Conectar

Ver Versão Completa : Motor falhando...help

Nava
23/04/2013, 17:50
Ae moçada, preciso de algumas dicas pra resolver o soluço do jaspion (samurai 1.3).

Ele está com falha no motor de forma intermitente. Saio e ta tudo beleza, de repente começa a falhar um pistão.
Até 2500rpm falha, passou disso, fica liso de novo.
Marcha lenta normal sem falhar nada.

As vezes fica bem ruim, as vezes não...variando acelerador não muda nada o problema, então acredito ser eletrico.

Parece algo tipo no avanço da ignição, qdo vc pisa pra ele dar força, falha.

Não fiz nenhuma alteração ou manutenção recente.

Tirei a tampa do distribuidor, visual ok. Lixei o contato da bobina e o faiscador.
Chequei cabos, nas duas pontas, ok, pula faisca a uns 3 cm de distancia...altos choques! risos.
Velas, tirei todas e chequei...tudo ok, sme desgaste, folga ok do eletrodo.

O que mais posso verificar antes de começar a trocar peças aleatoriamente? Começar por onde?

Abraço.

AlemãoRS
23/04/2013, 18:46
Fez o procedimento do check engine para ver se indica falha em algum sensor?

Buno Ventura
23/04/2013, 19:23
Carburado ou injetado?
Cuidado as vezes ele estabiliza mais ainda pode estar com um cilindro falhando, só que na alta não se percebe.
Pode ser carbonização na sede de válvula por causa do nosso excelente combustível barato.
Tenta medir a resistência dos cabos de vela antes de trocá-los e se tiver uma pistola de ponto de fácil acesso faz o procedimento deste vídeo:
Testando o sistema de ignição usando uma lâmpada estroboscópica! - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Z8eiCdjjFIw)

Abraços

Nava
24/04/2013, 13:59
Levei no Bosch Service e detectaram tampa do distribuidor trincada...
To comprando uma pra ver...

Check engine ok.

fabiolammel
24/04/2013, 14:35
Pode ser tampa do distribuidor mesmo ou também a bobina, já passei por falha parecido, mas em outro carro.
Estranhava, pois tinha uma faixa de giro (1500-2500) com falha e dependia de quanto acelerava, senão nem sentia a falha rsrsrs e era só a bobina o problema.

tjflorindo
24/04/2013, 15:19
Meu Vitara acontece algo parecido. As vezes começa a falhar em baixa rotação, basta acabar o combustível do tanque, encher com gasolina Podiun BR e pronto, pode voltar a gasolina normal que não engasga mais....estou trocando todos os filtros dele a cada 5 meses (dá menos de 2 mil km) já tirei até o tanque pra limpar, mas mesmo assim as vezes acontece isso....to pensando seriamente a tanquear só com a Podium, acho que a gasolina na minha região que deve ser de péssima qualidade.

Nava
24/04/2013, 23:08
Olhe, la na oficina sangraram o retorno para testar a bomba e cara, saiu uma gasolina quase branca...tinha de tudo ali, menos gasolina.
Detalhe, ja venho procurando um posto sério a tempos e nada. Essa ultima gasolina de merd@ veio de um posto shell do final da Av Salgado Filho. Eu acho que tem bandeira mas é clandestino...
Ja cortei 4 endereços de postos aqui perto. Só sobrou um BR e um Ipiranga....

Cocatriz
25/04/2013, 11:09
Eu Já postei em algum lugar, mas não vou lembrar onde então é mais fácil postar denovo: ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (http://www.anp.gov.br/?id=622)
é o Site da ANP ( Agencia nacional de Petróleo ), onde tem a lista dos postos autuados por região, infelizmente o arquivo está organizado por nome do posto não pelo endereço, felizmente o PDF deixa você procurar.
Se navegar um pouquinho pelo site deve ter algum lugar pra denunciar.
Se o Posto tem Bandeira, você também pode consultar no site da Bandeira e denunciar, a BR, Shell e Ipiranga tem controles rigoroso com a Bandeira, qq coisa eles sofrem descredenciamento e eu sei que posto BR só pode comprar combustivel da BR.

