PDA

Ver Versão Completa : jeep CJ5 "morrendo"

pmolaria
23/04/2013, 14:34
Boa tarde amigos do fórum, acabei de me cadastrar.

O meu jeep cj5 1978 está "morrendo" e não pega mais quando esquenta. Só volta a funcionar depois que esfria.
A bobina está muito quente, isto é normal? Pode estar aí a fonte do problema?

Peço ajuda para resolver este pequeno problema.

Obrigado.

engenheiro01
23/04/2013, 15:34
Cara, já passei por isso também. Pode ser duas coisas aí: bobina ou bomba de gasolina. Qual é o seu motor? é a platinado ou ignição eletrônica? Com o perdão do trocadilho: não esquenta, não! O negócio é fácil de resolver. Abs

pmolaria
23/04/2013, 16:07
engenheiro01, obrigado pela resposta.

O meu jeep está com o motor original e possui platinado.

Como faço para testar se o problema é na bobina ou bomba de combustível. Tem como testar?

obrigado.

edgar
23/04/2013, 16:29
Deixa eu dar meu pitaco...

Se é bobina tem duas possibilidades, trocar e ver se melhora ou colocar um pano molhado nela para ver se ajuda, se melhorar deve ser bobina entrando em curto.
Existe tambem a possibilidade da bobina estar esquentando por causa de alguma fuga no condensador e sua fiação, dai seria interessante dar uma olhada no estado do platinado, condensador e no estado do pré resistor da bobina (se é que ele existe).

Tambem existe uma boa possibilidade de ser a valvula da boia do carburador que esta um pouquinho suja e deixa gasolina passar fazendo o carro afogar, depois de uns 10 minutos parado ele volta a ligar, ainda mais se retirar o filtro de ar para dar uma ventilada.
Uma solução imediata é limpar o carburador, depois seria interessante instalar um desborbulhador. Sempre tive estas panes de não querer ligar com motor quente e o que resolveu foi o desborbuhador, coisa simples de adaptar !

engenheiro01
23/04/2013, 17:31
Mestre Edgar matou a pau! Eu ainda arriscaria dar uma olhada na bomba de gasola. Experimenta colocar um pano molhado nela e ve se melhora. No meu, primeiro foi a bomba (motor 3000), troquei e melhorou. depois foi a bobina mesmo (o meu tem ignição eletrônica). Troquei e coloquei um resistor, ficou um espetáculo.Abs.

Dic3
23/04/2013, 17:43
O fato de estar aquecendo bobina, comece verificando se os cabos nao estao com fuga, estado das velas (GAP delas), tampa do ditribuidor, regulagem do platinado e condensador. Depois de tudo isso, verificar o ponto.
Como dito pelos amigos, verifica a bomba de combustivel, se o jeep pegar apos dar um banho de agua fria nela, pode condenar a mesma.
O fato de morrer se nao resolver com a verificacao acima pode ser relacionado a limpeza do carburador/regulagem. Pode ser tambem entrada de ar falsa no coletor de admissao (isso envolve até problema com servo freio, se tiver)

georgevalle
23/04/2013, 18:01
Eu aposto todas as fichas na bobina, troca ela primeiro.

pmolaria
23/04/2013, 19:34
obrigado a todos pelas respostas.
Farei os testes em cada item acima listado e depois digo o resultado.

Gustavo de Olliveira
24/04/2013, 08:56
Olá pmolaria, provavelmente é bobina mesmo , mas estou postando para te dar uma ideia, (JAQUE):
Já que terá provavelmente que trocar a bobina, instale uma ignição eletrônica, é que a bobina para platinado é uma e para ignição é outra (mais potente), vai ver que vale a pena, o funcionamento fica melhor , o consumo melhora um pouco, o jipe perde um pouco o medo de água, partidas mais rápidas etc ...
Nas lojas 4x4 na net vc encontra e te entregam ai.

pmolaria
24/04/2013, 19:58
Gustavo, obrigado pelas informações adicionais.

Sydney66
28/04/2013, 20:24
Já conseguiu resolver? Estamos curiosos, mas bobina em curto perde potência e diminui eficiencia das velas, ai não precisava motor frio ou quente, o problema dava em qualquer situação, verifique abertura de platinado e condição do condensador (no auto-elétrico eles tem como ver isso), platinado muito fechado faz bobina aquecer e dificulta partida.
Abs

mfirmiano
18/10/2019, 11:20
Olá a todos!
Gostaria de uma ajuda.
Ao ligar o CJ5, o motor morre se não acelerar.
O que pode ser? E como arrumar.
Obrigado a todos!

Sydney66
18/10/2019, 20:20
Boa noite;

Se ele não trabalha na baixa pode ser o seguinte:

1 - Se sua ignição for original verifique a folga do platinado e o estado dele também (desgaste nos contatos), ajuste a folga ou troque o platinado junto com o condensador;

2 - Se seu carbura for original (Solex H40/44) existe um giglê de mistura para a marcha-lenta que fica na lateral do carbura, próximo a tampa, retire e limpe-o com ar-comprimido, coloque de volta e o problema está resolvido (nossa gasolina é um problema).

[]