Ver Versão Completa : Tampa de vaso de expansão DEFENDER
Waldmartins
14/04/2013, 10:53
Galera,
instalei meu watchdog na quinta passada usando essa tampa de vaso de expansão:
Tampa Do Vaso De Expansão P Sensor Land Rov Defender Prc7925 - R$ 189,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464391124-tampa-do-vaso-de-expanso-p-sensor-land-rov-defender-prc7925-_JM)
Eu venho verificando o nível de água TODAS AS MANHÃS nas últimas duas semanas e sempre o nível está normal. No entanto, coincidentemente ou não, na sexta, após a instalação dessa tampa, o nível da água abaixou durante uma viagem.
Eu tive que completar com uns dois a três litros de água para ficar no nível e chegar em casa "tranquilo" (de olho no watchdog:pensativo:). Ontem pela manhã fui verificar o nível na garagem (no plano) e estava ACIMA do nível!!! Quase transbordando...
Agora fiquei preocupado!
Outra coisa que me deixou preocupado é que na hora de abrir o vaso de expansão pela manhã, sai um ar (pressão) que pra mim é normal, mas agora, no final da abertura (vou abrindo devagar e deixando o ar escapar) a agua dentro do vaso parece "borbulhar" (igual quando se sobra ar com um canudinho num copo com líquido).
Minha dúvida "são várias":
1) Isso que relatei é normal?
2) Porque quando coloquei água (o carro não estava completamente frio...mas estava a duas horas parado) ficou no nível e na manhã seguinte ficou cheio?
3) A tampa do vaso pode estar "estragada" e por isso não deixando o ar escapar direito?
4) Na tampa original vem escrito a capacidade de pressão que ela aguenta e nessa não tem nada. Existe outra tampa com sensor que pode ser usada no lugar?
Valeu demais!!!
Abs
Waldmartins
Normal não é não... Tem que saber quanto de pressão essa tampa foi feita para aguentar. Se for menos que a original vai baixar sempre. Por essas e outras eu mantive o reservatório com a tampa original e optei por fazer um furo no mesmo quando instalei o sensor do sukys.
Numa outra ocasião, não era Defender, quando troquei a tampa do veiculo de um amigo aconteceu o mesmo... No caso ele voltou a tampa original para fazer o teste e parou de "escapar" água pela tampa. Recomendo deixar no nível correto e fazer o teste de novo. Caso baixe água de novo já sabe que o problema é a tampa. Ai nivela de novo e retorna a tampa original e tira a prova.
Sobre outra tampa com sensor não posso te ajudar pois não recomendo a troca da original, nem por outra da Land Rover... cada motor, é um caso e os engenheiros não colocam ela ali por acaso. Estranho que essa tampa é VDO e parece original... tem que ver se é da defender. Não sei ao certo, mas os 200TDI já vem com reservatório com a tampa e sensor (posso estar falando besteira!) se estiver errado me corrijam.
Waldmartins
14/04/2013, 13:06
Waldmartins
Normal não é não... Tem que saber quanto de pressão essa tampa foi feita para aguentar. Se for menos que a original vai baixar sempre. Por essas e outras eu mantive o reservatório com a tampa original e optei por fazer um furo no mesmo quando instalei o sensor do sukys.
Numa outra ocasião, não era Defender, quando troquei a tampa do veiculo de um amigo aconteceu o mesmo... No caso ele voltou a tampa original para fazer o teste e parou de "escapar" água pela tampa. Recomendo deixar no nível correto e fazer o teste de novo. Caso baixe água de novo já sabe que o problema é a tampa. Ai nivela de novo e retorna a tampa original e tira a prova.
Sobre outra tampa com sensor não posso te ajudar pois não recomendo a troca da original, nem por outra da Land Rover... cada motor, é um caso e os engenheiros não colocam ela ali por acaso. Estranho que essa tampa é VDO e parece original... tem que ver se é da defender. Não sei ao certo, mas os 200TDI já vem com reservatório com a tampa e sensor (posso estar falando besteira!) se estiver errado me corrijam.
Lucar,
Essa tampa é da Range Rover mas sei que muita gente usa. Eu não quis fazer o furo no reservatório por três motivos:
1) Não sei se teria a capacidade e competencia para fura-lo (esse o principal motivo)
2) Não confio que um furo seja menos pior que a troca da tampa.
3) Pelos relatos do Hailton, parece que o furo pode fazer o sensor ficar muito abaixo do nível por não ter como furar na emenda do vaso.
Mas tô começando a pensar nessa possibilidade de fazer o furo...acho que vou comprar um vaso novo e testar minha capacidade...rsrs
Agora, sobre a agua "voltar", será que não entrou ar no sistema?
