Conectar

Ver Versão Completa : Problema Partida Ranger 97 6CC Gasolina

slayerzao
19/04/2013, 15:06
Ae gente, to com um problema esquisito.
De umas semanas pra ca, minha ranger começou a falhar, primeiro foi o motor de arranque, que foi conserto e voltou beleza.
Aí que aconteceu esses dias foi que, andando, ela começou a querer apagar, se arrastou e ja era, apagou.
Axei que fosse gasolina, fui ate um posto, coloquei gasolina, bati a partida pegou, andei alguns metros e morre denovo.
Tentei bastante que a bateria acabou, sendo assim, deixei na rua e fui buscar depois.
Como nao tinha bateria, tentei pegar no tranco, e funcionou, pegou beleza, daí em diante, tudo normal por 1 semana.
Como uso ela pra trabalho, sou feirante, nao uso muito, e ela chega a ficar 3 ou 4 dias parada.
Depois desse dia, que era um domingo, fui usar somente na quinta, funcionou tranquilo, até que indo pro local de trabalho começou a falhar, parecia que estava falhando um cilindro, fazia barulhos fortes no escapamento, e foi se arrastando, morria mas ligava denovo, falha mas voltava a ligar, chegou no destino, depois de umas 2 horas voltei pra casa, funcionou redondo.
Levei na oficina, era final de semana e a turma estava com muito serviço, consegui apenas trocar oleo e filtro, foi constatado um problema no atuador de marcha lenta, que eu ja ate tinha conhecimento, foi testado bomba de combustivel e disseram que estava ok.
Isso foi 2 semanas atras, e ela estava ok ate ontem, que, de manha cedo ligou normal e depois de uns 10 minutos morreu e nao ligou mais, a partida dava normal mas nao pegava, ficou assim ate eu acabar com a bateria tentando.

Usei outro veiculo e depois de 1 hora voltei pra tentar fazer funcionar, e nao deu outra, pegou, mas dessa vez, morreu logo em seguida.
Dessa vez levei em uma auto eletrica, de um connhecido, pois o carro nao funcionava mais, lá ele testou e aconteceu a mesma coisa, ligou, funcionou e morreu, tentou denovo e nada, parecia ser que ela esquentava ou fechava curto em alguma coisa e nao pegava mais.

Lá foi testado as bobinas e ate trocadas, pensando ser o problema, e nada.
Oq acontece é que depois de um tempo, ela funciona, fica algum tempo ligada, morre, e nao liga mais, detalhe é que a partida funciona normal, mas nao pega.

Testando isso e aquilo, o rapaz chegou a conclusao que o problema era no modelo de injeção, que era necessario a troca ou reparo da placa. Como meu irmao é tecnico de eletronica eu resolvi abrir a peça pra ver se havia algum componente estourado.
Como, visivelmente nao havia nada, pedi que ele verificasse com a peça ligada no carro, pois, segundo o rapaz que estava mexendo no carro, essa peça esquentava demais, a ponto de nao conseguir deixar a mao encima.

No teste com a peça ligada no carro, a ranger deu partida normal, dessa vez nao falhou mais, por incrivel que pareça, acelerei, desliguei, liguei denovo e nada, continuou firme e forte, e a bendita peça que é suspeita de ser o problema, esquentava, mas de maneira normal, de funcionamento, nada fora do comum.

Com essa duvida na cabeça, pelo fato de que dessa vez ela nao falhou mais, consegui contato com uma pessoa que conserta esses modulo e disse que o problema ate poderia ser no modulo, mas o sintoma era estranho e estava mais com cara de ser o chicote.
Voltei na oficina onde o carro esta, e o rapaz disse q nao é.

Enfim, eu estou numa correria danada tentanto resolver, mas essa peça é cara e nao consegui ninguém que tivesse a mesma pra fazer um teste. O eletricista ta me dando certeza que o problema ta no modulo, que ele esquenta e para de funcionar, eu ate nao duvido, mas pq a peça iria funcionar normal depois?

Desculpem pelo texto enorme, mas realmente preciso da ajuda de alguem que teve algum problema parecido e me de uma ajuda.

Eu axei esse modulo usado por 700 reais, e o conserto por 300-400 reais, e estou com receio de pagar por isso e nao resolver o problema.

sandersondf
19/04/2013, 15:16
por estar esquentando pode ser algum outro componente que tá causando isso.. até um fio do chicote em curto pode ser mesmo

tentar ir em outro eletricista pedir uma segunda opinião, às vezes troca o módulo e o problema tá vindo de outro lugar

slayerzao
19/04/2013, 19:54
entao, peguei a ranger agora, conectei o modulo e beleza, funcionou, deixei ligado e usei por uns 20 minutos e morreu.
Tentei dar partida, nada.
Sou leigo, mas parece ser algum curto, pq eu notei que a luz de dentro nao apaga e tentei dar a partida mais umas 3 vezes, e parei de tentar, qdo fui tentar denovo, só pra ver oq acontecia, já nao tinha bateria suficiente.

slayerzao
26/04/2013, 10:30
Entao, na oficina foi testado com outro modulo, nao funcionou, mesmo sintoma.
Peguei meu modulo e testei em outra ranger, funcionou normal.

Como deixei em uma oficina perto do local onde o carro esta, a pessoa nao tem muitos recursos e nem muito tempo, entao tem uma dificuldade pra localizar o problema.

Percebi que se tirar o modulo, desplugar, ela bate e funciona, morrendo logo em seguida.
Quando ta frio funciona por uns 10 minutos.
Esquentou, corta na hora, a partida funciona normal mas nao pega.

Se esperar um bom tempo volta a funcionar.