PDA

Ver Versão Completa : Abrindo o capô do Niva

Luciano Vaz
27/09/2005, 06:52
Olá pessoal, sou eu novamente... preciso de uma ajudinha, meu Niva está com o capô fechado pois quebrou o cabo :putz:
Pergunto: alguém já passou por isso? Como resolveu? E principalmente, como é possível eliminar esse problema de vez? Existe alguma adaptação?

Abraços,

Luciano Vaz

christian govastki
27/09/2005, 09:48
Onde quebrou o cabo? Na alavanca ou na trava, se foi na trava e restou um pouco do cabo, com um alicate de bico comprido você tenta pescar, pela grade de ventilação, a ponta do cabo para conseguir destravar o capô. Se foi perto da alavanca, tente pescar o resto do cabo com um alicate e destrave o capô.

A solução é trocar o cabo por um de aço de freio de bicicleta comprado a metro em qualquer bicicletaria e deixar uma segunda alça dentro da ventilação para o caso de uma emergência.

Luciano Vaz
27/09/2005, 10:21
Blz Christian, valeu mesmo!

O cabo quebrou ontem e foi na alavanca... Essa solução de cabo de bicicleta parece ser ideal e o lance de deixar a segunda alça para emergência com certeza facilitará as coisas numa eventualidade. :concordo:

Valeu irmãozinho!!!

Abraço,

Luciano Vaz

MANFREDI
27/09/2005, 10:30
Blz Luciano

Tâ sumido carinha, trabalha menos carinha e aparece mais vezes aqui.

Como vão as coisas com seu Niva?

Grande abraço

Luciano Vaz
27/09/2005, 11:03
Faaala Manfredi, cara eu estava com sérios problemas de saude na família, tive que ir até Vitória da Conquista na Bahia para ver meu avô que nao está muito bem, fora isso ainda tem o meu trabalho que andou me consumindo as horas neste últimos 25 dias... mas vamos em frente, O Nivana está show! Agora estou pensando em levantar a suspensão dele para torná-lo mais agressivo nas erosões, fora isso ele está encostado essa semana porque eu resolvi modificar o painel (acho que de cara vou colocar os instrumentos na coluna da porta e dar uma "mudernizada" no restante, ah vou fazer tbm a modificação do freio de mão que o André falou, com isso ganho liberdade para fazer o console central com depósito de skoll e apoio de braço. Caso vc tenha alguma sugestão, dá um toque aí...

Abraço,

PS: Acho que um bom apelido para o seu Niva seria "Dr. Givago" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Luciano Vaz

MANFREDI
27/09/2005, 11:14
eheheheheh, valeu, vou pensar no assunto. eheheh

Quanto ao console central e o freio de mão acho que ficaria 10. Pensa também num compartimento pra colocar uma geladeirinha daquelas de console, conforme lembrou um camarada ai pra cima.

Estamos vendo um dia ainda neste mês pra nos reunirmos em umna oficina aqui em SP, num domingo, pra nos conhecermos e prum churrasquinho e, de quebra, darmos umas mechidinhas nos Nivas.

Podemos contar com você? Acho uma boa até pra você fazer um show tunning nivana. eheheh

Voce viria até Sampa?

Grande abraço

Luciano Vaz
27/09/2005, 11:23
Vou com o maior prazer :D :D :D é só marcar a data, viu mas este mes já está de final... será que nao é melhor para o começo ou meados do mes que vem? Quanto ao console, será com compartimento térmico mesmo, afinal nada pior na trilha quando a cerva esquenta :evil: :evil:

Abraço,

Luciano Vaz

MANFREDI
27/09/2005, 12:46
É mês de Outubro mesmo. Que bom que venha.

Grande abraço

rmmeira
27/09/2005, 14:48
Pessoal, ainda sobre o capo...
alguem sabe qual borracha pode ser usada no capo do niva ??? aquela que fica de lado a lado onde é feito o fechamento do capo ?

obrigado

Cesar Rocha
27/09/2005, 14:52
Luciano, que modificação seria esta no freio de mão?? Estou ha um tempo querendo fazer alguma coisa entre os bancos e queria saber de algo que alguem já tenha feito...