Abs
Wldmartins
Estou há anos com o sensor de nível colocado na lateral do tanque de expansão e sem problema, pode ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31921-sensor-de-nivel-dagua-para-defender-5.html#post769558 que furando acima da emenda fica perfeito.
Waldmartins
14/04/2013, 13:44
Hugo,
estou nesse momento lendo esse topico inteiro...
vou ver se tiro um pouco do excesso de agua agora pra ver...
Abs
isaianet
14/04/2013, 13:55
Cara,
A principio a pressão de funcionamento da tampa da Range Rover é a mesma da Defender, então se a tampa é boa, você não deveria ter problemas com ela. Você está usando fluido para radiador ou apenas agua? Pergunto isto, pois se usa fluído, é facil de verificar se existe vazamento pela tampa. Como o fluído tem cor, normalmente vermelho, acaba "manchando" tudo em volta do vazamento, neste caso, o reservatório de expansão ficaria todo manchado com o vazamento.
Não se esqueça que na Defender, a medida do nivel do reservatório tem que ser sempre com o motor frio. Se medir com o motor quente pode dar alguma alteração que lhe faz colocar mais ou menos água.
Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento.
Como você fez a pouco tempo a retífica desse motor, lhe aconselho dar uma revisada nisto.
Abs
SergioMedeiros
14/04/2013, 14:10
O local do furo é um pouco controverso, mas não há necessidade de furar acima da emenda. A idéia do sensor de nível é avisar um vazamento de água, certo? Se tivermos um vazamento em qualquer parte do motor, consequentemente o sistema vai puxando a água do reservatório. Se tivermos um mínimo de água no reservatório, não estaremos com o motor sem refrigeração. Assim, furar logo abaixo da emenda evita falsos positivo. Tem relatos de disparos em falso com furos acima da emenda.
Na minha opinião o furo no reservatório é a melhor opção. Trocar a tampa não acho muito legal não.
Quanto ao seu possível problema de vazamento, provavelmente seu carro não vazou. Se tava baixo, voce completou no nível, e depois com o carro frio ficou acima, a água excedente estava dentro do motor. Dá uma olhada na válvula Y, responsável pelo controle de entrada e saída de água do reservatório. Ela costuma entupir e fazer esse tipo de comportamento. Pode tirar ela e limpar ná agua corrente mesmo.
Waldmartins
14/04/2013, 16:35
Cara,
A principio a pressão de funcionamento da tampa da Range Rover é a mesma da Defender, então se a tampa é boa, você não deveria ter problemas com ela. Você está usando fluido para radiador ou apenas agua? Pergunto isto, pois se usa fluído, é facil de verificar se existe vazamento pela tampa. Como o fluído tem cor, normalmente vermelho, acaba "manchando" tudo em volta do vazamento, neste caso, o reservatório de expansão ficaria todo manchado com o vazamento.
Não se esqueça que na Defender, a medida do nivel do reservatório tem que ser sempre com o motor frio. Se medir com o motor quente pode dar alguma alteração que lhe faz colocar mais ou menos água.
Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento.
Como você fez a pouco tempo a retífica desse motor, lhe aconselho dar uma revisada nisto.
Abs
Galera,
eu acabei de fazer um esquema aqui que acho que pode ter solucionado (ou pelo menos explicado) o problema.
Eu acabei retirando essa mangueira (não sei o nome mas tirei uma foto pra mostrar), abri o vaso de expansão, coloquei a boca no lugar da tampa e soprei. Quando começou a sair agua pela mangueira eu coloquei ela de volta e apertei a abraçadeira. O interessante foi que na hora que retirei a mangueira, o nível de agua abaixou...ou seja, havia ar no sistema (interpretação de um semi-leigo em Defender - SEMI pq venho lendo muita coisa e aprendendo muita coisa aqui no forum!!!).
405869
Eu vou verificar amanhã com um mecânico que parece conhecer do carro aqui na minha cidade se existe algum vazamento no sistema. Hoje vou ficar de "castigo" e não vou sair com a viatura e me resguardar para amanhã.
Abs
Waldmartins
14/04/2013, 16:39
ah sim...o que esqueci de comentar é que o que eu ACHO que pode ter acontecido é que o ar entrou no sistema na quinta-feira quando o cara da auto-elétrica foi instalar o watchdog e o carro tava quente. Ele teve, obviamente, que abrir a tampa do vaso de expansão para substituir pela tampa nova (eu deveria ter trocado em casa com o carro frio, mas nem me toquei...). Acho que aí pode ter entrado ar no sistema que fez a agua "sumir" na sexta e "voltar" no sábado...
