Ver Versão Completa : Me Apresentando e Pedindo Socorro (DPFE + Falha de Cilindros) Ranger XL 2.3 SOHC
Boa tarde Pessoal,
Meu nome é Jeferson, moro em São Paulo e trabalho no Rio de Janeiro. Há um ano atrás comprei uma Ranger XL 2.3 8 velas. Ela está muito boa de motor, acabamento e suspensão. Infelizmente é 4x2 e entendo que não seja o foco deste Forum, logo sempre acompanho os posts sem participar efeitivamente.
Há um mês comecei ter um grande problema com minha Ranger e não tenho conseguido corrigí-lo, por isto apelei para o Forum hoje a fim de conseguir alguma informação a respeito.
Há exatamente 1 mês atrás fui para meu sítio em Mogi das Cruzes e no meio do caminho minha Ranger perdeu um pouco de força e começou a falhar 1 cilindro. Havia acabado de abastecer em um posto que jamais tinha abastecido e logo achei que poderia ser combustível. Após isto ela nunca mais voltou ao normal! Com o motor frio desenvolve perfeitamente e sem falhas, pega com facilidade, não baixa água nem óleo e anda perfeitamente. Quando ela atinge a temperatura normal, dentro de poucos quilometros torna a falhar 1 cilindro. Ela perde um pouco de força mas mesmo assim anda normalmente.
Já recorri diversas vezes à mecanicos e a revisão dela está em dia:
- Foram trocadas as 8 velas e os 8 cabos;
- Trocado VT, Correia dentada e de acessório (apenas preventivamente).
- Fiz limpeza de bicos, testes dos bicos e troca dos retentores dos bicos.
- Limpeza do TBI, troca das juntas do TBI, limpeza da IAC com troca de junta, limpeza e teste da TPS e da valvula do Canister.
- Testei também a EGR e o sensor de pressão do óleo do diferencial.
- Escaneamos ela várias vezes, fizemos a troca das juntas do coletor de admissão e eliminamos toda a probabilidade de entradas falsa de ar.
- Testamos bomba de combustível, próximo à 3bar, e testamos as 2 bobinas com osciloscópio, bem como cabos de velas que estão variando de entre 4Kv em marcha lenta até 13Kv em 3000rpm.
- Medimos a tensão de funcionamento e sinal dos sensores da admissão e está tudo conforme as especificações para a FIC ECC-V da Ranger.
O que me preocupa?
Tudo está OK com admissão e injeção, porém o carro continua falhando 1 cilindro e as vezes chega dar código de falha de cilindro no Tecnomotor.
Há um erro recorrente da DPFE (P1401). Apagamos o erro e ele volta. Fomos verificar e descobri que os conectores e mangueiras de vácuo da DPFE estão isolados e meu carro foi vítima de algum "mexânico" pois não possui mais DPFE.
Como andei com ele cerca de 1 ano sem falhas não achamos conveniente culpar a DPFE pelo defeito então gostaria de recorrer à vocês para as seguintes perguntas:
- Não estou encontrando a DPFE pra comprar no Brasil. Estou à procura em um desmanche ou pensando em importar via Ebay. Qual é a utilidade da DPFE e quais são efeitos da ausência da DPFE no meu carro?
- Alguém já passou por algo parecido? Seria caso de verificar compressão do motor ou partir para alguma falha no cabeçote?
Desde já agradeço pela ajuda e pela atenção às minhas perguntas.
Abraço,
Jeferson Fernandes de Almeida
São Paulo-SP/Rio de Janeiro/RJ
- 97" Ranger XL B CS 2.3 8v
- 10" Civic LXS C AT
Li algo sobre remover EGR no Fórum e fiquei mais confuso ainda!!!
Desnickadu
10/04/2013, 18:57
P1401Differential Pressure Feedback EGR Circuit High Input
Teste a DPFE antes de sair comprando peças. Verifique todas as mangueiras e fios, se não tem nada solto dando mal contato ou entrada de ar, mangueras rachadas, fios ressecados ou desencapados dando contato com lata ou qualquer coisa anormal.
