Ver Versão Completa : Bloqueio 100%
Fala Gente... :D
Pessoal já sei que o assunto já foi discutido e re-discutido, tem n tópicos a respeito, mas eu preciso de uma informação mais precisa. :D
Sobre soldar as planetárias e fazer um bloqueio 100%
:arrow: Qual a possibilidade de quebras de diferencial, semi eixo, cruzetas e rolamentos. :)
:arrow: Estou querendo bloquear (soldar) as duas planetárias. Além do jeep ficar quadrado, tem algum outro incoveniente?
:arrow: Vou rodar com o jeep no dia a dia e fazer trilhas.
:arrow: Considerando que sou um cavalo pra dirigir, é melhor deixar as planetárias livres pois assim vai quebrar menos?
[]'s quase 200% bloqueado
Eugênio
Pessoal já sei que o assunto já foi discutido e re-discutido, tem n tópicos a respeito, mas eu preciso de uma informação mais precisa. :D
:arrow: Qual a possibilidade de quebras de diferencial, semi eixo, cruzetas e rolamentos. :)
:arrow: Estou querendo bloquear (soldar) as duas planetárias. Além do jeep ficar quadrado, tem algum outro incoveniente?
:arrow: Considerando que sou um cavalo pra dirigir, é melhor deixar as planetárias livres pois assim vai quebrar menos?
[]'s quase 200% bloqueado
Eugênio
Num jipe de uso diário, não recomendo a soldagem do diferencial. Prejidica em muito a dirijabilidade do jipe e aumenta muito a probabiliade que algo quebre.....
:D Grande Eugênio!!!
:D Bom, posso contar minha experiência com o Bloqueio White Martins (solda MIG). Como tenho um ENSIMEC Full Lock (100%) na traseira, e a saída mais barata (doce ilusão :roll: ) era soldar o dianteiro, embarquei nessa. Não é preciso dizer que os semi-eixos dianteiros são mais frágeis, então como tinha roda-livre, andava com uma desligada, na trilha. Só em situações extremas deve-se engatar as 2. Dessa forma só se deve andar em linha reta. Alinhe o jeep na frente do obstáculo antes de engatar as 2 juntas. Então passe por ele, sem mexer muito no volante. Passado o obstáculo, desligue 1 delas. Assim não quebra. :wink:
:D Como sua intenção é soldar no eixo traseiro, prepare-se para trocar de pneu todo ano! Quebrar não quebra, mas gasta pneu uma barbaridade!!! No seco, vc deve andar com eles bem cheios, para diminuir o atrito.
:D Então, meu bloqueio traseiro não desengata mais! Tá sempre bloqueado 100%! Estou para revisar ele faz um tempão... Mas nunca quebrei nada por causa dele! Já aquela solda que fiz no dianteiro, durou 1 trilha! Sorte minha que foi no final, numa trilha que valia pontos e conseguimos o 1º lugar! :D Mas a causa da quebra foi abuso mesmo! Eu já tinha quebrado 1 dos rolamentos do munhão esquerdo, a roda estava literalmente "pendurada"! Para finalizar, tinha que sair de uma vala na diagonal, sem chance de alinhar o jeep. Então estercei a direção e acelerei, aí só ouvi: clack, clack, clack, clack... :roll: Quebrou a cruzeta do semi-eixo, os 2 semi-eixos, e arregaçou o munhão por dentro. Saí rebocado... Pra consertar tive que cortar e substituir a ponta da carcaça que segura o munhão... :P Bom, é só somar o valor dessas peças e ver se um bloqueio "legítimo" não compensa... :wink:
:arrow: Na foto, o momento exato da quebra... :P
[]'s
leopoldo
25/11/2003, 18:39
Caro colega,
No eixo dianteiro, até é admissível a solda da planetária.
Dependendo do processo de solda, nunca mais solta.
Mas o revés é o relatado acima pelo nosso colega Giovani.
Um outro detalhe:
Fica muito mais fácil a quebra do semi-eixo ou cruzeta do eixo dianteiro pela sobrecarga, pois se uma roda estiver "no ar", a outra assume 100% do torque, o que não acontece com os diferenciais progressivos ou os abertos(normal do jeep).
Para o eixo traseira esquece.
Primeiro porque como o colega Giovani relatou, os pneus vão embora mas a principal razão é que o carro fica difícil de dirigir a não ser em linha reta. Esquece curva. Na chuva, fica incontrolável e perigoso.
Se voce tentar dirigir na chuva e acima dos 20 km/h voce vai acabar achando um poste ou um muro, e de ré.
Coloque um bloqueio automático ou pneumático (air lock, true track, gearless, etc)ou um desboqueio progressivo(tracklock, powerlock, etc...)
