Ver Versão Completa : Problemas com Pneus Grabber MT 33 x 12,5 pol
Amigos,
Bem, recentemente tive problemas com os pneus da Azulinha... :(
Entrei em contato com o pessoal da Grabber e não fiquei muito satisfeito com o resultado do laudo técnico que fizeram do pneu!!!! :evil:
Gostaria da opinião de pessoas que entendessem um pouco mais que eu sobre o assunto, para saber se vale a pena tentar ressarcir o prejuízo através de outros meios ou não!!!
Então vamos à história... :arrow:
Desde que a comprei, em janeiro de 2003, rodo com pneus Grabber MT 33 x 12,5 pol em rodas Mangels 15x10 off set -44. Geralmente rodo com 32 a 35 lbs de pressão, chegando a 38 quando muito carregada.
Após mais ou menos 28 mil quilômetros, notei o aparecimento de uma bolha na lateral externa do pneu traseiro direito (como vocês podem notar na foto).A bolha não aumenta de tamanho. Pode ser defeito de fabricação?
Dias depois o pneu apresentou um furo... consertado com aqueles macarrões.
Alguns meses e quilômetros depois, rodando com a Azulinha sem carga, a uns 40 km por hora, em uma estrada de cascalho e chão batido, ouvi um estouro do lado do motorista. A viatura perdeu o embalo, e quando parou tinha certeza que o pneu tinha ido embora... :roll:
Para minha supresa, não foi o pneu com a bolha, e sim o pneu traseiro do lado esquerdo, que não apresentava nenhum sinal de desgaste irregular ou reparo anterior. O pneu rachou!!!! :shock:
Enviei os dois pneus para análise na Continental, e as respostas foram:
Ruptura por choque e/ou impacto acidental - Deformação repentina da carcaça atingindo um obstáculo à alta velocidade, principalmente se o pneu estiver sendo utilizado com baixa pressão de inflação e/ou sobrecarga, pois nesta condição as paredes laterais ficam mais expostas. Choque contra objetos contundentes, tais como guias, blocos de sinalização de pista, desníveis acentuados de pontes, etc... PRODUTO NÃO APRESENTA FALHAS DE FABRICAÇÃO E/OU MÃO DE OBRA
Avarias or reparos e/ou consertos - Devido a reparos efetuados por terceiros, fora de especificação ou repado mal realizado, reparos em regiões do pneu não recomendado pelo fabricante, tais como laterais, etc.. excesso de escariações ou acima do tamanho recomendado. PRODUTO NÃO APRESENTA FALHAS DE FABRICAÇÃO E/OU MÃO DE OBRA
Comprei dois pneus novos e instalei na frente. Passei os da frente para trás, sem trocar de lado. O pneu com bolha ficou de estepe. Então dias desse notei que o pneu (agora) traseiro esquerdo está com a borracha soltando!!! Digo, parece que tem uma minhoca (tira) de borracha, medindo uns 2 cm x 5 mm saindo da lateral... não aumenta de tamanho, nem vaza ar... :-( Em breve postarei fotos dele também...
Então eu me indago :?:
1-) Visto que a bolha surgiu antes do pneu furar e precisar ser reparado, o laudo faz algum sentido? Como provar que a bolha apareceu primeiro? É obrigação minha ou deles provar a ordem dos fatos?
2-) Compro um pneu 100% off road, com garantia total segundo o vendedor. Um pneu 100% off road não deveria resistir a um choque ou impacto acidental? Não estava em alta velocidade... e não bati em nada naquele dia!!!! Até fiz o caminho de volta a pé, para ver se identificava alguma pedra ou algo parecido, e não achei!!!!
3-) De 4 pneus comprados na mesma oportunidade, 3 apresentaram problemas... isso é normal? Ou a Azulinha teria algo a ser corrigido? :parede:
Enfim, fica aqui a minha experiência com pneus da Grabber. :pensativo:
Não volto mais. Realmente são discretamente melhores que os BF no barro, mas a durabilidade e resistência ficaram devendo... não compro mais. Vou experimentar os BF MT da próxima vez...
Se alguém pude elucidar um pouco mais minha ignorância, agradeço!!! :mrgreen:
Abraços,
=Loras=
Edintruder
27/09/2005, 19:06
Não comprem pneus da GRABBER!!! Vamos lançar essa campanha para NOSSA segurança e a da NOSSA família!!! :shock: :evil: :evil: :evil:
wilson ghetti
27/09/2005, 19:12
É por isso que cada vez mais eu gosto dos Bf's, abraços, e acho que vc deveria recorrer sim, pois se não me engano a Firestone teve problemas nos EUA, que era exatamente o mesmo, ruptura da banda de rodagem.
Abraços de solidariedade...
samukanvas
27/09/2005, 19:49
:stop: :stop: :stop:
Pessoal, se for assim, vamos parar de andar de avião... já caíram váááários.... :roll: :lol:
Acontecem erros de produção, mas nesse caso pode haver uma explicação.... vamos por partes. :pensativo:
Não vendo grabber, mas já usei e uso em minha Cherokee... até agora só felicidade. :dance:
Por acaso já foram usados com baixa pressão em trilhas? :pensativo:
Ahhh... mais uma coisa: pneus off road não são indestritíveis... :discordo: os on road na maioria dos casos são mais resistentes a impactos de buracos por ex. :concordo:
Eriksom Teixeira Lima
27/09/2005, 21:40
35 libras normalmente, 38 quando carregada :?: :!: :?: :!:
Na minha camper eu uso 25 libras sempre. Tô achando que é excesso de pressão. Aliás, nem sei se o pneu aguenta tudo isso de pressão, Confira na lateral.