Eu encontrei esse aqui, veja se ajuda nos testes:
http://www.justanswer.com/ford/1m2pz-fix-error-code-p1401-1999-ford-expedition.html
Limpou todo o sistema de admissão de ar quando fez a revisão na injeção?
P1401Differential Pressure Feedback EGR Circuit High Input
Teste a DPFE antes de sair comprando peças. Verifique todas as mangueiras e fios, se não tem nada solto dando mal contato ou entrada de ar, mangueras rachadas, fios ressecados ou desencapados dando contato com lata ou qualquer coisa anormal.
Eu encontrei esse aqui, veja se ajuda nos testes:
http://www.justanswer.com/ford/1m2pz-fix-error-code-p1401-1999-ford-expedition.html
Limpou todo o sistema de admissão de ar quando fez a revisão na injeção?
Obrigado pela resposta Desnickadu... :)
Bom, fizemos a limpeza de todo o sistema de admissão e bico injetores. Não conseguimos encontrar entradas de ar, pelo que chegamos está OK.
Com relação a DPFE, é o caso que expliquei. Meu carro não tem DPFE porque algum mecânico a retirou. Já comprei ele assim, no entanto ele rodou 1 ano sem apresentar este defeito de agora. Estou procurando uma DPFE para comprar, mas não encontro em lugar algum. De qualquer forma, será que estas falhas podem ser ocasionadas pela DPFE?
Muito obrigado =)
Achei isto agora pouco:
************************************************** ***********************************
• Sistema EGR com Sensor de Pressão Diferencial (DPFE)
Nesta
configuração, utilizada no sistema EEC-IV/V (Ford) (fig.8), o dispositivo de
sensoriamento é um sensor de pressão diferencial, denominado DPFE (fig.7), que
mede a diferença de pressão existente na linha de recirculação dos gases, em
ambos lados de uma restrição calibrada interna.
O sensor DPFE informa, à
unidade de comando, a diferença de pressão existente entre as duas tomadas do
sensor (A e B da fig. 7).
Com esta informação, a unidade de comando determina
o estado de abertura da EGR e, conseqüentemente, o fluxo de gases
recirculados:
- Com a EGR totalmente aberta, o sensor DPFE mede diferença
máxima de pressão.
Isto se deve a que no ponto A, a pressão medida é a dos
gases de escape. Já no ponto B, a pressão é menor devido à influência exercida
pelo vácuo do coletor.
Portanto, nesta condição, verifica-se máximo fluxo de
gases e máximo sinal de saída do sensor.
- Com a EGR fechada, o DPFE mede
diferença mínima, já que não havendo recirculação, a pressão é a mesma em ambos
lados da restrição.
Portanto, nesta condição, verifica-se fluxo mínimo de
recirculação e mínimo sinal de saída do sensor.
Os mapas gravados na memória
da unidade de comando relacionam as leituras do sensor DPFE com a quantidade de
gases recirculados.
Esta quantidade depende do grau de abertura da EGR, que é
determinado pela intensidade do vácuo aplicado. Este por sua vez, é função do
ciclo de trabalho do sinal de controle da válvula EVR.
************************************************** ***************************************
Em outros artigos dizem que a não recirculação de gases pode acarretar em contra-pressão na camera de combustão e em altas temperaturas até empobrecer a mistura AR+Combustível. Isto poderia ocasionar falha nos cilindros???
Desnickadu
11/04/2013, 19:00
Não tem DPFE e não EGR? Foi tudo jogado fora?
Da uma olhada aqui
http://www.therangerstation.com/forums/showthread.php?t=90610
Imperador!
11/04/2013, 19:50
Cara, eu tentei pesquisar aqui no catálogo de serviços da Ranger, mas não encontrei nada (ou quase nada). Meu material é quase todo sobre Ranger diesel.
Mas boa sorte na empreitada!
Não tem DPFE e não EGR? Foi tudo jogado fora?