O trabalho chega a ser o mesmo, mas o resultado é infinitamente superior.
Pela simplicidade e preço(+/-U$130.00), recomendo o lock right, pois instala-se dentro da caixa do diferencial do jeep.
Esquece curva. Na chuva, fica incontrolável e perigoso.
Se voce tentar dirigir na chuva e acima dos 20 km/h voce vai acabar achando um poste ou um muro, e de ré.
:D Grande Leopoldo!!!
:D Não é bem assim... Não fica incontrolável. Ele fica pesado. Na curva, ele tem freio automático... E na chuva, é a melhor hora para se andar com ele, pois o atrito dos pneus diminuem bastante, facilitando as manobras e as curvas. :wink: Ando muito bem com ele na cidade, derrapando nas curvas, mas sem nunca perder o controle! :wink:
[]'s
Fala Gente.... :D
Giovani, nem me fale em semi-eixo, cruzeta de semi eixo... nem nada... :cry: :cry:
Até hoje meu jeep tá nos cavaletes por causa da abençoada cruzeta do semi eixo que quebrou e moeu o olhal do semi eixo. :cry: :cry: :oops: :cry:
Bom, pelo visto não compensa mesmo soldar as planetárias. Ainda mais pq o jeep é o meu unico carro "doanusmentado". :D :)
Rodo de gaiola aqui na cidade, mas se os botinha preta pegam... grampeiam na hora, sem chance de diálogo nem nada.... :D
Como aqui achar peça de jeep é o mesmo que ter uma criação de mosca branca de olhos azuis, :D vou juntar latinhas (no sentido literal mesmo) pra comprar um bloqueio descente. :D :D
Tenho um amigo que está colocando planetárias soldadas no eixo dianteiro do jeep dele. O jeep tá parado desde abril pra trocar o motor para um de opala... :oops: :cry: Avisei ele mas.... :roll: :roll:
O pior é que ele está com capa cega ao invés de rodas livres.... :shock: :shock:
Disse que o jeep roda este final de semana.... já avisei.... já falei.... agora só vou espera os clacks... creck... tum tum tum.... Mas ainda vou insistir com ele pra desistir da idéia.
[]'s sem bloqueios até poder ter um descente.
Eugênio
Mauro B.
26/11/2003, 00:56
Esquece curva. Na chuva, fica incontrolável e perigoso.
Oi Leopoldo !!! :D
Eu acho que fica "menos controlável" com certeza. Agora, tanto assim não! :shock: Eu nunca dirigi um jipe com bloqueio 100% atrás, mas a prática nos mostra que não é tão perigoso assim, até porque parece que já tem vários rodando por aí desse modo. 8)
Quanto a prática, o Giovani pode nos dizer melhor! :wink:
Uma pergunta: são os dentes das planetárias que são preenchidos com solda, correto??? Ou não???
[]'s
Isso mesmo Mauro, solda os dentes das planetárias. :)
[]'s tirando a idéia da cabeça
Eugênio
Mauro B.
26/11/2003, 14:04
Fala Monge!!! :D
Não poderiam ser os dentes dos satélites ao invés dos dentes das planetárias???? :?: O resultado seria o mesmo???
(É porque eu acho que devem ser mais baratos os satélites que as planetárias....não sei! Quem que sabe?)
[]'s
Fala Monge!!! :D
Não poderiam ser os dentes dos satélites ao invés dos dentes das planetárias???? :?: O resultado seria o mesmo???
(É porque eu acho que devem ser mais baratos os satélites que as planetárias....não sei! Quem que sabe?)
[]'s
Por serem maiores, as planetárias seriam a melhor opção, pelo menos teoricamente. Mas na prática, acho tanto faz.
Fiz nas planetárias no meu, pois sabia que não iria voltar atrás. Está pensando nessa posibilidade?!?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Voltar atrás é coisa de viado........ :roll: :D
leopoldo
26/11/2003, 18:33
Boa a tarde a todos.....
Vamos lá aos esclarecimentos....
-Planetárias soldadas no eixo dianteiro:
No eixo dianteiro, tudo bem desde que se utilizem rodas livres manuais.
No asfalto....RODAs LIVREs SOLTAs.
Na terra e lama , tudo bem, só que espere um comportamento mais duro na direção. O jeep também fica com uma grande tendência a sair de frente em declives enlameados.
-Planetárias soldadas no eixo traseiro:
NUNCA deve ser usado o processo de solda das planetárias em diferenciais TRASEIROS de qualquer tipo. A não ser que esse jeep não saia do meio do mato.
Porque?
1.Sem o efeito diferencial no eixo traseiro, no asfalto, a sêco, vai haver sobrecarga de semi-eixo pois o de fora da curva vai querer rodar mais e o de dentro da curva vai querer rodar menos, logo, ambos lutarão um contra o outro e portanto maior probabilidade de rompê-lo.
