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Ver Versão Completa : Selos Mecânicos em bronze?!



gustavoullmann
16/04/2013, 23:34
Pessoal,

Antes de mais nada, o sensor de nível salvou meu motor pela 2ª vez: na primeira foi uma bomba d'água que vazou pelo eixo do rotor e agora um selo mecânico do motor que vazou devido a corrosão.

Acredito que a origem da corrosão desse selo tenha sido quando comprei o jipe há alguns anos atrás, pois ele veio com água pura no sistema. Acho que rodei mais uns anos até me dar conta disso e trocar para água com fluído.

Enfim, dos 4 selos mecânicos 1 apresentava um vazamento bem pequeno de fluído. Vinha monitorando esse vazamento desde o primeiro alerta do sensor (faz algum tempo que isso aconteceu), mas agora a perda de água está mais intensa. Hoje, sem saber se isso vai ajudar ou não, limpei externamente o selo para remover o metal corroído, sequei bem e mandei ver uma generosa camada de silicone de cobre. Obviamente não seria tão displicente se não tivesse meu amado sensor de nível! Então vamos ver quanto tempo de sobrevida isso vai dar ao pobre selo... hehehehe

Como tenho pesquisado sobre o assunto, descobri que alguns carros possuem selos mecânicos de bronze. Sem dúvida esses devem ser muito mais resistentes a corrosão do que aqueles de metal (galvanizados?!) que vem de fábrica nos nossos Lands. Sendo assim, tô pensando em mandar usinar esses selos (acho que vai ser foda achar prontos na medida correta) e fazer a troca.

Alguém tem alguma coisa 'a declarar'? Alguma dica?

Grande abraço a todos!

Gustavo Ullmann.

vwinit
17/04/2013, 01:35
Gustavão ...

Os motores que utilizam este selo em bronze são feitos com blocos de alumínio? :pensativo:

Djalma Inoue
17/04/2013, 07:34
Gustavo desculpe minha ignorância este selo é aquele que fica na lateral do motor ou vc esta falando dos bujões que originalmete vem em plástico e que o Clemente vive falando para nós trocarmos por de bronze e eu ainda não fiz isso.:pensativo:

gustavoullmann
17/04/2013, 19:46
Hailtão, meu rei!!!

Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:

Engine Assembly Items (http://www.milodon.com/engine-assembly/engine-assembly-items.asp) (procure por Brass freeze plug kits)

Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:

InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas (http://www.infomet.com.br/metais-e-ligas-conteudos.php?cod_tema=10&cod_secao=11&cod_assunto=59)

(Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)

Em resumo: acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.

Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...

Djalma,

Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender! ;)

Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados! ;)

No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!

Grande abraço!!!

Gustavo Ullmann.

Waldmartins
17/04/2013, 20:17
Gustavo,

levei um "pito" do Clemente ontem por ter meu bujão de "prástico", mas como mexeram no meu motor recentemente e está na garantia (12 meses) vou deixar do jeito que está...Aliás, vou consultar o mecânico que fez o motor e perguntar a opinião dele...se ele achar que deve ser assim...blz...

Mas uma pergunta...com o watchdog (ou outro sensor de nível de água), se romper esse bujão não dá tempo de "avisar" que a agua se foi???

Abs

GLMedina
17/04/2013, 20:49
Hailtão, meu rei!!!

Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:

Engine Assembly Items (http://www.milodon.com/engine-assembly/engine-assembly-items.asp) (procure por Brass freeze plug kits)

Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:

InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas (http://www.infomet.com.br/metais-e-ligas-conteudos.php?cod_tema=10&cod_secao=11&cod_assunto=59)

(Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)

Em resumo: acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.

Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...

Djalma,

Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender! ;)

Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados! ;)

No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!

Grande abraço!!!

Gustavo Ullmann.

