PDA

Ver Versão Completa : Limitadores de portas (molas) T4 2001



Ricardão4x4
26/09/2005, 22:07
Pessoal,

Tenho um T4 2001 fase II. Estou bastante satisfeito com ele mas a galera de casa reclama das caneladas que as portas dão por não terem os limitadores de abertura (as molas que impedem que a porta, quando aberta, volte e feche :( ). A concessionária Troller pediu-me 1.000 latinhas para a adaptação :putz: .
:pensativo: Alguém conhece algo mais acessível?

Grato por um retorno,

Pedro Freitas
26/09/2005, 22:54
esse problema é grave nos Troller... principalmente quando vc para numa inclinação. :parede:
Isso já deveria sair de fábrica.
Quanto a solução Ricardão, eu não sei qual a melhor opção. Parece que voce vai ter que dar as latinhas pra eles :evil:

[]'s

MauricioZ
27/09/2005, 06:04
Pesquisando na internet, vi uma adaptação de um amortecedor de capô / tampa de porta-malas em que um lado era fixado no piso, próximo à dobradiça inferior da porta e o outro lado era fixado na parte interna da porta, acima da dobradiça superior.

O incoveniente desta adaptação era que o amortecedor ficava totalmente aparente, tanto com a porta aberta quanto fechada e talvez até poderia atrapalhar um pouco o acesso.


[ ]'s


Mauricio Zani

Ricardão4x4
27/09/2005, 11:06
Pedro e Maurício, obrigado pelas dicas :D

:oops: Abusando um pouco mais da tua boa vontade, Maurício, você lembra do endereço do "site" ou mesmo alguma dica de endereço?

Um abraço,

aviz
08/10/2005, 17:25
O lance do amortecedor esta detalhado no site do TC (http://br.groups.yahoo.com/group/trollerclube/), mas para acessar tem que se cadastrar. O cara ainda adaptou uma trava elétrica na porta traseira tb. Seguem as fotos abaixo.

Ricardão4x4
10/10/2005, 08:50
:concordo: Valeu, Daniel!

:D Obrigado

Mauricio Mei
10/10/2005, 20:42
Ae pessoal...estas fotos sao minhas...eu sou "o cara" hehehehe

Se precisarem de qualquer dica é so falar...ou melhor escrever aqui

Abraco

Mei

aviz
11/10/2005, 09:11
Mei,

Não sabia que as fotos tinham sido feitas por você, senão teria colocado a autoria. :oops:

Bom, agora que sei, quero deixar os meus parabéns pela solução e pelas fotos. Em breve devo estar fazendo isso no meu carro. :D

ATS,

equipeminas4x4
11/10/2005, 10:56
Ae pessoal...estas fotos sao minhas...eu sou "o cara" hehehehe

Se precisarem de qualquer dica é so falar...ou melhor escrever aqui

Abraco

Mei

Eu papei "o cara"... :lol: :lol: :lol:

[]´s

ULYSSES
14/10/2005, 10:27
Bom dia, Mei

qual foi o amortecedor que vc usou na adaptação? Eu procurei esse tópico lá no TC mas desisti..... :parede:

Obrigado!

Ricardão4x4
14/10/2005, 11:06
Ulysses,

Com certeza o Mei vai te responder com mais propriedade mas, antecipando-me :| ,
acredito que seja o mesmo do vidro traseiro, um Cofap. Comprei ontem um Nakata a gás com especificação 32 ou 34 kgf, por L$ 30 latinhas, só que no meu caso, tentarei adaptá-lo às portas laterais e não a traseira (o meu é o 2001) . Em dando certo, posto aqui as fotos :concordo: .

Um abraço,

ULYSSES
14/10/2005, 11:51
Bom dia, Ricardo

eu tb imaginei que fosse o do vidro mas sabe como é.... melhor perguntar para quem já "quebrou a cabeça" hehehehe.... :mrgreen:

No seu caso, esses dias eu vi uma solução parecida: estive num evento numa concessionária BMW e um dos carros lá expostos (Série 7 se não me engano) tinha esse sistema: as portas eram mantidas abertas por um mini-amortecedor a gás, colocado na parte inferior junto à dobradiça.

Como ele era bem pequeno (aberto ele devia ter no máximo uns 20cm) ficava praticamente imperceptível e não atrapalhava nada. Acho que não custaria perguntar o preço deles numa autorizada, porém como o carro custava R$ 715 mil, cada pecinha dessas deve sair por uns R$ 500,00 hehehehe..... :putz:

Mas que ia ficar muuito chique, não resta a menor dúvida.... :twisted:

Abraço!

Ricardão4x4
03/11/2005, 16:54
Pessoal :D

As dicas ajudaram muito. Coloquei uma mola a gás bastante fácil de encontrar no mercado, da tampa traseira do Gol, Nakata para 32 kg, 327 mm de comprimento aberto e L$ 32,00. Ficou bom mas o filho apelidou a porta de "porta pedala Robinho". Se vier alguém te assaltar, é só puxar o trinco e você dá uma portada inesquecível no caboclo! :lol:

A melhor adaptação possível seria a Nakata MG 16236, mesmas características salvo que tem capacidade para 14 kg, mas esta é uma produção especial para ônibus e não é fácil de encontrar no mercado. Outra possibilidade seriam os amortecedores do vidro traseiro do próprio Troller (na concessionária, L$ 69 cada :putz: , mas os terminais não são muito legais para a adaptação). Então, a sugestão é a de pegar mola a gás da tampa traseira do Gol em ferro-velho, onde elas provavelmente estarão bem velhas e com pouca pressão. Fiz isso e a porta abre com menos velocidade agora (ainda assim, se tem um carro do lado, pode amassar a lata do pobre :mrgreen: ). As molas usadas saem por umas L$ 10 latas.

Já a mão de obra para adaptação, essa não sei. Tenho um sócio (meu CJ5 mora lá na oficina) e ele cobra tudo junto :parede:


Obrigado pelas dicas e espero que essas ajudem!

Um abraço, :D

ULYSSES
03/11/2005, 17:24
Meu,

ficou igualzinho ao da BMW... muito bom mesmo. Um amortecedor que tb pode ficar bom é o do Fiat 147, pois a tampa traseira dele é mais leve que a do Gol e a pressão possivelmente menor.

Parabéns! :palmas:

Ulysses

equipeminas4x4
03/11/2005, 17:28
Gostei. Esse suporte pintado de branco tb é do Gol ou só o amortecedor????
Como isso fica qd a porta tá fechada???/ Teve q fazer um rombo na lateral da porta??

[]´s

Jorge Grego
22/11/2005, 20:04
Grande ULYSSES, com está, tubo bem?
Agora já posso ser seu parceiro em longas viagens.
Acabei de comprar um Troller 2006, todo amarelo.
So que vão demorar uns 20 dias para entregar.
Abraços
Jorge