Tudo no "achismo" pq nem sei se isso é possível...
Abs
MFREITAG
14/04/2013, 20:16
Oi Wald,
Uso a tampa original da Range Rover na minha Defender e desde que instalei nunca precisei completar nem uma gota no sistema de refrigeração. Não acredito que ela seja o problema no seu caso. Sempre que ocorrer manutenção no sistema de refrigeração ou um vazamento em que nível abaixe muito é bom sempre soltar o bujão superior ou essa mangueirinha que você indicou na foto, pois ela esta na parte mais alta do motor e ajuda a eliminar o ar do sistema. Quando a água começar a sair é só colocar ela no lugar e terminar de completar o nível. Como o motor ainda esta em garantia eu falaria primeiro com o mecânico, avisando que ainda esta sumindo água do reservatório. Em algum lugar essa água esta vazando e existem diversas possibilidades....
Abraço!
GLMedina
14/04/2013, 21:25
Estou querendo instalar o watchdog. Qual marca e modelo a galera anda usando e recomenda? Algum detalhe especial a analisar par escolher o ideal?
Abs.
"Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento."
Realmente tem que se atentar a esse ponto, muito bem lembrado. Mas como o fato ocorreu após a troca da tampa, eu faria o teste com o nível certo e a tampa nova. Se baixar, completa o nível e volta a antiga... caso fique bom já sabe!
Um reaperto do cabeçote é necessário após a retifica!
Oi Wald,
Uso a tampa original da Range Rover na minha Defender e desde que instalei nunca precisei completar nem uma gota no sistema de refrigeração. Não acredito que ela seja o problema no seu caso. Sempre que ocorrer manutenção no sistema de refrigeração ou um vazamento em que nível abaixe muito é bom sempre soltar o bujão superior ou essa mangueirinha que você indicou na foto, pois ela esta na parte mais alta do motor e ajuda a eliminar o ar do sistema. Quando a água começar a sair é só colocar ela no lugar e terminar de completar o nível. Como o motor ainda esta em garantia eu falaria primeiro com o mecânico, avisando que ainda esta sumindo água do reservatório. Em algum lugar essa água esta vazando e existem diversas possibilidades....
Abraço!
Também uso a tampa do RR faz muito tempo sem problemas. O RR classic usava o 300 Tdi na versão diesel portanto a tampa deve ser a a mesma. Se estiver boa nao vai vazar.
Abs
Sergio
Waldmartins
15/04/2013, 12:14
"Na verdade o que mais me preocupou no que você escreveu foi o "borbulhamento" e a falta de aproximadamente 3 litros de água no sistema. Quando temos algum problema com a junta do cabeçote do motor, esse é um dos principais diagnósticos a serem feitos. Pode ser que ainda não tenha queimado a junta, pode ser apenas um dos prisioneiros com folga que pode estar causando vazamento."
Realmente tem que se atentar a esse ponto, muito bem lembrado. Mas como o fato ocorreu após a troca da tampa, eu faria o teste com o nível certo e a tampa nova. Se baixar, completa o nível e volta a antiga... caso fique bom já sabe!
Um reaperto do cabeçote é necessário após a retifica!
Foi feito esse reaperto após eu ter rodado 1.000km (além da troca de óleo). Mas não sei se ficou bom...no entanto, não acredito que seja isso porque desde então já rodei 4.000km sem problemas de agua abaixando...
Bom, hoje fui ao mecânico aqui e ele fez o teste com o manômetro. Colocou 15psi de pressão e o sistema segurou numa boa. Dei partida no carro e aumentou um pouco, mas continuou segurando. APARENTEMENTE o problema está na tampa, mas...
Após sair do mecânico, parei o carro para comprar um parafuso. Na volta vi uma água escorrendo...não consegui identificar bem o vazamento mas é em alguma mangueira que liga ao radiador na parte de baixo (vou tentar postar uma foto). Como era coisa "pequena", consegui trazer o carro até em casa (estava perto...uns 3km) na manha e de olho no watchdog.
Não sei se era ali que tava vazando antes ou se com a pressão exercida antes que estourou a mangueira ou até mesmo afroxou a abracadeira. Vou esperar o carro esfriar pra olhar com calma.
405983
Depois volto aqui pra dar um update...
Waldmartins
15/04/2013, 12:15
agora que vi...a foto ficou péssima...devia ter colocado uma setinha...rsrs
Waldmartins
16/04/2013, 08:07
A busca da água "misteriosa" continua.
Hoje pela manhã, ao tentar chegar o vaso de expansão, "não consegui" abrir a tampa porque quando começava a abrir, saia muita água. Tive que retirar aquela mangueirinha em cima do motor e "plofffffff"!!! Deu uma pequena "explosão" de ar!!! Resultado: pude abrir em seguida a tampa do vaso sem verter água.