Eu estava com essa dúvida sobre esses "bujões" (tampões). Na 200, como o bloco do motor é de ferro, não teria problema. São 7 ao todo (pelo menos olhando o Microcat). 6 grandes e 1 menor, fora dois no cabeçote.
Eu aproveitei e comprei os originais (DE METAL, antes que leve um "pito" tb), já que meu motor está fora. :concordo:
Aliás, tirar o motor foi bom pois achei um "gambitec" fedorento na bomba de combustível: estava com durepox na base.:putz:
Já encomendei uma nova tb.:computador:

Djalma Inoue
17/04/2013, 23:42
Gustavo obrigado pelas informações, vou comprar estes bujões para realizar a troca dos meus que são plásticos, no caso são apenas dois um no radiador e um no alojamento da válvula termostática e como a minha o motor é de alumínio segundo analise não ha problema de pilha certo??


Hailtão, meu rei!!!

Pelo que eu descobri, sim! Os motores preparados que usam selos em bronze também são de alumínio. Segue link para uma empresa norte-americana de componentes para veículos de corrida:

Engine Assembly Items (http://www.milodon.com/engine-assembly/engine-assembly-items.asp) (procure por Brass freeze plug kits)

Também busquei por corrosão entre o alumínio e o bronze, a única coisa mais ou menos compreensível que eu encontrei foi isso:

InfoMet - Informaes britadas, fundidas e laminadas - Metais & Ligas (http://www.infomet.com.br/metais-e-ligas-conteudos.php?cod_tema=10&cod_secao=11&cod_assunto=59)

(Como um aluno que odiava química, não entendi grande parte do texto acima. Mas lá nos últimos parágrafos do mesmo se fala sobre a corrosão galvânica entre esses metais)

Em resumo: acho que dá para usar sem problemas selos mecânicos em bronze no 300 Tdi.

Quem discordar que atire a primeira pedra (pode ser de bronze... hehehe)...

Djalma,

Que papo é esse de ignorância!? hehehe... Estamos aqui para se ajudar e aprender! ;)

Mas sim, os selos que me refiro são aqueles que ficam na lateral (3 do lado do motorista) e no fundo (1 junto ao para-brisa) do bloco do motor (esqueci de algum?). Normalmente o pessoal se refere ao drenos de ar do sistema de arrefecimento como 'bujões' (1 no radiador e 1 no alojamento da válvula termostática). Quanto a esses bujões, que originalmente são de plástico, há muita controvérsia aqui no fórum: uns são contra e outros são a favor pela troca por metálicos. Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), o argumento mais usado pelos defensores do plástico é de que esses servem como "fusíveis" do sistema no caso de aumento de pressão. Particularmente acho que o fusível é a tampa do reservatório que tem uma válvula que abre e fecha conforme necessário. Os bujões de plástico simplesmente explodem e perdem toda a água repentinamente. Motor vai pro pau sem você se dar conta! Só fica a pergunta: qual o fusível que f... com o motor ao invés de salvá-lo?! Também acho que a maior causa de problemas com bujões de plástico é o seu reaproveitamento (quando removidos e recolocados) ou o excesso de torque no aperto (seja em novos ou reaproveitados). Se colocar bujão de plástico sempre novo e com o torque correto, acho improvável que se tenha qualquer problema com eles. Enfim, essas são opiniões minhas. Hehehe... Cada um é dono do seu jipe e pode fazer o que bem entender com ele! No meu caso, tenho bujões metálicos instalados! ;)

No más, acho que vou partir pros selos de bronze! Torcendo para que o selo traseiro do motor aguente mais uns bons anos antes de incomodar, pois pelo que eu li esse exige a retirada do motor para a troca!

Grande abraço!!!

Gustavo Ullmann.

Colepicola
06/05/2014, 13:58
Pessoal,

Antes de mais nada, o sensor de nível salvou meu motor pela 2ª vez: na primeira foi uma bomba d'água que vazou pelo eixo do rotor e agora um selo mecânico do motor que vazou devido a corrosão.

Acredito que a origem da corrosão desse selo tenha sido quando comprei o jipe há alguns anos atrás, pois ele veio com água pura no sistema. Acho que rodei mais uns anos até me dar conta disso e trocar para água com fluído.

