Ver Versão Completa : Entrada de Ar
TCHEIGOR
07/04/2013, 21:01
Boa noite toyoteiros!
Estou com uma entrada de ar na linha de combustível, e tá difícil encontrar. Eu to suspeitando do suporte do filtro de diesel (aquele que tem a bombinha pra tirar o ar do sistema)
Queria saber se posso usar outro filtro direto nas mangueiras (tipo de filtro de combustível genérico de automóvel) só pra testar se irá continuar falhando daí descubro se o problema é no suporte ou não. Será que dá? Não vai causar restrição? Ou alguém tem outra dica de como testar esse suporte do filtro? Pensei em fazer o teste sem filtro mas aí vem o medo de meter uma sujeira pra dentro da BI e meu problema ficar ainda maior. Já to com medo de usar a viatura em viagens pq volta e meia começa a falhação.
Desde já agradecido,
Abraço
Igor
Olá Tcheigor,
Pelo que eu sei, os filtros para gasolina não podem ser utilizados com diesel, devido a parafina presente neste combustível.
Eles simplesmente entopem.
Pelos depósitos de porcaria que encontro cada vez que troco o filtro do diesel (chegam até a impedir o correto funcionamento da boia deslizante do sensor de presença de água), eu não andaria nem 10 km sem filtro...
Alem de aconselhar uma inspeção da peça numa boa oficina de bombista, não tenho outra sugestão.
Grande abraço
Fabrizio
Boa noite toyoteiros!
Estou com uma entrada de ar na linha de combustível, e tá difícil encontrar. Eu to suspeitando do suporte do filtro de diesel (aquele que tem a bombinha pra tirar o ar do sistema)
Queria saber se posso usar outro filtro direto nas mangueiras (tipo de filtro de combustível genérico de automóvel) só pra testar se irá continuar falhando daí descubro se o problema é no suporte ou não. Será que dá? Não vai causar restrição? Ou alguém tem outra dica de como testar esse suporte do filtro? Pensei em fazer o teste sem filtro mas aí vem o medo de meter uma sujeira pra dentro da BI e meu problema ficar ainda maior. Já to com medo de usar a viatura em viagens pq volta e meia começa a falhação.
Desde já agradecido,
Abraço
Igor
Tcheigor, de manhã quando ligo o carro ele fica com a rotação instável e se tremendo todo... Troquei o cabeçote do filtro no começo do ano, coloquei um paralelo... Resolveu na hora, mas tá ruim de novo... Acredito que seja o cabeçote paralelo. Eu de manhã, quando bombeio, liga normal.
hugo.morais
08/04/2013, 09:16
Tcheigor,
A entrada de ar pode vir de vários pontos, inclusive sujeira no tanque... Na minha ex-camper quando o tanque baixava do meio começava a dar entrada de ar, o motivo era o pescador rachado, que quando baixava o tanque ele começava a puxar ar...
Algumas perguntas, seu problema é fácil de reproduzir? Se tiver tempo e o problema for fácil de reproduzir você pode seguir os seguintes passos...
1. Fazer um teste isolando o filtro de combustível e veja se a entrada de ar desaparece, se sim o problema pode ser o filtro ou o "cabeçote" do filtro , aquele que tem a bomba manual...
2. Isolar o pescador do tanque, colocando uma mangueira direto em uma garrafa PET, por exemplo...
3. Verificar as mangueiras de combustível e substituí-las
Na minha hilux tive uma entrada de ar que me deu bastante trabalho para tirar, pois descobrir que bomba manual dela não funcionava kkkkk
Abraços,
Hugo
TCHEIGOR
08/04/2013, 14:02
valeu pelas sugestões gurizada, Hugo, minha primeira impressão era de sujeira no tanque, pois assim como começa fica normal de novo e se andar devagarinho não falha, mas como o Fabrízio falou, não vou arriscar andar sem filtro justamente por essa dúvida, o difícil tá arrumar alguém q desmonte o tanque e verifique tudo. Pescador rachado não deve ser pq já abasteci umas 2x depois que começou essa M e não foi só com pouco diesel que ocorreu, ocorre mesmo quando pisa mais no acelerador. Se andar meio pé não falha, vai falhar quando soca a bota, que é quando o vácuo na linha de combustível aumenta, por isso agora to suspeitando do cabeçote do filtro ou mangueiras.
