Ver Versão Completa : Motor BF 161 Flex-Fuel
Tenho um Willys CJ-6 1963 (Bernardão) o qual reformei por completo - ou quase - uns 20 anos atrás.
Na ocasião, deram um passo - naõ sei de quanto - no cabeçote objetivando adequar o BF-161 à gasolina com 20% de alcóol.
O motor parecia falhar um pouco acima de 2000 rpm, tendo o mecânico proposto a troca do carburador antigo, recomendação a qual não foi acatada. Ao invés disso, troquei a junto do cabeçote por outra, mais espessa, tendo o problema persistido, motivando a compra de um carburador novo DFV.
Feito isso, o CJ-6 e seu guloso motor BF 161 caíram no esquecimento, até a semana passada quando o motor BF 161 pegou sem muita hesitação apos algumas providências preparatórias !
Como pretendo utilizar esse Jeep no modo Flex-Fuel, estou contemplando:
1. Trocar a junta espessa do cabeçote por outra, padrão;
2. Trocar o tanque de combustível por outro de inox;
3. Trocar o carburador padrão DFV à gasolina por outro, à alcóol, niquelado e mais econômico;
4. Substituir o miolo do distribuidor WAPSA padrão (com platinado), para que o mesmo opere sem platinado e acoplá-lo a um modulo de ignição eletrônica.
Agradeço desde já sugestões a respeito dos itens acima, fora outras considerações julgadas pertinentes.
Olá
Estava pesquisando no forum este assunto. Mas já faz tanto tempo. Alguém aqui já fez essa "adaptação"?
Sei de todos os problemas... mas estou a fim de tentar.
O único detalhe é quanto ao carburador. Não quero destruir o meu (que está muito bom).
Para isso estou pensando em utilizar outro. Alguém tem alguma sugestão?
Estava pensando em utilizar o DFV228 a álcool do corcel II. Parece ser muito parecido.
Obrigado a todos
Spin
Olá
Estava pesquisando no forum este assunto. Mas já faz tanto tempo. Alguém aqui já fez essa "adaptação"?
Sei de todos os problemas... mas estou a fim de tentar.
O único detalhe é quanto ao carburador. Não quero destruir o meu (que está muito bom).
Para isso estou pensando em utilizar outro. Alguém tem alguma sugestão?
Estava pensando em utilizar o DFV228 a álcool do corcel II. Parece ser muito parecido.
Obrigado a todos
Spin
Eu como sou mulher fico so na expectativa para esse tipo de aadaptção .Me parece que tem um topico de um tal kit mas ate agora so foi testado o do opala vamos ver se sai para um BF
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2009, 01:11
por precaução eu adaptaria um sistema auxiliar de partida a frio e velas com um grau térmico menor...
Caro Cedric a sua idéia e interessante, mas esta história de que seu cabeçote foi rebaixado na retífica é estranha pois o sistema de adimissão é fundido junto com o cabeçote, não tenho muita certeza mas já ví muita gente dizer que é impossível.
Só posso dizer que minha tentativa em rodar no alcool não é das melhores, com alcool até minha vô tinha mas força que o BF.
Contudo só te desejo boa sorte na tentativa.
Olá.......Estava pensando em utilizar o DFV228 a álcool do corcel II. Parece ser muito parecido.
Obrigado a todos
Spin
A idéia parece boa, contudo verifiquei junto a Casa do Carburador em SP que a base desse carburador é feito de ferro, semelhante à base do DFV original (à gasolina) do BF 161. Portanto, essa base não resistirá para muito tempo o ataque de corrosão de álcool combustível.
Solicitei a referida empresa propor um substituto - um carburador com base feito de zamak niquelado, ou outro material, equivalente - e informarei eventuais novidades aqui.
Aliás, tive um Santana ano 88 (motor 1800cc) à álcool e me parece que a base desse carburador não era de ferro.
