Ver Versão Completa : Retificar ou não retificar o motor que já está fora?
GLMedina
07/04/2013, 11:03
Blz galera Landeira!
Como alguns sabem e acompanham, estou reformando minha 110 200 TDi. O motor está fora e ando pensando seriamente em manda-lo para a retifica.
Não pq precise, mas por prevenção. :semideia
Como dizem: o que é um p...eido para quem já está todo c...agado!:mrgreen:
O motor já está com 270.000 km e, com isso, uma retifica bem feita me garantiria que não me deixaria na mão. Já vou revisar o motor todo mesmo!:rolleyes:
E como ele já está fora, o resto fica mais fácil!
O carro está sendo preparado para viagens longas, então, acho que seria bom me garantir mais ainda.
O que os amigos acham?
Abs.
Alexandre Tietsche
07/04/2013, 11:52
Não vale a pena comprar um 300tdi usado ?
Mad Bahia 4x4
07/04/2013, 16:02
Quilometragem de 270k não será problema se ele estiver sido usado e mantido com carinho. Tenho um amigo q faz trilha e viaja com uma 90tinha com 380k, e não tem esse carinho todo. Tem outro q garante q a 110 HCPU dele tem 1,4 milhões de km sem problemas.
Mas caso decida retifica, sugiro orçar o kit de 2.8 para aproveitar e dar um up no bicho.
Estou reformando uma 90tinha e esta repotencialização está na lista de itens próximos.
Abçs,
Mad
ramiresba
07/04/2013, 16:14
Quilometragem de 270k não será problema se ele estiver sido usado e mantido com carinho. Tenho um amigo q faz trilha e viaja com uma 90tinha com 380k, e não tem esse carinho todo. Tem outro q garante q a 110 HCPU dele tem 1,4 milhões de km sem problemas.
Mas caso decida retifica, sugiro orçar o kit de 2.8 para aproveitar e dar um up no bicho.
Estou reformando uma 90tinha e esta repotencialização está na lista de itens próximos.
Abçs,
Mad
Mad Bahia 4x4,
Onde você conserta seu carro? Estou buscando mecânicos com referências, aqui em Salvador, para a Freelander. Até outro dia tinha um colega do fórum querendo um mecânico para Defender.
Abração
Medina,
o 200 TDI é um motor que dura muito, tanto ou mais que o 300tdi. Se quiser ser preciosista, troque apenas os pistões e anéis. Compre tudo na Inglaterra. E marque meticulosamente a localização de todas as peças (bielas casquilhos, etc).
Antigamente, nos tempos de MO barata, era comum fazer troca de pistões e anéis, garantindo assim maior vida aos cilindros. Claro, para isso encomende a junta do cabeçote na mesma medida da original, mas mesmo assim meça a altura dos pistões em relação a junta antes e depois. Se ficar mais alto, vai precisar de uma junta mais grossa.
Aproveite e troque a correia dentada e os tencionadores. No 200TDI precisa retirar a bomba d'água, o que requer um jogo de juntas.
Abs
Clemente
Blz galera Landeira!
Como alguns sabem e acompanham, estou reformando minha 110 200 TDi. O motor está fora e ando pensando seriamente em manda-lo para a retifica.
Não pq precise, mas por prevenção. :semideia
Como dizem: o que é um p...eido para quem já está todo c...agado!:mrgreen:
O motor já está com 270.000 km e, com isso, uma retifica bem feita me garantiria que não me deixaria na mão. Já vou revisar o motor todo mesmo!:rolleyes:
E como ele já está fora, o resto fica mais fácil!
O carro está sendo preparado para viagens longas, então, acho que seria bom me garantir mais ainda.
O que os amigos acham?
Abs.
GLMedina
07/04/2013, 19:46
Não vale a pena comprar um 300tdi usado ?
Depende! Se fosse uma 300 que tivesse o histórico dessa, que me escolhesse como essa fez, e que fosse ) bala como a minha vai ficar, até poderia. Mas nunca me daria a exclusividade que a minha 200 vai me dar. Um coisa é comprar um carro pronto; a outra é "fazer" o seu carro.
Esse é o espírito e a filosofia envolvida na "reconstrução" da minha 200.
Mas se alguém me perguntar se deveria fazer o mesmo eu responderia se ele queria um carro apenas ou um projeto. Eu encarei a compra da minha 200 como um projeto.
