Ver Versão Completa : Óleo Pajero TR4 - Controversia da Mitsubishi
Pesquisei aqui no Forum e não encontrei nada parecido.
Como a TR4 é um carro que está a anos no mercado e basicamente com o mesmo motor, o fatot oleo é condicionante para sua durabilidade.
No manual da TR4 há uma relação de diversas viscosidades de oleo em relação a temperatura que o carro será submetido.
Notadamente, o Castrol Magnatec 10W 40 não seria o mais indicado para a TR4.
Estou na minha segunda TR4 e semprei o utilizei.
Na minha ultima troca, reparei que o apelo ecologico utilizado pelos fabricantes está se superando.
Se repararem, o óleo Magnatec com suas moleculas inteligentes agora está verde! Nitidamente é uma adição de corante, não tendo relação a qualquer aditivo.
A relação Castrol - Mitsubishi é evidente e não sei se seria um absurdo dizer que eles recomendam um tipo de oleo para afetar a durabilidade do motor.
Estou pensando em utilizar o Castrol SLX, que é 100% sintetico (melhor) e inclusive é recomendado pela Mit. no proprio manual.
Mas, simplesmente não se acha esse oleo!
Alguem utliza outra marca de oleo e 100% sintetico? Recomenda?
Ou mantemos o uso do Magnatec, sem maiores questionamentos...
Valeu,
abs!!!
saulo_borges
05/04/2013, 21:34
Uso 20w50 conforme recomendado no manual. E mineral pois troco a cad 5.000 Km e não vou ficar jogando dinheiro no lixo.
pedrocssantana
22/06/2013, 12:19
Olá.
Também possuo esta dúvida. Segundo o manual, a viscosidade 10w40 é para locais com temperaturas ambiente frias, e não é o meu caso, que moro na Bahia. Qual oleo e marca usar? Saliento que embora a Castrol seja a recomendada MIT, existem diversos outros fabricantes TOP, como SHELL, PETRONAS, MOBIL.....
Pelo menos agora em 2014 a mitsubishi está utilizando o lubrax 10w30
AirtonLieuthier
19/05/2014, 12:22
Bom dia a todos.
No manual da minha (06/07) está escrito: 20w40 ou 20w50.
Amanhã trocarei o óleo e filtro....provavelmente botarei o 20w50 mesmo.
Abraços
MarceloAbath
02/06/2014, 12:45
Pelo que andei lendo
20w50 é mineral
10w40 é semi-sintético
5w30 é sintético
Sendo que o 5w30 é o mais fino de todos... para clima quente, qual é a melhor pedida ?
Alexandre Carreira
02/07/2014, 17:25
Galera,
A dúvida que tenho é a seguinte...
Não sei qual óleo era usado pelo proprietário anterior... Assim que comprei troquei pelo Shell Helix hx7 10w40... Na próxima troca, mantive este óleo... recentemente fiz a troca pelo Castrol Magnatec Exclusive 10w40.
Como o manual indica 20w40 ou 20w50 mineral da Castrol, qual seria a melhor opção:
Seguir o Manual desatualizado ou acompanhar a tecnologia e avanço dos óleos atuais?
Perguntei na Mit e me falaram que estão recomendando agora o Lubrax 15w40 para a TR4 2008 :)
Caso eu queira usar o mineral um tempo, é só baixar o 10w40, trocar o filtro e colocar o mineral!?
danillo_mo
26/10/2014, 09:42
Bom dia,
Há duas semanas fui fazer a oitava revisão da minha TR4 2010 na concessionária e realmente mudaram o óleo para o lubrax advento 10w30. Além disso ao observar o adesivo no interior do para-brisas vi que estão recomendando a troca a cada 3 meses (o que leva a pensar que o óleo é inferior realmente, apenas na qualidade, pois no preço continua um roubo). Procurei informações sobre o óleo e descobri uma lorota que esse óleo foi desenvolvido pela PETROBRAS apenas para os carros da mitsubishi e que será usado em toda a frota a gasolina e diesel. É muito suspeito essa atitude da fabricante, fazer uma mudança que descarta as orientações do manual e sem informar ninguém.... Será que problemas futuros serão levados em conta essa alteração ou vão tentar se eximir da responsabilidade? O que eu sei é que a partir da próxima troca de óleo não volto mais na mitsubishi e tornarei ao castrol 20w50. Os mecânicos do fórum não acha que seria o melhor a fazer?
leonardo andrade
29/10/2014, 00:47
Vocês que já estão rodando com esse novo lubrificante de especificação 10w30 perceberam alguma mudança no funcionamento do motor ou está a mesma coisa?