Os esforços aumentam quanto menor for o raio de curva e quanto mais se pisa no acelerador.
O diferencial também compensa lado esquerdo direito em linha reta pois os pneus não são rodas perfeitas (são moles).
Sem o diferencial, o jeep caça frango o tepo inteiro.Eu estou sendo explícito para o asfalto.
Se andássemos só linha reta e na lama encharcada, tudo bem, mas no mundo real temos de fazer curvas.
2.A viatura com planetárias soldadas no eixo traseiro são um perigo pois podem ficar incontroláveis nas curvas em médias e altas velocidades, pois a tendência é sair de traseira, fazendo o jeep rodar e ainda na chuva, como é mais fácil os pneus desgarrarem, fica pior ainda.
Assim, ou quebra alguma coisa ou o jeep pode rodar no asfalto molhado...Eu pelo menos não quero ver o meu rodando sem controle numa estrada de 2 vias e na chuva. Não gosto de barranco nem de para choque de caminão.
Observem que junto aos manuais dos diferenciais auto-blocantes ( Americanos) vem normalmente um manual de dirigibilidade alertando para que os jeeps quando equipados com blocantes devem ser manuseados com muita cautela nas curvas....a instrução é não acelerar forte em curvas pois corre-se o risco de perder o controle do jeep.
No blocante nacional sei lá se vem algum aviso !
Mas pessoal....isso é na estrada.... no fora de estrada as técnicas são outras.
Jeep com blocante é outra máquina e o jipeiro tem de reaprender a dirigí-lo
O bloqueio é que nem guincho...ferramenta maravilhosa mas pode ser uma arma.
Bloqueios como o air lock são ótimos em linha reta , inclusive é o ideal para esportes do tipo escalada de pedras onde as rodas descolam do piso a todo o instante.
Já no asfalto, caso se esqueça o mesmo ligado, ou o semi eixo quebra ou o diferencial vai para o espaço.......é baratinho né?
Respeite a máquina, conheça o "como funciona, suas limitações e os riscos" e ela não te deixa na mão.
Pelo menos voce não vira notícia no cidade alerta.
abraços a todos.
:D Grande Mauro!!!
:D Quanto à dirigibilidade, já respondi um pouco mais acima... Não é um bicho de 7 cabeças como falam! :wink:
:D Eu tinha soldado as satelites, exatamente por esse motivo ($$$). Funciona perfeitamente. Preenchi 2 dentes de cada. Tinha uma certa folga, movimentando as rodas independentes uma da outra, cerca de 1/2 volta. :wink:
[]'s
Mauro B.
26/11/2003, 21:49
Fiz nas planetárias no meu, pois sabia que não iria voltar atrás. Está pensando nessa posibilidade?!?
.
.
.Voltar atrás é coisa de viado........ :roll: :D
Fala Bill !!! :D
VOLTAR atrás não é coisa de viado! O que é coisa de viado é DAR PRA trás, porque significa que o cara nem pra frente foi, ou seja, nem ariscou, nem tentou ser macho!!! :lol: Hahahah!!! :D
Funciona perfeitamente. Preenchi 2 dentes de cada. Tinha uma certa folga, movimentando as rodas independentes uma da outra, cerca de 1/2 volta.
Fala Giovani !!! :D
Quer dizer que até tem uma folga de 1/2 volta pra minimizar o efeito do bloqueio!!!! Perfeito !!! hehehe!!! :lol:
Giovani, me diz uma coisa: eu tenho a solda elétrica comum (de eletrodo revestido). Dá tranquilo??? É só encher de solda, deixando da mesma altura dos dentes???? Ou tem alguma dica???
[]'s
Giovani, me diz uma coisa: eu tenho a solda elétrica comum (de eletrodo revestido). Dá tranquilo??? É só encher de solda, deixando da mesma altura dos dentes???? Ou tem alguma dica???
:D Bão, no meu jeep eu só tirei a tampa do diferencial e soldei ali mesmo, no lugar, sem desmontar. Só que fiz com MIG, e pus uns panos molhados em volta, para não voar "sobras" da solda. Com solda elétrica, não faça isso! Desmonte as satelites fora, e solde em uma bancada. Preencha 2 dentes em seqüência, em cada satelite. MIG seria o ideal, pois se ficar alguma casca ou buraco na solda, ela vai quebrar algumas lascas... :wink: No meu, que foi preenchido, formou um vinco, onde a planetária encostava. Por isso o preenchimento deve ser "maciço"! :wink:
[]'s
Mauro B.
30/11/2003, 14:28
Preencha 2 dentes em seqüência, em cada satelite.
