PDA

Ver Versão Completa : L200 Outdoor - Problemas ignição



SergioMedeiros
14/04/2013, 18:21
Srs, boa tarde.

Estou a algum tempo com um problema na Outdoor. As vezes, quando viro a chave para liga-la, ela simplesmente não gira o motor. Fica tudo ligado normal no painel, mas é como se não tivesse girado a chave. Eu tento de novo uma ou duas vezes e liga normal. Parece um problema de contato no miolo, algo assim.
Alguém já passou por isso? Existe manutenção no miolo? A troca dele envolve trocar central com segredo e tudo mais ou somente o miolo pode ser trocado?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Abs

Carlos A. C. Azevedo
15/04/2013, 09:56
Ae Sérgio, começou do nada isso? Acontece toda vez que vai ligar o carro? Ou só na primeira ligada? Como é que tá a bateria? Creio que se for preciso trocar o miolo, tem que trocar a chave e pra trocar a chave tem que fazer a reprogramação da chave nova, aí complica :neutral:

O motor de arranque gira normal na tentativa que o motor funciona? Não faz barulho nenhum?

SergioMedeiros
15/04/2013, 10:16
Grande Carlos! Então, na verdade começou em uma "acabada" de bateria, devido a posar com luz interna ligada. Mas a bateria e alternador foram testados e estão ok. Acontece quando vai ligar o carro, mas as vezes somente. Vamos dizer que a cada 10 manhas, 1 acontece.

O motor de arranque não chega a girar. Por isso desconfio de contato mesmo. É como se não tivesse virado a chave para a partida, somente o primeiro estágio da chave.

Grande abraço!

Ruy Francisco da Silva
15/04/2013, 18:03
Srs, boa tarde.

Estou a algum tempo com um problema na Outdoor. As vezes, quando viro a chave para liga-la, ela simplesmente não gira o motor. Fica tudo ligado normal no painel, mas é como se não tivesse girado a chave. Eu tento de novo uma ou duas vezes e liga normal. Parece um problema de contato no miolo, algo assim.
Alguém já passou por isso? Existe manutenção no miolo? A troca dele envolve trocar central com segredo e tudo mais ou somente o miolo pode ser trocado?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

Abs

Boa tarde Sergio,esse problema pode ser interruptor do inibidor do cambio ,que pode estar desrregulado.

Abraço

Ruy

Moipessoa
15/04/2013, 19:02
cara,
quando vai partir o motor, a corrente do terminal da bateria vai lá nas pik, dá um confere e veja se num tem terminal folgado ou os relés alino cofre do motor nao estão folgados, mal posicionados.

Moipessoa
15/04/2013, 19:03
cara,
quando vai partir o motor, a corrente da bateria vai lá nas pik, dá um confere e veja se num tem terminal folgado ou os relés alino cofre do motor nao estão folgados, mal posicionados.

lauro valente
02/07/2014, 11:09
Srs, boa tarde.

Estou a algum tempo com um problema na Outdoor. As vezes, quando viro a chave para liga-la, ela simplesmente não gira o motor. Fica tudo ligado normal no painel, mas é como se não tivesse girado a chave. Eu tento de novo uma ou duas vezes e liga normal. Parece um problema de contato no miolo, algo assim.

Olá amigos,

Sou o feliz comprador da minha primeira pickup 4x4. Adquiri mês passado uma L200 Outdoor HPE 2011 em ótimo estado. Aliás, vale um agradecimento ao amigo André 4Runner, que também participa daqui do fórum, pelas dicas e pelo incentivo pra comprar o carro.

Bem, como qualquer veículo usado, sempre pintam alguns problemas e, por acaso, ontem minha L200 apresentou exatamente o mesmo problema relatado pelo SergioMedeiros, acima.

Estou suspeitando da escova do motor de arranque, embora após ler as respostas acima, não descarte ser algum cabo frouxo, já que troquei minha bateria há duas semanas atrás.

