Ver Versão Completa : Instalação Turbina no Maxion 2.5
cassiouru
22/04/2013, 14:42
Olá a todos, meu carro já tinha uma pequena folga na turbina a algum tempo, mas nada de preocupante.
Porém agora começou a passar óleo demais pela turbina e inclusive na admissão, que está toda melada, parece que o óleo passa espirrando por ali.
A pressão da turbina continua normal, o carro faz mais fumaça que uma ranger normal, em marcha lenta fica saindo uma fumacinha bem de leve, e ao acelerar mais forte levanta uma nuvem preta (a bomba está com 1 volta).
Levei numa oficina de diesel da região que não tem fama de enroladores, eles trabalham seriamente.
Ele disse que a turbina já tinha uma folga no mancal e ainda dá pra rodar assim, mas é melhor trocar logo.
E disse que além disso também pode ser o respiro do motor.
É um maxion 2.5 euro I com 190.000 mil km
O motor ainda funciona como um reloginho, mas como quero ficar com esse carro é melhor arrumar o que tiver que arrumar.
Andei cotando turbinas.
Na international achei por R$:1.200,00
Na oficina que fez o diagnóstico uma Master Power por R$: 1.200, 00
Na internet na turbokit achei a original em base de troca por R$: 805,00 Porém tem cara de ser retificada e não nova.
E um colega do fórum achou por R$: 750,00 uma da master power comprada direto de fábrica.
Mas pensando comigo, seria trabalhoso demais colocar logo uma TGV da 2.8? Acho que dá pra achar uma TGV por um preço razoável em algum lugar... Vale a pena?
E a respeito do motor, os colegas mais entendidos tem alguma opnião?
Muito obrigado.
Daniel.Shimomoto
22/04/2013, 20:02
Olá a todos, meu carro já tinha uma pequena folga na turbina a algum tempo, mas nada de preocupante.
Porém agora começou a passar óleo demais pela turbina e inclusive na admissão, que está toda melada, parece que o óleo passa espirrando por ali.
A pressão da turbina continua normal, o carro faz mais fumaça que uma ranger normal, em marcha lenta fica saindo uma fumacinha bem de leve, e ao acelerar mais forte levanta uma nuvem preta (a bomba está com 1 volta).
Levei numa oficina de diesel da região que não tem fama de enroladores, eles trabalham seriamente.
Ele disse que a turbina já tinha uma folga no mancal e ainda dá pra rodar assim, mas é melhor trocar logo.
O motor ainda funciona como um reloginho, mas como quero ficar com esse carro é melhor arrumar o que tiver que arrumar.
Andei cotando turbinas.
Na internet na turbokit achei a original em base de troca por R$: 805,00 Porém tem cara de ser retificada e não nova.
E um colega do fórum achou por R$: 750,00 uma da master power comprada direto de fábrica.
Mas pensando comigo, seria trabalhoso demais colocar logo uma TGV da 2.8? Acho que dá pra achar uma TGV por um preço razoável em algum lugar... Vale a pena?
Muito obrigado.
Cassiouru;
Precisa ver o real estado da Turbina. Se a folga for pequena, até da para rodar mas o risco de um disparo do motor é grande e seu Maxion que funciona igual um reloginho estragar também.
Babacão no coletor de admissão pode ser respiro sujo. Já aconteceu com a minha e a limpeza do sistema acabou deixando tudo em ordem novamente.
Colocar um TGV é o melhor dos mundos mas o custo fica elevado, não apenas em decorrência da turbina que é mais cara como também da necessidade de se trocar o coletor de escape, uma vez que a flange do TGV é triangular e da WG comum é retangular de 4 parafusos.
Se aceita minha opinião, se você vier a trocar de turbina, compre turbina Garret. A Delphi também estava com preços competitivos e tem a tradição de ter sido uma divisão da General Motors (hoje não sei de quem é com a situação da GM).
Abraços
Edintruder
22/04/2013, 20:13
O óleo na frente da turbina é normalmente pelo respiro do motor. É normal trabalhar assim no maxion.
Só troca a turbina se tiver com muita folga ou se estiver fazendo muita fumaça branca quando estica o motor.
Drauzio.Macedo
22/04/2013, 20:18
Andei cotando turbinas.
Muito obrigado.
Aproveitando este tópico, gostaria de tirar uma duvida.
Minha pajero esta com 70 mil km e outro dia retirei a mangueira do intercooler e vi que estava com óleo, não muito, mas estava molhada.
Nao tem fumaça e pergunto...isso é normal ???
dalmolin
22/04/2013, 21:23
nunca ouvi um ser vivo dizendo que master power eh boa.
cassiouru
22/04/2013, 23:19
Olá pessoal, muito obrigado pela ajuda, vou analisar tudo essa noite, dar uma pesquisada a mais aqui pelo fórum e amanha eu decido, trocar a turbina eu realmente tenho que trocar, ela já tinha uma folga pequena quando comprei, isso só aumentou, não vou deixar meu motor ir pro saco por causa de uma turbina.
Amanha posto aqui novidades.
Minha pajero esta com 70 mil km e outro dia retirei a mangueira do intercooler e vi que estava com óleo, não muito, mas estava molhada.
Olá amigo, acho que posso responder essa, meu pai também tem uma pajero por volta dos 50k km, segundo consta é normal sim ter um pouco de óleo por ali, a do meu pai também tem e não fuma, exatamente como a sua.
Drauzio.Macedo
23/04/2013, 08:08
Olá amigo, acho que posso responder essa, meu pai também tem uma pajero por volta dos 50k km, segundo consta é normal sim ter um pouco de óleo por ali, a do meu pai também tem e não fuma, exatamente como a sua.[/QUOTE]
Obrigado, e boa sorte com sua turbina.
cassiouru
25/04/2013, 16:33
Chegou a turbina, comprei na Rede SOS Turbos do RS. Indicação de um colega do fórum.
A marca que eles trabalham lá é Biagio, resolvi dar uma chance pra ver se é boa a turbina. Li alguns relatos e não vi ninguém reclamado. Considerando que paguei R$: 800,00 pela turbina nova, acho que fiz um bom investimento, é bem mais barata que as outras opções que eu tinha.
407737407738407743407744
Chegou em dois dias, frete rápido e vendedor prestativo.
Semana que vem a ranger encosta na oficina e vai ficar pra instalação da turbina, revisão na BI, Bicos, etc, a analisar a situação do respiro do motor, ver ''qual é''.
Abraços! E Obrigado. Depois informo no que deu.
dalmolin
25/04/2013, 23:02
Chegou a turbina, comprei na Rede SOS Turbos do RS. Indicação de um colega do fórum.
A marca que eles trabalham lá é Biagio, resolvi dar uma chance pra ver se é boa a turbina. Li alguns relatos e não vi ninguém reclamado. Considerando que paguei R$: 800,00 pela turbina nova, acho que fiz um bom investimento, é bem mais barata que as outras opções que eu tinha.
407737407738407743407744
Chegou em dois dias, frete rápido e vendedor prestativo.
Semana que vem a ranger encosta na oficina e vai ficar pra instalação da turbina, revisão na BI, Bicos, etc, a analisar a situação do respiro do motor, ver ''qual é''.
Abraços! E Obrigado. Depois informo no que deu.justamente , tenho uma biaggio de MB 1620 na F250 , 100 % a turbina ta igual de como eu coloquei ela nova. Paguei 850,00.
cassiouru
25/04/2013, 23:11
Será que pia essa Biagio? A original da ranger 2.5 não pia nem com reza brava, colocando pente ela pia bem fininho fica até meio feio. Meu escape é direto to loco pra instalar logo e ver se vai alterar alguma coisa dos ruídos da turbina.
dalmolin
25/04/2013, 23:16
Será que pia essa Biagio? A original da ranger 2.5 não pia nem com reza brava, colocando pente ela pia bem fininho fica até meio feio. Meu escape é direto to loco pra instalar logo e ver se vai alterar alguma coisa dos ruídos da turbina.turbo piador eh garrett.
se for como a minha vai assoviar bastante.
http://www.youtube.com/watch?v=nvUj8u7bDRc
Pedro Eduardo Patussi
25/04/2013, 23:47
a minha turbina original da 2.8 pia...=X e acho horrivel caminhonete "novas" piando...pia é coisa pra f1000 e d20... e caminhão veio... kkkkkkkk
foi só tirar o silencioso dela...e coloca o escape saindo lateral...q as proprias curvas do escape ja fez a turbina piar =/
cassiouru
26/04/2013, 15:05
Pois é, as 2.8 piam bem mais fácil.
Vamos ver como essa Biagio se comporta.
Pessoal, fui na oficina hoje pra marcar o dia pra levar o carro e ter uma base do valor da mão de obra.
Eu perguntei quanto ele cobra pra tirar a BI e os bicos pra dar uma olhada. Ele falou que esse serviço custa R$: 400,00.
Achei um absurdo, está certo isso?
O serviço da turbina ele não sabe, tem que ver o tempo que vai levar.
Estou seriamente pensando em trocar em casa, sou familiarizado com mecânica e normalmente faço tudo no carro, só não mexo em partes mais críticas do motor pois tenho medo de ficar a pé.
Mas se esse cara tiver me roubando eu vou trocar em casa mesmo, andei lendo uns procedimentos e não parece coisa de outro mundo não.
Abraços!
Ramon Pires
26/04/2013, 16:49
Pois é, as 2.8 piam bem mais fácil.
Vamos ver como essa Biagio se comporta.
Pessoal, fui na oficina hoje pra marcar o dia pra levar o carro e ter uma base do valor da mão de obra.
Eu perguntei quanto ele cobra pra tirar a BI e os bicos pra dar uma olhada. Ele falou que esse serviço custa R$: 400,00.
Achei um absurdo, está certo isso?
O serviço da turbina ele não sabe, tem que ver o tempo que vai levar.
Estou seriamente pensando em trocar em casa, sou familiarizado com mecânica e normalmente faço tudo no carro, só não mexo em partes mais críticas do motor pois tenho medo de ficar a pé.
Mas se esse cara tiver me roubando eu vou trocar em casa mesmo, andei lendo uns procedimentos e não parece coisa de outro mundo não.
Abraços!
Troca em casa mesmo, tendo as chaves certo nao tem erro... só compre as juntas novas... 3 se nao me engano,,, a da descarga, da entrada entrada de o´leo e a do retorno p carter e deu... o resto é só chave...
E quanto a marca Master Power nunca vi ninguem reclama... até coloquei uma T300 na minha camionete, e axei bem boa... ta certo que a original dela é uma Garret e tava com uns 20 ano e ainda tava dando 1.4 kg... mas ja vi Garret de camionete nova (05-06) com o rotor atorado no meio... como diz... vai sabe...
