Ver Versão Completa : Carburador original DFV228
Jeep 73_Luiz
05/04/2013, 19:20
Pessoal,
Eu comprei recentemente um Jeep 73 CJ5 todo original. Eu fiz uma revisão nos freios, direção, motor para garantir que eu tenha muita surpresa.
No momento estou tentando colocar o "bicho" para rodar com gasolina, pois ele veio com aquela adaptação, bem TOSCA, para funcionar com gás de botijão.
A minha dúvida é quanto ao custo x benefício do carburador. O motor é o original BF161 6CC com carburação simples DFV 228. A dúvida é a seguinte:
1 - Trocar o carburador e colocar um Weber novo que está sendo vendido em uma loja 4x4 na internet por R$ 550,00.
2 - Trocar o carburador por um recondicionado na mesma loja por R$390,00.
3 - Tentar recondicionar o carburador que está rodando atualmente somente com gás de cozinha a pelo menos uns 10 anos. Sendo que na minha cidade que fica no interior do ES não existe nem peças e nem um mecânico de confiança com conhecimento para recondicionar. Aliás se alguém conhecer um bom mecânico especialista em Jeep nas redondezas do ES ou MG eu agradeço.
Willian Del Piero Rocha
05/04/2013, 20:12
Tente contato com o pessoal do jeep clube de Castelo.Lá tem bastante Jeep,portanto deve ter algum mecânico bom.Só digo uma coisa,o meu Jeep está com carburador dfv 228 e não tenho o que reclamar,me atende muito bem no que eu quero,trilhas leves e passeios,e também uso pouco meu Jeep,mesmo ficando mais de uma semana sem ligar,é só bater a chave que pega na hora é fica com uma lenta tranquila.
juleymar73
05/04/2013, 22:38
Ola Willian , em que area da Serra vc mora ?? eu tenho uns conhecidos ai em Novo Porto Canoas , olha Luiz eu concordo com Willian , comigo tambem e assim , meu problema e so o consumo mais vou por a ignição eletronica e disco nas 4 por que os originais ta prendendo demais ai ver se melhora , de resto e so alegria,
abraço.
Willian Del Piero Rocha
06/04/2013, 12:39
Caro Juleymar,moro no bairro Chácara Parreiral,ao lado de Laranjeiras,e sei onde fica,ou melhor conheço Novo Porto Canoa.Tenho um primo que mora em Valadares,e um bando de parentes em cidades próximas,meus parentes são da Viação Dois Irmãos(inhapim,conselheiro pena,resplendor)uma parte da empresa é de irmãos do meu pai,mas nós mesmos,eu e meu pai,não temos nada com a empresa.
Bom meu Jeep está com ignição eletronica e isso ajuda um bocado.
juleymar73
06/04/2013, 15:27
Pow KKK, Willian legal cara, eu creci andando em um velho onibusDOIS IRMÃOS , era um daqueles de aluminio se nao me engano Ciferal ou ncoisa assim , ele fazia a linha la da roça qque eu morava , os meus conhecidos la do Novo poto canoas e da familia Leite , Vanderlei , Josias , Edson , valew, masi a questão da ignição e que vou pro mais tem umas que nao tem o avanço centrifugo mais aqui em BH tem um cara que fabrica com os dois sistema , assim que tiver tempo$$$$$ vou por,
abraço.
Jeep 73_Luiz
08/04/2013, 17:41
Tente contato com o pessoal do jeep clube de Castelo.Lá tem bastante Jeep,portanto deve ter algum mecânico bom.Só digo uma coisa,o meu Jeep está com carburador dfv 228 e não tenho o que reclamar,me atende muito bem no que eu quero,trilhas leves e passeios,e também uso pouco meu Jeep,mesmo ficando mais de uma semana sem ligar,é só bater a chave que pega na hora é fica com uma lenta tranquila.
Willian,
Obrigado pela dica! Quando você comprou o seu Jeep ele já estava funcionando na gasolina? A minha dúvida é se o meu carburador DFV possa ter sido danificado, pois está rodando no gás a muitos anos. Será que é possível recondicionar o meu carburador? Pois, eu sei que existem mecânicos que dizem que fazem milagres e na hora não consegue nada, e ainda levam o $$$$ e só dão mais problemas.