Da uma olhada aqui
How To: Bypass EGR without getting a CEL - The Ranger Station Forums (http://www.therangerstation.com/forums/showthread.php?t=90610)
Opa... Na verdade tem a EGR, mas como a DPFE foi removida e é ela que passa informações para a ECU controlar a abertura da EGR a EGR fica anulada. Pelo que lí, como não recirculação dos gases, há depósito de NOX no filtro e isto aumenta a contrapressão na camara de combustão. Estou tentando entender como funciona isto. O problema é a Ranger falhando quando está quente e nenhum mecânico chegar a conclusão alguma....
Pior que estou procurando a bendita DPFE (F77Z9J460AB) para comprar, e não estou conseguindo achar. Achei no site da memorial, mas não tive resposta ainda sobre a disponibilidade.
Abraço.
Cara, eu tentei pesquisar aqui no catálogo de serviços da Ranger, mas não encontrei nada (ou quase nada). Meu material é quase todo sobre Ranger diesel.
Mas boa sorte na empreitada!
Obrigado Imperador. Esta é minha primeira picape e tenho muita dificuldade em encontrar peças e serviços pra ela... Abraço!
Uma dúvida pra quem entende de mecânica?
Comprei a DPFE mas ainda não instalei... To meio incrédulo que isto resolverá o problema de falha no cilindro!!!
Uma junta de cabeçote queimada, mesmo que minimamente entre os cilindros, pode provocar uma passagem de ar entre cilindros, com falhas só quando o carro atinge a temperatura de funcionamento, queima de óleo e desaparecimento da água???
Meu caso poderia ser este???
Bom dia galera... Desculpe-me a amolação, mas a situação está ruim... Todas as dicas são bem vindas... Já estou indo para 2 meses com esta falha de cilindro... Coloquei a DPFE e o problema do P1401 já foi resolvido, no entanto a falha de cilindro persiste... Além de todas a verificação e trocas que fiz, ontem teste 2 bobinas novas, e troquei novamente os cabos de vela... O carro está no mecânico e ele descarta problemas no cabeçote, mas também não consegue identificar a falha nos cilindros... Alguém tem alguma dica do que devo verifica além de bicos, velas, cabos, bobinas, EGR, limpeza, entrada falsa de ar e etc??? Abraços...
lincolnjb
23/04/2013, 11:37
Que ano é essa sua Ranger??? Ela é o kodelo amaricano ou argentino???
Opa Lincoln... É uma XLB 1997 2.3 SOHC 8 velas... Ela é Argentina já, mas modelo americano... Abraço.
Desnickadu
23/04/2013, 14:41
abriu a tampa da cabeça rpa ver como estão as valvulas? Se não tem nada de errado com o comando ou balancins?
abriu a tampa da cabeça rpa ver como estão as valvulas? Se não tem nada de errado com o comando ou balancins?
É um passo que queria evitar...mas só falta isto e ver os chicotes tb... Será que junta do cabeçote queimada pode ocasionar isto tb? Ela não baixa água nem óleo, nem mistura um com outro...quando funciona todos os cilindros, bem de vez enquando tá funcionando bem... O mecânico disse que não tem suspeita de cabeçote...mas acho que vai ser o caso... :(
Desnickadu
23/04/2013, 16:04
não digo abrir a cabeça, só a tampa dela; Pra ver os comandos como estão.
Vc verificou se o mecanico ligou os cabos de vela na ordem certa ? As velas estão realmente boas? Testou trocar velas com outros cilindros pra ver se é sempre o mesmo que falha ?
lincolnjb
23/04/2013, 17:23
Zeteccsw, pela sua descrição deu pra ver que você já procurou em todos os lugares de onde poderia estar partindo o problema. Mas ainda ha algumas opções a se averiguar. Uma que me ocorreu aqui foi: O seu motor foi fabricado em 1997 e se o veiculo não foi só seu de lá pra cá pode ter sido maltratado por outros proprietários.
Uma das piores coisas que um proprietário pode fazer contra o seu proprio motor é a troca inadequada do oleo lubrificante (tempo ou tipo). Quando um veiculo usa um oleo lubrificante muito alem do tempo descrito no manual o oleo acaba se tranformando em uma borra e acaba emperrando toda tubulação de lubrificação. Os tuchos hidraulicos de seu veiculo são os primeiros a serem afetados nesta condição. Antes de mandar abrir o seu motor pesquise mais sobre o assunto e verifique se o motor não está com um tic...tic...tic.... (tucho batendo). Sei que existe um produto fabricado pela Autoplast chamado Flushing Oil que permite a limpeza do sistema de lubrificação do motor sem que o motor seja aberto.