Com relação ao "macarrão", ele não é conserto, é remendo emergencial. Você tem de parar depois e consertar corretamente com vulcanização.
Eriksom
Rogério Tortato
27/09/2005, 21:48
eu não posso falar por mim, pois nunca tive pneus graber.
posso entretanto repassar o que ouvi.
essa marca tem problemas sim.
já ouvi muitas reclamações de usuários da mesma.
algumas recapadoras não aceitam ou não gostam de pegar carcaças graber. porque?
tenho um amigo com pneus grabber 35 em seu jeep. só de olhar no perfil lateral do pneu se percebe que ele é "todo angulado" (com ondulações). os demais são todos perfeitamente lisos.
no meu jeep tem pneus koreanos hankook que achei que seriam uma porcaria, pois quando comprei foram os mais baratos que achei. já fiz de tudo com eles. rodei com 30 libras e em muitos lugares com 12 libras, passei em pedreiras, areia, subi guias, trilhas em meio a galhos e troncos e nunca nem furaram. tenho eles há já quase tres anos e nem um furo sequer.
confesso que rodei muito pouco, acho que menos de 10.000 km com o jeep neste período, mas sempre em terrenos ruins, para não dizer péssimos.
agora, de quatro pneus tres dão problemas? é 75%!!! é absurdo. não há condução imprópria que cause isso. ou vão querer dizer que voce estava em alta velocidade com o jeep? bateu forte a ponto de estourar tres pneus? isso é laudo de quem não quer pagar!
se fosse voce procurava o juizado do consumidor da sua localidade. é "de gratis", não precisa advogado, o máximo que pode acontecer é voce perder (o que não acredito) e mesmo assim não terá prejuízo nenhum, nem mesmo que pagar custas ou honorários. e o melhor de tudo: em se tratando de direito do consumidor, ocorre a inversão do ônus da prova, ou seja, eles é que terão de provar que foi voce quem estragou os pneus andado inadequadamente. voce não tem que provar nada. agora, me diga, como eles vão provar que voce andou inadequadamente em um veículo off road, com pneus off road, em trilhas off road?
quanto à velocidade, todos sabem que jeep não atinge as "altas velocidades".
abraços.
Também estou achando que esta usando muita pressão.
O que certamente seria a causa destes problemas relatados.
Parece que os BFs também tem muitos problemas, mas mais nos AT.
Já vi falarem problemas nos MTRs, mas fora um caso, foram trocados na hora.
Não sei se um realmente melhor que outro, mas aparentemente para mim o pos venda da goodyear esta parecendo melhor.
Pena que não tem um Goodyear ATS 35, pois seria certamente minha proxima opção.
samukanvas
27/09/2005, 22:27
Não sei se é pressão alta não viu.... :pensativo: geralmente pneus podem receber pressão alta tipo umas 50 lb.... vem escrito em sua lateral e é bem abaixo do ponto perigoso de acidentes.... :roll:
Acredito que se fez trilha com pressão baixa e deu umas porradas a ponto de deformar o trançado de malhas da banda de rodagem e paredes, a probabilidade pode ser maior de detonar o pneu...
Pneus podem rodar com pressão alta e tem até um nivel máximo, mas alguém já ouviu falar de nível mínimo? tipo uma goodyear falar: "na trilha usem 5 lb que melhora muito"? não! Geralmente a pressão de trabalho é uma média de 30lb no asfalto, lama, pedra etc....
Rogério Tortato
27/09/2005, 23:21
vejam gente,
eu costumo rodar com pressão entre 20 e 25 libras.
acho que realmente 35 ou quarenta é muita pressão, algo desnecessário.
muita pressão que digo é no sentido de não ser preciso tudo isso e quem sabe até atrapalhar em alguma trilha, pois pressão demais não permite que o pneu deforme e se amolde ao terreno.
agora, jamais ouvi dizer que 30 ou 40 libras de pressão fosse excesso a ponto de danificar um pneu.
aliás, quando troquei os pneus de uma mits que tive, o representante me disse para rodar com 30 ou 35, pois em curvas poderia haver risco de destalonamento.
agora, eu não conheço as especificações da grabber, talvez seja diferente. se for, desde já me redimo e retiro tudo o que disse, mas não acredito que seja.
abraços.
Tem pneu que a pressão maxima é 36, 32 ou menos psi.
ramiro_eli
28/09/2005, 01:08
Segundo o Edu da 3K, os Bf's 33' tem pressao máxima de trabalho a 35lbs.
Eriksom Teixeira Lima
28/09/2005, 08:57
Cada pneu em cada tamanho tem uma pressão. Da mesma forma, cada pneu tem uma carga máxima que ele suporta.
Tá tudo escrito na lateral do pneu.
Pelo meus poucos tostões acumulados, isso pode ser derivado de um buraco no ASFALTO, no qual você caiu com o pneu muito cheio, ou pior, e muito comum, caiu com os freios travados. Muitas vezes, na hora não acontece nada, mas as lonas ficam cortadas, e com o rodar vão enfraquecendo até estourarem.
