Ver Versão Completa : Diesel x Gasolina (Uso em estrada)
Bom dia pessoal, venho acompanhando o forum a algum tempo e estou impressionando com a quantidade de informação, parabéns ao pessoal ai...
Estou procurando minha primeira pickup, dei uma olhada no forum e optei pela ranger, agora tenho que escolher entre uma menos rodada a gasolina ou uma mais rodada e velhinha a diesel.....
Vou usar o carro pra rodar dentro da cidade mesmo (rodo pouco, trabalho perto de casa), e viagens sendo esse o motivo maior de pegar o carro, carregar algumas poucas coisas (umas latas de tinta, uns sacos de cimento, mas sem encher a caçamba )....nao vou usar o 4x4....
ai vem minha duvida cruel, na estrada em retomadas e pra andar bem o motor 2.3 a gasolina da ranger da conta do recado?
Pedro Eduardo Patussi
19/04/2013, 18:15
Bom dia pessoal, venho acompanhando o forum a algum tempo e estou impressionando com a quantidade de informação, parabéns ao pessoal ai... Estou procurando minha primeira pickup, dei uma olhada no forum e optei pela ranger, agora tenho que escolher entre uma menos rodada a gasolina ou uma mais rodada e velhinha a diesel..... Vou usar o carro pra rodar dentro da cidade mesmo (rodo pouco, trabalho perto de casa), e viagens sendo esse o motivo maior de pegar o carro, carregar algumas poucas coisas (umas latas de tinta, uns sacos de cimento, mas sem encher a caçamba )....nao vou usar o 4x4.... ai vem minha duvida cruel, na estrada em retomadas e pra andar bem o motor 2.3 a gasolina da ranger da conta do recado? depende a velocidade ...e qt de peso vc vai carregar.... se tiver falando em 100~~120km/hr "vazia" é de boa.... se tiver falando 140~~160km/hr com 5 pião dentro e a caçamba lotado de saco de cimento...vai demora um parto pra desenvolve...ai q o torque do diesel faz a diferença...(embora q nenhuma das 2 vai ter nenhuma retomada satisfatoria com peso na caçamba...a essa velocidade...ai te recomendo partir pra silverado 6cil...f250 6cil...diesel...)
depois de ter uma diesel, não voltará para gasolina.. independente de sair mais caro o custo beneficio.
Imperador!
19/04/2013, 19:44
Pra peso não tem melhor que diesel...
Tudo vai depender de saber escolher a VTR em melhor estado, pois usado é sorte, pode ter um Monte de vícios ocultos, eu no seu lugar procuraria de alguém que tenha todo o histórico de manutenção, dê preferência pelos particulares, mesmo sem ter a garantia da loja, a VTR geralmente é mais cuidada, claro que existem exceções, faça um test drive com calma em todas as opções do segmento diesel e gasolina, quanto mais antiga mais manutenção, independente do combustível, uma Ranger pro seu perfil se encaixa bem, com relação ao motor 2.3 dá conta legal do recado, pode ter menos torque que o diesel, mais com certeza é mais veloz, já vi muita gente chipando e tirando o limitador de velocidade, deve melhorar e muito as retomadas, no final a escolha é sua, o principal é não ter pressa, boa sorte!
lfschmitz
20/04/2013, 08:43
Pela tua descrição de uso, a 2.3 16v Duratec é a melhor opção: muito mais barata de comprar e manter (manutenção, seguro, etc.), suspensão totalmente superdimensionada pro peso do motor, anda bem (150cv x 1480kg = relação peso/potência de ~10kg/cv, equivalente à de um New Fiesta 1.6 ou de um Toyota Etios 1.5).
Comprar carro diesel usado é uma loteria - estou há uns 3 meses tentando achar um pra mim (pois rodo muito) e só tenho achado carro muito usado (3-4 anos de uso com cara de 10 anos de uso). Habitualmente, quem compra carro diesel roda muito e, não raro, usa o carro para trabalho - afinal, é um utilitário - então, pode-se sempre esperar alta quilometragem e maior desgaste (NUNCA acredite em um hodômetro marcando 90mil km numa picape diesel com 10 anos de uso!!! Via de regra, quem compra picape diesel é quem roda mais de 30mil km/ano.)
