Helberv8
08/04/2013, 12:56
Olá amigos......recentemente tive um pequeno probleminha com meu A/C da minha ZJ 98 e fui a fundo pesquisar a causa do problema.....e não achei nada parecido aqui no fórum......
O A/C estava com o sistema funcionando,armando a embreagem do compressor de ar, os caninhos estavam gelando da hora, mas o ar gelado não estava chegando na cabine......o comando do ar digital que define o quente/frio tbm estava funcionando, pois colocava ele todo no quente e o ar ficava quente, mas quando selecionava p/ o frio, o mesmo não esfriava......
Testei todos os relês e fusíveis e nada do ar gelado passar pra dentro.......foi quando descobri que existe uma caixinha preta bem ao lado do duto de ar que vai pros pés do passageiro, bem atrás do PC de bordo, logo embaixo da caixa evaporadora de ar....bem encima do túnel do câmbio.....entra um pluguezinho com a cabeça vermelha com alguns fios nela......ela é responsável por abrir e fechar a ventarola que separa o ar quente do frio....quando vc seleciona no ar digital "QUENTE", ele aciona um mecanismo de engrenagens de plástico dentro dessa caixinha que vai virando a ventarola....quando se seleciona "FRIO" essa mesma caixinha faz o mecanismo reverso, virando a ventarola pra passagem do ar frio..... Quando se seleciona esse mecanismo no ar digital, colocando o dedo bem embaixo dessa caixinha, dá pra sentir esse mecanismo virando pra lá e pra cá.......A minha estava com essas engrenagens meio "travada" e por isso misturava o ar quente com o frio...
Depois de remover essa caixinha ( 2 parafusinhos fhilips chatinho de tirar) mas com uma chavinha pequena e com paciência dá pra tirar na boa....ai é só tirar os outros 4 parafusinhos e abrir a caixinha de engrenagens.....é bem simples o mecanismo...no meu caso foi só os dentes das engrenagens que estavam meio encavalados e secos.....passei uma graxinha, alinhei bem elas e ficou zero o mecanismo de abre e fecha da ventarola!!!! mas caso o motorzinho não tiver funcionando, ele se parece muito com aqueles de carrinho de controle remoto...é só achar um parecido, colocar a engrenagem na ponta dele e colocar no lugar!!!......
O cara da loja de A/C aqui da minha cidade "Taubaté-SP" me cobrou R$ 700 pilas e disse que tinha que desmontar todo o painel da ZJ pra ter acesso a esse motorzinho!!!!! meu custo pra arrumá-lo: ZEROOOOO!!!!!
Fica a dica aos amigos Cherokeiros!!!!!
O A/C estava com o sistema funcionando,armando a embreagem do compressor de ar, os caninhos estavam gelando da hora, mas o ar gelado não estava chegando na cabine......o comando do ar digital que define o quente/frio tbm estava funcionando, pois colocava ele todo no quente e o ar ficava quente, mas quando selecionava p/ o frio, o mesmo não esfriava......
Testei todos os relês e fusíveis e nada do ar gelado passar pra dentro.......foi quando descobri que existe uma caixinha preta bem ao lado do duto de ar que vai pros pés do passageiro, bem atrás do PC de bordo, logo embaixo da caixa evaporadora de ar....bem encima do túnel do câmbio.....entra um pluguezinho com a cabeça vermelha com alguns fios nela......ela é responsável por abrir e fechar a ventarola que separa o ar quente do frio....quando vc seleciona no ar digital "QUENTE", ele aciona um mecanismo de engrenagens de plástico dentro dessa caixinha que vai virando a ventarola....quando se seleciona "FRIO" essa mesma caixinha faz o mecanismo reverso, virando a ventarola pra passagem do ar frio..... Quando se seleciona esse mecanismo no ar digital, colocando o dedo bem embaixo dessa caixinha, dá pra sentir esse mecanismo virando pra lá e pra cá.......A minha estava com essas engrenagens meio "travada" e por isso misturava o ar quente com o frio...
Depois de remover essa caixinha ( 2 parafusinhos fhilips chatinho de tirar) mas com uma chavinha pequena e com paciência dá pra tirar na boa....ai é só tirar os outros 4 parafusinhos e abrir a caixinha de engrenagens.....é bem simples o mecanismo...no meu caso foi só os dentes das engrenagens que estavam meio encavalados e secos.....passei uma graxinha, alinhei bem elas e ficou zero o mecanismo de abre e fecha da ventarola!!!! mas caso o motorzinho não tiver funcionando, ele se parece muito com aqueles de carrinho de controle remoto...é só achar um parecido, colocar a engrenagem na ponta dele e colocar no lugar!!!......
O cara da loja de A/C aqui da minha cidade "Taubaté-SP" me cobrou R$ 700 pilas e disse que tinha que desmontar todo o painel da ZJ pra ter acesso a esse motorzinho!!!!! meu custo pra arrumá-lo: ZEROOOOO!!!!!
Fica a dica aos amigos Cherokeiros!!!!!