Conectar

Ver Versão Completa : Tracker "faleceu" - Ajuda de elétrica

Chuva
22/04/2013, 16:35
Olá a todos!!

Hoje fui sair com o carro e nada de elétrica. As luzes do painel acendem bem fraquinhas..

No último uso deixei o cabo do GPS ligado no acendedor de cigarros, e nunca tinha feito isso antes; talvez alguma relação.

Daí desliguei a bateria do carro que está praticamente com 0 de carga e liguei com um cabo de chupeta a bateria de outro carro, tb já desconectada desse carro.

Ao virar a chave na primeira posição faz um barulhinho TEC (talvez normal, nunca reparei), mas ao se tentar ligar o motor o barulho parece de uma "catraca": CReeekkkkkkk

O som da primeira bombada (antes de ligar o carro) da bomba de combustível tb está diferente.

As luzes do painel dão umas piscadas durante o barulho.

Fiz um video para tentar mostrar melhor mas o som ta bem baixinho:

Fotos Maquina 002 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ndLYPtQpP-I&feature=youtu.be)

Alguem já viu esse sintoma antes e/ou saberia me dar uma dica do que tenho que fazer?

Obrigado

[ ]s

gtavalanche
22/04/2013, 18:13
Que zica a princípio imaginei que vc tivesse mergulhado o carro mas do nada acontecer isso???

Chuva
22/04/2013, 18:26
Então,

Não fiz nada de diferente. Usei o carro o dia todo na ultima quinta e parei em vários lugares e funcionou normalmente.

No sábado lavei o barro e esqueci esse gps ligado, mas medi o conector do cigarro e ele desliga a força depois q se desliga a chave.

Será que alguma água engripou o motor de arranque?

Desliguei novamente agora a pouco a bateria zerada do carro e coloquei outra pqna de nobreak com carga e testei todos os itens da parte eletrica do carro e funcionaram norlmalmente.

Acho que é alguma coisa no motor de arranque..

Valeu

[]

Buno Ventura
22/04/2013, 20:30
Toda vez que tive esse problema foi por falta de carga na bateria. Verifique o aperto dos polos da bateria e quando for dar uma chupeta permaneça com o outro carro ligado, casso não seja possível o motor de arranque colou as vezes umas batidinhas descola senão terá de revisá-lo ,...
abraços

Chuva
22/04/2013, 20:52
Toda vez que tive esse problema foi por falta de carga na bateria. Verifique o aperto dos polos da bateria e quando for dar uma chupeta permaneça com o outro carro ligado, casso não seja possível o motor de arranque colou as vezes umas batidinhas descola senão terá de revisá-lo ,...
abraços

Poxa valeu pela dica da batidinha!!

Eu fiz a chupeta 2 vezes antes de filmar, uma com o outro carro ligado e outra só com a bateria do outro carro, desligado dele. Fiquei com medo do outro carro parar de funcionar por eu ter desligado a bateria por muito tempo mas arrisquei.. em nome ao amor ao xodó!

Dei uma pesquisada e tô me inteirando no funcionamento do motor de arranque. A prática disso aqui tudo é novidade para mim, mas achei muito interessante:
Motor de Arranque: defeitos e testes simples. : Motor S/A (http://motorsa.com.br/motor-de-arranque-identificando-problemas/)

Talvez a questão do gps q relatei tenha sido apenas coincidencia.

Agora que disse que o arranque "colou" e em outro post do Bispo eu li que tem um fio grosso q vai direto da bateria para o motor de arranque, será que por eu ter lavado o carro a água ajudou a "curtar" alguma peça móvel do motor de arranque e o fez descarregar a bateria? O estranho é que depois de lavar eu o liguei para por na garagem. Poderia parar numa posição critica..

Vou tentar desmontar amanhã pra ver se enferrujou tudo e tem algo colado, mas nunca fiz isso e nunca peguei um motor de arranque na mão.

Quem tiver mais dicas ficou muito grato antecipadamente.

Obrigado

Buno Ventura
22/04/2013, 22:32
O seu esqueiro funciona com a chave desligada? O meu corta a energia depois de desligar a chave então mesmo se eu esquece-se um equipamento ligado no esqueiro ele não ira consumir carga...