David Spiegel
02/11/2014, 17:11
Boa tarde.
Tenho uma TR4/2007 e uso o castrol 20W50 sintético a anos conforme manda o manual e NUNCA tive problemas sigo rigorosamente 10 mil KM ou menos (óleo/filtro). Certa vez perguntei a um colega de faculdade que trabalha na Petrobrás na divisão de óleo ele garantiu que os óleos são de excelente qualidade.
Com relação a MIT isso tudo é acordo comercial de quem paga mais leva e a regra de ouro é não misturar vegetal com mineral e a relação de 20W50 ou 10W40 esta mais relacionada ao clima da sua região pois é fluido e ele congela. Em paises onde cai neve e tem a temperatura muito baixa durante todo ano você nunca vai encontrar a especificação de 20W50 proque você iria usar maçarico para diluir o fluido e esta regra não é só valida para o óleo e sim para todos os fluidos do carro óleo menor viscosidade e água anticongelante.
David Spiegel
02/11/2014, 17:33
Boa tarde de novo.
Só não uso o mineral que é mais barato pois teria que trocar o filtro que esta dimensionado para 10 mil KM e colocar óleo novo em filtro velho é jogar dinheiro fora contrario ao post do colega acima pois contaminaria o óleo novo com o óleo do filtro que não é pouco e trocar o filtro de óleo a cada 5 mil KM teria que fazer a conta para ver se compensa mineral é tão bom quanto o sintético é mais caro sim mais dura o dobro do tempo. O que me preocupa são os óleos remanufaturados (velhos) vendidos como de primeira linha mais é fácil de saber pois esta especificado na embalagem e os minerais são campeões é só entender a sopa de letrinhas que eles colocam no rótulo. E esqueça posto de gasolina e cabeça de porco vá numa casa especializada onde ate o faxineiro tem curso de capacitação.
Fiz a troca de óleo recentemente da TR4 e optei pelo Castrol Magnatec Sintético 5w40 SLX.
Com o Tr4 sou iniciante, mas já tive diversos carros.. E sempre observo o que diz o manual, tabela dos fabricantes de lubrificantes, mecânicos e oficinas especializadas em troca de óleo, e na minha singela pesquisa foi unanime a indicação pelo Castrol Magnatec Sintético 5w40 SLX.
"A especificação do óleo é definida por dois parâmetros: viscosidade e nível de desempenho API. O primeiro determina a fluidez do lubrificante e é formado por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. Quanto maior, mais viscoso, ou seja, mais espesso ele é. O ideal é que o primeiro número seja o menor possível (para que tenha fluidez quando estiver frio, oferecendo pouca resistência) e o segundo, o mais alto possível (para que seja mais espesso em alta temperatura, protegendo mais o motor). O nível API indica a formulação de aditivos usados. Os mais comuns são os SG, SH, SJ, SL e SM, sendo o primeiro o que oferece o menor poder de limpeza e proteção do motor e o último, o maior poder. Se o motor do seu carro pede um óleo SH, você pode usar um de nível superior, como SJ ou SL, mas um motor para SJ não pode usar um SH."
Fonte: Reportagens: Troca de óleo | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/troca-oleo-643393.shtml?fullsite)
leonardo andrade
04/11/2014, 01:42
Fiz a troca de óleo recentemente da TR4 e optei pelo Castrol Magnatec Sintético 5w40 SLX.
Com o Tr4 sou iniciante, mas já tive diversos carros.. E sempre observo o que diz o manual, tabela dos fabricantes de lubrificantes, mecânicos e oficinas especializadas em troca de óleo, e na minha singela pesquisa foi unanime a indicação pelo Castrol Magnatec Sintético 5w40 SLX.