DieselPower
26/04/2013, 22:13
cassiouru,
Você está em Criciuma, certo?
Bem pertinho de você tem uma Bosch Truck Service muito famosa, e que prepara a maioria dos caminhões que participam do arrancadão em Arroio do Silva. É a Zanotto Bosch Truck Service em Tubarão-SC.
Fica localizada ao lado da BR-101, bem na entrada da cidade. Na minha opinião, vale a pena uma visitinha.
Abraço.
cassiouru
27/04/2013, 00:18
cassiouru,
Você está em Criciuma, certo?
Bem pertinho de você tem uma Bosch Truck Service muito famosa, e que prepara a maioria dos caminhões que participam do arrancadão em Arroio do Silva. É a Zanotto Bosch Truck Service em Tubarão-SC.
Fica localizada ao lado da BR-101, bem na entrada da cidade. Na minha opinião, vale a pena uma visitinha.
Abraço.
Opa, não sabia dessa oficina não, com certeza irei visitar.
Eu até não me importo de pagar a mão de obra cara, mas desde que seja numa oficina competente, aquela que eu fui simplesmente não aparenta ter competência pra cobrar o que cobram.
Vou ver essa Zanotto com sim, muito obrigado!
Ola Amigos.... tenho uma euro 2 2001 CE 4x4 ... queria aumentar a potencia gastando relativamente pouco ... o que aconselham? fui num bombista conhecido em sp ... o fabio do cambuci nao sei se conhecem.... ele me indicou a troca dos bicos que ja ia pra 165 cv... cobra 2 mil pelo serviço .. esta no preço ? pensei tambem na turbina variavel ... alguem ja fez ? abraço!!
lincolnjb
03/06/2013, 19:25
Drauzio,
No intercooler são lançados naturalmente o vapor do óleo do respiro do motor. Assim, encontrar as mangueiras e o próprio Intercooler úmido de óleo por dentro é normal. Chega a ser positivo essa umidade pois ela acaba retendo a poeira fina que o filtro de ar não consegue segurar. Deixa de ser normal quando ao tirar a mangueira do Intercooler você verifica que ha óleo escorrendo de dentro dela (a ponto de pingar no chão).
Quando o óleo escorre ou pinga das mangueiras do Intercooler é sinal de motor ou turbina cansados e vale a pena avaliar melhor.
Abraços
RicardoFLN
14/06/2018, 18:54
Fala rapaziada!
Finalmente consegui juntar todas as peças necessárias pra fazer a instalação da turbina da Ranger 2.8 com geometria variável na minha 2.5. Segue uma foto das peças necessárias pra se fazer isso sem muitas gambiarras....rsrs
559121
Os itens são:
1-coletor de admissão
2-coletor de escape
3-junta coletores
4-mangote filtro de ar
5-mangueira intercooler/turbina
6-duto em "S" de alumínio de entrada da turbina
7-parte inicial do escapamento
8-braçadeira turbina/escapamento (do tipo V-band clamp)
9-junta turbina/coletor escape
10-tubinho retorno do óleo da turbina e junta
11-tubinho de respiro cárte/admissão
12-flexível de lubrificação turbina e bomba de vácuo, arruelas de cobre
13-espaçador do alternador
14-e claro, a turbina!
Optei pela turbina da Master Power. Os caras são conceituados junto aos preparadores de motores à gasolina. Vamos ver como se comporta em uma pra diesel e ainda com o enrosco do mecanismo da geometria variável!
Hoje pela manhã, coloquei a viatura no dinamômetro pra poder ter os números do antes e do depois, e assim fazer um bom comparativo. Segue o gráfico obtido:
559122
Espero com essa mudança ter um bom aumento de torque em rotações mais baixas. Assim vou poder trocar as relações de diferencial da atual 4,56 para a 4,10. Segue um gráfico que compara as curvas de potência e torque dos motores HS 2.8 com TGV, e com WG, e o HS 2.5.
559123
Por enquanto é isso! O fim de semana promete ser frio e divertido!:concordo:
Sds.
Junior84
15/06/2018, 02:37
:pipoca:
Já ouvi muito sobre isso. Mas nunca vi fazerem. acompanhando
Ldromachado
15/06/2018, 08:16
Acompanhando
Francisco Casal
15/06/2018, 09:19
Buenas moçada.
Ricardo, irá realizar o sonho de todos os usuários do hs 2.5, eu tenho muita curiosidade de como vai ficar essa viatura.
Abraço
Sergio c
15/06/2018, 10:11
Deverá ficar ótima Ricardo.
RicardoFLN
18/06/2018, 22:07
Atualização.
Galera, já tá bem adiantado a coisa! A retirada da turbina nesse motor quase que te obriga a fazer uma revisão no motor de arranque, uma vez que, com a turbina original não se consegue tirar o arranque com ela no lugar. Talvez com a turbina nova, pela posição diferente, até seja possível tirar/colocar o arranque sem sacar a turbina, só precisando retirar a parte inicial do escape. Amanhã pego as escovas e o automático novos (acabou quebrando o isolante onde prende a fiação).
Aproveitei tb para trocar a coifa da barra de direção, que por sinal não encontrei uma para reposição. Vou engembrar uma coifa de caixa de direção (pinhão/cremalheira) que encontrei num ferro velho.