Aee Giovani !!! :D
Será que não é melhor soldar 2 dentes em sequência nos dois lados de cada satélite?? Pq fazendo isso, cada vez que forçasse cada planetária, a força ficaria em cima e embaixo dela, se dividindo, e não só em um lado dessa planetária... :) Como eu nunca montei um diferencial, essa medida atrapalharia ou até mesmo impediria a montagem dele???
Fiz um desenho, que está em anexo, para explicar o que eu quis dizer. O satélite está em preto e a solda em vermelho! Vamos ter que acreditar que isso aí é um satélite! :lol:
[]'s
[Será que não é melhor soldar 2 dentes em sequência nos dois lados de cada satélite?? Pq fazendo isso, cada vez que forçasse cada planetária, a força ficaria em cima e embaixo dela, se dividindo, e não só em um lado dessa planetária... :) Como eu nunca montei um diferencial, essa medida atrapalharia ou até mesmo impediria a montagem dele???
:D Agora que vc falou, já não lembro se foram 4 ou 2 em cada satelite... Bom, de qualquer forma, não atrapalha a montagem. Se quiser, pode soldar assim, não vejo nenhum problema... :wink:
[]'s
Pessoal, sou meio novo aqui no forum, sempre tou dando uma lidas nas postagens porém, percebi que este assunto de bloqueio soldado foi discutido a muito tempo atrás.
Gostaria de saber e hoje, o que tem a falar, realmente vale a pena soldar? Não detona outras peças do velho guerreiro?
Veleu!!!
Elmer_Jeep
08/04/2008, 14:08
pô, nessas duas páginas foram falados vários prós e contras, vc ainda tem duvidas ?
E como vc disse, o topico é antigo, nessa época não tinhamos no mercado nacional as opções(lsd, automático, selecionavel, à ar) e facilidades(parcelamento, promoções) que se encontra hoje pra adquirir um bloqueio adequado. Então quem queria fazer uso mais radical da viatura recorria ao recurso da soldagem...
[]'s
valdir rainer
08/04/2008, 21:47
Pessoal, sou meio novo aqui no forum, sempre tou dando uma lidas nas postagens porém, percebi que este assunto de bloqueio soldado foi discutido a muito tempo atrás.
Gostaria de saber e hoje, o que tem a falar, realmente vale a pena soldar? Não detona outras peças do velho guerreiro?
Veleu!!!
Olá Allans,o meu diferencial dianteiro esta soldado a quase 6 anos só fasendo trilhas pesada,e nunca tive problemas.
Se vc for soldar,coloque solda entre um dente da planetaria,e depois do lado oposto do dente que vc soldou.
Tem que faser isso nas duas planetarias.
Só uma dica nunca use a roda livre ligada em chão firme,e nunca force o volante tb.
Se for barro não se preocupe porque no barro a roda escorrega e não tem perigo.
Se tiver lugar que vc for faser uma curva fechada,e vc sentir que o jeep quer ir reto então fassa algumas manobras,para não forçar as cruzetas.
Afinal na trilha vc tem o tempo todo para curtir,e não tempo para terminar.
Outra dica só fassa isso se o diferencial for dana 44.
Um abraço.
Li o tópico todo, e como falei o tema é antigo e com certeza alguns optaram em soldar. A questão toda se resume em um ponto, se soldar custa 50 e comprar um no mercado por 1200 a diferença é absurda no ato da compra, onde para quem não faz raid's e tudo mais, seria uma opção com excelente custo x benefício, certo?
Para aqueles que soldaram naquela época, resolveram mudar para os sistemas encontrados no mercado atualmente?
Tou pensando em soldar apenas o de trás, pois segundo as demais postagens, no dianteiro tem que se tomar um certo cuidado na trilha e isso nem sempre é lembrado, hehehe.
Agradeço a atenção de todos, pois a troca de experiências do que deu certo e errado é muito válida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
Sergio Rocha
09/04/2008, 21:13
Se vc soldar o eixo traseiro, como pretende fazer curvas no asfalto ?
[]'
Li o tópico todo, e como falei o tema é antigo e com certeza alguns optaram em soldar. A questão toda se resume em um ponto, se soldar custa 50 e comprar um no mercado por 1200 a diferença é absurda no ato da compra, onde para quem não faz raid's e tudo mais, seria uma opção com excelente custo x benefício, certo?
Para aqueles que soldaram naquela época, resolveram mudar para os sistemas encontrados no mercado atualmente?
Tou pensando em soldar apenas o de trás, pois segundo as demais postagens, no dianteiro tem que se tomar um certo cuidado na trilha e isso nem sempre é lembrado, hehehe.
