PDA

Ver Versão Completa : Vitara acendendo a luz de Check Engine e cortando combustível



Anderson Luis
17/04/2013, 20:13
Boa Noite

Tenho um Vitara 97 e de uma semana para cá ele acendou a luz de CHECK ENGINE no painel e começou a falhar (Parece q corta o combustível) tem vez q o carro chega a morrer. Já levei ao mecânico, foi trocado algumas peças mas ainda não resolveu. Já tirei a gasolina e coloquei outra, mas tbem não resolveu. Alguem já teve algo parecido? O que pode ser? Preciso da Ajuda de vcs?

Obrigado

Anderson

mas.marco
17/04/2013, 22:01
Boa Noite

Tenho um Vitara 97 e de uma semana para cá ele acendou a luz de CHECK ENGINE no painel e começou a falhar (Parece q corta o combustível) tem vez q o carro chega a morrer. Já levei ao mecânico, foi trocado algumas peças mas ainda não resolveu. Já tirei a gasolina e coloquei outra, mas tbem não resolveu. Alguem já teve algo parecido? O que pode ser? Preciso da Ajuda de vcs?

Obrigado

Anderson


Amigão, tem que ver qual codigo de erro do check engine.

Pela sua descrição, eu arriscaria (palpite) o sensor de fluxo de ar...

Anderson Luis
17/04/2013, 22:17
Como eu consigo verificar qual é o código?

Grassmann
18/04/2013, 09:36
Teu mecânico deveria conseguir checar esse código.
Scanner checa. Conecta no OBD2 e boa.
Só tem que ver se o teu mecânico tem. (Deveria ter...)
Sem isso, chute no escuro.
Quanto ao sensor de fluxo de ar, ele não afeta tanto a potência do motor. Aumenta o consumo, pois o carro estima o fluxo de ar e acaba não acertando a melhor condição de queima.
Já checou a pressão da bomba de combustível?

nanito
18/04/2013, 09:58
Teu mecânico deveria conseguir checar esse código.
Scanner checa. Conecta no OBD2 e boa.
Só tem que ver se o teu mecânico tem. (Deveria ter...)
Sem isso, chute no escuro.
Quanto ao sensor de fluxo de ar, ele não afeta tanto a potência do motor. Aumenta o consumo, pois o carro estima o fluxo de ar e acaba não acertando a melhor condição de queima.
Já checou a pressão da bomba de combustível?

Concordo, deve ser bomba de combustível, pois os sintomas apresentados pelo colega são exatamente os mesmos sintomas de quando fiz teste do corte de combustível do meu rastreador veicular, que corta a alimentação da bomba de combustivel.

Abraço!

Carletto
18/04/2013, 18:18
Concordo, deve ser bomba de combustível, pois os sintomas apresentados pelo colega são exatamente os mesmos sintomas de quando fiz teste do corte de combustível do meu rastreador veicular, que corta a alimentação da bomba de combustivel.

Abraço!
tenho bloqueador de ignição no meu, ligado direto na bomba. Mesmo quando ele corta, nao aparece nada do tipo no painel... :pensativo:

tilapia
18/04/2013, 18:49
Ha um tempo atrás tive o mesmo problema em meu Vitara, o sintoma aparecia esporadicamente. E era o sensor MAF.

prgaviaop
19/04/2013, 09:57
Como eu consigo verificar qual é o código?

Caso você não encontre por perto alguém que possua um scanner capaz de ler o seu carro, você pode ler o código lampejante. Por esse método, a própria luz CHECK ENGINE pisca formando um código com o erro que o sistema está acusando. Na internet você encontra o procedimento e a tabela de códigos.

A lâmpada do meu está acesa o tempo todo também e o código lampejante acusou problema no sensor MAP. Um dos sintomas que ele está apresentando é marcha lenta oscilante nos instantes após a fase em que a rotação do motor cai, depois que acaba de aquecer, chegando a quase morrer. Depois dessa fase, a lenta fica plana e não dá mais trabalho. Outro é o cheiro de gasolina saindo pelo escapamento, sinal de queima enriquecida demais e, claro, consumo elevado. Sem sinais de perda de potência.

Como o sensor MAP é caro, estou esperando aparecer algum próximo pra eu poder testar no meu carro antes de comprar um novo.

Grassmann
19/04/2013, 10:55
Caso você não encontre por perto alguém que possua um scanner capaz de ler o seu carro, você pode ler o código lampejante. Por esse método, a própria luz CHECK ENGINE pisca formando um código com o erro que o sistema está acusando. Na internet você encontra o procedimento e a tabela de códigos.

A lâmpada do meu está acesa o tempo todo também e o código lampejante acusou problema no sensor MAP. Um dos sintomas que ele está apresentando é marcha lenta oscilante nos instantes após a fase em que a rotação do motor cai, depois que acaba de aquecer, chegando a quase morrer. Depois dessa fase, a lenta fica plana e não dá mais trabalho. Outro é o cheiro de gasolina saindo pelo escapamento, sinal de queima enriquecida demais e, claro, consumo elevado. Sem sinais de perda de potência.

Como o sensor MAP é caro, estou esperando aparecer algum próximo pra eu poder testar no meu carro antes de comprar um novo.

