Conectar

Ver Versão Completa : Ford Ranger 2008 CS 4x2 Tranformar 4x4

Ldromachado
09/04/2013, 16:21
Boa tarde pessoal. Estive pesquisando no fórum e não encontrei outro tópico sobre esse assunto, mas me corrijam se estiver Errado. Tenho uma Ranger CS 2008 4x2 gasolina, e minha vontade seria ter uma 4x4, hoje em dia a 4x2 resolve todos os meus problemas e me atende perfeitamente, mas tenho vontade de participar de passeio e trilhas que com minha 4x2 não vai e estive pensando em ver da possibilidade de transformar ela para 4x4. Bueno, sei que alguns me dirão que vale mais a pena comprar uma 4x4, mas o problema é que tu nunca sabe aonde vai cair, e minha ranger eu conheço bem comprei com 32000km e hoje ela esta com 48000km, e for fipe por fipe daria uma diferença de uns R$12.000,00 e o problema é que quem quer se desfazer de uma 4x4 não quer uma 4x2, e sempre tu paga caro pra comprar e te pagam pouco na compra, o que eu avalio que a diferença iria para uns R$20.000, com essa diferença eu acho que transformo a minha para 4x4 e ainda ponho um kit gás de 5º geração e teria uma caminhonete para muito tempo e econômica para até fazer expedições internacionais. Bem essas são minhas considerações, conto com a ajuda de todos para resolver esse dilema, e para me ajudarem a fazer um ótimo serviço de transformação na minha bruta....

Daniel.Shimomoto
09/04/2013, 20:40
Se colocar GNV + 4x4 ela vai ficar fraquissima.

Não funciona. Não vale o investimento. Voce vai gastar R$20 mil e contininuará tendo uma Ranger Sport hibrida de 4x2 com 4x4 com GNV, enfim, vai ficar esquisito.

Melhor comprar uma diesel 4x4 que voce faz expedições internacionais com mais tranquilidade. Se for uma 2.8, com mais tranquilidade ainda!

Ldromachado
09/04/2013, 23:25
Se colocar GNV + 4x4 ela vai ficar fraquissima.

Não funciona. Não vale o investimento. Voce vai gastar R$20 mil e contininuará tendo uma Ranger Sport hibrida de 4x2 com 4x4 com GNV, enfim, vai ficar esquisito.

Melhor comprar uma diesel 4x4 que voce faz expedições internacionais com mais tranquilidade. Se for uma 2.8, com mais tranquilidade ainda!

Daniel, não tinha pensado nisso, 4x4 sem força (torque) vai servir pouco.....é que não queria pegar uma mais antiga que a minha....mais idéias????

Carlos A. C. Azevedo
10/04/2013, 09:13
Bom, poderia comprar uma suspensão + eixos completos do troller, eles tem várias relações de diferencial que poderiam compensar a falta de força, mas são caros e reduzindo a relação do diferencial, teria que avaliar qual a velocidade máxima que ia conseguir rodar.

Daniel.Shimomoto
10/04/2013, 10:51
Bom, poderia comprar uma suspensão + eixos completos do troller, eles tem várias relações de diferencial que poderiam compensar a falta de força, mas são caros e reduzindo a relação do diferencial, teria que avaliar qual a velocidade máxima que ia conseguir rodar.

Carlos,

A Relação m,ais curta que existiu em eixos Dana foi a 4,87:1 na S-10 HS2.5. Todo o resto é 4.56 mais longas.

Não funciona mesmo assim

Abraços

giovanefortuna
10/04/2013, 13:01
Duas possibilidades: eixo rigido na dianteira ou o sistema original da ranger
Penso eu que o eixo rigido demanda boas adaptacoes no chassis para a suspensao nova e tambem casar uma caixa de transferencia que se adequasse no espaço atras do cambio...

O sistema original da ranger 4x4 seria algo com menos adaptaçoes mas talvez ate mais caro...

giovanefortuna
10/04/2013, 13:10
E mais...não vejo o porque de 4x4 ter que ser necessariamente um motor forte...muitos carros que temos aqui no brasilforam 4x4 como o golf o santana quantum ate a kombi...o suzuki jimny tem um motor de geladeira e anda muito bemno offroad

Neto Morruga
10/04/2013, 14:09
Daniel, não tinha pensado nisso, 4x4 sem força (torque) vai servir pouco.....é que não queria pegar uma mais antiga que a minha....mais idéias????