Ademais, será que a 300 não teria que fazer o mesmo? Ora, vemos aí um monte custando a partir de 55 k. Independente do ano. A minha tem uma história legal: Faz parte do 1º lote de Defender que desembarcou aqui. Foi de um único dono. E está no ponto para eu fazer nela o que eu quiser, o que não faria se tivesse comprado um carro por mais de 50 mil.
Por isso acho que não valeria a pena uma 300, se não fosse nas mesmas condições da que eu comprei.
Abs.
GLMedina
07/04/2013, 19:59
Medina,
o 200 TDI é um motor que dura muito, tanto ou mais que o 300tdi. Se quiser ser preciosista, troque apenas os pistões e anéis. Compre tudo na Inglaterra. E marque meticulosamente a localização de todas as peças (bielas casquilhos, etc).
Antigamente, nos tempos de MO barata, era comum fazer troca de pistões e anéis, garantindo assim maior vida aos cilindros. Claro, para isso encomende a junta do cabeçote na mesma medida da original, mas mesmo assim meça a altura dos pistões em relação a junta antes e depois. Se ficar mais alto, vai precisar de uma junta mais grossa.
Aproveite e troque a correia dentada e os tencionadores. No 200TDI precisa retirar a bomba d'água, o que requer um jogo de juntas.
Abs
Clemente
Grande Clemente, vc é o cara que eu sonhava em me responder!:palmas:
Eu já havia comprado a correia dentada original nova e os tensionadores para trocar. Mas valeu pela dica.
Na verdade, como se trata de uma reforma total, nem sei se posso considerar preciosismo a "retifica".
Aliás, a única coisa que não comprei foi o kit de pistões, assim como bielas e casquilhos, ou seja, o coração do motor.
A MO está garantida: Tenho amigo que tem oficina mecânica e o DIY está garantido! Claro que com ajuda.
Minha dúvida é a de que já que o motor está fora, estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo, esse trato no motor seria a "azeitona da empada".
O motor não queima nem baixa óleo, portanto antes de tudo, iria verificar a necessidade de tal troca e não trocaria nada à toa (verificar estado dos pistões, cilindro, bielas, comando de válvulas e afins). Sabemos que é mais fácil agora do que montado no carro, não? Se for necessário faria o que precisasse. Depois era só montar tudo novinho!
Abs.
O 200 Tdi é um senhor motor. Na minha opinião tem um projeto mais caprichado que o 300 tdi. Eles aprimoraram o 200 Tdi e chamaram de 300 Tdi, mas acho que não teve muito aprimoramento não. Só em termos de ruido e suavidade. Em termos de durabilidade e resistencia acho que o 200 Tdi é melhor.
Se o motor estiver legal, com boa compressão e tal, eu deixaria como está. Daqui a uns 200 mil km vc pensa nisso.
ALém disso tirar um motor não é tão complicado assim.
Abs
Sergio
Concordo com Clemente.
Trocaria correia, tensores, aproveita e troca bomba de agua, já que mesma sai na troca.
Os pistões e aneis, com simples teste de compressão voce tem uma boa ideia de como eles estão. Caso esteja fora da especificação minimia (consulta o manual de mecanica) já troca também...
Retirando o carter vc consegue fazer uma ionspeção visual nas bronzinas.
Se o motor esta bom, não queima óleo além do normal, e não apresenta vazamentos... eu acredito que uma boa revisão de tudo conforme manda o manual, vai ficar 100%
Mas se acha que fazer o motor é só a azeitona da empada... manda bala. Tem que torcer para não virar o tomate do molho, haja visto os preços que os vermelhinhos estão nos mercados!
GLMedina
07/04/2013, 20:58
Concordo com Clemente.
Trocaria correia, tensores, aproveita e troca bomba de agua, já que mesma sai na troca.
Os pistões e aneis, com simples teste de compressão voce tem uma boa ideia de como eles estão. Caso esteja fora da especificação minimia (consulta o manual de mecanica) já troca também...
Retirando o carter vc consegue fazer uma ionspeção visual nas bronzinas.
Se o motor esta bom, não queima óleo além do normal, e não apresenta vazamentos... eu acredito que uma boa revisão de tudo conforme manda o manual, vai ficar 100%
Mas se acha que fazer o motor é só a azeitona da empada... manda bala. Tem que torcer para não virar o tomate do molho, haja visto os preços que os vermelhinhos estão nos mercados!