A cabine dupla é 150kg (10%) mais pesada; relação peso x potência de 11kg/cv, semelhante à um Honda Fit 1.4.
Detalhe: a partir de 2008 já vem preparada pra instalar GNV (se achares necessário - pessoalmente, acho bobagem pra quem anda até 2000km/mês, pois é um carro mais econômico que um Astra 2.0). O consumo em cidade com trânsito MUITO pesado é cerca de 7km/L; em rodovia faz 9-11km/L dependendo do pé. No meu uso já fiquei um mês com uma XLS cabine simples e fiz, ao longo de 3mil km, média de 10,1km/L. Na cabine dupla, evidentemente, podes esperar consumo 10% maior.
Mais uma dica: fica mais fácil dar sugestões e opiniões se disseres quanto pretendes gastar, quanto peso e quantos passageiros carregas, quanto rodas por ano e que tipo de terreno enfrentas nas viagens.
Se o teu uso é com carga de até 600kg (equivalente, aproximadamente, a dez sacos de cimento mais três latas de tinta de 18L), com apenas um passageiro, rodando em estradas ruins mas sem atoleiros ou subidas íngremes com cascalho solto, percorrendo até 20mil km/ano, uma Ranger Sport ou XLS CS a gasolina atende perfeitamente tuas necessidades. Pessoalmente, acho um carro muito gostoso de dirigir, e por ser muito leve em relação à capacidade da suspensão, não precisas ter maiores receios ao encarar estradas esburacadas com carga (uma Ranger diesel 3.0 4x4 com dois ocupantes tem o mesmo peso de uma Sport com carga máxima).
Se, por outro lado, precisas carregar mais de 800kg, 3-4 passageiros e rodas 30mil km/ano ou mais, a história é outra.
BRAVOECONOVEMBER
20/04/2013, 20:00
Tudo isso muito certo e justo.
Só não experimenta pisar numa diesel turbinada porque é capaz de gostar e daí fu...
Pela razão, gasolina. Ainda mais nos preços de diesel de hoje. Embora eu imagine que o pessoal vá logo logo dar um jeito nisso, daqui a pouco a gasolina dá uma subida boa pra desemparelhar novamente...
Pela tua descrição de uso, a 2.3 16v Duratec é a melhor opção: muito mais barata de comprar e manter (manutenção, seguro, etc.), suspensão totalmente superdimensionada pro peso do motor, anda bem (150cv x 1480kg = relação peso/potência de ~10kg/cv, equivalente à de um New Fiesta 1.6 ou de um Toyota Etios 1.5).
Comprar carro diesel usado é uma loteria - estou há uns 3 meses tentando achar um pra mim (pois rodo muito) e só tenho achado carro muito usado (3-4 anos de uso com cara de 10 anos de uso). Habitualmente, quem compra carro diesel roda muito e, não raro, usa o carro para trabalho - afinal, é um utilitário - então, pode-se sempre esperar alta quilometragem e maior desgaste (NUNCA acredite em um hodômetro marcando 90mil km numa picape diesel com 10 anos de uso!!! Via de regra, quem compra picape diesel é quem roda mais de 30mil km/ano.)
A cabine dupla é 150kg (10%) mais pesada; relação peso x potência de 11kg/cv, semelhante à um Honda Fit 1.4.
Detalhe: a partir de 2008 já vem preparada pra instalar GNV (se achares necessário - pessoalmente, acho bobagem pra quem anda até 2000km/mês, pois é um carro mais econômico que um Astra 2.0). O consumo em cidade com trânsito MUITO pesado é cerca de 7km/L; em rodovia faz 9-11km/L dependendo do pé. No meu uso já fiquei um mês com uma XLS cabine simples e fiz, ao longo de 3mil km, média de 10,1km/L. Na cabine dupla, evidentemente, podes esperar consumo 10% maior.
Mais uma dica: fica mais fácil dar sugestões e opiniões se disseres quanto pretendes gastar, quanto peso e quantos passageiros carregas, quanto rodas por ano e que tipo de terreno enfrentas nas viagens.