Willian Del Piero Rocha
08/04/2013, 18:05
Luiz,sim já estava funcionando a gasolina.Sou leigo no assunto gás de cozinha,portanto não posso opinar sobre se danifica ou não o carburador,ou se o mesmo foi danificado.Se vc comprar o reparo para o carburador,vem com todas as peças internas,acho que só não vem os giglês,que eu também não sei o numero dos que estão no meu,aí é só o mecânico dar uma geral emontar com tudo novo e ver como fica.
Muitas vezes,a troca por um carburador diferente,não é só tirar um e colocar outro,envolve outras coisas,base ,troca de giglês,até acertar o de melhor funcionamento.
CRISTIANO LIBRELOTTO
09/04/2013, 13:02
Ola Wilian tudo bem estou com saudades de ES comprei a pouco o meu tao sonhado Cj5 militar e esta todo original com carburador DFV 228 a gasolina funciona muito bem é so bater a chave e nem precisa acelerar,agora estou atraz dos pneus originais militares iguais aqueles que voce tirou do seu jeep. abraços ate mais
kasemodel
09/04/2013, 13:50
Pessoal,
Eu comprei recentemente um Jeep 73 CJ5 todo original. Eu fiz uma revisão nos freios, direção, motor para garantir que eu tenha muita surpresa.
No momento estou tentando colocar o "bicho" para rodar com gasolina, pois ele veio com aquela adaptação, bem TOSCA, para funcionar com gás de botijão.
A minha dúvida é quanto ao custo x benefício do carburador. O motor é o original BF161 6CC com carburação simples DFV 228. A dúvida é a seguinte:
1 - Trocar o carburador e colocar um Weber novo que está sendo vendido em uma loja 4x4 na internet por R$ 550,00.
2 - Trocar o carburador por um recondicionado na mesma loja por R$390,00.
3 - Tentar recondicionar o carburador que está rodando atualmente somente com gás de cozinha a pelo menos uns 10 anos. Sendo que na minha cidade que fica no interior do ES não existe nem peças e nem um mecânico de confiança com conhecimento para recondicionar. Aliás se alguém conhecer um bom mecânico especialista em Jeep nas redondezas do ES ou MG eu agradeço.
Jeep 73_Luiz, também sou novo no mundo dos jeeps, mas o que eu fiz no meu (ficou 12 anos parado mais ou menos) foi apenas comprar um kit de reparo do carburador (Reparo do carburador do jipe Willys 6cc - Josewal4x4 (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_17635_7008_Reparo-do-carburador-do-jipe-Willys-6cc)) e então botei o bixo pra rodar!
Acho que antes de pensar em trocar de carburador, é ver se o seu ainda da conta... se der, ótimo, é $$ a mais pra gastar em outros upgrades!
Troca somente o kit de reparos, se não funcionar, não dar lenta ou sei lá, qualquer outro tipo de problema que possa ser culpa do carburador, aí vc troca ele!
Ah, sugiro que ao trocar o kit, já de uma revisada geral no carburador, uma boa limpada e boas... bota o bruto pra rodar!
Bom, espero ter ajudado em algo!
Abraço,
Kasemodel
Willian Del Piero Rocha
09/04/2013, 21:43
Fala Cristiano,a "dona encrenca" aqui em casa tinha me falado que vc tinha comprado o tão sonhado jeep(não curto muito esse tal de facebook,ela viu e me falou),tinha lá umas fotos,mas,,,,,vc poderia tirar uma fotos,muitas,e colocar no tópico "album de fotos",acho que a galera vai gostar de ver.
Acho que a esposa não gostou muito dessas férias aqui no ES,já que aqui foi o tiro de misericórdia para vc comprar seu CJ.Bem que minha esposa falou que eu não devia ter deixado vc dirigir o Jeep,rsrsrsrs.
Abraços e qualquer duvida é só fazer uma pesquisa(não muito boa)no forum,ou me manda uma MP(mensagem privada).Até mais.
PS. continuo dissendo que o BF com o carburador original atende bem os meus propositos,passeios e trilhas leves a moderadas.
CRISTIANO LIBRELOTTO
09/04/2013, 22:38
Ok, willian vou tirar fotos e coloco, aqui ,realmento foi o tiro de mmisericordia que eu esperava ja a mais ou menos uns 30 anos sonho de criança, abraços a todos.
CRISTIANO LIBRELOTTO
09/04/2013, 23:05
ai vai algumas405132405133405134405135
Willian Del Piero Rocha
10/04/2013, 10:32
Cristiano,muito bonito mesmo o jeep,do jeito que vc queria.
Mas,como eu falei,tem um tópico só para as fotos dos nossos jeep,é o "album de fotos",por enquanto está na pagina 2,se não agente acaba bagunçado o tópico do carburador.
Cristiano,muito bonito mesmo o jeep,do jeito que vc queria.
Mas,como eu falei,tem um tópico só para as fotos dos nossos jeep,é o "album de fotos",por enquanto está na pagina 2,se não agente acaba bagunçado o tópico do carburador.
Putz, merece um tópico lá no "frota 4x4" também, bela viatura!
[]´s
CRISTIANO LIBRELOTTO
10/04/2013, 23:57
Ok vou por la as fotos, obrigado e desculpa pela falta de jeito sou meio novo aqui ainda,aus pouco ja estou me familiarizando com o sait abraço a todos
Jeep 73_Luiz
11/04/2013, 21:11
Pessoal,
Eu já pensei em comprar somente o reparo e os giglês, porém eu vi algumas fotos de carburadores DFV originais e notei que o meu estão faltando algumas partes. Talvez seja porque para utilizar o Jeep com gás estas peças não sejam necessárias (o gás entra diretamente na base do carburador).
Se alguém se habilitar em tirar fotos de carburadores que estão funcionando e me enviar eu agradeço muito.
CRISTIANO LIBRELOTTO
12/04/2013, 21:14
ola Luiz eu ja revisei bastante estes tipos de carburadores nao sou mecanico proficional ma a gente tenta, nao tem muito misterio nao en anexo te mando uma vista explodida deste carburador co todas as partes nescessaria para funcionar a gasolina, algumas partes externa nao sao nescessarias mas as internas sim, foce potirar e postar aqui oma foto do teu carburador aberto, parte interna tampa que talvez possa te ajudar.405600
juleymar73
12/04/2013, 23:56
Pessoal,
Eu já pensei em comprar somente o reparo e os giglês, porém eu vi algumas fotos de carburadores DFV originais e notei que o meu estão faltando algumas partes. Talvez seja porque para utilizar o Jeep com gás estas peças não sejam necessárias (o gás entra diretamente na base do carburador).
Se alguém se habilitar em tirar fotos de carburadores que estão funcionando e me enviar eu agradeço muito.
Ola Luiz , da uma olhada nesse topico aqui >>http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/115401-ajuda-identificar-carburador.html
nele tem um kit de reparo interessante que vende aqui na minha região , o amigo Jacimar mora na cidade onde vende esse kit , e vem completo so aproveita a carcaça do velho, ve ai depois me diz .
juleymar73
13/04/2013, 01:09
mais um pra ilustrar esse topico, 405626
Willian Del Piero Rocha
14/04/2013, 19:02
Primo Cristiano Librelotto,(sua esposa que é prima da minha),ô povo que anda hem,,,RS------ES,mas eu posso resolver o problema dos pneus,,,,são seus,vamos falar por e-mail,sou péssimo com algumas coisas do fórum,mensagens particulares é uma delas.Mas já te adianto,se se interresar o frete é por sua conta..coisa de primo mesmo.Yahoo! Brasil (http://www.wdelpierorocha@yahoo.com.br)
CRISTIANO LIBRELOTTO
15/04/2013, 23:31
Ok primo respondi no teu yahoo mail
Jeep 73_Luiz
30/04/2013, 19:55
Cristiano,
Obrigado pela disponibilidade, agora eu estou sem tempo de desmontar o carburador. Mas, no próximo mês com certeza eu poderei dar uma "fussada" no carburador e coloco as fotos. Obrigado e abraço.
Jeep 73_Luiz
30/04/2013, 20:05
juleymar,
Você ajudou muito. Com este kit e as fotos postadas eu vou poder começar a mexer no carburador. obrigado
juleymar73
30/04/2013, 23:03
Ok Luiz , precisando de ajuda aqui e o lugar ,
abraço.
CRISTIANO LIBRELOTTO
03/05/2013, 00:48
Ok luiz sem problemas disponha se puder te ajudar estou a disposiçao saudaçoes.
Jeep 73_Luiz
07/05/2013, 18:46
Pessoal,
Quase esqueci de um pequeno detalhe: Para eu trocar algumas peças do carburador eu precisarei de ferramentas especiais ou posso utilizar as ferramentas usuais (chave de boca, chave de fenda, etc.)? Se precisar de ferramentas próprias para carburador, vocês podem informar quais são?