Uma vez cai dentro de um buraco na BR-101 na ida para o Nordeste, na altura de Eunapólis. Eu fui até Pernambuco, rodei por lá, e voltei. O pneu desmancho exatamente como o seu 5 km antes de Vitória. Aliás, um desmanchou e outro soltou vários gomos.
Como eu disse, na Camper uso Grabber 35 com 25 libras. Na Ram, uso BF/AT 16 com 45 libras na traseira e 50 na dianteira.
Para saber a pressão ideal, use a velha técnica do "molhar e rodar" na garagem
Eriksom
Jeanilson
28/09/2005, 11:31
Meus 2 cents,
Munca usei Grabber, mas sempre escutei que esses pneus são menos resistentes do que os outros MTs que existem no mercado. Inclusive parece que a espessura da lateral do Grabber é a menor de todos. :?
No fora-de-estrada já useu Pirelli e atualmente estou usando GT Radial. Com os Pirelli só tenho elogios pois já os maltratei bastante (buracos, raspada em morros, cascalhos, etc...) e nem o balanceamento perdia. Já os GT Radial ainda é um pouco cedo para falar mas até agora parecem ser bem resistentes (e pesados).
Agora isso tem que ser levado a sério, pois pneu é item de segurança do veículo. :x
[]'s de quem já teve um pneu estourado à 120km/h na estrada.
samukanvas
28/09/2005, 12:14
http://www.generaltire.com/generator/www/us/en/generaltire/automobile/themes/van/extreme_traction/grabber_mt/print_data_en.pdf
Olha em max inflation pressure....
Tb continuo achando que pressão muito baixa e porrada no pneu deforma a trama interna e pode facilitar a ocorrência do problema :concordo:
Sergio Rocha
28/09/2005, 13:46
Eriksom
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
[]' :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
samukanvas
28/09/2005, 13:57
Eriksom
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
[]' :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Os gomos devem fazem uma marca com a água molhada no chão dizendo a área que o pneu está tocando no chão.... se estiver muito cheio com, só aparece os gomos do meio centralizados do centro... vazio os das pontas nas laterais do lado aparecem mais fortes.... :pensativo: é isso?
Sergio Rocha
28/09/2005, 14:17
Tá parecendo com o teste da farinha. :lol: :lol: :lol:
[]'
samukanvas
28/09/2005, 14:26
Esse eu não conheço.... como faz? http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif
leopoldo
28/09/2005, 16:36
Na minha opinião, o tipo de ruptura apresentado na foto é típico de alta pressão que pode eventualmente ser associada a problemas de fabricação ou com um agente perfurante como uma pedra.
Se fosse dano de impacto o padrão do rasgo seria de um X e não a linha reta que vemos.
E essas bolhas são defeitos sim.
Sugiro entrar em contato com a fabrica e não com o representante.
Sergio Rocha
28/09/2005, 19:01
Esse eu não conheço.... como faz? http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/taunt.gif
Na proxima trilha eu te explico. :mrgreen:
[]'
Edintruder
28/09/2005, 19:10
A Ranger manda colocar 50 Lbs nos peneus traseiros quando carregada! Se esses pneus equipam esse tipo de veículos, eles tem que atender as exigências do mercado. Se não o fazem, não são seguros. O mais importante e grave foi a saída pela tangente do problema, não se preocuparam nem em pedir os outros 2 pneus do mesmo lote para testes!!! O serviço pós vendas é -10 !!! A Firestone sofreu com processos de um acidente ocorrido com um pneu que soltou a banda de rodagem e fez a Explorer capotar (que estava com o tal pneu) e acabou por morrer uma pessoa. Eles recolheram todo o lote de pneus tanto novos quanto em uso. A Grabber tinha que passar por algo parecido para dar mais valor ao consumidor que a sustenta! :evil:
Rogério Tortato
28/09/2005, 19:28
eu moro em Mato Grosso, onde, em geral, as estradas não são boas.
tive já uma mits e uma hilux e gosto de camioneta pq, mesmo em estradas ruins, esburacadas, é possível viajar a mais de 100 Km/h e, simplesmente "patrolar" os buracos, como se diz por aqui.
nunca tive problemas com pneus nas camionetes, nem furar furaram.
é claro que existem buracos, os quais evito, que certamente estourariam o pneu, roda e até suspensão, mas isso não é o caso.
tenho também um jeep com pneus 33 que já mencionei. ele não teria nem velocidade e nem estabilidade para viajar na buraqueira, pois isso, acho que seria dificil dizer que os pneus do jeep estragam porque, em alta velocidade, bateram em um buraco. ainda mais tres pneus.
abraços.
leopoldo
28/09/2005, 19:41
.....A Firestone sofreu com processos de um acidente ocorrido com um pneu que soltou a banda de rodagem e fez a Explorer capotar (que estava com o tal pneu) e acabou por morrer uma pessoa. Eles recolheram todo o lote de pneus tanto novos quanto em uso. A Grabber tinha que passar por algo parecido para dar mais valor ao consumidor que a sustenta! :evil:
Isso foi nos EUA onde uma ação em cima deles é um prejú de no mínimo "uns milhãozinho" de dólares
aqui no BraZil, onde se recebe os refugos da produção, que se danem nós.
se voce morrer capotando por causa de uma porcaria dessas......quem vai processar quem?
quando chegar ao juiz, a revenda joga para o representante que joga para o importador que joga para a empresa que transportou que joga para o agenciador que joga para o vendedor que joga para o fabricante que joga o seguinte para o juiz:
mas no brasil não tem garantia !