Abraços
A parta das velas ele disse iria tentar fazer hoje até isolar o cilindro que falha... A dúvida é se toda é sempre o mesmo cilindro... Sei que tá dando uma dor de cabeça danada... A inspeção do comando vou sugerir... Obrigado pela dica...
Zeteccsw, pela sua descrição deu pra ver que você já procurou em todos os lugares de onde poderia estar partindo o problema. Mas ainda ha algumas opções a se averiguar. Uma que me ocorreu aqui foi: O seu motor foi fabricado em 1997 e se o veiculo não foi só seu de lá pra cá pode ter sido maltratado por outros proprietários.
Uma das piores coisas que um proprietário pode fazer contra o seu proprio motor é a troca inadequada do oleo lubrificante (tempo ou tipo). Quando um veiculo usa um oleo lubrificante muito alem do tempo descrito no manual o oleo acaba se tranformando em uma borra e acaba emperrando toda tubulação de lubrificação. Os tuchos hidraulicos de seu veiculo são os primeiros a serem afetados nesta condição. Antes de mandar abrir o seu motor pesquise mais sobre o assunto e verifique se o motor não está com um tic...tic...tic.... (tucho batendo). Sei que existe um produto fabricado pela Autoplast chamado Flushing Oil que permite a limpeza do sistema de lubrificação do motor sem que o motor seja aberto.
Abraços É uma das minhas preocupações... Pelo que andei olhando os tuchos deste motor são hidráulicos.... Ele não faz nenhum barulho de tucho seco ou mal ajustado, nem frio e nem em alta... O óleo parece que sobe rápido para o cabeçote, a partida tá bem aliviada... O motor está com 120.000Km originais, acredito eu, já que sou segundo dono, e ela tem algumas coisas críticas que denunciam a quilometragem, como amortecedores originais ainda (que preciso trocar...rs...)... Nas trocas que realizei até hoje, o óleo parece estar legal....Bom... acredito que falhar cilindro sem bater tucho não pode ter muita relação com o óleo, mas tu acha que uma sede de válvula ou válvula poderia estar empenada por conta do óleo sem apresentar barulho??? O mecânico fala toda hora pra eu desencanar do motor porque ele não apresenta nenhum sintoma de mal cuidado, e que o problema é de alimentação...Ele falou pra mim hj que o problema é tão simples que está difícil de achar... eu por mim, desmontava tudo e testava ítem por ítem em separado do carro... O problema é eu trabalhar no Rio e não poder acompanhar o trabalho de perto aqui em SP... Valeu pelas dicas amigo... Abs...
lincolnjb
23/04/2013, 20:28
Com o motor frio desenvolve perfeitamente e sem falhas, pega com facilidade, não baixa água nem óleo e anda perfeitamente. Quando ela atinge a temperatura normal, dentro de poucos quilometros torna a falhar 1 cilindro. Ela perde um pouco de força mas mesmo assim anda normalmente.
Já recorri diversas vezes à mecanicos e a revisão dela está em dia:
- Foram trocadas as 8 velas e os 8 cabos;
- Trocado VT, Correia dentada e de acessório (apenas preventivamente).
- Fiz limpeza de bicos, testes dos bicos e troca dos retentores dos bicos.
- Limpeza do TBI, troca das juntas do TBI, limpeza da IAC com troca de junta, limpeza e teste da TPS e da valvula do Canister.
- Testei também a EGR e o sensor de pressão do óleo do diferencial.
- Escaneamos ela várias vezes, fizemos a troca das juntas e eliminamos toda a probabilidade de entradas falsa de ar.
- Testamos bomba de combustível, próximo à 3bar, e testamos as 2 bobinas com osciloscópio, bem como cabos de velas que estão variando de entre 4Kv em marcha lenta até 13Kv em 3000rpm.