Se o teu uso é com carga de até 600kg (equivalente, aproximadamente, a dez sacos de cimento mais três latas de tinta de 18L), com apenas um passageiro, rodando em estradas ruins mas sem atoleiros ou subidas íngremes com cascalho solto, percorrendo até 20mil km/ano, uma Ranger Sport ou XLS CS a gasolina atende perfeitamente tuas necessidades. Pessoalmente, acho um carro muito gostoso de dirigir, e por ser muito leve em relação à capacidade da suspensão, não precisas ter maiores receios ao encarar estradas esburacadas com carga (uma Ranger diesel 3.0 4x4 com dois ocupantes tem o mesmo peso de uma Sport com carga máxima).
Se, por outro lado, precisas carregar mais de 800kg, 3-4 passageiros e rodas 30mil km/ano ou mais, a história é outra.
Vamos por partes... Primeiro obrigado a todos que responderam.... Estou considerando pegar a s10 flex tambem um amigo tem e indicou o que o pessoal diz?
Quando voce falou da relacao peso potencia de um honda fit 1.4 me preocupou, achei bem baixo... esse amigo tem unichip na s10 flex dele sera que melhora bem o desempenho?
Prentendo gastar ate uns 45 mil... com relacao ao peso seria algo em torno de 700 kg mesmo e dentro da cidade mesmo coisa de um bairro para outro, moro em BH e aqui tem umas ruas bem íngremes... nas viagens a maioria so eu e minha esposa mesmo e as malas que ela carrega kkkkkk rodo um pouco menos de 30 mil km por ano, e o terreno enfrentado nas viagens sao nossas belas estradas com remendos que mais parecem quebra molas, buracos, a estrada que uso passa muitos caminhões de minério intaum fica daquele jeito...
lfschmitz
21/04/2013, 10:28
Vamos por partes... Primeiro obrigado a todos que responderam.... Estou considerando pegar a s10 flex tambem um amigo tem e indicou o que o pessoal diz?
Quando voce falou da relacao peso potencia de um honda fit 1.4 me preocupou, achei bem baixo... esse amigo tem unichip na s10 flex dele sera que melhora bem o desempenho?
Prentendo gastar ate uns 45 mil... com relacao ao peso seria algo em torno de 700 kg mesmo e dentro da cidade mesmo coisa de um bairro para outro, moro em BH e aqui tem umas ruas bem íngremes... nas viagens a maioria so eu e minha esposa mesmo e as malas que ela carrega kkkkkk rodo um pouco menos de 30 mil km por ano, e o terreno enfrentado nas viagens sao nossas belas estradas com remendos que mais parecem quebra molas, buracos, a estrada que uso passa muitos caminhões de minério intaum fica daquele jeito...
Bom, nesse caso o cenário muda. Aparentemente, tens necessidade de uma cabine dupla ("a maioria" das viagens feita com duas pessoas significa que, eventualmente, também precisas levar mais passageiros). Por ser um carro maior e mais pesado, o motor diesel já começa a apresentar vantagens.
Além disso, moras em uma cidade com muitos aclives/ladeiras e carregas algum peso nessas condições de relevo; nesse caso, um motor diesel representa uma grande diferença, pois habitualmente vem acomplado a um câmbio com relações de 1ª/2ª marchas curtas e tem muito mais torque que um motor Duratec, oferecendo melhor desempenho nas arrancadas.
Uma Ranger Duratec cabine dupla com 600-700kg na caçamba e 4 ocupantes será desagradável de dirigir nesse tipo de terreno, e o consumo acabará ficando alto pelo fato do motor ser muito exigido.
Para ilustrar, como aparentemente não tens vivência na direção de utilitários, me parece adequado usar como referência o desempenho de automóveis "comuns". É uma questão essencialmente matemática; vejamos:
(valores arredondados)
- Na ponta do lápis, tua condição de uso dará quase 2600kg de PBT (~1650kg do carro + ~300kg de 4 passageiros + ~600kg na caçamba) para um motor de 150cv e 22kgfm de torque - relação peso/potência fraca (17kg/cv), e relação peso/torque de 120kg/kgfm (números semelhantes aos de um Siena 1.0 com três passageiros: desanimador).
