Ver Versão Completa : Turbo Timer
Salles SRV
03/04/2013, 20:05
Olá Foristas,
Sou novo no mundo 4x4 mas acompanho o fórum a um bommmmm tempo já.
Adquiri uma Hilux SRV Diesel 09/09 Automática e estou simplesmente apaixonado pelo carro.
Todo o dia de manhã espero o carro esquentar para Lubrificar a turbina e na hora de desligar também espero alguns minutos para que a turbine esfrie e lubrifique.
Ocorre, que minha esposa já está ficando de saco cheio de ficar na garagem comigo aguardando eu desligar o carro... hahahha
Desta forma, comprei o produto do link abaixo no Ebay.
Full Auto Turbo Timer Control Toyota Hilux Vigo MK6 Champ MK7 Series II 04 13 | eBay (http://www.ebay.com/itm/FULL-AUTO-Turbo-Timer-Control-TOYOTA-HILUX-VIGO-MK6-CHAMP-MK7-Series-II-04-13-/281046699165?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item416fb04c9d&vxp=mtr)
è um turbo timer, ele na teoria calcula o tempo que você utilizou o carro, e mesmo desligando a chave do contato mantém o carro ligado pelo período que ele entender pertinente ou você programa quantos minutos ele deve ficar ligado.
Verifiquei em alguns fóruns gringos, que este produto não é comercializado em alguns países em decorrência da legislação local que não permite abandonar um carro com motor em funcionamento.
Alguém aqui do fórum já utilizou este produto, ou algum similar?
abs
Salles, esse pelo visto é bem sofisticado. Já utilizei outros em carros turbo que possuí, motores AP. Em verdade um turbo timer nada mais é do que um relê temporizador que quando você desligar o veículo ele fecha contato e temporiza um período programado e após desconecta e desliga o veículo. Não sei se para um motor diesel turbo isso na prática tem muita eficácia pois é um mundo completamente diferente dos motores àlcool preparados. De qualquer sorte é sempre bom esperar uns 30s antes de desligar o carro para a turbina diminuir a rotação e ao desligar não permanecer sem lubrificação.
Dá uma ohada nesse aqui http://www.his-power.com.br/timers.html
Salles SRV
04/04/2013, 16:22
Obrigado pela ajuda pessoal!
abs
"Todo o dia de manhã espero o carro esquentar para Lubrificar a turbina e na hora de desligar também espero alguns minutos para que a turbine esfrie e lubrifique.
Ocorre, que minha esposa já está ficando de saco cheio de ficar na garagem comigo aguardando eu desligar o carro... hahahha"
A sua esposa está certa, você está meio exagerado. Primeiro não precisa esperar o motor esquentar para lubrificar a turbina, erro desnecessário pois gasta combustível à toa. A partir do momento que você deu a partida, o motor entra em funcionamento e o lubrificante já está circulando no motor e na turbina e não tem a menor lógica o que você diz de "esperar o carro esquentar para lubrificar a turbina". Pode ligar e sair, sem problema. Um único cuidado que seria aconselhável é de não forçar muito o motor enquanto ele não atingir a temperatura ideal de funcionamento, pois as peças internas e o bloco não atingiram a dilatação ideal de trabalho e pode haver desgaste se você levar o motor a altas rotações enquanto não está na temperatura ideal, mas sair rodando tranquilo não tem problema nenhum, inclusive o motor atinge mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento se estiver com o carro rodando do que em marcha lenta.
Outro erro é fazer o que você diz que faz: "e na hora de desligar também espero alguns minutos para que a turbine esfrie e lubrifique". A turbina não tem que esfriar e lubrificar e não tem nenhum sentido esperar "alguns minutos" para isso. O que ocorre é que a turbina trabalha em rotações muito elevadas. Normalmente em torno de 70 mil rpm, sendo que algumas turbinas de baixa inércia (como foi o caso da turbina do gol 1.0 turbo), atingia até o dobro desse limite. Daí não é saudável você chegar acelerando muito e desligar de imediato o motor, pois a turbina estará girando rápido, o óleo lubrificante terá seu fluxo interrompido, gerando desgaste na turbina. Mas não precisa "esperar alguns minutos" como você diz que faz. Na maioria dos manuais é recomendado esperar em torno de 45 segundos. Eu costumo fazer o seguinte: quando estou chegando ao meu destino, diminuo bastante o ritmo, dirigindo em rotação só um pouco acima da marcha lenta, tipo o mínimo necessário para o carro andar. Fazendo isso, eu já desacelero a turbina. Quando paro, deixo o motor funcionando enquanto aciono freio de estacionamento e pego algum objeto que vou precisar, deixando para desligar o motor somente quando vou sair do carro. Geralmente demoro uns 30 segundos antes de desligar.
Em resumo, tomando esse cuidado de evitar altas rotações com o motor frio e andar mais de leve por um minuto antes de desligar o motor, você já poupa sua turbina. Não crie problemas com sua esposa e economize esse diesel e tempo que você gasta desnecessariamente para esquentar e esfriar o motor.
F. Oliveira
05/04/2013, 14:16
Extamente como faço, "fassis".
Quando chego em casa, desço do carro, abro o portão, entro e desligo.
Antes de sair (depois de 6h do veiculo desligado), ligo, coloco um nenem no carro, vou abrir o portão e em seguida saio.
Eu sigo à risca o que diz a etiqueta colada no para-brisa... Em trânsito normal, não precisa esperar. Andando a 80 km/h, espera-se 20 s, andando a mais de 100 Km/h ou subindo serras deve-se esperar 2 minutos.
Eu sigo à risca o que diz a etiqueta colada no para-brisa... Em trânsito normal, não precisa esperar. Andando a 80 km/h, espera-se 20 s, andando a mais de 100 Km/h ou subindo serras deve-se esperar 2 minutos.
