Ver Versão Completa : Bloqueios Eaton TrueTrack + Eaton ELocker: Em qual eixo colocar
Renato Fraga
08/04/2013, 16:46
Olá amigos, acabo de adquirir 2 bloqueios eaton, um TrueTrack e um ELocker.
Apesar de eu ter uma certa teoria a respeito da questão, gostaria de discutir a respeito para ver se meu conceito está correto.
Qual colocar no eixo dianteiro????
Qual colocar no eixo traseiro???
Abraços a todos
Renato,
EU colocaria o 100% na traseira e o truetrack na dianteira.
digo isso porque ja usei por bastante tempo essa configuração (com lsd na dianteira que nao é tao bom quanto o truetrack) e era muito bom na trilha.
alem de que certamente irá forçar menos o eixo dianteiro que é mais suscetível a quebras e podera andar com o eixo traseiro livre na cidade.
tenho truetrack na minha ranger e grita pneu direto em curvas na cidade.
abraço
MARCELOLUCHESI
08/04/2013, 21:56
Eu tenho exatamente esses bloqueios no TJ só que o e Locker na dianteira e o true trac na traseira. Acho ótimo! Eu acho que o bloqueio 100% na dianteira é mais eficiente nas subidas erosões, pois normalmente nessa situação ela é a primeira a sair do chão, decolar a dianteira sempre busca puxar o veiculo e a traseira empurrar. Já presenciei situações em que o bloqueio dianteiro foi mais eficiente nessas situações.
E o true trac é Fantástico não conheço bloqueioLsd mais robusto e eficiente igual. E a traseira como fica mais tempo no chão, praticamente você terá 100% nos dois diferenciais.
Renato Fraga
10/04/2013, 00:07
Renato,
EU colocaria o 100% na traseira e o truetrack na dianteira.
digo isso porque ja usei por bastante tempo essa configuração (com lsd na dianteira que nao é tao bom quanto o truetrack) e era muito bom na trilha.
alem de que certamente irá forçar menos o eixo dianteiro que é mais suscetível a quebras e podera andar com o eixo traseiro livre na cidade.
tenho truetrack na minha ranger e grita pneu direto em curvas na cidade.
abraço
Pois é, essa história de eixo livra, diferencial aberto para andar na cidade, etc etc etc, eu não concordo muito não. A estabilidade do carro melhora muito com um bloqueio do tipo do truetrack. Até o freio traseiro funciona melhor.
Mas concordo contigo que o eixo dianteiro, o mais frágil, quando bloqueado fica mais susceptível a quebrar. Entretanto, com o LSD ou truetrack, ele vai atuar o tempo todo, bastando acionar a tração, o que também vai forçar mais o conjunto dianteiro em tempo integral.
Não sei como fica a dirigibilidade, mas ja me disseram que o volante fica fugindo da mão o tempo todo.
Com o selecionável na dianteira, só utiliza o bloqueio quando extremamente necessário sabendo do cuidado que tem que ser tomado.
Eu tenho exatamente esses bloqueios no TJ só que o e Locker na dianteira e o true trac na traseira. Acho ótimo! Eu acho que o bloqueio 100% na dianteira é mais eficiente nas subidas erosões, pois normalmente nessa situação ela é a primeira a sair do chão, decolar a dianteira sempre busca puxar o veiculo e a traseira empurrar. Já presenciei situações em que o bloqueio dianteiro foi mais eficiente nessas situações.
E o true trac é Fantástico não conheço bloqueioLsd mais robusto e eficiente igual. E a traseira como fica mais tempo no chão, praticamente você terá 100% nos dois diferenciais.
Marcelo, penso igual a você....
Mas é o contrário do que todo mundo pensa...
Já estou acostumado a ser do contra !!!!
Abraços
Frederico Mendes
10/04/2013, 07:36
Apesar de eu ter uma certa teoria a respeito da questão, gostaria de discutir a respeito para ver se meu conceito está correto.
Abraços a todos
Renato, bom dia!
Penso em colocar bloqueio na minha viatura (troller 2.8 2004), e tenho dúvidas parecidas com a sua.
Uma coisa é certa:
Voce precisa definir o seu uso.
Para passeios, e trilha pesada, 100% traseira e deslizante dianteira.
Raid, e provas de velocidade (passeio em areia incluso), nao é recomendável coloque deslizante na dianteira (aprendi isso esta semana).
Peço que informe aqui no forum a sua decisão final, e o motivo, para que possamos tambem aprender com a sua futura experiencia.
Espero ter ajudado.
Pois é, essa história de eixo livra, diferencial aberto para andar na cidade, etc etc etc, eu não concordo muito não. A estabilidade do carro melhora muito com um bloqueio do tipo do truetrack. Até o freio traseiro funciona melhor.
Mas concordo contigo que o eixo dianteiro, o mais frágil, quando bloqueado fica mais susceptível a quebrar. Entretanto, com o LSD ou truetrack, ele vai atuar o tempo todo, bastando acionar a tração, o que também vai forçar mais o conjunto dianteiro em tempo integral.
Não sei como fica a dirigibilidade, mas ja me disseram que o volante fica fugindo da mão o tempo todo.
Com o selecionável na dianteira, só utiliza o bloqueio quando extremamente necessário sabendo do cuidado que tem que ser tomado.
Marcelo, penso igual a você....
Mas é o contrário do que todo mundo pensa...
Já estou acostumado a ser do contra !!!!
Abraços
Renato,
na minha ranger o truetrack foi a solução na verdade, nao uso pro offroad (pego muita estrada de chão diariamente mas nada de trilha). com o diferencial original aberto ela patinava a roda traseira de dentro com muita facilidade, hoje com o truetrac ainda patina mas o outro lado esta sempre empurrando o carro.
com relação a estabilidade e freio nao notei diferença, nem cidade, nem terra nem asfalto.
no troller ja usei todas opções kkkk lsd original na traseira, selecionavel na traseira + lsd na dianteira, selecionavel nos dois eixos, e agora automatico na traseira + selecionavel na dianteira. pro meu uso prefiro a opção de hoje.
depois posta ai a decisão e os porques.
abraço!!
Renato, bom dia!
Penso em colocar bloqueio na minha viatura (troller 2.8 2004), e tenho dúvidas parecidas com a sua.
Uma coisa é certa:
Voce precisa definir o seu uso.
Para passeios, e trilha pesada, 100% traseira e deslizante dianteira.
Raid, e provas de velocidade (passeio em areia incluso), nao é recomendável coloque deslizante na dianteira (aprendi isso esta semana).
Peço que informe aqui no forum a sua decisão final, e o motivo, para que possamos tambem aprender com a sua futura experiencia.
Espero ter ajudado.
Frederico,
porque diz que aprendeu isso essa semana?
ja participei uma copa troller com selecionavel na traseira e lsd na dianteira e nao notei problemas (mas corri uma vez então minha analise é bastante limitada).
penso em participar mais de raids agora e estou receoso com meu automatico na traseira...
abraço!
Frederico Mendes
10/04/2013, 08:52
Frederico,
porque diz que aprendeu isso essa semana?
ja participei uma copa troller com selecionavel na traseira e lsd na dianteira e nao notei problemas (mas corri uma vez então minha analise é bastante limitada).
penso em participar mais de raids agora e estou receoso com meu automatico na traseira...
abraço!
Vermeio, copa troller, é rally de regularidade, dá para fazer até no 4x2.
Levantei esta questão no TC a uma semana, e foi o que me falaram.
Veja parte dos comentários postados la:
" Fred.
Cara, essa opção dos deslizante na frente parece ser boa, mas vou te falar que as vezes atrapalha, principalmente em deslocamentos em que voce não quer ou não pode desligar as rodas livres...
Eles principalmente em velocidades maiores atrapalham as manobras...
Falo isso porque alguns colegas aqui optaram por esse esquema e depois tiraram por conta disso...
Para rallye se torna impraticável porque a roda livre não é automática...
Na frente só casa bem mesmo um selecionável que ai você tem a opção de 4X4 com e sem bloqueio...
"Frederico,Na dianteira somente bloqueios selecionaveis. E nada mais. Eu nao colocaria LSDs na dianteira e aqui estao minhas razoes: quando vc realmente precisar isso nao ira te ajudar (nao é de fato um bloqueio). E quando vc nao precisar ele vai te atrapalhar.
Se vc nao quer investir o valor para o selecionavel nos dois eixos, coloque no eixo traseiro e deixe o dianteiro como esta. Economize este din din (da instalacao e/ ou da compra reforca do LSD) para comprar mais um em outra oportunidade.
Abs
MJ"
"MJ ... pelo visto cada um tem suas opiniões e experiências - k bom rsrsrs ... eu discordo que o bloqueio automático não te ajuda ... ajuda e muito !!! eu uso o TRPC da Ensimec (óleo com aditivo = eixo traseiro original) no eixo dianteiro do T4 e já usei muito mais na F75 Tatanka ... na minha visão é assim: tô no maior gás mantendo o tempo num Raid e faço uma curva e lá está o fojo seguido de subida bem lisa ... não dá tempo de ficar parando pra acionar ar ou chave elétrica é pé na bomba e deixa o sistema funcionar que vai te ajudar e muiiitooo .... claro que você tem de estar ligado para controlar a VTR pois ela vai pra onde a roda tá virada rsrsrs mas se for o 100% é bem mais difícil ... depois da encrenca é só aliviar o pé que não dá diferença na direção .... esta é a minha impressão !. Já se você quer a VTR pra trilha-trilha sem preocupação com tempo, concordo, os selecionáveis são mais eficazes e dóceis (ou brutos). E se a grana é só pra 01 selecionável, tasca no eixo dianteiro mas mantem o bloqueio traseiro pois se não servisse pra nada, não vinha na VTR. Estes são meus cents . Boa noite que cansei de trabalhar ...