Fosse uma cabine simples com menos carga (~1500kg do carro + ~150kg de 2 passageiros + ~500kg na caçamba) o motor a gasolina daria conta do recado com relativa facilidade, pois seria um PBT de ~2150kg (peso/potência de 14kg/cv e peso/torque de 95kg/kgfm - números comparáveis ao de um Siena 1.6 16v com três passageiros). Logo se percebe que, numa cabine dupla, 150kg de passageiros e 150kg de peso do veículo a mais representam bastante coisa no comportamento dinâmico do carro.
Note que quando se fala em transportar carga, principalmente no momento de vencer a inércia inicial nas arrancadas, o número mais importante é a relação peso/torque. Por isso, caminhões pesados têm potência relativamente baixa, mas têm muito torque. A velocidade final é limitada pela falta de potência para vencer o arrasto aerodinâmico, mas o veículo sempre tem força para vencer a inércia - como se diz no interior, "não anda, mas não pára".
Na faixa de 40-45k, consegues uma Ranger cabine dupla 2.8 4x2 ano 2005. É um carro mais pesado (~1900kg), mas com um motor que oferece 38kgfm de torque. Carregado com 900kg (300kg de 4 passageiros + 600kg na caçamba), temos 2800kg de PBT, e uma relação peso/torque de menos de 75kg/kgfm - não será um bólido nas ultrapassagens, mas conseguirás arrancar em ladeiras e viajar a 120km/h sem grande sacrifício do motor. É um carro reconhecidamente robusto e razoavelmente econômico em consumo e manutenção - exceto no caso do seguro, que é uma facada.
(Peço desculpas pela extensão do post... sou meio prolixo e, quando me empolgo, escrevo sem parar...)
Bom, nesse caso o cenário muda. Aparentemente, tens necessidade de uma cabine dupla ("a maioria" das viagens feita com duas pessoas significa que, eventualmente, também precisas levar mais passageiros). Por ser um carro maior e mais pesado, o motor diesel já começa a apresentar vantagens.
Além disso, moras em uma cidade com muitos aclives/ladeiras e carregas algum peso nessas condições de relevo; nesse caso, um motor diesel representa uma grande diferença, pois habitualmente vem acomplado a um câmbio com relações de 1ª/2ª marchas curtas e tem muito mais torque que um motor Duratec, oferecendo melhor desempenho nas arrancadas.
Uma Ranger Duratec cabine dupla com 600-700kg na caçamba e 4 ocupantes será desagradável de dirigir nesse tipo de terreno, e o consumo acabará ficando alto pelo fato do motor ser muito exigido.
Para ilustrar, como aparentemente não tens vivência na direção de utilitários, me parece adequado usar como referência o desempenho de automóveis "comuns". É uma questão essencialmente matemática; vejamos:
(valores arredondados)
- Na ponta do lápis, tua condição de uso dará quase 2600kg de PBT (~1650kg do carro + ~300kg de 4 passageiros + ~600kg na caçamba) para um motor de 150cv e 22kgfm de torque - relação peso/potência fraca (17kg/cv), e relação peso/torque de 120kg/kgfm (números semelhantes aos de um Siena 1.0 com três passageiros: desanimador).
Fosse uma cabine simples com menos carga (~1500kg do carro + ~150kg de 2 passageiros + ~500kg na caçamba) o motor a gasolina daria conta do recado com relativa facilidade, pois seria um PBT de ~2150kg (peso/potência de 14kg/cv e peso/torque de 95kg/kgfm - números comparáveis ao de um Siena 1.6 16v com três passageiros). Logo se percebe que, numa cabine dupla, 150kg de passageiros e 150kg de peso do veículo a mais representam bastante coisa no comportamento dinâmico do carro.
Note que quando se fala em transportar carga, principalmente no momento de vencer a inércia inicial nas arrancadas, o número mais importante é a relação peso/torque. Por isso, caminhões pesados têm potência relativamente baixa, mas têm muito torque. A velocidade final é limitada pela falta de potência para vencer o arrasto aerodinâmico, mas o veículo sempre tem força para vencer a inércia - como se diz no interior, "não anda, mas não pára".
