Conectar

Ver Versão Completa : A reprogramação ideal para o Troller 3.2

abreu
17/04/2013, 13:00
Pessoal, sabemos dos problemas elétricos apresentados pelo Troller 3.2H.
Sabemos também que a MWM "exagerou" na quantidade de "proteções" para esse motor, o que não combina muito com a proposta do Troller.

O motor tem proteção para tudo, qualquer sensor que informe um valor diferente do programado, faz o motor entrar em modo de proteção cortando o combustível. Algumas vezes acendendo a luz da injeção, outras não, dependendo da gravidade do erro apresentado.

O ideal para nossos motores seria um remapeamento que simplesmente ignorasse algumas dessas proteções.
Sabemos que o motor MWM Sprint 2.8 rodava perfeitamente sem NENHUMA proteção eletrônica, logo é possível sim diminuir algumas proteções "desnecessárias" para o nosso uso.

A eletrônica veio e trouxe melhorias para nossos carros, mas também trouxe problemas.
Alguns sensores são muito importantes, como por exemplo do de óleo, o de temperatura o do ponto de ignição.

Mas alguns sensores servem apenas para garantir que nossos carro atendam as normas de poluição vigentes, e são esses sensores os mais "delicados" e suscetíveis a falhas.

Minha ideia seria mapear todos os sensores e tudo que faz esse motor entrar em proteção, passar um pente fino nisso e deixar apenas o essencial para que o motor funcione bem, sem as "frescuras" presentes nele.

É claro que nessa programação nossos carros não atenderiam mais as normas de poluição vigentes, então seria interessante uma forma de limitar a potencia do motor para os testes de poluição.

Seria muito interessante para nossos carros a remoção do SCR (filtro de partículas) e p fechamento da EGR (recirculação de gases).

Tudo isso que relatei aqui é possível, basta apenas algum desenvolvedor se interessar pelo assunto e começar a trabalhar em cima disso.
E é ai onde entramos. Esse desenvolvimento tem um custo, sabemos. Se juntarmos gente o bastante com interesse para que esse desenvolvimento valha a pena, os desenvolvedores irão se interessar pelo projeto.

Vamos amadurecendo a ideia e entrar em contato com a Nascar, SFI, Reiko entre outros bons preparadores.

Abraços.

abreu
17/04/2013, 13:09
Complementando:

Essa falha que nós sentimos na aceleração do motor do Troller, é uma forma do motor nos dizer: "Ei, tem algo errado aqui comigo".
Pode ser uma infinidade de coisas, desde um simples conector com mal contato até uma peça importante com problemas.

O que seria interessante seria filtrar o que faz ou não o carro entrar em proteção.

Ex: Se estamos em meio a uma trilha onde precisamos que nossos carros estejam 100% um sensor do SCR informar que tem algo errado na oxidação dos gases, nosso carro entra em modo de proteção.
Mas estamos no meio de uma trilha, e para nós é mais importante que o carro funcione bem, mesmo que esteja poluindo um pouco mais que o normal, do que ter ele em modo de proteção.

Então existe uma forma, através da reprogramação da ECU do motor, de dizer ao motor que ignore o sensor da EGR mesmo que ele esteja fazendo uma leitura errada.
E fazer isso com todos os sensores que não são vitais para o funcionamento básico do motor.

Não é simples, mas é possível e nos traria um ótimo retorno quanto a confiabilidade dos nossos motores.

Abraços.

teretroller
17/04/2013, 14:03
Complementando:

Essa falha que nós sentimos na aceleração do motor do Troller, é uma forma do motor nos dizer: "Ei, tem algo errado aqui comigo".
Pode ser uma infinidade de coisas, desde um simples conector com mal contato até uma peça importante com problemas.

O que seria interessante seria filtrar o que faz ou não o carro entrar em proteção.

Ex: Se estamos em meio a uma trilha onde precisamos que nossos carros estejam 100% um sensor do SCR informar que tem algo errado na oxidação dos gases, nosso carro entra em modo de proteção.
Mas estamos no meio de uma trilha, e para nós é mais importante que o carro funcione bem, mesmo que esteja poluindo um pouco mais que o normal, do que ter ele em modo de proteção.

Então existe uma forma, através da reprogramação da ECU do motor, de dizer ao motor que ignore o sensor da EGR mesmo que ele esteja fazendo uma leitura errada.
E fazer isso com todos os sensores que não são vitais para o funcionamento básico do motor.

