PDA

Ver Versão Completa : Instalação de antena no pára-choque...



elias flato
24/09/2005, 15:47
Olá companheiros...

Gostaria de um favorzão: alguem poderia tirar uma foto do encaixe da antena no para choque, pois eu irei fazer por conta-própria. Poderia ser detalhada para que eu não faça tantas cacada...

Valeu por enquanto :mrgreen:

elias flato
25/09/2005, 02:35
Pessoal,
eu sei que eu sou mala mas por favor... alguma foto, eu imploro :| So tenho sabado e domingo na semana (como a grande maioria) para dar aquele trato ao jeep :roll: ...
[]'s anciosos

Wallace
25/09/2005, 13:11
Basta fazer um furo no parachoque...
Qual é o veiculo?

elias flato
25/09/2005, 13:50
É um jeep willys 1963 com parachoque de ferro de uns 3-4mm de espessura... dá um molhada:

Wallace
25/09/2005, 14:09
Pode ser.

elias flato
25/09/2005, 15:03
Valeu Wallace :concordo: ,

Melhor seria do lado esquerdo ou do direito do parachoque? Do lado direito tenho o estepe enquanto do esquerdo pretendo colocar um porta galão com um sempre com um pouqyuinho de gasolina (assim dá pra realçar ainda mais o aroma natural do jeep :twisted: )...

Mais ainda to aceitando fotos e opiniões!

[]'s :concordo:

Wallace
26/09/2005, 00:38
Eu acho melhor do lado do motorista, pois do outro lado é mais perigoso para pedestres.

LuizCabral
27/09/2005, 17:19
elias,

faça o que o wallace falou, eh mais simples. Só não gosto muito de colocar antena no parachoque porque fica molhando os contatos e isso é prejudicial para todo o conjunto.

Se for VHF não se esqueça de medir a estacionária e fazer o corte correto da antena

abraços!

ZZ7LCB em QAP! :D

Marcelo Bezerra de Araújo
01/10/2005, 07:26
Elias,

Olha o meu Jeep...

elias flato
01/10/2005, 15:24
Marcelo, obrigado pelas fotos... to começndo a ter uma ideia de como vão ficar, mas a diferença é que o meu irá ficar no parachoque traseiro do lado do motorista. Peço-lhe outro favor: não teria como você tirar fotos da sua instalação elétrica?

Já agradecendo a atenção e
[]' s :concordo:

elias flato
02/10/2005, 02:51
Pessoal, instalei ontem a tarde a antena... mais tarde irei postar... só falta agora a parte eletrica e quem tiver fotos eu agradeço...
Abraços

elias flato
02/10/2005, 17:21
Olha a instalação que eu fiz:

Mas ainda tenho dúvidas para concluir com essa parte...

Agradeço as criticas, vamos lá!

rmmeira
03/10/2005, 18:42
Olha a instalação que eu fiz:

Mas ainda tenho dúvidas para concluir com essa parte...

Agradeço as criticas, vamos lá!

Elias, a conexão é o seguinte, usando o cabo apropriado para esta antena, vc verá que o mesmo é composto por um cabo central e uma malha externa, pois bem, vc deve desencapar o cabo uns 3 ou 4 cm para expor a malha, enrole a malha fazendo com que fique como um fio unico, depois desencape uma ponta do cabo central, deixando uma ponta para soldar, neste momento vc deverá ter dois "fios" um que é o central e o outro a malha enrolada.

Vc deverá soldar a malha no conector superior (o menor) e prender-la apertando as abas do conector com um alicate, depois faça o mesmo com o cabo central, soldando-o e prendendo ele no conector maior (o de baixo).

tenha cuidado para que não haja contato do cabo central com a lataria, suporte da antena, parachoque ou qualquer outra parte do carro que possa estar aterrada, pois poderia danificar seu rádio. a unica parte que deve estar aterrada é a malha externa do cabo.

bem, a minha instalação foi assim que fiz, e ta funcionando bem ! :-)

depois seria bom levar em alguem que tenha aqueles aparelhos que medem a "relação de ondas estacionarias ROE", para verificar o funcionamento do mesmo.

acho que é isso ... []s

elias flato
04/10/2005, 00:04
Grande rmmeira(???),
Vc quebrou um galhão, mas ficou duas dúvidas:
- o metal da solda é o comum mesmo?
- vc não poderia tirar fotos da sua instalção eletrica ou pelo menos me explicar um pouquinho?