O motor de arranque e relativamente muito simples, sua fixação e geralmente por 3 parafusos, apos retirá-lo tome cuidado ao tirar a tampa traseira pois as escovas que fazem contato com o coletor geralmente saem voando e tem umas molinhas que adoram brincar de esconde esconde.....
Mas antes de retirá-lo desengrene o carro e tente chegar com uma chave de fenda e encoste nos dois polos maiores mas seje rápido senão piora(rsrsrs) com isso vc saberá se ele ta colado. Isso só funciona se a bateria tem carga e se ele funcionar pode ser o bendix ( Chave magnética) que foi pro saco ....... Se estas desposto a fusar no carro vai uma dica de comprar um multímetro tem ums que custam 15 pratas mas quebram um galhão da pra ver a carga da bateria e se ate o carro ta roubando carga desligado não e muito simples de usar pois ele trabalha com escalas e como o nome já fala tem multe escalas rsrsrsr nada que um pouquinho de paciência e o google não resolva já me salvei de boas por te um na maleta de ferramenta do carro...

Abraços
407234

m_bispo
23/04/2013, 13:58
Olá Chuva,

eu não entendi direito se você colocou uma bateria nova e o tectec continuou e o mesmo com o apagão.
Como sugestão, teste o alternador numa loja de baterias antes de abrir o arranque, pois ele puxa muita corrente quando acionado e se a bateria não estiver com boa carga o motor faz este barulho como se estivesse engatado.
Mesmo que você coloque uma bateria nova ela irá descarregar com o uso.
Não tem problema você fazer a chupeta com a bateria em outro carro e é melhor que dar tranco em ladeira.
O ideal é ligar o outro carro, conectar as duas baterias e esperar 5 a 10 minutos para a bateria carregar. Após este tempo, girar a chave do carro com problemas.
Por via das dúvidas, verifique a fixação do cabo negativo da bateria na lataria do carro. Um negativo frouxo pode causar apagões no sistema elétrico.
Dependendo da quilometragem, é bom fazer uma limpeza e trocar as escovas e graxa.
Eu desmontei meu motor de partida em casa mesmo. Não tem dificuldade, mas o espaço é apertado e facilita se usar uma chave com catraca.
Abraços

Chuva
23/04/2013, 14:17
Oi Bispo,

Valeu pela dica e é isso mesmo! A maldita bateria!

Eu tinha colocado pra testar a bateria do outro carro, uma fielder, de 60ah. A que tá na tracker é de 60ah tb.

Dai eu comecei a tirar o motor de arranque como vc havia feito no seu post e foi tudo blz. Só que antes de tirar os dois parafusos (o de cima tem uma malha do terra) e retirá-lo, como o local é muito ruim msm de acessar, eu desliguei o fio que vem da bateria e o fininho que deve ser o que aciona o motorzinho.

Dai fui dar a partida e os tecs tecs tecs rápidos e seguidos continuaram.. dai pensei.. poxa.. não é o motor de arranque q tá fazendo esse barulho todo.

Resumindo, chamei um auto elétrico e o cara mediu as baterias, e o alternador do carro. Ele disse que esses tec tecs deve vir do corpo de borboleta ou de alguma coisa da injeção eletronica pq não são característicos do motor de arranque.

Dai ele colocou um facilitador de partida (não lembro o nome - mas ele disse que starta até caminhão) e deixou ligado um minuto e depois pediu para eu dar a partida.

Boomm!! Ligou de primeira.. pqp!

Resumindo tenho duas baterias fudidas! kkkkk O estranho é que a outra zuada liga o corolla facinho.. ou seja, o motor da tracker é bem mais pesado pra girar que de um carro normal..

OBS1: cara.. tirar alguns parafusos e tal foi sacal mas blz.. o mais foda de tudo foi tirar o peito de aço e recolocar no lugar.. apanhei muito sozinho..
OBS2: mesmo todos nós sabendo que o acendedor de cigarros desliga com a chave, deixei o gps ligado uns 2 dias e foram suficientes para acabar com a bateria. Talvez na posição que eu deixei o plug do gps surgiu algum curto.. sei lá.. A bateria da Tracker é uma Moura de prata e o auto eletrico me disse que as Heliar estão dando de 10 a zero nas moura.. acho q vou por esse caminho, o que acha (sempre comprei moura)?