Essa borra branca, pode ser condensação, gasolina tem alcool, alcool tem agua... se você anda com o tanque abaixo da metade normalmente isso também favorece a condensação, sempre que for fazer uma viagem mais longa, ou pelo menos 1x por mes, é bom dar um tanque de podium pro seu carro, ela dilui e limpa os residos deixados ( infelizmente a maioria dos carros não usa toda a capacidade da podium, mas só de usar uma gasolina com baixo enxofre seu carro já agradece ), aditivos de limpeza também são bem vindos se você não tiver a opção de botar pódium.

Eu lí algumas matérias que gasolina aditivada, os aditivos não tem exercido o trabalho de limpeza esperado, então a ANP está encima dos fornecedores, para tapar o sol com a peneira e toda gasolina comum ( com nosso maravilhoso alcool Anidro ) terá que ter um aditivo para auxiliar na limpeza da sujeira causada pelo alcool.

Agora acho que falei tudo de combústivel que eu sei até o momento.

Nava
25/04/2013, 22:13
Amigo, de que borra vc ta falando?
Eu comentei que a gasolina era de cor branca, na verdade um caramelo muito claro, e nada de borra branca ou afins...
O problema é que pagamos R$3 o litro que nunca é 1000ml, por uma coisa que deveria ser 100% petroleo e ja de cara tem 25% de alcool, fora o resto que deve ser uns 60% de formol, benzeno, e outras porcarias e o resto de gasolina pra dar cheiro.

Ja procurei nos sites e não tem nada para denunciar, somente fone. E ja falei com um amigo que teve o mesmo problema e a ANP diz: ok, registramos aqui...e só.

Outro dia tiramos gasolina do carro do meu pai, que mora no interior e ela era amarela e dentro da garrafa dividia fases...ja viu disso?

Bem, estou partindo para V-Power, vai que esta seja mais honesta...

Estou esperando a tampa chegar...até lá muito soluços no motorzinho.

Buno Ventura
25/04/2013, 23:19
Pergunta meio imbecil!!!!1
No teste de qualidade eles colocam água no teste para o álcool se dividir da gasolina, Aquela parte que fica encima pode ser considerada gasolina sem álcool?

Cocatriz
26/04/2013, 09:45
@Nava, então você pode fazer o seguinte, ir no posto e exigir o teste de proveta, está na lei e é seu direito e o posto tem que ter o equipamento necessário. Peça nota Fiscal, por que você precisa do nome, CNPJ e endereço para denunciar, fotografe com data quando abasteceu e retire uma amostra do tanque ( ou no posto mesmo ), e peça para fazer o teste, ou abra uma reclamação no ProCom. O posto tem que ter ainda o Alvará da ANP, e o endereço e nome do fornecedor do combustível na bomba. Até parece que não é brasileiro, pra fazer qualquer coisa funcionar você tem que reclamar muito e ficar em cima, geralmente a pessoa desiste antes de conseguir.

@Buno Ventura, precisa de alguem que entenda de química para responder isso, mas eu acho que sei onde você quer chegar....

Nava
07/06/2013, 09:22
REsolvido o problema: depois de trocar todo o sistema de ignição: rotor, bobina e cabos, checar aliemntação, etc, descobri que o problema eram as velas.

Como foi citado no autoesporte de domingo apssado, elas estavam coloridas de vermelho, indicando gasolina com oxido de ferro.

Descobri também que as velas que estavam nele não eram de samurai.

O carro ficou excelente e me serviu para nunca mais comprar gasolina em posto sem bandeira.

E só estou colocando no ipiranga/shell/BR e ficando esperto ainda com postos meio-meio...

Prefiro pagar caro mas comprar algo que preste...valido para o 4x2 tb.