Já se passaram 100 anos e depois alguém descobre que mandaram por engano pneus que foram reporvados para o uso nos EUA........
Eriksom Teixeira Lima
28/09/2005, 20:59
Na proxima trilha eu te explico. :mrgreen:
[]'
POAMNPAP
Qué-qué-isso, bravos cariocas, tão parecendo aquele povo lá daquela beira de lagoa bem no sul do país, aquela terra dos doces
:lol: :lol: :lol: :lol:
Eriksom
Rogério Tortato
28/09/2005, 23:46
companheiro Leopoldo.
mais uma vez tenho que discordar de voce.
realmente no Brasil, o sistema judiciário é mais complicado e está longe de ser ideal, como aliás, tudo mais.
mas não existe essa história de um jogar a responsabilidade para as costas do outro.
é o seguinte, fabricante, importador e representante tem a mesma responsabilidade. é claro que fica dificil processar o fabricante lá dos EUA, por isso, os representantes daqui respondem em caso de defeito, tendo sim responsabilidade.
é claro que o brasileito não tem o costume de procurar os direitos que tem, talvez até pela dificuldade de acesso e isso acaba criando um mau costume nos fornecedores.
é aquela história. o cara vai empurrando com a barriga, a maioria dos clientes insatisfeitos preferem deixar pra lá e, um ou outro mais "chato" (que na verdade não é chato, mas alguém cheio de razão que sabe brigar por seus direitos) procura a justiça.
se de 10, um só procurar os seus direitos, o fornecedor deixou de pagar 9, o que é um baita lucro a curto prazo. é claro que, com o passar dos tempos, a notícia se espalha e a freguesia vai sumindo, mas isso já é outra história.
desculpe ter me estendido tanto.
abraços.
leopoldo
29/09/2005, 00:06
...mas não existe essa história de um jogar a responsabilidade para as costas do outro...
Ah! é :shock:
exemplo 1:
você lembra do jato da TAM que caiu emSP?
aconteceu e acontece exatamente isso e até hoje um culpa o outro .... do fabricante ao usuário final.
o processo está rolando, rolando, rolando ....... ainda.
exemplo 2:
Eu tinha uma furadeira tipo cordless da black&decker importada pela rede pão de açucar que depois de um tempinho deu problema.
fui na loja, que me mandaram ao representante, que me mandaram ao fabricante em SP, que me aconselhou a entrar em contato com o fabricante nos EUA, que me madou procurar a assitencia técnica em SP, que me falou que não tem mais peça por ser importada, que.......... desistí.
Faz isso com um cliente nos EUA.
Não é uma questão só de justiça. É de cultura e das coisas serem mais razoáveis. Até + que nos EUA porque lá é um exagero sem fim.
A não ser ai no mato grosso que se o cara não cumpre o que diz amanhece vendo a terra sob outra perpectiva ..... não é ?
Elmer_Jeep
29/09/2005, 01:12
Aqui o povo diz que quando o cabra amanhece com a boca cheia de formiga é pq dormiu comendo chocolate
:lol: :lol: :lol:
[]'s
Rogério Tortato
29/09/2005, 10:49
Leopoldo.
nos dois estamos falando exatamente a mesma coisa.
no caso da TAM, eu não conheço o processo, e até acho que possam estar, (TAM e FOKKER) discutindo entre si a responsabilidade, mas isso é para ver qual dos dois vai experimentar o prejuízo final.
com relação aos passageiros (familiares), quero acreditar que não haja tal discussão, no caso, as empresas de transporte, seja aéreo, seja terrestre ou fluvia/marítima, são concessionarias de serviço público e, nesta condição respondem com responsabilidade objetiva com relação aos seus clientes.
responsabilidade objetiva, no direito, quer dizer que tem que indenizar de qualquer forma, independentemente de ter agido com culpa no evento que causou o dano. é claro que haverá muita discussão com relação ao valor da indenização. tanto que, muitas famílias, naquele caso, acionaram a TAM pela justiça americana.
já no seu caso, é exatamente o que eu disse. se voce for pessoalmente, é lógico que o comerciante vai querer "tirar o dele da reta". mas na justiça é diferente. a lei diz que todos tem responsabilidade solidária. ou seja, queiram ou não, venderam o produto, representaram o produto, importaram o produto, são responsáveis, mas aí depende da justiça.
como voce mesmo disse, desistiu e por isso não chegou a ver esta fase.
um abraço.
Rogério Tortato
29/09/2005, 10:55
só para constar, leia o que diz o art. 18 do código de defesa do consumidor:
Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
salientando que voce não vai conseguir aplicar a regra a força, precisará da justiça para tanto. ela não vai te procurar, voce deve procurá-la. problemas de lentidão ou ineficiência existem, mas já é outra coisa.
abraços.
Duda Lopes
29/09/2005, 11:50
Eu também uso os Grabber no meu Jeep e 2 deles, estão com aquelas bolhas que aparecem nas fotos acima.
Me parece que é a qualidade dos pneus que não é muito boa.
