Conectar

Ver Versão Completa : Turbina L200

estevao2
16/04/2013, 00:09
Boa noite,

Pessoal, estou com um problema com minha Triton 2009, todo dia de manhã ao dar a partida sai uma grande quantidade de fumaça branca, e a turbina não aciona ou pelo menos nao faz barulho, depois de a temperatura chegar no meio onde é o normal a turbina aciona o barulho dela volta e a fumaça some. É muito estranho. Obs: começou depois de ter lavado o motor nao sei se tem algo haver.

Pelo pouco tempo que estou no 4x4 tenho visto muitos de vcs com vasta experiencia mecanica, então gostaria de saber oq deve ser feito nesse caso? Alguém já teve esse tipo de problema e conseguiu sanar?

Obrigado,

Vinícios Estevão

Moipessoa
16/04/2013, 07:26
viu se quando lavaram o seu motor, se o filtro de ar foi "empacotado" com uma sacola plastica?
da ultima vez que lavei o motor do carro (raridade, motor de carro nao se deve lavar sempre), foi feito esse procedimento de embalar o filtro com uma sacola plastica.

Caionoronha
17/04/2013, 14:28
Amigo a minha 10/11 estava com o mesmo problema, tive que trocar a turbinas, mangueiras, juntas e os bicos. Sei que no total deu 25 mil e a garantia pagou. Existe relatos aqui em Brasília que muitas dão este problema.

SergioMedeiros
18/04/2013, 22:36
Pode ter entrado água por tudo quanto é canto do teu motor. Tira a vareta do óleo e veja como está a consistencia dele. Não pode estar aguado....
Sugiro voce parar de andar com ela o quanto antes e levar no mec de confiança.... fumaça branca moderada na partida tudo bem... em abundancia é preocupante.

estevao2
29/04/2013, 22:43
Moipessoa, não foi feito dessa forma não mas já troquei o filtro de ar dela e mesmo assim continua a fumaça sempre na primeira partida, e logo para de fumaçar branco, e sempre quando a temperatura está no normal "no meio do relogio" a turbina começa a fazer o barulho.

Caionoronha, cara assim fiquei assustado, pois a minha não tem mais garantia. Levei na CSS aqui na região e eles disseram que erá apenas falta de descarbonizar as tubulações em geral dela. Acha que pode resolver?

SergioMedeiros, então cara eu parei de andar nela e coloquei no guincho pra CSS mas chegou lá eles disseram que seria necessário apenas descarbonizar ela total incluindo a turbina, mas não puderam fazer no mesmo dia e como era fim de semana ficou de eu agendar novamente. A fumaça não é tao abundante é como eu disse apenas na primeira partida ao acelerar, se deixar ela aquecer sem colocar o pé no acelerador nem sai fumaça. O pessoal disse que era pra marcar a descarbonização mas ainda não deu tempo, ela continua parada, de vez em quando ela sai mas só dentro da cidade mesmo.

Pessoal não sei mais onde recorrer essa semana fiz todas as trocas de filtro e troquei o óleo de motor, vcs acham que essa descarbonização pode surtir algum efeito?? Alguns me falaram de bico também existe essa ligação?? Alguém que tenha triton ai como é o funcionamento da turbina na primeira partida??

Obrigado pessoal pelas contribuições.

Junior-L200Power
30/04/2013, 09:34
Cara, eu tbm acho que pode ser turbina carbonizada...incluindo a EGR que tbm pode estar carbonizada...
Mas issso não exclui o fato de que na lavagem entrou água onde não devia e está causando algum dano....
Se fosse EU, trocaria o óleo que não fica tão caro, juntamente com o filtro de óleo e de combustível e descarbonizaria a turbina e a EGR..mas isso FORA E LONGE de concessionária se não quiser falir...Rsrs

Grande abraço

Carlos A. C. Azevedo
30/04/2013, 11:29
Fumaça branca ou tá queimando óleo ou água, já desmontou a saída da turbina e o intercooler pra limpar? Pode ter uma quantidade de óleo que esteja fazendo isso, a fumaça é muito densa?

estevao2
30/04/2013, 22:11
Cara, eu tbm acho que pode ser turbina carbonizada...incluindo a EGR que tbm pode estar carbonizada...
Mas issso não exclui o fato de que na lavagem entrou água onde não devia e está causando algum dano....
Se fosse EU, trocaria o óleo que não fica tão caro, juntamente com o filtro de óleo e de combustível e descarbonizaria a turbina e a EGR..mas isso FORA E LONGE de concessionária se não quiser falir...Rsrs

Grande abraço

As trocas de óleo e filtro eu fiz no mesmo dia que aconteceu o fato. Agora estou aguardando para fazer a descarbonização na CSS eles falaram que ficaria em torno de R$ 800,00 ainda não mandei pq estava em viagem e quero acompanhar de perto o trabalho. Quanto a EGR alguns aconselham o isolamento dela acha que pode ser uma solução ou estaria mais para algum dano??

