Ver Versão Completa : Quebrei o parafuso ...
davidson_iahnn
27/09/2005, 17:27
:lol: Iai ... Galera 100% off-road ... sei q irao me esculaxar por estar colocando este topico mas :stop: ... ai vai ! :mrgreen:
:arrow: Na hora em q fui retirar os parafusos do quadro de parabrisa para instalar o suporte do farol com manejo ... quebro e fikou a metade dentro do quadro ... o outro lado saiu ok ! mas o outro ... oque devo realizar para retirar o parafuso ...
:!: Tem um exemplo na foto ! :!:
Obrigado pela atençao :concordo: ... e me desculpem kualker koisa ! blz ! :lol:
Vixi.. acredito q um Baita trampo.. no meu ver... furar com uma broca do msmo tamanho do pedaço do parafuso pra retirá-lo, e passar o "macho" pra fazer nova rosca.. se ficou algum pedaço aparente, fazer um rasgo nele e tentar soltar com uma boa chave de fenda..
Boa sorte !!!!
Carlos ZN
27/09/2005, 19:01
Olá Davison,
Estou com o Jeep na oficina e não visualiso, a rosca tranpasa para outro lado???
Se sim empurre com um macho.
Caso não, você usa uma broca um pouco menor que a rosca e passe o macho.
leopoldo
27/09/2005, 19:07
Davidson,
Opção 1:
Spray de óleo M1 no parafuso.
Deixe por meia hora.
Bata um punção no meio da sobra do parafuso
com uma furadeira pneumática ( porque vira devagar) faça um furo cego de 1/8"
depois alargue para 1/4"
depois use um macho sacador
Opção 2:
remova o parabrisa
solte os 3 parafusos cabeça abaulada fenda phillips e mais o sextavado que ainda está inteiro, parafusos estes que prendem a haste no quadro
remova a haste
faça o mesmo que da opção 1, só que pelo lado contrário de acesso da peça.
pode ser que só de broquear o parafuso solte com a rotação da broca
legai!!!
isso vai se util
aconteceu o mesmo na caixa da minha bateria
vo tenta tira o parafuzo
abraço!
Carlos ZN
27/09/2005, 20:20
Com isto fica a lição para nos:
USAR PARAFUSOS DE AÇO!!!!
leopoldo
27/09/2005, 21:27
Caro Carlos ZN
todos os parafusos vendidos nas lojas são de AÇO. (tirando alguns modelos de latão, cobre alumínio ou outros especiais)
A diferença entre os parafusus de AÇO é o tipo de liga e o tratamento térmico.
Existem parafusos de AÇO nas seguintes classes de resistência:
3.6 - 4.6 - muito moles :evil:
5.6 - 6.8 - moles
8.8 - 9.8 - duros - tem 3 riscos na cabeça :roll:
10.9 - 12.9 - muito duros - tipo allen ou com 6 riscos na cabeça sextavada :) :concordo:
17.9 - allen INOX :concordo:
por exemplo:
o parafuso 8.8 tem limite de resistencia mecanica (quando quebra no ensaio de tração) de 800 N/mm2 (80 kgf/mm2)enquanto que sai do regime elástico com (8x8=) 640 N/mm2 (64 kgf/mm2)
o parafuso 12.9 tem consequentemente:..... 1200 N/mm2 (120 kgf/mm2) enquanto que .....(12x9=) 1080 N/mm2 (108 kgf/mm2)
O que interessa é o seguinte:
se quebrou, passou do limite de resistência ..... tracionou demais :parede:
se empenou, passou do limite elástico e entrou no regime plástico :pensativo:
O que queremos?
estar sempre dentro do regime elástico, sem deixar muito frouxo porque senão solta sózinho - tá vendo porque alguns parafusos precisam de torquímetro !
Se você quiser saber quanto aguenta no cizalhamento, considere os valores divididos pela (raiz de 3)
Rafael Kuzma
27/09/2005, 23:24
Bom e eu que quebrei um Prisioneiro de Escapamento do meu Motor Willys 3000 alguem ai tem uma dica.... que não seja soldar uma porca na parte que sobrou do prisioneiro....
[]´
Bom se naum for soldar a porca.. só ler as msg anteriores... acredito q todas as dicas/métodos estão nas msg anteriores
Boa Sorte
alguem ai tem uma dica
se ficou sobrando um pedaço, pode se tentar usar um alicate de pressão......
leopoldo
28/09/2005, 08:11
.....alguem ai tem uma dica ?....
FOTOS ???
Pedro Freitas
28/09/2005, 09:36
Fiz uma gambiarra pra tirar um parafuso da carroceria que quebrou.
Mesmo dando certo eu não recomendo :discordo:
Primeiro fure com uma broca fina o centro do parafuso.
Solde um cano da mesma largura do buraco (cuidado para não deixar cair solda parafuso/lataria senão passe a talha e passe para o segundo modo
Spray de óleo M1 no parafuso.
Deixe por meia hora.
