PDA

Ver Versão Completa : Óleo para Bandeirante!!!



rafaelgdl
28/09/2005, 17:50
OI...
Tava lendo o tópico de um colega nosso sobre o óleo de diferencial para a hilux... e como adquiri uma bandeirante ano 93 mês passado, quero trocar todos os fluidos possíveis, até mesmo pq ela tah chegando nos 100 mil km..
então veio aquela dúvida, qual o óleo usar nos diferencias traseiro e dianteiro para a bandeirante, e quais os fluidos de freio e embreagem tbm??? e no câmbio, precisa fazer algo??? :pensativo:
Agradeço a quem em ajudar!!!

Marvila
08/03/2006, 01:18
Rafael,

eu recomendo o Texaco Ursa Tdx para o motor da sua Band. Para diferenciais, câmbio e redução o Texaco Multigear EP 90, aditivado com Molikote - veja na bisnaga a quantidade recomendada. Não esqueça de trocar o filtro de óleo toda vez que trocar o óleo do motor. Fiquei atento com o filtro de ar e diesel.
A cada 10 mil km daria a dica de colocar um frasco de Tunap 332 no tanque de diesel. Após consumir todo o diesel troque o filtro de diesel. Este produto é excelente para manter limpo o sistema de injeção.
Procure usar sempre diesel filtrado ou centrifugado - aditivado ou comum. Ao ligar sua Band mantenha pressionada a embreagem, mesmo estando em neutro/ponto morto.
Fique atento com a limpeza do sistema de arrefecimento, evitando deixar frentista "completar" a água do reservatório - use sempre liquido de arrefercimento próprio, à base de Monoestileglicol. Para assegurar longevidade ao seu motor MB OM-364 evite ultrapassar os 3.000 rpm e não alongue marchas.
No mais, curta sua Band.
Abs

Marvila
Mitsubishi L200 GL 2000

cristiano
08/03/2006, 17:16
e quais os fluidos de freio


Complementando, óleo DOT 3...

marcio meira rocha
25/04/2006, 20:46
Marvila.

Olhando a resposta dada ao amigo Rafaelgdl sobre lubrificantes, pergunto posso usar os mesmos para minha Band com motor 314.
Obrigado e um abraço.

Márcio.

ThE_DoG
26/04/2006, 20:18
Rafael

Qquer óleo de fabricantes conhecidos são bons, os próprios para veículos turbo são pouca coisa mais caros mas são tbém pouco melhores, o importante é obedecer a troca a cada 5000km, eu gosto de comprar a "bombona" de 20L , dá prá 2 trocas e o óleo sai por 6 pilas o litro, procure comprar direto de um distribuidor de óleo que é mais barato que nos postos e lojas.
O óleo dos diferenciais e caixa de câmbio é o óleo 90 comum, pode ser o EP, tbém troque a cada 5000km que no final vai economizar grana na manutenção desses componentes, a dica é ligar a roda livre e rodar uns km prá afinar e facilitar a troca do óleo do dif. dianteiro.
Procure sempre manter a marca dos óleos ao trocar.
A questão de aditivos é algo bastante pessoal, um aditivo pode ser bom para um motor novo mas pode fazer mal para um motor mais rodado, nem sempre o mais caro é o melhor, se não tiver certeza não use.

Abração

Marco Antonio
Curitiba

Marvila
28/04/2006, 18:18
marcio,
tranquilamente. O Texaco Ursa Tdx premium também é excelente (é o que eu uso). Fiz referência ao Molikote (www.lumobras.com.br) como aditivo dos lubrificantes do câmbio, t-case e diferenciais por experiência própria. Para ter idéia, nunca tive "pinga-pinga" na garagem :discordo:.
Quanto ao óleo do motor eu não costumo aditivar. Agora, o Tunap 332, no diesel, acho uma boa :concordo:.
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

cristiano
28/04/2006, 18:34
E para o OM314 (608), quais vocês recomendam ?

Também nunca tive pinga pinga na garagem, nem quando tive o Willys, esse negócio que todo Willys pinga é negócio de dono descuidado.

Jun Okada
29/04/2006, 13:39
Marvila, Cristiano,
Seguindo a recomendação, usei Ursa TDX para meu motor 314 turbinado e rodei dentro da cidade e em 1500 km não precisei ainda completar o nível, o que não acontecia com Rimula.
Vou dar uma geral no câmbio, embreagem e diferencial na próxima semana e não vou esquecer do Molikote. Vou trocar tb o filtro de combustível após uso de Tunap 332. Difícil foi achar o produto aqui em Cuiabá.
Valeu!

Chacal do Pantanal
02/05/2006, 15:41
Use os que estão especificados no manual.

ferrari10
15/05/2006, 19:20
Boa as dicas dos colegas. A linha Texaco é excelente. Quanto ao Molikote - bissulfeto de molibidênio - é legal, mas lembro que, esse "aditivo" é sólido - você não vê a olho nú, porém as partículas ficam em suspensão. Com o tempo, pode haver depósito, o que não é bom. Tenho ouvido falar bem do Militec. Veja o que copiei do site deles:

Militec-1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, Militec-1 sai completamente do lubrificante, e as moléculas de Militec-1 fixam-se na superfície metálica (*adsorção). Isso ocorre entre 38°C e 66°C, dependendo das condições de atrito e carga.
O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) - tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência da superfície metálica, Militec-1 reduz drasticamente o atrito e o arrasto parasítico entre os metais.

Militec-1 é diferente
As partidas a frio são responsáveis por 80% do desgaste total dos motores, pois durante essas partidas ocorre o contato de metal com metal devido a ausência momentânea de lubrificação. Mas aplicando-se Militec-1, ocorrerá o contato de Militec-1 com Militec-1, protegendo a superfície metálica e evitando esse desgaste significativo.

Não sei se é só propaganda ou se o produto é bom mesmo. Alguém tem que testar. E, é lógico, passar adiante a informação.

O mais importante de tudo = faça manutença preventiva! Troque o óleo entre 3.000 e 5.000 km. Cambio e diferencial a cada 40.000 km. Nada de usar óleo sintético para prolongar o período de troca. Isso só estraga o seu motor/cambio.