Dorderf, ia comprar um suporte paralelo só pra testar, pq tá R$380 na américa o original e menos de 100 no ML, mas acho q vou pra limpeza do tanque antes de partir pro suporte original mesmo hehehe, valeu a dica. Ah e na minha, quando ocorre o defeito, se eu desacelero e ponho em ponto morto fica se tremendo toda igual a sua, querendo apagar e tal. Na pior vez que aconteceu tive que ficar bombeando o acelerador pra não apagar e rolou uma fumaceira danada. Tenho um amigo que tá com uma igual a minha, vou ver se convenço ele a botar o suporte e filtro dele na minha e sair pra acelerar hehehehe.
hugo.morais
08/04/2013, 15:14
Tcheigor,
O cabeçote e o filtro de diesel pode ser qq um, desde que de carro a diesel... Se seu tanque está sujo, então seu filtro de combustível deve estar já sujo também... Abre ele e verifica como está a sujeira, pelo menos você terá certeza que não é a sujeira ou que é o tanque...
Na minha ex-camper tinha adaptado no pescador um peneira, senão me engano da Kombi, na ponta para evitar que as sujeiras do tanque passassem para o filtro... Este tipo de problema é bem chato de descobrir e diagnosticar, tem que ir fazendo aos poucos e eliminando os suspeitos...
Abraços,
Hugo
Eduardo Schaefer
08/04/2013, 15:41
Alguém já "sangrou" o tanque das Sw, na minha tem um parafuso embaixo e parece que é para isso, falo pois neste fim de semana troquei oleo e filtros e aconteceu algo parecido depois de 20 km (Chui -SVP), parecia que ia apagar, voltei ao Chui e tiramos o filtro (tinha pouco diesel e uma sujeira no sensor de agua).Sopramos as mangueiras e aparentemente não tinha nada grande trancando a passada de combustivel, colocamos no lugar e até agora esta perfeito, pergunto, vale a pena soltar esse tampão para sair um pouco de sujeira ?
Valeu
sandro_ventania
08/04/2013, 19:01
Tcheigor,
Filtre dois litros de diesel em uma perna de calça jeans...coloque o diesel em uma garrafa pet e tire a mangueira que vai do tanque ao filtro isolando o tanque e ponha dentro da garrafa...faça o teste. Se funcionar normal, já sabe que é no tanque o problema.
Se não funcionar, coloque a garrafa depois do filtro e teste novamente, se dessa vez resolver, já sabe que é no cabeçote o problema.
Entendo que voce já tenha trocado o filtro, mesmo que ainda esteja no prazo. Pois esse seu problema é clássico de filtro sujo. Filtro as vezes novo, mas pega um diesel muito sujo estraga logo.
TCHEIGOR
08/04/2013, 20:18
Acho que vai ser por aí mesmo Sandro, vou filtrar e ir eliminando os locais possíveis do problema.O filtro estou usando eurofilt não fazem 5mil Km ainda, mas pode estar saturado mesmo.
Valeu pela dica
abraço!
Cara, isto, muito provavelmente é filtro sujo mesmo. Antes de fazer qq outro teste troque o filtro de diesel e veja se não some o problema. Este sintoma de pegar ar quando tá com o pé no fundo é típico de restrição de fluxo. Tire o filtro e veja o estado dele.
