PDA

Ver Versão Completa : E se tiver que "fazer o motor" - custos

Angelo RJ
09/04/2013, 13:46
olá,

procurei alguma coisa a respeito no fórum, mas não achei informações bem especificadas (se é que se pode especificar) sobre esse assunto.

Pois bem, como estou procurando um Vitara 97 ou Grand Vitara 98 ou 99, e como esses carros são bem rodados, sei que , caso eu compre um desses, vou ter que correr o risco de, mais cedo ou mais tarde, "fazer o motor".

Gostaria de saber (se possível for):

1 - Quanto eu eu gastaria para "fazer um motor" de um carro desses ?
2 - O preço seria aproximado tanto para o Vitara 97 como para um Grand Vitara 98 ou 99 ?
3 - Existe um pacote de peças para serem compradas que sejam vendidas todas juntas ?
4 - Se não me engano (desculpem a ignorância no assunto) o motor pode ser "feito" apenas na parte de cima dele, apenas na parte de baixo ou nas duas partes,,,é isso ? Ambas tem o mesmo custo ?

Ps: Tenho visto vários anúncios desses carros a venda e encontrei um , onde o preço está bem abaixo da tabela, e o prooprietário diz que o motor bateu, e que as peças ja foram compradas e que "só" falta montar o motor. Um caso desse valeria a pena ?

Obrigado.

Tiagobel
09/04/2013, 14:29
Respondendo na sequência:

1- Para retificar o motor você vai gastar por volta de R$5.000 entre peças (comprando aqui no Brasil) e mão de obra.
2- O preço vai ser muito parecido para fazer um ou outro
3- Existe algo como um "pacote" sim, inclusive você pode comprar tudo no ebay gastando 1/3 do valor: Suzuki J18A J20A Rebuild Engine Kit Gasket Set Engine Bearing Rings Oil Pump | eBay (http://www.ebay.com/itm/Suzuki-J18A-J20A-Rebuild-Engine-Kit-Gasket-Set-Engine-Bearing-Rings-Oil-Pump-/180996261884?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&fits=Make%3ASuzuki&hash=item2a2437c7fc&vxp=mtr)
4- Geralmente você "faz" as duas partes do motor (cabeçote e bloco) juntas, tanto para economizar tempo quanto mão de obra, já que vai ter que desmontar o motor de qualquer jeito.

Angelo RJ
09/04/2013, 20:40
Obrigado Tiagobel , só mais umas dúvidas: Com as peças na mão um bom mecânico vai gastar quanto tempo pra fazer um motor ? Um mês ? Mas pode acontecer de, por exemplo, somente o cabeçote dar problema, aí nesse caso não seria preciso fazer a outra parte do motor, concorda ? Depois que um motor é "feito", e considerando que o trabalho foi bom, o carro vai poder rodar por muito tempo, né? Esses motores , tanto do Vitara como do Grand Vitara, se bem cuidados, podem rodar por muitos mil km antes de precisar "fazer o motor", certo? Mas existe algum km limite, ou seja, onde já se pode prever que o motor está perto de dar problema ? obrigado pela paciência . abs

Tiagobel
10/04/2013, 07:27
Com todas as peças na mão, um bom mecânico pode desmontar o motor, mandar o bloco e virabrequim para a retífica e montar tudo novamente em 3 a 5 dias, dependendo da boa vontade/habilidade/tempo disponível dele, é claro.

Sim, pode acontecer de só o cabeçote ou só o bloco darem problemas. Esses casos específicos são resolvidos individualmente. Mas a "regra" é: pra desmontar o bloco é preciso retirar o cabeçote e, quando se retira o cabeçote, você tem acesso pelo menos aos pistões e cilindros. Então dá pra ter uma noção se é bom ou não mexer em tudo de uma vez.