Valeu e []'s fortes!

Wallace
04/10/2005, 00:46
Não vai quebrar na primeira ré errada?

Luiz Claudio
04/10/2005, 01:23
Não vai quebrar na primeira ré errada?

Elias, sua antena ficaria muito melhor posicionada em cima do pára-choque!!! Basta você fazer um furo na parte superior do pára-choque e prender a antena diretamente lá eliminando o uso dessa base em L.

No Barão foi assim que eu fiz...

[]'s...

Wallace
04/10/2005, 01:39
Basta fazer um furo no parachoque...Foi exatamente o que eu falei na primeira resposta aqui!

NeRo
04/10/2005, 06:29
Basta fazer um furo no parachoque...Foi exatamente o que eu falei na primeira resposta aqui!
Você poderia ter dito "na parte superior do parachoque". :D
O Luizão foi muito mais didático. :mrgreen:

[]s pensando onde instalar a antena do meu também. :pensativo:

rmmeira
04/10/2005, 10:06
Grande rmmeira(???),
Vc quebrou um galhão, mas ficou duas dúvidas:
- o metal da solda é o comum mesmo?
- vc não poderia tirar fotos da sua instalção eletrica ou pelo menos me explicar um pouquinho?

Valeu e []'s fortes!

Elias, eu usei solda comum mesmo... essas de eletronica ... nao sei qual é o metal utilizado, mas como os conectores tambem prendem os fios (aquelas abas que vc dobra com o alicate), acho que não haverá problemas de soltar .... a solda fica mesmo só pra evitar mal-contato , quem prende o fio mesmo são as abas dos conectores.
eu mesmo fiz a minha instalação e antes de faze-la tambem pensava que fosse complicado, mas não é .... são somente os dois fios que lhe falei, solda cada um no conector correto (tomanddo para não aterrar o cabo central) e pronto .... não tem erro.

segundo as fotos que vc mesmo colocou:
fotos 4 e 5: este é o conector que vc ira soldar o cabo central, é este que não pode ter contato com a lata, parachoque ou mesmo o suporte da antena.
foto 6: este é o conector que vc vai soldar a malha do cabo para aterrar a antena.

me ocorreu agora que caso vc coloque a antena diretamente no parachoque vc precisara fazer um furo para parafusar o conector do terra no parachoque, da mesma forma que atualmente ele esta preso no suporte da antena .... OK ?

se tiver duvida, avisa ai.

boa ideia do pessoa de colocar a antena sobre o parachoque, assim evita bater em alguma coisa ..... vou providenciar isto no meu NIVA


[]s

Luiz Claudio
04/10/2005, 16:47
me ocorreu agora que caso vc coloque a antena diretamente no parachoque vc precisara fazer um furo para parafusar o conector do terra no parachoque, da mesma forma que atualmente ele esta preso no suporte da antena ....

Correto!!! Basta um pequeno furinho com parafuso pra prender o terra no pára-choque... Na foto abaixo esse parafuso está em destaque dentro do círculo amarelo!!!

Note também que toda a fiação da antena , nesse sistema, passa a ficar na parte de dentro do pára-choque e por isso mais sujeita a pegar a lama, água e sujeira que o pneu joga... Uma boa aplicação de silicone envolvendo os terminais resolve o problema.

[]'s...

elias flato
04/10/2005, 23:14
Pessoal,

O problema de bater a antena em algo fica minimizado, uma vez que eziste tanto o engate antes dela como o estepe! Ounico problema seria se eu desse ré ou se alguem batesse na parte esquerda :cry: aí será sentar e chorar.
Bom irei ver onde poderei fazer essa solda e apos soldar (lá pelo sabado) eu irei postar as fotos... :mrgreen:
Um lembrete :Ainda preciso das fotos da instalação eletrica e se alguem puder eu agradecerei do fundo do meu jeep :dance:
Obrigado pessoal pela enorme ajuda que já proporcionaram
[]'s quase antenados

Luiz Claudio
05/10/2005, 01:14
O problema de bater a antena em algo fica minimizado, uma vez que eziste tanto o engate antes dela como o estepe! Ounico problema seria se eu desse ré ou se alguem batesse na parte esquerda aí será sentar e chorar.