Pergunto: Se não for cabo frouxo, é possível ser motor de arranque?

Abs

Walter da Camper
02/07/2014, 11:26
Quando o cabo da bateria está frouxo, as luzes do painel apagam, ou diminuem muito a intensidade ao tentar dar partida.
Quando o as escovas do arranque estão ruins, ouve-se um "tec" do solenóide do arranque batendo, embora o arranque não gire.
Se não acontece nada disso, então só pode ser o miolo da chave ou algum dispositivo que bloqueie eletronicamente a partida, como cambio AT fora da posição "N" ou "P". Ou ainda osmar-contato no chicote elétrico.

André 4Runner RJ
02/07/2014, 12:27
Lauro,

Obrigado pelo agradecimento!
Sua viatura está realmente muito bonita.
Como o ex proprietário possuía caminhões, muito provável que foi usado nas lavagens os mesmos produtos usados para lavagem de chassis de caminhões (limpa Baú, desengraxantes e etc...)
Sugiro que faça uma revisão nos terminais (massa e terra) do motor, chassis, carroceria, bem como Arranque e alternador.
Com uma lixa, escova de aço ou Dremel, limpe bem os contatos e lubrifique-os (WD40 ou graxa) antes de reaperta-los.
Uma boa também seria gastar uma lata de WD40 no Arranque e alternador e contato da chave (compra logo duas latas e deixa uma guardada atrás do banco, junto com as ferramentas... WD nunca é demais!).
Verifique também se há fio ou malha de terra da bateria para o motor, que mesmo existindo, poderá dar um Upgrade fazendo um novo cabo do terra da bateria direto para o arranque (aterramento é = WD40, nunca é demais!).
Se depois disso não melhorar, pode partir para as partes internas do arranque (automático, escovas e etc...)
Na pior das hipóteses, ficou com seu sistema conferido!

lauro valente
02/07/2014, 16:33
Walter,

Estou torcendo para que seja algum cabo mal conectado, embora o sintoma do carro seja exatamente o que você relatou (ouve-se um "tec" do solenóide do arranque batendo, embora o arranque não gire).

André,

De qualquer forma, vou seguir suas dicas e tentar conferir as conexões dos cabos (principalmente a bateria, que foi trocada há duas semanas atrás). Nesse quesito talvez eu tenha alguma dificuldade, principalmente para conseguir acessar o motor de arranque.

Abraço

SergioMedeiros
02/07/2014, 23:55
Não sei se ajuda, mas o problema da minha era bateria..... e foram feitos os testes e foi considerada boa.

Fato que a L200 precisa de uma 90Ah... teimei colocando uma 75Ah e em um ano ela foi pro saco.

SAPO-BOMBA
03/07/2014, 00:18
Passei pelo mesmo problema com a Galloper uns anos atrás, mas no sentido de ficar fraca a partida. Fiz uma revisão completa no arranque, testei velas aquecedoras e não resolveu.


Aí testei alternador, não era o culpado tb... E por fim, era a bateria da WAPSA de 70Ah que era um LIXO, e mandei pro saco com menos de 1 ano.


Coloquei uma AC Delco 80Ah, não durou muito mais do que a primeira Wapsa, então resolvi ser ignorante e coloquei uma Moura de 100Ah. Isso em 2010 ainda...


Resolvido o problema.


Ano passado tive um problema com o regulador de voltagem, a Moura descarregou e não tinha acendido a luz do alternador no painel.


Comprei outra bateria de 100Ah ( dessa vez uma Zetta ) achando que era a Moura que tava ruim, descarregou tb...


Quando descobri e consertei o problema do regulador de voltagem ( usei o Magnetti Marelli, pq os GAUSS são uma merda ), dei uma carga em ambas as baterias e tudo voltou ao normal.


Até hoje uso a Moura de 100Ah ( vai fazer 4 anos! ) e ainda tenho a Zetta de backup em casa... :concordo: