Ver Versão Completa : Turbo em motor 1.3 do samurai
Alguem ja colocou turbo no 1.3 do samuca?
Presta?
Po, queria tirar uns 90cv ja tava bom...
Será que força muito o conjunto?
E o supercharger ? Mais facil de instalar...
guilhermeabreu
03/04/2013, 20:46
Alguem ja colocou turbo no 1.3 do samuca?
Presta?
Po, queria tirar uns 90cv ja tava bom...
Será que força muito o conjunto?
E o supercharger ? Mais facil de instalar...
Não sou expert em turbo , mas acho que este é o canal , acho que a SPA TURBO deve ter um KIT para o SAMUCA . Deve virar o bicho puro . Estamos na era do turbo novamente , na Europa já estão colocando turbo em motores pequenos e vi uma reportagem num canal de TV nosso sobre o futuro Brasileiro dos motores pequenos com turbo de fábrica aqui no Brasil .
Desnickadu
03/04/2013, 21:39
O Smart usa um motor 3 cilindros turbo, então se funciona ali funciona no samuca tb hehehehe
precisa ver o que vc quer, pra definir o tamanho do turbo ou do compressor...
Geralmente com o turbo vc consegue mais torque e ainda dependendo do tamanho mais cedo ou mais tarde [maior ou menor rotação]. No compressor vc tem uma determinada pressão desde rotações bem baixas. Ambos se forem mal dimensionados vão amarrar o motor em algum momento. O compressor ainda tem o contra de ficar pendurado por uma correia [então ele 'pesa' no motor].
André-4WD
03/04/2013, 21:51
Salve,
Estou pensando em arrancar uns cavalos extras do meu samuca, pois faz falta principalmente em trajetos arenosos.
As opções: Supercharger OU turbo
Pelo que li e conversei sobre o supercharger, vi que a instalação embora mais facil, é de pior ajuste. Um samuka de porto alege, do forista LeoPOA, nao conseguiu fazer o SC funcionar por conta do diametro da polia (se recordo bem). Outro samuca daqui, do forista candemil, detonou o pistão no teste com o SC. ambos desistiram de colocar o SC nas viaturas.
Por outro lado, o MBrau comprou uma turbina para colocar no samuka dele. Acho que é SPA mesmo.. estou curioso para saber como vai ficar pois de repente vou seguir a receita dele.
abraços
andre
Dá uma olhada no tópico "Turbo em motor de Samurai 1.3" os foristas dão várias dicas, ok!
Desnickadu
04/04/2013, 01:03
André
Polia qualquer torneiro mecanico faz, isso não é impedimento algum.
Derreter pistão no TESTE aconteceria com um turbo também, isso é falta de combustivel.
Não basta só pendurar o soprador no motor, precisa acertar o conjunto todo!
fabiolammel
04/04/2013, 08:21
André
Polia qualquer torneiro mecanico faz, isso não é impedimento algum.
Derreter pistão no TESTE aconteceria com um turbo também, isso é falta de combustivel.
Não basta só pendurar o soprador no motor, precisa acertar o conjunto todo!
Falou tudo, sobre-alimentar um motor, não é apenas instalar um turbo ou supercharger. É preciso fazer outras alterações, como alimentação e gerenciamento do motor...
No caso sitado, o problema não foi confecção da polia e sim o dimensionamento dela, pois no supercharger é ela quem determina a pressão de funcionamento.
Hoje em dia com as injeções programaveis facilitou bastante esse trabalho, desde que quem faça o acerto/instalação seja bom conhecedor desse tipo de preparação, senão de nada adianta.
Outro detalhe é ter cuidado a taxa de compressão, pois se for muito elevada, é quebra na certa. Tem que estar original (9,5:1) ou até menor.
Existem diversos fabricantes de coletor para turbo, que pode ser dimensionado para cada aplicação.
Também existe opção de pistão forjado para o motor 1.3, para aumentar durabilidade e permitir maiores pressão de trabalho.
Porém tudo tem seu custo e é ai que começa a brincadeira.
Eu penso em algo barato e que empurre no maximo uns 90CV pro cambio.
Fora isso é por AP+chevete e boa...
No custo acredito que o SC é melhor. Não tem coletor e aquele monte de tranqueiras extras que vai no turbo.
Não manjo nada de preparação mas pensei em colocar o SC depois de formada a mistura e ele só comprimiria isso pro motor, ou seja, mais mistura e pressão no cilindro. Isso é possível e viável?
Victor Hugo.
12/04/2013, 20:18
e a ideia do motor aspirado?
é muito usado por corredores de indoor.
cabeçote trabalhado e coletores dimencionados.. rendem de 15 a 20% de potencia (dizem)
e é mais em conta $$$
Andrei Hasse
13/04/2013, 21:42
Fala Pessoal,
Acho que aspirado para o samurai com apenas 1300cc mono ponto seria inviavel, iria ganhar pouco e almentaria muito o consumo. O turbo e o Charger é ganho de potencia rapido, o Charger é mais facil instalação, e tb manda ar mais frio para o motor, e tb o acerto faz com a troca de polia. Acho que o charger seria uma otima opção para o 1.3, pode usar o M24 do Ford Fiesta, facil de instalar e potencia na certa.
Deve prestar bastante atenção no acerto, pois é isso que lhe dara a alegria ou a tristeza eheheh, existem caixinhas da fueltec para enganar a MAP e enviar mais mistura quando o nescessario, tb pode fazer um bico suplementar com presostato etcc...
Abrsss
Victor Hugo.
19/04/2013, 14:15
viajo na ideia do motor original 1.3 sobrealimentado.. sem falar q deve ganhar pelo menos uns 20 cv, isso deixaria ele mais forte q o bloco 1.6 do vitara 95 (msm do samurai) q tem ~79cv(se não me engano)
charger no 1.3 (que é bem leve e resistente) + t-case de engranagem (não confio na caixa de corrente do meu 97 e conheço um samurai 95 que correu 2 anos de indoor com motor AP 2.0 MI e caixa de chevette e t-case ORIGINAL e aguentou de BOA!)
= da ate pra botar pneu slick e participar de arrancadas enquanto não chove, dando coro em muitos 1.6 a até 1.8! kkkkkk
Voltando pra terra .. .. ..
Eu com minhas ideias e os bolsos vazios...