Conectar

Ver Versão Completa : 1ª trilha



Boltão
07/04/2013, 21:59
Amigos novo no negocio,,,,comprei um CJr5 1964 ja esta quase pronto pra trilha, so não tem freio a disco
ele esta com motor 6cc \bf 161 fiz tudo novo gastei 4 mil......mas a pergunta é a seguinte...
vou para 1ª trilha e gostaria de algumas dicas para não fazer feio , tipo como traçar usar a reduzida se ja devo tirara ele da roda livre
desde o começo do passeio etc...

chinelao4x4
08/04/2013, 10:33
ola.

são muitas coisas a se aprender em uma trilha , vc como é iniciante, não pode ir sozinho, tem que ter mais algum 4x4 , de preferencia mais 2 pelo menos, e que sejam com mais experiencia , ok ?

La´na trilha, pede pra alguem entrar dentro do seu jeep e passar as primeiras ações , eu sempre uso 4x4 + reduzida em trilha, nunca usei só 4x4.

depois vem como subir e descer, angulos que o jeep pode ir , e etc...

Cavalo de pau não de , zerinhu é perigoso , tenha sempre em mente, que , a segurança vem em primeiro lugar, cinto , gaiola, se e possivel, capaçete !!! em pontos perigosos , peça pra todos descerem do jeep em pontos perigosos , cuidado com tranco em cordas ou cabo de aço, pode romper e machucar alguem, vc ou danificar seu jeep .

como vÊ , o tem muita coisa , observe bem onde os outros passam e tente ir por onde o jeep passou,

SEMPRE DESÇA E OLHE ONDE VC VAI PASSAR , ANALISE O TRAJETO DIFICULTOSO ANTES, OK ??

BOA SORTE

Robertux
08/04/2013, 14:24
Amigos novo no negocio,,,,comprei um CJr5 1964 ja esta quase pronto pra trilha, so não tem freio a disco
ele esta com motor 6cc \bf 161 fiz tudo novo gastei 4 mil......mas a pergunta é a seguinte...
vou para 1ª trilha e gostaria de algumas dicas para não fazer feio , tipo como traçar usar a reduzida se ja devo tirara ele da roda livre
desde o começo do passeio etc...

Bem vindo ao mundo off-road. Você fez uma excelente escolha, tanto em termos de hobby como em termos de equipamento.

Trilha, na minha opinião, independentemente de você ser novato ou experiente, nunca menos de 3 jipes, por mais experiente que seja, acidentes podem acontecer, e você vai precisar de alguém para lhe ajudar, então, "como quem tem dois tem um e quem tem um não tem nenhum", leve sempre dois jipes de estepe, dependendo da encarrascada em que vc se mete podem ser necessários dois jipes para resgatá-lo. De preferência, pelo menos um jipeiro bem experiente para orientá-lo e pelo menos um jipe com guincho.

Ao entrar na trilha ligue logo a roda livre. Assim que chegar a um trecho de maior dificuldade engate a tração 4x4 e a reduzida, assim vc não força o equipamento. Com o BF 161 e o câmbio de 3 marchas, a 2ª reduzida é a marcha a ser usada, você supera 90% das dificuldades com ela. Não há a necessidade do freio ser a disco, eu fiz muitas trilhas com o freio original sem problemas, somente tome cuidado com as primeiras freadas logo após passar em alagados pois a lona pode molhar e demorar mais a frear, portanto, passou em alagado teste os freios antes de precisar deles, se estiverem molhados ande um pouco com o pé no freio para esquentar e secar.

Em decidas íngremes desça sempre de frente (90º) com a rampa, nunca de viés (de forma oblíqua em relação à rampa) pois o jipe tomba com facilidade nessa situação. Engate a 1ª reduzida e use como freio motor. Evite usar o freio para o jipe não escorregar, usando-o somente em caso de extrema necessidade.

Acho que seguindo essas recomendações e as que o colega Chinelão lhe passou você desfrutará de excelentes momentos com seu jipe e seus colegas de trilha.

Abraço

Roberto

Pablo.pinto2007
08/04/2013, 16:30
Bem vindo ao mundo off-road. Você fez uma excelente escolha, tanto em termos de hobby como em termos de equipamento.