[]´s,
leopoldo
29/09/2005, 12:03
Concordo com você Tortato. :concordo:
é que às vêzes, a coisa toda cansa, mas deixemos isso pra lá pois o assunto aqui é pneu estourado.
:shock:
Rogério Tortato
29/09/2005, 18:54
voce está certo Leopoldo.
desculpem se me empolguei, mas esses descasos acabam irritando a gente.
voltemos ao assunto pneus.
abraços.
Galera,
Ouvi de um professor de direito na faculdade a seguinte frase:
"A justica nao protege quem dorme" :wink:
Ou seja, se voce nao acionar, pressionar seguindo as normas juridicas estabelecidas nao consegue nada.
Alias, isto vale ate para orgaos publicos e concessionarios de servicos.
Eu sempre que tenho problemas reclamo, brigo, aciono e etc. Ate hoje nao fiquei no prejuizo.
Ja enfrentei problemas com a CEG, GM, TIM, Mattel, etc. Prejuizo nunca fiquei.
Abracos
André-4WD
30/09/2005, 22:21
Faz um mes q peguei a dona Rural e ela ja veio com Grabber MT 33 x 12,5. Os dianteiros estao com mais borracha do que os traseiros.
Preocupado com o relato do Loras, hoje examinei cuidadosamente os pneus, lado externo e interno.
Nao encontrei nenhuma bolha como aparece na foto ENTRETANTO um pneu da frente ( que teoricamente é mais novo) esta com uma fissura na borracha em quase toda circunferencia da roda. Essa fissura está praticamente na metade da altura do pneu. Minha maquina esta com problemas e nao tenho como tirar foto para postar aqui. Assim que der, toco aqui!!!
Por outro lado, alguem comentou das ondulaçoes no perfil do pneu. Dos 4 pneus, 2 apresentam tais ondulações!!
Fiquei muito preocupado com a falta de qualidade do pneu e a insegurança decorrente.
A titulo de informação: eu to rodando com 26 libras. O proprietario anterior disse que ele usava 25 lbs.
Edintruder
01/10/2005, 14:05
O caso da TAM estava rolando é a culpa do Comandante. O sistema da aeronave tinha detectado o defeito no relé da reversão da turbina e desacelerou automaticamente o reator após a rolagem da decolagem, o comandante então acelerou o reator novamente, o sistema tornou a desacelerar e o comandante novamente acelerou e segurou a manete de potência à frente, desestabilizando completamente a aeronave que tem capacidade para realizar a subida e retorno ao aeródromo com apenas um reator em funcionamento. A declaração da Fokker é que o piloto não obedeceu ao procedimento padrão nesses casos e o que poderia ter sido um incidente se transformou num terrível acidente.
leopoldo
01/10/2005, 16:44
.....é a culpa do Comandante.....
:discordo: é beeem assim.
Mas como não estou autorizado a falar pois até onde eu sei a justiça ainda está correndo, vai ficar por isso mesmo. Nem devia ter tocado no assunto :parede:
Vamos falar só de pneus :concordo:
Eriksom Teixeira Lima
01/10/2005, 17:42
Leopoldo,
O último corpo a ser identificado era de um colega de trabalho. Você tem toda a razão, não é nada disso mesmo.
Vamos falar do que entendemos que é de pneus. Se é que entendemos. :twisted:
Como eu disse, no caso desse pneu, eu acho que o problema foi derivado de excesso de pressão combinado com choque frontal/lateral (ou seja, no ombro do pneu), tipo subir eu calçada, cair em buraco na rua/estrada. Enfraqueceu a malha, depois de um tempo ela rompeu.
Eriksom
leopoldo
01/10/2005, 18:09
Concordo com você.
Só que quanto às bolhas ..............
E para vocês que gostam de assunto "PNEU", no site da Goodyear tem uma ótima apostila sobre pneus:
http://www.goodyearaviation.com/img/pdf/aircraftmanual.pdf (direto)
http://www.goodyearaviation.com/tech.html (para baixar)
:concordo:
Marcelo Leitão
02/10/2005, 20:04
Pessoall,
Andei lendo este tópico e acho que tenho algumas coisas para dizer.
Muitos de vcs me conhecem, mas para os que não me conhecem: meu nome é Marcelo Leitão, sou empresário do ramo de pneus tenho revendas oficiais Pirelli e sou especializado em pneus para Off Road e Rallye.
Minha família esta no ramo de pneus a 65 anos, tenho reformadora de pneus e atua diretamente no negócio desde 92.
Sou examinador credenciado Pirelli e examino de 5 a 10 pneus por mês.
Mais de 1000 carros passam pela minha loja mensalmente, ou seja, eu já vi e continuo tendo contato com muitos casos: acidentes e defeitos.
A minha experiência com pneus GEneral Grabber MT começou em 99. Já devo ter comercializado uns 30 jogos de MT nas medidas 30, 31, 33 e 35.
O que posso dizer deles:
Nunca detectei nenhum defeito de fabricação nestes pneus vendidos ou em outros do mesmo modelo que pude observar. (pelo menos que tenha chegado a meu conhecimento ou análise, vendido por mim ou por outros)
Porém em comparações de durabilidade muitos cliente me relataram insatisfação. Porém é bom ressaltar que alguns tb se manifestaram satisfeitos com a durabilidade.