"A especificação do óleo é definida por dois parâmetros: viscosidade e nível de desempenho API. O primeiro determina a fluidez do lubrificante e é formado por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. Quanto maior, mais viscoso, ou seja, mais espesso ele é. O ideal é que o primeiro número seja o menor possível (para que tenha fluidez quando estiver frio, oferecendo pouca resistência) e o segundo, o mais alto possível (para que seja mais espesso em alta temperatura, protegendo mais o motor). O nível API indica a formulação de aditivos usados. Os mais comuns são os SG, SH, SJ, SL e SM, sendo o primeiro o que oferece o menor poder de limpeza e proteção do motor e o último, o maior poder. Se o motor do seu carro pede um óleo SH, você pode usar um de nível superior, como SJ ou SL, mas um motor para SJ não pode usar um SH."
Fonte: Reportagens: Troca de óleo | QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/troca-oleo-643393.shtml?fullsite)
Após ter começado a usar o 5w40 percebeu alguma diferença no funcionamento ou está como era antes?
frankhpc
13/12/2014, 10:19
Ressucitando o topico pra nao criar outro. Minha tr4 está com o oleo baixo, ja esta quase na marca inferior, então quero completar pra evitar qualquer problema. O problema é que na ultima revisão a mit colocou o 10w30 advento que não acho em lugar nenhum! Pelo que li só a css tem esse oleo. Ai pergunto: como completar o nivel se não tenho o oleo a disposicão no mercado? Cheguei a ir em uma loja de lubrificantes e comprei um lubrax 10w30 mineral api sm, mas estou com receio de misturar porque o aoleo que está lá, apesar de ser 10w30 e lubrax, parece ser semi-sintetico.
Estou a 150km de casa, não tem mit aqui onde estou e devo fazer uma revisao na mit essa semana que vem ou na próxima. Será que misturo sóuns 200ml pra não correr o risco de andar com o oleo muito baixo?
Após ter começado a usar o 5w40 percebeu alguma diferença no funcionamento ou está como era antes?
Um ano depois...
Não senti muita diferença no aspecto "mecanico" como ruídos, mas é perceptível que o óleo ficou com aparecia de novo, mesmo depois de 5000 km rodados. Talvez seja pela baixa km do carro 57mil km.. Mas como não ficou preto escuro ou com resíduos me agradou, continuarei com essa especificação por enquanto.
Abraços.
*enviei errado, desconsidere.
TOYOTA1964
06/04/2017, 13:21
Eu sempre usei o castrol.magnatec SAE 5-w40 oleo do hulk verde...com troca a cada 10.000km...depois não achei mais e mudei para maxi performance 5w-40 api SN ...original volkswagen também fabricado pela castrol... mas percebi que com uns 7500km ao ligar de manhã fazia um tique tique aquo que balancin no comando de válvulas que depois de esquentar ou ligar e desligar umas vezes para 5 minutos... troquei o óleo e acabou o barulho...esse wolksop parece pior
leonardo andrade
06/08/2017, 00:15
Faz umas 3 trocas, desde que comprei a minha 2011, só uso o Lubrax Extremo 5w30, sequer baixa o nível.
Dudunascimento
25/05/2018, 01:17
Tenho usado há algum tempo o óleo 5w30 da Mobil para utilização no Rio de Janeiro. Aonde costumo trocar, vende na máquina a granel. Achei pratico uma vez que posso colocar exatamente o que comporta no motor.
O que acham?
Tenho usado há algum tempo o óleo 5w30 da Mobil para utilização no Rio de Janeiro. Aonde costumo trocar, vende na máquina a granel. Achei pratico uma vez que posso colocar exatamente o que comporta no motor.
O que acham?
Excelente óleo e condizente com o clima brasileiro, incluindo as temperaturas desérticas do Rio no verão.
A baixa viscosidade facilita a partida à frio, lubrificando rapidamente o motor.
Fique com ele sem medo.:concordo: