Ver Versão Completa : Como reduzir mais ainda o Jeep???
Marcelo A. Marchiodi
23/09/2005, 09:16
Senhores,
Como conseguir o máximo de redução no Jeep??? Algo que fique pelo menos próximo à reduzida absurda dos Unimogs... é possível?
Já vi que nos EUA existe ou existiu uma relação de diferencial mais reduzida que a nossa 43/8, existiu essa relação no Brasil?
E quanto à caixa de transferência, o que se pode fazer?
leopoldo
23/09/2005, 09:31
jeep 6 cilindros relação 5.38:1
F-75 - relação 5.88:1
O máximo de redução ? depende da combinação. com os componentes do próprio jeep:
motor 4 ou 6 com cambio 4 marchas do OHC em 1º marcha + reduzida + relação F75 + pneus até 31"
mas dá para mexer com componentes não originais e reduzir mais ainda. por exemplo o kit teraflex para a reduzida ir de 2.46:1 para 4:1
colocar um cambio clark do engesa com a 1º 6,....:1
OBSERVE QUE NÃO HÁ SEMI-EIXO QUE AGUENTE ESSES TORQUES !
William_NATAL
23/09/2005, 10:05
Acredito , sem entender muito que : com um motor 6cil+relação 8/43 + 1 o. marcha +reduzida e um pneu de menor dimensão (diametro) o jipe subira ate em parede.
Rogério Tortato
23/09/2005, 10:12
a relação de que está falando é a 9:53 e tem sim no Brasi, embora seja difícil de achar.
mas, como o Leopoldo disse, a reduzida não depende só do diferencial, mas também do câmbio, diametro dos pneus e até de alguma modificação na t-case, se pretender.
mas não se esqueça da advertência do mestre. redução demais, aumenta também demais o torque e, aí, os semi não aguentam. principalmente as cruzetinhas e semi dianteros.
abraços.
Marcos Ojeda
23/09/2005, 11:25
mas dá para mexer com componentes não originais e reduzir mais ainda. por exemplo o kit teraflex para a reduzida ir de 2.46:1 para 4:1
TORQUES ![/color]
Leopoldo onde eu acho este Kit?, é para tcase de Willys/Spicer? :pensativo:
leopoldo
23/09/2005, 11:59
para a DANA 18/20
procure no yahoo: digite teraflex
advance adapters deve ter algo
GustavoRisso
23/09/2005, 13:16
Senhores,
Apenas mais uma informação sobre kits de redução.
No caso do kit da teraflex ou advanced adapters para a caixa dana 18 reduz no máximo 3,15:1 ... enquanto a original é de 2,60:1. Um ganho de aproximadamente 21% ...
O valor deste kit é de: AA - US$ 749,95 / Teraflex - US$ 564,95 .... lá nos esteitis ...
[]'s
Marcos Arcosy
23/09/2005, 13:40
Será que não é mais viável fabricar uma relação de engrenagens desta aqui mesmo ?
O pessoal de arrancada sempre recorre a alterações de engrenagens no câmbio dos seus carros. Nessa área o nome mais conhecido do Brasil é o da:
Sapinho Câmbios Especiais R.Tenente Sotomano, 1443A - Jd. Brasil - Zona Norte
Cep 02226-000 São Paulo - SP (11) 6201-1280/6934-3780 sapinho@superig.com.br
Acredito que quem fabrique relações de marcha também mexa em uma reduzida :pensativo:
Abraços,
Marcelo A. Marchiodi
23/09/2005, 13:51
Bom, agradeço muito ao Leopoldo e aos demais que responderam, só me resta acompanhar o tópico agora! :concordo:
E claro, fazer mais perguntas: será que dá pra fazer por aqui mesmo essa redução, como a da foto? Que material poderia ser usado e que tipo de tratamento?
Ah, eu também não pretendo usar pneus muito grandes, fiz a pergunta mais pra saber se é possível mesmo reduzir mais ainda, pergunto denovo: mesmo com pneus menores (750/16) o esforço nos semi eixos ainda seria muito?
Alessandro Henrique
23/09/2005, 14:18
Se formos falar a nivel tecnico sim, e possivel confeccionar as rodas dentadas e montar uma reducao. Sob o ponto de vista financeiro, acredito que nao vale a pena.
Sds.
leopoldo
23/09/2005, 14:29
Sim e não. Depende das combinações.
Estou me referindo principalmente ao torque que sai do motor e é amplificado pela cambio+reduzida+coroa/pinhão. O efeito é muito superior à mudanças no diâmetro de pneu.
entenda que o semi-eixo está entre a cruz e a espada, é o ponto fusível e que a partir de um certo torque, a roda patina se for na lama mas num monte de pedras, o pneu pode encavalar é aí que o semi-eixo estoura. Se tirar o pé da embreagem com muita rapidez acelerando é quase igual.
