Ver Versão Completa : soprando ar pelo bocal!!
halls.ramos
19/04/2013, 19:44
Pessoal, hoje por mais uma vez fui olhar uma SW4 2007 olhei ela inteira, esta bem conservada com o Km de 115 mil, as revisões foram feitas até o termino da garantia, porem o dono tem notas de todas e trocas de oleo e tudo mais, incluindo amortecedores feitos no mecanico dele. Só fiquei com uma duvida!! Ao retirar a vareta do oleo Não sai vestigio de oleo nem fumaça,mas pelo bocal do oleo,sai uma pequena quantidade de ar com goticulas de oléo em marcha lenta!! Na outra que eu tinha srv ,tambem saia essas goticulas!! Pergunto isso é normal!!! Abraço
Cara, isto é normal. Todo carro sopra um pouco ali. Não pode ser D+. Leve num meca de confiança que ele pode te avaliar o que é D+.
Prezado amigo cf. o amigo informou todo carro sopra um pouco. É um engano essa história do "sopro" pela tampa do óleo. É um engano pensar que se sai ar pela tampa do óleo, o motor está com problemas. Tenho lido muitos links do pessoal a aconselhar os donos dos carros a tirar a tampa do óleo para saberem se está a perder compressão. Todos os motores liberam ar pela tampa do óleo !! Todos os motores velhos ou novos sopram ar pela tampa, até mesmo aqueles que têm "0" quilômetros. Mas só os que têm problemas é que sopram "gases" pela tampa ! Então, para se saber se o motor está com os anéis de segmentos de compressão gastos e/ou os segmentos do óleo gastos, tem que sair fumaça e cheiro de óleo juntamente com o ar. Digo isto para ver se as pessoas deixam de pensar que os seus motores estão no fim. Porque não há nenhum motor que não sopre ar pela tampa do óleo quando está a trabalhar. Resumindo, o ar que nós sentimos quando tiramos a tampa do óleo é o resultado do movimento dos pistões, válvulas, tuchos, árvore de cames, tudo junto, por tanto é o funcionamento do motor que faz sentir esse ar. E mais ainda, esse ar que se sente é um sopro e uma sucção, um sopro e uma sucção, um sopro e uma sucção tudo muito rápido que parece apenas um sopro, mas não é. Tirar a vareta do óleo, já não é um engano mas só em alguns motores. Se tirarmos a vareta do óleo com o motor a trabalhar, e se salpicar óleo por lá, é um sintoma de problema de fuga de compressão, mas atenção que não é um teste seguro para todos os motores. Portanto, vamos por partes; imaginem que tiram a vareta do óleo num motor que está a gastar 5 litros de óleo em cada 5000km e ela não salpica óleo nenhum ? Mas o motor gasta óleo até dizer chega. Imaginem agora, que tiram a vareta do óleo num motor que gasta só 2 litros de óleo a cada 5000km e esta já salpica bastante de óleo? Bem , isto acontece devido à forma que o fabricante colocou a vareta mergulhada/dentro do motor. As varetas dos motores entram dentro dos cárter através de uma guia que em alguns motores vai até dentro do óleo. Nesses motores se tirarmos a vareta não salpica nenhum óleo por lá. Mas nos motores que a guia da vareta não toca dentro do óleo, se tirarmos a vareta com o motor a trabalhar, e se os segmentos estiverem gastos, aí sim já salpica bastante de óleo. Essa é minha contribuição e deixo mais esclarecimentos para os mais entendidos do assunto e capacitados tecnicamente. []s
Legal Freitag! Excelente contribuição, temos que dismistificar e não complicar esse é o nosso papel, Parabéns!
halls.ramos
20/04/2013, 06:57
Grande aula Freitag! É bem esclarecedora sua resposta,como mencionei,pois até mesmo a hilux 07 que vendi a pouco tempo tbm soltava um pouco de ar junto com goticulas de oléo pelo bocal, mas sem nada de fumaça! Realmente fiquei grilado com alguns links sobre o assunto,mas sua contribuição foi de grande valor. Abraço amigos
Cf. o Herick disse, existe muito mito por aí que na hora da compra do veículo acaba inviabilizando por essas razões que deixam dúvida. Decerto sempre que estiver ao meu alcance e puder contribuir estarei presente até porque o objetivo maior aqui é esse. []s a todos.
Leonardo Dic
20/04/2013, 16:28
Pra fazer o teste da tampa/vareta tem q ser pessoa com experiencia, conhecimento; pois é um teste bem subjetivo e quem faz tem q ter um grande parametro e conhecimento da normalidade de cada veículo.
Hj já tem alguns motores q trabalham com pressão positiva no carter, e se abrir a tampa ou retirar a vareta escapa mt pressão, o Jetta 2.5 chega a morrer o motor se puxar a vareta, de tanto q sente a perda da pressão positiva.
Hj recebemos um caminhãozinho HR na oficina q de tanta pressão no carter cuspia a vareta fora. Segunda abriremos e vamos ver o q ocorre.
dbjabiraca
04/09/2013, 12:56
E aí? já abriu o motor que cuspia vareta? O que era?
Abraço.
Ótimo tópico. Parabéns.
Daniel
Leonardo Dic
04/09/2013, 21:05
Seu contar vc não acredita, tinha um bico q tava "mijando" então escorria mt diesel sem queimar pro carter, quando esgotamos o oleo devia ter mais de 15 lts de oleo com diesel.
Com esse volume e o virabrequim batendo nesse oleo subia pra td lado, sorte do dono resolveu o problema gastando pouco.
Chucho Melo
19/08/2020, 09:26
A minha 3.0 aspirada ta soprando muito ar e respinga óleo, chega a respingar até no capô. Porém nao baixa óleo. Faz 5 mil km sem baixar quase nada. Tampouco sai fumaça branca. O que poderia ser? Será fuga de compressão ainda inicial? O motor nao é novo, está com 320 mil km. Agradeço as opiniões dos colegas.
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