Uma retífica bem feita deixa o motor como novo, simples assim. Agora prever quantos km um motor vai durar é mais ou menos como dizer quantos anos uma pessoa vai viver.
Só um exemplo: no final de 1996, quando lançaram a segunda geração do vectra, meu pai e meu tio compraram 2 vectras idênticos, entregues no mesmo dia. Cada um usou e cuidou do seu carro à sua maneira. O vectra do meu tio começou a baixar óleo por volta dos 90-100 mil km e precisou de uma retífica completa por volta dos 120 mil km. Meu pai ficou com o dele até 2008, rodou mais de 280.000km e vendeu o carro funcionando como um relógio suíço.

Então não existe km limite, existem sinais de que um motor está precisando de serviços: baixo desempenho, alto consumo de óleo, fumaça, barulhos, etc...

andre_monteiro
10/04/2013, 08:37
Me metendo no assunto... vou fazer mais uma pergunta relacionado ao tópico, o que é melhor para motor durar mais andar mais em alta ou baixa rotação? Pergunto isso porque sempre mantenho o carro por volta por volta de 1800 a 2000 rpm, as vezes numa ultrapassagem mais forte jogo a 4... 5 mil rpm mas por muito pouco tempo segundos.
Meu interesse no topico é que to com uma tracker que peguei 0km em 2009 e hoje ela ta com 80 mil e nao pretendo vender ela tao cedo assim queria manter bons hábitos para nao "fazer" esse motor tao cedo.

Carletto
10/04/2013, 13:23
Me metendo no assunto... vou fazer mais uma pergunta relacionado ao tópico, o que é melhor para motor durar mais andar mais em alta ou baixa rotação? Pergunto isso porque sempre mantenho o carro por volta por volta de 1800 a 2000 rpm, as vezes numa ultrapassagem mais forte jogo a 4... 5 mil rpm mas por muito pouco tempo segundos.
Meu interesse no topico é que to com uma tracker que peguei 0km em 2009 e hoje ela ta com 80 mil e nao pretendo vender ela tao cedo assim queria manter bons hábitos para nao "fazer" esse motor tao cedo.

Nao sou expert no assunto, mas entendo que quanto mais se usa, mais gasta, certo? com o motor em alta rotação, usa-se mais. Logo, o desgaste é maior. Claro que o motor aguenta e é feito para isso. Acho que o seu modo de dirigir está OK.
Mas aproveitando a pergunta, vou estender um pouquinho para os mais experientes. Meu pai tem um vectra 2.0 e abusa das baixas rotações, tenho impressão que força o motor demais. Nao chega a trepidar o carro, mas em situações onde eu estaria em quarta, ou até mesmo terceira, ele está em 5ª, a 60km/h....

Cocatriz
10/04/2013, 13:45
Quero dar meu pitaco também....

Tenho uma renault scénic que já foi feito o motor ( com mais de 300.000km ).
E baseado no como o carro foi cuidado e conduzido ( Foi taxi e era da minha mãe ).
Acredito que quando o motor tenha sua 'zona de conforto' num motor 2.0, perto da casa dos 2500 giros. (pelo menos no 8V em questão ).

Mas ele pede que você puxe um pouco até próximo a curva de torque ( 4000 giros nesse caso ) de vez em quando tanto pra limpar os componentes aumentando o fluxo quanto pra manter a elasticidade do motor, ou pegue uma estradinha de vez em quando pra ficar com giro alto por um bom tempo.

Eu fui criado com a instrução que a faixa que o motor deve trabalhar é entre 2000 e 3000 giros, então se vejo que o giro vai cair abaixo de 2000, jogo a macha pra baixo e quando chego perto dos 3500 jogo a macha pra cima ( por via de regra ).

Isso aliado a manutenção preventiva e em dia e bom cuidados com o carro, fez com que esse carro já tenha mais de 450.000km rodados e funcione em perfeita harmonia. Obvio que já foi feito Motor e Cambio. Mas tem kilometragem de nave espacial...

"A Lua (do latim (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Latim) Luna) é o único satélite natural (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Sat%C3%A9lite_natural) da Terra (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Terra), situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Km) do nosso planeta (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Planeta). Seu perigeu (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Perigeu) máximo é de 356.577 km, e seu apogeu (http://www.4x4brasil.com.br/wiki/Apogeu) máximo é de 406.655 km. " - Fonte Wikipedia.