Grande Leandro,quanto tempo heim amigo,como esta a comunidade ranger.
Amigo tem jeito sim mas não sei se pelo trabalho compensa.
Quanto a potencia esse motor pode aguentar tranquilo uma tração e passeios off road.
O problema vai ficar no consumo e o trabalho de peças e mão de obra que ira gastar.
Não sei se tem que mudar algo no documento.
Mas seria sensacional e pioneiro,fora que uma ranger sport vermelha 4x4 seria show de bola.
Abraço e torcendo para que siga em frente neste projeto.

hugocsl
10/04/2013, 17:20
Cara tem vários tópicos falando sobre isso aqui fórum, da uma pesquisada que vc vai achar bastante material....

Mas já te digo que não sei de ninguém que tenha feito essa alteração por aqui, apesar disso já vi uma Ranger a venda no ML que era 4x2 V6 e o cara passou pra 4x4 2.8 diesel. Também tem uma Ranger preta com pneus 38 que o cara colocou feixe de molas na dianteira, só não lembro se ela já era 4x4 ou se o cara fez a adaptação.

Ldromachado
10/04/2013, 17:30
E mais...não vejo o porque de 4x4 ter que ser necessariamente um motor forte...muitos carros que temos aqui no brasilforam 4x4 como o golf o santana quantum ate a kombi...o suzuki jimny tem um motor de geladeira e anda muito bemno offroad

Pois era isso que estava pensado, tem ranger com menos potencia e menos torque que usa 4x4, o que me passou pela ideia foi conseguir transplantar de uma ranger de perda total, toda a parte para deixa-la 4x4....

Ldromachado
10/04/2013, 17:41
Grande Leandro,quanto tempo heim amigo,como esta a comunidade ranger.
Amigo tem jeito sim mas não sei se pelo trabalho compensa.
Quanto a potencia esse motor pode aguentar tranquilo uma tração e passeios off road.
O problema vai ficar no consumo e o trabalho de peças e mão de obra que ira gastar.
Não sei se tem que mudar algo no documento.
Mas seria sensacional e pioneiro,fora que uma ranger sport vermelha 4x4 seria show de bola.
Abraço e torcendo para que siga em frente neste projeto.

E ai Neto Morruga, a comunidade ranger no facebook ta andando, mas é mais para combinarmos encontros e postarmos fotos, porque para duvidas técnicas não tem ninguém muito intendido por lá, para isso temos que passar aqui no forum do 4x4Brasil, precisamos do teu apoio lá e da tua experiencia.... De 17 a 19 de Maio agora vai ter o II Encontro de Rangers, vai ser em Balneário Piçarras SC, vai uma turma. Da uma passada lá na Comunidade.

Ldromachado
10/04/2013, 17:50
Cara tem vários tópicos falando sobre isso aqui fórum, da uma pesquisada que vc vai achar bastante material....

Mas já te digo que não sei de ninguém que tenha feito essa alteração por aqui, apesar disso já vi uma Ranger a venda no ML que era 4x2 V6 e o cara passou pra 4x4 2.8 diesel. Também tem uma Ranger preta com pneus 38 que o cara colocou feixe de molas na dianteira, só não lembro se ela já era 4x4 ou se o cara fez a adaptação.

e ai hugocsl, será que é uma tarefa muito difícil de se conseguir de uma Ranger CS batida toda a parte da tração 4x4 e transplantar tudo...seria muito caro? alguem tem alguma idéia desse valor??? ou aonde eu consigo essa informação, eu primeiramente não pensei em fazer adaptações, mas sim usar peças da Ranger mesmo só que da 4x4 claro... e outra coisa, não serviria as peças da Ranger 4x4 CD???

Daniel.Shimomoto
10/04/2013, 17:56

Giovane;

Acontece que esses carros citados foram 4x4 sem reduzida, voltada a aplicações na neve. Quantum Syncro, Golf e o Type 4 Vanagon ("Kombi") todos eles utilizam diferencial central e o objetivo maior era o maior controle e estabilidade em pisos sem aderencia como na neve e gelo.

