Conectar

Ver Versão Completa : Gasolina e Alcool no CJ5

wladimircapelo
27/09/2005, 21:32
Ouvi o relato de um colega, cujo jeep esta equipado com um motor semelhante ao meu (opala 6cc), afirmando que sempre que abastecia, colocava uma parte do tanque com gasolina e o restante com alcool, pois assim saia mais barato.

Nunca tive coragem de fazer isso pois me pareceia um absurdo. O que vocês acham dessa prática. Isso é possível?

Abraço.
Wladimir

CJ 60
28/09/2005, 18:57
E já fiz mistura assim no meu CJ não sei se chegou a ser 1/2 a 1/2.. olha até q andou.. unico problema é q c mto frio.. dava trabalho pra pegar.. mais nada q um poko de gas num frasco de desodorante naum resolva !!

[]´s

wladimircapelo
28/09/2005, 20:42
Wilson,

Qual o motor que você estava usando? Você sentiu alguma diferença na performance do carro? Com que frequencia você abastecia dessa forma? Desculpe a curiosidade, mas derepente pode ser uma opção....

Wladimir

CJ 60
28/09/2005, 22:09
Wilson,

Qual o motor que você estava usando? Você sentiu alguma diferença na performance do carro? Com que frequencia você abastecia dessa forma? Desculpe a curiosidade, mas derepente pode ser uma opção....

Wladimir

Tenho o BF161, olha não deu pra sentir (uii :putz: ) pq naum fiz isso mto.. fiz pra ir em 2 passeios nos quais precisava do tanque cheio, mais jeepão saindo da oficina vai ser assim e ele vai andar no famoso "Rabo de Galo".. atualmente sem chance... PT FDP !!!

abraçao

Carlos ZN
29/09/2005, 13:45
Olá Amigos,

Acho que não funciona, com esta mistura acaba gastando mais, motor a alcool é um e motor a gasolina é outro, tem diferenças na taxa de compressão.
Já tiva carro a alcool e colocava gasolina e ficava chocho por os dois tem uma queima diferente, mas pegava no frio que é uma beleza mas não valia a pena.
Como o amigo disse é ruim de pegar quando está frio, pois depois que a camara de combustão aquece queima até xixi.
Sei que 1/2 a 1/2 não existe pois 25% da gasolina é alcool ai vira 1/4 de gasolina e 3/4 de alcool.

SmootH_
29/09/2005, 13:52
eu ja pus, e nao senti diferneça, mas depois me disseram que nao é bom faze isso, então nao faço mais

ribon
29/09/2005, 13:55
Eu estou usando alcool 90% e 10% de gasolina no BF...

Só não esta 100% ainda pq não terminei o sistema de partida a frio e afogador.

Até.

Gustavo de Olliveira
29/09/2005, 13:58
OLA AMIGO PELO QUE SEI VC PODE COLOCAR ALCCOL PURO NO SEU BF SEM PROBLEMA NENHUM , DOIS COLEGAS QUE TEM JÁ ANDAM A TRES ANOS COM ALCOOL E NÃO TIVERAM PROBLEMAS , É SÓ MEXER NO CARBURADOR , FUNCIONA IGUA A GASOLINA .

Carlos ZN
29/09/2005, 14:11
Olá Amigos,

Eu esqueci!!!!

O alcool corroe que é beleza, peças internas do carburador, o carburador a alcool vem com uma proteção, e o escapamento pelo acumulo de agua, aproveitando por falar de agua no alcool tem muita, por isto que chama ALCOOL HIDRATADO.

ribon
29/09/2005, 14:23
Carlos,

Nossa gasolina é tão "hidratada", quanto o álcool.

Concordo com vc que coroe não só o carburador e escapamento, mais também bomba e outras partes. Creio eu que nada muito alem do que já ocorre normalmente...

Infelizmente só uso álcool a menos de 1 mês. Gostaria de estar usando ele já a mais de um ano para lhe falar com plena certeza...

Uma coisa eu lhe falo com certeza hoje... Meu jeep esta muito mais redondo no álcool do que estava na gasolina... Fora que o bolso (principalmente), agradece e muito.

Abraço.

wladimircapelo
29/09/2005, 20:03
Colegas.

Acho que pode valer a pena... Vou experimentar uma mistura na proporção de 70% de gasolina e 30% de alcool, por algum tempo, para ver como funciona. Depois deixo o meu relato para vocês.