[ ]´s 4x4
qUác !!!"
Enfim, para cada tipo de uso, tem-se uma configuração.
Pelo menos foi isso que eu entendi.
Ainda nao montei a minha melhor configuração.
Mas, estamos sempre aprendendo, é o que penso.
;-)
AlemãoRS
10/04/2013, 09:09
Não entendi o motivo de não usar bloqueios tipo lsd na diateira, carros de rali de tração dianteira utilizam esse sistema.
" Fred.
Cara, essa opção dos deslizante na frente parece ser boa, mas vou te falar que as vezes atrapalha, principalmente em deslocamentos em que voce não quer ou não pode desligar as rodas livres...
Falo isso porque alguns colegas aqui optaram por esse esquema e depois tiraram por conta disso...
Na frente só casa bem mesmo um selecionável que ai você tem a opção de 4X4 com e sem bloqueio...
"Frederico,Na dianteira somente bloqueios selecionaveis. E nada mais. Eu nao colocaria LSDs na dianteira e aqui estao minhas razoes: quando vc realmente precisar isso nao ira te ajudar (nao é de fato um bloqueio). E quando vc nao precisar ele vai te atrapalhar.
Se vc nao quer investir o valor para o selecionavel nos dois eixos, coloque no eixo traseiro e deixe o dianteiro como esta. Economize este din din (da instalacao e/ ou da compra reforca do LSD) para comprar mais um em outra oportunidade.
Abs
MJ"
"MJ ... pelo visto cada um tem suas opiniões e experiências - k bom rsrsrs ... eu discordo que o bloqueio automático não te ajuda ... ajuda e muito !!! eu uso o TRPC da Ensimec (óleo com aditivo = eixo traseiro original) no eixo dianteiro do T4 e já usei muito mais na F75 Tatanka ... na minha visão é assim: tô no maior gás mantendo o tempo num Raid e faço uma curva e lá está o fojo seguido de subida bem lisa ... não dá tempo de ficar parando pra acionar ar ou chave elétrica é pé na bomba e deixa o sistema funcionar que vai te ajudar e muiiitooo .... claro que você tem de estar ligado para controlar a VTR pois ela vai pra onde a roda tá virada rsrsrs mas se for o 100% é bem mais difícil ... depois da encrenca é só aliviar o pé que não dá diferença na direção .... esta é a minha impressão !. Já se você quer a VTR pra trilha-trilha sem preocupação com tempo, concordo, os selecionáveis são mais eficazes e dóceis (ou brutos). E se a grana é só pra 01 selecionável, tasca no eixo dianteiro mas mantem o bloqueio traseiro pois se não servisse pra nada, não vinha na VTR. Estes são meus cents . Boa noite que cansei de trabalhar ...
[ ]´s 4x4
qUác !!!"
;-)
frederico,
vou discordar ok?! kkkk
nao sei daonde tiraste que rally porque é de regularidade se faz em 4x2, estas totalmente enganado. talves voce ja tenha feito algum que era a 4x2 mas não é regra ok?!
pensei que havia tido uma experiencia em relação a isso que te levou a mudar de ideia quanto ao lsd dianteiro, importante conseguir opiniões tanto técnicas quanto praticas (sempre levo isso em conta antes de tomar minhas decisões quanto ao jipe).
para mim nao atrapalhou, usei por aproximadamente um ano e meio o lsd na dianteira (somente um rally/raid/nao qual o nome correto no restante do uso em cidade, viagem e trilha).
tenho um amigo que usou dois bloqueios lsd em uma l200 para correr os sertões, para ele foi a ideia mais acertada, se o pessoal no geral usa mesmo nao saberia lhe dizer. talvez ele seja o errado tambem né?!
sem duvida sempre aprendendo, por isso que participamos e discutimos!
um abraço
Renato Fraga
10/04/2013, 10:01
Renato,
na minha ranger o truetrack foi a solução na verdade, nao uso pro offroad (pego muita estrada de chão diariamente mas nada de trilha). com o diferencial original aberto ela patinava a roda traseira de dentro com muita facilidade, hoje com o truetrac ainda patina mas o outro lado esta sempre empurrando o carro.
com relação a estabilidade e freio nao notei diferença, nem cidade, nem terra nem asfalto.
no troller ja usei todas opções kkkk lsd original na traseira, selecionavel na traseira + lsd na dianteira, selecionavel nos dois eixos, e agora automatico na traseira + selecionavel na dianteira. pro meu uso prefiro a opção de hoje.
depois posta ai a decisão e os porques.
abraço!!
Pois é, essa história de patinar demais a roda de dentro da curva, numa estrada com curvas fechadas e pista molhada, pode ser o estopim para você perder a traseira do carro.
Relativo aos freios, eu entendo que melhora sim, pois no caso da minha Dakota que tem ABS traseiro, mas o sensor fica na coroa do diferencial, e portanto não sabe se apenas umas das rodas travou ou não, ele obriga que as duas rodas continuem virando juntas mesmo nessa hora.
Originalmente meu caro tinha track lock, depois que troquei o eixo, ficou com diferencial aberto, e notei uma diferença muito grande no desempenho do carro.
" Fred.
Abs
MJ"
[ ]´s 4x4
qUác !!!"
;-)
Pois é, uma boa explanação a respeito da utilidade de cada dispositivo.
Penso eu que na dianteira, um LSD que só funciona com as duas rodas no chão, vai ter muito mais chance de deixar de funcionar do que na traseira. Se tivesse rodas livres automáticas, outro problema, uma das rodas livres sempre estará desarmando com o LSD no diferencial, mesmo sem a tração engatada.
Como meu carro é para trilha, acho que meu raciocínio está correto.
PAra raly, onde a velocidade é maior e os obstáculos não são tão travados, o LSD em ambos os eixos pode colaborar ainda mais que os selecionáveis que é recomendado estar com o carro parado para acioná-los. Em tese se estiver em linha reta, poderia também, mas o fabricante (eaton) não recomenda.
Certo mesmo seria usar um bloqueio lsd com seleção de travá-lo em 100%. Existe, porém pouco difundido por aqui.
Existe um modelo da marca ALBARUS, que possui embreagem e um eletroimã que aumenta significativamente a pressão na embreagem travando o diferencial.
Vantagens: numa pegada mais firme, meso travado, pode permitir um pequeno escorregamento aliviando o impacto minimizando os danos aos componentes envolvidos. Pode ser acionado com o carro em movimento, seja a condição que for. Obtêm-se a melhor divisão de força entre as duas rodas do eixo.
Desvantagem: depende da integridade da embreagem para funcionar, se o motorista não tomar os devidos cuidados, pode danificar todo o diferencial "fritando" a embreagem.
Outro modelo que eu particularmente sou fã é o ELECTRAC. Um bloqueio torsen tal como o truetrack, com a opção de travá-lo em 100%.
Vantagem: as mesmas que eu descrevi acima levando em conta que não existe embreagem para estragar. quando travado, está 100% realmente não permitindo escorregamento algum.
Desvantagen: o que faz o travamento selecionável é uma luva de engate cujo garfo fica do lado externo do diferencial precisando fazer uma abertura na tampa do diferencial. Existe um atuador elétrico que comanda esse garfo, e tudo isso fica muito exposto em uma região muito susceptível a pedras, lama, etc etc etc. É o diferencial, campeão nos Rock Crawlin, porém a maioria dessas competições não encara muita lama.
Abraços a todos
Frederico Mendes
10/04/2013, 10:06
frederico,
vou discordar ok?! kkkk
nao sei daonde tiraste que rally porque é de regularidade se faz em 4x2, estas totalmente enganado. talves voce ja tenha feito algum que era a 4x2 mas não é regra ok?!
pensei que havia tido uma experiencia em relação a isso que te levou a mudar de ideia quanto ao lsd dianteiro, importante conseguir opiniões tanto técnicas quanto praticas (sempre levo isso em conta antes de tomar minhas decisões quanto ao jipe).
para mim nao atrapalhou, usei por aproximadamente um ano e meio o lsd na dianteira (somente um rally/raid/nao qual o nome correto no restante do uso em cidade, viagem e trilha).
tenho um amigo que usou dois bloqueios lsd em uma l200 para correr os sertões, para ele foi a ideia mais acertada, se o pessoal no geral usa mesmo nao saberia lhe dizer. talvez ele seja o errado tambem né?!
sem duvida sempre aprendendo, por isso que participamos e discutimos!
um abraço
Vermeio, eu não disse que se faz em 4x2, eu disse que dá para fazer, é diferente.
As edições da Copa Troller daqui de Vitória, vi competidor participando em 4x2 (um amigo meu estava com a tração com problemas). Afinal, regularidade não é "quem chega primeiro", e sim, quem vai na toada correta.
Mas eu lhe confesso uma coisa quanto mais eu pesquiso sobre bloqueios, com mais dúvidas eu fico...
Até porque grande parte dos comentários, sao de vendedores, aí voce ja viu...