Uma outra peça que precisa para a troca que esqueci de mencionar antes é a correia Poly-V, saí a 7PK1535, entra a 7PK1555. Isso por conta do espaçador colocado no suporte inferior do alternador, que tem distância entre furos de 63mm, e que fiz com um pedaço de chapa 6mm.
Também é necessário uma pequena mudança na forma como prende aquele "manifold" de vácuo que vai sobre o coletor de admissão.
Além disso, tive de fazer uma adequação do suporte do escapamento que vai preso no coxim ao lado da caixa de marchas. Ainda falta adequar o terceiro segmento do escape. Ainda quanto ao escape, o primeiro segmento que é preso à turbina teve de sofre uma leve "conformação à frio" :lol: para que a barra de direção não raspe nele. O pessoal da Tuper comeu bola e esqueceu desse detalhe! Nesse primeiro segmento tb tive de soldar o suporte do termopar da EGT.
Por enquanto é isso.
Sds.
RicardoFLN
21/06/2018, 19:33
Rapaziada, tá pronto!! Ou melhor, estava.....rsrsrs
Fui premiado com uma turbina defeituosa! Já retirei e levei na assistência técnica. Entraram em contato com a fábrica e estes pediram que a turbina fosse enviada de volta.
O problema; vazando óleo para a parte quente em quantidade que transformou a viatura no carro fumacê da dengue!:lol:
Bom, tirando esse "pequeno detalhe", nos 30 km que fiz com ela, deu pra perceber que vai dar um belo upgrade no desempenho.
559320
559321
Espero que o pós-venda da Master Power não me decepcione! Cometer algum erro, todos estamos sujeitos, agora como se conserta ele, é que mostra se a empresa é idônea ou não.
No aguardo dos próximos capítulos.
Sds.
titanium
23/06/2018, 07:16
Ricardo, antes de qualquer coisa, parabéns pelo projeto!
Mas fiquei com uma dúvida e se você puder esclarecer, seria ótimo para ajudar a mim e outros foristas.. Todos os itens da lista que você indicou são originários da Ranger? Teria algum ano/modelo específico?
Por acaso você conseguiu anotar PartNumbers de alguns dos itens abaixo? Faço essa pergunta por que as vezes se for no balcão de alguma autopeças o pessoal tem mais de um modelo para o mesmo ano do carro... aí não sei se essa diferença seria relevante.
Outro ponto, você adaptou esses itens em uma Ranger 2000, certo? Será que os primeiros segmentos do escape seriam compatíveis com uma Defender? (essa dúvida acho já acho mais difícil de responder, mas resolvi perguntar pq Vai Que você já viu uma Def por baixo.... rsrsrsrs)
"Os itens são:
1-coletor de admissão
2-coletor de escape
3-junta coletores
4-mangote filtro de ar
14-e claro, a turbina!"
Obrigado!
Abraço!
RicardoFLN
23/06/2018, 11:43
Ricardo, antes de qualquer coisa, parabéns pelo projeto!
Mas fiquei com uma dúvida e se você puder esclarecer, seria ótimo para ajudar a mim e outros foristas.. Todos os itens da lista que você indicou são originários da Ranger? Teria algum ano/modelo específico?
Por acaso você conseguiu anotar PartNumbers de alguns dos itens abaixo? Faço essa pergunta por que as vezes se for no balcão de alguma autopeças o pessoal tem mais de um modelo para o mesmo ano do carro... aí não sei se essa diferença seria relevante.
Outro ponto, você adaptou esses itens em uma Ranger 2000, certo? Será que os primeiros segmentos do escape seriam compatíveis com uma Defender? (essa dúvida acho já acho mais difícil de responder, mas resolvi perguntar pq Vai Que você já viu uma Def por baixo.... rsrsrsrs)
Obrigado!
Abraço!
Parceiro titanium,
Na verdade não precisei dos part numbers, mesmo porque a maior parte das peças eu comprei em desmanches. Segue a lista atualizada dos itens e como eu os obtive.
Os itens são:
1-coletor de admissão - desmanche
2-coletor de escape - desmanche
3-junta coletores - revenda MWM
4-mangote filtro de ar - desmanche
5-mangueira intercooler/turbina - casa especializada em borrachas
6-duto em "S" de alumínio de entrada da turbina - desmanche
7-parte inicial do escapamento - loja de escapamentos
8-braçadeira turbina/escapamento (do tipo V-band clamp) - desmanche de caminhões
9-junta turbina/coletor escape - revenda MWM
10-tubinho retorno do óleo da turbina e junta - desmanche
11-tubinho de respiro cárte/admissão - desmanche
12-flexível de lubrificação turbina e bomba de vácuo, arruelas de cobre - novo, mercado livre
13-espaçador do alternador - self-made
14-e claro, a turbina!" - distribuidora de auto peças
15-correia poly-V - distribuidora de auto peças
16-tubinho PU e conexão tomada de pressão LDA e manômetro - loja de conexões hidraulicas/pneumáticas
Sim, todos os itens são da Ranger 2.8, sendo que alguns tem de tomar cuidado pois existe a Ranger 2.8 com turbina TGV, e com turbina normal (WG). Se não estiver errado, esse modelo de Ranger "viveu" de 2001 a 2004 Isso é uma coisa que faz diferença por exemplo na primeira secção do escapamento, veja os links abaixo:
Escapamentos : TUBO DIANTEIRO ESCAPAMENTO RANGER CAB. DUPLA 2.8 2001 A 2004 (https://www.clickescap.com.br/en/escapamentos/10419-10420-atl-2017-detail)
Escapamentos : TUBO DIANTEIRO ESCAPAMENTO RANGER CAB. DUPLA 2.8 2005/... (https://www.clickescap.com.br/en/escapamentos/tubo-dianteiro-escapamento-ranger-cab-dupla-2-8-2005-detail)
Repare que apesar de parecidos, eles diferem no comprimento logo na junção do bocal, e tb que um é segmentado ao meio, o outro inteiriço.