Na faixa de 40-45k, consegues uma Ranger cabine dupla 2.8 4x2 ano 2005. É um carro mais pesado (~1900kg), mas com um motor que oferece 38kgfm de torque. Carregado com 900kg (300kg de 4 passageiros + 600kg na caçamba), temos 2800kg de PBT, e uma relação peso/torque de menos de 75kg/kgfm - não será um bólido nas ultrapassagens, mas conseguirás arrancar em ladeiras e viajar a 120km/h sem grande sacrifício do motor. É um carro reconhecidamente robusto e razoavelmente econômico em consumo e manutenção - exceto no caso do seguro, que é uma facada.
(Peço desculpas pela extensão do post... sou meio prolixo e, quando me empolgo, escrevo sem parar...)
Fique a vontade pra falar, toda informacao sera bem vinda....(kkkkkk)
Tem que ser cabine dupla, quando falo a maioria das viagens quero dizer que 90% delas so e eu e a patroa mesmo, os 10% alguma viagem de ferias pra praia neh, ou quando levo minha mãe numa dessas viagens..... Quando falo do peso e pq tenho uma construtora, e usaria pra carregar eventualmente aglumas coisa quando nao puder esperar um frete ou ficar inviável o preço do frete
O ideal seria a diesel mesmo, porem to tendo dificuldade de achar uma na faixa de 45k em bom estado...e pensei a gasolina pelo fato de poder pegar uma mais nova e nao ter dor de cabeca com carro sem manutenção...
lfschmitz
21/04/2013, 23:46
Talvez pareça totalmente "nonsense", mas me ocorreu que um jipe Bandeirante atenderia tua necessidade perfeitamente. Claro que é uma concepção totalmente diferente da Ranger, mas pro uso descrito, serviria. E, se não couber dentro do jipe (uns 8 sacos de cimento ou umas 8 latas de tinta cabem!), uma carretinha atrelada resolve a parada, pois a capacidade de tração dela é mais de 1000kg.
Por 45k se encontram uns jipes 95-98 bem razoáveis, muitos já com ar e direção.
Sem contar que a manutenção tem preço de Uno Mille e é muito, muito econômico.
O inconveniente é que não é muito confortável nem é bom pra andar a mais de 110km/h... e nenhuma seguradora aceita... hehehehe
sandersondf
22/04/2013, 07:18
eu já tive uma sport 2.3 e digo que é bem chata pra andar na estrada.. mesmo cabine simples e vazia
o motor acorda só nos 3mil rpm e perde embalo meio fácil, tem que andar esgoelando
o consumo tambem fica alto, parelho às V6 4.0 manuais
eu, no teu caso, pegaria uma V6 americana, mas é só minha opinião! hehehe
ti.anjos
22/04/2013, 10:51
Cara segue minha colaboração:
1 - Diesel é sempre melhor, a exceção é na hora de comprar pois ele sempre vai ser mais caro.
2 - Se você pegar uma a Gasolina/Flex, mesmo sabendo que você economizou (muito), na hora de comprar com este motor, você toda semana ou sempre que for abastecer você vai ficar "put*" da vida com o consumo.
3 - Sua conta esta parcialmente certa, uma a gasolina até vai atender suas necessidades, porém não esqueça que uma caminhonete a gasolina DESVALORIZA muito mais do que uma a diesel. Tente achar uma F-1000 ou uma D-20 (carros as vezes com mais de 20 anos de uso), por menos de 30 mil reais?! ao mesmo tempo você consegue achar caminhonetes a gasolina/flex seminovas por muito menos que isso.
Cara segue minha colaboração:
1 - Diesel é sempre melhor, a exceção é na hora de comprar pois ele sempre vai ser mais caro.
2 - Se você pegar uma a Gasolina/Flex, mesmo sabendo que você economizou (muito), na hora de comprar com este motor, você toda semana ou sempre que for abastecer você vai ficar "put*" da vida com o consumo.