Elias,

Apesar do engate o pára-choque é uma parte bastante vulnerável e, numa trilha, acaba encostando constantemente em barrancos, árvores, etc... Já na cidade esse problema é minimizado, mas ainda sobra a possibilidade de você ou alguém se machucar batendo nele!!!

[]'s...

Luiz Claudio
05/10/2005, 04:31
Só pra constar... Achei uma foto que mostra um pouco melhor a antena fixada no pára-choque...

[]'s...

elias flato
05/10/2005, 17:45
Pois é Luiz... Parece que terei de furar novamente o parachoque para elevar a antena por cima do mesmo e evitar problemastanto para mim quanto para os outro, né...? :pensativo: :oops: :oops: :cry: ...
Bomfarei esse fim de semana e uma coisinha a mais: vc não tem por acaso uma instalação eletrica entre as suas fotos, né? :mrgreen:
[]'s

Luiz Claudio
05/10/2005, 18:39
Elias,

Qual é exatamente essa instalação elétrica a que você se refere??? Seria a ligação do rádio na bateria ou a do cabo na antena???

[]'s...

elias flato
05/10/2005, 22:29
A do radio a bateria mesmo, pois já tenho até o porta-fusivel para adapatar a ele...uma perguntinha leve: qual a espessura do fio?
[]'s

Cavalcante
06/10/2005, 08:02
Elias, para um rádio tipo os dx-19 da vida, com potência de 5W, você tem aí uma corrente da ordem de 7 a 8 A. Portanto você deve utilizar um fusível de 10 A para proteção do rádio. A bitola do condutor pode ser de 1,5 mm². O ideal é que você conecte este cabo diretamente ao terminal positivo da bateria, minimizando qualquer interferência vinda do alternador ou da ignição. Isto para o terminal positivo (fio vermelho). Já o negativo, conecte-o diretamente ao terminal negativo da bateria e, o mais perto possível do rádio, conecte-o a um ponto da lataria do carro, garantindo um perfeito aterramento.

Luiz Claudio
07/10/2005, 03:03
Elias,

O Cavalcante respondeu tudo!!!

A ligação elétrica do rádio é bem simples e não tem nenhum segredo...

[]'s...

elias flato
09/10/2005, 16:12
Pessoal, não pude furar esse fds o meu para choque pois moro em condominio e apos 2min usando a furadeira fui chamado de palhaço :evil: por outro vizinho (só pq era 10hs da manhã, não sei por que... :mrgreen: )!!!
Mas bem, fui comprar algo para fazer o suporte provisório do PX e vejam como ficou:

O que vcs acharam?

Cosmo Técnico
15/10/2005, 03:46
olá pessoal... eu estava fazendo umas pesquisas quando entrei pop acaso nessa página e me comecei a ler algumas dúvidas que o nosso amigo (ELIAS FLATO) tinha sobre como instalar seu Rádio. tive que me cadastrar, tive problemas pra encontrar o local de respostas. mas o nosso amigo ( Luiz Claudio ) me ajudou. Valeu luiz!!!!! 8)
hoje retornei pra responde-lo mas vejo que ele teve respostas o suficientes, AHHHH LUIZ... não querendo te dar aulas!... pelo amor de deus...não vá ficar com raiva de mim hem :wink: :mrgreen: os Rádios 19DX/19plus/22plus Alan 100/Midiland da linha de 40 canais não passam 4W e o comssumo deles ficam na faixa de 1.6 a 2Amp então o fusivél não pederá passar de 2.5 Amp ok. se não o equipamento pega fogo e o mizerável do fusivél não abre! :wink:


não sei muito!!!!! mas o pouco que sei ficarei feliz de compartilhar com aqueles que como eu, quando não sei não exito em perguntar.
à toda EQUIPE DE 4X4 e aos demais amigos meu cordial abraço!...

elias flato
15/10/2005, 13:03
Valeu Grande Cosmo!
Terei de comprar outro fusivel pois o que eu tenho são de 5 amperes... :pensativo: Mas uma coisinha a mais: Vc não teria fotos do esquema eletrico para passar né? :mrgreen:
Bom mesmo assim, já lhe agradeço. Obrigado!