Esse procedimento não funciona no Vitara 97. Funciona somente no Vitara com painel mais "quadrado".
O novo só com scanner.
Anyway, cadê o dono do tópico? Sumiu?

prgaviaop
19/04/2013, 15:17
Esse procedimento não funciona no Vitara 97. Funciona somente no Vitara com painel mais "quadrado".
O novo só com scanner.
Anyway, cadê o dono do tópico? Sumiu?

Uai, no meu funcionou, Leandro. Pelo menos gerou código quando jampeamos. É 1.6 8V 97. Antes eu tentei encontrar alguém que o escaneasse, mas aqui em Betim não encontrei ninguém.

Grassmann
19/04/2013, 16:01
Uai, no meu funcionou, Leandro. Pelo menos gerou código quando jampeamos. É 1.6 8V 97. Antes eu tentei encontrar alguém que o escaneasse, mas aqui em Betim não encontrei ninguém.

Estranho, os que eu vi não funcionavam...
Bom, se tem exceção, tem esperança. ;)

Anderson Luis
24/04/2013, 21:33
Foi feito vários testes e É o sensor MAP, mas está dificil de achar um novo...

Grassmann
26/04/2013, 15:30
Pega o código da peça e procura no Ebay.
Eu paguei R$77 no meu (semi-novo) quando queimou.

rodrigo.hoffman
10/09/2013, 10:13
Pessoal

To com um probleminha no meu Vitara.. Tenho ele desde o final de 2012 e não tinha acontecido nada desde então.. Mês passado participei de um raid e no meio da prova a luz do check engine acendeu.. O funcionamento do carro continuo normal..

No dia seguinte na hora de lavar a luz ficou apagada e não voltou a acender.. E ela permaneceu apagada até a ultima sexta qd fizemos um deslocamento pela estrada de uns 130km onde precisei dar uma puxadas boas para acompanhar o comboio e ela voltou a acender.. Sábado pela manha iniciamos a trilha e ela voltou a apagar... Na volta no domingo no deslocamento voltou a acender..

Resumindo.. A luz do check engine acende depois de se exigir um pouco mais do motor, trabalhando em regimes de rotação mais altas.. Depois volta ao normal, lembrando que não percebi nenhuma falha ou perda de desempenho, dificuldade de ligar ou coisa parecida...

É um mistério...

Abraços

Buno Ventura
10/09/2013, 18:26
Isso ta com cara de ser a EGR, mas só com o código de erro para ter certeza...

Neilson
10/09/2013, 23:51
Foi feito vários testes e É o sensor MAP, mas está dificil de achar um novo...
Anderson, antes de comprar outro MAP sugiro testar se o seu realmente está com defeito. Procure por vitara cabrito no google que vai encontrar como testar o sensor. Verifique também se todas as mangueiras relacionadas à injeção estão ok e se não tem nenhuma tomada de ar dessas mangueiras obstruidas, principalmente as que saem do coletor de admissão.
Ha duas semanas tive um problemas parecido no meu samurai, que acusava codigo 31, que é baixa pressão na leitura no MAP. Fuçando descobri que tinha uma obstrução de uma dessas saidas que citei. Peguei uma broca fina e girando-a com a mão mesmo desentupi a saída. O carro ficou 100% depois disso.

rodrigo.hoffman
11/09/2013, 14:44
Isso ta com cara de ser a EGR, mas só com o código de erro para ter certeza...

Cara..

A um tempo atras eu fiz uma limpeza na EGR.. Tava travada de tanta carbonização.. Apresentava aquela falha de cair a rotação mesmo acelerando o carro.. Apesar disso o "check engine" nunca ficou aceso.. Depois da limpeza acabou essa falha..

Tava me lembrando de um fato que ocorreu na prova do Raid que foi quando percebi a luz acesa.. A descarga furou no meio da prova.. Mas não sei precisar se foi depois que furou que a luz acendeu..

Abraços

rodrigo.hoffman
21/02/2014, 18:35
Rapazes..

Desde o ultimo post o problema não havia mais ocorrido.. Porém no sábado passado fiz um trecho de estrada o problema retornou.. Chegando em casa fiz o testes do "check engine" e acusou erro na sonda lambda (13).. Vou fazer a troca pra ver..

Uma pergunta básica? O meu vitara ta com uma sonda de 3 fios.. Andei nas auto-peças procurando a dita cuja, mas só encontrei marcas importadas (made in china).. Comprei uma MTE Thompson 7774 4 fios.. A diferença é que o aterramento é feito pelo fio (o fio a mais) ligado ao aterramento (bloco do motor) ao invés de fazer o terra pela carcaça da sonda (porca na descarga)..

Acho que não vai ter nenhum problema?? Ou vai??

[ ]´s

rodrigo.hoffman
02/03/2014, 22:36
Rapaziada

Só pra ficar como informação.. Instalei a sonda de 4 fios e fiz o aterramento na carcaça do motor, ja que no meu carro a sonda era de 3 fios..

Aparentemente o problema foi solucionado.. Vamos ver qd fizer um deslocamento maior, para ver se não volta.. Espero que o consumo e o desempenho deem uma melhorada.. O estado da sonda tava tenebroso..

Segue fotos...

[ ]´s