A conclusão (meio óbvia porque já tinha me alertado) que cheguei é que NUNCA se deve abrir o vaso de expansão com o carro quente porque senão entra ar!
E isso foi o que aconteceu ontem porque tive que cortar a mangueira que sai da bomba d´água (ela que tava furada) e recolocar e com isso tive que recolocar uma certa quantidade de água com o carro quente... :(
Enfim...bora monitorar o nível diariamente pela manhã...
Abs
Pelo amor de deus Martins! Troque este bujão de plástico pelos metálicos. Isso aí é uma roleta russa. Costuma estourar e em questão de segundos você perde toda a água sem sequer perceber.
RADIATOR PLUG - BRASS > Products Available > Home > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/97623/5497/radiator_plug___brass)
+ oring
RADIATOR PLUG SEAL RRC/DISCO > Products Available > Home > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/101844/0/radiator_plug_seal_rrc_disco/e6e9e6407e57a5c691d763404eee96d1)
Abs
Clemente
Galera,
eu acabei de fazer um esquema aqui que acho que pode ter solucionado (ou pelo menos explicado) o problema.
Eu acabei retirando essa mangueira (não sei o nome mas tirei uma foto pra mostrar), abri o vaso de expansão, coloquei a boca no lugar da tampa e soprei. Quando começou a sair agua pela mangueira eu coloquei ela de volta e apertei a abraçadeira. O interessante foi que na hora que retirei a mangueira, o nível de agua abaixou...ou seja, havia ar no sistema (interpretação de um semi-leigo em Defender - SEMI pq venho lendo muita coisa e aprendendo muita coisa aqui no forum!!!).
405869
Eu vou verificar amanhã com um mecânico que parece conhecer do carro aqui na minha cidade se existe algum vazamento no sistema. Hoje vou ficar de "castigo" e não vou sair com a viatura e me resguardar para amanhã.
Abs
Waldmartins
16/04/2013, 23:23
Pelo amor de deus Martins! Troque este bujão de plástico pelos metálicos. Isso aí é uma roleta russa. Costuma estourar e em questão de segundos você perde toda a água sem sequer perceber.
RADIATOR PLUG - BRASS > Products Available > Home > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/97623/5497/radiator_plug___brass)
+ oring
RADIATOR PLUG SEAL RRC/DISCO > Products Available > Home > Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/101844/0/radiator_plug_seal_rrc_disco/e6e9e6407e57a5c691d763404eee96d1)
Abs
Clemente
Olha...o "mestre Clemente" comentando algo em meu tópico!!! :euforico:
Pena que foi pra me "xingar" :cry:
:chorandoderir:
Sempre achei essa peça (não sabia que isso era o bujão...noob total) estranha por ser de plástico (alias, eu achava que era uma tampinha de borracha e não uma rosca) :putz:
Abs e valeu as dicas
Waldmartins
22/04/2013, 12:18
Ressuscitando aqui...
Uma coisa que está me "incomodando" é o ar no sistema de arrefecimento. Agora a água não baixa...muito pelo contrário...ela SOBE!!! Eu sei que é ar no sistema, mas não sei como ele está entrando...seria pela tampa que troquei!?!?!?
Todas as manhãs eu verifico a água e o nível sempre está mais alto que de costume. Aí retiro a mangueirinha (meu bujão AINDA é o de plástico então evito retirar), e a água do vaso de expansão vai baixando até ficar no nível...vou colocando água no vaso até começar a sair água lá no local de encaixe da manguerinha (não sei o nome); aí coloco a mangueira e pronto. Fecho o vaso de expansão (que está no nível) e vou rodar...no dia seguinte a mesma coisa...um saco isso!!! :freaking:
Alguém saberia me dizer o que pode estar ocorrendo? O problema é que para voltar com a tampa original vou ter que desligar o watchdog...
Abs
Wald
Djalma Inoue
22/04/2013, 21:08
Wald, coloca a foto de como vc esta drenando o ar para que possamos visualizar se esta retirando a mangueira certa para retirar o ar do sistema.
Segundo o manual do quebra galho vc deve fazer o seguinte para tirar o ar do sistema.
Procedimento de "sangramento" do sistema ao se colocar novo fluído.
Com o carro no plano ou com a frente levemente elevada,
1: abrir os bujões do radiador e do conjunto da válvula termostática.
2: encher pelo vazo de expansão até sair água pelo radiador
3: fechar o bujão do radiador
4: continuar enchendo até sair água pelo conjunto da válvula termostática.