Luiz Claudio
15/10/2005, 16:26
tive que me cadastrar, tive problemas pra encontrar o local de respostas. mas o nosso amigo ( Luiz Claudio ) me ajudou. Valeu luiz!!!!!

Cosmo,

Seja bem vindo ao Fórum!!!

Fico contente em ver que você conseguiu se cadastrar e postar... Qualquer outra duvida que tiver é só perguntar, ok?

[]'s...

Cavalcante
15/10/2005, 20:04
O Luiz tem toda razão!!! Desde quando 7 x 12 = 5? O imbecil aqui esqueceu das aulas de eletro1. Foi mal, Elias...

Cosmo Técnico
17/10/2005, 04:46
poxa elias..... vc me pegou de mão abanando não tenho nenhuma foto das que vc se refere mas eu fiz um desenho não sei se vai te quebrar um galho espero que vc entenda ok... o cabo coaxial tem medidas ok... pra carro vc coloque na calculador 182,5 x qualquer número ímpar que vc vai achar a medida vc quer ok... EXP; 182,5 x 3 =5metros 42 centímetros e meio
( 542,5mm) não esqueça q o parafuso deve estar bem isolado do pára choque e a malha vc parafuse ou até mesmo ponha um arrebite pop
não enrrole o cabo coaxil que sobrar dentro do carro vc pode sazer curvas com ele, tipo zig zag ok... para a antena não ficar dando lambadas pra todos os lados amrre-a com um nilon de pesca e faça como o Luiz Claudio falou
(eu acho que foi ele mesmo) arrume uma bolinha e faça um furo e coloque ela na vareta p/ ela não ficar esbarrando na lataria do jeep ok
espero que isso te ajude vou nessa!!!!!

um bom começo de semana para todos e até breve....
Luiz Claudio..... meu forte abraço. valeu meu irmão.....

elias flato
17/10/2005, 21:14
Valeu cosmo,
O seu esquema não podia ser melhor! Mas eu tenho uma única dúvida: a ligação na bateria tem que ser nos proprios polos da mesma ou depois da parede corta fogo? Como faço essa ligação? Descasco o fio e amarro no polo?

Obrigado pelo super esforço! :dance:

Cosmo Técnico
18/10/2005, 02:39
Elias espero que vc consiga entender esses rabiscos que fiz ok
espero que te ajude ok abraços................ :concordo:

marcelino
20/10/2005, 08:12
Bem vindo, Cosmo


É sempre bom contar com uma opinião a mais.

Gostaria de contribui e fazer uma sugestão a todos, recomendo que se aterre também, junto ao rádio o negativo ao terra na carcaça do veículo, ficando assim um positivo direto da bateria (fio vermelho com fusível adequado), um negativo direto da bateria (fio preto sem fusivel) e no local do rádio aterre o negativo na carcaça. A medida é preventiva e tem como premissa garantir sempre o perfeito aterramento do rádio e o plano terra da antena.

Em relação a instalação da antena no para-choques da viatura sem problemas, garanta um perfeito aterramento unido o ponto de fixação da antena ao um ponto aterrado no chassis. A medida visa também garantir SEMPRE um perfeito plano terra para a antena.


Um abraço a todos,

elias flato
29/10/2005, 19:14
Marcelino, outra pergunta :shock: ,
Como faço para aterrar o fio na carcaça do jeep, se a minha é feita de fibra?
Valeu

NeRo
30/10/2005, 13:25
A parte elétrica de carros de fibra são aterradas no chassi.

marcelino
31/10/2005, 07:43
Senhores,

No seu caso a ligação do fio negativo (preto) à bateria será imprescindivel haja visto que o sua carcaça está isolada...dispense o aterramento do negativo próximo do rádio.

Agora para aqueles que, como no seu caso, possuem viaturas com carcaça em fibra fica outro problema é a necessidade de aterramento da antena (se deve ao fato que para funcionar bem toda antena precisa do que chamamos de "plano terra", ou seja de uma superficie, natural ou não, aterrada para uma melhor irradiação do sinal). Tente por ligar o negativo do conector de antena ao chassis do carro e teste o equipamento e sua performance. Existem outras alternativas, algumas viáveis outras nem tanto...já existem no mercado antenas especiais para veiculos de fibra ou com plano terra ruim, ou mesmo aqueles loucos (eu já fui um deles) que precisou furar o teto do veiculo e fixar por baixo da fibra uma chapa de 1 m quadrado debaixo do conector da antena para criar um plano terra...claro que estas saídas só se justificam para usos "profissionais" da comunicação por rádio....