Wilson dei uma olhada no seu album de fotos e achei muito legal a tampa de gasolina que você esta usando no seu jeep. Como você fez?

Grande abraço.
Wladimir

Beto Lacerda
29/09/2005, 20:08
Vou experimentar uma mistura na proporção de 70% de gasolina e 30% de alcool,

basta abastecer com gasolina em qualquer bomba :mrgreen: :mrgreen: essa é quase a proporção que todos usam pelo alcool que ja vem na gasolina

Eduardo Felix
29/09/2005, 20:17
Boa Noite

A 3 anos atras fis uma adaptação no carburador da minha rural (R$30,00)e a partir dai uso alcool puro sem problemas algum por esse tempo.
Meu motor e´original BF161

Eduardo Felix

wladimircapelo
29/09/2005, 20:18
É verdade!!! :lol:

Mas o preço.... :?

wladimircapelo
29/09/2005, 20:24
Saudações Eduardo.

Que tipo de adaptação foi feita? Pelo baixo preço vale a pena.

Wladimir

Beto Lacerda
29/09/2005, 20:25
:lol: :lol: eu estava brincando com vc ... entendi que pretende colocar 1/3 de alcool no tanque ...
não recomendo ...
vai consumir mais que se fizer uma adaptação ocm criterio , troque os gigles , manda banhar o carburador e arco nele ....
[]'s 100% defensor do uso do Alcool

SmootH_
29/09/2005, 20:28
eu tenho receio de usa alcool, pois muitos me falam pra nao usa, pq nao vale a pena e etc... :roll:
mas bem que tenho vontade de usa alcool no jeep

wladimircapelo
29/09/2005, 20:33
Valeu Beto!! Eu sei que você estava brincando... :lol: :lol: aliás quem vem brincando com todos nós é esse governo. :cry:

Vou conversar com o meu mecanico e ver por quanto sairia um adaptação dessa. Outra opção que venho cogitando é colocar GNV... o problema é o preço. Aqui no Ceará eles estão oferecendo uma promoção de r$500,00 em bônus de abastecimento para quem instalar.

Abraço.
Wladimir

Tatão
29/09/2005, 20:34
num sei não :pensativo:

la no montanha off road (divinolandia), fiz a trilha toda atras de um jeep passado a alcool...(bf161, o que o cara fez pra passar a alcool, eu num sei)

o cara parou tres vezes para reabastecer ( com os galões) e eu num parei nenhuma :pensativo:

sei lá, pode ser defeito no jeep do cara......

(defensor da gasolina.......)

Carlos ZN
29/09/2005, 20:35
Boas Amigos,

Não sou contra o alcool e sim a favor pelo preço, mas adapitação tem que ser bem feita.
Só de pensar que pode abastercer o Jeep nas trilha porque tem sempre um alambique no caminho.

Tatão
29/09/2005, 20:50
tem sempre um alambique no caminho.

hehehe....

aí é pra abastecer o jipeiro, não o jeep!!!!!!!

hehehe

Beto Lacerda
29/09/2005, 20:54
o normal numa adptação bem feita é o carro gastar 30% a mais no alcool isso se da a diferença de energia dos dois combustiveis ... e digamos que o cara tivesse secado o tanque 40 lts e os dois galões de 20 lts daria 80 lts de alcool a R$1,1 ou seja 88 reais , enquanto vc usou um tanque de 40 lts de gasosa a R$2,4 ou seja R$96,00 ... vc pagou R$ 16,00 pela paticidade de não reabastecer ...
rodar no alcool é muuuuuito mais barato , só fica um pouco menos barato na entre safra mas mesmo assim ainda é mais barato ...
[]'s

Tatão
29/09/2005, 21:18
$96,00 ... vc pagou R$ 16,00 pela paticidade de não reabastecer

podis crê...
eu num tinha pensado por essse lado :oops:

ce ta certo

abraços....

wladimircapelo
29/09/2005, 21:21
realmente com o preço absurdamente alto da gasolina, o alcool sai infinitamente mais barato. Você acha que o motor 6cc do opala, por ser muito robusto, se adaptaria fácil ao alcool?

Tatão
29/09/2005, 21:30
acha que o motor 6cc do opala, por ser muito robusto, se adaptaria fácil ao alcool?

que eu saiba, o que mais conta pra se saber se um motor vai se dar bem no alcool, é sua taxa de compressão...
se voce troca os gicle, adianta o ponto , e outra cositas mais, o motor deve funcionar no alcool beleza,
mas num é a mesma coisa de um motor original a alcool

(põe injetor de gasolina pra dar partida frio,, assim vc economiza bateria, motor de arranque etc..)