Abraço

Roberto


É até engraçado ouvir os colegas dizerem que se for trilhar vá em pelo menos 3 veículos... me lembro de um dia, tinha acabado de comprar os pneus oligator e estava doido pra testar... marcamos a trilha com o grupo e só me apareceram eu e mais dois... nenhum de nós três éramos iniciantes, éramos trilheiros há tempos... e saímos assim mesmo, chegamos em um local que só havia água e uma pequena lâmina de lama (ainda dura)... desistimos, queríamos emoção... nos deslocamos para outro local e lá sim estava bom, tinha a lama que esperávamos... de primeira o jeep que estava a minha frente tratou logo de ancorar, ele não atolou, ele ancorou a frente subiu no barranco e o para-choque travou tipo um anzol no barro para baixo... aí tentamos nos aproximar e não deu certo, toda vez que eu tentava me aproximar eu atolava e ainda ficava longe... o troller que era o terceiro carro com pneus AT conseguia me desatolar, mas não tínhamos nem cinta para alcançar o jeep ancorado... resultado, resolvemos sair da trilha e tentar pegar o jeep ancorado pelo outro lado, boa idéia... saímos e fomos lá... sendo que eu ia na frente e o troller atrás... pneus super garra, muito bons... porém teve um buraco em que me enterrei que ficou só o parachoque de fora e o troller tentando subir o barranco ainda seco quebrou a roda livre, agora me dêem a solução, nenhum tinha guincho e dois atolados e um quebrado... solução chamar os amigos que em pleno sábado ainda trabalhando tiveram que vir nos socorrer... valeu a pena, foi um aprendizado e tanto e lições que eu tirei dessa:
- pode sair até sozinho, mas tenha meios de desatolar, ou seja, tenha um guincho e que esteja funcionando;
- cinta ou corda ou cabo de aço, é essencial, nunca é demais ter duas cintas, com suas devidas manilhas (aqui chamamos assim aquelas "ferraduras" de aço parafusadas)... tenha pelo menos 20 metros dela!!!;
- Amigos são essenciais nessas horas, portanto nunca use da sua arrogância em trilhas ou em grupos...;
- rádio comunicador também é um bom meio de pedir ajuda, se caso não pegasse celular onde tivéssemos, conseguiríamos contactar alguém pelo rádio, estou falando de frequencas em VHF (PY);
- a experiência só contou na hora de desancorar os carros pois todos ficaram atolados por bobeira;
- a sorte ou a falta dela também contou bastante, muitos chamam isso de prevenção, talvez...

Fotos do dia... o jeep azul ficou olhando para o verde (o meu) a menos de 50 metros, ou seja foi por pouco...

E trilha só se fica experiente fazendo elas, agora sempre acompanhado de quem tem mais experiencia!!!

Abraços!!!

404889404890404891404892404893404888404886

lucar
09/04/2013, 00:31
Não esquece de vedar o jeep.
Diferencial e caixas tem respiro... Ideal é subistituir por mangueiras e elevar tudo acima do capo, se for para baixo dágua entra água e contamina o óleo vira uma maionese e fode tudo.
O distribuidor do BF e se for passar em lugar fundo com água o platinado molhou dançou..próprio vapor molha..Tem "n" maneiras de isolar... a mais fácil e suja é com graxa.
A principio, antes da travessia, liga uma mangueira no carburador e puxa para dentro do jeep quando for passar a água... depois volta o filtro de ar original... pois ele aspira o vapor de água que sai quando motor quente pega na água.....pode dar calçoo hidráulico. Eu tenho um filtro de ar de corcel I instalado no cofre... se tem água eu troco 2 braçadeiras e passo na fé... depois volto o á óleo.... se inclinar muuito pode cair óleo do filtro no carburador e vai fumar um pouco... podendo até apagar o motor.
Inclinação do lado do tanque para baixo, no meu vaza, portanto cuidado com cigarros e afins....

Do mais não faça nada que não tenha confiança... se pensar 2 vezes ... não faça antes de ver alguma pessoa com pouco mais de experiência fazer..se tiver dúvida pergunta antes..ok? Já providenciou um Radinho PX para conversar na trilha?? Vá atrás de um... muito útil!

Exemplo do que não fazer... ainda mais estando só eu de jeep e sem chance de resgate.... fui testar a vedação do motor, cambio e diferenciais....kkkk

Jeep Anfíbio Rio Mogi Guaçu Pirassununga - SP - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-LuTBB6V_Kw)