Frederico Mendes
10/04/2013, 10:14
Renato, apenas pós a minha postagem eu vi a sua (foi quase no mesmo tempo).
Como eu disse, quanto mais eu busco de informação sobre bloqueio, mais aumenta a minha dúvida, pois cada caso é um caso.
Penso que o correto é ver qual vai ser efetivamente o uso para assim escolher o modelo que se melhor se aplica.
Uma dúvida.. este "albarus" é facil encontra-lo no Brasil, e serve no Troller - dana44?
Renato Fraga
10/04/2013, 10:41
Vermeio, eu não disse que se faz em 4x2, eu disse que dá para fazer, é diferente.
As edições da Copa Troller daqui de Vitória, vi competidor participando em 4x2 (um amigo meu estava com a tração com problemas). Afinal, regularidade não é "quem chega primeiro", e sim, quem vai na toada correta.
O problema que para andar na toada correta, o navegador tem que ter certeza da distância percorrida. Com o carro em 4x2, ele patina muito e dá muito mais trabalho para o navegador conferir as marcações.
Em 4x4, tudo fica mais fácil, mesmo que o terreno não necessite de tração integral.
Renato Fraga
10/04/2013, 11:00
Renato, apenas pós a minha postagem eu vi a sua (foi quase no mesmo tempo).
Como eu disse, quanto mais eu busco de informação sobre bloqueio, mais aumenta a minha dúvida, pois cada caso é um caso.
Penso que o correto é ver qual vai ser efetivamente o uso para assim escolher o modelo que se melhor se aplica.
Uma dúvida.. este "albarus" é facil encontra-lo no Brasil, e serve no Troller - dana44?
Em primeiro lugar preciso fazer uma correção.
Eu escrevi errado o nome do bloqueio. Não é ALBARUS, mas sim ALBURN gear.
O nome do produto é ECTED.
"The ECTED Max is a selectable traction device; an on/off switch is mounted near the driver. When “off” – the clutch pack (7), which is located behind the side gear (6) provides the limited slip mode. As torque increases, the separating forces within the differential gears increase, causing the clutch pack to be compressed and thereby providing bias torque to the high traction wheel – your performance limited slip differential action. When selected “on”, current is sent to the electromagnetic coil (8). The coil is retained by a clip that fits over one of the bearing cap bolts, making it non-rotational. The coil rides on a ball bearing (9). The ball bearings spin with the differential case (10).
http://www.auburngear.com/aftermarket/images/gallery/ECTED.jpg
The coil creates a magnetic flux so that the pilot cone (1) is pulled into engagement with thedifferential case (10). This frictional engagement causes the bearing balls (2) to ride up on a ramp machined into the side gear (3). This radial travel of the balls (2) also causes lateral movement of the side gear (3). The lateral movement of the side gear (3) applies a force onto the center block (4). The center block (4) has an elongated hole that the center pin (5) fits through, allowing it to float. The center block (4) applies force to the opposite side gear (6), compressing the clutch pack (7) giving the user a solid axle assembly – the spool/locker performance you desire at the strip or off-road.
ECTED Max™ Advantages
ECTED Max gearing is made from aircraft quality, 9310 heat-treated billet steel to make it as tough as nails!
ECTED Max can be switched on or off “on the fly,” at any road speed.
ECTED Max does not have any shift forks or pins that must be lined up to obtain locker mode.
ECTED Max is quiet – say good-bye to noisy lockers!
ECTED Max is backed by an industry-leading one-year warranty, just like all Auburn Gear Performance Differentials.
ECTED Max is backed by the industry-exclusive program. D-REX = Differential – Replacement EXchange Program.
ECTED Max can be used in front axle applications – with or without lockout hubs.
ECTED Max is the only selectable locker that offers both limited slip and locker modes. Forget the rest - go with the best!
Important Note: The ECTED Max is not recommended for use in front axles that feature an "Inter-Axle Disconnect."
In the product configurations offered, ECTED Max is the only selectable locker that offers both limited slip and locker modes. For get the rest - go for the best"
http://www.auburngear.com/aftermarket/images/gallery/ECTED2.jpg
No Brasil eu nunca vi à venda, mas importando você consegue comprar. Um amigo que mora na Venezuela, tem uma Cherokee XJ com eixos dana 44 e tem 2 desses bloqueios nela. É só elogios...
Na QUADRATECH você encontra o bloqueio compatível com o Troller: http://www.quadratec.com/products/16100_708.htm
ABRAÇÃO
O problema que para andar na toada correta, o navegador tem que ter certeza da distância percorrida. Com o carro em 4x2, ele patina muito e dá muito mais trabalho para o navegador conferir as marcações.
Em 4x4, tudo fica mais fácil, mesmo que o terreno não necessite de tração integral.
E as provas da copa troller são todas levantadas e planilhadas em 4x4, então se correr em 4x2 vai dar diferença de ôdometro com certeza...
[]´s
Frederico Mendes
10/04/2013, 12:48
Renato, 740,00 dolares...
1500 reais...
um 100% eletrico no brasil é na casa dos 3000 reais...
Será que se fechar a compra, via net, ela chega até o Brasil?
com os impostos, sabe se fica próximo às 3 pilas???
Tenho medo de fechar compra de valor caro em sites estrangeiros e ou sites desconhecidos.
Obrigado pela dica.
Como eu disse anteriormente, quanto mais eu pesquiso, mais embaralho a minha mente... hehehe
Renato Fraga
10/04/2013, 13:22
A boa notícia é que a Quadratech entrega no Brasil !!!!!!!!!
Renato
a questão dos freios realmente faz sentido, a minha tambem tem o abs traseiro
pergunta: porque nao quis colocar o 100% nos dois eixos?
pesquisei muito sobre o electrac, julgo como o ideal para a dianteira(sei que pensas diferente mas nao estou convencido hehehe) mas a falta de informações sobre a confiança no equipamento me levou a dispensar esta opção
PS: agora que vi os outros posts, tinha olhado a venda esse auburn mas ate hoje nao conhecia comentários, pelo que vi o funcionamento do 100% é como o elocker so tem os discos que trabalham sempre que ele esta destravado. é isso?
frederico,
no meu caso na copa troller deu uma chuvarada no dia anterior que fez atoleiros em passagens normais (para minha alegria kkk).
mas pretendo participar da transcatarina esse ano que pelo que se ve no site e em relatos o atoleiro pega! assim espero
quanto aos bloqueio tambem ja tive muitas duvidas, tanto que acabei optando pelo detroit na traseira justamente para nao existir qualquer manutenção ou cabos ou mangueiras etc. tive uma experiencia desagradavel com o macrotorque...
apesar de que talvez hoje fosse comprar dois e-locker, o meu dianteiro funciona como um relógio, recomendo!
abraços
Rodrigo Baratti
10/04/2013, 14:29
Penso bem parecido, se o uso for mais em trilha, essa a melhor opção.
Pois a prioridade é a tração, principalmente em erosões.
Mas se usar no dia a dia na cidade o selecionável atras fica mais "confortável".
[]'s
Renato Fraga
10/04/2013, 16:37
Renato
pergunta: porque nao quis colocar o 100% nos dois eixos?
pesquisei muito sobre o electrac, julgo como o ideal para a dianteira(sei que pensas diferente mas nao estou convencido hehehe) mas a falta de informações sobre a confiança no equipamento me levou a dispensar esta opção
tinha olhado a venda esse auburn mas ate hoje nao conhecia comentários, pelo que vi o funcionamento do 100% é como o elocker so tem os discos que trabalham sempre que ele esta destravado. é isso?
Não coloquei 100% nos dois eixos porque não tinha grana para comprar os 2 e porque quero me livrar do diferencial aberto na traseira.
O alburn tem um eletroimã igual ao do elocker, porém a função dele é pressionar a embreagem do diferencial para que ele não escorregue mais, deixando o eixo 100%. Como expliquei anteriormente, tem a vantagem de permitir que o acionamento seja feito em qualquer situação e numa pegada mais forte, ele acaba deixando escorregar um pouco aliviando a pancada. Dentro do carro tem um botão igual ao do elocker.
Mas se usar no dia a dia na cidade o selecionável atras fica mais "confortável".
[]'s
Mas onde e quando um diferencial LSD afeta o "conforto"???
Não coloquei 100% nos dois eixos porque não tinha grana para comprar os 2 e porque quero me livrar do diferencial aberto na traseira.
O alburn tem um eletroimã igual ao do elocker, porém a função dele é pressionar a embreagem do diferencial para que ele não escorregue mais, deixando o eixo 100%. Como expliquei anteriormente, tem a vantagem de permitir que o acionamento seja feito em qualquer situação e numa pegada mais forte, ele acaba deixando escorregar um pouco aliviando a pancada. Dentro do carro tem um botão igual ao do elocker.
parece muito interessante mesmo... seria o melhor dos dois mundo e com estas vantagens que voce falou...
nao lembro qual dos bloqueios dizia no site que garantia ate um determinado tamanho de pneu, será que eles dizem isso?
MARCELOLUCHESI
10/04/2013, 21:13
[]'s
Rodrigo o True trac no eixo traseiro é fantástico não atrapalha em nada na cidade e manobras e na estrada, quando imprime torque em curvas ele nao gruda que nem um Eton deteoit Locker, ou outro bloqueio automático, que tenderia o veiculo q sair mais de frente.