Agradeço a atenção de todos, pois a troca de experiências do que deu certo e errado é muito válida.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.gif
Quem sabe voce economiza e primeiro vai com um Macrotorque (a cabo) atras e depois instala um na frente?? É mais garantido, pois quando for dar umas voltinhas, pra nao ter nenhum "perigo" é so desbloquiar e na hora da trilha é so bloquiar. É uma boa opçao! Se eu fosse voce pensaria melhor isso ai viu...
[]´s
Dae pessoALL,
Estive olhando os bloqueios 100% disponíveis no mercado para o jeep Cj5 diferencial dana 44, 19 estrias e encontrei os seguintes modelos:
Bloqueio 100% tipo Spool
Bloqueio 100% Full Lock
Bloqueio 100% Kaiser
Bloqueio 100% EATON
Bloqueio 100% Macrotorque
Bloqueio 100% Lock Right
OBS: existe mais algum?
Bem, o mais brato e garantido de ser 100% é o Spool... mas não vale a pena, pois se torna mais barato soldar as planetárias...
Quanto aos outros, qual seria o melhor custo benefício???
OBS2: para usar na dianteira.
Ajuda ai pessoal, pretendo aduirir um para mau jeep e diante dos altos valores, gostaria de opinião de vocês para fazer a escolha certa!!!
Forte abraço!
rodrigo.hoffman
06/09/2012, 11:51
Bom..
Eu tenho um full lock instalado no eixo traseiro e nao posso reclamar.. Da aqueles estralos mas cumpre a função.. to satisfeito
Pro eixo dianteiro eu acho que o melhor seria um selecionavel, mas o preço e meio salgado ainda.. O kaiser dizem que o funcionamento e mais "agradavel" que o ensimec, mas isso é o que dizem..
O preço hj ta muito parecido, o problema é o bloqueio não comprometer muito a dirigibilidade..
[ ]´s
Dae Rodrigo...
Estou bastante na duvida entre 3 modelos de bloqueios...
O Kaiser Jipecamp Oxford Comercio de Peas Ltda (http://www.oxfordbr.com.br/conteudo.php?cont=1742&modulo=145)
O Full lock Bloqueio 100% Full Lock 19E (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Bloqueio+de+diferencial&produto=Bloqueio+100%25+Full+Lock+19E&dept_id=35&pf_id=BL001)
E o EATON Bloqueio do diferencial - detroit locker - Eaton - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_17967_7008_Bloqueio-do-diferencial-detroit-locker-Eaton)
Todos de preços similares.... e agora qual seria o melhor para usar na dianteira???
Dae pessoal...ninguém usa bloqueio???
Estive pesquisando melhor, e me deparie com os bloqueios da EATON... o modelo Detroit Locker e o modelo Detroit TrueTrac
Alguém usa um desses modelos??? qual deles é melhor??
Detalhe, a Metelurgica ENFER, fabrica um bloqueio igual o TRUETRAC da EATON, só mais barato... será que vale a pena????
Lúcio Fuentes
10/09/2012, 13:43
Estive pesquisando melhor, e me deparie com os bloqueios da EATON... o modelo Detroit Locker e o modelo Detroit TrueTrac
Detalhe, a Metelurgica ENFER, fabrica um bloqueio igual o TRUETRAC da EATON, só mais barato... será que vale a pena????
Acompanhando seu tópico com muito interesse!!!!!!!!
M-Beltrame
10/09/2012, 16:46
Fala Kitiu blza?
Eu tenho nos dois eixos, e com muita segurança te indico a colocar no eixo traseiro, primeiro por quase não ser notado no caso do detroit e em segundo, o eixo traseiro é mais forte, porem se vc não tiver flutuante traseiro o retorno da trilha pode ser um tanto "emocionante" :mrgreen:
Na dianteira eu só colocaria se já tivesse na traseira ( do jeep é claro) pois alem do eixo ser mais fraco, por experiencia própria é melhor que o bloq seja selecionável (o meu é um kaiser 100%), quando esta em 4x4 qualquer manobra fica difícil pois o jeep não vira alem de forçar muito a direção.
Quanto ao modelo eu iria de detroit atras e e-locker na frente, o kaiser é bom mas alem de estalar mais não é selecionável, no caso da dianteira.O full lock eu nunca usei então não vou falar (mas ate onde sei tb estala bastante) o bloq da enfer nunca vi, mas se o preço estiver muito bom porque não...
Só fique atento pois se eu não me engano alem de não ter o Detroit TrueTrac para o nosso D44 19E eu tenho certeza que ele é de deslizamento limitado, ou seja não é 100% ou seja (de novo) não minha opinião ele e nada, o nada pelo menos é mais barato:mrgreen:.
Só pra ter uma ideia das forças envolvidas, qual é o desenho e tamanho do seu pneu e qual é o seu motor?
T+
Dae Murilo... tudo blz.. e ai??
Bem... Uso pneus 32" goodloko e o meu motor é um opala 4 preparado, até bem fortinho pro tamanho dele...
Infelismente a grana que tenho não chega para por o Locker na dianteira e traseira...
Então devido aos valores, eu pensei em fazer da seguinte forma...
- por um Locker na dianteira e soldar a traseira - ficaria com os dois eixos 100% a um baixo custo
- por 2 truetrac, na dianteira e traseira - ficaria com bloqueio 80% nos dois eixos a um custo elevado mas que cabe no meu bolso (orçamento)
ou
- por o Truetrac na dianteira e o Locker na traseira - ficando assim 80% diantera e 100% na traseira, ainda dentro do orçamento!
O que você acha???
M-Beltrame
10/09/2012, 18:49
Dae Murilo... tudo blz.. e ai??
Bem... Uso pneus 32" goodloko e o meu motor é um opala 4 preparado, até bem fortinho pro tamanho dele...
Infelismente a grana que tenho não chega para por o Locker na dianteira e traseira...
Então devido aos valores, eu pensei em fazer da seguinte forma...
- por um Locker na dianteira e soldar a traseira - ficaria com os dois eixos 100% a um baixo custo
- por 2 truetrac, na dianteira e traseira - ficaria com bloqueio 80% nos dois eixos a um custo elevado mas que cabe no meu bolso (orçamento)
ou
- por o Truetrac na dianteira e o Locker na traseira - ficando assim 80% diantera e 100% na traseira, ainda dentro do orçamento!
O que você acha???
No seu caso eu colocaria só um bloqueio 100% na traseira, qualquer um dos conhecidos, e depois de um tempo colocaria um selecionável na dianteira.
O problema de colocar os dois bloqueios ou soldar um dos dois é a resistência dos eixos, o traseiro aguenta mas o dianteiro eu quebrei na 2º trilha com o bloq isso pq o meu motor é um opala 4 original ( os pneus são 33" recapado sem limites").
Quando vc colocar o bloq dianteiro pode se preparar pro reforço no eixo tb, não tem jeito o eixo é de papel...
Mas se vc quiser msm colocar o bloq em um e soldar o outro, eu colocaria o bloq na traseira (sempre em uso) e soldaria a dianteira que só vai ser usada no 4x4.
T+
M-Beltrame
10/09/2012, 19:10
Ahh esqueci do truetrac.
Eu não colocaria nenhum bloq de deslisamento limitado, faz diferença? Sim mas ele se desgasta com o tempo (não sei esse) e rapidinho perde a eficiência, mas se colocar ele na frente como vc disse a durabilidade não seria um problema e por não ser 100% não forçaria tanto e isso seria ótimo.
T+
É o que eu estou mais tentado a fazer...
Na frente que usa só em trilha e pra não forçar muito, usar o EATON Detroit TrueTrac que dizem ser 75% a 85%...
E atrás, usa o EATON Detroit Locker que é 100% automático e dizem ser mais silencioso que o Kaiser e Ensimec...
Vamos ver, acho que é isso que vou fazer...
Valew Murilo... Forte abraço!!
rodrigo.hoffman
11/09/2012, 00:29
Eu tb ia de bloqueio 100% na traseira (sem soldar) que ja vai ficar outra coisa pra andar..
Se realmente sentir necessidade ai vai de ESAB na dianteira mesmo.. Depois junta uns trocos e coloca outro 100%..
[ ]´s
Lúcio Fuentes
11/09/2012, 14:06
Esse tópico é show!, solucionei minhas dúvidas e colhi informações para quem sabe comprar o me bloqueio, mas.... pintou um frase que já tinha visto antes " Com bloqueio é outra tocada, tem que aprender de novo!" então, se o Cristian me permite, vou aproveitar o tópico pra perguntar o que fazer e o que nunca fazer com uma viatura bloqueada???
Dae Lúcio... tudo blz??
Que é isso cara, o tópico não é meu... e o fórum é de todos, seja bem vindo a "conversa"....
Estou usando do tópico para tentar tomar a melhor decisão na escolha dos bloqueios que vou usar no meu jeep...
Devido ao alto investimento é bom colher informação de quem já os tem, e suas experiências...
Mas o pessoal esta meio timido em deixar aqui suas opiniões...
Bem, quanto ao que você citou, eu acredito que é no sentido de que não precisa acelerar tanto, dar pau... não no sentido de evitar quebras mas sim em ter melhor tração... pois já vi muitos jeep sem bloqueio quebra ponta de eixo, torçe cardan e etc... isso por ter que alopra nos obstáculos para ter uma chance de passar...
