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Ver Versão Completa : Upgrade de motor 2.5L para 2.8L



Gribeiro
19/04/2013, 09:28
Olá pessoal,

No minha busca a um Defender 110, encontrei um que parece estar em excelentes condições (2005/2005).
A única coisa que gerou incerteza é que o motor original foi convertido de 2.5L para 2.8L, turbina trocada e quinta marcha longa.

Tentei encontrar informações sobre os possíveis pros e contras desta coversão, mas não achei quase nada.

Gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar listando os prós e contras da conversão e tbm, o que devo checar antes de fechar a compra? (ex. algum outro ajuste que deve ser feito na conversão, embreagem?)

GRibeiro

FabioDefender
19/04/2013, 10:05
Olá pessoal,

No minha busca a um Defender 110, encontrei um que parece estar em excelentes condições (2005/2005).
A única coisa que gerou incerteza é que o motor original foi convertido de 2.5L para 2.8L, turbina trocada e quinta marcha longa.

Tentei encontrar informações sobre os possíveis pros e contras desta coversão, mas não achei quase nada.

Gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar listando os prós e contras da conversão e tbm, o que devo checar antes de fechar a compra? (ex. algum outro ajuste que deve ser feito na conversão, embreagem?)

GRibeiro

se a mecanica estiver em boas condiçoes não vejo porque nao comprar, mas pode ser mais dificil vender depois.

bello
19/04/2013, 10:42
Se o trabalho for bem feito, não tem problema, muito pelo contrário. Motor 2.8 é o sonho de consumo de 10 entre 10 amantes de Defender, se a turbina for TGV então, está no céu.
Como disse , se tudo foi bem feito, praticamente não tem contraindicação nem efeitos colaterais, nem na hora da revenda.
Abs
Sergio

batiati
19/04/2013, 10:53
Essa quinta marcha alongada é que pode ser problema ... vc sabe como foi feito?
Já li sobre um overdrive, australiano eu acho, que gerava outros problemas como vazamentos e superaquecimento...

Quanto ao motor, tenho a mesma opinião dos outros colegas: Se o serviço foi bem feito, vc tá bem servido.
Como o motor não foi trocado pois o bloco é o mesmo, tecnicamente o carro está tão original quanto qualquer outro que já tenha sofrido uma retífica, eu compraria um desses sem problema.

petcho
19/04/2013, 11:53
Essa 5 marcha alongada provavelmente deve ter colocado a caixa de transferencia da discovery(ou apenas substituido a engrenagem), que é a mesma da defender mas com a 5 marcha mais longa, se foi tudo bem feito eu compraria com certeza, deve estar excelente pra viajar

Abraço, Pedro

Felipe07
19/04/2013, 11:58
Essa 5 marcha alongada provavelmente deve ter colocado a caixa de transferencia da discovery(ou apenas substituido a engrenagem), que é a mesma da defender mas com a 5 marcha mais longa, se foi tudo bem feito eu compraria com certeza, deve estar excelente pra viajar

Abraço, Pedro

Pedro, sem querer desvirtuar o tópico, é possível trocar apenas a engrenagem da caixa de transferência para alongar a 5ª marcha? Se sim, talvez seja uma boa opção.

Gribeiro, importante é ver o histórico do carro, as revisões e como foi feito esse up grade.

Abs,

Felipe

batiati
19/04/2013, 12:04
Pedro, sem querer desvirtuar o tópico, é possível trocar apenas a engrenagem da caixa de transferência para alongar a 5ª marcha?


É possível, a DISCO I e II tem a mesma caixa da Defender, e a versão gasolina tem as marchas mais longas pra aproveitar melhor o giro. Mas se você colocar uma dessas no TDI original, morre de tédio!

petcho
19/04/2013, 12:07
Felipe, é possivel sim, pelo que eu ja li é so substituir a engrenagem da 5 marcha da cx de trans. da Defender para a da Disco

opa nao vi que o batiati ja tinha respondido, as discos a diesel tb usam a caixa mais longa, mas como usam pneus menores que a defender a relaçao final acaba ficando quase a mesma

Felipe07
19/04/2013, 12:15
Felipe, é possivel sim, pelo que eu ja li é so substituir a engrenagem da 5 marcha da cx de trans. da Defender para a da Disco

Isso me parece viável, uma vez que em breve terei que descer a caixa e fazer o trampo dos o-rings.

