PDA

Ver Versão Completa : Tração dianteira Sportage

torugo
14/04/2013, 18:14
Procurei um bocado por este tópico e não encontrei, então resolvi fazer um.
Bem, minha Sportage 2.0 16v 1997 tá fazendo uns estalos estranhos nas rodas dianteira quando traciono. Não deve ser normal, por isso queria saber se alguém pode me dizer do que se trata.
Esse meu carro ficou com meu sogro por alguns anos e ele NUNCA tracionou, nunca mesmo! Agora que estou com ele de volta, resolvi colocá-lo onde ele deve ir, fora da estrada. Mas pra isso seria ideal que sua tração estivesse ok, daí fui testar. Óleo tá ok, engata numa boa, acende luz no painel, seja na reduzida ou na alta, mas em qualquer um dos casos eu começo a ouvir uns estalos parecidos com barulho de ponta homocinética ruim. Mesmo andando em linha reta. Será que estão ruins mesmo? Ou é assim mesmo?
Confesso que enquanto o carro estava comigo (antes de ficar com meu sogro) eu tracionei algumas vezes (poucas) mas não me recordo destes barulhos.
Alguém pode dar uma ajuda?

Djalma colombo
14/04/2013, 21:39
1- Se quando esta desengatada não faz barulho, a homocinética deve estar ok.
2- Se engatada faz barulho talvez seja só falta de lubrificação, já que ficou muito tempo sem uso.
Em qualquer dos casos o ideal é abrir e verificar a situação das rodas livres, uma observação que se deve levar em conta é que não se deve estercer demais quando estiver tracionada, isto pode causar quebra da roda livre!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado, um forte abraço a todos!

torugo
14/04/2013, 21:51
1- Se quando esta desengatada não faz barulho, a homocinética deve estar ok.
2- Se engatada faz barulho talvez seja só falta de lubrificação, já que ficou muito tempo sem uso.
Em qualquer dos casos o ideal é abrir e verificar a situação das rodas livres, uma observação que se deve levar em conta é que não se deve estercer demais quando estiver tracionada, isto pode causar quebra da roda livre!
Me corrijam os mais experientes se eu estiver errado, um forte abraço a todos!

Como sempre meu "padrinho" tá pronto a me ajudar. hehehe
Quando desengatada não faz barulho algum nas rodas dianteiras, mas é só engatar que começa o "tec tec tec...". Seja em linha reta ou esterçando.
Nunca mexi na roda livre deste carro, e pelo que sei, ninguém nunca o fez também, pois antes de ser minha era de uma mulher que não usava em trilha ou sequer tracionava a coitada.
Como lubrificar essa roda livre? Sabe de algum post sobre isso?

Djalma colombo
14/04/2013, 22:08
Existe sim um post, a lubrificação é só desmontando, não tem outro jeito!

EDuarte
14/04/2013, 22:36
Só um post não, no minimo tres...
Este forum ta ficando cada vez pior, acho que o moderador tirou ferias eternas...

[]s
(DU)

torugo
14/04/2013, 22:40
Só um post não, no minimo tres...
Este forum ta ficando cada vez pior, acho que o moderador tirou ferias eternas...

[]s
(DU)

Então me ajuda aê. Não achei nenhum....
Será que esse serviço de desmontagem e lubrificação da roda livre tem condição de ser feito por um "mechanico" em casa mesmo?

EDuarte
15/04/2013, 08:09
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/45474-roda-livre-pecas-internas.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/35953-como-colocar-pra-funcionar-roda-livre-sportage.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/103374-problema-com-tracao.html

Entre outros...

[]s
(DU)

jrousso
16/04/2013, 13:26
Torugo
O Duarte tem razão mas já que abriu o tópico aqui vai uma contribuição. Depois da manga de eixo tem um rolamento de agulha( pelo menos no caso da minha uma TDI 2001 tem ) que se quebrar faz com que ocorra esse barulho a que se refere quando a roda livre está ligada. Comigo acontecia a mesm coisa e o problema era ele. Vale a pena dar uma olhada

torugo
17/04/2013, 10:04
Bem, primeiramente gostaria de me desculpar por ter aberto um tópico já existente. Foi total inexperiência e dificuldade em encontrar algo do gênero nas minhas buscas (talvez eu não esteja buscando de forma certa), mas já que foi aberto, foi pelo menos continuar.
Acabei de abrir e verificar a roda livre do lado direito da minha Sportage 96/97 2.0 16v, e o que fazia barulho nela eram as peças de encaixe da ponta de eixo na roda livre. Em resumo, elas não estavam se conectando totalmente, daí o estalo sequencial ao rodar traçado (tec, tec, tec, tec...). Abri, tirei, limpei, lubrifiquei e aparei com uma microretífica com ponta de esmeril) algumas rebarbas nas peças metálicas (parecem ser de uma liga de antimônio), pois por causa do mal encaixe no acionamento ela ficou com algumas "beliscadas" por dentro causando as rebarbas. Acho que resolvi paliativamente, o barulho parou, mas sei que não estão 100% então terei que substituí-la, já estou a procura de uma usada.

Djalma colombo
18/04/2013, 13:54
É isso aí, tem coisas que só desmontando pra saber o que acontece, desse modo economizamos um montão e não caimos em conversa de "mexanicos"!

torugo
19/04/2013, 20:39
Bem vou tentar zelar pelo tópico que abri. E assim vou dar mais uma dica da peças que quebrou na minha roda livre.406806406807
Esta haste circulada foi que a quebrou. Apenas uma delas, por isso ainda funciona, pois restou a do lado oposto. Mas o melhor é que achei esta peça à venda no site que indiquei (www.fourgreen.com) e o código dela é K01A33040 (http://www.fourgreen.com/store/scripts/prodView.asp?idproduct=5381751&cart=y) e custa U$ 27,43 fora o frete. Eu vou comprar!
espero que isso ajude alguém.
Abraços.

Djalma colombo
19/04/2013, 21:21
Excelente informação Torugo, alem de economizar um bom dimdim com mão de obra! Forte abraço!

fabaumm
11/12/2014, 12:04
desenterrando topico essa tração das 96 e 97 pelo que li no forum são automatica-mecanica. e após é a vacuo correto?

abraço

mflaviorodrigues
11/12/2014, 13:19
desenterrando topico essa tração das 96 e 97 pelo que li no forum são automatica-mecanica. e após é a vacuo correto?

abraço
Isso mesmo, você esta correto

Fabricio15
12/10/2018, 17:18
Olá ,tenho uma Sportage tdi 2001 e está sem o cabo da selenoide da tração não encontro ele não sei se foi retirado alguém pode me ajudar!

EDuarte
13/10/2018, 15:00
Olá ,tenho uma Sportage tdi 2001 e está sem o cabo da selenoide da tração não encontro ele não sei se foi retirado alguém pode me ajudar!

O cabo que vc se refere é o chicote eletrico?
Independente de ser ou não, não perca tempo pra fazer o sistema original funcionar, não é confiavel, coloque o sistema manual e dificilmente terá problema.

[]s
(DU)

mbm4x4
13/10/2018, 17:04
Sou da mesma opinião do Du.
Não perca tempo nem dinheiro em recuperar o sistema original.
Parte pras RL manuais e seja feliz.
Confiáveis e nunca te deixarão na mão.
Boa sorte.
[]S.
Mateus