5: fechar o bujão da válvula termostática ..
Ressuscitando aqui...
Uma coisa que está me "incomodando" é o ar no sistema de arrefecimento. Agora a água não baixa...muito pelo contrário...ela SOBE!!! Eu sei que é ar no sistema, mas não sei como ele está entrando...seria pela tampa que troquei!?!?!?
Todas as manhãs eu verifico a água e o nível sempre está mais alto que de costume. Aí retiro a mangueirinha (meu bujão AINDA é o de plástico então evito retirar), e a água do vaso de expansão vai baixando até ficar no nível...vou colocando água no vaso até começar a sair água lá no local de encaixe da manguerinha (não sei o nome); aí coloco a mangueira e pronto. Fecho o vaso de expansão (que está no nível) e vou rodar...no dia seguinte a mesma coisa...um saco isso!!! :freaking:
Alguém saberia me dizer o que pode estar ocorrendo? O problema é que para voltar com a tampa original vou ter que desligar o watchdog...
Abs
Wald
Waldmartins
02/05/2013, 12:12
Hum...eu não estava fazendo assim...
Mas levei no mecânico (o mesmo que fez o motor pra mim) e ele abriu um "furo" na válvula termostática. Ai ele completou o nível de água...
No dia seguinte, com o carro frio pela manhã, fui abrir o vaso de expansão e ele cuspiu água pra fora. Levei no mecânico, e o chefe e dono da oficina falou que tinha muita água no sistema. Baixou o nível de agua e pronto. Aproveitou e isolou tb as mangueiras de ar quente.
No dia seguinte, também com o carro frio pela manhã, ao abrir o vaso, não cuspiu agua, mas tinha agua até a tampa. Retirei uns 300mL de agua e fui viajar.
Hoje, pela manhã, com o carro frio, a tampa cuspiu uns 300mL de agua... :pensativo:
retirei uns 600mL de excesso, fechei a tampa e "simbora"...
Vou continuar observando...
Abs
Wald
Eita emenda porca.... para que fazer um furo na Valvula Termostatica??? Esses "especialistas" que me perdoem......mas ta com cara de gambiarra...
Essa eu realmente não entendi!!!
Eu trocaria ela por uma nova quanto antes.... não custa R$30,00 e tem uma função vital no sistema, afinal ela regula o fluxo / temperatura da água!!!
SergioMedeiros
02/05/2013, 21:58
Lucar, nas Defenders eu realmente nunca tinha ouvido falar, mas nas l200 é comum fazer dois furos na VT para ajudar a evitar aquecimento, mesmo na VT nova. Inclusive a própria MIT recomenda isso, mas lógico, nos seus carros.
Waldmartins
02/05/2013, 23:20
Lucar, nas Defenders eu realmente nunca tinha ouvido falar, mas nas l200 é comum fazer dois furos na VT para ajudar a evitar aquecimento, mesmo na VT nova. Inclusive a própria MIT recomenda isso, mas lógico, nos seus carros.
Exatamente essa foi a explicação que o mecânico me deu...pra evitar o aquecimento. Aliás, a curto prazo, vc pode até andar sem valvula termostática na sua VTR sem problema algum. O cara que rebocou o meu carro na segunda me falou que os caminhões da empresa que ele trabalha andam todos sem a VT!!! Que nesse clima quente ela é quase desnecessária...
vai saber...:pensativo:
Djalma Inoue
04/05/2013, 09:17
Wald, acredito que há algo estranho o seu carro deve estar ficando cheio de ar nas partes baixas pois, com certeza vc não tem uma mina d'agua ai. E se uma hora o nível esta bom e em outro alto ?????? Tem algo de errado ai.
Waldmartins
05/05/2013, 13:47
Então...
já fiz dois testes com a tampa antiga e o nível da água se manteve o mesmo. Vou continuar fazendo testes, ora com a tampa com sensor, ora com a original e ver os resultados.
A pergunta que tenho agora é:
Uma tampa estragada pode fazer o carro esquentar com água no reservatório???
Ou a água que aparece no reservatório qdo o carro ferve é justamente porque faltou agua e ele ferveu e a água "fervida" volta e se acumula no reservatório? :pensativo:
Não!
Se apareceu ar no sistema, a culpa é a junta do cabeçote ou o cabeçote e talvez eventualmente a bomba d'água.
Cabeçote trincado costuma dar problema somente quando o motor é exigido ao seu máximo... Por isso o diagnóstico pode ser BEM chato.
Abs
Clemente
Então...
já fiz dois testes com a tampa antiga e o nível da água se manteve o mesmo. Vou continuar fazendo testes, ora com a tampa com sensor, ora com a original e ver os resultados.
A pergunta que tenho agora é:
Uma tampa estragada pode fazer o carro esquentar com água no reservatório???
Ou a água que aparece no reservatório qdo o carro ferve é justamente porque faltou agua e ele ferveu e a água "fervida" volta e se acumula no reservatório? :pensativo:
Waldmartins
05/05/2013, 20:16
Não!
Se apareceu ar no sistema, a culpa é a junta do cabeçote ou o cabeçote e talvez eventualmente a bomba d'água.
Cabeçote trincado costuma dar problema somente quando o motor é exigido ao seu máximo... Por isso o diagnóstico pode ser BEM chato.
Abs
Clemente
Oi Clemente,
como acho difícil que vc leia o diário que acabei de postar no outro tópico meu (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu-18.html), vou fazer a pergunta aqui mesmo (meio maluca, mas é o desespero!!!):
No manual da Defender (pag. 114), o fusível número 18 é para: isqueiro e ventilador elétrico do aquecimento. Esse tal ventilador elétrico é o do ar quente ou do acoplamento viscoso?
"bem que podia ser do acoplamento viscoso" porque aí sim teria resolvido o problema do superaquecimento já que antes de aquecer na semana passada, esse fusível queimou e só recoloquei um novo ontem...
Abs
Wald
Wald,
o sistema de arrefecimento do Defender não é dependente do sistema elétrico, tudo 100% mecânico, adoro este carro!. O viscoso é importante em subidas prolongadas e velocidade alta na estrada. Na duvida troque. Costuma pifar depois de 10 anos ou 120-150mil Km.
Abs
Clemente
Oi Clemente,
como acho difícil que vc leia o diário que acabei de postar no outro tópico meu (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/116944-muito-triste-minha-90tinha-ferveu-18.html), vou fazer a pergunta aqui mesmo (meio maluca, mas é o desespero!!!):
No manual da Defender (pag. 114), o fusível número 18 é para: isqueiro e ventilador elétrico do aquecimento. Esse tal ventilador elétrico é o do ar quente ou do acoplamento viscoso?
"bem que podia ser do acoplamento viscoso" porque aí sim teria resolvido o problema do superaquecimento já que antes de aquecer na semana passada, esse fusível queimou e só recoloquei um novo ontem...
Abs
Wald
Waldmartins
05/05/2013, 21:23
"suspeitei desde o princípio"...:-|
Valeu Clemente!
O meu acoplamento PARECE ainda estar bom. O carro tem 193.000km e 12 anos de vida, mas não sei se ele já foi trocado. Mas no teste com o motor desligado, a hélice gira com dificuldade. Pelo que li, isso significa que ele está funcionando correto?
Abs
Wald
Preá 4x4
06/05/2013, 01:07
Wald, um dia notei que meu acoplamento viscoso nao girava tambem. Comprie um novo, levei para o Luiz Fraga, e ele trocou na hora. Agora esta 100%!
E ai, ja solucionou o problema no sistema de arrefecimento e o vaso expansor?
Li seu relato completo, e fiquei curioso para saber o final da historia.
Boa sorte ai.
"suspeitei desde o princípio"...:-|
Valeu Clemente!
O meu acoplamento PARECE ainda estar bom. O carro tem 193.000km e 12 anos de vida, mas não sei se ele já foi trocado. Mas no teste com o motor desligado, a hélice gira com dificuldade. Pelo que li, isso significa que ele está funcionando correto?
Abs
Wald
Waldmartins
06/05/2013, 01:22
Wald, um dia notei que meu acoplamento viscoso nao girava tambem. Comprie um novo, levei para o Luiz Fraga, e ele trocou na hora. Agora esta 100%!
E ai, ja solucionou o problema no sistema de arrefecimento e o vaso expansor?
Li seu relato completo, e fiquei curioso para saber o final da historia.
Boa sorte ai.
Valeu Preá!
O final da história espero que aconteça amanhã. Como disse antes, estou fazendo testes com a tampa e acabo de ver que não tem nada a ver!!! :parede:
Rodei a tarde 30 km com a tampa com sensor e abri o vaso 4 horas depois com o carro frio e a água continuava no nível. Depois rodei a mesma distância e mesmo trajeto com a tampa original e quando abri o vaso de expansão (agora) esperando o mesmo tempo para esfriar (4 horas), o nível tinha SUBIDO! :(
Vou dar uma voltinha agora de madrugada com a mesma tampa original só pra ver se a agua sobe mais. Vou deixar pra ver amanhã com o carro bem frio...
Abs
Wald
Waldmartins
06/05/2013, 01:24
Esqueci de dizer...