E no barro é muito bom, e traciona bem melhor que o trac lock original. Em trilhas mais pesadas ajuda bastante, mas o ideal é ter 2 true trac ou 1 que seje 100%
MARCELOLUCHESI
10/04/2013, 21:25
parece muito interessante mesmo... seria o melhor dos dois mundo e com estas vantagens que voce falou...
nao lembro qual dos bloqueios dizia no site que garantia ate um determinado tamanho de pneu, será que eles dizem isso?
Se nao me engano é o e-Locker. E isso é ponto favorável para o ARB, apesar de ser mais caro em função do compressor e é o mais famoso Locker que existe e robusto também.
Mas o e Locker também tem planetárias reforçadas, instalação mais simples e menos suscetíveis a risco de parar o funcionamento. Pois nao envolve compressor, mangueiras. É somente um fio que é ligado no diferencial, criando um campo magnético na peça.
porém tem esse lance da garantia.
eu tenho a 2 anos nunca me incomodei e uso num dana 30 com pneu 33
Se nao me engano é o e-Locker. E isso é ponto favorável para o ARB, apesar de ser mais caro em função do compressor e é o mais famoso Locker que existe e robusto também.
Mas o e Locker também tem planetárias reforçadas, instalação mais simples e menos suscetíveis a risco de parar o funcionamento. Pois nao envolve compressor, mangueiras. É somente um fio que é ligado no diferencial, criando um campo magnético na peça.
porém tem esse lance da garantia.
eu tenho a 2 anos nunca me incomodei e uso num dana 30 com pneu 33
Marcelo
pois e. Escolhi o elocker por estas razoes de facilidade de instalação e custo mais acessível.
Uso com pneus 37 recap na dianteira faz um ano e meio sem problema algum.
Mas acho que estamos desviando o tópico do Renato.
A questão é a dele. Em qual eixo colocar qual bloqueio.
Rodrigo Baratti
11/04/2013, 10:27
Mas onde e quando um diferencial LSD afeta o "conforto"??
Rodrigo o True trac no eixo traseiro é fantástico não atrapalha em nada na cidade e manobras e na estrada, quando imprime torque em curvas ele nao gruda que nem um Eton deteoit Locker, ou outro bloqueio automático, que tenderia o veiculo q sair mais de frente.
Respondido e corrigido, se não canta pneus nem estala, ótimo.
Renato Fraga
17/04/2013, 09:37
Amigos, nesta última segunda feira instalei o true track na traseira da minha viatura.
A primeira impressão foi ótima, ainda não fiz trilha, mas o comportamento do carro mudou muito para melhor.
Hoje o elocker está sendo instalado na dianteira.
Se tudo der certo, sabadão vou testar.
Abraços
jaime_sandim
17/04/2013, 11:00
Renato
estou pra colocar um bloqueio no meu troller e estava pensando no detroit locker vi que voce colocou o true track.
pode me dizer o porque? quais as diferenças que voce acho melhor no truetrac?
ele é 75% e o detroit é 100%, correto?
fiquei curioso mesmo nas diferenças,li o site da eaton e pelo texto o detroit locker diz que indicado pra uso offroad por bloquear 100% e tal
abraços.
Renato Fraga
17/04/2013, 12:42
Olá Jaime.
Pois bem, o eaton true track é um diferencial LSD, vulgarmente chamado de 70%, mas que não tem nada em comum com os demais diferenciais LSD que encontramos no mercado, a maioria deles dotados de um dispositivo de fricção.
Diante disso, o funcionamento do True Track é muito melhor, em termos de eficiência e durabilidade. É fato que para ele atuar, as duas rodas devem estar recebendo carga. Se uma sair do chão ele perde sua ação.
Para um carro que não é exclusivo de trilha, ele oferece algumas vantagens, pois um diferencial aberto em uma Pick Up deixa a traseira muito solta e a roda interna da curva patina com muita facilidade. Com o true track, a estabilidade aumenta significativamente.
O detroit Locker é um excelente diferencial para o uso mais hard. Na verdade ele é um desbloqueio. Ambas as rodas viram na mesma velocidade, e quando se efetua uma curva, ele libera a roda externa que vai estar virando um pouco mais rápido. O ruim disso é que o carro acaba ficando calçado apenas na roda interna, que patina com mais facilidade, força mais o semi eixo e pode deixar o carro com um comportamento mais áspero, jogando a frente para o lado contrário que se deseja ir, ou saindo de traseira com muita facilidade.
PAra trilhas, realmente é excelente, mas eu ainda prefiro um diferencial selecionável que não traz problema algum para o carro no uso normal e quando necessário, dispõe de 100% de tração nas duas rodas.
Abração
jaime_sandim
17/04/2013, 14:19
Renato
entendi agora o funcionamento do Truetrac e a diferenças pro detroit
e pra mim teria que ser o detroit ou elocker
sempre fui mais fã do elocker por ser selecionável,e não atrapalhar e nem um momento o uso onroad
porem tem uma diferença considerável de preço.
e como li alguns relatos positivo do detroit estava me decidindo por ele.
essa duvida esta me pegando a tempo.
meu maior medo é o jipe fica como voce disse jogando ou estralando.
abraços e conta como ficou a Deep Purple com os bloqueios instalados
Renato Fraga
17/04/2013, 15:11
Podexá !!!!!!!!!!!!!!!!!
Renato Fraga
19/04/2013, 22:36
Bloqueio Elocker instalado na dianteira.
Amanhã tem trilha. Vamos ver no que dá !!!!
Abração a todos
Marcelopi
13/05/2013, 20:22
Amigos, nesta última segunda feira instalei o true track na traseira da minha viatura.
A primeira impressão foi ótima, ainda não fiz trilha, mas o comportamento do carro mudou muito para melhor.
Hoje o elocker está sendo instalado na dianteira.
Se tudo der certo, sabadão vou testar.
Abraços
Alguma novidade sobre os bloqueios ????
Renato Fraga
14/05/2013, 16:27
Sim, bloqueios instalados e em atividade desde o dia 19/04.
No dia 20 fiz uma trilha, sem grande dificuldades, nem cheguei a usar o bloqueio dianteiro.
O truetrack na traseira realmente faz toda a diferença.
Sem contar que o carro ficou outro para o uso urbano rodoviário.
Quando achar um desafio realmente à altura do meu carro, eu posto novas impressões.
Abraços
Abraços a todos
Renato, onde comprou o elocker para Defender? Pois pesquisei um pouco e me informaram que não tinham para defender.
abç
Renato Fraga
31/05/2013, 10:23
Amigo, meu carro não é land rover, mas você vai achar o que procura nesses contatos que coloquei abaixo.
O site está temporariamente fora do ar, mas tem que estar na cabeceira dos landeiros.
Fala com o Juliano que ele resolve.
LandParts (http://www.landparts.com.br/)
4x4@landparts.com.br
(47) 3375 - 3000
Abraços
Amigo, meu carro não é land rover, mas você vai achar o que procura nesses contatos que coloquei abaixo.
O site está temporariamente fora do ar, mas tem que estar na cabeceira dos landeiros.
Fala com o Juliano que ele resolve.
LandParts (http://www.landparts.com.br/)
4x4@landparts.com.br
(47) 3375 - 3000
Abraços
Muito obrigado Juliano
Casa da transmissão4x4
21/06/2013, 10:21
Um dos melhores bloqueios que eu acho e o e-loker pois e selecionavel e custo mais baixo. Mas isso e opiniao minha.
Att.
haundrich
21/06/2013, 20:33
Eu instalei e-locker na traseira e passei o LSD da traseira para a dianteira.
MASSS.... Eu devia ter posto o e-locker na dianteira: Pois em deslocamentos que não dá para desligar a roda livre, percebo que o LSD na dianteira está atuando e puxando a direção. Pior ainda se tiver trecho de 500 metros de asfalto. Eu não fico descendo do carro para desligar roda livre toda hora. O LSD na dianteira tá lá , fritando de vez em quando, não bom isso. :parede:
Tô pesquisando se compro e-locker, detroit locker ou true track para a traseira: Porque não me agrada muito a idéia de ficar ligando toda hora o botão do e-locker na traseira a cada laminha que tiver que atravessar.. Ainda mais se um dos eixos estiver patinando no momento do acionamento..
Marcelopi
21/06/2013, 21:18
Não tem receita de bolo !!! Cada caso é um caso.
Uso no T4 Truetrac tanto na dianteira como na traseira. Acho que fica em um meio termo entre o original e dois selecionáveis, como os e-Locker
Não me agrada a idéia de perder bloqueio na traseira "full time" , portanto sai fora do selecionável na traseira.
Gosto do desempenho do Truetrac na dianteira. Posso rodar a velocidades altas, e ainda contar com o bloqueio, o que não daria para fazer com um e-locker.