Quanto a ele caber ou não no cofre das Defender, isso realmente vou ficar te devendo. Apesar de já ter rastejado por baixo de algumas Defenders :D, isso foi há 3 anos, e não me atentava a essa questão em específico na época! Acredito que na Defender haja mais espaço ali pro escape do que na Ranger.
Abs.
titanium
24/06/2018, 06:55
Poxa Ricardo, muito obrigado pelo vasto esclarecimento e orientação!
Agora tanto eu quanto qualquer um fica mais tranquilo de chegar no desmanche ou na loja e adquirir os itens para o upgrade com mais segurança.
Esse é o tipico post que agrega muito valor ao fórum!
=D
Valeu!!
Forte abraco!
Coophamat
24/06/2018, 12:53
O intercooler do 2.5 é do 2.8 são iguais?
RicardoFLN
24/06/2018, 13:11
O intercooler do 2.5 é do 2.8 são iguais?
Não são. O dá 2.8 tem mais profundidade, a altura e largura dos dois são iguais.
A minha viatura já está com o intercooler da 2.8, troquei já faz bastante tempo. Inclusive acabei retirando a coifa da ventoinha e nem coloquei-a de volta.
Independente de qual seja, um bom upgrade sem dúvida é tira-lo daquele lugar ruim onde ele é instalado originalmente. Tenho planos de colocá-lo em frente ao condensador.
Sds.
Coophamat
24/06/2018, 20:22
Um que deve ficar bom é o da ranger 3.0, o radiador e o intercooler deve ser plug and play, a única diferença que a 3.0 é fluxo cruzado. Ele também fica por traz do condensador, mas creio que não deve perder tanta eficiência assim.
Francisco Casal
27/06/2018, 19:42
Alguma novidade Ricardo em relação a turbina??
RicardoFLN
27/06/2018, 20:37
Alguma novidade Ricardo em relação a turbina??
Francisco,
Sim. Entrei em contato hoje fim de tarde com o SAC da Master Power, uma vez que o cara da assistência técnica aqui da região é um baita de um enrolador!
Expliquei a situação, dei o número da peça e em um minuto me enviaram o laudo técnico por e-mail. Atendimento nota 10!
Foi efetuada a análise dimensional de todos os componentes da turbina e não foi encontrado nada fora dos padrões.
Estou estudando as possibilidades do porque do ocorrido e já tenho as minhas suspeitas. No entanto nem vou especular sobre nada agora, assim que eu tiver a resposta para o problema, pode acreditar que eu posto aqui.....mesmo que tenha sido motivado por uma baita cagada minha, daquelas de dar com a cabeça na parede :parede:.....kkkkk
Abs.
Bom dia
Tenho um moto PS 2.8 sem cabeçote, você sabe se o cabeçote da 2.5 hs , serve ?
grato!
Legal esses projetos, geralmente os mecanicos fogem dessas modificações.
Se a turbina no meu 3.0 der problema comigo, penso em colocar uma TGV também, acho o 3.0 muito manco antes da turbina entrar. e não sei se chipar resolve.
sallespickup
04/07/2018, 20:02
Francisco,
Sim. Entrei em contato hoje fim de tarde com o SAC da Master Power, uma vez que o cara da assistência técnica aqui da região é um baita de um enrolador!
Expliquei a situação, dei o número da peça e em um minuto me enviaram o laudo técnico por e-mail. Atendimento nota 10!
Foi efetuada a análise dimensional de todos os componentes da turbina e não foi encontrado nada fora dos padrões.
Estou estudando as possibilidades do porque do ocorrido e já tenho as minhas suspeitas. No entanto nem vou especular sobre nada agora, assim que eu tiver a resposta para o problema, pode acreditar que eu posto aqui.....mesmo que tenha sido motivado por uma baita cagada minha, daquelas de dar com a cabeça na parede :parede:.....kkkkk
Abs.
se a turbina não tem problema, então só um motivo pra ela babar oleo como vc relatou, retorno obstruido, ou com pouca caida, pois o outro motivo, no seu motor não é possivel, que seria respiro ligado no coletor de admissão
Francisco Casal
05/07/2018, 01:16
Bom dia
Tenho um moto PS 2.8 sem cabeçote, você sabe se o cabeçote da 2.5 hs , serve ?
grato!
Acredito que seja o mesmo, pode ser que mude ângulo do comando e as válvulas do 2.8 serem maiores, mas o comando de válvulas fica no bloco
RicardoFLN
05/07/2018, 12:00
se a turbina não tem problema, então só um motivo pra ela babar oleo como vc relatou, retorno obstruido, ou com pouca caida, pois o outro motivo, no seu motor não é possivel, que seria respiro ligado no coletor de admissão
Parceiro, antes fosse retorno obstruído, aí seria fácil resolver.
A verdade é que o tubo de retorno é o original da 2.8. A entrada no bloco do retorno é idêntico na 2.5 e 2.8.