[ ]s

Buno Ventura
23/04/2013, 14:47
Chuva,

O tec tec tec geralmente são os reles ( do sistema de ignição) acionando e perdendo carga e acionando novamente, porem por falta de carga da bateria não permite que ele fique acionado....
E não e só pelo esqueiro que pode ter descarregado a bateria, muitas vezes são os assessórios ( Alarme, sensor de re, vidro elétrico etc...) que consomem a bateria quando um carro esta em repouso, por isso que o ideal e um multímetro para poder medir a amperagem consumida com o carro desligado, geralmente um alarme consome 1 a 2 amper por hora, então se o carro permanecer desligado e tendo uma bateria de 60 A ele ira consumir sozinho a bateria em 30h ou um pouco mais. Ja que você deixou o carro parado por 2 dias 48h e sua bateria não estava muito boa ele pode ter sido um dos principais causadores para ela se esgotar.
O mais correto para este caso e retirar os polos da bateria quando o carro for permanecer em repouso prolongado.

Outro detalhe só reforçando o que nosso colega forista M_BISPO disse, o motor de partida em teoria tem torque infinito ou seja ele vai continuar acelerando ate queimar ou acabar com a carga que ele esta recebendo sendo assim consumindo a bateria auxiliar utilizada para dar partida.

Abraços

Rubens Linhalis
23/04/2013, 16:01
Oi Bispo,

Valeu pela dica e é isso mesmo! A maldita bateria!

Eu tinha colocado pra testar a bateria do outro carro, uma fielder, de 60ah. A que tá na tracker é de 60ah tb.

Dai eu comecei a tirar o motor de arranque como vc havia feito no seu post e foi tudo blz. Só que antes de tirar os dois parafusos (o de cima tem uma malha do terra) e retirá-lo, como o local é muito ruim msm de acessar, eu desliguei o fio que vem da bateria e o fininho que deve ser o que aciona o motorzinho.

Dai fui dar a partida e os tecs tecs tecs rápidos e seguidos continuaram.. dai pensei.. poxa.. não é o motor de arranque q tá fazendo esse barulho todo.

Resumindo, chamei um auto elétrico e o cara mediu as baterias, e o alternador do carro. Ele disse que esses tec tecs deve vir do corpo de borboleta ou de alguma coisa da injeção eletronica pq não são característicos do motor de arranque.

Dai ele colocou um facilitador de partida (não lembro o nome - mas ele disse que starta até caminhão) e deixou ligado um minuto e depois pediu para eu dar a partida.

Boomm!! Ligou de primeira.. pqp!

Resumindo tenho duas baterias fudidas! kkkkk O estranho é que a outra zuada liga o corolla facinho.. ou seja, o motor da tracker é bem mais pesado pra girar que de um carro normal..

OBS1: cara.. tirar alguns parafusos e tal foi sacal mas blz.. o mais foda de tudo foi tirar o peito de aço e recolocar no lugar.. apanhei muito sozinho..
OBS2: mesmo todos nós sabendo que o acendedor de cigarros desliga com a chave, deixei o gps ligado uns 2 dias e foram suficientes para acabar com a bateria. Talvez na posição que eu deixei o plug do gps surgiu algum curto.. sei lá.. A bateria da Tracker é uma Moura de prata e o auto eletrico me disse que as Heliar estão dando de 10 a zero nas moura.. acho q vou por esse caminho, o que acha (sempre comprei moura)?

[ ]s

Chuva..

Coloquei uma Heliar 75Ah.. cabe certinho. Se vc tirar a base do suporte da bateria, deve caber uma de 90..

Thiago Pereira
23/04/2013, 16:12
Olá a todos!!

Hoje fui sair com o carro e nada de elétrica. As luzes do painel acendem bem fraquinhas..

No último uso deixei o cabo do GPS ligado no acendedor de cigarros, e nunca tinha feito isso antes; talvez alguma relação.

Daí desliguei a bateria do carro que está praticamente com 0 de carga e liguei com um cabo de chupeta a bateria de outro carro, tb já desconectada desse carro.

Ao virar a chave na primeira posição faz um barulhinho TEC (talvez normal, nunca reparei), mas ao se tentar ligar o motor o barulho parece de uma "catraca": CReeekkkkkkk

O som da primeira bombada (antes de ligar o carro) da bomba de combustível tb está diferente.

As luzes do painel dão umas piscadas durante o barulho.

Alguem já viu esse sintoma antes e/ou saberia me dar uma dica do que tenho que fazer?

Obrigado

[ ]s

Sei que já resolveu o problemas, mas fica a dica para as próximas:

O seu problema é o cabo de chupeta, muito provavelmente devido a baixa qualidade.

Chuva
23/04/2013, 16:37
Oi Thiago,

Valeu a dica e pode ser mesmo... é parecido com esse aqui:

Cabo De Chupeta Com Garras Para Bateria 2,5m 200a 12v - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467202590-cabo-de-chupeta-com-garras-para-bateria-25m-200a-12v-_JM)

Acho q o fio é da bitola 10.

[ ]

Thiago Pereira
23/04/2013, 17:14
Oi Thiago,

Valeu a dica e pode ser mesmo... é parecido com esse aqui:

Cabo De Chupeta Com Garras Para Bateria 2,5m 200a 12v - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467202590-cabo-de-chupeta-com-garras-para-bateria-25m-200a-12v-_JM)

Acho q o fio é da bitola 10.

Tenho o mesmo tipo de cabo e já passei pela mesma dificuldade.
O problema desses cabos "baratos" é a garra, mesmo que a bitola do cabo seja suficiente a área de contato da garra com o borne da bateria é muito pequena.

Eles são uteis para ajudar numa partida com bateria fraca, onde pouca carga a mais já resolve, mas no caso de baterias realmente mortas ou desconectadas não tem como, ainda mais em veículos que demandam mais corrente.

Chuva
30/04/2013, 17:25
Olá Thiago,

Olha só a brincadeira.. comprei uns pedaços de fio 16 maleável para soldar no cabo e nao usar as garras qdo necessárias..

Aí descobri o fiasco que são esses cabos da China.. pqp...

O fio é super grosso mas ao descascar o plastico é que se vê o diâmetro real do cobre... acho q não tem nem 1mm..

Comprei 5m de fio 10 e refiz todo o cabo, adicionando 4 terminais com olhais para unir via parafuso.. quero ver não pegar mais!! kkk

Fica a dica dos cabos vagabundos baratinhos que não vale a pena comprar.

Detalhe das bitolas dos cobres em circulos azuis.. olha a discrepância..

408876

[ ]s

Thiago Pereira
30/04/2013, 17:48
Olá Thiago,

Olha só a brincadeira.. comprei uns pedaços de fio 16 maleável para soldar no cabo e nao usar as garras qdo necessárias..

Aí descobri o fiasco que são esses cabos da China.. pqp...

O fio é super grosso mas ao descascar o plastico é que se vê o diâmetro real do cobre... acho q não tem nem 1mm..

Comprei 5m de fio 10 e refiz todo o cabo, adicionando 4 terminais com olhais para unir via parafuso.. quero ver não pegar mais!! kkk

Fica a dica dos cabos vagabundos baratinhos que não vale a pena comprar.

Detalhe das bitolas dos cobres em circulos azuis.. olha a discrepância..

408876

[ ]s

Hahaha, tem que rir para não chorar.
Realmente ai não tem como funcionar, alguém tinha que ensinar o chinês que 10 mm² é de cobre e não de plastico!

Tinha pensado em comprar um desses cabos Heavy Duty que tem no eBay, mas sua ideia acho até melhor, a unica coisa e que não tem a praticidade de uma garra.

Chuva
03/05/2013, 15:50
Oi Thiago,

Mas eu soldei em cada ponta tanto esse terminal da foto quanto a garra.

A garra na verdade foi o apoio principal pra soldar tudo.

Agora no teste pesado como precisei é que não sei se vai funcionar. Se não funcionar vai o terminal de disjuntor industrial msm.. kkk

Soldei com aqueles ferros de solda a maçarico e bujão de gás. Tirei a ponta do ferro e usei o fogo direto pra derreter tudo. O estanho foi aquele fininho de eletronica mesmo. Foi um tubo inteiro, mas tá soldado!!

[ ]s

Thiago Pereira
03/05/2013, 18:19
Oi Thiago,

Mas eu soldei em cada ponta tanto esse terminal da foto quanto a garra.

A garra na verdade foi o apoio principal pra soldar tudo.

Agora no teste pesado como precisei é que não sei se vai funcionar. Se não funcionar vai o terminal de disjuntor industrial msm.. kkk

Soldei com aqueles ferros de solda a maçarico e bujão de gás. Tirei a ponta do ferro e usei o fogo direto pra derreter tudo. O estanho foi aquele fininho de eletronica mesmo. Foi um tubo inteiro, mas tá soldado!!

[ ]s

Entendi...
Legal, boa ideia!

Agora não tem como não funcionar!

Chuva
16/05/2013, 20:12
Hj faleceu de novo...

Bateria foi pro saco msm..

Testei meu "novo" super cabo de chupeta e mesmo com o contato fraco dos "jacares", o carro pegou de primeira com a chupeta do outro carro..

Resumindo: o problema do cabo chines de chupeta é o diâmetro pequeno do cobre do fio..

[ ]

DeMarco
28/07/2014, 09:26
Pessoal, aparentemente estou com o mesmo problema, mas a historia foi um pouco diferente.
Este é meu primeiro post aqui (eu gostaria de estar postando fotos bonitas e palavras alegres de aventuras com ela, mas a vida é uma danada!)

Comprei uma tracker 2009 ha 1 semana, 60mil km. No sabado fui de sampa a Mogi e quando voltei, ao parar por uns 10 min o carro não queria pegar, fazia um NÃO...NÃO...NÃO bem lento, tipo 1 segundo de intervalo.. dali só pegou no tranco..
Depois disso foram alguns dias pegando normal, até ontem depois de abastecer no posto após bate-volta em atibaia, apagão! Tranco de novo...
E hoje pela manhã, com ele frio, não pegou e aí sim fez o "Tec tec tec", igual ao Chuva.

Sei que tenho que leva-lo ao mecanico logo, até para fazer uma revisão geral, mas como ele está no 2o subsolo, queria tentar levar ele por conta, sem reboque :???:

vim para o trampo de taxi e agora estou aqui matutando
Se eu entendi bem, no seu caso foi a bateria Chuva? voce descobriu o que a estava drenando?

mas.marco
28/07/2014, 12:26
Pessoal, aparentemente estou com o mesmo problema, mas a historia foi um pouco diferente.
Este é meu primeiro post aqui (eu gostaria de estar postando fotos bonitas e palavras alegres de aventuras com ela, mas a vida é uma danada!)

Comprei uma tracker 2009 ha 1 semana, 60mil km. No sabado fui de sampa a Mogi e quando voltei, ao parar por uns 10 min o carro não queria pegar, fazia um NÃO...NÃO...NÃO bem lento, tipo 1 segundo de intervalo.. dali só pegou no tranco..
Depois disso foram alguns dias pegando normal, até ontem depois de abastecer no posto após bate-volta em atibaia, apagão! Tranco de novo...
E hoje pela manhã, com ele frio, não pegou e aí sim fez o "Tec tec tec", igual ao Chuva.

Sei que tenho que leva-lo ao mecanico logo, até para fazer uma revisão geral, mas como ele está no 2o subsolo, queria tentar levar ele por conta, sem reboque :???:

vim para o trampo de taxi e agora estou aqui matutando
Se eu entendi bem, no seu caso foi a bateria Chuva? voce descobriu o que a estava drenando?

Bateria amigao!
Vai na fé e bote uma nova;

PHMello
28/07/2014, 15:09
Pode trocar por outra!
Mas se ainda quiser testar, retire uma de outro carro( atenção na posição dos conectores) e coloque-a no lugar da sua, sem cabos de chupeta, pra ter certeza.
Abç e boa sorte.

MARCANGIANE
28/07/2014, 15:44
Bom dia amigo chuva

instale logo uma de 90 ou de 100 AH com um pico de partida de no mínimo 400 AH

DeMarco
30/07/2014, 08:22
Pessoal, obrigado pelas respostas, me deixaram mais tranquilo e fui direto na troca da bateria, era ela mesmo!

O carro é 2009 e ainda estava com a bateria original, uma AcDelco Gold 48Ah. Acabei colocando uma de 60, com pico de partida 530, porque segundo o vendedor do Emporio Das Baterias (melhor preço que achei com entrega em domicílio), era o máximo que poderia usar nesse modelo. (???)
Agora a Trackerzinha ta pegando bem mais rapido do que estava antes e fazendo logo aquele som bonito. Alias, que carro! Quando vi o carro no elevador da troca de oleo, fiquei impressionado com a beleza que é aquele chassi de longarinas.

Meu primeiro carro foi um monza tubarão 93 (que conheceu mais terra comigo do que muito 4x4 de madame por ai kkkk) e fiquei até o ano passado com ele!
Agora com um 4x4 as aventuras serão mais emocionantes ainda, e espero que quando eu postar de novo no forum seja para relatá-las!

Um abraço a todos
Davi De Marco