Mais uma vez obrigado!
ARINALDO ELOI
08/05/2013, 10:12
Olá luiz. Lembrei de um detalhe aparentemente esquecido pelos colegas do forum - A bomba de combustível. Na verdade o carburador poderia ficar sem uso por muitos anos com o motor funcionando com Gás de cozinha. Uma geral e ele fica quase novo de novo. O problema maior é que quando se roda muito somente no gas a bomba fica trabalhando no vazio, ou seja puxando e empurrando vácuo até se danificar completamente.
Antes de "mexer" no seu carburador, certifique-se de que sua bomba está boa - e sem querer desanima-lo - quase 100% de certeza de que a mesma esse tempo todo sem bombear combustivel está danificada. Existem as que se trocam reparos e as que são lacradas, veja qual é a sua e comece por aí ok. Uma boa limpeza no tanque e circuito de mangueiras (ou canos) de combustivel é super recomendável tambem ok? abç, boa sorte.
Willian Del Piero Rocha
08/05/2013, 11:51
É luiz o Arinaldo tem razão,confere a bomba de gasolina.tenho um voyage 94 a GNV,gás veicular,e já cheguei a ficar meses sem usar na gasolina e sem colocar gasolina,quando fui colocar gasolina para uma viagem mais longa,,,,,,bomba estourada.outra vez foi mangueira resecada e vazava nas abraçadeiras.Depois disso passei a rodar na gasolina alguns quilometros sempre que lembrava.
Jeep 73_Luiz
10/05/2013, 21:46
Arinaldo e Willian,
Vocês lembraram bem, um mecânico já havia me falado sobre isso. E foi a primeira peça que eu comprei pensando em colocar o Jeep para rodar na gasolina. Mesmo assim obrigado por tocar no assunto. Quanto ao tanque de gasolina, já me falaram para comprar outro, pois o atual pode estar muito enferrujado por dentro. O que vocês acham? É possível limpá-lo e deixá-lo pronto para uso? E quanto a ferramentas para consertar o carburador, é preciso alguma especial?
Abraços
Jeep 73_Luiz
11/05/2013, 22:29
Pessoal, boa noite!
Vocês acham que limpar o tanque de gasolina pode gerar problemas mais tarde devido a ferrugem acumulada dentro dele? Ou é melhor eu comprar um tanque novo? Quanto a manutenção no carburador, vocês acham que é preciso ferramentas especiais ou não? Caso seja necessário eu vi vendendo em um site um conjunto de ferramentas, mas eu achei meio caro. Abraços
Willian Del Piero Rocha
12/05/2013, 09:37
Luiz,quando comprei meu jeep optei por trocar o tanque por um de plástico de 60 litros,que fica embaixo dos dois bancos(meu jeep não tem a caixa de ferramentas),acabei com o problema da ferrugem e aumentei a autonomia,tanto que o meu galão reserva carrega água.
Hoje eu colocaria um de plástico de 60 litros embaixo do jeep na traseira(na epoca não tinha) .A Metalurgica CLA vende direto e em 12 vezes e vem completo até com chapa de proteção e num preço razoavel (439,00).Sem contar que libera espaço no jeep para bancos mais baixos.
Vamos lá... quanto ao carburador com o básico se consegue dar um bom trato. Se atentar a não apertar nada com exagero para não espanar nem descalibrar nada.
O básico é ter um jogo de juntas (pelo menos) ou um reparo completo dependendo de estado do seu. Retirar ele do motor 2 parafusos (tapa a entrada que ficar com pano num deixa cair nada lá). Desmontar a tampa dele, boia, agulha... retirar os gicles, limpar tudo com thinner, secar com ar comprimido e remontar tudo com reparo novo. A boia tem uma ferramenta específica para regular a altura (pode fazer de cartolina, cartão telefonico, enfim qualquer coisa) o molde tem no manual! e boa... aí é só regular... Tenta anotar quantas voltas estavam os parafusos de regulagem e tenta voltar eles nela, se vc tiver dificuldade de regular depois... serve de parâmetro.
O tanque deve SIM ser limpo. Tem várias maneiras de se fazer isso....Depois instala um ou dois filtros de gasolina dele até a bomba e monitora a sujeira, tem casos que tem que trocar sim, outros andam até furar de velho e não dão nada!