Não é simples, mas é possível e nos traria um ótimo retorno quanto a confiabilidade dos nossos motores.

Abraços.

Bom dia Abreu, como ja relatei em outro tópico, tive todos os problemas e soluções que foram nos passando, mas acho e por enquanto é só achismo mesmo, que o problema esta na turbina e que mesmo com a troca das mesmas não resolveram o problema, acho que vira uma solução em cima deste equipamento.
abraços

Vinicius.goncalvesmoreira
17/04/2013, 17:29
Não sei se é a turbina propriamente a causa raiz do problema, mas sei que ela é afetada. Como descrevi no tópico dos PROBLEMAS TROLLER 2013, quando meu carro apresenta o atraso na resposta do acelerador dá pra ver que a turbina demora pra entrar mas quando entra empurra com força, rs. Talvez algum controle da WG ou outra coisa...

Skillow
17/04/2013, 22:19
Não conheço bem o problema, o ar está sendo retido no escape e por isso da essa zica? Colocar um escape direto funcionaria? Ou alargar todo ele e tirar catalisador etc... Sou de Campinas, não teria os problemas de fiscalização, ainda...(sem ter que mexer na ECU, abreu faz sentido, é tanto frufru, mas seria "facil" de resolver...)

ELÍ FORTUNATO FILHO
23/04/2013, 20:47
Boa noite, abreu. Também condordo que esse excesso de proteção é prejudicial ao T4 e seu uso. Preferiria o sistema SCR ao EGR mesmo com a adição de Arla 32. Acho no ECR que todo o sistema de recirculação e seus sensores corretivos complicam o tipo de uso que se deseja num jeep. Pode avaliar, que nos caminhões maiores é só SCR pois nesses a solicitação versus vida útil do motor é mais exigida. O melhor seria filtrar os gases de escape fora do motor para simplificar todo o sistema.

Um abraço!

Elí

JEFFCATUNDA
24/04/2013, 00:52
Seguinte... se as soluções são incompatíveis com as resoluções de proteção ao meio ambiente... que a Troller/MWM/SIEMENS as passem para o publico, para que façam as alterações no pós venda... Foi assim que resolveram os problemas dos 3.0 em 2006 que eram muito piados e até cortavam também.....

SergioTinoco
17/08/2014, 02:36
Também estou no aguardo de uma solução para eliminação da DPF, EGR, regeneração, etc.

GBratz
30/11/2014, 18:52
Pessoal.
Tudo bem?
andei olhando alguns videos no youtube e achei vários do troller 3.2 tgv chipado.
Alguém sabe se esses chips/reprogramações estão funcionando?
Tenho muito interesse de fazer no meu.

Abraços.

caestrutura
30/11/2014, 19:31
Usuario GBratz liga nesse numero (85) 9930-0211, ele se chama Carlos, pode ligar hoje se quiser!

eduardodesaa
30/11/2014, 22:33
Usuario GBratz liga nesse numero (85) 9930-0211, ele se chama Carlos, pode ligar hoje se quiser!

Opa, blz
Por acaso o Carlos faz a remoção do DPF tbem??
Abraço

telmopinheiro
01/12/2014, 15:13
Sei que o assunto é o 3.2 mas só a nível de informação: DPF do Novo Troller a REIKO já elimina. O mostro do Wander daqui de São Paulo (pneus Trepador Competition 40" e suspensão de 6") já roda sem DPF.

485498

homerohermida
01/12/2014, 17:51
Sei que o assunto é o 3.2 mas só a nível de informação: DPF do Novo Troller a REIKO já elimina. O mostro do Wander daqui de São Paulo (pneus Trepador Competition 40" e suspensão de 6") já roda sem DPF.

485498
Dúvida idiota: qual a diferença/vantagem?

eduardodesaa
01/12/2014, 23:02
Dúvida idiota: qual a diferença/vantagem?

Homero, blz parceiro
No meu caso, remover o DPF é pra evitar a regeneração ativa, isso me incomoda demais, o jipe fica "xucro" quando queima os gases retidos no filtro DPF a cada 250 km

Abraços

telmopinheiro
04/12/2014, 18:34
Homero

o DPF (DIESEL PARTICULATE FILTER) re-circula os gases para incinerar as partículas sólidas, não saindo assim fumaça alguma.