Agora, só resta saber se trocando apenas a engrenagem da 5ª marcha vai ficar bom na veclocidade final ou vai perder muito nas subidas.

Batiati, pelo que já li em outros tópicos o "tédio" se dá por conta da arrancada e não da final, certo?

Abs,

Felipe

bello
19/04/2013, 12:20
Essa quinta marcha alongada é que pode ser problema ... vc sabe como foi feito?
Já li sobre um overdrive, australiano eu acho, que gerava outros problemas como vazamentos e superaquecimento...

Quanto ao motor, tenho a mesma opinião dos outros colegas: Se o serviço foi bem feito, vc tá bem servido.
Como o motor não foi trocado pois o bloco é o mesmo, tecnicamente o carro está tão original quanto qualquer outro que já tenha sofrido uma retífica, eu compraria um desses sem problema.


Eu uso um overdrive da Roverdrive (hoje em dia Roamerdrive) já faz um tempo. Gosto muito. Pode ser usado em qualquer marcha inclusive em reduzida. O 300 Tdi original por incrivel que pareça toca relativamente bem em "sexta". E ai não fica xoxo para sair como a conversão da caixa da Disco ficaria no caso do 2.5 claro.
Abs
Sergio

batiati
19/04/2013, 12:21
Batiati, pelo que já li em outros tópicos o "tédio" se dá por conta da arrancada e não da final, certo?


Pra falar a verdade, não sabia que era possível trocar apenas a engrenagem da 5a marcha.
Pra mim só era possível trocar tudo, ficando com a relação mais longa da disco, inclusive da 1a marcha (origem do tédio!!!)

Acho que na disco o diferencial também tem outra relação.

Abs,

bello
19/04/2013, 12:34
Pra falar a verdade, não sabia que era possível trocar apenas a engrenagem da 5a marcha.
Pra mim só era possível trocar tudo, ficando com a relação mais longa da disco, inclusive da 1a marcha (origem do tédio!!!)

Acho que na disco o diferencial também tem outra relação.

Abs,


Não é a engrenagem da 5 que se troca mas alonga-se a relação da caixa de tranferência com a troca de uma engrenagem. Daí todas as marchas ficam mais longas.
Abs
Sergio

petcho
19/04/2013, 12:55
Bello, é isso mesmo!!!

vou colocar o link da Ashcroft que vc postou em outro topico pro pessoal ver
Ashcroft Transmissions - 1.222 Gear Set (http://www.ashcroft-transmissions.co.uk/index.php?act=viewProd&productId=44)

Eduardo Tescarollo
19/04/2013, 14:02
Não é a engrenagem da 5 que se troca mas alonga-se a relação da caixa de tranferência com a troca de uma engrenagem. Daí todas as marchas ficam mais longas.
Abs
Sergio

Correto!! Talvez com o motor 2.8 TGV ficaria bom a relação da disco 1,22.

Eduardo Tescarollo
19/04/2013, 14:03
Aproveitando o tópico, ainda não li algum relato de como fica somente uma turbina TGV no 2.5, será que compensa o investimento?

batiati
19/04/2013, 14:07
Aproveitando o tópico, ainda não li algum relato de como fica somente uma turbina TGV no 2.5, será que compensa o investimento?

Ela melhora bem o torque em baixa rotação (principalmente em arrancadas e retomadas)

Felipe07
19/04/2013, 14:38
Não é a engrenagem da 5 que se troca mas alonga-se a relação da caixa de tranferência com a troca de uma engrenagem. Daí todas as marchas ficam mais longas.
Abs
Sergio

Entendi Sergio, então não temos como deixar apenas a 5ª marcha mais longa, certo?

Vou pensar nessa ideia do overdrive.

Abs,
Felipe

mizo92
19/04/2013, 15:46
Aproveitando o tópico, ainda não li algum relato de como fica somente uma turbina TGV no 2.5, será que compensa o investimento?
navegando pelos topicos da ranger, vi uma 2.5 com tgv da 2.8... parece história de pescador, mas vale a pena ler e com certeza dá um resultado bom
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/65197-ranger-2-5-tgv-rasch-motoren.html

turbina tgv da 2.8, bomba injetora 2.8, bicos.. boatos dizem que tem 180cv :shock: e isso com o motor 2.5

Dinho_BH
19/04/2013, 16:33
Ela melhora bem o torque em baixa rotação (principalmente em arrancadas e retomadas)

Amigos,

A turbina TGV é plu-and-play no 300TDi ou é necessário alguma adaptação física/mecânica?

Abraços.

Alexandre Tietsche
19/04/2013, 17:11
Falou Tudo.
Tenho a 1.22 e sem mexer na bomba com motor original, fica muito ruim.
Se alguém disse que fica bom é porque não andou.Perdi uma embreagem com 4.000km por conta disso..

Depois que abri a bomba melhorou muito. Mas se já tem o motor 2.8 me parece que fica perfeito. (Não andei pra comprovar).



Eu uso um overdrive da Roverdrive (hoje em dia Roamerdrive) já faz um tempo. Gosto muito. Pode ser usado em qualquer marcha inclusive em reduzida. O 300 Tdi original por incrivel que pareça toca relativamente bem em "sexta". E ai não fica xoxo para sair como a conversão da caixa da Disco ficaria no caso do 2.5 claro.
Abs
Sergio

bello
19/04/2013, 17:46
Entendi Sergio, então não temos como deixar apenas a 5ª marcha mais longa, certo?

Vou pensar nessa ideia do overdrive.

Abs,
Felipe

Para mim foi tranquilo pois trouxe comigo na mala quando fui ao Candá. Passou batido sem impostos.
Vc acopla na tomada de força da caixa de transferência, com uma alavanca que sai ao lado da reduzida. Ele é totalmente mecânco e sincronizado, é so apertar o pedar de embreagem e engatar a qualquer velocidade. Aumenta em torno de 18% a relação de cada marcha normal e reduzida. Na pratica se ganha uma marcha a mais.

Abs
Sergio

Eduardo Tescarollo
19/04/2013, 17:58
navegando pelos topicos da ranger, vi uma 2.5 com tgv da 2.8... parece história de pescador, mas vale a pena ler e com certeza dá um resultado bom
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/65197-ranger-2-5-tgv-rasch-motoren.html

turbina tgv da 2.8, bomba injetora 2.8, bicos.. boatos dizem que tem 180cv :shock: e isso com o motor 2.5

Tinha visto este tópico, o cara mudou muita coisa. Como minha turbina vai precisar de uma reforma em breve, esta com folga no eixo, estou estudando as possibilidades de um up-grade.
Foi me oferecido pela Turbos Anhanguera um up na minha turbina usando rotor da KKK, dizem que melhora muito, e o preço é o mesmo que se colocar o rotor novo Garrett. Eles também fazem a adaptação para a TVG, sei que o custo vai ser bem mais alto, não tive nem coragem de perguntar. O bom seria andar em uma para um teste.

Abs.

Wilson Haddad
02/09/2013, 22:31
amanhã vou começar a preparação do motor da minha DF110 para 2.8 ai estou pensando em trocar tb o intercooler. e ouvi falar que o intercooler do caminhão scania da certo e fica ótimo. alguém já ouviu falar sobre isso ??? será que da certo???

petcho
02/09/2013, 22:53
nunca ouvi falar, vou dar uma pesquisada sobre isso, mas to quase decidido a usar o intercooler da maxcooler no meu motor aberto para 2.8!!!

Wilson Haddad
02/09/2013, 22:58
Onde encontro esse maxcooler??? entrei no site aqui mas está fora do ar

Vinicimaes
02/09/2013, 22:58
Pessoal. Para poderem comparar, segue foto do painel da minha Tdi 300 com a relação 1,222 da ashcroft, pneus 285/75/16 em 5.a marcha e com a bomba injetora levemente aberta. Ela realmente perde um pouco de força na arrancada mas nada que em pouco tempo não se adapte. Ela também fumaceia um pouco mais que o normal. Segundo os especialistas, se colocar este conjunto de engrenagens na caixa de transferencia e nao ajustaria bomba, fica muito xoxo. Eu confesso que gostei do resultado.

petcho
02/09/2013, 23:14
Onde encontro esse maxcooler??? entrei no site aqui mas está fora do ar


Wilson, tb nao consegui entrar no site deles, consegui um telefone
(62 (http://ddd.guiamais.com.br/busca/62)) 3941-7700

