PDA

Ver Versão Completa : Eixo Flutuante



Gildo Antônio
26/09/2005, 21:57
Olá amigos.

Gostaria de contar com a experiência e o conhecimento de vocês para a seguinte questão: :?:

Tenho uma Band 80 com câmbio antigo (1° e 2° não sincronizadas), portanto, com eixo traseiro com a "bola" do diferencial no centro. Gostaria, por uma questão de segurança, de colocar nela um eixo traseiro flutuante. Considerando que não gostaria de trocar câmbio e t-case, pergunto se seria possível encontrar este tipo de eixo (bola no centro) do tipo flutuante ou fazer adaptação para que ele se torne flutuante ou ainda se existem kits para a modificação.

Desde já agradeço as informações.

Luca
26/09/2005, 23:33
Gildo,

Acho que eixo com bola no centro não tem possibilidadde de adaptação de sistema flutuante. Não há semi-eixos na medida certa. Mas, se arrependimento matasse, eu já num taria mais aqui. Comprei um par de eixos completos de Band prá instalar no meu Engesa. Após ler o tópico específico, aqui no Fórum, resolvi que deveria adaptar um flutuante no eixo do meu jipe. Péssima idéia. Prá resumir, além da trabalheira, e da grana preta investida, as flanges de fixação do espelho do freio ficaram desalinhadas.
Esse negócio de eixo flutuante, é só prá Jeep que quebra toda hora, e tem peça da Ensimec na prateleira. Toyota NÂO precisa. É tudo superdimensionado. Acredite, poupe seu dinheirinho e seu tempo. Se estás intranquilo, compre um par de semi-eixos novos, e troque. Tua Band vai rodar mais 25 anos sem quebra.
[]´s

Wallace
27/09/2005, 21:26
Toyota quebra sim, é dificil mas quebra...

Luca
27/09/2005, 22:27
Toyota quebra sim, é dificil mas quebra... Tá certo, Wallace. Exagerei. Quebra. Mas a encrenca que é fazer a adaptação de flutuante, num compensa o trabalho. Penso que no jipe Band deve ser raríssimo acontecer. Na pick-up Band pode ser mais frequente, pois o usuário deve sobrecarregar muito o veículo. Jipe em uso de lazer, vale trocar os semi-eixos a cada 10 ou 20 anos. Tá de bom tamanho.
[]´s

Elmer_Jeep
29/09/2005, 09:41
Gildo Antônio, Bem vindo ao Fórum :concordo:

EXISTE a possibilidade de transformar seu eixo pra flutuante, o problema como os amigos disseram acima seria por causa do tamanho dos semi-eixos já que o miolo é centralizado... A não ser que vc encontrasse um fabricante pra fazer os semi eixos sob medida depois de fazer a modificação da carcaça.

Algumas fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=729


http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_thumbnail.php?pic_id=6515

[]'s complicando mais do q ajudando :lol:

NeRo
29/09/2005, 20:35
Concordo com o Luca, semi-eixos bem montados, com revisão de rolamentos e lubrificação periódica são suficientes para a maioria das situações.

Gildo Antônio
29/09/2005, 22:25
Olá Amigos.

Agradeço a todos pelas opiniões. É tranquilizador saber que posso estar exagerando nas minhas preocupações.

De qualquer forma, pode ser que valha a pena a modificação dependendo do valor, então pediria ao Leo que me fizesse o favor e cotasse junto à Ensimec o custo do serviço ou simplesmente me informar com quem devo tratar sobre o assunto na Ensimec. Se quiser pode responder por e-mail.

Obrigado a todos.

Diego Durigon
30/09/2005, 14:13
Tá certo, Wallace. Exagerei. Quebra. Mas a encrenca que é fazer a adaptação de flutuante, num compensa o trabalho. Penso que no jipe Band deve ser raríssimo acontecer. Na pick-up Band pode ser mais frequente, pois o usuário deve sobrecarregar muito o veículo. Jipe em uso de lazer, vale trocar os semi-eixos a cada 10 ou 20 anos. Tá de bom tamanho.