Vou arriscar e eu mesmo vou tentar levar o carro no mecânico em BH amanhã. Se o nível subir mais pela manhã, vou colocar a tampa com sensor pq pelo menos ela avisa qdo a água vai embora...
Abs e boa noite
Wald
Waldmartins
06/05/2013, 08:19
Bom, de fato o problema NÃO é a tampa. Dei mais uma volta de 10km com a VTR essa madrugada com a tampa original e hoje pela manhã qdo fui abrir o vaso de expansão, o nível da agua tinha subido muito. Tava quase na tampa...:shock:
Estou indo pra BH agora...De olho no watchdog e no ponteiro da temperatura...
Abs
Wald
Waldmartins
06/05/2013, 08:23
Ahhh...esqueci de dizer (de novo).
Eu deixei o vaso aberto (com agua até quase a tampa) e dei partida.
Nesse momento, começou a sair água do vaso de expansão sem parada...até que ele deu uma "cuspida" mais forte e parou de sair água. Aí o nível foi baixando até ficar na altura da emenda do vaso... :pensativo:
O que será que significa isso???
Abs
Wald
Walter Carlos Brossel
06/05/2013, 15:41
Ahhh...esqueci de dizer (de novo).
Eu deixei o vaso aberto (com agua até quase a tampa) e dei partida.
Nesse momento, começou a sair água do vaso de expansão sem parada...até que ele deu uma "cuspida" mais forte e parou de sair água. Aí o nível foi baixando até ficar na altura da emenda do vaso... :pensativo:
O que será que significa isso???
Abs
Wald
Se a água no vaso está borbulhando ou mesmo jorrando, pode ser a junta do cabeçote...veja isso aí logo.
Waldmartins
06/05/2013, 20:41
Se a água no vaso está borbulhando ou mesmo jorrando, pode ser a junta do cabeçote...veja isso aí logo.
Walter,
texto copiado do "meu" tópico:
"Ai ai...
acabei de chegar a BH..NO REBOQUE!!!:putz:
A 90tinha resistiu apenas 264km antes de subir a temperatura no vermelho novamente.
De novo o mesmo cenário embaixo do capô: Água pra todos os lados vinda do vaso de expansão.
Esperei uma hora o carro esfriar, abri o vaso e lá estava a agua acima do nível.
Dei partida no carro com o vaso aberto e o nível subiu e começou a derramar agua...aí dei umas aceleradas e a cada acelerada, mais água saía...até dar uma "cuspida" mais forte e parar...mas depois o nível foi subindo...
Conclusão:
Cabeçote e/ou junta foi pro saco!!!:sad:
Liguei pra outro mecânico e passei os sintomas e ele confirmou o meu diagnóstico (e de uma galera aqui tb). Ele ainda disse que provavelmente quem fez o motor, ou me passou com um cabeçote recondicionado ou que estava na última medida (que foi o caso). Mas como me passou essa na última medida, ele arriscou porque eu ando muitos km com o carro.. (coisa normal pra quem comprar um carro para expedições né?)
Ou seja, amanhã vou passar o dia acompanhando a retirada do cabeçote e me preparar para brigar (espero que não seja necessário) para que me dêem um novo cabeçote (obviamente sem custo, já que está na garantia).
Amanhã novos capítulos da novela...(mexicana e ruim)
Abs
Wald"
MFREITAG
06/05/2013, 22:01
:putz:Poxa Wald, que péssima notícia! Essa questão do borbulhamento já estava estranha desde o início...na minha opinião sempre foi problema de junta. Estamos na torcida para que tudo se resolva logo e sua land volta para as estradas.
Boa sorte....e muita paciência!
Abraços,
Walter Carlos Brossel
07/05/2013, 14:46
Walter,
texto copiado do "meu" tópico:
"Ai ai...
acabei de chegar a BH..NO REBOQUE!!!:putz:
A 90tinha resistiu apenas 264km antes de subir a temperatura no vermelho novamente.
De novo o mesmo cenário embaixo do capô: Água pra todos os lados vinda do vaso de expansão.
Esperei uma hora o carro esfriar, abri o vaso e lá estava a agua acima do nível.
Dei partida no carro com o vaso aberto e o nível subiu e começou a derramar agua...aí dei umas aceleradas e a cada acelerada, mais água saía...até dar uma "cuspida" mais forte e parar...mas depois o nível foi subindo...
Conclusão:
Cabeçote e/ou junta foi pro saco!!!:sad:
Liguei pra outro mecânico e passei os sintomas e ele confirmou o meu diagnóstico (e de uma galera aqui tb). Ele ainda disse que provavelmente quem fez o motor, ou me passou com um cabeçote recondicionado ou que estava na última medida (que foi o caso). Mas como me passou essa na última medida, ele arriscou porque eu ando muitos km com o carro.. (coisa normal pra quem comprar um carro para expedições né?)