Pior que com os preços do tomate, daqui a pouco vão oferecer umas caixas na troca!
Alexandre Tietsche
08/04/2013, 01:06
Medina, Eu fiz (funileiro fez na verdade) uma reforma de uma C10 deixei no chassis assim como você. Não deixei nada sem fazer, nem motor. Mandei abrir e ver tudo, fiz retífica e tudo que tem nela hoje é zero km. Não sei o custo que daria e seu budget mas motor e câmbio são os corações da viatura. A C10 eu rodei uns 1000km em quase 2 anos, isso na Defender da pra rodar em um dia.
Um bom mecânico vai te responder essas questões, por km é difícil analisar pois sempre depende de como o ex dono usou (giro, óleo, etc).
GLMedina
08/04/2013, 09:35
Medina, Eu fiz (funileiro fez na verdade) uma reforma de uma C10 deixei no chassis assim como você. Não deixei nada sem fazer, nem motor. Mandei abrir e ver tudo, fiz retífica e tudo que tem nela hoje é zero km. Não sei o custo que daria e seu budget mas motor e câmbio são os corações da viatura. A C10 eu rodei uns 1000km em quase 2 anos, isso na Defender da pra rodar em um dia.
Um bom mecânico vai te responder essas questões, por km é difícil analisar pois sempre depende de como o ex dono usou (giro, óleo, etc).
Blz Alexandre!
Pois é, vou fazer isso. Está fora mesmo. Vou desmontar tudo e ver como está. Se estiver tudo ok, monto de volta. Se precisar trocar algo, já faço isso e fico com um motor novinho!
Abs.
Pensando bem faria o que o lucar propôs. Verifique a compressão, atentando para a correção de acordo com a altitude. O motor deve estar quente e a bateria e arranque devem estar 100%.
Para fazer a troca de pistões não é necessário remover o motor, logo pode fazer depois.
Abs
Clemente
Grande Clemente, vc é o cara que eu sonhava em me responder!:palmas:
Eu já havia comprado a correia dentada original nova e os tensionadores para trocar. Mas valeu pela dica.
Na verdade, como se trata de uma reforma total, nem sei se posso considerar preciosismo a "retifica".
Aliás, a única coisa que não comprei foi o kit de pistões, assim como bielas e casquilhos, ou seja, o coração do motor.
A MO está garantida: Tenho amigo que tem oficina mecânica e o DIY está garantido! Claro que com ajuda.
Minha dúvida é a de que já que o motor está fora, estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo, esse trato no motor seria a "azeitona da empada".
O motor não queima nem baixa óleo, portanto antes de tudo, iria verificar a necessidade de tal troca e não trocaria nada à toa (verificar estado dos pistões, cilindro, bielas, comando de válvulas e afins). Sabemos que é mais fácil agora do que montado no carro, não? Se for necessário faria o que precisasse. Depois era só montar tudo novinho!
Abs.
Então a diferença de um mecânico de "confiança" e um mexânico é exatamente isso. O cara que entende, vai fazer todos os testes seguindo a risca o manual de mecânica do motor/veiculo/avião/barco etc... antes de sair abrindo tudo sem motivo aparente. Nunca vi um manual que mandasse abrir o motor para simples conferência com "X" mil kilometros....
Com testes simples, para quem tem o equipamento de aferição apropriado, até se consegue saber muito do estado geral do motor e a necessidade de troca de alguma peça. Eu acho que - de 300.000 mil KM deve ser feito aquilo que o manual manda. Nenhum manual manda ABRIR o motor para ver se esta ruim. Se atente a isso.
Por exemplo o teste de compressão te mostra o estado dos cilindros/pistão e anéis.... não tem que abrir nada
Teste de pressão do óleo indica desde falha ou fadiga da bomba até mesmo se as bronzinas estão gastas/riscadas....não abre nada
Caso indique pressão de óleo baixa, confere a bomba, estando nos padrões, pode abrir o carter e olhar as bronzinas de biela... somente retira o carter (uma junta que se usa...)
Eu não acho necessário, minha opinião, abrir o motor sem ter um motivo comprovado. O principal voce esta fazendo "estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo,". Muitas vezes a retifica não fica como o esperado. Motor já amaciado é motor que você pode confiar..... já esta tudo casado! Retificado por melhor que seja, nunca vai ser como saiu de fabrica ainda mais um 200TDI com pedigree inglês!
