETAR - particularmente odeio carburadores (experiências pessoais horríveis).

Dodger
08/05/2013, 11:49
BF é muito bom quando tá lá queitinho dentro do cofre do jeep e funcionando perfeito. Ai deixa ele lá.
Mas se é pra retificar, mexer ou se tiver ruim, pinta ele de verde e joga no mato. Motor muito sem recurso, peças caras e ruinsde achar.

Tinha um BF 3000 de Maverick aqui em casa, aberto e sem cabeçote. Fiz anuncio de doação dele aqui no forum, ofereci ele pra todo mundo que conhecia e mesmo assim num consegui ninguém pra adotar ele. Infelizmente foi pro ferro velho... ninguém tá querendo mexer com issso hj em dia, só se for um pra colocar placa preta.

Só como exemplo, comprei por 1500 um motor Falcon 6 cil zerado + 1500 um cambio Clark 4 marchas, conjunto que supera em muito o original.

Gustavo de Olliveira
09/05/2013, 08:36
Bem como eu to sem animo pra comprar outro motor no momento, vou manter a originalidade, o cara da retifica levou o BF pra jundiai, e ia dar uma olhada, e me passar o orçamento, segundo o mecanica, disse a mim, que eu ia gastar mais ou menos uns 4,500 mangos pra deixar a bagaça rodando, vamos ver....
meu principio é ver o bagulho rodando, depois vamos aperfeiçoando os ups da vida......
vamos ver noque vai da... Quinta-feira o cara falou que me passava a resposta..
tendo noticias eu post aqui. :drool:
Daqui a um tempo você vai dizer " Á se arrependimento matasse ..."