Abraço!

ANDRÉ PEIXOTO
30/09/2005, 23:01
Fala Cesar.
Eu fiz a adpatação e comentei com Luciano ou sei lá quem... Eu corri atras da alavanca do freio de mão do Opala antigo (serve da caravam tambem). Só que o mais importante é que vc compre junto, a HASTE de ferro que fica dentro do caput do opala (eu estou sem maquina digital, mas vou dar um jeito de fotografar). O cabo que usei foi o do Monza. Sem a haste vai ser dificil de adaptar. Eu fui num ferro velho e paguei 25 latinhas pela alavanca e a haste (o cara queria 40 em tudo). Acho que essa haste fica presa na lateral do motor. Ela servir´de guia para o cabo de aço. Cara!! vc não imagina o espaço que vai ganhar!!!
Fora que o barulhinho de puxar a alavanca é muito show :lol:
O Christian me sugeriu o freio de mão de pedal usado na D20, S10 etc. Só que era bem mais caro. E eu achei mais estiloso ter um de alavanca.

Luciano: Tô tentando desenhar um molde para fazer em fibra de vidro, onde em seu interior quero colocar esse tipo de cooler e por cima (fechando a tampa) um apoio de braço. Vc pode me orçar depois?

Abraços a todos.

christian govastki
30/09/2005, 23:38
eu queria fazer algo como os gurgel, tipo de um blocante para o eixo traseiro, onde você tinha duas alavanca que podiam ser acionadas separadamente ou em conjunto para fazer o efeito blocante manual no eixo traseiro, quando uma roda perder a tração... mais ou menos como o natal fez no dele (só que no dele é hidráulico)...

Ai é que vem o problema, ou eu arrumo a alavanca do gurgel (praticamente impossível) ou teria que colocar uma segunda alavanca...

Imagina 5 pedais no niva...com todo aquele espaço que sobra entre a lateral e o pedal da embreagem, com minha botinha ia pisar uns quatro ao mesmo tempo...

Luciano Vaz
01/10/2005, 06:06
Fala pessoal,

André é muito bom saber que deu certo essa adptação :concordo: agora poderemos "viajar" um pouco no novo visual interno do Nivão :mrgreen:

Eu estou na correria tbm para fazer isso... vou usar a alavanca da Kombi ou a q vc usou, do Opala ou Caravan, tem a do Corcel que tbm poderá ser utilizada :lol:

Quanto ao novo console, me mande os desenhos que faremos sim :mrgreen:

Agora, uma outra adaptação que eu estou querendo fazer é melhorar a iluminação interna do Niva, aquelas duas luzinhas da colunas laterais nao iluminam quase nada, alguém aí utiliza iluminação no teto??

Abraço,

Luciano

Cavalcante
01/10/2005, 07:42
Luciano, estou terminando uma luminária de teto, com aquelas luminárias individuais para passageiros de ônibus. Ela fica fixada entre o espelho e o teto do Niva. Segue o desenho em .dwg. Quem não conseguir abrir me fala que eu mando um bmp ou jpg. O protótipo eu fiz em madeira, mas como a peça é pequena e relativamente detalhada, não gostei do acabamento em curvim. Estou pensando em outro material para o gabinete, mas não acho que fibra fique legal. Gostaria de um acabamento em couro ou curvim.
Cada uma das luminárias possui um tecla com três posições: apagado, aceso direto e comandado pelas portas.

Luciano Vaz
01/10/2005, 07:53
Falaí mestre Cavalcante, blz?

Então cara é isso mesmo que eu estava querendo... vc pode me mandar o arquivo em jpg? Desinstalei o meu Cad porque meu micro estava dando conflito com um outro programa, só vou resolver isso na proxima semana :evil:

Agora o q vc acha de já que vamos por uma luz ali, porque nao fazemos um console de teto com porta trecos, mapas e também com a iluminação apropriada? E porque vc acha que em fibra nao ficaria legal? dá para aplicar o couro ou curvim sobre a fibra sem problemas... alem do mais a fibra nos dá uma liberdade incrível para modelar, muito melhor que madeira ou metal e a resistência é a mesma e dependendo da característica é até melhor :concordo:

Ácho que ficaria bem legal, eu vi um console de teto numa Toy e achei muito maneiro...