Angelo RJ
10/04/2013, 18:58
Pessoal, gostaria de opinião de vocês. Encontrei um Grand vitara á venda. Ele é do ano 99, 2.0, 16v, 5p, com GNV, Gold Mec (argentina) e tem cerca de 130 mil km rodados. O carro super aqueceu devido ao empregado da agencia ter usado o carro para o dia a dia da agência e não verificou a agua do radiador. Sendo assim, queimou a junta do cabeçote. O dono disse que o cabeçote já foi retificado e agora falta montar e comprar as juntas. O carro está guardado numa garagem a mais de 8 meses, pois resolveram não terminar de mexer no motor e colocar a venda. Além disso o carro está com 2 anos de IPVA atraso, o que dá em torno de 800,00, pois no estado do Rio tem abatimento para carros com GNV. Devido aos problemas de motor e do IPVA, o carro está sendo vendido por 14 mil reais. O dono disse que, segundo o mecânico, só queimou a junta, o resto do motor está ok. Segundo o dono, de lataria, pneus e caixa o carro está muito bom. Imaginando o pior dos cenários, que seria ter que fazer o motor todo. Valeria a pena comprar esse carro por esse valor ? obrigado

gon
10/04/2013, 22:00
Angelo,

Particularmente não compro carro incógnita. Evito carros que rodam ou já rodaram com GNV também.

Pra mim esse não serviria.

Costumo dizer que vale mais a pena pagar um pouco a mais em um carro em excelente condições do que pegar um normal ou outro abaixo do preço para colocar dinheiro em cima.

Espero ter ajudado. Boa sorte na compra do seu suzuki!

Abraço.

Pessoal, gostaria de opinião de vocês. Encontrei um Grand vitara á venda. Ele é do ano 99, 2.0, 16v, 5p, com GNV, Gold Mec (argentina) e tem cerca de 130 mil km rodados. O carro super aqueceu devido ao empregado da agencia ter usado o carro para o dia a dia da agência e não verificou a agua do radiador. Sendo assim, queimou a junta do cabeçote. O dono disse que o cabeçote já foi retificado e agora falta montar e comprar as juntas. O carro está guardado numa garagem a mais de 8 meses, pois resolveram não terminar de mexer no motor e colocar a venda. Além disso o carro está com 2 anos de IPVA atraso, o que dá em torno de 800,00, pois no estado do Rio tem abatimento para carros com GNV. Devido aos problemas de motor e do IPVA, o carro está sendo vendido por 14 mil reais. O dono disse que, segundo o mecânico, só queimou a junta, o resto do motor está ok. Segundo o dono, de lataria, pneus e caixa o carro está muito bom. Imaginando o pior dos cenários, que seria ter que fazer o motor todo. Valeria a pena comprar esse carro por esse valor ? obrigado

Tiagobel
10/04/2013, 23:55

Se o carro aparenta estar com tudo ok, menos a mecânica, eu jogaria R$10mil em cima da mesa e nem um centavo a mais. Aposto que esse motor não precisa só de um jogo de juntas. Ninguém deixa um carro parado por 8 meses por conta de um joguinho de juntas + M.O.

Já contabilize uma retífica completa (com a provável troca do cabeçote), kit de embreagem, bateria, uma geral no sistema de ar-condicionado, amortecedores, etc... Numa brincadeira dessas, um orçamento de R$8.000 a R$10.000 não é de se espantar.

Angelo RJ
11/04/2013, 08:20
Pois é GON, também não gosto de GNV, apesar da economia. O que pensei com relação a esse carro, é compra-lo e ir arrumando aos poucos, inclusive, caso eu eu tivesse que fazer o motor, eu eu iria tirar o GNV, ou seja, seria um motor "novo" pra rodar sem GNV.

Realmente é um carro incógnita, e isso é sempre um risco. Vou conversar com um mecanico amigo meu e se for o caso vou lá ver o carro com ele.

Obrigado

Angelo RJ
11/04/2013, 08:22
É, tenho que pensar bem nisso tudo. Enquanto isso vou continuar a procurar um grand Vitara, ou até um Vitara 97 4 portas.

valeu

mas.marco
11/04/2013, 16:30
não esqueça do reboque até a oficina...

