PDA

Ver Versão Completa : Pneus BFGoodrich(MUD Terrain T/A KM) na TR4 Servem ?



freitasjr
24/09/2005, 14:36
Olá pessoal, as Pajeros TR4 vêm com Pneus Pirelli Scorpion com medidas 225/70 R16 AT(50% on e 50% off-road) e eu gostaria de mudar p/ pneus mais lameiros.

Como a droga do aro dessa roda é aro 16 as opções de medidas de pneus são muito pequenas, logo, depois de procurar muito o que eu encontrei com medidas mais próximas foram os da BFGoodrich com dimensões de 245/75 R16.

Esse pneu da BFG é o MUD Terrain T/A KM com 80% off-road e 20% asfalto, ou seja ótimo pra lama. O que eu gostaria de saber se dar pra coloca-los(245/75 R16) na minha TR4 nas rodas originais; e Sem ter que levantar mechendo na suspensão ou colocar calços(queria que ficasse original trocando só os pneus).

Alguém sabe dizer se vai raspar quando esterçar e que outros possíveis problemas eu poderia sentir ? A minha é hidramática, será que as passagens das machas iria encurtar muito ou a diferença iria ser pouca ?

Aguardo o comentário dos companheiros que já passaram por problemas parecidos e puderem me ajudar nessa empreitada.

Um abraço a todos aí do Forúm, cordialmente, Francisco de Freitas...

Wallace
25/09/2005, 13:02
Se o pneu novo tem maior diametro vai ter o jipe mais xoxo, como se estive-se numa subida, pois o pneu maior vai alongar a relação final.

freitasjr
25/09/2005, 18:43
E que possíveis problemas, poderia acontecer, caso eu mudase o aro da roda de 16 p/ aro 15 a fim de poder obter um maior Nº de opções de medidas e tipo de aplicações de pneus ?

Causaria algum problema sério no sistema dos freios, diferenciais ? Ou apenas um pequeno desconforto ?

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Fernando.cesar
25/09/2005, 21:12
225/70 R16 = 28.40 polegadas
245/75 R16 = 30.46 polegadas

Acho difícil caber essa medida de pneu sem modificações. Realmente aqui no Brasil não existem muitas opções de pneus para aro 16....

Wallace
26/09/2005, 00:57
Se rodas 15 servirem sem bater no freios e outros componentes não deve ter nenhum problema.

Panhoca
26/09/2005, 11:22
Experiência de quem já sofreu na pele.
Tentei de todas as formas colocar um pneu grande na IO. O máximo que consegui foi um 30X9,5 - 15".
Depois de levantar o carro em 2", retirar os plásticos das caixas de roda e do pára choques.
Também tive que colocar espaçadores (4mm) nas dianteiras para não pegar nas pinças de freio e alargadores nos pára-lamas pois a roda que escolhi (Orion - Mangels) tem off-set diferente e os pneus ficaram um pouco para fora.

O Wallace tem toda razão quando diz que o carro fica um pouco xoxo. Não chega a ser algo gritante, mas tem que acelerar mais pra sair e trocar marcha com mais frequencia.

Esse 245 vai raspar pra todo lado. É uma loucura.
Repare que toda IO/TR4 com pneu grande tem o pára lama desalinhado. Quando raspa com força o pneu joga a lata para cima.

A melhor opção para não ter que modificar a suspensão, é roda aro 15 com 235/75/15.
Mas como eu já citei, cuidado com o off-set da roda pra não jogar o pneu pra forar e com o centro da roda pra não travar as pinças de freio.
Outra boa opção é levar seus pneus ou carcaças da medida original e remoldar com um "desenho" adequado.

Um grande abraço

Panhoca

Everton Júnior
26/09/2005, 12:51
Ja pensou em botar os 31 com as rodas 15 da IO SE? Acho que iria caber sem problemas...

Fernando.cesar
26/09/2005, 14:08
Ja pensou em botar os 31 com as rodas 15 da IO SE? Acho que iria caber sem problemas...

Se com 245/75 R16 (30,4") já raspa, imagine com 31.... :discordo:

freitasjr
26/09/2005, 14:14
O Wallace tem toda razão quando diz que o carro fica um pouco xoxo. Não chega a ser algo gritante, mas tem que acelerar mais pra sair e trocar marcha com mais frequencia.
Panhoca

No meu caso é hidramática, então terei que dar uma apertada com mais vigor no acelerador p/ forçar a pasagem ou usar a opção de desligar o overdrive ou ainda reduzir p/ 2º, porém com as medidas que estou pensando em colocar acho que vai ficar pertinho do original.