é uma empresa de Goiania que fabrica intercoolers mais eficientes que os originais!!!!

petcho
02/09/2013, 23:18
Pessoal. Para poderem comparar, segue foto do painel da minha Tdi 300 com a relação 1,222 da ashcroft, pneus 285/75/16 em 5.a marcha e com a bomba injetora levemente aberta. Ela realmente perde um pouco de força na arrancada mas nada que em pouco tempo não se adapte. Ela também fumaceia um pouco mais que o normal. Segundo os especialistas, se colocar este conjunto de engrenagens na caixa de transferencia e nao ajustaria bomba, fica muito xoxo. Eu confesso que gostei do resultado.

Vinicius, quase 130km/h a aproximadamente 2600-2700 rpm, ficou boa essa configuração em!!!! parabéns a 110 deve rodar bem mais suave

Abraço, Pedro

alberto megda
02/09/2013, 23:49
Nao fica xoxo na saida nao? Tenho medo de fazer essa mudanca e nao me adaptar. E como ficouo barulho, melhorou muito?



Pessoal. Para poderem comparar, segue foto do painel da minha Tdi 300 com a relação 1,222 da ashcroft, pneus 285/75/16 (tel:285/75/16) em 5.a marcha e com a bomba injetora levemente aberta. Ela realmente perde um pouco de força na arrancada mas nada que em pouco tempo não se adapte. Ela também fumaceia um pouco mais que o normal. Segundo os especialistas, se colocar este conjunto de engrenagens na caixa de transferencia e nao ajustaria bomba, fica muito xoxo. Eu confesso que gostei do resultado.

Alexandre Tietsche
03/09/2013, 09:26
Somente em 4ª e 5ª que vc vai perceber o motor fazendo "menos força" pois esta rodando com giro menor, consequentemente menos giro = menor barulho.

Se não quiser abrir um pouco a bomba, não aconselho. Fica muito ruim de saída.
O meu problema eu resolvi levando num bombista, ele abriu um "tiquinho" e melhorou absurdamente.


Nao fica xoxo na saida nao? Tenho medo de fazer essa mudanca e nao me adaptar. E como ficouo barulho, melhorou muito?

vwinit
03/09/2013, 11:10
Amigos,

A turbina TGV é plu-and-play no 300TDi ou é necessário alguma adaptação física/mecânica?

Abraços.

Praticamente...

Tem que trocar junto o coletor, mas este é bem mais barato que a TGV... :concordo:

vwinit
03/09/2013, 11:19
Pra falar a verdade, não sabia que era possível trocar apenas a engrenagem da 5a marcha.
Pra mim só era possível trocar tudo, ficando com a relação mais longa da disco, inclusive da 1a marcha (origem do tédio!!!)

Acho que na disco o diferencial também tem outra relação.

Abs,


Olha só ...

De 1ª a 5ª marcha quem faz a troca é a caixa de marchas.
A Cx de transferência só tem duas posições. Normal e reduzida.

Assim, a cx da Ashcroft tem a mesma relação das Discovery em condições de estrada e mantém relação original do Defender na posição Reduzida.

Todas as 5 marchas ficam com a relação alterada (de 1.4 para 1.22) na posição normal de condução, ou como dizem de forma "alongada".
Fica mais lento na saída e melhor ou mais suave de final. Para longos deslocamentos em 5ª marcha (expedição) economiza combustível e trabalha em um regime mais moderado.
Para melhorar a arrancada, uma TGV cai bem com certeza... :concordo:

Tenho aqui instalado o Maxcooler. Comprei no Armazém 4x4. Mas o que faz a diferença é um cabelímetro de abertura na bomba injetora. Anda mais e fumaça mais... Normal!

Abraço!

Dinho_BH
03/09/2013, 12:06
Praticamente...

Tem que trocar junto o coletor, mas este é bem mais barato que a TGV... :concordo:

Hailton,

Obrigado!!

ABraços.

Vinicimaes
03/09/2013, 20:26
Pessoal. Como relatei no tópico ela fica mais fraca de arrancada e dai a necessidade de dar um "toquinho" na bomba injetora e que acaba aumentando um pouco a fumaça, mas com pouco tempo voce se readapta a andar com ela. O que compensa é a velocidade um pouco maior e uma leve redução de ruídos.

fica ai meu relato.