Conectar

Ver Versão Completa : Corrente na caçamba.

skool
19/04/2013, 22:14
Boa noite,
eu queria saber para os entendidos de plantão,
para que serve a corrente na caçamba na ranger.

é uma ranger 2.5 gasolina, cabine estendida, 2000

não encontrei nenhuma foto disso, também nada em
manuais de ranger, e queria saber....

a corrente fica paralelo a porta da caçamba, com
um pedaço vindo de cada lado e no meio tem uma emenda
que é possível soltar...
pelo que eu reparei é uma coisa de fábrica (ou não),
porque é muito bem feito, e tem o mesmo desgaste
que a pickup tem...

vaaleu!

lfschmitz
20/04/2013, 08:11
Isso não é original.

A utilidade da corrente é tracionar uma lateral da caçamba contra a outra, evitando que as laterais se "esgacem" quando o veículo está careegado - é comum em caminhões com carreoceria aberta, pois a lateral da carroceria é longa e acaba se abrindo.

Em picape nunca vi. A única utilidade que imagino é apertar a tampa traseira para diminuir ruído (é comum a tampa da caçamba começar a fazer barulho depois de algum tempo de uso, principalmente quando se roda em piso ruim, como pavimentação de paralelepípedos).

Edintruder
22/04/2013, 00:45
Imagina que a F1000 que tem uma lata e estrutura da caçamba bem forte já costuma "abrir" com a instalação de uma capota de fibra, imagina isso numa Ranger aonde a lata é fina como papel... Na minha ex-Ranger coloquei isso quando coloquei a capota de fibra para não forçar a estrutura da caçamba.

marcovilhena
24/06/2021, 10:46
Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, acabo de comprar uma F-1000 90 SS e estou mexendo nela aos poucos. Ela esta com um barulho muito alto na tampa da caçamba qndo passo em terreno irregular, notei que que a maçaneta ta com um pouco de folga e as dobradiças da tampa tbm. Existe a possibilidade de eu corrigir essas folgas? Ou apenas comprando peças novas?

Outra coisa que notei foi que as laterais da caçamba estão balançando bastante, já vi algumas F-1000 com uma corrente esticada entre as duas laterais. Essa corrente minimiza esse problema?

Podem zoar as perguntas do novato!! hahahah

lfschmitz
26/06/2021, 09:02
Bom dia Pessoal,

Sou novo no fórum, acabo de comprar uma F-1000 90 SS e estou mexendo nela aos poucos. Ela esta com um barulho muito alto na tampa da caçamba qndo passo em terreno irregular, notei que que a maçaneta ta com um pouco de folga e as dobradiças da tampa tbm. Existe a possibilidade de eu corrigir essas folgas? Ou apenas comprando peças novas?

Outra coisa que notei foi que as laterais da caçamba estão balançando bastante, já vi algumas F-1000 com uma corrente esticada entre as duas laterais. Essa corrente minimiza esse problema?

Podem zoar as perguntas do novato!! hahahah

Não tem motivo para zoar, não! É perguntando e pesquisando que se aprende.

Barulho da tampa da caçamba é algo comum. Pode ser reparado o sistema de fixação da tampa (dobradiças, travas laterais e fechadura), mas eu começaria com a utilização de uma simples corrente com trava de alavanca (mesmo sistema usado para ancorar o malhal da carroceria de madeira dos caminhões). Dê uma olhada: Parafutrecos Coml. - Esticador de Corrente para Carroceria 2,1 mt 1026106Z (https://parafutrecos.com.br/esticador-de-corrente-para-carroceria-2-1-mt-1026106z.html)

A corrente deve ser fixada na parte mais alta e posterior da caçamba possível. Com isso, a corrente traciona as laterais uma contra a outra e "prensa" a caçamba. Se ainda assim não resolver, cole pequenos calços de borracha onde a tinta estiver esfolada (o atrito que gera o ruído sempre marca a peça).