M-Beltrame
11/09/2012, 15:41
Esse tópico é show!, solucionei minhas dúvidas e colhi informações para quem sabe comprar o me bloqueio, mas.... pintou um frase que já tinha visto antes " Com bloqueio é outra tocada, tem que aprender de novo!" então, se o Cristian me permite, vou aproveitar o tópico pra perguntar o que fazer e o que nunca fazer com uma viatura bloqueada???
Fala Lúcio.
Oque eu não faria em uma viatura bloqueada:
On road: No começo vc estranha mas depois esquece que tem bloqueio e anda normalmente inclusive nas curvas, pois provavelmente a susp do jeep vai limitar mais a velocidade do que o bloq.
off road: evitar ao máximo fazer o jeep dar pulinhos atolado pois se o eixo não for reforçado pode ter certeza que um ponta de eixo vai para o céu, mas acho que só o resto vai mais da ocasião, não adianta ter um "manual", apos colocar os bloqs em muitas situações já tive q acelerar sem dó, e se não acelerasse não passava...
O "aprender de novo" da sua frase na minha opinião esta ligado aos limites do jeep, vc vai ter que aprender de novo a perceber onde o seu jeep passa e onde não passa e a aceleração que o momento exige...
T+
O "aprender de novo" da sua frase na minha opinião esta ligado aos limites do jeep, vc vai ter que aprender de novo a perceber onde o seu jeep passa e onde não passa e a aceleração que o momento exige...
T+
X2... concordo plenamente...
chinelao4x4
12/09/2012, 20:37
toma cuidado com barrancos muito inclinados, pois o jipe vai querer subir ! com bloqueio nos dois eixos ou só na dianteira , o jipe primeiro ele se alinha em linha reta no barranco , depois vai. não subir o giro e retirar o pe´de uma vez da embreagem...
noas primeiras trilhas vao na boa, logo vc percebe a diferença...
abrçs
Dae PessoALL
Estou prestes a comprar um EATON Detroit Locker... mas gostaria de umas ultimas opiniões, quanto ao Full Lock da Ensimec...
Faz muito barulho como dizem??
Entre o EATON e o Ensimec... qual a melhor escolha???
Dae pessoall...
Comprei o EATON DETROI LOCKER... agora é só esperar ele chegar... vou por no eixo traseiro e provavelmente vou acabar comprando um TRUETRAC para por no eixo dianteiro... mas vai ser da ENFER que fabrica para 19 estrias, já que a EATON só faz para 30 estrias...
Valew... té mais...
M-Beltrame
24/09/2012, 22:39
Dae pessoall...
Comprei o EATON DETROI LOCKER... agora é só esperar ele chegar... vou por no eixo traseiro e provavelmente vou acabar comprando um TRUETRAC para por no eixo dianteiro... mas vai ser da ENFER que fabrica para 19 estrias, já que a EATON só faz para 30 estrias...
Valew... té mais...
Aeeh :palmas:
Ótima compra, não vai se arrepender...
T+
Dae PessoALL....
Como dito antes, comprei um Detroit Locker da EATON ( bloqueio 100% automático ) para usar no eixo traseiro do meu jeep...
Nesse sábado que passou fui fazer a primeira trilha com o bloqueio... fiquei surpreso com a diferença que da...
Bem, o bloqueio é caro, mas vale cada centavo.... estou muito satisfeito com o INVESTIMENTO...
juleymar73
22/10/2012, 23:07
Dae PessoALL....
Como dito antes, comprei um Detroit Locker da EATON ( bloqueio 100% automático ) para usar no eixo traseiro do meu jeep...
Nesse sábado que passou fui fazer a primeira trilha com o bloqueio... fiquei surpreso com a diferença que da...
Bem, o bloqueio é caro, mas vale cada centavo.... estou muito satisfeito com o INVESTIMENTO...
Ola amigo , quanto pagou ? foi melhor preçp que achou ?
Samuel Junior
23/10/2012, 08:50
Pessoal me desculpe a ignorância e por favor, não me apedregem. rsrs
Sou novo no fórum e novo ainda em mecânica e coisas relativas a isto, para que serve o bloqueio do diferencial? Qual a utilidade prática disto? rsrs
Obrigado
Sou novo no fórum e novo ainda em mecânica e coisas relativas a isto, para que serve o bloqueio do diferencial? Qual a utilidade prática disto? rsrs
Obrigado
Dae Samuel...
Primeiramente, o eixo diferencial basicamente serve para que uma das rodas possa girar mais do que a outra no caso de uma curva, onde a roda de dentro gira menos do que a roda de fora...
Funcionamento do Diferencial - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=g9bf9jpsnGQ)
Logicamente esse sistema deu brecha para que uma das rodas gire menos do que a outra no caso de tração
O Bloqueio de diferencial serve para que as rodas girem sempre a mesma coisa, no caso do 100% ele permite uma roda girar mais do que a outra para fazer cusrvas, mas nunca menos uma da outra no caso da tração... se chama bloqueio 100% pois tem 100% de eficiência em proporcionar tração nas duas rodas...
