PDA

Ver Versão Completa : Barulho no câmbio (ou cx de transferência)

Sergio Willys
28/09/2005, 22:05
:o
Esta eu não entendi. Se alguem tiver uma luz eu agradeço.
No último fim de semana estava fazendo um passeio com o Willys 61 com mec. de Opala e câmbio Clark 4m; caminho light, pouco barro e muita estrada de terra, de repente, ao acelerar o bicho, um barulho enorme vinha do câmbio, ou caixa de tranferência, como se tudo estivesse sendo moido por lá. Parei, mechi nas alavancas, andei de novo e o barulho continuava. Mesmo desengatado e com a reduzida no neutro, era dar uma acelerada que parecia que um dente de engrenagem estava solto dentro de uma das caixas. O pessoal que estava junto me aconselhou a parar por ali, assim rebocamos o 61 para um posto e chamamos o guincho que o trouxe de volta p/ SP. Coloquei o dito em um estacionamento ao lado da oficina e na segunda pedi que o mecânico o pegasse lá para o concerto. Me liga o mecânico, dizendo que não havia barulho nenhum !!!Fui ver de perto e de fato, sumiu tudo. Bruxaria ? o receio é que de repente o barulho volte..... Alguém tem uma luz para que eu pelo menos entenda o que aconteceu? Obrigado antecipadamente ! Abraços

leopoldo
28/09/2005, 23:53
Para evitar um desastre total, aconselho drenar o óleo passando por uma peneira para ver se não vem alguma peça junto, remover a tampa do cambio e as da caixa de transferência e inspecionar dente por dente das engrenagens, inspecioanr com uma lanterna e espelho por dentro das caixas e mexer com as mãos os carreteis para ver se não nota algo estranho.

veja os garfos das engrenagens da redução.

se tudo estiver aparentemente no lugar, veja se não tem um parafusos solto dentro da caixa seca.

Pelo barulho descrito, também é possível que alguma engrenagem tenha sido acionada involuntariamente pelo garfo devido a um movimento da carroceria.