Mas , ninguem almoça gratis !!! Como disse, em situações extremas ele é pior que dois bloqueios 100 % acionados . Mas ainda prefiro os bloqueios atuando sempre, e a qualquer velocidade, como no caso dos dois Truetrac !!!!!
jaime_sandim
21/06/2013, 22:47
Eu instalei e-locker na traseira e passei o LSD da traseira para a dianteira.
eu tambem estou colocando e-locker na traseira do troller e estava pensando em passar o LSD pra dianteira mas agora estou pensando seriamente no bloqueio Spartan...me pareceu interessante e o mais importante barato :D
MASSS.... Eu devia ter posto o e-locker na dianteira: Pois em deslocamentos que não dá para desligar a roda livre, percebo que o LSD na dianteira está atuando e puxando a direção. Pior ainda se tiver trecho de 500 metros de asfalto. Eu não fico descendo do carro para desligar roda livre toda hora. O LSD na dianteira tá lá , fritando de vez em quando, não bom isso. :parede:
mas se voce desligar a tração (botão no 4x2) mesmo com a roda livre em 4x4 o bloqueio não vai atuar.
o meu LSD já não esta bloqueando nada.:freaking:
Tô pesquisando se compro e-locker, detroit locker ou true track para a traseira: Porque não me agrada muito a idéia de ficar ligando toda hora o botão do e-locker na traseira a cada laminha que tiver que atravessar.. Ainda mais se um dos eixos estiver patinando no momento do acionamento..
mas ai que esta a finalidade do bloqueio selecionável. chegou no enrosco liga ele passou desliga.
:discordo: jamais acione o bloqueio com os eixos em movimento(patinando) ligue antes do obstaculo.
abraços.
haundrich
23/06/2013, 11:54
Jaime
Mesmo com botão da tração desligado (ficando em 4x2), mas deixando a roda livre acionada na posição 4x4, o LSD fica fritando na dianteira.
Penso que isso deve ocorrer com qualquer bloqueio tipo LSD ou TORSEN instalado na dianteira. Para evitar isso, tem que descer do carro e desligar a roda livre.
Posso dizer isso por experiência própria: Eu já tive LSD na traseira e LSD na dianteira juntos, é o máximo em conforto mesmo. Mas percebi três coisas:
Uma é que em trilha ou obstáculo mais pesado, tenho que acelerar mais para acontecer a atuação do bloqueio. Até ai tudo bem.
Segundo, já aconteceu do carro ficar todo apoiado só de um lado, subida encostada no barranco trancando o giro dos pneus lado motorista e os bloqueios (que tinham sido revisados) não teve mais força para atuar, deixaram o diferencial deslizar e se eu insistisse, fritaria os discos. Tive que terminar a subida na base do guincho.
Em terceiro, o bloqueio dianteiro desgastou prematuramente, em menos de 6 meses. Eu ia no sítio do sogro umas duas vezes por mês, 30 kms em estrada de barro. Nos domingos de chuva, fazia esse trecho já com roda livre acionada. Se chove 2 vezes por mês, então foi muito pouco uso da tração.
A questão é a roda livre acionada + LSD. Na dianteira, a diferença de rpm entre as duas rodas dianteiras no esterço é maior do que o que ocorre no eixo traseiro, o que provoca atuação do LSD. Em minha opnião, LSD funciona bem somente no eixo traseiro, quando se trata de durabilidade.
ah , Jaime, pode ficar sossegado, eu evito ligar o e-locker com eixos patinando no extremo, sei que isso é jogar dinheiro fora. Eu quis dizer que é um saco ficar ligando/desligando o bloqueio a cada lama que aparece.
E tem detalhe, não sei se só eu que percebi. O e-locker demora um pouco para soltar. Tem que andar um pouco livre, terreno mais solto, até ele se "se soltar", o que acho que é normal para esse sistema. Descobri isso quando parei, desliguei o e-locker, e entrei no asfalto para fazer o retorno. Escutar pneu 34 pols urrando devagarinho nessa manobra foi impressionante.
eu tambem estou colocando e-locker na traseira do troller e estava pensando em passar o LSD pra dianteira mas agora estou pensando seriamente no bloqueio Spartan...me pareceu interessante e o mais importante barato :D
mas se voce desligar a tração (botão no 4x2) mesmo com a roda livre em 4x4 o bloqueio não vai atuar.
o meu LSD já não esta bloqueando nada.:freaking:
mas ai que esta a finalidade do bloqueio selecionável. chegou no enrosco liga ele passou desliga.
:discordo: jamais acione o bloqueio com os eixos em movimento(patinando) ligue antes do obstaculo.
abraços.
Renato Fraga
23/06/2013, 20:18
Pois bem amigos, um diferencial LSD semelhante ao original do Troller, o TrackLock, tem um funcionamento bem diferente de um diferencial torsen.
O Trosen quando o diferencial não recebe força, ele fica bem solto. Sua ação não se dá por atrito ,mas sim por uma razão de 3x1 das suas engrenagens.
Já o TrackLock funciona por atrito nos discos de embreagem que ele possui. Quando recebe força, a embreagem cola e evita o deslizamento. Quando sem força, atua apenas na pré-carga da mola que existe nesse sistema. É aí que está o problema. Apenas na pré-carga, a embreagem se desgasta com mais facilidade. É o que ocorre quando uma das rodas perde contato com o solo. O disco frita porque não tem força para colar.
Usar um Track Lock na dianteira acaba ocorrendo o mesmo. Em 4x2 com a roda livre ligada, sempre que houver diferença de rotação entre as rodas, a embreagem vai escorregar sem força, desgastando os discos. Isso resulta ainda nos golpes no volante.
Um diferencial torsen funciona de uma forma muito mais suave e eficiente na dianteira.
Abraços
Casa da transmissão4x4
23/06/2013, 21:18
E estranho algumas situações, um cliente meu de Cuiaba me disse que esta montando mais o bloqueio do tipo 75% do que um e-locker, segundo ele o e-locker dispara a força recebida imediata para as rodas, já o 75% não faz isso, então no caso de um local com muita lama (região pantaneira e brejo) ele faz mais efeito que um 100%.
haundrich
24/06/2013, 08:09
LSD 75% funciona bem, com muito conforto e suavidade, aliviando a transmissão, apenas tem um limite.
No site da Eaton:
e-locker: é o preferido pelos amantes de Rock Crawling.
True Track: Ideal para utilização Off-Road leve.
Detroit Locker: Aprovado e utilizado pelos amantes de performance e Off-Road - Utilizado em veículos da Nascar Racing.
jaime_sandim
24/06/2013, 14:29
Haundrich,
entendi oque voce quis dizer :concordo:
principalmente na sugunda situação que comentou,o LSD não se compara com um bloquei 100% no uso extremo
nunca usei o LSD na dianteira,pretendo instalar essa semana o LDS originalmete traseiro na dianteira do meu troller.
apesar deu eu não gostar muito pensei que seria melhor que nada
voce recomenda? ou acha que vai trazer mais problemas que benefícios?
futuramente vou colocar e-locker na dianteira mas agora com a grana curta ia de LSD mesmo
abraços
haundrich
24/06/2013, 15:20
Olha Jaime, não recomendo porque vai desgastar rápido.
R$ 600,00 para o kit de reparo de discos para Dana 44.
A não ser que vc vai comprar bloqueio novo para a dianteira em breve e jogar esse LSD de discos no lixo, que é o que estou fazendo.
E tô mais afim de colocar um bloqueio automático para a traseira, para sair do liga/desliga.
Você vai perceber que o bloqueio na dianteira vai fazer mais efeito do que na traseira. Geralmente os jipes são mais pesados no eixo dianteiro. Tecnicamente, é uma pena que os jipes são tração traseira e motor dianteiro.
Haundrich,
entendi oque voce quis dizer :concordo:
principalmente na sugunda situação que comentou,o LSD não se compara com um bloquei 100% no uso extremo
nunca usei o LSD na dianteira,pretendo instalar essa semana o LDS originalmete traseiro na dianteira do meu troller.
apesar deu eu não gostar muito pensei que seria melhor que nada
voce recomenda? ou acha que vai trazer mais problemas que benefícios?
futuramente vou colocar e-locker na dianteira mas agora com a grana curta ia de LSD mesmo
abraços
Casa da transmissão4x4
24/06/2013, 15:32
Olha Jaime, não recomendo porque vai desgastar rápido.
R$ 600,00 para o kit de reparo de discos para Dana 44.
A não ser que vc vai comprar bloqueio novo para a dianteira em breve e jogar esse LSD de discos no lixo, que é o que estou fazendo.
E tô mais afim de colocar um bloqueio automático para a traseira, para sair do liga/desliga.
Você vai perceber que o bloqueio na dianteira vai fazer mais efeito do que na traseira. Geralmente os jipes são mais pesados no eixo dianteiro. Tecnicamente, é uma pena que os jipes são tração traseira e motor dianteiro.
Pois é, LSD se trocar reparo e jogar $$$ fora pois dura pouco em vista de um montado pela fabrica.
Renato Fraga
24/06/2013, 16:04
Amigos, eu raciocino da seguinte forma:
Se você tem um LSD e um selecionável 100%, coloca o selecionável na dianteira e o LSD na traseira.
Um LSD funciona satisfatoriamente bem enquanto as duas rodas do eixo em que ele está estiverem no chão.
Na minha lógica, a roda que tende a sair do chão com maior frequencia é a dianteira. Portanto, o bloqueio fica mais suscetível a perder ação.
Tendo o LSD na traseira, ele funcionará melhor e quando por algum motivo seu carro tirar uma das rodas traseiras do chão, você aciona o bloqueio selecionável dianteiro e se livra do enrosco.
Num lamaçal, o LSD funciona.
Numa subida íngreme, a roda dianteira mais uma vez tem maior tendência a perder contato com o chão.
Se você tem o LSD na dianteira, e o selecionável na traseira, perderá tração com maior facilidade em uma subida. Se a configuração for inversa, vai ter o eixo dianteiro 100%, melhorando a segurança inclusive, pois se você perde tração na dianteira subindo um barranco, o carro pode desviar para um dos lados com maior facilidade.