As pickups band têm eixo traseiro flutuante.

Elmer_Jeep
30/09/2005, 14:59
Tá certo, Wallace. Exagerei. Quebra. Mas a encrenca que é fazer a adaptação de flutuante, num compensa o trabalho. Penso que no jipe Band deve ser raríssimo acontecer. Na pick-up Band pode ser mais frequente, pois o usuário deve sobrecarregar muito o veículo. Jipe em uso de lazer, vale trocar os semi-eixos a cada 10 ou 20 anos. Tá de bom tamanho.


As pickups band têm eixo traseiro flutuante.

Bem lembrado Diego, passei despercebido nessa porque os eixos band flutuantes tem o miolo fora de centro(à direita).

[]'s

Luca
30/09/2005, 16:26
As pickups band têm eixo traseiro flutuante.
Bem lembrado Diego, passei despercebido nessa porque os eixos band flutuantes tem o miolo fora de centro(à direita).

Me foi dito que somente a partir de uma determinada fase da produção (eu não sei qual), é que tem flutuante. Mas afirmo fazer adaptação de eixo flutuante em Band é um mico danado e custa $$$$. Desrecomendo. Experiência própria.
[]´s

Toyador
17/12/2005, 18:23
Alô Pessoal !!!
Esta é minha primeira participação no forum, então, um grande abraço a todos !!!
Comprei minha Band (finalmente !!!) e estou muuuiiittto feliz. Minha mulher deu a ela o nome de Wilma, pois eu disse que a Band é um verdadeiro furacão. Bom, acontece que em 3 semanas de uso, sem nenhuma trilha, rodando só no asfalto, o eixo traseiro esquerdo (lado do motorista) quebrou !!! Foi bem em frente da minha casa, e eu estava saindo do acostamento, mas o susto foi grande. Imaginem se eu estive a 80, 100 km/h .... Bom, estou entre colocar um flutuante ou simplesmente trocar o semi eixo e aguentar mais um tempo até juntar mais $$$$ (sempre tem outras coisas para fazer num jipe, não é?). Perguntas:
a) quanto fica colocar um sistema flutuante? A Ensimec tem (Leo, vc pode fazer a cotação?) ? É preciso trocar o diferencial todo? Não entendo (ainda) muito de mecânica.

b) se ficar com o eixo dela mesmo, comprar de que fabricante? Vi "durex", "alfametais" e acho que só essas marcas.
São confiáveis? Não existem mais eixos originais? Como vou ter que trocar também o rolamento, o preço chega perto
de R$ 500 (eixo + rolamento). Será que vale a pena?

Ainda tem um bocado de coisas para fazer na Wilma (hmmmm). Mas primeiro tenho que botar ela para andar de novo.
Obrigado desde já pelas respostas.
Ah, e o nome Toyador não é pretensioso não... é que falei tanto da toyota band para minha mulher que ela disse que isso é coisa de pescador... aí virou toyador.


Grande abraço a todos !!!
J.Carlos
Toyador - Wilma - Toyota band 1997

Gildo Antônio
18/12/2005, 00:01
Olá Toyador.

Bem vindo ao Fórum.

Se eu fosse você veria com muito carinho a possibilidade de colocar um flutuante. Não faço idéia do tempo que demoraria para você encontrar um para comprar e nem do preço, mas tenho certeza que só para eliminar essa possibilidade absurda de ser ultrapassado pela roda do próprio carro quando estiver a 100 km/h numa rodovia já vale a pena. E no caso de passar para flutuante, para a sua band é 97, para a qual existe este tipo de eixo original, não valeria a pena adaptações, salvo se não encontrar ou encontrar por preço extremamente alto.

