Ver Versão Completa : Dificuldade de esterçamento roda do troller
Marcello_Calcagno
09/04/2013, 23:18
Olá meus caros Jipeiros.
Acabo de adquirir um troller 2008 e somente após pegar o carro eu percebi uma certa dificuldade de manobrar o veiculo parado.
Como os pneus mud terrain BF goodrich são maiores que o original, quando esterço toda a direção do carro para virar, percebo que a roda "agarra" em alguma e cria resistência de movimento. Quando falei isso com o ex-dono ele me sugeriu levar o carro numa oficina para esmerilhar a lateral do peito de aço para aumentar a area de esterçamento das rodas dianteiras.
Fica então a minha pergunta: Qual a melhor solução? Adaptar o peito de aço aos pneus maiores ou colocar um espaçador?
o que é mais seguro?
Mauriciolindoia
09/04/2013, 23:32
No meu troller 2010, quando coloquei pneu 33', aconteceu isso! E ele não tem peito de aço! Dai coloquei espaçador da avm e acabou o problema!
Detalhe: não uso a minha viatura em trilhas pessadas!
Espero ter ajudado
Mauricio
Marcello_Calcagno
09/04/2013, 23:37
Mauricio, obrigado pela dica. Esse espaçador é seguro?
JEFFCATUNDA
09/04/2013, 23:54
Olá meus caros Jipeiros.
Acabo de adquirir um troller 2008 e somente após pegar o carro eu percebi uma certa dificuldade de manobrar o veiculo parado.
Como os pneus mud terrain BF goodrich são maiores que o original, quando esterço toda a direção do carro para virar, percebo que a roda "agarra" em alguma e cria resistência de movimento. Quando falei isso com o ex-dono ele me sugeriu levar o carro numa oficina para esmerilhar a lateral do peito de aço para aumentar a area de esterçamento das rodas dianteiras.
Fica então a minha pergunta: Qual a melhor solução? Adaptar o peito de aço aos pneus maiores ou colocar um espaçador?
o que é mais seguro?
Esses pneus que você colocou são de que tamanho?, são recapados?
Teu para choque é original?
Troller até 2008 com rodas originais só pega pneu 33 com espaçador porque ele pega na suspa...
outro local que pode estar pegando é nas pontas do parachoque quando você faz o giro....
E por ultimo, ele tem bloqueio de diferencial dianteiro? . . . . As rodas estão livres (RL)? . . . . A tração está acionada???
Marcello_Calcagno
10/04/2013, 00:01
Os pneus que vieram no carro sao semi-novos com 35 mil km e de 33" - Para-choque é original.
Observando de perto, dá pra ver que a unica coisa que pode estar pegando na roda e mesmo e uma chapa de aço, nao sei se do peito de aço ou se da mesa do guincho. Faço a manobra com o carro em roda livre, 4x2, sem tracionar.
Acho que vou mesmo buscar um espaçador para essas rodas...nesse caso tenho de instalar esse espaçador nas 4 rodas?
JEFFCATUNDA
10/04/2013, 00:11
Os pneus que vieram no carro sao semi-novos com 35 mil km e de 33" - Para-choque é original.
Observando de perto, dá pra ver que a unica coisa que pode estar pegando na roda e mesmo e uma chapa de aço, nao sei se do peito de aço ou se da mesa do guincho. Faço a manobra com o carro em roda livre, 4x2, sem tracionar.
Acho que vou mesmo buscar um espaçador para essas rodas...nesse caso tenho de instalar esse espaçador nas 4 rodas?
Exato, nas 4 rodas, essas da AVM são as mais utilizadas atualmente, mas preste bem atenção quando do aperto das rodas, por serem de alumínio algumas delas apresentaram quebra por excesso de torque e também podem afrouxar os parafusos... É necessário que sempre antes de uma expedição e regularmente se observe se os parafusos estão apertados...
alguns colegas usam até uma cola especial para os parafusos de fixação das mesmas e nos prisioneiros ( só não coloque nas porcad dos pneus porque dai para tirar vai ser osso :) )
jipeiroMT
10/04/2013, 01:38
Observando de perto, dá pra ver que a unica coisa que pode estar pegando na roda e mesmo e uma chapa de aço, nao sei se do peito de aço ou se da mesa do guincho.
Marcello, os 33" são plug & play em qualquer troller. Como você tem peito de aço, provavelmente o original, ele esbarra mesmo. Ou você corta o peito de aço um pouco, ou limita o esterçamento. Se você limitar o esterço, não se preocupe pois é pouca coisa. Eu não sou fã de espaçador. Mas, no teu caso, você só precisaria usar nas dianteiras! Isso além de evitar esbarrar no peito de aço, ainda aumenta o raio de giro do jipe. Eu preferiria, ao invés de colocar espaçador na dianteira, comprar 4 rodas com offset -20 ou -25, que dariam o mesmo efeito do espaçador, mas, com mais segurança.
Marcello_Calcagno
10/04/2013, 07:33
Talvez solução mais simples, barata e segura seria mesmo cortar um pouco o peito de aço.
agradeço aos amigos pelas opiniões e orientações.
Marcelo,
O ideal seria trocar suas rodas por umas com offset mais negativo. Quando coloquei alargador, eu e um amigo colocamos junto e o dele começou a quebrar os parafusos em menos de mil km rodado. Rapidamente tirei os meus e nem coragem de vender pra alguém eu tenho pq acho muito perigoso. Muitos relatos de quebra pq se ele folgar e tu passar num buraco, a roda cai do carro.