Um abraço,

alfreis
02/01/2006, 17:25
Marcelino,

Abusando um pouco do seu conhecimento, onde eu encontro essas antenas para carros de fibra???...Serve para PY ou só para PX???

Tenho uma camper e tive que levar o aterramento até o teto dela para conseguir uma melhor recepção no meu TM-261A...Alguns amigos nem isso conseguiram e tem a recepção beeeeeeem pior que a minha...

No caso dessa antena ser compatível, talvez a coisa ficasse melhor!!!

Outra, já vi em algumas revistas americanas antenas instaladas na parte dianteira do jeep, no parachoque, no quebra-mato ou no chassis mesmo, será que é uma boa soluçao???

[]'s

marcelino
04/01/2006, 10:20
Alexandre,

A instalação das antenas no parachoque é bastante víável pois dispor-se-á de pelo menos um plano terra oferecido pelo chassis do veículo. Se o seu uso não é intenso o desempenho será bom mesmo em comparação à instalação padrão no centro do veículo.

As antenas apropriadas para veículos de fibra são relativamente caras, mas podem ser encontradas na ARS que é um fabricante de antenas aqui de SP ( www.arseletronica.com.br).

alfreis
04/01/2006, 19:08
Marcelino,

Muito obrigado pelas informações!!!
Procurei no site, mas não encontrei essa informação clara...Você sabe o modelo certo da antena???
Pergunto isso, pois como faço parte de uma turma de donos de camper isso vai ser muito bom para todos nós!!!

[]'s

marcelino
05/01/2006, 10:04
Alexandre,

Realmente este produto não tem o catálogo disponível no site deles, porém o modelo é MVA00A/B (VHF) ou MUA00A/B (UHF) porém o preço é salgado....

Fale com a Sueli no depto de vendas, pode citar o meu nome que ela irá lhe atender .

Se voce somente for utilizar o rádio na faixa de VHF voce pode optar pelo modelo ASA 434 (tem no site),que é uma antena móvel com montagem no vidro do veículo, dispensará o plano terra e evita-se furar o teto do veiculo (que mesmo no caso de um veículo em fibra é complicado)...

Tem mais, comparando-se os preços delas a ASA434 é muuuito mais barata....

Um abraço, qualqure dúvida não hesite, pergunte.

gnecchi
17/01/2006, 14:32
Pessoal,

Seguindo as orientações desse tópico instalei o PX no meu Engesa..... ficou nota 10 :concordo: :concordo:


Próximo passo... instalar uma PY :putz: :putz:


valews !!

Cavalcante
17/01/2006, 22:21
Realmente ficou muito legal!!!!

Mas, sem querer botar areia (ou terra...) você bolou alguma proteção para andar com a capota aberta? O seu carro é capota rígida? (se for, por favor, esqueça o que eu disse).
Se o carro for aberto, seu cabelo depois de alguns quilômetros de terra é uma boa referência para o estado interno do rádio, a menos que haja alguma proteção...

gnecchi
18/01/2006, 01:02
Realmente ficou muito legal!!!!

Mas, sem querer botar areia (ou terra...) você bolou alguma proteção para andar com a capota aberta? O seu carro é capota rígida? (se for, por favor, esqueça o que eu disse).
Se o carro for aberto, seu cabelo depois de alguns quilômetros de terra é uma boa referência para o estado interno do rádio, a menos que haja alguma proteção...


Blz... meu Engesa é capota de lona e nunca fiz e nem pretendo fazer nenhuma trilha sem a capota :wink: :wink:

No máximo que eu faço sem a capota é passeios curtos On-Road.


[]'s

alfreis
20/01/2006, 09:45
All,

Vi as fotos da instalação do rádio no engesa e resolvi mostrar a que eu fiz também...

No meu jeep eu mandei fazer um suporte que fica acima do espelho, mas na minha camper eu bolei um console no centro dos bancos...Além do rádio, ainda agrega dois porta copos e os manômetros do rancho...