Outra situação: se você está caído de lado em uma vala, com duas rodas em piso de pouca aderência e duas em piso de maior aderência.
Com um 100%, o lado de maior aderência te empurra para dentro da vala dificultando você conseguir sair desse enrosco. Se é um LSD torsen, é mais fácil de você sair, pois a roda com maior aderência vai virar mais lentamente do que aquela que tem menos aderência, tendendo a compensar essa diferença.
Como disse bem lá atrás, eu uso essa configuração e não tenho do que me reclamar.
Torsen na traseira, e selecionável na dianteira.
Abraços
jaime_sandim
24/06/2013, 18:53
Haundrich e Renato voce me fizeram enxergar as coisas de outro modo :pensativo:
pensando por esse lado seria melhor deixa o LSD quetinho no eixo traseiro e colocar o e-locker na dianteira
ate ter grana pra colocar e-locker no 2 eixos
preciso definir isso logo,as peças estão na oficina e amanhã de manhã começa a montagem.
algum depoimento pra me decidir de vez?
obrigado pelas dicas
abraços a todos
jaime_sandim
24/06/2013, 18:55
uma observação o meu LSD não esta bloqueando nada atualmente e como é certo que não vou trocar os reparos por não compensar.
ainda continua sendo uma boa o e-locker na frente e o LSD na traseira?
[]´s indecisos
uma observação o meu LSD não esta bloqueando nada atualmente e como é certo que não vou trocar os reparos por não compensar.
[]´s indecisos
A pergunta não foi pra mim, mas já me metendo, se, como você diz, o seu LSD não está funcionando, EU não mexeria na dianteira. Instalaria o E-Locker na traseira, tirando o LSD que não funciona. De nada adianta instalar ele na frente se não vai lhe ajudar em nada. Só mão de obra a toa...
[]'s
jaime_sandim
24/06/2013, 21:46
valeu Loiro,
na verdade o jipe esta na oficina pra trocar as relações.
então de qualquer forma vai ser desmontado os 2 diferenciais...
já decidi que não vou usar LSD vou colocar elocker em um eixo e no outro vou deixar com satélite comum
agora a duvida e elocker na dianteira ou traseira?
lembrando que mais pra frente(daqui 1 ano aprox) vou colocar elocker no outro eixo
abs
Renato Fraga
24/06/2013, 22:19
Se vai tirar fora o track lock, então coloca o elocker na traseira.
Se deseja comprar outro bloqueio em breve, mas optará por um truetrack, coloca esse na traseira e o elocker na dianteira.
Um comentário, o truetrack colabora muito com a estabilidade do carro. O troller tem um LSD originalmente na traseira e isso certamente faz o comportamento do carro mudar se você remover esse bloqueio.
Meu carro tinha um LSD otiginal. Quando troquei os eixos, perdeu esse bloqueio. Notei que o carro ficou muito diferente para dirigir. Agora que coloquei o Truetrack na traseira, percebi que o carro voltou a se comportar adequadamente.
Abraços
Marcelopi
25/06/2013, 06:50
Renato,
Concordo com voce. Eu só usaria um bloqueio 100 % na traseira ( e-locker, ou outro) se eu usasse o carro para mais de 80% do tempo em trilhas.
Com uso misto ( 50% trilhas, para menos ) eu iria de truetrac na traseira ( como fiz ). Vai perder na trilha, mas não dá para jogar fora as qualidades de um diferencial LSD / Torsen no dia a dia !!!!!!
Optando por um 100% na traseira, quando ele estiver desligado ,perde as qualidades na condução que te dá um LSD/ Torsen.
Quanto ao e-locker na dianteira , eu tambem preferi não colocar. Não gosto da furação para os fios, e para meu uso , o Truetrac funciona bem :
- dirigibilidade excelente quando em 4x4
- não tem nada que se preocupar para o funcionamento ( fios, etc...)
- confiabilidade comprovada se comparado ao Track Lok original .
- funciona a qualquer velocidade quando em 4x4
Mas como já disse , meu uso é mais leve. Tentei tirar do carro o melhor do 4x4 mas ainda que ficasse muito bom para o dia a dia.
Aproximadamente um e-locker instalado fica ao redor de 3.000,00 . Dois Truetrac instalados fica ao redor de 4.000,00.
jaime_sandim
25/06/2013, 10:33
definido,
o e-locker foi pra dianteira seguindo conselho de voces e em conversa com meu mecânico que tambem acha que o e-locker quando desligado(on road) tem grande chances de patinar e perder o controle por causa da força do motor...
e o LSD vai continuar no lugar.
lendo as paginas anteriores gostei muito do sistema do Auburn ECTED que o Renato comentou
penso seriamente em no futuro colocar ele na traseira do troller...
como já disseram ele é o melhor dos 2 mundos.
alguem tem alguma informação sobre ele? com relação a qualidade,resistência e tal.
abraços esclarecidos :concordo:
MARCELOLUCHESI
01/07/2013, 10:51
Opa Renato concordo com você plenamente e é assim que uso também no TJ, E-locker na dianteira e Truetrac na traseira.
Acho que já disse aqui que o primeiro bloqueio 100% que for colocar, coloque na dianteira apesar de muitos pensarem ao contrário.
Na minha opinião na Lama, lavoura, arrozal, bosteiro, no PLANO é claro, o Lsd funciona melhor que o bloqueio 100%. A impressão que dá é que evita que o veiculo "afunde", devido ao trabalho do diferencial. Raramente nessa situação eu aciono o bloqueio dianteiro.
Renato eu não sei se você reparou, mas porque que para o True trac funcionar 100% a outra roda que está em "falso" deve um mínimo atrito também?
Eu já fiz o teste do macaco de erguer uma das rodas traseiras, e ir dando aceleradas curtas e rápidas 3 ou 4, e o veiculo aos poucos se move lentamente. Acho que numa situação de erosão em SUBIDA ele não teria força para mover o carro, não sei nunca testei nessa situação?!?!?
Outra dúvida Renato, você percebeu um assobio que faz o true trac quando está atuando?
abs
haundrich
01/07/2013, 11:45
Jaime
Vc pode fazer o seguinte:
Peça para o seu mecânico inserir mais um disco, ou trocar discos gastos por outros usados melhores. Normalmente eles tem um balde disso no canto da oficina. Ou usar uma mola mais forte. Isso dá alguma sobrevida, não é aquela coisa, já fiz isso.
Custa nada, eles iam jogar fora mesmo.
[]´s indecisos
haundrich
01/07/2013, 12:01
Sobre bloqueio LSD melhorar estabilidade do carro, tenho aqui minhas dúvidas.
Um de nossos colegas forista, relatou subindo a serra em Curitiba, chuva. Ao fazer a curva, com velocidae meio alta, uma das rodas pisou na faixa branca lisa e molhada. Eu entendo que isso fez patinar, e acionou o bloqueio. Com o tranco, o LSD fez a outra que estava mais firme patinar. E então o cara quase rodou na pista, deu o que fazer para trazer a S-10 de volta.
Eu penso que nessa situação, se ele tivesse com diferencial totalmente aberto, não teria levado susto. Simplesmente ia patinar a roda na parte lisa, e a outra manteria apenas a trajetória do veículo e perder velocidade para um nível mais aceitável. E isso mantém a segurança do carro.
Acredito que diferencial aberto é mais seguro que qualquer LSD, que por sua vez é infinitamente mais seguro que um diferencial soldado bloqueado.
A impressão que se tem, não é de segurança, em minha opinião. E sim, de mais capacidade de tracionar na curva (até o devido limite). Passou do limite, danou-se.
É como na Stock car, o pessoal faz curva mais rápido com diferencial bloqueado do que aberto. Pudera, a roda traseira de dentro da curva fica no ar! Tem que bloquear mesmo. Mas passou do ponto de sustentabilidade do piso, VAPT !! vai para o escanteio, por causa do bloqueio. Com diferencial aberto isso não acontece.
Renato Fraga
01/07/2013, 12:57
Sobre bloqueio LSD melhorar estabilidade do carro, tenho aqui minhas dúvidas.
Um de nossos colegas forista, relatou subindo a serra em Curitiba, chuva. Ao fazer a curva, com velocidae meio alta, uma das rodas pisou na faixa branca lisa e molhada. Eu entendo que isso fez patinar, e acionou o bloqueio. Com o tranco, o LSD fez a outra que estava mais firme patinar. E então o cara quase rodou na pista, deu o que fazer para trazer a S-10 de volta.
Eu penso que nessa situação, se ele tivesse com diferencial totalmente aberto, não teria levado susto. Simplesmente ia patinar a roda na parte lisa, e a outra manteria apenas a trajetória do veículo e perder velocidade para um nível mais aceitável. E isso mantém a segurança do carro.
Acredito que diferencial aberto é mais seguro que qualquer LSD, que por sua vez é infinitamente mais seguro que um diferencial soldado bloqueado.
A impressão que se tem, não é de segurança, em minha opinião. E sim, de mais capacidade de tracionar na curva (até o devido limite). Passou do limite, danou-se.
É como na Stock car, o pessoal faz curva mais rápido com diferencial bloqueado do que aberto. Pudera, a roda traseira de dentro da curva fica no ar! Tem que bloquear mesmo. Mas passou do ponto de sustentabilidade do piso, VAPT !! vai para o escanteio, por causa do bloqueio. Com diferencial aberto isso não acontece.