O respiro claro não é ligado ao coletor de admissão pois no coletor existe pressão positiva, não funcionaria como respiro! O respiro é ligado antes da entrada fria da turbina, onde há depressão. Sim, mas isso não é direto, passa pela válvula PCV e ciclone (são uma peça só). A válvula PCV é zero.
Abri o cárter pra verificar, pois tinha suspeita que o retorno do óleo, via parte inferior do ciclone, não estivesse com o tubo no cárter, que faz a saída dele ficar abaixo do nível de óleo. Caso estivesse faltando, eu teria pressão dentro do ciclone. Está tudo certinho. Por sinal foi um baita malabarismo retirar o carter. Tive de levantar o motor um pouco (sem desconectar nada) e soltei o diferencial dianteiro apoiando-o no chassi!
Conferi tb a mangueira que faz a ligação da parte de baixo do bloco com a tampa de válvulas, ok.
Sds.
RicardoFLN
09/07/2018, 20:32
Então rapaziada, infelizmente a turbina vai ter de esperar.
Meu motor apesar de estar bom, já tem uma idade avançada. A pressão que a TGV descarrega no coitado parece estar sendo demais pra atual situação dele. Pra fazer a turbina original descarregar 1 bar, tu tem de meter o pé na bomba, com a TGV 1 bar dá quase que direto! O vazamento de compressão pro cárter (blow-by gas) é tanta que o sistema de respiro não dá conta do recado. Sim, eu poderia fazer alterações como: um sistema de respiro decente, ou mesmo deixar aberto pra atmosfera, regular o atuador das palhetas da TGV pra diminuir a pressão, dentre algumas outras coisas. No entanto como estou prestes a fazer uma viagem grande em setembro (Terra Ronca, Jalapão, Serras das Mesas, das Confusões, das Capivaras e Mantiqueira) que deve beirar os 10.000 kms, preferi voltar ao estado anterior e garantir uma trip com menos chances de problemas. Até mesmo pq tenho mais um monte de coisas pra fazer na viatura até lá.
Uma coisa é certa, em termos de desempenho, a TGV é um salto quântico!:D A Ranjola vira um carro! Eu fico com um desejo estranho de que o motor vá pro pau logo....kkkk, e ao mesmo tempo quero que ele dure mais um monte ($$$).
Vou estudar com detalhe as diferenças entre os pistões e anéis da 2.5 e 2.8, pois não descarto um aumento de cilindrada futuro.
O bom disso tudo é que fiquei bem íntimo "do lado de cá do motor" pois desmontei arranque e desmontei alternador, deixando-os zero bala (eu espero...rsrs). Soma-se ainda a troca da correia dentada que fiz antes de começar a mexer na turbina, que foi uma aventura à parte!
Era isso. Fico devendo essa!:concordo:
Sds.
Coophamat
09/07/2018, 21:09
Esse vazamento de compressão se dá pelo desgaste dos anéis/camisa do cilindro?
Francisco Casal
09/07/2018, 21:10
Bah amigo, depois de toda mão, todo esse tempo parado e toda essa angústia. Uma pena mesmo, tinha uma curiosidade muito grande sobre como iria ficar o resultado. Mas segue o jogo.
RicardoFLN
09/07/2018, 21:40
Esse vazamento de compressão se dá pelo desgaste dos anéis/camisa do cilindro?
Sim, essa pode ser uma das causas. O cilindro vai ficando ovalizado com o passar dos km's, fazendo com que os anéis não vedem com tanta eficiência. Outros motivos para perda de compressão são: trancamento do(s) anel(is) devido a depósito de carvão, má vedação nas válvulas e espelhamento das camisas/cilindro.
Sds.
RicardoFLN
09/07/2018, 22:16
Bah amigo, depois de toda mão, todo esse tempo parado e toda essa angústia. Uma pena mesmo, tinha uma curiosidade muito grande sobre como iria ficar o resultado. Mas segue o jogo.
Ah parceiro, eu nem esquento muito com isso, mesmo porque sei que uma hora vai sair. Teve suas vantagens todo esse trampo! Uma delas foi que deixei a viatura de back-up afinadinha, uma Variant 75! Por sinal já não aguento mais o pessoal perguntando na rua se eu quero vende-la.....kkk
Valeu pela força!
Abs.
RicardoFLN
09/07/2018, 22:26
Acredito que seja o mesmo, pode ser que mude ângulo do comando e as válvulas do 2.8 serem maiores, mas o comando de válvulas fica no bloco
Segundo as especificações técnicas dos manuais de serviço de ambos motores, os cabeçotes são idênticos!
Abs.
Coophamat
10/07/2018, 10:07
Sim, essa pode ser uma das causas. O cilindro vai ficando ovalizado com o passar dos km's, fazendo com que os anéis não vedem com tanta eficiência. Outros motivos para perda de compressão são: trancamento do(s) anel(is) devido a depósito de carvão, má vedação nas válvulas e espelhamento das camisas/cilindro.
Sds.
Vc me fez pensar uma coisa interessante agora, minha 3.0 tem um consumo de óleo devido ao desgaste do motor, recentemente dei 3/4 de volta na westgate da turbina, pq a pressão não atingia 1,5 bar. Depois do aperto ela passou um pouco dessa pressão chegando a 1,54 bar, ocorre que o consumo de lubrificante aumentou depois disso e creio que deve ser por esse motivo. Vou voltar na pressão que estava antes, até porque não percebi diferença no desempenho.