Eu até tenho outro jogo de roda tala 8.5 que ficam perfeitas com 33. Qualquer coisa manda MP que te mando fotos dela.
Abraços.
VOVÔ DO TROLLER
10/04/2013, 20:50
Talvez solução mais simples, barata e segura seria mesmo cortar um pouco o peito de aço.
agradeço aos amigos pelas opiniões e orientações.
Como o Jeff bem disse, eu também não confio em espaçador. Espaçador é só encrenca. Tente as soluções propostas pelos colegas e só use o espaçador se não tiver jeito. Abs.Válter
Hespanhol
11/04/2013, 21:47
Alargador além de uma certa insegurança, como citaram, tem a questão de jogar barro e aguá no retrovisor também.
Se não puder trocar de rodas, faça um novo furo no peito de aço, jogando sua fixação para frente, e depois feche o furo original com solda, lixe e pinte..fica zero. fiz isto no meu, mas mesmo assim o pneu bate na barra estabilizadora quando viro para a direita...mas observei que o no meu carro, os dois pneus 33 do lado direito saem um pouco fora do paralama, uns 2 centimetros, e o lado esquerdo os dois ficam dentro do paralama...vou fazer a revisão dos 20.000 km em Maio e quero saber o porque disto...parece que a carroceria foi assentada meio de bandinha....rs, pois o carro está alinhado perfeito....fui em uma oficina de confiança e os mecanicos nao souberam explicar o porque disto...vou tirar umas fotos e postar aqui depois..
Marcello_Calcagno
11/04/2013, 22:58
Hespanhol, confesso que fiquei meio que surpreso e decepcionado com isto. O cara que me vendeu o carro entende muito de troller e da mecânica do carro também, mas acho que ele fez uma péssima escolha colocando um jogo de pneus de 33" que limita demais o esterçamento do carro. Ainda tem esse problema da roda tambem enconstar na barra estabilizadora...
Se ele tivesse pesquisado assim como eu fiz aqui no site, ele teria certamente escolhido um BF goodrich km2 de 32 polegadas. As pessoas comentaram no tópico sobre escolha de pneus que o BF de 32" e o ideal.
Estou pensando seriamente em trocar esses pneus.
Sandrãobh
11/04/2013, 23:47
Hespanhol, confesso que fiquei meio que surpreso e decepcionado com isto. O cara que me vendeu o carro entende muito de troller e da mecânica do carro também, mas acho que ele fez uma péssima escolha colocando um jogo de pneus de 33" que limita demais o esterçamento do carro. Ainda tem esse problema da roda tambem enconstar na barra estabilizadora...
Se ele tivesse pesquisado assim como eu fiz aqui no site, ele teria certamente escolhido um BF goodrich km2 de 32 polegadas. As pessoas comentaram no tópico sobre escolha de pneus que o BF de 32" e o ideal.
Marcello, dependendo do estado dos pneus seria mais lucrativo comprar um jogo de rodas, olha este https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=49669&cat=2&item=34&titulo=5%20rodas%20tala%2010%20aro%2015%20 , ou outro que lhe agrade....quando o seus pneus se desgastarem compra os 32'' e põe na roda original e vende as carcaças dos 33'' com o jogo de rodas...
Lembre-se que a largura é que importa.... tem que ser no máximo HHx11,5 ....
abç
Sandro
Hespanhol
12/04/2013, 21:45
Então Marcello, tem horas que a gente faz cada caca né..r.s
Quando coloquei os 33 procurei pelo Brasil todo os 32 all, e me disseram que não fabricam mais...até no site da BF não tinha a medida, e ai coloquei os 33....ficou bonito pra ir no shopping, mas nao tão funcional em passeios e trilhas leves e agora abandona-los pra mim não dá...são quase 4 mil pra perder...mas estou estudando muito bem a questão de dois jogos, mas tb tem aquela coisa...tira-poe-tira-poe...resumindo e mais adaptar-se do que arrepender...rs
GPBarbosa
23/12/2013, 13:31
Marcello, depende do gosto.
eu por exemplo já tinha feito a pesquisa no fórum e sabia dos possíveis problemas, e mesmo assim achei o 33 melhor para o meu gosto.
para resolver o problema de manobra eu coloquei os espaçadores da AVM de 38mm, sabendo tmb dos seus problemas...
que são tanto relacionados com vtr quanto com polícia.
Eu uso os espacadores da AVM, mas tive um problema seríssimo, após mais ou menos um ano de uso com pneus MUD 33" os parafusos da roda dianteira esquerda simplesmente partiram todos, eu estava no asfalto e saindo de um sinal, por sorte estava devagar e não aconteceu nada grave. Troquei os parafusos do espaçador e hoje uso no asfalto pneus AT 33" mas sempre verificando as peças.
Eu uso os espacadores da AVM, mas tive um problema seríssimo, após mais ou menos um ano de uso com pneus MUD 33" os parafusos da roda dianteira esquerda simplesmente partiram todos, eu estava no asfalto e saindo de um sinal, por sorte estava devagar e não aconteceu nada grave. Troquei os parafusos do espaçador e hoje uso no asfalto pneus AT 33" mas sempre verificando as peças.
Dubeux,
Os parafusos (prisioneiros) que quebraram foram os que fixam a roda no espaçador ou os que fixam o espaçador no cubo de roda?
Estou querendo colocar o meu troller os espaçadores AVM de 32mm e já soube de casos das porcas afrouxarem, mas não sabia que os prisioneiros podiam quebrar também....
Hespanhol tenho no meu bf 32 , ficam originais .