Amigo, vou dar a minha contribuição:
Nessa mesma serra que seu amigo rodou de S10 com track lock, eu rodei de Dakota com diferencial aberto também ao passar pela faixa em dia de chuva.
Tenho cono base de comparação o meu carro que originalmente usava tracklock ,depois diferencial aberto e agora truetrack. Consegui assim perceber o que o carro perdeu e ganhou.
Em primeiro lugar, um LSD, não aciona assim repentinamente. Ele atua o tempo todo, horas mais preso, horas mais solto. Um carro que tem LSD na traseira, sai mais de traseira do que um carro que tem diferencial aberto, a diferença é a forma como isso ocorre.
No diferencial aberto, quando a traseira escapa, vai de uma vez embora, ficando mais difícil calçar o carro na curva, dando um comportamento imprevisível.
No diferencial LSD, a traseira quer sair mais cedo, porém de uma forma mais suave e previsível, quando se você compensa o sobreesterço, o carro calça a traseira e a própria tração empurra o carro para dentro da curva.
E linha reta, como o dispositivo busca igualar o giro das rodas, o carro tende a ir reto com mais facilidade.
Stock car não faz curva erguendo uma roda traseira não, viu !!!
Peça para o seu mecânico inserir mais um disco, ou trocar discos gastos por outros usados melhores. Normalmente eles tem um balde disso no canto da oficina. Ou usar uma mola mais forte. Isso dá alguma sobrevida, não é aquela coisa, já fiz isso.
Custa nada, eles iam jogar fora mesmo
Trocar os discos gastos, OK, mas adicionar disco, é impossível, em como colocar mola mais forte, pois o track lock não usa mola helicoidal e sim uma arruela cônica que faz o papel de mola para dar a pré-carga nos discos.
Abraços
Renato Fraga
01/07/2013, 13:03
Renato eu não sei se você reparou, mas porque que para o True trac funcionar 100% a outra roda que está em "falso" deve um mínimo atrito também?
Eu já fiz o teste do macaco de erguer uma das rodas traseiras, e ir dando aceleradas curtas e rápidas 3 ou 4, e o veiculo aos poucos se move lentamente. Acho que numa situação de erosão em SUBIDA ele não teria força para mover o carro, não sei nunca testei nessa situação?!?!?
Outra dúvida Renato, você percebeu um assobio que faz o true trac quando está atuando?
abs
Olá Marcelo, só quem usa sabe o quanto essa configuração é melhor para o carro.
O lance do torsen perder ação quando uma roda sai do chão eu só sei explicar pelo argumento de que sempre existirá uma razão de 3:1 em termos de diferença de rotação entre as duas rodas do eixo, se uma está parada, a outra acaba ficando livre. Tipo, 3x0=0. Uma dica que muita gente relata é quando o bloqueio não estiver atuando por uma roda estar fora do chão, é aplicar uma ligeira força no freio, que assim, diminui a rotação da roda que está no ar e acaba jogando força para a que está parada. Nisso ambas as rodas voltam a girar e o bloqueio a funcionar.
Numa erosão, se as 2 rodas do eixo que tem o torsen estiverem no chão ele vai empurrar, se uma delas sair, você aciona o 100% da dianteira, que você também vai sair do enrosco.
Abraços
Renato Fraga
01/07/2013, 13:10
definido,
o e-locker foi pra dianteira seguindo conselho de voces e em conversa com meu mecânico que tambem acha que o e-locker quando desligado(on road) tem grande chances de patinar e perder o controle por causa da força do motor...
e o LSD vai continuar no lugar.
lendo as paginas anteriores gostei muito do sistema do Auburn ECTED que o Renato comentou
penso seriamente em no futuro colocar ele na traseira do troller...
como já disseram ele é o melhor dos 2 mundos.
alguem tem alguma informação sobre ele? com relação a qualidade,resistência e tal.
abraços esclarecidos :concordo:
Jaime, tenho um amigo que mora na Venezuela, e na Cherokee dele, tem um bloqueio desses em cada eixo.
Realmente é uma maravilha, o melhor de 2 mundo numa peça só. Só que tem que tormar alguns cuidados, porque esse bloqueio depende da fricção para funcionar mesmo 100%. Se o cara insiste em usar ele livre, quando tem que travar, pode desgastar prematuramente a embreagem e o bloqueio não funcionar em situação alguma.
Meu medo é a dificuldade para fazer os devidos reparos, tipo, discos de embreagem, etc etc etc.
O que me enche os olhos é o ELECTRAC, um bloqueio torsen com opção de deixá-lo 100%. Esse sim, mas tem alguns inconvenientes, pois usa um atuador elétrico que fica preso à tampa do diferencial, numa posição muito vulnerável, ainda mais que esse atuador é de plástico.
Apesar de haver outras formas de fazer esse acionamento, pneumático ou mesmo à cabo, é um bloqueio que faz tempo que não se vê para comprar.
Abraços
MARCELOLUCHESI
01/07/2013, 13:29
Olá Marcelo, só quem usa sabe o quanto essa configuração é melhor para o carro.
O lance do torsen perder ação quando uma roda sai do chão eu só sei explicar pelo argumento de que sempre existirá uma razão de 3:1 em termos de diferença de rotação entre as duas rodas do eixo, se uma está parada, a outra acaba ficando livre. Tipo, 3x0=0. Uma dica que muita gente relata é quando o bloqueio não estiver atuando por uma roda estar fora do chão, é aplicar uma ligeira força no freio, que assim, diminui a rotação da roda que está no ar e acaba jogando força para a que está parada. Nisso ambas as rodas voltam a girar e o bloqueio a funcionar.
Numa erosão, se as 2 rodas do eixo que tem o torsen estiverem no chão ele vai empurrar, se uma delas sair, você aciona o 100% da dianteira, que você também vai sair do enrosco.
Abraços
OK Entendi.
Mas experimenta fazer esse teste também das aceleradas rápidas, quando o veiculo estiver no plano e no macaco. Funciona também! você da umas 3, 4, ou 5 aceleradas rapidas e o veiculo começa a se mover. Eu nunca tentei manter o pé acelerando pois fiquei com receio que se cair do macaco, poderia querar um semi eixo ou algo do genero ou o veiculo bater em alguma coisa.
É extranho, mas nessa situação ele faz um barulho, tipo um assobio.
haundrich
02/07/2013, 12:16
Fraga
Eu não escrevi "repentinamente", escrevi que pneu de dentro patinou e quero dizer que isso dá condições para o LSD apertar mais os discos, sobrou torque demais para a outra roda, destracionando-a também. Desde o início escrevo que o LSD é suave e muito confortável. Gosto muito desse sistema, porém tem seu limite.
Com relação ao dif aberto, nas curvas, e com LSD e tal, como tenho e-locker na traseira e já tive LSD na traseira, já fiz várias brincadeiras, ligado e desligado, e acelerando nas curvas. É mais difícil fazer "zerinho" com o diferencial aberto. Isso me permitiu perceber que diferencial totalmente aberto é mais seguro que qualquer tentativa de bloqueio parcial ou total.
Acima disso, é andar no limite, daí tanto faz andar com LSD ou totalmente aberto. Tirou duas rodas traseiras do atrito, danou-se.
Concordo com você que LSD vai avisando ao piloto nas curvas e dá tempo para compensar.
O diferencial aberto também avisa, vai patinando a roda de dentro, e vai perdendo velocidade, se estiver andando no limite.
O que é mais seguro?
O que é mais voltado para competição/velocidade? ou simplesmente tração de carga?
Acredito que estamos falando de propósito ou aplicações diferentes.
PS: sobre stock car levanta pneu traseiro nas curvas. Não estou dizendo que fica 100% do tempo com roda levantada. Há imagens de câmera lenta que é possível ver o pneu traseiro de dentro "kicando". De qualquer forma, a questão não é essa, a questão é que já houve época que o pessoal corria com diferencial bloqueado para ganhar míseros segundos nas curvas, e que já houve épocas que isso já foi proibido, por questão de segurança.
Quanto a discos, é possível acrescentar, sim, meu mecânico já fez duas vezes isso, e em vários clientes antes. Não é uma coisa legal de se fazer, é uma gambiarra da p#rr4, mas dá um resultado beem razoável, para quem vai jogar no lixo depois.
Renato Fraga
03/07/2013, 13:10
Não concordo, mas não vou discutir...
Dae PessoALL,
Tenho em meu jeep o Detroi Locker 100% na traseira e um 75% de molinha ( tração positiva de F1000) na dianteira,
Bem, o 100% esta 100% aprovado, já o 75% esta velho e preciso trocar o reparo para voltar a funcionar, hoje não bloqueia nem 5%... hehehe
No entanto, penso em adquiri um novo bloqueio para a dianteira, e a duvida esta entre o TrueTrac e o E-Locker...
Penso o seguinte sobre os dois considerando que será usado no eixo dianteiro...
O TrueTrac se funcionar como o 75% que tenho quando era novo e não parar de funcionar, está ótimo... no entanto não é 100%
Já o E-Locker tem a opção de ligar e desligar, por exemplo em curvas dentro de mato quando for seco que pra mim que não tenho DH é muito bom...
Qual será o melhor investimento??
jaime_sandim
04/07/2013, 11:20
Jaime, tenho um amigo que mora na Venezuela, e na Cherokee dele, tem um bloqueio desses em cada eixo.
