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Ver Versão Completa : EXPLORER 94 - Mão na massa.



lincolnjb
03/04/2013, 12:21
Amigos,
Tenho uma Explorer 94 - 4x4 - cambio manual e já gastei muito dinheiro com MEXANICOS. Um dia apelei, comprei um kit basico de ferramentas um HAYNES e comecei a mexer nela. De lá pra cá venho colecionando material sobre o assunto e agora quero dividir com os amigos o que consegui.

Um grande abraço
Lincoln Bustamante
Explorer 94 - Franchesca



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lincolnjb
03/04/2013, 12:26
As explorer são muito pesadas o que acabam por forçar o sistema de freios. Quando submetidos a situações extressantes os discos superaquecem ese em contato com agua de chuva, rio, poça, barro, lama...etc...etc...etc.... eles costumam empenar.

Saiba então como trocar.

Abraços do Lincoln
Explorer 94 - Franchesca


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03HUDSON
03/04/2013, 12:59
Boa tarde Lincol!
Tbem tenho uma Explo 94 4x2; e tenho algumas duvidas em relação à mecânica dela, por favor, vc poderia me ajudar? 1ª duvida: a bomba de gasolina dela deve acionar e interromper o funcionamento se o motor ñ for dado a partida? ou fica ligada direto? 2ª duvida: os vidros das Explo's sempre tem problemas ao subir (subida lenta) e 3ª duvida: troquei as pastilhas do freio dianteiro e a pastilha do lado de dentro fica frouxa e fica batendo (fazendo barulho), a pastilha é o modelo próprio p/ ela, me parece q tem um desgaste na carcaça da pinça onde corre a pastilha, isso sempre ocorre nas Explo's?

lincolnjb
03/04/2013, 17:20
Fala Hudson.....

Seguinte ......... (Bomba de gasolina) - Quando você gira a chave o papel da bomba de gasolina (ela fica instalada dentro do tanque de gasolina nos modelos EXPLORER) e encher a FLAUTA com pressão o suficiente para que os bicos consigam injetar a quantidade certa de gasolina (alcool) dentro dos cilindros. Ao dar a partida a bomba trabalhará de forma CONSTANTE para sempre manter esta pressão.

Se você girar a chave e NÃO DER PARTIDA a bomba vai funcionar até atingir a pressão ideal de trabalho se desligando LOGO em seguida.

Acontece que neste conjunto ha uma VALVULA DE RETORNO para que a gasolina enviada em excesso volte para o tanque de combustivel. Se esta valvula já não estiver desempenhando o papel para o qual ela foi desenhada a bomba de gasolina vai injetar gasolina de forma constante para atingir a pressão constante que só poderá acontecer se a VALVULA DE RETORNO estiver funcionando.

(Os vidros) - Ai..... se sua explorer é 94 como a minha ela já tem o equivalente a 60 anos de idade.... com essa idade a gente não consegue ganhar nenhuma maratona entende??? As explorer receberam tudo o que havia de melhor na epoca em que foram construidas mas querer que este equipamento todo dure mais de 20 anos é querer demais né??? Vá a um especialista em portas na sua cidade e peça a ele para desmanchar as portas e verificar se os vidros estão centralizados na maquina. Com o tempo e o soca-soca os vidros podem deslizar e sair do centro de levantamento provocando a lentidão ao subir.... mas eu sinceramente acho que e falta de lubrificação... use um pouco de WD40 nas canaletas laterais para remover lubrificações anteriores e depois de secar aplique um pouco de grafite. Já vai melhorar muito.

(Pastilhas de freio) - Pegue uma boa lanterna e vá a um local onde haja uma vala e entre debaixo do carro. Ilumine as pinças de freio por baixo e por traz e vai ver uma canaleta onde as orelhas das pastilhas de freio internas se encaixam. Os pistons empurram as pastilhas de tras enquanto pucham as da frente para que juntas façam o freio funcionar.

As pastilhas da frente não batem muito pois possuem uma mola de pressão que as fixa no conjunto mas as de tras estão enconstadas apenas nos pistons de freio. Se você enfiar 1 dos dedos na canaleta onde as pastilhas de freio internas se encaixam vai poder sentir que ela já deve ter deformações (sim ... isso acontece com as EXPLORER que estão beirando os 20 anos!!!).