Jeep 73_Luiz
13/05/2013, 16:37
Valeu lucar! Agora quanto ao molde para regular a altura da boia, vc disse que está no manual. Que manual é este? Você tem como me passar uma cópia? Eu sou novo neste negócio de Jeep, e quanto maior a quantidade de informação melhor... até mesmo para mecânico não me passar a perna!
Quanto a ferramenta é algo assim que eu me lembre... logo alguem confirma se a altura é 40mm mesmo!!
411008
Já o manual tem para baixar no forum... e consulta na net e Rural Willys Brasil e Jeep Station Wagon e Pick Up F-75 e Jipe 4x2 e 4x4 Ford (http://ruralwillys.tripod.com/)
se buscar por manual de mecanica willys .pdf deve achar bastante coisa tambem!
boa sorte!
Jeep 73_Luiz
13/12/2013, 17:16
Pessoal,
Finalmente depois de muita pesquisa aqui no fórum, e depois de montar e desmontar o carburador algumas vezes, consegui colocá-lo no lugar e para a minha surpresa, está funcionando perfeitamente.
Eu comprei o kit completo na CASA DO CARBURADOR, e seguindo a orientação de todos vocês, eu mesmo troquei as peças, e dei uma limpeza geral no carburador (tinha até areia dentro)! E até agora está tudo bem.
Muito obrigado pela ajuda e disponibilidade de todos, e um Feliz Natal!
kasemodel
22/12/2013, 13:06
Falando em carburador, alguém sabe de que carro é a tampa deste aqui?
444308 444309
É o carburador que está no meu jeep, com um filtro de ar que parece do opala ou chevette.
Pergunto pois quero colocar o filtro de ar da pampa, mas não sei como prender pq não tem aquele "tubo" pra cima...
Obrigado!
Atenciosamente,
Kasemodel
Willian Del Piero Rocha
22/12/2013, 15:56
Por acaso não é o mesmo dfv 228, só que usado no Maverick...
Por acaso não é o mesmo dfv 228, só que usado no Maverick...
Será? acho q deve ser de outra linha pelo escrito na tampa motorcraft e pelo que vi, o dfv nao tem o suporte pro parafuso do filtro de ar até onde eu sei.. posso estar enganado.. mais chuto bura de escort
Ricardo MG
22/12/2013, 22:30
Falando em carburador, alguém sabe de que carro é a tampa deste aqui?
444308 444309
É o carburador que está no meu jeep, com um filtro de ar que parece do opala ou chevette.
Pergunto pois quero colocar o filtro de ar da pampa, mas não sei como prender pq não tem aquele "tubo" pra cima...
Obrigado!
Atenciosamente,
Kasemodel
Esse carburador é do Maverick(Bf184), seu motor é do Maverick? Pela tampa de vávulas é do 184 com a tampa do 161, se o motor é o 161 a base do carburador foi trocado, pois do 184 e 161 são diferentes!
abs
kasemodel
23/12/2013, 09:39
Senhores, muito obrigado pelo retorno.
Realmente é carburador do Maverick 184. Achei esta foto aqui:
444415
Meu motor é o BF161 mesmo, tem uma plaqueta do lado com WILLYS 2600, e a distância do coletor do escape até o inicio do cabeçote é muito pequena, do BF184 a distância é de 1,5 cm mais ou menos, certo?!
E quanto ao carburador, será que é possível ser o corpo do 228 com a tampa do carburador do maverick? É que se for, posso tentar encontrar somente a parte superior e colocar...
Novamente, muito obrigado!
Abraço,
Kasemodel
Ricardo MG
23/12/2013, 14:35
Senhores, muito obrigado pelo retorno.
Realmente é carburador do Maverick 184. Achei esta foto aqui:
444415
Meu motor é o BF161 mesmo, tem uma plaqueta do lado com WILLYS 2600, e a distância do coletor do escape até o inicio do cabeçote é muito pequena, do BF184 a distância é de 1,5 cm mais ou menos, certo?!
E quanto ao carburador, será que é possível ser o corpo do 228 com a tampa do carburador do maverick? É que se for, posso tentar encontrar somente a parte superior e colocar...
Novamente, muito obrigado!
Abraço,
Kasemodel
Pela foto,o corpo é semelhante ao DFV 228, o mais provável é que tenha sido substituído a base desse carburador, pois o BF184 a base(entre prisioneiros) é maior igual ao do opala(corpo simples).
abs
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