O Dia do pneu influi no que representa um maior ou menor diÂmetro (lembra do conceito M=FxD). Quem leva o M é o semi-eixo.
Então, se você aumenta muito o dia do pneu porque usa relação muito curta, aumentou muito a redução, ou só aumentou o dia do pneu, é o semi-eixo que sofre o esforço.
Mas respondendo sua pergunta ao pé da letra:
-2 jeeps iguais em tudo (inclusive o dia do pneu) a menos da relação do diferencial:
o com relação mais curta tem mais força e força mais o semi-eixo.
-2 jeeps iguais em tudo (inclusive a redução) mas com pneus diferentes em diametro:
o com menor diâmetro tem mais força e força menos o semi-eixo mas, o com maior diâmetro ...... força mais o semi-eixo.
Marcelo A. Marchiodi
23/09/2005, 15:07
Mestre Leopoldo! Entendi, no fundo acaba sendo mesmo o semi eixo que aguenta tudo, o "fusível" do sistema!
Aí vai depender do pé e da moderação de cada um!
E quanto à fazer a relação da t-case tipo "home made" daria certo? Que material e tratamento usar? Já que tenho as máquinas...
...original é de 2,60:1...
Apenas uma correção... a original é 2,46:1. O ganho com essa redução 3,15:1 é mais que 21%. :concordo: :concordo: :concordo:
[s]
leopoldo
23/09/2005, 17:59
.....E quanto à fazer a relação da t-case tipo "home made" daria certo? Que material e tratamento usar? Já que tenho as máquinas...
Daria.
Engrenagens menores com dentes helicoidais em 4340 - temperadas revenidas e com os dentes retificados.
O carrretel e a engrenagem grande de dentes retos em 8620 - cementada, temperada, revenida, e com os dentes retificados.
Você poderia fazer o projeto e entregar para a motogear que é o fornecedor das engrenagens do jeep.
Sandro Tannuri
23/09/2005, 19:32
Leopoldo,
O kit da Teraflex cabe na D18 nacional?
Não seria 2,46 na D18 nacional?
Abraços,
leopoldo
23/09/2005, 19:45
A dana 18 é 2,46
o kit é muito mais reduzido e é para a dana 18 ou 20
E cabe mas são necessa´rias algumas mudanças na carcaça da reduzida.
Coisa simples ! mas precisa de mão de obbra especializada.
Sandro Tannuri
23/09/2005, 20:34
Isso que eu achava, tem a coisa do buraco grande ou pequeno. Na nossa é o grande ou pequeno? Se for o pequeno é só abrir?
Abraços,
Beto Lacerda
23/09/2005, 20:48
eu ainda acho que p/ cj a solução é um Klune-v under drive ...
[]'s
Sandro Tannuri
23/09/2005, 20:50
eu ainda acho que p/ cj a solução é um Klune-v under drive ...
[]'s
Já que pode gastar vamos usar um V8 360 uma 45RE e uma Atlas II 5.0 :palmas:
Abraços,
leopoldo
23/09/2005, 21:03
Na nossa é o grande ou pequeno? Se for o pequeno é só abrir?
A nossa é small hole e esse fato nada tem a ver coma possibilidade ou não em colocar o kit de super reduzida.
Pelo kit que ví nas revistas, pode-se ir até 4,86:1 na DANA 18 com o kit da O'Brian 4 wheel West que custa =/- U$ 1 600.00
Orion transfercase da Adavance Adapters (4:1)
se um dia eu tiver grana pra botar uma p#rra dessas nem cruzetas e pontas de titanio vao resistir.
o meu motor ja tem 40 k de torque a 1700 rpm.
vixe!
Sandro Tannuri
23/09/2005, 22:11
Onde li sobre isso dizia que o kit da Teraflex só cabe na de furo grande.
Abraços,
com essas modificaçõesna t-case se tem um aumento na reduçao só quando a reduzida é engatada???
ou se fica reduzido o tempo inteiro?
leopoldo
28/09/2005, 19:30
sim.
caramba !
leopoldo
28/09/2005, 19:31
..... dizia que o kit da Teraflex só cabe na de furo grande.......
é só "abrir a furação".
qualquer torneiro faz isso numa placa de 4 castanhas, num torno vertical ou numa fresadora. è só passar o furo de 3"-1/8 para 4"
http://www.jeepsunlimited.com/storyimages/18rebuild27.jpg
Sandro Tannuri
28/09/2005, 20:18
..... dizia que o kit da Teraflex só cabe na de furo grande.......
é só "abrir a furação".
qualquer torneiro faz isso numa placa de 4 castanhas
:palmas: Isso abre as possibilidades.
Abraços,