Eu como sou mulher fico so na expectativa para esse tipo de aadaptção .Me parece que tem um topico de um tal kit mas ate agora so foi testado o do opala vamos ver se sai para um BF
O link seguinte trata de conversão do BF 161 para álcool:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm
Caro Cedric a sua idéia e interessante, mas esta história de que seu cabeçote foi rebaixado na retífica é estranha pois o sistema de adimissão é fundido junto com o cabeçote, não tenho muita certeza mas já ví muita gente dizer que é impossível.
Só posso dizer que minha tentativa em rodar no alcool não é das melhores, com alcool até minha vô tinha mas força que o BF.
Contudo só te desejo boa sorte na tentativa.
Caro Campi, é favor seguir o link acima que trata de conversão do BF 161 para álcool.
É possível sim, rebaixar o cabeçote ! O pessoal de retífica utiliza uma máquina denominada plaina para tal. No link há informações sobre medidas de cabeçote do BF 161 para gasolina e para álcool.
O que parece ser inviável é operar o BF 161 no modo Flex-Fuel, se for mantido o sistema de alimentação do motor (carburador).
Trocando o carburador por TBI (throttle body injection), o propósito Flex-Fuel se torna mais viável, mas o custo decola !
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2009, 21:04
O que parece ser inviável é operar o BF 161 no modo Flex-Fuel, se for mantido o sistema de alimentação do motor (carburador).
Trocando o carburador por TBI (throttle body injection), o propósito Flex-Fuel se torna mais viável, mas o custo decola !
não é exatamente inviável montar um sistema flexfuel usando carburador... quando eu morei em florianópolis vi várias motos honda 125cc (xl, xlr e cg) convertidas para flex por meio da simples troca do giclê de alta rotação pelo da nx350 sahara, outras pelo giclê do fusca 1300... um ex-colega do curso de mecânica de motos que eu fiz no senai tinha uma dessas, uma cg125 today, mas o motor que ele usava era do modelo 2000, ja com ignição eletrônica cdi...
cRiPpLe_rOoStEr, o BF 161 do meu Jeep - com cabeçote rebaixado, não sei em quantos milésimos - já andou por aí, adicionando-se mais álcool à gasolina, como medida paliativa para eliminar pequenos estalinhos (detonação) que eram perceptíveis durante a operação do motor.
Estava claro que o rebaixamento do cabeçote não estava compatível com a octanagem da gasolina ( 20-25% de álcool), então se adicionou mais álcool, na proporção aproximada de mais 0,30 litros de álcool.para cada 1 litro gasolina.
Não foi substituido o giclê, nem difusor, nem coisa alguma e o Jeep andou sem maiores percalços !
Nem cheguei a medir o consumo em kms / litro !
Então, resumindo-se:
1. Converter o BF 161 para usar exclusivamente álcool é uma assunto.
2. Um outro é alterar a mistura gasolina/alcool para eliminar detonação num motor BF 161, à gasolina, com cabeçote rebaixado.
3. Um tercerio assunto é preparar o BF 161 para a modalidade Flex-Fuel, o qual (em têse, pelo menos !), possibilitará operar dito motor com qualquer proporção de gasolina e álcool.
Ainda quanto ao Flex-Fuel, comprei recentemente um VW Polo e notei que o bicho consome álcool para burro ! Porque ?
Acredito que a resposta está na exigência de não se alterar a taxa de compressão do motor ao ponto de prejudicar a operação com gasolina, aí a eficiência com álcool vai para o brejo !
Meu Santana 1988, à álcool, ganharia fácil desse VW Polo em matéria de consumo.
cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2009, 17:59
comprei recentemente um VW Polo e notei que o bicho consome álcool para burro ! Porque ?
Acredito que a resposta está na exigência de não se alterar a taxa de compressão do motor ao ponto de prejudicar a operação com gasolina, aí a eficiência com álcool vai para o brejo !
Meu Santana 1988, à álcool, ganharia fácil desse VW Polo em matéria de consumo.
até daria para aumentar a compressão como no motor vhc da chevrolet, que usa sensores de detonação para regular melhor a ignição e prevenir a pré-ignição, popular "batida de pino"... mas agora com a onda do downsizing e da aplicação de turbos nos motores pode ser que aproveitem para instalar boosters que permitam regular a pressão mais adequada para cada combustível e suas misturas...