Não sei o que diz o manual do seu carro, mas citando essa velocidaes de 80 ou 100 km/h, parece que só precisa esperar se estiver rodando em rodovia. O que importa é a rotação do motor. Se estiver em uma subida, mesmo que de primeira marcha ou segunda marcha, a uns 3000rpm, e pé mais fundo no acelerador, a turbina vai estar bem acelerada, daí tem que esperar mais. Se vier em uma descida ou plano, em uma rotação baixa, a turbina vai estar girando pouco, daí praticamente não precisa esperar.
Não sei o que diz o manual do seu carro, mas citando essa velocidaes de 80 ou 100 km/h, parece que só precisa esperar se estiver rodando em rodovia. O que importa é a rotação do motor. Se estiver em uma subida, mesmo que de primeira marcha ou segunda marcha, a uns 3000rpm, e pé mais fundo no acelerador, a turbina vai estar bem acelerada, daí tem que esperar mais. Se vier em uma descida ou plano, em uma rotação baixa, a turbina vai estar girando pouco, daí praticamente não precisa esperar.
Tá escrito na verdade num aviso da Toyota colado no para-brisa.
F. Oliveira
05/04/2013, 19:50
Tá escrito na verdade num aviso da Toyota colado no para-brisa.
acho que dá pra ver aqui de uma foto que tirei esses dias:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-veiculos/404498d1365180018-mais-uma-sw4-2002-venda-parabrisa-original-com-instru-es-de-uso-do-motor.jpg
acho que dá pra ver aqui de uma foto que tirei esses dias:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-veiculos/404498d1365180018-mais-uma-sw4-2002-venda-parabrisa-original-com-instru-es-de-uso-do-motor.jpg
Exatamente!
Caros colegas,
Eu faço exatamente o que tem escrito no manual (o mesmo que está estampado no vidor da foto).
Para partir nenhum problema, o óleo circula no motor como na turbina e quando apagar a lampada do painel o óleo já está na pressão correta em todo o motor.
Para parar, sigo as instruções a risca.
Grande abraço
Fabrizio
Pessoal, para sair o ideal é esperar tipo uns 10 segundos depois de apagar a luz do óleo sempre. A luz indica que a pressão do óleo esta normal, mas até o óleo atingir a turbina e todas as válvulas e demais partes lubrificadas demora uns instantes, tem locais que o óleo vai por escorrimento. Depois destes 10 segundo tá legal, pode sair andando. É só não forçar antes de atingir a temperatura de trabalho.
Agora a questão de desligar, não é só para esperar a rotação da turbina abaixar. Claro que o pior dos casos é desligar o carro com a turbina em alta rotação, mas a recomendação de em caso de cidade desligar direto, em transito a 80km/h esperar 20 segundos e mais de 100km/h esperar uns 2 minutos, é porque a turbina, especialmente o caracol quente, esta muito aquecido, ele chega a ficar a uns 700°C ou mais. Se vc está na cidade e dá apenas uma puxada a 3000 rpm por 1 minuto e para o carro em seguida, a rotação da turbina sera a mesma de se vc esta a 1 hora a 3000 rpm, mas a temperatura sera bem diferente. O que ocorre quando desliga o carro com a turbina muito quente, o óleo que esta dentro da turbina para de circular e carboniza, frita!! Ai este carvão de óleo vai dar uma brunida no eixo quando este voltar a trabalhar. Fazer isto uma vez ou outra não pega nada, mas fazer isto sempre acarreta desgaste prematuro do eixo da turbina.
Quem me deu esta aula foi o Maurício da Rash Motorem. Divido aqui com vcs.
Este procedimento de ir pegando de leve antes de para, diminuir a pegada, já vai abaixando a temperatura da turbina e ai esperar só uns 30 segundos acho que já ta bom.
Espero ter contribuído.
F. Oliveira
08/04/2013, 23:39
Pessoal, para sair o ideal é esperar tipo uns 10 segundos depois de apagar a luz do óleo sempre. A luz indica que a pressão do óleo esta normal, mas até o óleo atingir a turbina e todas as válvulas e demais partes lubrificadas demora uns instantes, tem locais que o óleo vai por escorrimento. Depois destes 10 segundo tá legal, pode sair andando. É só não forçar antes de atingir a temperatura de trabalho.
Agora a questão de desligar, não é só para esperar a rotação da turbina abaixar. Claro que o pior dos casos é desligar o carro com a turbina em alta rotação, mas a recomendação de em caso de cidade desligar direto, em transito a 80km/h esperar 20 segundos e mais de 100km/h esperar uns 2 minutos, é porque a turbina, especialmente o caracol quente, esta muito aquecido, ele chega a ficar a uns 700°C ou mais. Se vc está na cidade e dá apenas uma puxada a 3000 rpm por 1 minuto e para o carro em seguida, a rotação da turbina sera a mesma de se vc esta a 1 hora a 3000 rpm, mas a temperatura sera bem diferente. O que ocorre quando desliga o carro com a turbina muito quente, o óleo que esta dentro da turbina para de circular e carboniza, frita!! Ai este carvão de óleo vai dar uma brunida no eixo quando este voltar a trabalhar. Fazer isto uma vez ou outra não pega nada, mas fazer isto sempre acarreta desgaste prematuro do eixo da turbina.
Quem me deu esta aula foi o Maurício da Rash Motorem. Divido aqui com vcs.
Este procedimento de ir pegando de leve antes de para, diminuir a pegada, já vai abaixando a temperatura da turbina e ai esperar só uns 30 segundos acho que já ta bom.
Espero ter contribuído.
E que contribuição!
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