CJ 60
30/09/2005, 00:02
Colegas.

Wilson dei uma olhada no seu album de fotos e achei muito legal a tampa de gasolina que você esta usando no seu jeep. Como você fez?

Grande abraço.
Wladimir

Wladimir.. em resumo é simples.. vc precisa do obvio.. a tampa.. :palmas: .. e do tanque da moto pra recortar o encaixe e fazer a funilaria.. ai acho q vc chama de lanternagem.. qquer coisa eu até fiz um passo a passo do q fiz e os problemas.. se quiser me deixa seu email q t repasso..

Zepi
30/09/2005, 06:51
Olá amigos!Vou meter o meu bedelho só um pouquinho...
Um observação a essas inúmeras questões e cálculos,minha rural está saindo da reforma,então pego gasolina aos poucos,com a famosa garrafa "PET",só para fazer o motor funcionar.Pois bem,numa dessas idas ao posto,por uma coincidência,levei uma garrafa transparente e qual foi meu espanto quando vi a cor da "gasolina"...quase transparente!!!Tudo bem daquele momento em diante carregava sempre a mesma garrafa,cada vez em um posto diferente.Resultado:Todos iguais!
Senti uma grande diferença quando vi meu chapeador com uma garrafa cheia de gasolina de um posto que eu não tinha ido,e aquela realmente tinha a cor de "guaraná"(ou tinha corante...)
Então acho que muitas vezes usamos proporções bem parecidas com as que relatam nossos amigos,e o pior é que nem sabemos...
Não sabemos o que colocamos no nosso tanque.Alguém falou que no álcool tem água,por ser hidratado, muito bem,mas será que não existem substâncias muito mais danosas aos nossos motores que estão inrustidas na bomba??? :pensativo: :pensativo:
Alguém solicitou um teste em algum posto???Ou quantidade de água???
Tinha um amigo que trabalhava em posto em minha cidade,e perguntei a ele se realmente a "aditivada" era aditivada,e ele me disse que enquanto não faltasse ,sim,mas quando começavam a diminuir os tanques ocorria uma "mistura",e depois disso nunca mais paguei a mais por gasolina aditivada.
Acho que no momento o único combustível que não passível de alteração,pelo menos no posto,é o GNV!

Abraço.

ribon
30/09/2005, 09:57
Receita para passar o BF para álcool.

Troca do giclê -> .29 (eu já estava usando este na gasolina, então não tenho diferença nisto).
Troca do difusor -> Original é com abertura interna de 27mm, tem de ser feito outro com 24mm.

Só isso já é suficiente.

Melhorias:
Tem de ser colocado um afogador, para aqueles que não possuem mais.
Tem que ser adaptado um injetor de gasolina.

Soma da brincadeira:
Difusor em alumínio -> R$40,00
Giclê .29 -> R$6,50
Cabo para afogador (estou usando o cabo de abrir capô do Chevett antigo, serve o do Corcel I) -> R$20,00 um novo (se achar) ou R$10,00 um em desmanche (se achar tb).
Kit de injetor de gasolina -> R$60,00
Adaptar o espigão no carburador -> R$15,00 (onde liga a mangueira do injetor).

Total da brincadeira -> 40,00 + 6,50 + 20,00 + 60,00 + 15,00 = R$141,50 (isso para fazer um trabalho de qualidade).

Ou

R$46,50 para rodar no álcool.

Quem quiser adaptar e tiver problema com alguma das partes acima eu tenho tudo menos o cabo de Chevett.

Abraço.

Eduardo Felix
30/09/2005, 14:19
Boa Tarde

Eu modifiquei somente o venture que no original tem a medida de 27mm ,agora esta com 24mm sem troca de gigle estou fazendo 5Km na estrada e 4Km na cidade sem acelerar muito (caprichando no pe´),qualquer coisa estamos a disposição.

Eduardo Felix
Rural 4x4 1973 arcolica

SmootH_
30/09/2005, 16:09
considerando que o consumo(combustivel) é maior e o consumo($$$) é menor
eu gostaria de sabe quais são as vantagens e desvantagens de usa alcool no jeep, oq vai estraga com mais facilidade, se vai estraga muita coisa, etc.
abraço!

ribon
30/09/2005, 22:08
Smooth,

Vc "pode" ter problema com:

* carburador;
* tanque;
* bomba de combustivel.

Acho que só....