estevao2
30/04/2013, 22:16
Fumaça branca ou tá queimando óleo ou água, já desmontou a saída da turbina e o intercooler pra limpar? Pode ter uma quantidade de óleo que esteja fazendo isso, a fumaça é muito densa?
Ainda não desmontei nada... vou marcar para a limpeza nessa próxima semana, se der tempo pois como disse quero acompanhar de perto pois geralmente eles condenam muita coisa alem do que eh proposto no inicio do serviço. Quanto a fumaça ela aparece apenas na primeira partida quando o motor está frio, mas quando a temperatura chega no limite ai alem de parar a fumaça a turbina começa a funcionar. Sabe me dizer se é normal a turbina demorar para entrar em funcionamento?

SergioMedeiros
30/04/2013, 23:33
Amigo, a turbina funciona logo na partida, assim que começam a sair gases da combustão. A descarbonização dela pode ajudar no sentido de fazer ela funcionar normal, afinal, turbina carbonizada é turbina suja... e isso faz ela ter resistencia no funcionamento. A fumaça branca é outra coisa... Não pode ter!
O respiro do motor joga tudo na entrada de ar da turbina. Ali pode estar indo sujeira e óleo, causando a fumaça branca....
Da uma olhada no radiador também... se não ta baixando água... tem muito fdp que não ta nem aí para seu carro, principalmente em lava car. Se deram a partida e socaram o pé por algum motivo, pode ter danificado alguma junta do teu motor, permitindo entrada de água no sistema. Socar o pé em carro diesel frio é a pior coisa que se pode fazer... acaba com o motor da noite pro dia.

Complementando, não quer fazer essa descarbonização fora da ccs? Aqui em Curitiba eu gastei R$350 em um ótimo mecanico. Confio mais que ccs.

estevao2
01/05/2013, 20:55
Amigo, a turbina funciona logo na partida, assim que começam a sair gases da combustão. A descarbonização dela pode ajudar no sentido de fazer ela funcionar normal, afinal, turbina carbonizada é turbina suja... e isso faz ela ter resistencia no funcionamento. A fumaça branca é outra coisa... Não pode ter!
O respiro do motor joga tudo na entrada de ar da turbina. Ali pode estar indo sujeira e óleo, causando a fumaça branca....
Da uma olhada no radiador também... se não ta baixando água... tem muito fdp que não ta nem aí para seu carro, principalmente em lava car. Se deram a partida e socaram o pé por algum motivo, pode ter danificado alguma junta do teu motor, permitindo entrada de água no sistema. Socar o pé em carro diesel frio é a pior coisa que se pode fazer... acaba com o motor da noite pro dia.

Complementando, não quer fazer essa descarbonização fora da ccs? Aqui em Curitiba eu gastei R$350 em um ótimo mecanico. Confio mais que ccs.

SergioMedeiros, provavelmente então a grande quantidade de fuligem esta afetando no funcionamento da turbina. É uma questão a se pensar mesmo essa da aceleração com o motor frio, mas se tivesse estragado alguma junta ela estaria super aquecendo e a fumaça não deveria parar de sair no escapamento, que para logo que a turbina começa a funcionar. O radiador não ta baixando o nível não eu verifiquei.

Aqui na região não conheço ninguém que possa fazer esse serviço de descarbonização. ela é feita por imersão em produto químico ou só limpeza mesmo??

E quando aquele paliativo que os caras estão fazendo de colocar uma chapinha isolando aquele cano que vai no trocador de calor? Eles falam que diminui a quantidade de fuligem, mas e pra onde vai se estiver fechado?

SergioMedeiros
01/05/2013, 22:44
Bom, na verdade algum problema de junta não necessariamente vai aquecer seu carro. Se tiver entrando óleo no motor, por exemplo, vai dar fumaça mas talvez não aquecer. Em todo caso se não baixa óleo nem água pode despreocupar a principio com isso.

Agora estou imaginando... se realmente a turbina está um pouco travada até aquecer e começar a funcionar, será que voce não ta com um problema de combustão somente? Pois voce terá pouca entrada de ar no coletor, empobrecendo a mistura que vai para o cilindro, e consequentemente tendo uma queima não ideal. Assim que a turbina entra, enriquece a mistura e deixa ela no funcionamento normal.... bom, isso é um chute, pois nunca ouvi problema semelhante.... é algo a se apostar. Assim, faz a descarbonização e conta aí como ficou. Agora to achando que vai resolver sim, imaginando que essa fumaça pode ser resultado da mistura pobre que ta indo para a tua camara de combustão.

Quanto ao processo, é simples, limpeza normal mesmo. Desmonta, limpa e monta de novo... CCS cobra em torno de 4 horas de serviço e mais o próprio serviço. Ah, e veja bem esse orçamento, pois aqui em Curitiba a MIT terceriza esse serviço.