- Medimos a tensão de funcionamento e sinal dos sensores da admissão e está tudo conforme as especificações para a FIC ECC-V da Ranger.
O que me preocupa?
Tudo está OK com admissão e injeção................
Amigo.... você já testou todo o sistema de alimentação não foi???
Olhou se alguma vela apresenta oxidação indicando queima ruin....
Trocou até as velas e os cabos de lugar para saber se mesmo novos vieram com defeito.....
Já até pensou em trocar novamente a bomba mesmo ela conseguindo dar os 3 bar....
Aposto que já pensou em trocar também as outras coisas que testou...
Tenho certeza de que procurou por entradas de vácuo no sistema de admissão.........
Não ta baixando agua e nem oleo..... (oleo eu duvido...he..h.e..h.e..h.e..)
Testou as bobinas e nada achou.....
Voltemos aos tuchos então:
O fluxo de oleo do motor é constante mas não é linear.
O oleo que circula pelo motor alimenta os tuchos individualmente.
Assim, o que acontece com um tucho não é sentido por outro.
A pressão interna do motor seria a mesma mesmo que um dos tuchos estivesse sofrendo alguma retenção (a agulha do medidor de KPA nem se daria ao trabalho de mover).
Bloqueado ou folgado no alojamento o tucho faria barulho (clic...clic....clic....) e provocaria pane no conjunto em que ele estivesse envolvido.
Agora vamos pensar o seguinte..... se o fluxo de oleo que alimenta 1 tucho (digamos que seja exatamente aquele relativo ao do cilindro que está falhando) for reduzido (borra nos canais ou mesmo no orificio que alimenta o tucho) o tucho irá trabalhar mal sem fazer um barulho sequer..... principalmente em alta rotação.
Para fazer alimpeza que citei você não vai precisar DESMANCHAR o motor, vai precisar apenas adicionar o liquido no oleo atual do seu motor e depois de alguns minutos de funcionamento trocar novamente todo o oleo e o filtro adicionando um aditivo (que me esqueci o nome) para criar uma camada de proteção extra já que o produto que indiquei e muito forte.
Seu motor é 97.... e pode ja ter acumulado sujeira o suficiente para estar apresentando o problema que voce citou.
Se não for isso mudamos de foco a nossa procura (tipo assim.... a gente visita uma mulher que eu conheço. Ela não é mecanica mas faz uns trabalhos incriveis usando velas.... galinhas pretas...cachaça ....he...h.e...h.e....)
Abraços
Amigo.... você já testou todo o sistema de alimentação não foi???
Olhou se alguma vela apresenta oxidação indicando queima ruin....
Trocou até as velas e os cabos de lugar para saber se mesmo novos vieram com defeito.....
Já até pensou em trocar novamente a bomba mesmo ela conseguindo dar os 3 bar....
Aposto que já pensou em trocar também as outras coisas que testou...
Tenho certeza de que procurou por entradas de vácuo no sistema de admissão.........
Não ta baixando agua e nem oleo..... (oleo eu duvido...he..h.e..h.e..h.e..)
Testou as bobinas e nada achou.....
Voltemos aos tuchos então:
O fluxo de oleo do motor é constante mas não é linear.
O oleo que circula pelo motor alimenta os tuchos individualmente.
Assim, o que acontece com um tucho não é sentido por outro.
A pressão interna do motor seria a mesma mesmo que um dos tuchos estivesse sofrendo alguma retenção (a agulha do medidor de KPA nem se daria ao trabalho de mover).
Bloqueado ou folgado no alojamento o tucho faria barulho (clic...clic....clic....) e provocaria pane no conjunto em que ele estivesse envolvido.
Agora vamos pensar o seguinte..... se o fluxo de oleo que alimenta 1 tucho (digamos que seja exatamente aquele relativo ao do cilindro que está falhando) for reduzido (borra nos canais ou mesmo no orificio que alimenta o tucho) o tucho irá trabalhar mal sem fazer um barulho sequer..... principalmente em alta rotação.