3 - Sua conta esta parcialmente certa, uma a gasolina até vai atender suas necessidades, porém não esqueça que uma caminhonete a gasolina DESVALORIZA muito mais do que uma a diesel. Tente achar uma F-1000 ou uma D-20 (carros as vezes com mais de 20 anos de uso), por menos de 30 mil reais?! ao mesmo tempo você consegue achar caminhonetes a gasolina/flex seminovas por muito menos que isso.
Entendo perfeitamente o que voce diz, mas vamos pegar um exemplo, partindo do ponto que a km sejam reais ( Seminovos BH | Ford Ranger Cab. Dupla 2.3 16V XLT (http://www.seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/457235) ) ( Seminovos BH | Ford Ranger Cab. Dupla 3.0 8V Ranger XLT 3.0 (http://www.seminovosbh.com.br/veiculo/codigo/482398) )
A diferenca é de mais ou menos 10.000,00 reais porem e um carro praticamente 4 anos mais novo, e bem menos rodado, essa km pra um motor a diesel nao e nada mas pra todos os outro componentes ja começam a dar problema, alem disso vou comprar o carro financiado com uma entrada de 15 mil e comprando essa 2008 a prestacao ficaria algo em torno de 48 x 750,00 ( o que ja pago no meu carro atual), se fosse pegar a diesel a prestação passaria de 1.100,00. esses 10 mil de diferença quase dobram por conta do financiamento, e ainda tem o seguro que é de 2 a 3 vezes mais caro. Estou aqui apenas dizendo que financeiramente para mim no momento a gasolina se encaixa melhor, porem se o carro nao for me atender pra meu uso prefiro nao pegar....
sandersondf
22/04/2013, 16:17
já pensou numa dessa?
Ranger Dupla 4x4 210cv - Ano 2002 - 129000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-476393847-ranger-dupla-4x4-210cv-_JM)
já pensou numa dessa?
Ranger Dupla 4x4 210cv - Ano 2002 - 129000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-476393847-ranger-dupla-4x4-210cv-_JM)
Pra falar a verdade nem sabia que existia cabine dupla v6 kkkkk..... estou sempre aberto a sugestões....
Mas no caso desse modelo ai penso assim: É um carro com mais de 10 anos por mais que seja aquela historia de que a km nao e tao alta, outros componentes ja precisão ser trocados não so pela km mas pelo tempo e como vai ser carro de dia a dia e de viagem nao posso ficar na mão, o financiamento para esse ano de veiculo deve ter uma taxa alta, assim como o seguro deve ser bem maior tambem, e por fim não que me incomode tanto mas essa frente ai ja tem cara de velha...kkkk
lfschmitz
22/04/2013, 21:16
Embora o carro diesel seja mais indicado pro teu uso, não convém contrair dívidas num momento em que estás investindo no teu negócio próprio.
Ainda que a picape a gasolina (Duratec cabine dupla) seja um tanto fraca pro teu uso, no final das contas ela vai cumprir a missão.
Na tua situação, de trabalhar e tocar uma empresa essencialmente sozinho, ter um problema mecânico num carro com 10 anos de uso é algo relativamente comum, e ficar uma ou duas semanas a pé pode ser terrível.
Talvez não seja a opção tecnicamente mais indicada, mas eu vejo como a opção financeiramente mais racional.
Barracuda
23/04/2013, 18:42
Como forte defensor da picape a diesel, hoje eu já não compraria. Eu ando vendo o diesel batendo na casa dos r$2,60 enquanto a gasolina tá em r$2,66.... uma ranger xls a gasolina zero km tá em R$71000 e a diesel mesma versão R$110900.... R$39900 de diferença....
6 centavos a diferença no combustivel... qual a diferença de consumo? 2km/l??? pelo preço da ranger a Diesel sem andar nem um km eu compro uma gasolina e "o direito de andar" 105 mil km por conta da diferença.... com 80 mil km eu já estaria vendendo o carro... tá tenso esse diesel com menos poluentes!!
Como forte defensor da picape a diesel, hoje eu já não compraria. Eu ando vendo o diesel batendo na casa dos r$2,60 enquanto a gasolina tá em r$2,66.... uma ranger xls a gasolina zero km tá em R$71000 e a diesel mesma versão R$110900.... R$39900 de diferença....