GLMedina
08/04/2013, 21:04
Então a diferença de um mecânico de "confiança" e um mexânico é exatamente isso. O cara que entende, vai fazer todos os testes seguindo a risca o manual de mecânica do motor/veiculo/avião/barco etc... antes de sair abrindo tudo sem motivo aparente. Nunca vi um manual que mandasse abrir o motor para simples conferência com "X" mil kilometros....
Com testes simples, para quem tem o equipamento de aferição apropriado, até se consegue saber muito do estado geral do motor e a necessidade de troca de alguma peça. Eu acho que - de 300.000 mil KM deve ser feito aquilo que o manual manda. Nenhum manual manda ABRIR o motor para ver se esta ruim. Se atente a isso.
Por exemplo o teste de compressão te mostra o estado dos cilindros/pistão e anéis.... não tem que abrir nada
Teste de pressão do óleo indica desde falha ou fadiga da bomba até mesmo se as bronzinas estão gastas/riscadas....não abre nada
Caso indique pressão de óleo baixa, confere a bomba, estando nos padrões, pode abrir o carter e olhar as bronzinas de biela... somente retira o carter (uma junta que se usa...)
Eu não acho necessário, minha opinião, abrir o motor sem ter um motivo comprovado. O principal voce esta fazendo "estou trocando tudo que tem que trocar (mangueiras, correias, embreagem da 130 completa, arrefecimento, turbina), revisando tudo,". Muitas vezes a retifica não fica como o esperado. Motor já amaciado é motor que você pode confiar..... já esta tudo casado! Retificado por melhor que seja, nunca vai ser como saiu de fabrica ainda mais um 200TDI com pedigree inglês!
Hj cedo pensei nisso. Não vou mexer no que está bom!
Não baixa óleo nem queima, então, deixa quieto!
Mas, como disse o lucar, coisa de "mexânico"!:roll:
É que depois que a gente faz o curso de mecânica diesel, desmontando e montando um motor OM306 inteiro, fica com vontade de desmontar tudo!:drool:
Aproveita o que aprendeu, baixa o manual de mecânica e de serviço do motor, imprime ele e usa a oficina do seu amigo para fazer todos os testes que o manual manda. Faça uma planilha e compare todos os resultados com os limites de tolerância descritos nestes manuais. Tenho certeza que vai confirmar que seu motor esta "jovem ainda"(kkkkk), ou melhor com as aferições dentro do tolerável e ainda com sobra para rodar o dobro.
Eu também sou um "mexânico nato" desde pequeno concerto desde meu primeiro tico tico até as bicicletas, mobiletes, motos, carros, jeeps.... claro que nem tudo sai como imaginamos..kkkk mas é ai que esta a graça! Vivendo e aprendendo.
P.S. fugindo ao tópico, eu tenho aqui na fila para "MEXANIZAR" kkkkkk....reformar/restaurar (depende das peças originais que conseguir) uma CB 400II ano 83, outra é uma XL 250R japonesa ano 83 (só não acho um cabeçote para ela, já esta até jateada para pintura toda retificada), meu willys que sempre estou revisando e precisa de um pequeno reparo no chassis e suspensão, a Land que estou terminando a tapeçaria dela depois de isolar tudo com manta e instalar umas coisinhas ainda falta um monte de perfumes kkkk.... Tem até uma geladeira GE anos 50 que já coloquei para funcionar/gelar, porém falta funilaria (kkkk) pretendo personalizar com as cores de corrida da Harley Davidson (laranjão...e quadriculado com um belo logo) ou fazer original para vender.... Fora as 101 peças para os protótipos que tenho em mente, mas não sairão do papel ainda....kkkkk
Mad Bahia 4x4
10/04/2013, 09:27
Ramires,
Infelizmente não tenho nenhuma indicação para Freelander, se quiser consertar Defender indico Jorge q fica em Vilas do Atlântico ou Fábio (ex-GDK) q fica na Baixinha de São Gonçalo (Av. LEM).