Falow irmão, abraço

Luciano

ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 07:55
Cavalcante, Luciano e galera em geral.
Já vi que temos essa fixação por deixar o interior do Niva legal.
Já que vcs gostaram da ideia do puxador de freio-de-mão. Ai vai mais uma frescurinha (com certeza o Christian vai falar que é viadisse de nossa parte :discordo: )...
Comprei um par de LUZ DE CORTESIAS (aquela que ficam na porta e quando abrimos, acendem) do MONZA. Vou fazer o buraco na forração das portas (parte de baixo e na ponta) e encaixar os espelhinhos. Quanto a fiação, vou ver se faço um prolongamento daquelas laterias que ascendem. Assim quando abrir a porta, as luzinhas da porta vão acender. :concordo:
Mas também tô pesquisando para tentar ver se coloco a " luminária" do Monza antigo no teto do carro (bem no centro). Ela tem uns 10cm X 7cm (eu acho). E a iluminação é bem potente.
Gastei 25latinhas num par de luz de cortesias novas (jogo completo)
|abraços..

ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 07:57
Cavalcante, eu não consegui abrir esse raio de arquivo que vc postou. Manda por favor em JPG.
valeu amigo
OBS. O funileiro me cobrou 300L para fazer o fundo, as caixas e a "saia" da frente do Niva. Ele dando o material. Tá no preço ou tão me roubando?

ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 07:58
LUCIANO AMIGO.
Vc tem previsões de quando vai colocar as fotos tão prometidas ?

OBS. Melhoras para seu Vôzinho, amigo!

André

Cavalcante
01/10/2005, 08:11
André, mais tarde eu posto um desenho em 3d da luminária. Quanto à luminária no centro do teto, pensei na possibilidade, mas desisti depois de ver que o trabalho ia ser complicado demais, porque a forração do Niva não é rígida, impossibilitando a fixação de uma luminária diretamente no forro. A solução seria soldar uma peça suporte no teto, mas aí eu teria que substituir minha forração, que está boa.

Luciano Vaz
01/10/2005, 08:12
André, Cavalcante e galera em geral. :D

Cara eu acho até que a luz no teto iria proprocionar uma iluminação melhor no interior do Niva, a idéia do Cava :roll: é muito legal, mas agora que eu "pesquei", Cava, como ficou a iluminação no resto do bichão, digo lá no banco de trás e no porta malas? É que um tempo atrás fizemos uma trilha noturna com lual aqui em Sorocaba e acabou a pilha da minha lanterna e tive a maior dificuldade para achar as tralhas no porta malas, minha idéia é ter uma luz no meio do teto que distribua a iluminação pelo interior inteiro :wink: Num liga pro Christian não... logo logo o virus do tuning interno vai pegá-lo :twisted: :twisted: , né não Christian?

André, vc teve que fazer alguma peça especial para modificar o freio de mão? tipo alguma roldana ou algo assim ou foi só instalar mesmo?

Quanto a iluminação lateral, achei legal mas acho que nao vou fazer no meu, mas vale lembrar que numa trilha noturna, luz nunca é demais e essa sua adptação pode ajudar bastante numa situação dessas :palmas:

Blz,

Abraço

Luciano

Cavalcante
01/10/2005, 08:21
No banco de trás? Quem tiver fósforos que se vire! :twisted: :twisted:
Olha, estou pegando o resto de madeira que eu usei no console pra fazer um tampão de porta-malas e vou instalar uma ou duas luzes de cortesia dentro do porta-malas, com acendimento automático na abertura do bichão. Aliás já tem uma terceira que vai ficar sob o capô, pra reparos noturnos.

Luciano Vaz
01/10/2005, 08:33
Muito bem.... essa idéia de colocar uma luz sob o tampão me pareceu a melhor saída para isso... realmente essé era o meu problema, e a iluminação na frente tbm, como o seu console ilumina na frente restava ainda resolver no porta malas, por isso pensei em uma iluminação "universal" do interior, mas todas as ídéias são aplicáveis...