Detroit Locker - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=FYBOoljH-qE)
Na pratica, caso você não tenho bloqueio, esta andando sem a tração ligada e uma das rodas fique no ar, a roda que esta com carga, no chão vai ficar parada, o diferencial vai trasferir toda força para a roda que esta livre e seu jeep não anda...
Com o bloqueio, se 100%, sempre as duas rodas vão girar na mesma velocidade e com uma roda no ar, a que estiver no chão traciona sozinha o jeep e você não fica parado...
Espero ter ajudado...
Elmer_Jeep
23/10/2012, 10:19
Obrigado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/32942-dicionario-4x4-termos-e-significados.html#post473616
chinelao4x4
23/10/2012, 14:38
tenho uma duvida , quem sabe alguem tem esta configuração ou sabe de alguem que tenha praq me dizer
na dianteira bloqueio 100 % , ( no meu caso foi feito por mim, só qud liga as 2 rodas livre que bloqueia) porem fica duro o volante mais vira em terrenos de terra , areia...
minha duvida é, tenho a caixa de direção do santana, se fosse hidráulica ficaria " MAIS " macia ? poderia estourar mangueiras ou outros componentes qud bloqueado ?
abrçs
M-Beltrame
23/10/2012, 14:51
tenho uma duvida , quem sabe alguem tem esta configuração ou sabe de alguem que tenha praq me dizer
na dianteira bloqueio 100 % , ( no meu caso foi feito por mim, só qud liga as 2 rodas livre que bloqueia) porem fica duro o volante mais vira em terrenos de terra , areia...
minha duvida é, tenho a caixa de direção do santana, se fosse hidráulica ficaria " MAIS " macia ? poderia estourar mangueiras ou outros componentes qud bloqueado ?
abrçs
Não sei quão duro esta sua direção, mas a minha é hidráulica vw e é bem dura tb...
T+
abrçs
Quanto a usar com a direção hidráulica, acredito que deve ficar sim mais macio... agora se vai forçar algo não sei....
Elmer_Jeep
23/10/2012, 15:49
mesmo sendo hidráulica vai continuar pesada com o 4x4 acionado e pode danificar alguns componentes do sistema sim devido ao esforço adicional por isso que em algumas viaturas faz-se o uso de direção full hidro(utilizar pesquisa).
[]'s
M-Beltrame
23/10/2012, 17:20
Full hidro em um jeep com 33" recapado é igual matar um passarinho com bazuca.:mrgreen:
Alem de não poder rodar no asfalto(poder ate pode mas se os homi ve...)
No nosso caso (pneu pequeno) no máximo uma hidro assist, mas ainda acho exagero.
T+
chinelao4x4
23/10/2012, 17:28
e aquelas caixa de trator com cilindro hidraulico ? tenho facilidade de aquisição e de adaptação.
Elmer_Jeep
23/10/2012, 17:31
Full hidro em um jeep com 33" recapado é igual matar um passarinho com bazuca.:mrgreen:
Alem de não poder rodar no asfalto(poder ate pode mas se os homi ve...)
No nosso caso (pneu pequeno) no máximo uma hidro assist, mas ainda acho exagero.
T+
Concordo, também acho desnecessário.
[]'s
mesmo sendo hidráulica vai continuar pesada com o 4x4 acionado e pode danificar alguns componentes do sistema sim devido ao esforço adicional por isso que em algumas viaturas faz-se o uso de direção full hidro(utilizar pesquisa).
[]'s
Dae Elmer, blz??
Pois é, mas por mais que força e pode danificar algo, deve ficar mais leve que setor mecânico ou não??
E esse esforço, seria exatamente no que??? no setor mesmo??? ou barras e ponteiras???
Tenho idéia de por uma DH em meu jeep, justamente para ficar mais leve...
Elmer_Jeep
23/10/2012, 19:22
Dae Elmer, blz??
Pois é, mas por mais que força e pode danificar algo, deve ficar mais leve que setor mecânico ou não??
E esse esforço, seria exatamente no que??? no setor mesmo??? ou barras e ponteiras???
Tenho idéia de por uma DH em meu jeep, justamente para ficar mais leve...
Blz, não sei dizer o quanto melhora, vai depender do terreno, largura dos pneus, calibragem, espaço pra manobrar...
O esforço seria em todo o conjunto, principalmente mangueiras e retentores do sistema hidráulico, também pode fritar a bomba dependendo do (mau)uso.
DH fica leve sim mas pra andar com bloqueio 100% em 4x4Low o ideal seria um hydro assist ou full hidro mesmo.
[]'s