Bata um punção no meio da sobra do parafuso
com uma furadeira pneumática ( porque vira devagar) faça um furo cego de 1/8"
depois alargue para 1/4"
depois use um macho sacador
(esse eu recomendo) :concordo: valeu Leopoldo
se conseguiu fazer a solda, segure com um alicate de pressão o cano e tente tirar o parafuso.
caso não consiga, passe para o modo anterior. :mrgreen:
[]'s
Pedro Freitas
28/09/2005, 09:37
:putz: repiti mensagem
[]'s
davidson_iahnn
28/09/2005, 10:00
:arrow: Muito obrigado amigos jipeiros ...
Pelas dicas passadas aki para mim, e acredito para outros tbm ... vou tentar tirar o parafuso segundo o nosso amigo Leopoldo :D ... que deu para ver que ja tem uma larga experiencia em mecancia ... pela aula de parafuso de aço ! :palmas: :concordo:
Obrigado pelas informaçoes aki passadas...blz! :concordo:
Vinicius_4x4
28/09/2005, 10:40
leopoldo,
Gostei da descrição das classes dos parafusos de aço, até antes eu conhecia somente os com numeração 5.8, 8.8 e 10.9.
Mas eu to com uma dúvida e acho que não fiz certo no meu caso. Para colocar os calços da carroceria eu coloquei os parafusos com classe 8.8, pois este seriam melhor se deformassem e não quebrassem de cara. Já para um gancho bolota (aqueles de reboque) instalado na traseira do jeep eu coloquei o 10.9.
Já vi que o meu pensamento estava errado quanto ao fato de o parafuso somente entortar (ou melhor, deformar - que é a zona elástica certo?) ou o parafuso quebrar.
A explicação que me deram na loja de parafusos foi que quanto maior o número da classe, mais "seco" é o parafuso, portanto com uma determinada força ele simplesmente quebra e não deforma tão facilmente. Acho que o mais seco que quiz dizer é porque ele tem mais grafite na estrutura dele não é. O que é que faz com que ele seja mais duro ou menos duro não alterando o fato de ele ser menos "maleável".
Espero não ter falado muita besteira :mrgreen: . É que eu gosto desta parte da mecânica que trata das granulações e coisas do tipo, só que não sei muito sobre isto. Espero não estar te encomodando com tantas perguntas.
[]´s.
leopoldo
28/09/2005, 12:15
Perceba que nem só da classe do parafusos deve-se preocupar.
O diâmetro também conta.
Um parafuso de 1/2" de 8.8 é igual ou mais resistente que um 12.9 de 5/16.
Depois, temos o tipo de rosca também .... com rosca fina é mais resistente em geral, porque o diâmetro da parte sem rosca do corpo é maior.
Veja que quanto mais resistente é o aço ...... dependendo dos elementos de liga ..... e do tratamento térmico, ele apenas não apresenta uma zona clara de transição do elástico para o plástico.
http://myspace.eng.br/eng/mat/cie_mat103.gif
A curva azul é típica para um aço de alta resistência.
A curva vermelha é típica para um aço de baixa resistência.
A curva verde é para um ferro fundido cinzento.
A curva lilás é para um material bastante dúctil como o cobre
Mas com certeza não escolho o parafusos por ser mais "seco" :shock: :parede: como diz seu conhecido que outro.
E sim .... bem observado ..... mais resistente, menos deformação mas o que interessa é a resistência :!: :concordo:
Leia mais nessa ótima página da internert de onde vem aquele diagrama:
http://myspace.eng.br/ndx_ciemat0.asp
Vinicius_4x4
28/09/2005, 16:43
leopoldo,
Valeu pelas dicas. E a página tah me parecendo realmente ótima mesmo, eu já dei uma lida agora a pouco que tive um tempo e to gostando.
Obrigado!
Carlos ZN
28/09/2005, 19:52
Grande amigo Leopoldo,
Obrigado pela dica.
Aproveitando seu conhecimento, meu torneiro tem uma dúvida que prometi pesquisar para ele:
Qual a carga do cesalhamento do aço prata, em relação ao metal.
Desculpe abusar do seu conhecimento, mas acho que vc. pode ajudar nesta pesquisa.
Gente é sério não é tirar sarro.
bacana00
30/09/2005, 14:19
Leopoldo,
Valeu pela dica do macho sacador, deu certo e consegui remover os parafusus sem problmas, as ferramentas para brincadeira toda saíram 25 reais..
Bacana
leopoldo
30/09/2005, 18:35
....Qual a carga do cesalhamento do aço prata, em relação ao metal....
CIZALHAMENTO
Aço prata não é ligado com prata como pode parecer .... é só o nome.
É um aço liga com cromo da série SAE 52100.
A villares fabrica como aço V52100 - aço para rolamentos, brocas, rolos de laminação ..... com o você pode ver é um aço ótimo para trabalhar sob compressão. É por isso que não há valores do ensaio de tração .... não é para essa aplicação.
O modulo de cizalhamento (modulo de elasticidade transversal) desse aço é por volta de 80GPa - 815 000 kgf/cm2 ... que é típico dos aços.
Porém a dureza Vickers chega a 848 enquanto que no 4340 é de 228 e no 1045 é de 145.
E de onde tiro tudo isso? da cabeça? não.... da internet e das minhas tabelas.
Carlos ZN
30/09/2005, 19:18
Grande Leopoldo,
Muito obrigado pela ajuda.