Você tem 2 opções para parar o barulho.... Ou troca a pinça de freio completa .............ou coloca dentro da canaleta (bem atras da pinça de freio) um pouco de borracha de silicone. Basta esperar o sistema de freios esfriar, pedir para alguém entrar no carro e apertar de leve o freio enquanto você coloca o SILICONE dentro da canaleta com o dedo mesmo. Espere ele endurecer e já pode sair com a sua explorer e vai ver que o barulho vai reduzir muiiiito.

Um grande abraço do
Lincoln Bustamante
Explorer 94 - 4x4 (Franchesca)

03HUDSON
04/04/2013, 12:42
Prezado Lincoln!
Muuuiiiito obrigado pelas respostas!!! Foram de grande valia p/ mim e espero q seja p/ outros companheiros do site.
Só mais uma perguntinha :lol: onde fica o regulador de pressão? tem q retirar o TBI? eu tinha um Audi A-6 (q troquei pela Explo) e eu mesmo troquei o regulador de pressão dele, só q da camioneta eu dei uma olhada e achei tudo tão complexo (pouco acesso) q nem consegui enxergar a "flauta".
Abçs. Hudson

lincolnjb
04/04/2013, 23:47
Pois é.... o motor ocupa muito espaço mesmo..... ai vai a parte de injeção com a indicação da peça que você procura e o catalogo de peças para o seu motor.

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lincolnjb
05/04/2013, 16:15
Sou dono de uma EXPLORER 94 cambio mecanico e enfrentei um TORMENTO por 5 meses seguidos. Era um barulho seco de ferro com ferro que começou a acontecer logo que voltei de uma viagem. Foram os 5 piores meses de minha vida já que nenhum dos mecanicos que eu costumava visitar CONSEGUIA ACHAR o tal TUC...TUC.

Troquei tudo.... Borrachas de suspenção....batentes.....buchas..... e nada....

Reposicionei o escapamento e troquei todas as borrachas que mantinham ele no lugar.....

Fui a um moleiro e mandei trocar os embuchamentos dianteiros e traseiros do feixe de molas e a bucha do jumelo.....

Fui ao mecanico e ele reapertou geral os parafusos dos amortecedores, da fixação do radiador e nada.....

As folgas das rodas foram tiradas e nada......

Foram reapertados os batentes do motor e de caixa e nada.......

Os 10 batentes que acomodam a carroceria no chassi foram verificados e nada....

NAAAAADAAAAA!!!!!!!

Este barulho chato me incomodou até que um dia eu entrei na confermeta e comprei pra mim um Kit de chaves de boca TRAMONTINA (cromo vanadium). Com o Kit nas mãos eu me sentia o mecanico. No dia seguinte parti para a peleja......

Era um barulho seco (TUC...TUC...) bem debaixo de meus pés e que acontecia tanto em deslocamento (engrenada ou não) ou quando eu ligava o carro. Entrei debaixo do carro e balancei tudo que tinha la............... (quando sai de debaixo do carro eu tava parecendo um DALMATA de tanta sujeira.

Com as duas mãos eu balancei o carro todo até achar o TUC....TUC........ Segurando a caixa de marchas com as duas mãos eu a balancei forte e ouvi o barulho.... caracas!!!! ACHEI!!!!

Retire a travessa para avaliar o batente da caixa mas ele realmente estava em bom estado. Sem a travessa balancei a caixa de novo e ai o MILAGRE ACONTECEU..... o barulho sumiu........

Mande fazer um calço de borracha de (4 cm x 14cm x 2 cm) de pneu, furei para os 2 parafusos do batente da caixa poderem encaixar nele e o coloquei entre a caixa e a travessa. Colocar os calços foi facil....dificil foi alinhar os furos da travessa e do chassi do lado direito....... Mas com a ajuda do macaco do carro acabi conseguindo.....

Faz 5 meses que a minha FRAN vem rodando macio como uma barca.

Abraços

mateus_gaucho
05/04/2013, 19:37
Olá Lincoln, estou com o mesmo problema do barulho em baixo dos pés. E realmente você me deu uma ótima idéia. Amanhã mesmo vou verificar a caixa de marchas. Espero que o meu problema seja o mesmo da sua. Valeu pela ajuda! Abraço!