6 centavos a diferença no combustivel... qual a diferença de consumo? 2km/l??? pelo preço da ranger a Diesel sem andar nem um km eu compro uma gasolina e "o direito de andar" 105 mil km por conta da diferença.... com 80 mil km eu já estaria vendendo o carro... tá tenso esse diesel com menos poluentes!!
Isso que voce falou e verdade...
O que ta pesando mais na minha decisão agora é a questão do torque que o diesel proporciona, que com o carro um pouco pesado vai fazer muita diferença... mas acho que pela diferença de preço, o fato de ser um carro mais novo com seguro e manutenção mais barato devo ir de gasolina assim que vender meu carro...
Barracuda
24/04/2013, 11:54
Isso que voce falou e verdade...
O que ta pesando mais na minha decisão agora é a questão do torque que o diesel proporciona, que com o carro um pouco pesado vai fazer muita diferença... mas acho que pela diferença de preço, o fato de ser um carro mais novo com seguro e manutenção mais barato devo ir de gasolina assim que vender meu carro...
Se eu não me engano na estrada tende ser mais caro...
a proposito, quem me garante que o Diesel que estão vendendo na bomba é o S-10 (ou S-50) mesmo? Gasolina adulterada nesse país é mato... não duvido nada que tem algum espertinho fazendo o mesmo com o diesel...
lfschmitz
26/04/2013, 13:42
Se achar que a cabine dupla Duratec ficou muito manca, sempre há a opção de gastar mil pilas e trocar a relação do diferencial.
Considerando que a original é 4.56:1 (11/50), uma relação 4,88 (9/44) encurtaria a transmissão em 7% e uma relação 5.13 (8/41) encurtaria pouco mais de 12%.
Tabela de velocidade por marcha, por rotação, considerando pneus 245/70R16:
Original (11/50):
Relação de diferencial
4,56
Marcha
Relação
Velocidade calculada (km/h) por rotação por minuto (RPM)
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
1
3,717
8,3
12,5
16,7
20,8
25,0
29,2
33,3
37,5
41,7
45,8
2
2,202
14,1
21,1
28,1
35,2
42,2
49,2
56,3
63,3
70,3
77,4
3
1,497
20,7
31,0
41,4
51,7
62,1
72,4
82,8
93,1
103,5
113,8
4
1
31,0
46,5
62,0
77,4
92,9
108,4
123,9
139,4
154,9
170,4
5
0,791
39,2
58,7
78,3
97,9
117,5
137,1
156,6
176,2
195,8
215,4
------------------------
Conjunto C&P 9/44:
Relação de diferencial
4,88
Marcha
Relação
Velocidade calculada (km/h) por rotação por minuto (RPM)
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
1
3,717
7,8
11,7
15,6
19,5
23,4
27,3
31,1
35,0
38,9
42,8
2
2,202
13,1
19,7
26,3
32,9
39,4
46,0
52,6
59,2
65,7
72,3
3
1,497
19,3
29,0
38,7
48,3
58,0
67,7
77,3
87,0
96,7
106,3
4
1
28,9
43,4
57,9
72,4
86,8
101,3
115,8
130,3
144,7
159,2
5
0,791
36,6
54,9
73,2
91,5
109,8
128,1
146,4
164,7
183,0
201,3
------------------------
Conjunto C&P 8/41:
Relação de diferencial
5,13
Marcha
Relação
Velocidade calculada (km/h) por rotação por minuto (RPM)
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
1
3,717
7,4
11,1
14,8
18,5
22,2
25,9
29,6
33,3
37,0
40,7
2
2,202
12,5
18,8
25,0
31,3
37,5
43,8
50,0
56,3
62,5
68,8
3
1,497
18,4
27,6
36,8
46,0
55,2
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92,0
101,2
4
1
27,5
41,3
55,1
68,8
82,6
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110,1
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151,4
5
0,791
34,8
52,2
69,6
87,0
104,4
121,8
139,2
156,6
174,1
191,5
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