Enfim, dos 4 selos mecânicos 1 apresentava um vazamento bem pequeno de fluído. Vinha monitorando esse vazamento desde o primeiro alerta do sensor (faz algum tempo que isso aconteceu), mas agora a perda de água está mais intensa. Hoje, sem saber se isso vai ajudar ou não, limpei externamente o selo para remover o metal corroído, sequei bem e mandei ver uma generosa camada de silicone de cobre. Obviamente não seria tão displicente se não tivesse meu amado sensor de nível! Então vamos ver quanto tempo de sobrevida isso vai dar ao pobre selo... hehehehe

Como tenho pesquisado sobre o assunto, descobri que alguns carros possuem selos mecânicos de bronze. Sem dúvida esses devem ser muito mais resistentes a corrosão do que aqueles de metal (galvanizados?!) que vem de fábrica nos nossos Lands. Sendo assim, tô pensando em mandar usinar esses selos (acho que vai ser foda achar prontos na medida correta) e fazer a troca.

Alguém tem alguma coisa 'a declarar'? Alguma dica?

Grande abraço a todos!

Gustavo Ullmann.
Tive um Defender 90 ano 2000 que o motor Maxion perdeu toda a água pelo selo na Br 101 (Rio Bonito), torrou tudo. Custou-me 12.000,00 reais

Denilsom
06/05/2014, 15:53
Eu tenho um motor Maxiom na minha Rural de tanto passar raiva com selos mandei um torneiro fazer todos de inox foi R$,40,00 reais cada comprei um novo que custava na epoca R$5 reais para amostra, agora adquiri uma Defender e pretendo fazer o mesmo !!

sportster
15/05/2014, 13:29
Alguém poderia indicar uma loja em São Paulo que venda o selo do motor? Estou com um pequeno vazamento de agua.

Valeu

sportster
16/05/2014, 09:53
Encontrei um distribuidor de peças MWM Internacional e gostaria de saber se o motor da foto abaixo é o mesmo que equipa minha vtr? Lembrando que minha defender é 97. (importado)

Preciso do selo do motor e da junta "p".

463021

Obrigado

renato vieira
16/05/2014, 17:17
De metido, vou relatar um fato que presenciei hoje. Só a título de informação.
Assisti, enquanto esperava atendimento, o dono de uma conhecida oficina de off-roads aqui de Porto Alegre, colocando selos de aluminio torneados no bloco da sua Land 300Tdi.

achilesmenezes
17/06/2014, 01:20
De metido, vou relatar um fato que presenciei hoje. Só a título de informação.
Assisti, enquanto esperava atendimento, o dono de uma conhecida oficina de off-roads aqui de Porto Alegre, colocando selos de aluminio torneados no bloco da sua Land 300Tdi.

Oi, Renato

Você esta absolutamente certo... Troque os meu selos por alumínio tem 5 anos e nunca mais tive problemas...
abraços

sportster
23/10/2014, 11:19
Passando apenas para relatar minha experiência com selo trocado.
Efetuei a troca dos selos do motor a exatos 5 meses (peça original MWM)... hoje de manhã tive a surpresa de um novo vazamento no selo!
Alguem sabe onde posso fazer o selo em aluminio?

Obrigado

Meccano
24/10/2014, 15:14
Caramba Sportser, cinco meses nem deu tempo de enferrujar!! será que uma revisão na vedação com cola

não resolveria?

Imagino que houve falha [capricho...] nessa vedação.

Abração!

Denilsom
24/10/2014, 16:34
Colega procure um bom torneiro que eles fazem leve um original de amostra eu mandei fazer de inox.




Passando apenas para relatar minha experiência com selo trocado.
Efetuei a troca dos selos do motor a exatos 5 meses (peça original MWM)... hoje de manhã tive a surpresa de um novo vazamento no selo!
Alguem sabe onde posso fazer o selo em aluminio?

Obrigado