No caso de lama, a coisa muda de figura. O Jimmy é extremamente reduzido. O antigo Vitara, com seu motor de 73cv também é reduzido ao extremo.

Para enfrentar lama, você tem que ter acima de tudo, potencia disponivel em uma faixa de rotações mais baixas...senão haja embreagem!

Abraços

F@bião
10/04/2013, 17:58
O mais simples (que não é tão simples assim) seria uma eixo rígido Dana 44 na dianteira, o traseiro já é Dana 44, então relação não vai faltar, até 5,37 acha fácil, mas tem mais curta também. Suspensão mais barata seria um par de feixe de molas. Vai precisar de uma CT/reduzida ou cambio+CT/reduzida que não sei te informar qual seria a melhor opção.

Agora vem os problemas:
Eixos, se for troller a bitola é muito maior q da Ranger, aí a frente fica mais larga que a traseira além de ser difícil achar só o dianteiro a venda, se for willys/rural vai ter que conviver com aqueles munhões do tempo do onça, cheroca até iria bem.
Cambio e Tcase: tem que ter a saida dianteira do mesmo lado do eixo que escolheu, caso contrário tem que inverter a bola do diferencial.
Feixe de mola o carro fica meio carroça, não que a ranger seja tão confortável assim.
Mão-de-obra que faça tudo isso decentemente...

Quanto ao 4cc não vejo problema.

Só uma ideia de valor:

Eixo troller: R$ 7000 o par
Cambio/CT: R$4 000 depende do que escolher né!
Mola/Jumelo: uns R$ 900,00
M.Obra: uns R$ 5000,00
Relação: uns R$ 900,00 cada (nova)
Pode por mais uns R$ 4000, para 2 cardans, direção (braços), revisão no eixo, freio, e mais algumas viadagens que sempre faltam.

Agora se for só para passeio e usar pneu pequeno até 33, arruma uma ranger 4x4 sucata e tira tudo dela e mete na sua, pq comprar pecinha por pecinha não acaba nunca. Mas também vai uma boa grana...

Abraço,

Ldromachado
10/04/2013, 18:40
O mais simples (que não é tão simples assim) seria uma eixo rígido Dana 44 na dianteira, o traseiro já é Dana 44, então relação não vai faltar, até 5,37 acha fácil, mas tem mais curta também. Suspensão mais barata seria um par de feixe de molas. Vai precisar de uma CT/reduzida ou cambio+CT/reduzida que não sei te informar qual seria a melhor opção.

Agora vem os problemas:
Eixos, se for troller a bitola é muito maior q da Ranger, aí a frente fica mais larga que a traseira além de ser difícil achar só o dianteiro a venda, se for willys/rural vai ter que conviver com aqueles munhões do tempo do onça, cheroca até iria bem.
Cambio e Tcase: tem que ter a saida dianteira do mesmo lado do eixo que escolheu, caso contrário tem que inverter a bola do diferencial.
Feixe de mola o carro fica meio carroça, não que a ranger seja tão confortável assim.
Mão-de-obra que faça tudo isso decentemente...

Quanto ao 4cc não vejo problema.

Só uma ideia de valor:

Eixo troller: R$ 7000 o par
Cambio/CT: R$4 000 depende do que escolher né!
Mola/Jumelo: uns R$ 900,00
M.Obra: uns R$ 5000,00
Relação: uns R$ 900,00 cada (nova)
Pode por mais uns R$ 4000, para 2 cardans, direção (braços), revisão no eixo, freio, e mais algumas viadagens que sempre faltam.

Agora se for só para passeio e usar pneu pequeno até 33, arruma uma ranger 4x4 sucata e tira tudo dela e mete na sua, pq comprar pecinha por pecinha não acaba nunca. Mas também vai uma boa grana...

Abraço,

Valeu F@bião, Fazendo conta da R$ 21800,00 tudo.....acho que não vai dar por ai.... Vou dar uma pesquisada em desmanches e em Rangers batidas (PT)...

hugocsl
11/04/2013, 14:20
Fazendo uma observação a do Ado tem euixos de F250 e roda livre manual.... Provavelmente deve usar algum sistema manual também para acionar a tração, e não o motorzinho elétrico original da Ranger e do Troller.