Acho que ficou legal...

Pode ter gente que vai comentar que nessa posição não se consegue ajustar o rádio, mas como normalmente se combina uma frequencia e nela ficamos até o final resolvi colocar lá mesmo e não tenho tido problemas...

Como vantagem posso citar um bom volume para escutar e também uma menor chance de roubo e dos guardas pedirem a minha licença (no jeep uma vez pediram)...

Seguem algumas fotos do console que pode ser usado como idéia para alguém...

[]'s

Alexandre ZZ2YPJ
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira)

alfreis
20/01/2006, 13:07
Marcelino,

Abusando mais um pouco...Rs

Qual seria a maneira correta de aterrar uma antena???

No meu caso usei um cabo trançado/malha aparafusado no chassis da minha camper e levei até o suporte...No lado do suporte soldei o cabo a uma arruela bem fina e coloquei entre o cabo da antena e o suporte...Ficou como recheio de um sanduiche...

Isso está correto???

Mais uma vez obrigado!!!

[]'s

alfreis
08/02/2006, 10:51
Marcelino,

Só para deixar registrado, entramos em contato com a fábrica de antenas e encomendamos aquela que vc indicou para usar no vidro...

Falamos que fomos indicados por vc e fomos muito bem atendidos...O custo é um pouco salgado, mas pensando que não vai precisar furar o carro acaba valendo a pena...Assim que fizermos a instalação eu posto as minhas impressões...

Muito obrigado pela dica!!!

****

Mudando um pouco o assunto, qual seria a melhor maneira de aterrar uma antena???...Usar um cabo malha do chassis ao suporte seria suficiente???

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita)

marcelino
08/02/2006, 14:40
Senhores, fico contente em ajudar os amigos jipeiros.

Por favor leiam bem as instruções de montagem pois disso dependerá um bom rendimento.

Com relação ao aterramento de uma antena, por exemplo no para-choque da viatura o ideal é usar uma malha de aterramento. Normalmente eu pego um pedaço de cabo coaxial e tiro a malha externa e após solda-la em dois conectores tipo olhal, aterro a base da antena num ponto bom do chassis o mais próximo possível. Se puder proteja a malha com um espaguete termo-contrátil ou um espaguete normal, proteja da oxidação.

um abraço,

alfreis
15/02/2006, 17:06
Marcelino,

Considerando que o meu carro tem um bagageiro igual esse da foto, vc acha que ainda seria necessário aterrar no chassis???

Esse bagageiro é bem grande e todo de tubos metálicos...

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller

marcelino
16/02/2006, 08:11
Prezado Alexandre

O bagageiro que voce tem sobre o teto está aterrado? Se estiver e o base da antena estiver em contato (elétrico) com o bagageiro não será necessário. Caso não, aconselho que voce aterre o bagageiro e, conseguentemente a base da antena.

Esclareço a todos que a função do aterramento da base da antena tem por finalidade prover uma superficie horizontal aterrada para que a irradiação da antena não seje prejudicada demais, digo demais porque fatalmente para estes casos, em comparação a um veículo totalmente metálico ficará já muito prejudicada (fibra x metálico). No seu caso a antena para montagem no para-brisa seria um solução boa, pena que não temos (até onde conheço) para a faixa do cidadão, ou seja PX.

Para que voces tenham uma idéia cito uma experiencia profissional: Lá na pre-história dos anos de 80 o Gurgel que utilizamos a serviço na empresa em que trabalhei e não tínhamos opção tivemos que adaptar no teto do veiculo uma chapa de aluminiio de 1 metro quadrado para que a antena fosse montado no centro e pudesse irradiar adequadamente. Hoje nem pensar, usaria uma antena de montagem no vidro e só alegria.


Um abraço,

alfreis
16/02/2006, 09:55
Marcelino,

Então deixa eu contribuir com alguma coisa também!!!...Rs

No site da ARS já tem a antena de vidro ASA 437 que pelo que eu entendi é para ser usada com PX...

Tomara que ajude!!!

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Troller

marcelino
16/02/2006, 10:05
Beleza,

Isso que é importante, todos contribuirmos.... veja que já estou desatualiado pois não é faixa que trabalho...

Valeu a dica para PX também temos antena ON GLASS.

Obrigado e um abraço,