A minha quando comprei aconteceu isto. Troquei o filtro e resolveu. Mas se for este o caso é o seu tanque que deve estar enferrujado. Ao menos foi o que ocorreu comigo. Procurei outro tanque e não achei, dai mandei fazer um tratamento próprio que removem a ferrugem e passa uma tinta epóxi própria e ficou nota 10.
Quanto a drenar o tanque, as vezes ajuda. Mas no tanque da minha, a acho que de todas, o pescador fica dentro de uma "panelinha" que não vai drenar. Veja na foto. Este é interior do tanque apos o tratamento, este escorrido vermelho é a tinta epóxi.
404930
guilhermeabreu
08/04/2013, 23:41
TCHEIGOR
Na minha EX-BONEQUINHA sofri um bom tempo , mas o problema não era como o seu , só dava problema pela manhã em alguns dias , ocorria uma a duas vezes por semana , pela manhã ela não pegava nem por reza brava , daí bombeava a bombinha em cima do filtro e pegava e durava mais uma a duas semanas para dar o problema novamente , este é o tipo de problema mais difícil de resolver porque ele só aparece esporadicamente , daí achei que era o cabeçote do filtro e comprei um original zerado 550 paus , troquei em casa e achei ter resolvido o problema duas semanas depois a mesma coisa , joguei 550 paus no lixo , e acabou que descobri sem querer , era um vazamento que tinha no cabeçote da BI .
Tenho o cabeçote do filtro original da BONEQUINHA aqui e casa , ela estava com 250.000 km qdo troquei pelo novo , ou seja este cabeçote que retirei dela estava bom se vc quiser ???? É só falar .
Mas no seu caso não esta parecendo ser o cabeçote do filtro .
TCHEIGOR
09/04/2013, 12:10
Olá Guliherme, obrigado pela oferta, até seria interessante pra eu descartar que seja isso, mas hoje levei na oficina e eles têm lá um conjunto novo de suporte e filtro pra testar se é isso mesmo, caso não seja retorno com os meus pro lugar e sigo a pesquisa.
Cara to nervosão, dormi mal essa noite pensando em todas possibilidades.
abraço a todos e vou atualizando vocês.
TCHEIGOR
09/04/2013, 12:15
Legal a foto Ezahn, tava imaginando como seria a construção interna do tanque. Lembro que rolou um tópico sobre esse tratamento do tanque, foi vc quem postou? Se precisar vou ter que partir pra isso, em que cidade fica essa empresa?
valeu!
Tcheigor, fui eu sim que postei. A Empresa é a Motos Antigas de Curitiba. Aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/75142-tanque-com-ferrugem-2.html#post1509225) tem o post completo dom explicação e contatos.
TCHEIGOR
12/04/2013, 08:33
E aí gurizada, acho que resolvi o problema, era no próprio filtro que dava entrada de ar, eu estava usando eurofilt, que diz ser top mas pra mim causou dor de cabeça.
Pra descobrir a origem do defeito foram colocadas duas mangueiras transparentes na entrada e saída do filtro (aqueles tocos de mangueiras que ligam a tubulação de combustível no filtro) e quando dava o defeito era visível o ar saindo do filtro, mas o ar não vinha do tanque, logo ele entrava pelo filtro. Descoberto isso, poderia ser o cabeçote do filtro ou o próprio filtro. Optamos por trocar primeiro o filtro e por enquanto tá tudo normal.
Ainda não abri o eurofilt pra ver como está o refil (esse filtro reaproveita a carcaça e só troca o refil), hoje vou ver se abro ele pra conferir se estava muito sujo.
To até com medo de acelerar e dar falta de novo hehehehe mas devagar vou retomando a confiança na Guerrilla.
Valeu a todos que ajudaram!
TCHEIGOR
12/04/2013, 08:37
ah, vendo eurofilt com entrada de ar kkkkkkkkkkkk
Tcheigor, vai no fórum do Troller e tu vai ver o que é desconfiança (com os novos 3.2 TGV)... Tua Guerrilla tá ótima, foi só um resfriado!