Angelo RJ
11/04/2013, 20:28
kkkkkkk..é verdade Marco, mais um custo incluído. Não sei se vale a pena encarar um "desafio" desse, ou seja, pegar um carro por um preço baixo porém com muita coisa pra ser feita. É preciso pensar nos prós e contras. De qualquer forma, não descartei comprar um Vitara mais antigo, com 4 portas. Inclusive devo ir ver um nesse final de semana, ano 94. Sei que pegar um carro antigo é sempre um risco, mas não me incomodo de ir arrumando aos poucos, além disso, minha esposa tem uma Uno 97 que atende bem. Sendo assim, caso eu pegue um Vitara ou grand vitara, posso arrumar ele com calma até ficar confiável. Assim espero.

Angelo RJ
18/04/2013, 09:16
Angelo,

Particularmente não compro carro incógnita. Evito carros que rodam ou já rodaram com GNV também.

Pra mim esse não serviria.

Costumo dizer que vale mais a pena pagar um pouco a mais em um carro em excelente condições do que pegar um normal ou outro abaixo do preço para colocar dinheiro em cima.

Espero ter ajudado. Boa sorte na compra do seu suzuki!

Abraço.

Olá Gon,

Vc disse que devo evitar carros que rodam ou já rodaram com GNV, certo ? Pois bem fui ver um Vitara 5p, 97 em excelente estado, inclusive levei meu mecanico , ele testou o carro, não sai fumaça.,não tem vazamento. Andamos no carro, não faz barulho de suspensão,,,ar funciona bem, o carro está alinhado, pneus novos, tração funcionando...enfim, parece estar muito inteiro, inclusive o proprietario usa o carro diariamente dentro da cidade do Rio de Janeiro.

O detalhe desse carro é que ele possui GNV, porem o dono não usa !! Ele comprou o carro de um primo dele que usava o GNV, mas ele não gosta, porem deixou o cilindo lá dentro.

O carro está com 145 mil km rodados, e o dono me mostrou tudo que ja fez no carro, revisões, troca de oleos e filtros de 4 em 4 mil km rodados e outros detalhes de quem parece cuidar bem do veículo.

Caso eu compre o carro dele, também não vou usar GNV, pois moro no interior do estado e rodo muito pouco. Será um carro para atender a familia em viagens por estradas ruins e também para levar em áreas de difícil acesso.

Será que nesse caso, esse Viatara, mesmo tendo rodado muitos kms com GNV, pode estar realmente como aparenta, em bom estado e ser uma boa compra ???

gon
18/04/2013, 21:02
Boa noite, Angelo!

Se o carro está 100% em dia, motor OK e com aparência que o GNV não influenciou em nada, talvez possar ser um boa compra sim.

De todos que você testou esse foi o melhor? Se te agradou, um mecânico experiente aprovou, boa sorte!

Se for ficar com ele, tire o cilindro, pois é muito pesado.

Mande notícias.

Abraço!

Olá Gon,

Vc disse que devo evitar carros que rodam ou já rodaram com GNV, certo ? Pois bem fui ver um Vitara 5p, 97 em excelente estado, inclusive levei meu mecanico , ele testou o carro, não sai fumaça.,não tem vazamento. Andamos no carro, não faz barulho de suspensão,,,ar funciona bem, o carro está alinhado, pneus novos, tração funcionando...enfim, parece estar muito inteiro, inclusive o proprietario usa o carro diariamente dentro da cidade do Rio de Janeiro.

O detalhe desse carro é que ele possui GNV, porem o dono não usa !! Ele comprou o carro de um primo dele que usava o GNV, mas ele não gosta, porem deixou o cilindo lá dentro.

O carro está com 145 mil km rodados, e o dono me mostrou tudo que ja fez no carro, revisões, troca de oleos e filtros de 4 em 4 mil km rodados e outros detalhes de quem parece cuidar bem do veículo.