Manda aí o desenho em bmp ou jpg...

Valeu,

Luciano Vaz

ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 10:23
Meu meca soldou a haste dentro do capu. Vou pegar os detalhes e passar item por item.

Luciano Vaz
01/10/2005, 11:49
Blz Andre :concordo:

Cara eu entrei no site da Viapol (http://www.viapol.com.br/ativweb/produto.php) e mandei uma msg para eles para saber onde vende a manta q vc está procurando, mas acho que só vão responder na segunda pois hoje eu duvido que tenha alguem lá para responder a msg...

Falow irmãozinho

Luciano

Peter
01/10/2005, 19:38
Olá pessoal
Sou novato na area mas corujando algum tempo.
Em anexo algumas fotos para ilustraçao do que montei no meu Niva

christian govastki
01/10/2005, 20:48
Cavalcante, Luciano e galera em geral.
Já vi que temos essa fixação por deixar o interior do Niva legal.
Já que vcs gostaram da ideia do puxador de freio-de-mão. Ai vai mais uma frescurinha (com certeza o Christian vai falar que é viadisse de nossa parte :discordo: )...
Comprei um par de LUZ DE CORTESIAS (aquela que ficam na porta e quando abrimos, acendem) do MONZA. Vou fazer o buraco na forração das portas (parte de baixo e na ponta) e encaixar os espelhinhos. Quanto a fiação, vou ver se faço um prolongamento daquelas laterias que ascendem. Assim quando abrir a porta, as luzinhas da porta vão acender. :concordo:
Mas também tô pesquisando para tentar ver se coloco a " luminária" do Monza antigo no teto do carro (bem no centro). Ela tem uns 10cm X 7cm (eu acho). E a iluminação é bem potente.
Gastei 25latinhas num par de luz de cortesias novas (jogo completo)
|abraços..

Pô, olha só o cara, acha que eu estou com preconceito, só porque ele está afim de encher o niva dele de luzinhas...

A luz da porta, ao contrário do que o André falou, eu acho importante para aumentar a segurança, principalmente a noite para os demais verem que o carro está com a porta aberta.

Na bem da verdade é uma pena que os carros mais modernos não as tenham...a do monza, é boa, pois é fácil de adaptar sem grandes transtornos.

Para liga-la não me lembro se o interruptor da porta corta o neutro ou a fase. Se for a fase, basta puxar um fio dali atá a lampada e aterrar o outro terminal em algum ponto da porta. Se for ao contrário, interrompendo o neutro, ai você vai ter que puxar a fase da caixa de fusíveis, ligue no mesmo circuito da iluminação interna.

Realmente, chamar aquilo que tem na coluna de "iluminação interna" é sacanagem. Além do que, nesta altura do campeonato, a luminária deve estar mais amarela que gema de ovo, iluminando ainda menos.

Alguém já tentou colocar a luminária do tempra, é legal que tem um foco que é comandado pela porta, com a opção de deixar a iluminação desligada, e outro para "ler" mapas.

Hj vi o console de teto do Fiat Idea, acho que ficaria legal no niva, melhor do que o do Doblô.

Peter
01/10/2005, 20:52
Aló pessoal
Complementando as informações anteriores,ai vão mais algumas fotos.

christian govastki
01/10/2005, 21:16
Luciano, gostei da idéia do console de teto em fibra... mas sempre achei que ele ia ficar muito pesado. E para quem tem as manhas de mexer com fibra fica muito mais fácil do que quem não tem (que é o meu caso...)

Vamos trabalhar nos projetos do painel, console de chão (com a gela cervejas do andré, mas ai vai ter que isolar muuuito bem o assoalho, senão vai ser o forno de pizza do andré) e o o de teto (para aquelas coisas que não podem molhar de forma alguma...)