TCHEIGOR
13/04/2013, 08:11
Tcheigor, vai no fórum do Troller e tu vai ver o que é desconfiança (com os novos 3.2 TGV)... Tua Guerrilla tá ótima, foi só um resfriado!
Amén!
segunda vou fazer um bate e volta na serra, são 120Km e uma bela subida no final pra testar se o pulmão dela tá em ordem, e, se tudo estiver certo na outra semana eu já puxo uns 350Km pra pescar umas trutas, tomar uns vinhos e curtir um frio em São José dos Ausentes pra ficar de bem com a máquina de novo.
Mais uma vez agradeço a todos que ajudaram.
Que bom Tche. Espero que não volte o defeito. Mas já fique esperto, se voltar o defeito depois de uns 5000 km, ou se vc constatar que o tal eurofilt esteja muito sujo, é bem provável que vc tenha que reparar o tanque como ocorreu comigo. Na minha o filtro entupia e pegava ar com 3000 km depois de trocado.
Veja isto antes de definitivamente se desfazer do tal eurofilt. Alias, qual a vantagem deste eurofilt?
Abraços
gabriel theodoro de souza
14/04/2013, 15:23
Ezahn, voltando a coroa e pinhão, recebi as duas(dianteira e trazeira) que voce sugeriu.Que surpreza você acha que podemos ter quando da substituição destas peças? Algum rolamento,retentor, junta? Gostaria de ficar meio prevenido.
TCHEIGOR
15/04/2013, 11:51
Voltando à coroa e pinhão?? A coroa tá em casa e o pinhão já tá cozinhando kkkkk.
Ezahn, o eurofilt tem um poder de filtragem maior (filtra partículas menores que os comuns), separa a água e troca-se somente o refil a cada 80mil Km. Pelo preço, se trocar a cada 40mil já sai mais barato que o filtro normal. No meu caso saiu caro, mas já vi que é vazamento mesmo e não foi saturação. Não foi erro de instalação porque o vazamento é no corpo do filtro, no lado que diz pra não abrir (a carcaça do filtro tem tampas rosqueadas dos dois lados, um lado é pra troca do refil, o outro tá escrito que não pode abrir, e tá vazando por ali.)
Ok, valeu e boa sorte, tomara que fique solucionado o problema!
TCHEIGOR
16/04/2013, 13:36
Ok, valeu e boa sorte, tomara que fique solucionado o problema!
100%, estou em Gramado agora, subida toda com o pé na lata e sem falhas.
valeu
sandro_ventania
16/04/2013, 17:07
Tcheigor,
Eu andei lendo a respeito do eurofilt e achei bem legal! A impressão que tenho é que é um filtro de água adaptado...he he he.
Acredito que impeça problemas de entupimento e água...somente, aquele monte de coisa de economia de combustivel, redução de fumaça, etc...pra mim é conversa fiada...que me diz?
Qual foi o preço que voce pagou? e qual foi o modelo?
TCHEIGOR
17/04/2013, 23:48
Tcheigor,
Eu andei lendo a respeito do eurofilt e achei bem legal! A impressão que tenho é que é um filtro de água adaptado...he he he.
Acredito que impeça problemas de entupimento e água...somente, aquele monte de coisa de economia de combustivel, redução de fumaça, etc...pra mim é conversa fiada...que me diz?
Qual foi o preço que voce pagou? e qual foi o modelo?
o modelo é o euro80 fox, a princípio tava gostando, mas não é nada perceptível a economia nem redução de fumaça, claro que teoricamente se o diesel é mais puro queima melhor e é baseado nisso que eles afirmam. Paguei uns R$300 e vários.
TCHEIGOR
23/04/2013, 20:19
só pra confirmar gurizada, viagem ida e volta à São José dos Ausentes, 720Km com 5 pessoas e bagagem sem nenhum problema, tá com fôlego invejável a japa.