Realmente é uma maravilha, o melhor de 2 mundo numa peça só. Só que tem que tormar alguns cuidados, porque esse bloqueio depende da fricção para funcionar mesmo 100%. Se o cara insiste em usar ele livre, quando tem que travar, pode desgastar prematuramente a embreagem e o bloqueio não funcionar em situação alguma.
Meu medo é a dificuldade para fazer os devidos reparos, tipo, discos de embreagem, etc etc etc.
O que me enche os olhos é o ELECTRAC, um bloqueio torsen com opção de deixá-lo 100%. Esse sim, mas tem alguns inconvenientes, pois usa um atuador elétrico que fica preso à tampa do diferencial, numa posição muito vulnerável, ainda mais que esse atuador é de plástico.
Apesar de haver outras formas de fazer esse acionamento, pneumático ou mesmo à cabo, é um bloqueio que faz tempo que não se vê para comprar.
Abraços
Renato,
depois que descobrir esse auburn comecei a pesquisar mais e fiquei com medo do que vi
tem bastante relator nos foruns gringos que eles perde ação com o tempo(desgaste)
e que não da pra usar com pneus grandes vou usar no 37'' recape.
e ainda tem a questão que voce levantou das peças de reposição que alem de ser complicada falta mão de obra...
conclui que não vou ariscar eles por enquanto
esse ELECTRAC que voce comentou ainda vou pesquisar mais sobre ele...
mas to achando que quando for trocar vou ficar com elocker na traseira mesmo
só uma questão de acostumar com ele,
e acredito que o troller sofra menos que uma pick-up nas situações que voce comentou(sair de traseira e tal)
abraços
jaime_sandim
04/07/2013, 11:25
Dae PessoALL,
Tenho em meu jeep o Detroi Locker 100% na traseira e um 75% de molinha ( tração positiva de F1000) na dianteira,
Bem, o 100% esta 100% aprovado, já o 75% esta velho e preciso trocar o reparo para voltar a funcionar, hoje não bloqueia nem 5%... hehehe
No entanto, penso em adquiri um novo bloqueio para a dianteira, e a duvida esta entre o TrueTrac e o E-Locker...
O TrueTrac se funcionar como o 75% que tenho quando era novo e não parar de funcionar, está ótimo... no entanto não é 100%
Já o E-Locker tem a opção de ligar e desligar, por exemplo em curvas dentro de mato quando for seco que pra mim que não tenho DH é muito bom...
acho que é quase unanimidade que na dianteira o melhor é 100% selecionável.
pelos vários motivos já ditos, eu coloquei elocker na dianteira do meu mas ainda não fiz trilha com ele
abs
Renato Fraga
05/07/2013, 10:16
Dae PessoALL,
ELocker com certeza !!!
Pois é Renato, acabo de comprar o E-Locker...
Vou ficar com o E-Locker na dianteira e na traseira o Detroit Locker... agora sim 4x4....
Alguém que tem o E-Locker, alguma dica, segredo ou algo para tomar cuidado ou que não diz no "manuel"... hehehe
Forte abraço!!
Renato Fraga
07/07/2013, 02:45
O manuel é bem completo, mas uma recomendação importante é nunca acionar o bloqueio com o carro em movimento.
Outra coisa, é que ao acionar, nem sempre ele pega de cara, pode ocorrer de levar um pequeno tempo para acionar. O mesmo ocorre quando desliga o bloqueio. Nem sempre libera na hora.
Uma recomendação que eu acho legal, é instalar uma chave de segurança.
Eu comprei um tambor de chave de ignição de Honda CG, e instalei a fiação de modo que se a chave estiver desligada o bloqueio não funciona.
Isso é ótimo para evitar acionamentos acidentais bem como curiosidade alheia...
Abraços
Valew Renato,
Boa dica, fou colocar uma chave geral no bloqueio...
Forte abraço!!!
haundrich
07/07/2013, 20:33
Kitiu
Há relatos de danos no e-locker por erro na montagem, por conta da diferença de espessura da parede do ferro da bola do diferencial que podem surgir em alguns eixos..
Existe um informe da Dana que diz que algumas "bolas" de diferencial tem a parede de ferro fundido muito próxima, não permitindo que a lingueta que trava o giro da bobina seja colocado na posição correta.
No meu, teve que escavar um pouquinho a parede da carcaça para a lingueta de trava ficar no local correto.
Essa informação não veio no manual eaton e aqueles montes de adesivos...
Pois é Renato, acabo de comprar o E-Locker...
Vou ficar com o E-Locker na dianteira e na traseira o Detroit Locker... agora sim 4x4....
Alguém que tem o E-Locker, alguma dica, segredo ou algo para tomar cuidado ou que não diz no "manuel"... hehehe
Forte abraço!!
haundrich
07/07/2013, 20:47
2X !!!
Chave de segurança inclusive evita ficar sem partida, bateria esgotada, por conta de algum curioso que apertou botão, "não aconteceu nada", deixou o bloqueio ligado, e foi embora deixando a luz vermelha acesa, quando por exemplo, vc levou seu jipe para trocar óleo na oficina e vai buscar ele no dia seguinte. Felizmente flagrei o momento.
O manuel é bem completo, mas uma recomendação importante é nunca acionar o bloqueio com o carro em movimento.
Outra coisa, é que ao acionar, nem sempre ele pega de cara, pode ocorrer de levar um pequeno tempo para acionar. O mesmo ocorre quando desliga o bloqueio. Nem sempre libera na hora.
Uma recomendação que eu acho legal, é instalar uma chave de segurança.
Eu comprei um tambor de chave de ignição de Honda CG, e instalei a fiação de modo que se a chave estiver desligada o bloqueio não funciona.
Isso é ótimo para evitar acionamentos acidentais bem como curiosidade alheia...
Abraços
A Eaton enviou um alerta a todos os revendedores sobre este detalhe.
Acredito que seria melhor colocar este alerta no manual.
Eu sempre recomendo colocar um botão extra para habilitar o botão do bloqueio, mesmo isso a Eaton me falando que isso é incorreto.
Acredito que a Eaton pode melhorar o sistema de acionamento, trocar o botão botão de tecla simples por outro mais dificil de acionar por engano, por ex.
Mas é um equipo de primeirissima se bem instalado e usado.
Renato Fraga
07/07/2013, 23:24
A maneira correta de instalar a elétrica do Elocker é no pós chave, justamente parar não ocorrer de ficar acionado com o carro desligado.
Esse lande da lingueta apenas danificava a fiação, pois com o giro excessivo ocorria a degola dos fios.
Entretanto nada dos componentes mecânicos sofrem com esse detalhe.
Kitiu
Há relatos de danos no e-locker por erro na montagem, por conta da diferença de espessura da parede do ferro da bola do diferencial que podem surgir em alguns eixos..
Existe um informe da Dana que diz que algumas "bolas" de diferencial tem a parede de ferro fundido muito próxima, não permitindo que a lingueta que trava o giro da bobina seja colocado na posição correta.
No meu, teve que escavar um pouquinho a parede da carcaça para a lingueta de trava ficar no local correto.
Essa informação não veio no manual eaton e aqueles montes de adesivos...
Valew Haundrich...
Estive pesquisando e achei isso aqui no fórum postado pelo Elmer em 2012 como segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/108903-elocker-informativo-eaton.html
Forte abraço!!!
PessoAll
Preciso de ajuda para a instalação do E-Locker....
Os fios que saem da caixa satélite (do bloqueio) são ambos pretos, e os fios que devem ser ligados a eles, são um todo preto e outro preto com uma listra vermelha...
Ai a duvida... tanto faz??
Renato Fraga
21/07/2013, 04:49
Sim !!!!!!!!!!!!!
Dae Renato...
Blz, ja instalei a elétrica e fora mesmo testei o bloqueio, realmente tanto faz...
Mas tenho outra duvida, o botão no painel seria a prova d'agua??? ou preciso dar um jeito de proteger ele, afinal no jeep a probabilidade de molhar e ir barro no botão é de 100%....
Garra302
11/03/2014, 18:41
Galera estou pensando em colocar esse bloqueio no eixo dianteiro da minha f75, oq vcs acham?
Bloqueio De Diferencial Dana 44 19 Ou 30 Estrias - R$ 1.550,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534455151-bloqueio-de-diferencial-dana-44-19-ou-30-estrias-_JM)
Mazaropi-RJ
13/03/2014, 11:59
Galera estou pensando em colocar esse bloqueio no eixo dianteiro da minha f75, oq vcs acham?
Bloqueio De Diferencial Dana 44 19 Ou 30 Estrias - R$ 1.550,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534455151-bloqueio-de-diferencial-dana-44-19-ou-30-estrias-_JM)
Olá Garra302...
Aqui tem alguma coisa que pode te ajudar a obter maiores informações ou até mesmo mudar de idéia e partir para outro bloqueio... :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/122578-bloqueio-de-diferencial-rotax.html
abçs
Amigos me tiram uma dúvida, eu tenho uma sw4 ano 98 3.0 diesel. Posso colocar um bloqueio nela, qual a função realmente do bloqueio? Quero preparar meu carro pra trilha para ficar top. Alguém pode me ajudar?
josiel linx
27/04/2017, 19:26
amigos , qual sistema de bloqueio recomendam para um frontier 4x2 diesel 2005....uso misto em cidade e no sitio ...?abs
obrigado
josiel