Esse 245 vai raspar pra todo lado. É uma loucura.
Repare que toda IO/TR4 com pneu grande tem o pára lama desalinhado. Quando raspa com força o pneu joga a lata para cima.
Panhoca

É mesmo acho que vc e o Fernando.cesar tem razão, e eu estava pensando em desistir dessa medida mesmo senão teria que levantar a viatura e depena-la um pouco também.



A melhor opção para não ter que modificar a suspensão, é roda aro 15 com 235/75/15.
Panhoca

É essa medida que eu estava pensando Panhoca, por isso cogitei no forúm a possibilidade de trocar de aro 16 p/ o 15. Falei com um mecânico hoje e ele me disse que fora o motor o que mudou da TR4 p/ a iO foi a suspensão, porém as furações das rodas são as mesmas(vou agora a tarde confirmar isso na Mitsubishi).

Os pneus que estou pensando em colocar é o WRANGLER RT da GoodYear 235-75 R15 (70% off-road). Como vai diminuir 1'' no aro porém vai-se aumentar 10mm na largura e 5% no perfil, então suponho que vá ficar perto do pneu original, sendo só um pouco maior além de se ter a vantagem de ser 70% off-road, e assim, não prejudicaria tanto a passagem das marchas pelo câmbio hidramático.
O que acha !! ??



Mas como eu já citei, cuidado com o off-set da roda pra não jogar o pneu pra forar e com o centro da roda pra não travar as pinças de freio.
Panhoca

Pra evitar isso pretendo comprar a roda no mesmo lugar dos pneus da Goodyear, assim lá dará pra ver na hora da montagem se tudo vai ficar OK.



Se rodas 15 servirem sem bater no freios e outros componentes não deve ter nenhum problema.
Wallace

Eu acho que não devem bater Wallace, vou ver na autorizada isso hoje. Em relação as medidas 235-75 R15 acho(na minha opinião) que elas devem ser próximas das originais(225-70 R16) e com isso não devem alongar a relação final da passagem das marchas. Vc que é mais experiente, o que acha em relação a essas medidas ?



Ja pensou em botar os 31 com as rodas 15 da IO SE? Acho que iria caber sem problemas...
Everton Júnior

Não acha 31'' muito grande não Everton ? É perto da medida 235 ? O que acha da idéia de 235-75 R15 que citei acima com o Panhoca ?

Um grande abraço a todos e muito obrigado pelas opiniões e ajuda que têm me dado até agora. Cordialmente, Francisco de Freitas...

Fernando.cesar
26/09/2005, 15:30
Francisco, realmente os 235 devem caber. Tem pouca diferença de largura e diâmetro:

225/70 R16 = 28.40 polegadas
235/75 R15 = 28.87 polegadas

Já os 31 pode esquecer: eles equivalem quase a um 265/75 R16. A largura da banda é 266 e o diâmetro é 31, muito maior que o 245/75 R16.

Boa sorte........ :D

Panhoca
26/09/2005, 15:34
Francisco,

matou a pau.
235/75 com roda aro 15. Essa é a melhor pedida sem ter que mexer em nada. Nem no câmbio.

225/70 R16 = 28.40 polegadas
235/75/15 = 28,90 polegadas. Diferença muito pequena.

A furação da roda é de 5 furos 114,3 (4,5")
A mesma da IO, da Ranger, do Opala, do Wrangler, da Cherokee e de alguns Jeeps.
Relativamente fácil de encontrar.

Mas o Pneu que você citou, o Wrangler RT é 70% ON-ROAD.
Pros padrões off-road é quase slick.
Bem menos agressivo que o Scorpion AT que equipa a TR4.

Para sair do AT, tem que partir para um MUD.
Pneu novo nessa medida você tem o Wrangler MT/R da Goodyear e o Buckshot da Maxxis (www.braziltires.com.br).
Pirelli, Yokohama e BF só sob encomenda.
Já na linha dos remold (3K, Geninho, etc...) você encontra vários desenhos. Só cuidado com o índice de velocidade.
Tenho o Wrangler no meu Troller e não tenho do que reclamar. A não ser do preço.

Boa sorte aí na procura dos pneus e vê se depois manda umas fotos da vtr pra gente admirar.

Um grande abraço

Panhoca

Panhoca
26/09/2005, 15:52
Corrigindo.

escreví merda no post anterior.

Confundí o RT com o RT/S
Você está certo, o RT é 70% off road mesmo.
Não conheço este pneu, mas pelo desenho é mais agressivo que o AT e menos que o MT.

Acho que consertei.