Abçs,
Mad
GLMedina
10/04/2013, 10:45
Aproveita o que aprendeu, baixa o manual de mecânica e de serviço do motor, imprime ele e usa a oficina do seu amigo para fazer todos os testes que o manual manda. Faça uma planilha e compare todos os resultados com os limites de tolerância descritos nestes manuais. Tenho certeza que vai confirmar que seu motor esta "jovem ainda"(kkkkk), ou melhor com as aferições dentro do tolerável e ainda com sobra para rodar o dobro.
Eu também sou um "mexânico nato" desde pequeno concerto desde meu primeiro tico tico até as bicicletas, mobiletes, motos, carros, jeeps.... claro que nem tudo sai como imaginamos..kkkk mas é ai que esta a graça! Vivendo e aprendendo.
P.S. fugindo ao tópico, eu tenho aqui na fila para "MEXANIZAR" kkkkkk....reformar/restaurar (depende das peças originais que conseguir) uma CB 400II ano 83, outra é uma XL 250R japonesa ano 83 (só não acho um cabeçote para ela, já esta até jateada para pintura toda retificada), meu willys que sempre estou revisando e precisa de um pequeno reparo no chassis e suspensão, a Land que estou terminando a tapeçaria dela depois de isolar tudo com manta e instalar umas coisinhas ainda falta um monte de perfumes kkkk.... Tem até uma geladeira GE anos 50 que já coloquei para funcionar/gelar, porém falta funilaria (kkkk) pretendo personalizar com as cores de corrida da Harley Davidson (laranjão...e quadriculado com um belo logo) ou fazer original para vender.... Fora as 101 peças para os protótipos que tenho em mente, mas não sairão do papel ainda....kkkkk
Putz, tá que nem eu!:shock::confused:
Além da 200, estou terminando a reforma de uma Suzuki DR 650 RE 95 (já tem mais de um ano). Acho que nesse fim de semana fica pronta.
Isso parece doença! Mal curei de uma, e já estou pensando na próxima que vou fazer.
Abs.
Leo Couto
04/07/2013, 03:17
Putz, tá que nem eu!:shock::confused:
Além da 200, estou terminando a reforma de uma Suzuki DR 650 RE 95 (já tem mais de um ano). Acho que nesse fim de semana fica pronta.
Isso parece doença! Mal curei de uma, e já estou pensando na próxima que vou fazer.
Abs.
Então patrocina a minha Pajero. :lol:
Então patrocina a minha Pajero. :lol:
Bem baiano isso... LOL
GLMedina
04/07/2013, 12:35
Então patrocina a minha Pajero. :lol:
Grande companheiro Jalapenõ!
Felizmente, quem tem filho com bigode é gato!
Mas se quiser dicas, estamos aí, afinal, vai que rola um comboio em 2014 lá pro camping do Vicente!
Casa da transmissão4x4
04/07/2013, 13:19
Pessoal só para deixar minha opinião: eu tive um problema foi com minha ranger 2.5 que e o mesmo motor da Land mais antigas, esse motor estava baixando oleo com cerca de 374000 km, logo quando desmontei ele ví que precisava de uma retifica, então ao invez de retificar e mater o 2.5 eu preferi passa-lo para 2.8, ficou outro carro para viagens e passeios...............Então se o motor não esta baixando oleo eu acho que não compensa, mas se for mexer passa logo para 2.8.
att.
Danilo.
Moacirdias
04/07/2013, 15:53
eu colocaria um motor mais forte, e commo esse esta funcionando ainda da p fazer um troco nele
Casa da transmissão4x4
04/07/2013, 20:34
eu colocaria um motor mais forte, e commo esse esta funcionando ainda da p fazer um troco nele
Pois é, mas têm que colocar tudo na ponta do papel, passar para 2.8 não envolve nenhuma adaptação, trocar o motor já teria que fazer isso, então os custos ficam muito alto. E uma questão a ser bem pensada.
Abraço.
GLMedina
04/07/2013, 21:59
Vlw galera, mas a viatura já está pronta e rodando. Ficou com o velho, bom e confiável 200 TDi. Está igual um reloginho!
Todos os agregados foram substituídos por novos e originais. São apenas 276.800 em 21 anos de vida!
Abs.
Olá GLmedina, peço desculpa por desenterrar este topico, porem tbm estou restaurando uma DR 650 RE, e gostaria de conversar contigo a respeito se possivel.
O problema que eu nao consigo te mandar MP pq sou usuario novo, espero que leia este meu post
Abs!
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