Francisco Casal
10/07/2018, 14:16
Vc me fez pensar uma coisa interessante agora, minha 3.0 tem um consumo de óleo devido ao desgaste do motor, recentemente dei 3/4 de volta na westgate da turbina, pq a pressão não atingia 1,5 bar. Depois do aperto ela passou um pouco dessa pressão chegando a 1,54 bar, ocorre que o consumo de lubrificante aumentou depois disso e creio que deve ser por esse motivo. Vou voltar na pressão que estava antes, até porque não percebi diferença no desempenho.
Pode aumentar/aparecer vazamentos inclusive. Eu não aumentaria pressão de turbina em hipótese alguma.
sallespickup
05/08/2018, 19:05
Ricardo vc voltou a turbina original e parou de soprar???
RicardoFLN
06/08/2018, 09:37
Ricardo vc voltou a turbina original e parou de soprar???
Parceiro, te refere ao vapor de óleo quando abre a tampa de abastecimento?
Se for isso, nem teria como parar, uma vez que sempre saiu vapor de óleo pela tampa quando aberta, desde que comprei.
Faz menção de sair um pouco de fumaça azul pelo escape quando põe a turbina pra mandar pressão. Ela fica meio disfarçada pela fumaça preta.
Quem sabe, o dia que eu fizer esse motor, coloque um manômetro no cárter pra ir acompanhando como esse negócio de pressão escapar pra baixo evolui. Abrir a tampa e observar o vapor me parece meio bruxaria. Sou da opinião de que se tu queres comparar a evolução de alguma variável ao longo do tempo, precisas de números.:concordo:
Abs.
Alguma atualização do projeto?
RicardoFLN
19/03/2019, 21:39
Alguma atualização do projeto?
Nada. Tá dormindo. Só quando o motor for pro pau! A desgraça é que o bichinho está bom, mantendo as condições originais de trabalho, obviamente. Em 8000 km não baixa nem 600 ml de lubrificante. Ops, nem tão originais assim, afinal estou usando lubrificante 20w50!
Esses dias tirei a TGV da caixa e fui ver como era a gradualidade do funcionamento do atuador das palhetas da turbina, com auxílio de um medidor de pressão absoluta que tenho. Fiquei meio contrariado pois ele não é gradual. As palhetas nem se mexem até 0,9 bar, ai depois disso abre quase tudo meio de supetão. :pensativo:
Att.
Marcos Milan
06/06/2019, 15:17
vou instalar uma TGV na minha f1000, ja estou com uma turbina nova TGV da mahle e o coletor usadado da ranger 2,8 junto com a primeira curva do escapamento, mas meu mecânico esta demorando pra liberar para eu ir instalar, ahh e estou com um jogo de bicos novos também, meu motor ja foi retificado, eu não sei mas deve estar com uns 70mil km, eu tenho essa f1000 desde 2007. completar com ar condicionado também
Francisco Casal
10/06/2019, 21:51
Ricardo, faz uns 45 dias, ganhei uma turbina zeradinha da Altec turbos, com rotor 5mm maior que o original, e fizeram a regulagem fina dela 15 dias atrás, e regularam a abertura da geometria com 0,7 de pressão, mas que ao andar poderá chegar a 1,2 de pressão, antes de ajustarem, a pressão de abertura era 1,1 e a pressão em uso era 1,6 o que era bastante. Em tempo, estou muito satisfeito com essa turbina nova deles, ela diminuiu a fumaça preta, esta mais cinza agora (maior vazão de ar), motor ficou bem mais elástico, acelera bem até 3500 rpm (antes a partir 2800 ela ia perdendo tesão), consumo não se alterou, e a turbina é zerada, a antiga por melhor que estivesse tinha uma folga consideravel no eixo dos rotores. No mais to muito contente com o produto deles, e logo eles estarão colocando no mercado para venda. A intenção deles é que com essa turbina, vc possa abrir um pouco a bomba, sem ter problema de ter mistura com muito diesel podendo condenar anéis.
RicardoFLN
10/06/2019, 23:02
Opa, legal Francisco! 1,6 é coisa hein! Cuidado pra não estampar o formato do cabeçote na chapa do capô do motor!!!:)
Pois então, essa é uma coisa com a qual sei que vou gastar algum tempinho pra aprender a afinar.
Abrir o débito é "regulagem" tosqueira, talvez nesse teu caso aí com o aumento do rotor, até se justifique.
Antes de abrir débito (acompanhado de mudança nos parâmetros da turbina, como tu fez) tem as regulagens da LDA que são negligenciadas pela maioria!
3500? Nã! Não foi feito pra isso.....dispenso...rsrs
Abs.
Francisco Casal
01/07/2019, 07:51
De fato parceiro 1.6 bar era muita coisa, mas rodou assim 15 dias apenas, agora está com 1,2 bar originais.
Eu não tenho intenção de abrir débito, acho que ela ta andando bem, e não é lá muito econômico o motor 2.8, quando digo que ela estica bem até 3500 rpm, é que ele se comporta bem nessas rotações, não que eu use elas, 2500/3000 rpm eu troco marcha, se for no plano até 2200 rpm troco, motor é muito bom de baixa 1500 rpm ele esta "cheio".
Povo,
Uma divida sobre essa turbina. A aletas do variável são acionadas por vácuo ou pressão como a usa WG?
[]
RicardoFLN
24/10/2019, 11:17
Povo,
Uma divida sobre essa turbina. A aletas do variável são acionadas por vácuo ou pressão como a usa WG?
[]
Acionadas por pressão positiva.