Um abraço

Panhoca

Wallace
26/09/2005, 18:26
Eu tenho os MTR 235/75R15, cuidado que eles são um pouco maiores que os RT ou ATS da mesma medida, passa um pouco dos 29...
Para uso no dia a dia acho MUD ruim.
Tanto que vou levantar bem a Cherokee para colocar pneus 35, mas vou colocar 35 AT...
Os MUDs tem uma desvantagem grande também que é o maior preço.
Um MRT 235/75R15 é mais caro que um 33 MTR...

freitasjr
26/09/2005, 18:53
Confundí o RT com o RT/S
Você está certo, o RT é 70% off road mesmo.
Não conheço este pneu, mas pelo desenho é mais agressivo que o AT e menos que o MT.
Panhoca

Isso mesmo Panhoca, pensei em por o Wrangler MT/R, só que ele é bem carinho, senão me engano é quase 900 latinhas :( e é 100% off-road e como tb vou andar com ele no asfalto não sei se ficaria muito ruidoso. O Wrangler RT como tem 30% dele on-road deve ser legal no asfalto. Mas ainda não decidi se vou de Wrangler MT/R ou Wrangler RT. Vai depender de quantas latinhas vou conseguir vender as minhas rodas e pneus.

Agora uma dúvida cruel, hoje a tarde perigrinei feito um pastor(tá faltando só o cajado de Moises nas minhas mão) atrás de rodas aro 15 que coubessem na TR4. A furação dar Ok, porém o off-set é que ta complicado de acertar. Umas ficam dançando outras ficam justas demais encostando na pinça de freio.

Por isso te pergunto, qual é o modelo e marca que tu colocaste no teu carro (15-7 15-7.5 ou 15-8.0)? E aonde compraste, a loja despacha via frete p/ todo Brasil ? Achei linda a da sua viatura com a roda entrando pra dentro.

Muito obrigado pela sua ajuda e a de outros. Assim que ela estiver Ok posto as fotos aqui, pois instalei um Snorkel da OGZ nela que ficou 10 e mandei buscar bancos da Rally Design(deve chegar daqui a uns 9 dias) p/ melhorar o conforto dos bancos da TR4 que não gosto.

Um grande abraço a todos do forúm... Atenciosamente, Francisco de Freitas.

freitasjr
26/09/2005, 19:00
Eu tenho os MTR 235/75R15, cuidado que eles são um pouco maiores que os RT ou ATS da mesma medida, passa um pouco dos 29...Para uso no dia a dia acho MUD ruim.


Ah ok, valeu pela dica Wallace. Uma das minhas preocupações era essa, de como rodaria no asfalto.



Os MUDs tem uma desvantagem grande também que é o maior preço.


Hehehee :) isso eu pude constatar na pele quando fui ver o preço. Chega deu aquele friozinho no bolso.

Um grande abraço, cordialmente, Francisco de Freitas.

Panhoca
26/09/2005, 19:10
Esse tópico tá rendendo.
Ah se no meu tempo de mexer na pajero ele já existisse...
Tinha economizado bastante.

Rapidinho. Minhas rodas são 15x7 modelo Orion da Mangels.
Precisam de espaçador para não pegar na pinça e saem para fora do para lamas. Pus um alargador de borracha. Acho que nas fotos dá para ver.
Infelizmente não comprei as rodas em loja. Comprei de um amigo.
Quem pode te ajudar é o pessoal da Maneco pneus (32) 3332-3010 fale com o Leitão. www.manecopneus.com.br
Eles ficam em MG e despacham para todo Brasil. Rodas e pneus.

Mais uma vez o Wallace tem razão.
No asfalto seco o mud vai bem mas faz barulho. No asfalto molhado é um sabão. Na areia também não é tudo isso, precisa baixar bem. Mas na lama é show.

Abraço

Panhoca

ArthurC
26/09/2005, 19:11
Francisco, ve antes se vale a pena ($$$). Digo isso porque vai gastar uns 2k para comprar outro jogo de rodas, de repente é mais negocio ficar com as 16" originais e só trocar os pneus, mesmo que por um jogo de mesma medida, no entanto, lameiro.

Abraços

Panhoca
26/09/2005, 19:17
Arthur,
infelizmente não existe pneu mud nas medidas da TR4.
A maioria tem aro 15", e os que existem com aro 16" são muito grandes para o carro.
Para as IO e TR4 tudo e difícil, dá trabalho e custa caro.

Sem trocar a roda só existe a opção dos remold.
Mas para andar a mais de 140km/h não acho aconselhável.

[ ]

Panhoca

Pedro Freitas
26/09/2005, 22:22
Que tal uns Frederico da 3K? :mrgreen:

Agora se for pra passar de 140,00km/h utiliza os originais do carro.

Aproveite e coloca rodas com bedlocks :concordo:

[]'s

Panhoca
27/09/2005, 11:24
Gosto de ver tópicos sobre TR4 e IO rendendo como este.
Mas fico meio chateado quando tem gente que entra pra desdenhar ou fazer gracinha sem realmente conhecer o carro ou soluções adequadas.
Andar com uma TR4 na estrada a 140 é a coisa mais comum e fácil. O carro é leve, ágil e confortável. Você nem percebe que está tão rápido. Ando na minha IO, com pneus mud de 30" nas estradas de São Paulo (Bandeirantes, Castelo Branco, Imigrantes) a 140 numa boa.

Talvez o Pedro não saiba o que é andar a 140 pois as estradas de MG são realmente lamentáveis.

Se eu seguisse a nobre sugestão do Pedro Freitas e colocasse um pneu Frederico 3k, não estaria aqui para dividir as informações com os colegas que possuem TR4 e desejam melhorar suas viaturas.
Vejam o que diz o site:

Apesar de não ser indicado para utilização no asfalto, o modelo FREDERICO possui alta durabilidade, nesta condição de uso, devido à alta resistência do pré-moldado utilizado em seu processo.
"Devido à altura do Pré-moldado utilizado na montagem dos desenhos (25mm), o índice de velocidade recomendada é alterado. O índice recomendado passa a L (90km/h). Não recomendamos o uso dos pneus 3K em velocidades superiores a 90km/h em longos deslocamentos no asfalto. Velocidades superiores a esta podem ser atingidas desde que não se mantenham constantes por muito tempo."

Imagina se o Francisco segue a dica do Pedro Freitas e sai com a TR4 a 120km/h pela rota do sol com os pneus 3k?
Certamente teríamos um colega a menos no fórum.

Quanto aos bedlocks, acho que deveriam ser colocados no teclado do nobre Pedro Freitas, assim os dedos deles não destalonavam nas teclas e o fórum continuaria sério com troca de informações consistentes e úteis. Sem colocar em risco aqueles que confiam nas informações aqui postadas.

Esse negócio de sair postando mensagens a torto e a direito só para ganhar mais uma estreleinha é realmente deplorável. O cara dá palpites em listas de Jeep, de Suzuki, de RC, de Ranger, de Pick-up 4x4, De IO, de TR4 e de condução off-road.

Solicito aos moderadores que coloquem logo as 5 estrelas para o nosso amigo Pedro Freitas, pois do alto dos seus 21 anos e com conhecimento em todos estes veículos ele com certeza tem muito para ensinar a todos.

Um grande abraço

Panhoca

freitasjr
28/09/2005, 00:39
Gosto de ver tópicos sobre TR4 e IO rendendo como este.Mas fico meio chateado quando tem gente que entra pra desdenhar ou fazer gracinha sem realmente conhecer o carro ou soluções adequadas.
Panhoca

Realmente Panhoca, muita gente por desconhecer o carro(já vi alguns aqui do forúm falarem que serve só p/ trilhas leves) solta opiniões baseadas em achismos. Já passei por lugares onde outros carros com mais "fama" ficaram (não vou relatar os nomes das viaturas p/ não levantar polêmicas)... Acho que muita coisa tb depende de como estar a manutenção, modificação da viatura e braço de quem estar guiando.

Se bem que essa história de alguns vivem dizendo que esse ou aquele carro serve só pra ir ali no sítio, já vi falarem com diversas marcas, inclusive teve um que em um tópico generalizou que Picapes só serviam pra pegar pequenas estradinhas de terra e um colega do forúm que tem uma Hilux disse, "sem comentários p/ essa frase".. pois não valia a pena nem discutir com uma pessoa que pensa assim.

Poucas pessoas sabem mas a TR4 é um dos poucos veículos 4x4 que possui blocante no diferencial central(isso faz uma grande diferença em um atoleiro)... A grande maioria dos veículos 4x4 não possuem esse recurso.


Imagina se o Francisco segue a dica do Pedro Freitas e sai com a TR4 a 120km/h pela rota do sol com os pneus 3k?
Certamente teríamos um colega a menos no fórum.
...Quanto aos bedlocks, acho que deveriam ser colocados no teclado do nobre Pedro Freitas, assim os dedos deles não destalonavam nas teclas...


Heheheee :roll: eu acho que iria me encontrar com São Pedro mais cedo.