Ou seja, amanhã vou passar o dia acompanhando a retirada do cabeçote e me preparar para brigar (espero que não seja necessário) para que me dêem um novo cabeçote (obviamente sem custo, já que está na garantia).
Amanhã novos capítulos da novela...(mexicana e ruim)
Abs
Wald"
Putz..Não tive tempo de ler todos os posts e tópicos, mas quando vi sua mensagem pensei logo em trinca, cabeçote ou junta. Geralmente o selo estoura antes e tem "nego esperto" que ainda troca o selo de plástico por metal...isso só piora a situação, ou seja, muda o "fusível" de lugar. Acho fundamental a instalação de qualquer tipo de sensor de temperatura da água, isso pode salvar seu motor, antes de dar merd@#$...mas tem que ter um bom mecânico p/ identificar o problema a tempo tbém...
Boa sorte!!! Se precisar de algo é só falar.
Walter
SergioMedeiros
07/05/2013, 17:49
Walter, aproveitando.... um sensor de temperatura direto no cabeçote substitui um sensor de temperatura da água com a mesma eficiencia?
Putz..Não tive tempo de ler todos os posts e tópicos, mas quando vi sua mensagem pensei logo em trinca, cabeçote ou junta. Geralmente o selo estoura antes e tem "nego esperto" que ainda troca o selo de plástico por metal...isso só piora a situação, ou seja, muda o "fusível" de lugar. Acho fundamental a instalação de qualquer tipo de sensor de temperatura da água, isso pode salvar seu motor, antes de dar merd@#$...mas tem que ter um bom mecânico p/ identificar o problema a tempo tbém...
Boa sorte!!! Se precisar de algo é só falar.
Walter
Walter
Eu recomendo com firmeza substituir os pulgs de plástico por metal, veja o caso de Wald http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/118875-tampa-de-vaso-de-expansao-defender.html#post1907136 onde os plugs de plástico não funcionaram como fusíveis. No meu caso os dois quebraram por aperto exagerado dado pelo mecânico da concessionária. Não tive nem tenho problemas de trinca no bloco, no cabeçote e na junta.
Waldmartins
07/05/2013, 20:45
Walter
Eu recomendo com firmeza substituir os pulgs de plástico por metal, veja o caso de Wald http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/118875-tampa-de-vaso-de-expansao-defender.html#post1907136 onde os plugs de plástico não funcionaram como fusíveis. No meu caso os dois quebraram por aperto exagerado dado pelo mecânico da concessionária. Não tive nem tenho problemas de trinca no bloco, no cabeçote e na junta.
Hugo,
o mecanico falou mais ou menos isso que vc falou. Só que ele defende os plugs de plástico, se os plugs forem originais e com o aperto correto. Enfim...eu acho que isso é discussão longa e talvez não cheguemos a uma conclusão porque não temos motores fervidos o suficiente para o teste...e espero não ter...:chorandoderir:
Abs
Wald
Hugo,
o mecanico falou mais ou menos isso que vc falou. Só que ele defende os plugs de plástico, se os plugs forem originais e com o aperto correto. Enfim...eu acho que isso é discussão longa e talvez não cheguemos a uma conclusão porque não temos motores fervidos o suficiente para o teste...e espero não ter...:chorandoderir:
Abs
Wald
Wald
Foram inúmeros motores fundidos no mundo por esses plugs de plástico, não estou inventando a roda, quem me vendeu os plugs de metal foi a própria concessionária Land Rover.
Originalmente os plugs das Defenders eram de metal, com certeza para reduzir custos os trocaram por plástico.
Hugo,
como boa marca inglesa, o motivo do surgimento dos bujões de plástico foi semelhante ao da caixa de transferência com tração integral; os bujões são exatamente os mesmos usados nos diferenciais da Range Rover P38.
Quanto a tração integral; dizem que esta surgiu nos LR para dividir a força do V8 entre dois fracos diferenciais Rover, tudo graças a nova motorização que no inicio dos 80 aterrizara nos Stage One. Era mais barato fazer um minúsculo diferencial central que equipar o LR com um sólido Salisbury. Gênios! Mesmo assim a vinda do Salisbury foi inevitável.
Abs
Clemente
Wald
Foram inúmeros motores fundidos no mundo por esses plugs de plástico, não estou inventando a roda, quem me vendeu os plugs de metal foi a própria concessionária Land Rover.
Originalmente os plugs das Defenders eram de metal, com certeza para reduzir custos os trocaram por plástico.