Tive um alto índice de acidentes por cortes laterias em pneus 33. Mas em todos os casos que tive feed-back foram casos notórios de acidentes e mal uso... cortes em pedras, tocos de madeira, arame farpado e impactos em obstáculos em altas velocidades em raids... sempre por pilotos arrojados.
Tive muitos casos tb de acidentes parecidos com pneus 33 Mud Terrain da BF Goodrich, que na minha região até alguns anos atrás eram os mais usados nesta medida.
É impossível analizar pneus apenas com fotos. É muito importante vê-los e senti-los ao vivo. Alguns sinais sempre acabam revelando as verdadeiras causas do acidente ou do defeito (que são raros mas existem)
Pelos relatos e fotos e pelas estatísticas o primeiros casos (bolha lateral e estouro) parecem ser casos típicos de acidentes... o primeiro por impacto e o segundo por rodagem com pressão insuficiente.
Furos, vazamentos, consertos mal feitos e a consequente rodagem com pressão insuficiente é de longe o principal fator de acidentes com pneus.
Não estou dizendo que o pneu foi simplesmente mal calibrado, acima ou abaixo do ideal. Estou falando de vazamentos de ar, por diversos fatores entre os mais comuns destaco:
1- Válvulas e bicos ressecados, quebrados ou mal apertados
2- Furos simples de pregos
3- Outros furos
4- Vazamentos por rodas (muito comum em pneus sem câmara usados para off road)
5- Vazamentos em consertos inadequados (99% dos consertos realizados por borracheiros e muitas lojas, o tipo macarrão, são tecnicamente errados, pois são provisórios e tÊm consequÊncias dessastrosas)
Resumindo... o que provavelmente aconteceu no estouro foi que o pneu foi perdendo pressão por um vazemento qualquer... mais provavel pelos consertos tipo macarrão) e depois de trabalhar com baixa pressão, a temperatura aumentou, os cordonéis laterais se partindo ocasionando o estouro. Já ví dezenas de casos em pneus de carro, camionete, jipes e caminhões.
MAs sem examinar é impossível afirmar. POde ser tb um objeto que penetrou no pneu e causou a explosão e outras dezenas de causas.
O que posso dizer é que apesar de saber que já pode ter acontecido em algum lugar do Brasil ou do mundo (como no caso dos pneus da Firestone), nunca ví um pneu simplesmente estourar por falha de fabricação. Todos os casos de estouro que examinei havia evidÊncias claras de acidente: impactos sobre obstáculos e buracos, com ou sem baixa pressão, baixa pressão por vazamentos diversos (consertos, válvulas, rodas, camaras de ar), objetos cortantes e em alguns casos pneus velhos e ressecados.
Pneus velhos e ressecados irão dar um capítulo a parte no livro que um dia irei escrever sobre pneus.
É muito comum pneus com mais de 5 anos apresentarem vazamentos ou simplesmente estourarem em um momento de stress (freiada, buraco comum, velocidade) ou simplesmente estourar. NA verdade geralmente o pneu sempre avisa antes de um estouro, fica torto, desloca a suas estruturas e aí sim estoura. MAs muitas vezes se estamos em viagem e o pneu em questão está na traseira é simplesmente impossível perceber.
POr isso que as dicas para evitar acidentes são:
1) Trocar sempre os bicos das rodas (todas as trocas de pneus)
2) Trocar sempre as câmaras de ar (anualmente)
3) Trocar sempre as rodas de liga quando amassarem (consertos em rodas de liga são condenados pelo Imetro) Se vc quiser andar 100% seguro terá que jogar fora rodas de liga amassadas.
4) Nunca usar pneus com mais de 4 anos de idade. (isso inclui pneus estepes que ficaram quardados)
5) Sempre conferir a calibragem e sempre que um pneu pedir mais que 3 libras, pode saber que tem vazamento
6) Assim que possível substituir os consertos provisórios feitos pelo borracheiro da estrada, por consertos definitivos "a frio". (nunca faça consertos vulcanizados a quente em pneus radiais sem câmara.
7) Nunca engatilhe pneus. Pneus sem câmara (com exceção de alguns usos off road) devem ser usados sem câmara. Se o pneu não para de vazar... troque-o. Se deu bolha lateral, joque fora. SE cortou na lateral= lixo. Não existe conserto seguro para lateral de pneu. Truco quem falar o contrário.
Acreditem em mim. Eu devo passar a minha vida profissional inteira sem ver um acidente causado por falha de fabricação em pneus. Falhas acontecem, mas as graves são detectadas na primeira inflagem do pneu ou nas primeiras horas de uso. 99% dos pneus que eu já examinei estavam estragados por acidentes, mal uso, buracos, consertos mal feitos e principalmente vazamentos diversos. O pneu mesmo que esteja com defeito irá avisa-lo. Irá fazer, irá deslocar, vibrar...'acidentes acontefem quanto não levamos a sério os sinais, quando engatilhamos os pneus com cÂmaras de ar e fazemos consertos irresponsávéis. Acreditem...
Rogério Tortato
02/10/2005, 21:30
Marcelo Leitão,
realmente, pelo que disse, acredito que voce deva entender muito de pneus.
então, por favor, já que o tópico é sobre possíveis defeitos em razão da qualidade (ruim) dos Grabber, nos esclareça.
no tópico inicial, o jogo de pneus do colega, deu defeito em 75%, ou seja, de 4, só sobrou um para contar a história.
muitos aqui já estão reclamando desta marca, embora muitos também a estejam defendendo.
acho que a porcentagem, entretanto, não está a favor da Grabber.
peço uma ajuda, para entendermos a questão. veja, a Pirelli coloca milhares de pneus pra rodar todos os anos, mas falemos só dos que rodam em camionetes e jeeps. voce tem alguma estatística, qual a porcentagem que dá problema? e quanto a BF, Good Year, etc.
a Grabber, pelo que sei, e não sei muito, só está no mercado brasileiro com estes off road importados, deve ter vendido muito pouco, se comparado às outras marcas. do pouco que vendeu, vejo muita insatisfação, ou estou errado? tem também alguma estatística desta marca?
faço estas perguntas só para enriquecer esta discussão, pois, particularmente, jamais compraria pneus desta marca.
grato.
Jeanilson
02/10/2005, 21:57
Oi Marcelo, muito boa a sua explicação. :concordo:
Só algumas dúvidas:
...Tive um alto índice de acidentes por cortes laterias em pneus 33. Mas em todos os casos que tive feed-back foram casos notórios de acidentes e mal uso... cortes em pedras, tocos de madeira, arame farpado e impactos em obstáculos em altas velocidades em raids... sempre por pilotos arrojados...
Pneus projetados para o uso Off-Road não deveriam suportar esses "maus-tratos" (pedras, tocos de madeira e etc)? ou pelo menos deveriam ser bem mais resistentes do que os pneus "comuns"? :pensativo:
...4) Nunca usar pneus com mais de 4 anos de idade. (isso inclui pneus estepes que ficaram quardados)...
Como ficaria o caso dos pneus recapados e remoldados, pois acredito que nesses casos as carcaças alcançam facilmente mais de 4 anos de fabricação? :pensativo: (sinto que estou começando uma polêmica... :mrgreen: )
E no casos de jipes que rodam pouco (somente algumas trilhas por ano, por exemplo), chegando os 4 anos de fabricação tem que jogar os pneus fora, mesmo que os mesmos tenham muito da banda de rodagem ainda? :cry:
...Se deu bolha lateral, joque fora. SE cortou na lateral= lixo. Não existe conserto seguro para lateral de pneu. Truco quem falar o contrário...
Nisso eu concordo plenamente! :palmas:
Por enquanto é só.
[]'s
Gilbertojipeiro38
05/10/2005, 07:34
Um amigo meu o baiano reformou o engesa e colocou 33 graber, nas trilhas de pedras cortou dois na lateral onde eu com Bf nunca tive um furo. Apos leva-los no conserto constatamos a fragilidade da lateral na miha opiniao inadequada ao nosso esporte, ja que eu nao estou diirindo um forade estrada com a obrigacao de desviar de obstaculos
Amigos,
Fico feliz que tal tópico tenha realmente chamado atenção... e obrigado e todos, mesmo, por todo o aprendizado!!! :D
Bom, vamos então as minhas novas considerações: :arrow:
1-) Foram levantadas duas hipóteses para o pneu estourar. Uma por excesso de pressão (máximo de 35 libras) e outra por falta de pressão.
No primeiro caso, costumava andar com 38 libras, pois no teste de WD (semelhante ao da água) que tinha feito na garagem do prédio, esta era a calibragem ideal. Assumo a minha parte no erro, deveria saber a especificação exata do pneu que estava comprando... mas se estourou por um excesso de 3 libras, estamos falando em uma margem de segurança menor de 10%!!!! :stop:
Agora fiquei com medo... de verdade!!! :shock:
Na segunda hipótese, de que o pneu apresentava um vazamento que causou a queda da pressão... me parece mais significativa. No entanto tal pneu nunca foi remendado ou reparado... o que excluiria a hipótese de falha após conserto inadequado do pneu!!!! Então sobraria aquela lista de outras possibilidades que foram citadas... :pensativo:
Obs: Nunca fiz trilha com pressão baixa, pois não tenho o costume de abaixar a pressão dos pneus, uma vez que são sem câmaras e não tenho bed-locks. :!:
2-) Os quatro pneus que comprei sempre apresentaram aquelas ondulações laterais, que foi citada por alguns... isto é normal? O excesso de pressão pode causar isto? :?:
3-) A bolha lateral surgiu em um momento que o pneu nunca havia sofrido reparos ainda. Ele furou e precisou de conserto com o macarrão depois. Agora, se a bolha for causada por um impacto lateral, sei não... não me lembro de nada significativo neste sentido também!!!
4-) Já ouvi de orelhada que os pneus da Grabber tem um composto mais macio, e por isso gastam mais no asfalto. Isso poderia explicar sua maior fragilidade? :?:
5-) Concordo que o pneu não é indestrutível, assim como não é o 4x4. O fato é que nunca fiz trilhas pesadas a ponto de exigir 200% dos pneus. Utilizo a Azulinha como viatura de dia-a-dia e trabalho, sempre dentro das limitações de velocidade e segurança impostas pelas condições do terreno. Cheguei a fazer algumas trilhas médias, mas não foi aquela pauleira... Por isso esperava um pouco mais de resistência nesse sentido. :wink:
Bom, finalizando... gostaria de saber se existe alguma maneira de uma perícia "independente" dos pneus. Ou seja, alguém que poderia emitir um laudo, que não tivesse relação com a fábrica... uma opinião mais imparcial!!! Caso essa avaliação fosse a meu favor, aí sim pensaria em alguma outra medida. :concordo:
Resumo da ópera: não tive uma boa experiência com pneus da Grabber. Isto é minha vivência pessoal, não significa que tais pneus sejam de má qualidade. Não fiquei contente com o atendimento pós-compra. Então pessoalmente, não volto mais. Da próxima vez vou tentar os BFs... :idea:
Amigos, mais uma vez obrigado!!!
Abraço,
=Loras=
Edintruder
11/10/2005, 19:08
Os meus Pirelli Scorpions serão recauchutados, pois pelo menos da Pirelli nunca se ouviuy falar que isso ocorresse nem mesmo em pneus recauchutados.
Eriksom Teixeira Lima
12/10/2005, 14:06
Então anote 3 eventos com penus pirelli.
Dois com P44, que explodiram muito pior que os da foto. Um saiu a banda de rodagem inteira, outro vários gomos saltaram fora. Eu voltava do Nordeste e a 30 km de Vitória aconteceu isso ao mesmo tempo.
Outro, com um Scorpion, parece sacanagem, mas não é, eu voltava de viagem e no anel do contorno de vitória, um pneu traseiro desmanchou.
Será que Vitória faz mal a minha saúde, ou são os Pirelli? Como já passei por lá muitas outras vezes, com Michellin, com BF, com Grabber, não deve ser Vitória o problema :concordo:
Eriksom
Reavivando este tópico de 2005, qual seria a pressão máxima permitida para um BF 33" A/T sem carga?
É que aqui no CE, é comum usarmos o estepe como reservatório de ar, ou seja, depois da trilha usamos um transferidor que passa ar do estepe para o pneu. E então o estepe quebra um galhão, e qual seria a maior calibragem que posso deixar nele? Já vi gente com 50PSI e nunca deu problema.
Elmer_Jeep
19/10/2007, 18:16
ojaneri,
aqui tá rolando tudo sobre BF's
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311
inclusive temos a participação de um consultor técnico da BFGoodrich.
[]'s
Epa!
Ressuscitando o tópico...
Atualmente uso pneus BF Mud 33x12,5R15 pol na Camper.
Show de bola!!!:palmas:
Até o momento, 10.000km depois, 100% satisfeito.
Já os Grabbers... olha só o que encontrei em outro tópico:
LPFM,
Fuja deles. Eles foram descontinuados, portanto se der problema, não vai conseguir resolver. Se entrar no site da Continental você não encontra eles.
Eu comprei um jogo para o meu Troller. Achei eles muito bom por serem leves. Só que a banda lateral deles é muito mole e os meus começaram a deformar depois de apenas 500 km. Conclusão: a fábrica recolheu e me devolveu o dinheiro que eu havia pago.
Abraço,
Fico feliz que a produção tenha sido suspensa. E realmente espero que o esse tópico tenha contribuído de certa forma para isso...
Enfim, usei também Pirelli Scorpion Mud na 110.
Só não aprovei a durabilidade... agora estou testando Wrangler MTR nela.
Abraços,
É isso ai. Depois que recolheram os meus pneus, eles me devolveram o valor que eu havia pago pois não tinham mais nenhum para trocar comigo.
Leonardo Raffi
02/11/2009, 22:35
tenho um jogo de general grabber 33 meia vida q veio na camper do nada aparentemente a direção começou a trepidar fui examinar um deles dianteiro apareceu um ovo alongado no perfil do pneu(acho q é esse o nome) área de contato do solo...
logo vai estourar ... ai fui ve se conseguia 1 irmão p o jogo... e vi q o pessoal esta muito insatisfeito com os pneus grabber... vou então partir para uma outra marca...ainda em pesquisa...
abraços
manecopneus
03/11/2009, 00:31
Leonardo,
Os pneus General Grabber MT estão fora de linha no mundo a mais de 5 anos, portanto os seus pneus tem mais de 5 anos. Todo pneu, novo ou reformado depois de 5 anos vira lixo. Por envelhecimento... isso é natural e normal. Mesmo guardados, no estepe ou em um depósito escuro o pneu/borracha oxida com o ar e a borracha resseca, perdendo elasticidade e deixando penetrar ar e umidade nas camadas internas de aço e nylon. Desta forma as camadas internas dos pneus começam a se separar, causando deslocamento das estruturas. Os primeiros sintomas são vibrações em marcha (e não adianta balancear), perda de pressão, e ondulações na banda de rodagem. Se continuar a usar pneu velhos é natural que haja uma deformação total e até estouro.
Sempre coloque os melhores pneus e mais novos na traseira. Pneus duvidosos devem ser eliminados ou colocados na dianteira. Quanto qualquer pneu apresentar sinais como os relatados acima, não insista, troque.
tenho um jogo de general grabber 33 meia vida q veio na camper do nada aparentemente a direção começou a trepidar fui examinar um deles dianteiro apareceu um ovo alongado no perfil do pneu(acho q é esse o nome) área de contato do solo...
logo vai estourar ... ai fui ve se conseguia 1 irmão p o jogo... e vi q o pessoal esta muito insatisfeito com os pneus grabber... vou então partir para uma outra marca...ainda em pesquisa...
abraços