Caso queira continuar com o sistema semi-flutuante, que muitos afirmam ser muito bom e que problemas como esse que ocorreu com você acontecem por descuido com a manutenção tais como falta de óleo no diferencial ou sua contaminação com água ou barro, rolamento estragado e não substituido, aquecimento do semi-eixo para troca do anel quando de algum reparo para corrigir vazamentos, ou ainda pneus muitos largos que aumentariam o efeito alavanca no semi-eixo, não deixe de verificar o outro semi-eixo também, especialmente quanto a folgas no rolamento. O serviço deve ser executado por mecânico com experiência neste tipo de veículo e se possível sob sua supervisão. Mesmo que não entenda nada de mecânica, como eu, é uma boa oportunidade de aprender e o bom senso permitirá saber se o serviço ficou bem feito.

Por fim, já que v. comprou o veículo há poucos meses e já ocorreu uma falha grave como esta, fique atento a problemas que possam lhe comprometer a segurança pois pode ser que o dono anterior não desse muita atenção à manutenção. Faça uma revisão de freios, direção, retire as rodas livres e veja se não tem nenhuma gambiarra como trava rosca, etc.

A manutenção da band também serve como diversão, embora custe caro.

Abraços.

Gildo.

Elmer_Jeep
18/12/2005, 03:49
Gildo Antônio, belas dicas viu, não vou nem complementar pois vc já deu uma aula :palmas:

abração

Toyador
18/12/2005, 12:36
Caro Gildo,

Antes de mais nada desculpe por invadir o seu tópico... e obrigado pelas dicas.
Estou fazendo uma revisão geral dos eixos, mas o dono anterior era muito cuidadoso quanto às manutenções. Acho que vamos ter uma idéia melhor do que causou a quebra quando fizermos a troca do eixo.

Estou pesquisando os preços do flutuante, mas ainda não consegui achar ninguém que me dê um orçamento. Um mecânico daqui conseguiu um usado por R$1.800, base de troca. Achei caro e não gostei por ser usado. Alguém sabe quem pode me dar um preço final, com um conjunto de qualidade?

Uma alternativa é manter o sistema atual e trocar o semi eixo quebrado (e talvez o outro tbem ! ) e ficar assim por algum tempo, um ano, talvez - há outras coisas a fazer e no final de ano os gastos sempre aumentam.
Neste caso preciso saber que marca de eixo comprar. Vi as marcas acima, Durex, Resipeças e Alfametais. Alguém conhece estas marcas.. ou tem outra sugestão? É possível encontrar um original? Onde? Quanto ao rolamento já sei que as marcas Ina ou Koyo são de qualidade e já encontrei por aqui. O eixo certamente terei que comprar em S.Paulo. Como minha família é de São Paulo não teria problemas quanto a isso.

Se alguém puder ajudar ficarei muito grato. A Wilma está na garagem, com a patinha quebrada, como diz minha mulher, e dá uma triteza danada... Às vezes ligo o motor para ouvir o motorzão e sentir o cheiro do diesel... acho que estou apaixonado...

Grande abraço a todos !!!!

Gildo Antônio
18/12/2005, 23:43
Olá Elmer.

Obrigado. A gente vai aprendendo, com você e outros colegas aqui do Fórum que são os verdadeiros mestres. Abraços.

Olá Joca.

Em São Paulo, em busca de peças de Band, experimente www.toyomax.com.br, toyocap.com.br, trilhaetracao.com.br ou ainda Toyagro 11-3209-4088. Tem o site www.toyoteiros.com.br no qual dizem conter uma lista - nunca vi - de lojas de peças e oficinas para os nossos brinquedos.

Realmente a Band é mesmo uma paixão. E nem sei mesmo explicar porque. É desconfortável, antiquada e até mesmo feia se comparada aos carros modernos e mesmo assim é muito bom. Só mesmo uma paixão para explicar.

Abraços.

Gildo.

Gildo Antônio
18/12/2005, 23:47
Só retificando.

É www.toyocap.com.br e www.trilhaetracao.com.br

Toyador
19/12/2005, 00:16
Grande Gildo !!!
Obrigado. Alguns desses eu já tentei, outros ainda não conhecia. Vou ligar amanhã bem cedo, pois não quero passar o Natal sem a Band.
A propósito, estou em Maceió, mas sou de Araras, aí bem pertinho de Campinas. Quase conterrâneo...

Grande abraço.