Incluindo a mão de obra acho que por menos de 12 mil vc não transforma uma 4x2 em 4x4....

vfserra
16/04/2013, 20:13
Ldromachado, eu comprei uma ranger 2.8 ano 2003 se não me engano no leilão para retirada de peças para um antigo projeto, e sobrou aqui comigo se não me engano suspenção dianteira completa e diferencial traseiro, se interessar me manda uma mp

Edintruder
16/04/2013, 21:38
Leandro, fica bom sim. Em pelotas um cara fez isso numa S-10 2.2 e ficou muito boa. O 2.3 tem força de sobra para empurrar o 4x4, e para situações mais pesadas tem a reduzida que com o 2.3 fica melhor que qualquer diesel pois tem rpm extra para empurrar em marchas mais curtas.

O ideal é colocar o conjunto inteiro da Ranger 4x4 original, mas a opção dos eixos do Troller é melhor e fica muito melhor que a suspensão original. A instalação é simples de ser feita e mais simples ainda se usares as peças da 4x4 original. O "complicado" é apenas casar a caixa de transferência na caixa de marchas da tua, o que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Procura num desmanche, pois eixo de Ranger completo encontra na casa de 1500,00, CT na casa dos 2500,00, cardans são relativamente baratos de fazer. Mas mecaniza a CT antes de instalar para não teres a porcaria de sistemas elétricos falhando debaixo da água...

lfschmitz
20/04/2013, 09:07
As Ranger até 2001 vinham com o Maxion HSD 2.5, usavam a caixa de câmbio Mazda M5R1 e tinham relação de 4,56:1 - igual à Sport 2.3 16v.

Não vejo nenhum impedimento técnico; adicionar 50kg na dianteira do carro mudará muito pouco o comportamento e o desempenho e, no fora de estrada, será um carro com 1550kg contra os 1800-1900kg de uma Ranger diesel. Quem já dirigiu uma Ranger Duratec sabe que anda muito bem

Porém, antes de partir pra uma transformação tão pesada, não seria mais interessante pensar e um bloqueio e pneus M/T?
A instalação de CT, diferencial dianteiro e outras adaptações pedem um mecânico muito bom, e isso é algo difícil de achar.

Evidentemente a tração 4x4 é um tremendo diferencial, mas com pneus adequados, bloqueio de diferencial (não confunda com LSD!!!), a Ranger pode ter um desempenho bem interessante.

Dê uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/112637-ranger-2-3-sport-troca-do-diferencial-por-um-eaton-e-locker.html

Ldromachado
24/04/2013, 01:26
As Ranger até 2001 vinham com o Maxion HSD 2.5, usavam a caixa de câmbio Mazda M5R1 e tinham relação de 4,56:1 - igual à Sport 2.3 16v.

Não vejo nenhum impedimento técnico; adicionar 50kg na dianteira do carro mudará muito pouco o comportamento e o desempenho e, no fora de estrada, será um carro com 1550kg contra os 1800-1900kg de uma Ranger diesel. Quem já dirigiu uma Ranger Duratec sabe que anda muito bem

Porém, antes de partir pra uma transformação tão pesada, não seria mais interessante pensar e um bloqueio e pneus M/T?
A instalação de CT, diferencial dianteiro e outras adaptações pedem um mecânico muito bom, e isso é algo difícil de achar.

Evidentemente a tração 4x4 é um tremendo diferencial, mas com pneus adequados, bloqueio de diferencial (não confunda com LSD!!!), a Ranger pode ter um desempenho bem interessante.

Dê uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/112637-ranger-2-3-sport-troca-do-diferencial-por-um-eaton-e-locker.html

Obrigado lfschmitz, li o tópico que indicou, e acho que é a solução que adotarei, vou dar mais uma pesquisada no asunto. Desde já muito obrigado mesmo....

Ldromachado
14/07/2015, 18:08
Boa noite Pessoal.

Pra dar um retorno pro pessoal que se dispôs a ajudar. Fiz economia, e acabei de trocar a minha sport por uma CD Ltd dísel 4x4 2008/08. Agora vai qualquer tipo de passeio. Só tenho que aprender a usar o 4x4. sempre tem algo para se aprender...Forte abraço a todos.