Agora quanto as rodas de verdade e não as "bedlocks do Pedro", muito obrigado pela dica do Marcelo Leitão da Maneco Pneus, o cara é muito gente fina e me deu todo um suporte. Me falou que eu tinha 3 opções: 1 colocar espaçadores em uma de ferro(como vc fez), 2 raspar uma de aço p/ não encostar na pinça ou 3 comprar a da marca scorro(não sei como se escreve direito) que consegui ver uma aqui em Natal e realmente se encaixa sem modificações. Só que eu acho linda aquelas Mangels cromadas com off-set negativo com a roda saindo um pouco pra fora.. então tou pra decidir qual coloco, pois se for a Mangels, terá que se modificada como disse o Marcelo Leitão.

Quanto aos Pneus estou esperando uma resposta da GoodYear pra vê se eles têm em estoque.

Quando eu tiver terminado de ajeita-lo(pneus, snorkel, rodas, pranchas de desencalhe, etc) posto as fotos aqui no forúm p/ quem se interessar.

E mais uma vez obrigado a todos que ajudaram, deram suas opiniões e sugestões com o intuito sério de colaborar. De cada Msg procurei extrair o que poderia me ajudar e principalmente vc Panhoca que me deu o caminho das pedras pois já passou por essa dificuldade antes.

Um abraço a todos, cordial e atenciosamente, Francisco de Freitas.

quiksilvergy
17/06/2006, 19:07
Oi galera,

Eu acabo de comprar um Pajero io , e estou querendo colocar ums Pneus mais agressivos. Os originais parece carro de MINA! hehehehe.
Eu to querendo colocar ums All Terrain 50%asfalto / 50%Terra, só que estou estudando as medidas. Eu queria colocar o mais largo possível sem pegar no Paralamas.
Eu li aqui, e ta flando que 245 vai pegar. Hoje fui num amigo meu que tem loja de Roda e Pneu, ele flo que o 245 não pega, que ele coloca direto nas TR4 sem problemas.
Meu dilema, não sei qual versão esta correta?? Não querendo tirar meritos do forum, mas gostaria de saber se alguem realmente colocou os 245 , e qual foi sua experiencia? Se não vou colocar os 235 mesmo.
Outra coisa, caso alguem conhece Pneu, será que eu pego os BFgoodrich AT ou se pego os YOKOMA Geolander ou Pirelli Scorpion. Vou usar o carro em um pouco de dunas e em estradas de terra quando viajo.

VALEU GALERA!!! KEEP TRUKIN!

Bianor
17/06/2006, 19:53
Prezados permitam-me sugerir outra marca de pneu para o TR4 visto que a BF só importa algumas medidas deixando muitos usuários com problemas de compatibilidade.
Temos o Yokohama Geolander AT para aro 16 tem as seguintes medidas:

235/60R16 100H
255/65R16 109H
215/70R16 99S
235/70R16 105H
245/70R16 107S
265/70R16 112H
275/70R16 114H
245/75R16 120S
265/75R16 119S
285/75R16 116Q
Flanco de letras brancas opcionais

Acredito que o 235/70R16 deve caber sem problemas.
Sds

quiksilvergy
17/06/2006, 20:03
Valeu pela dica!

Eu acho o desenho do GEOLANDER o mais loko! Muito bonito mesmo os PNEUS! Agora eu queria saber de alguem que colocou, e se deu mau? Ou sei la....

freitasjr
18/06/2006, 03:04
Quanto a medida 245 se for perfil 75 pega, roça p/ tudo que é lado. Quantos aos pneus tanto os BF's como os Yokohama são bons; inclusive estar sendo trazido p/ cá os BF's na medida (225/75-R16), tem até um tópico aqui no forúm que fala sobre isso (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18063). Os Pirelli, não são muito bons, pois se desgastam muito rápido.

Agora, lembre-se que quanto mais agressivo os pneus, melhor p/ lama e pior p/ areia foda(Dunas), portanto como vc disse que pretende tb andar com o carro em Dunas, evite comprar um Mud, compre no máximo um pneu AT, caso contrário terá que baixar muito a pressão dos pneus toda vida que for passear nas Dunas.

Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Ycaro Lehmkuhl
16/06/2014, 17:30
Muito Obrigado pela ajuda pessoal, também me senti satisfeito com as respostas.
Mas fiquei em duvida sobre o pneu 235/75 R16 da BF. Como é o desempenho dele no dia a dia? Vale a pena? Me ofereceram um meia vida por uns R$ 1.200, será que vale? Tendo em vista que irei usa-lo no dia dia, viagens, e trilhas leves.
Quanto ao desgaste desse pneu, é o mesmo dos AT?
Obrigado pela ajuda