Não tenho nada contra o "tunning", o que não gosto e de coisa sem noção nehuma que neguinho faz, tipo, colocar um aerofólio no celta 1.0, aqueles parachoques que parece um festival de recortes de fibra, fazer aquele monte de buracos na lata... e de carro rebaixado. (prefiro levantado!! :concordo: ),

Se a coisa é bem feita não vejo problema algum. Tem algo mais sem noção que o cara colocar uma roda de 18" num Celtal? Fica aquele espaço ridículo entre a roda e a pinça, sem contar que o cara coloca uma roda TSW que custa 3k o jogo e põem um BSColway... o pneu é muito mais importante do que a roda, pegunta o Kimi Haikkonen o que ele acha de pneu que estoura no meio do caminho

Para o meu carro "de rua" queria um zetec 2.0 16V 0,6kg/cm2, molas einbach, umas rodas aro 15", p6000 205/50R15 91V, com disco de 12" nas 4, abs... ai sim é máquina...não celta 1.0 "tunado"...

Cavalcante
01/10/2005, 21:40
Segue desenho em 3d da luminária de teto.
Christian, quanto a um console de teto que tome toda a frente, acho perigoso em caso de acidentes. O teto do Niva não dá altura pra tudo isso.

ANDRÉ PEIXOTO
01/10/2005, 23:41
Christian, Luciano e galera interessada no tal " gela cerveja do André" ( já até batizaram a parada com meu nome né !? :lol:
Tô pesquisando sobre coolers eletricos que ligam no isqueiro do carro. Ma stambém pensei num cooler normal tipo aquelas caixas térmicas que conserva a temperatura e tal. Pensei inicialmente em comprar uma de uns 20cm de largura por 30cm de cumprimento e 30cm de altura. E depois tocar para o Luciano bolar um revestimento (ou capa, sei lá...) para cobrir e fixar esta caixa, fazendo ainda uma tampa para apoio de braços (com buraquinho na forma da latinha de skoll e tudo mais na tampa :dance: ) Mas ai me veio um estalo: E quando o gelo derreter??? Teríamos que bolar um dreno com uma tampinha de rosquear no fundo e que permitisse a agua sair para baixo do assoalho do carro.
>>>>> (Vou pesquisar preços e medidas e te passo falou Luciano!?)

ANDRÉ PEIXOTO
02/10/2005, 00:00
Meus queridos Camaradas,
vamos abrir um NOVO TÓPICO para tratar destas questões de:
CONSOLE, PAINEL e o mais importante: " O GELA CERVEJA!!!! :mrgreen: :concordo: :dance: :lol: :D

MANFREDI
03/10/2005, 11:06
Aiiiiiiiiiiii Galera do Niva Tunning, tô gostando de ver o empenho de vocês com nosso companheirão de terra. Por enquanto estou somente lendo tudo e copiando tudim, tudim.

Agora uma coisita só: VAMOS MANDAR AS FOTOS, MESMO DOS PROTÓTIPOS, FICA MAIS FÁCIL DA GENTE OPINAR SOBRE SUGESTÕES. eheheheheh desculpe a gritaria..

Grande abraço.

PS: precisamos marcar uma data pro nosso I DAG NIVA TUNNING.

Este mês de outubro temos ainda 4 Domingos: 9 - 16 - 23 - 30.

Cada um coloca sua PRIMEIRA ESCOLHA, depois a SEGUNDA, depois a TERCEIRA.

Então a maioria elege a data melhor.

ANDRÉ PEIXOTO
03/10/2005, 12:29
pra mim, quanto mais longe melhor, pois nesse momento meu niva tá pelado. Arranquei todo o revestimento, painel e agora a pouco o tanque também.

Cesar Rocha
08/10/2005, 20:51
Ok, ANDRÉ!

Obrigado pela resposta! e desculpa a demora em te dar um retorno... André se voce pudesse tirar essas fotos ia ser muito bom, com imagens fica mais facil entender :oops: , e quando voce diz que ganha muito espaço é porque? Onde fica a alavanca?

christian govastki
08/10/2005, 22:51
Achei uma solução simples e fácil

Console de teto do Ecosport XLS/XLT, é pequeno (deve ter uns 20x20 x5 cm), tem lugar para colocar óculos, celular e algo que não possa molhar e já tem a lâmpada de leitura e iluminação interna...

Vamos ver com o nossos frequentadores de desmanches quanto custa o brinquedo...