Acionadas por pressão positiva.
Então o acionamento é exatamente como as turbinas com WG?
Ou haveria algum controlador eletrônico disso?
[]´s agradecidos pela resposta
RicardoFLN
24/10/2019, 11:41
Então o acionamento é exatamente como as turbinas com WG?
Ou haveria algum controlador eletrônico disso?
[]´s agradecidos pela resposta
Essa em particular não tem qualquer coisa eletrônica. Nas mais modernas o papo é outro.
Att.
Marcos Milan
09/12/2020, 09:50
essa em particular não tem qualquer coisa eletrônica. Nas mais modernas o papo é outro.
Att.
eu instalei a turbina tgv na f1000 2.5, a impressão que tenho é que troquei o motor. Mudou completamente, fiquei impressionado com o desenpenho.
RicardoFLN
09/12/2020, 12:34
eu instalei a turbina tgv na f1000 2.5, a impressão que tenho é que troquei o motor. Mudou completamente, fiquei impressionado com o desenpenho.
Sim Marcos, a mudança é significativa. Eu estou de TGV tb, sendo que passei meu 2.5 pra 2.8.
Para retardar o travamento do sistema de movimentação das aletas, as dicas são: Usar S-10, usar óleo lubrificante com o menor teor de cinzas sulfatadas, fazer o sistema de abertura das aletas funcionar (ou seja dar uma esticadas pra pressão chegar na máxima).
Sds.
Ademar Ferracioli
09/12/2020, 20:43
Ola,
alguém tem noticia se já foi feita a tentativa de adaptação desta turbina TGV em motor MWM 2.8, que equipa, S10, Troller, X Terra e vários caminhões pequeno e micro ônibus,
como achar estas informações
Abraços
RicardoFLN
09/12/2020, 22:16
Ademar,
Essa adaptação está nos planos do meu brother, pro Sprint 2.8 que ele vai colocar em uma F-75. É completamente possível, basta fazer as flanges.
Sabias que esse motor MWM 2.8 tinha uma versão equipada com TGV original de fábrica (de acionamento tb mecânico como a TGV discutida aqui)?
Tanto motor quanto turbina, fabricados no Brasil e exportados pra europa. Equipavam o furgão da Volkswagem LT35, de 2002 a 2006.
Sds.
Ademar Ferracioli
10/12/2020, 15:36
Blz, vou acompanhar este topico,
meu motor e mecânico, esta rodando na minha rural ja oito anos, esta com 130 mil km, sempre estou fazendo umas
melhorias na veterana(nome da rural), a ultima agora foi a colocação do coletor de escape da D'marco, melhorou só um tiquinho
abs
Marcos Milan
02/06/2021, 13:14
ok, na fmil ~com a turbina TGV o ponteiro da turbina sobe muito rápido, ele sobre rápido pra 1,5 e se ajusta pra 1,2 de pressão, acho que é a resposta da turbina abrindo a geometria pra abaixar a pressão
Marcos Milan
02/06/2021, 13:24
Eu instalei o cambio eaton fso2405A no motor 2.5 maxion. As primeira e esperados resultados foram uma primeira marcha mais forte/reduzida e uma quinta um pouquinho mais longa. Mas se colocar o fso2405B não tem diferença na quinta marcha. Esse resultado mencionado é na f1000 hsd 2.5 equipada com o cambio mazda. Mesmo cambio e mesmo motor da ranger 2.5 hsd.
HF-Campos1980
17/05/2022, 11:49
Pessoal desculpe encomodar mas qual modelo de turbina seria bom para Ranger Maxion 2500 para melhorar bem em baixa e pouca coisa na alta ? no caso quero turbina sem ser variavel tipo as turbinas tipo T ou APL
HF-Campos1980
17/05/2022, 11:54
E outra coisa quais as indicacoes de medidas da parte quente e fria ?
Ezequiel 123
28/01/2025, 11:57
Fala rapaziada!
Finalmente consegui juntar todas as peças necessárias pra fazer a instalação da turbina da Ranger 2.8 com geometria variável na minha 2.5. Segue uma foto das peças necessárias pra se fazer isso sem muitas gambiarras....rsrs
559121
Os itens são:
1-coletor de admissão
2-coletor de escape
3-junta coletores
4-mangote filtro de ar
14-e claro, a turbina!
Optei pela turbina da Master Power. Os caras são conceituados junto aos preparadores de motores à gasolina. Vamos ver como se comporta em uma pra diesel e ainda com o enrosco do mecanismo da geometria variável!
Hoje pela manhã, coloquei a viatura no dinamômetro pra poder ter os números do antes e do depois, e assim fazer um bom comparativo. Segue o gráfico obtido:
559122
Espero com essa mudança ter um bom aumento de torque em rotações mais baixas. Assim vou poder trocar as relações de diferencial da atual 4,56 para a 4,10. Segue um gráfico que compara as curvas de potência e torque dos motores HS 2.8 com TGV, e com WG, e o HS 2.5.
559123
Por enquanto é isso! O fim de semana promete ser frio e divertido!:concordo:
Sds.
Boa tarde tem o contato pra me passar umas dicas,estou com o projeto de colocar tgv na minha
RicardoFLN
28/01/2025, 17:18
Boa tarde tem o contato pra me passar umas dicas,estou com o projeto de colocar tgv na minha
Ezequiel, pergunte por aqui! Vai que tuas dúvidas possam servir pra algum outro forista no futuro.
Sds.