Porém esta re-circulação "rouba" potência, daí o pessoal que quer mais brutalidade acaba por retirar o DPF. Mas isto não é simples pois é necessária a instalação de um downpipe no lugar e um remapeamento de injeção que simule a existência do DPF para a ECU do carro, caso contrário dá erro na hora.

Abs

caestrutura
12/12/2014, 01:20
https://www.youtube.com/watch?v=1em3MOxSG_Q

Troller 3.2 Chipado Sem DPF com pneus 38.Video de um cliente da SparkChips que esta utilizando o chip, mas estava ciente que não poderia utilizar este sistema com o DPF, pois haveria possibilidade de problemas como o carro entrar em modo de segurança.
Chip funcionando 100% com DPF. O sistema anti-DPF ainda está em testes.
Fizemos inúmeros testes do chip com escapamento original, ou seja, com DPF.
1) Viagem Fortaleza-Beberibe, estiquei de 1 marcha ate o talo e de 2 marcha também e de 3 marcha ate 4200 rpm(e permaneci nessa rotação durante 5 minutos) e depois estiquei de 4 marcha ate 4200 rpm(e permaneci nessa rotação durante 5 minutos) e nada de acender se quer uma luz, seja da injeção ou da regeneração.
Penso que nesse teste , trabalhando o carro no nível máximo da rotação do motor,ou seja, nem mesmo utilizando desta forma não acendeu se uma luz, seja da injeção ou da regeneração. Com isso será uma grande ressalva para os clientes adquirirem esse chip da SparkChips.
2) Permaneci com o carro ligado durante 2 horas e nada de acender se quer uma luz, seja da injeção ou da regeneração.
3) Através de muitos estudos, cheguei numa programação do chip, que a turbina sobe mais rápido que o normal e vai descendo lentamente e gradativamente.
4) Com a programação ajustada, efetuei uma velocidade final de 175 km/h no mesmo trajeto comentado anteriormente(Fortaleza-Beberibe).Nem mesmo nesta velocidade (usando o chip da SparkChips) não acendeu nenhuma luz seja da injeção ou da regeneração.
5) Notei que quando o troller 3.2 tgv(usando o chip da SparkChips) começa a regenerar automaticamente, percebo que o carro fica mais arisco do que o normal(como se estivesse usando aquele chip para o pedal).
6) Rodei em meu próprio troller 3.2 tgv com esse chip da SparkChips cerca de 8000 km sem problema algum. Lembrando que fiz inúmeros ajustes na programação até cheguei em uma que não traz problema algum.
7) Este chip possui processadores e núcleos responsáveis por enganar a ECU com novos parâmetros, aumentando assim a pressão dos bicos, a temperatura do rail, a pressão da turbina e ainda mantém sua queda para ser gradativa e adequada para não haver nenhuma queima no sistema de common-rail, logo a segurança para os usuários desse sistema torna-se máxima.
8) Tenho inúmeras programações que quem mandará será o gosto do cliente.
Contato: +55 (85) 9930-0211
Email: sparkchips@gmail.com

cpinsdorf
12/12/2014, 21:25
por favor posta mais uns videos , performance no dinamometro, instalacao etc.

Vinicius.goncalvesmoreira
13/12/2014, 15:43
O corte do motor está acontecendo a 3800rpm pelo vídeo...como no original. Pela descrição abaixo tinha entendido que o corte passou para 4200rpm.

Paulo Peitudo
20/12/2014, 15:12
Quando, afinal, vou poder andar com Diesel comum?
Tirar aquele missil que fica embaixo do jipe.
Esquecer essa p.o.r.r.a de regneração etc...
Se alguém tiver novidades, por favor avise.
Abç.

O corte do motor está acontecendo a 3800rpm pelo vídeo...como no original. Pela descrição abaixo tinha entendido que o corte passou para 4200rpm.

Walter da Camper
22/12/2014, 13:18
Para mim, a solução ideal é quando um daqueles fabricantes de módulos especiais tipo Fueltech e Pandoo se interessar pelo mercado de preparação diesel e começarem a fabricar módulos 100% programáveis como fazem para os carros a gasolina.
Aí vai ser possível deixar só os sensores que interessam e jogar fora toda essa tralha de EGR, DPF, etc... além da liberdade de programar a alimentação da maneira que for preciso e, de quebra, monitorar todos os parâmetros numa tela no painel.