PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco Slotado - uso em trilha



Nava
10/04/2013, 16:38
Amigos, fiz um teste com os freios do meu samurai e deram um resultado muito bom.
Levei os discos em uma ferramentaria e pedi para fazerem frizos retos no sentido de rotação deles de forma que tivesse entre 2mm de largura e 1 mm de profundidade o sulco.

Realmente funcionam! Na trilha eles limpam rapidamente a lama das pastilhas e mantém a frenagem logo após o atoleiro.

Nunca mais tive problema de chiados e aqueles barulhos de pedrinhas enroscas nas pastilhas.

Recomendo!

405242

Walter da Camper
10/04/2013, 18:16
Em motos de trilha, nos anos 80, eu fazia dois sulcos (com arco de serra) em cada pastilha e, em conjunto com os furos existentes no disco, ajudava bastante a limpar a lama. Fiz igual no CJ e não sentí diferença, mas se sulcar também o disco deve dar bom resultado.

HERICK
11/04/2013, 07:32
Interessante a idéia! E com relação à durabilidade:pensativo: e o enfraquecimento do mesmo??

Vermeio
11/04/2013, 08:55
Nava
o desgaste das pastilhas nao aumenta?
abs

Casa da transmissão4x4
11/04/2013, 09:45
Nas proprias bicicletas o disco tem varios furos, então esta sempre limpos os discos, agora em jipe fiquei curioso.

Desnickadu
11/04/2013, 10:02
gasta mais pastilha sim, mas não é nada absurdo, não chega a 50% a mais :rolleyes:

Desde que não aqueça o disco no processo de fresagem, não existe uma significativa perda de material nem resistencia do disco. Lembre-se de que vc não vai fazer cortes que vão até o interior do disco, vai cortar menos do que a espessura segura do disco [sabe aquela que o disco ja se gastou o que poderia e é necessario a troca? então ...].


com frisos menores em diametro o poder de limpesa diminui, porém o desgaste de pastilhas também. A mesma coisa com numero de frisos. da pra fazer com furos também, de varios formatos... É um caso pra se testar e ver como se comporta com as diferentes opções. :pipoca:

HERICK
12/04/2013, 05:37
Tem um post que mostra um disco de freio com furos que rachou por completo, vou procurar pra colocar aqui, agora frisado não tinha visto ainda.

Nava
12/04/2013, 08:39
Amigos, os furos não ajudam na lama.
Eles entopem e não se limpam. Depois seca e fica o furo fechado.
Cortar a pastilha enfraquece ela e não resolve. Ja testei...
Conforme o desnicado comentou, da forma como foi feito, slot intercalado de ambos os lados não chegaram na espessura minima do disco e isso não compromete em nada.
Veja que estou usando disco solido. Disco ventilado (duplo) pode ser feito tb slot. Veja que a ventilação nele ajuda no asfalto...no off-road nada...enche de lama e seca vira tiljolo.

O desgaste da pastilha é minimo.

Desnickadu
12/04/2013, 11:36
O disco ventilado ajuda a dissipar o calor gerado pelo atrito das pastilhas no disco. Quanto maior a velocidade e o peso do veiculo mais calor ele vai produzir nesse atrito porque o atrito é maior.
Na trilha não se anda a grandes velocidades e nem é feito uso intenso do freio, como na descida de uma serra, por exemplo. Então não faz diferença se o disco é solido ou duplo/ventilado.

Nava
12/04/2013, 12:59
Opa, faz sim! O ventilado entope de barro e fica mais pesado e desbalanceado...

tuna
12/04/2013, 16:15
Opa, faz sim! O ventilado entope de barro e fica mais pesado e desbalanceado...


Nava, isso é meio lenda, eu acho:pensativo: tenho quatro disco ventilados no meu jeep, e fiz muita trilha com eles sem problemas...

[]´s

Nava
12/04/2013, 17:08
Existe influencia, mas pouca. Concordo.

Mas os slots funcionam muito bem.

Walter da Camper
12/04/2013, 18:21
Nava, isso é meio lenda, eu acho:pensativo: tenho quatro disco ventilados no meu jeep, e fiz muita trilha com eles sem problemas...

[]´s

Na trilha não se percebe nada de anormal, o desbalanceamento aparece quando se pega a estrada a mais de 70 Km/h. É que uma parte do disco ventilado pode ficar cheia de barro e outra não, daí vem o desbalanceamento.

tuna
12/04/2013, 20:31
Walter, eu também faço deslocamentos com minha viatura a bem mais que 70 hehe e nunca tive problemas com barro nos discos, a força centrífuga se encarrega de limpá-los :concordo:

[]´s

Junior-L200Power
12/04/2013, 21:28
Eu acho que os slots deveriam ter sido feitos no sentido contrário ao de rodagem!!
Alguém concorda?
Já que é só pra limpar e dispersar a sujeira...
No mesmo sentido da rodagem, ao freiar, tenho a impressão que gastará mais o disco, além de possivelmente aquecê-lo mais!!
Não sei pq mas é essa impressão que me deu na hora imediata que vi a foto...é como se os frisos estivessem direcionados pra pastilha, fazendo mais contato já que seria no sentido de rodagem, meio que "comendo" a borda inicial de contato...
Pode ser só impressão minha, mas é isso...e se não me engano todos os slots que vi foram sempre em sentido contrario ao de rotação!!

Abraço!!

Desnickadu
13/04/2013, 08:34
405635 405636 405637
405634 405633
http://www.freewebs.com/xtrabrakes/Disco%20de%20freio%20XtraBrakes%20Pro%20Slot%20(ve ntilado%20-%20WEB).jpg

vc pode fazer do jeito que quiser, até se for com g! Sempre vai ter alguma alteração no consumo de pastilha/disco, mas se não utilizar o carro nas condições severasque eu descrivi lá atrraz, nem vai perceber que tem algo diferente no desgaste.

HERICK
13/04/2013, 22:57
É isso aí, ainda sou das antigas prefiro liso, a não ser que a VTR já venha assim, ou melhor esse tipo home made acho meio arriscado, mas cada um com seu cada um hehehe, não me interpretem mal, essa é a minha opinião.

Nava
15/04/2013, 08:42
Depois que vc pega sua vtr original e monstrifica ela e vai naqueles lugares que nem a cavalo o cara pensa em ir, um slot no freio não significa nada! risos