Para fazer alimpeza que citei você não vai precisar DESMANCHAR o motor, vai precisar apenas adicionar o liquido no oleo atual do seu motor e depois de alguns minutos de funcionamento trocar novamente todo o oleo e o filtro adicionando um aditivo (que me esqueci o nome) para criar uma camada de proteção extra já que o produto que indiquei e muito forte.
Seu motor é 97.... e pode ja ter acumulado sujeira o suficiente para estar apresentando o problema que voce citou.
Se não for isso mudamos de foco a nossa procura (tipo assim.... a gente visita uma mulher que eu conheço. Ela não é mecanica mas faz uns trabalhos incriveis usando velas.... galinhas pretas...cachaça ....he...h.e...h.e....)
Abraços
Huahuahuahau... A parte da mulher é interessante...rs... Bom, vamos proceder com o flush... mesmo que não seja o problema, como você mesmo disse é altamente recomendável para um motor com 16 anos de experiência...rs...
Tomara seja isto o problema... Eu só não tenho certeza se a falha é estática, em um cilindro só, ou se o cilindro muda...
Obrigado mesmo pelas dicas... Abraço!!!
lincolnjb
24/04/2013, 12:09
Huahuahuahau... A parte da mulher é interessante...rs... Bom, vamos proceder com o flush... mesmo que não seja o problema, como você mesmo disse é altamente recomendável para um motor com 16 anos de experiência...rs...
Tomara seja isto o problema... Eu só não tenho certeza se a falha é estática, em um cilindro só, ou se o cilindro muda...
Obrigado mesmo pelas dicas... Abraço!!!
É por ai mesmo....
Podemos realmente estar falando de cilindro"s". A limpeza que indiquei seria feita se seu motor fosse para uma retifica (limpeza quimica). Mas não queremos desmontar um bom motor sem ter certeza do problema né??? Faça a limpeza e não deixe de usar o aditivo no novo oleo.
Veja que não estamos tratando do problema apontado na DPFE que acredito ser outra coisa mas vamos por parte.
Abraços
ENFIM RESOLVIDO ! ! !
Galera, muito obrigado pelas dicas, mas fui enganado pela DPASCHOAL...
O que ocorre? Trabalho no Rio de Janeiro e só uso a Ranger nos FDS em SP... Assim que começou falhar cilindros, levei na DPASCHOAL para limpeza dos bicos... O carro melhorou um pouco, mas continuou com o defeito, depois piorou de novo...
Por este motivo, os bicos foi a ultima coisa que meu mecanico retirou do carro novamente, pois já tinham sidos verificados... Qual foi a surpresa???
O bico do terceiro cilindro travado + as 2 velas deste bico queimadas devido o bico não funcionar... As velas tb tinham sido trocadas juntamente com os cabos nesta ocasião, só que colocaram MAXI-CABOS. Agora aproveitei e já coloquei NKG.
Finalizando, gastei uma baita grana, tive muita dor de cabeça sem necessidade!!!
Problema resolvido!!!
Abraço!!!
Edintruder
27/04/2013, 17:40
Aqui na cidade a Dpaschoal está quase fechando as portas! Eu mesmo estou doido para abrir uma oficina e virar concorrente deles!
Quando comecei a ler esse tópico hoje pensei nos bicos, mas como constava a limpeza deles, fiquei imaginando junta queimada, cabeçote trincado ou tucho trancado. Mas felizmente foram só os bicos mesmo.
lincolnjb
27/04/2013, 21:17
Aqui na cidade a Dpaschoal está quase fechando as portas! Eu mesmo estou doido para abrir uma oficina e virar concorrente deles!
Quando comecei a ler esse tópico hoje pensei nos bicos, mas como constava a limpeza deles, fiquei imaginando junta queimada, cabeçote trincado ou tucho trancado. Mas felizmente foram só os bicos mesmo.
Ainda bem né.....
Pelo jeito jogaram um aditivo de limpeza de bicos e pronto!!! Não fizeram teste de vazão e etc!!! Mas cobraram caro por isto!!! =/
Andei o final de semana inteira e o carro está maravilha!!!
Obrigado a todos pelas dicas!!! =)
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