Caso eu compre o carro dele, também não vou usar GNV, pois moro no interior do estado e rodo muito pouco. Será um carro para atender a familia em viagens por estradas ruins e também para levar em áreas de difícil acesso.

Será que nesse caso, esse Viatara, mesmo tendo rodado muitos kms com GNV, pode estar realmente como aparenta, em bom estado e ser uma boa compra ???

Angelo RJ
19/04/2013, 08:05
Boa noite, Angelo!

Se o carro está 100% em dia, motor OK e com aparência que o GNV não influenciou em nada, talvez possar ser um boa compra sim.

De todos que você testou esse foi o melhor? Se te agradou, um mecânico experiente aprovou, boa sorte!

Se for ficar com ele, tire o cilindro, pois é muito pesado.

Mande notícias.

Abraço!

Olá Gon

Pois é ....ainda não fechei o negócio com esse Vitara porque estou tentando achar um Grand Vitara , 98 ou 99, em bom estado, pois seria um carro mais novo. Mas não é fácil

Amanha vou ao Rio ver um Grand Vitara 99 4 portas. Está num preço bom, mas não sei ainda o estado do carro.

Na verdade, seja lá qual carro eu comprar , Vitara 97 ou Grand Vitara 98 ou 99, sei que estarei comprando um carro antigo e muito rodado e sendo assim, sei que haverá riscos de quebras e manutenções, mas não tem jeito, quando a grana é curta a gente não tem como fugir desses riscos, concorda ?

abs

mas.marco
19/04/2013, 21:33
Olá Gon

Pois é ....ainda não fechei o negócio com esse Vitara porque estou tentando achar um Grand Vitara , 98 ou 99, em bom estado, pois seria um carro mais novo. Mas não é fácil

Amanha vou ao Rio ver um Grand Vitara 99 4 portas. Está num preço bom, mas não sei ainda o estado do carro.

Na verdade, seja lá qual carro eu comprar , Vitara 97 ou Grand Vitara 98 ou 99, sei que estarei comprando um carro antigo e muito rodado e sendo assim, sei que haverá riscos de quebras e manutenções, mas não tem jeito, quando a grana é curta a gente não tem como fugir desses riscos, concorda ?

abs

Angelo, espero que vejas essa mensagem a tempo!

Não perca seu tempo vindo ao RJ pra ver um GV de ano 99...

Pela sua descrição, PARECE ser um que eu conheço... é um Bege? Dourado... sei lá... se for, NÃO PERCA SEU TEMPO!! BOMBA!

Aguarde, seu carro vai aparecer.

Abraços,

Angelo RJ
20/04/2013, 13:59
Angelo, espero que vejas essa mensagem a tempo!

Não perca seu tempo vindo ao RJ pra ver um GV de ano 99...

Pela sua descrição, PARECE ser um que eu conheço... é um Bege? Dourado... sei lá... se for, NÃO PERCA SEU TEMPO!! BOMBA!

Aguarde, seu carro vai aparecer.

Abraços,

Ola Marco, vc está se referindo a um Grand Vitara que fica em Pilares ?? É esse que estou me referindo. Vc já viu esse carro ?

Angelo RJ
20/04/2013, 14:09
Marco, no "Bom Negocio" tem 2 grand vitara 99. Um de Teresópolis que está com problemas no cabeçote e um de Pilares. Estou querendo ver o de Pilares. É esse que vc disse ser uma bomba ?? Quais os problemas do carro ? Obrigado pela ajuda Por favor anote meu email : mendonca.angelo@gmail.com grande abraço

Angelo RJ
20/04/2013, 19:15
Marco, no "Bom Negocio" tem 2 grand vitara 99. Um de Teresópolis que está com problemas no cabeçote e um de Pilares. Estou querendo ver o de Pilares. É esse que vc disse ser uma bomba ?? Quais os problemas do carro ? Obrigado pela ajuda Por favor anote meu email : mendonca.angelo@gmail.com grande abraço Ainda bem que o carro que vc se referiu não é nenhum dos que estão no Bom Negócio. Assim fico mais tranquilo em poder ir até lá ver o carro. Valeu !