03HUDSON
06/04/2013, 16:02
Mais uma vez; muuuuiiito obrigado amigão!
Rachei de rir c/ a sua história do TUC TUC, dalmata!kkkkkkk muito boa



Pois é.... o motor ocupa muito espaço mesmo..... ai vai a parte de injeção com a indicação da peça que você procura e o catalogo de peças para o seu motor.

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lincolnjb
07/04/2013, 20:46
As explorer são muito pesadas o que acabam por forçar o sistema de freios. Quando submetidos a situações extressantes os discos superaquecem ese em contato com agua de chuva, rio, poça, barro, lama...etc...etc...etc.... eles costumam empenar.

Saiba então como trocar.

Abraços do Lincoln
Explorer 94 - Franchesca


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Outra manutenção também muito facil de fazer é a troca das pastilhas de freio dianteiras..... Se você comprar as pastilhas certas e tirar uma e colocar outra.... muito facil mesmo. Este procedimento nunca mais vou entregar a um mecanico.... eu mesmo faço.....

Veja o tutorial acima e vai entender como é facil.

lincolnjb
09/04/2013, 12:07
MInha explorer é mecanica e eu venho tendo problemas com a embreagem dela. Em 2012 troquei o KIT de embreágem completo (disco, plato e atuador. Mas percebi que depois de 1 dia de uso constante ao final do dia ela estava patinando um pouco. No inicio do dia ela não dava sinal nenhum de patinação mas depois de um pouco de transito começava de novo a patinar.

Mandei avaliar o conjunto da embreágem e o mecanico disse que o disco e o plato eram novos mas que estavam muito gastos e que o KIT que coloquei era de segunda linha. Ele mandou cravar novamente o disco com material de atrito de boa qualidade e disse que iria resolver.

Não resolveu.... aos poucos ela começou a patinas novamente e a trepidar..... e com o passar do tempo passou a fazer barulho....

Neste momento eu tinha apenas uma patinação no conjunto e passei a ter Patinação + trepidação + barulho.......

Putz!!! Levei novamante ao mecanico e ele constatou que o disco estava totalmente gasto após apenas 2.000 km de uso e de tanto aquecer um dos arrebites do disco soltou.

O mecanico desceu a ciaxa e me disse para colocar um conjunto NOVO da Cluth e dar um passe no volante do motor que acabou espelhando.

Fizemos isso tudo e esta semana a bosta da embreágem começou a patinar de novo.


ALGUÉM AI JA ENFRENTOU PROBLEMA PARECIDO????

Algum amigo ai sabe me dizer o que pode estar acontecendo????

A unica peça que ainda não foi trocada foi o cilindro mestre da embreágem (proximo do pedal) que parece estar em bom estado. Alguém saberia me dizer se o cilindo mestre da embreágem da explorer poderia estar causando este desgaste???

Conto com a ajuda dos amigos

lincolnjb
10/04/2013, 17:03
Tenho usado este catalogo para me nortear nas compras de peças.... não tem tudo mas ja ajuda muiiito.

Ele abrange peças da 92 até as 97.

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abraços

lincolnjb
11/04/2013, 14:32
Olá Lincoln, estou com o mesmo problema do barulho em baixo dos pés. E realmente você me deu uma ótima idéia. Amanhã mesmo vou verificar a caixa de marchas. Espero que o meu problema seja o mesmo da sua. Valeu pela ajuda! Abraço!

Se conseguir cortar o barulho avisa pra gente!!!!

lincolnjb
19/04/2013, 15:06
Pois é..... muita gente não sabe o que fazer quando a luz do Check Engine acende.

No painel do veículo, existe uma luz de advertência com o texto "Check Engine". Qdo ela se acende ou pisca durante o uso normal do carro, é uma indicação de erro detectado pelo computador da injeção. Essa mesma luz pode ser usada para decifrar o que pode estar errado!

Tá!!!! Mas e dai?? O que posso fazer para saber qual o problema do meu carro????

Estou enviando um documento .doc onde explico o que fazer para que você (sem usar equipamento de Scanner) possa descobrir erros notificados pelo módulo de injeção eletrônica EEC-IV nas Ford Explorers/Rangers americanas/Mazdas Navajos até 1994. Neste mesmo documento ha 1 tabela com os codigos de erros, outra com os indicadores de possiveis soluções.

Mãos a obra então.



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sandersondf
19/04/2013, 15:28
cara, excelente documento!


vou imprimir e deixar no porta luvas!

lincolnjb
20/04/2013, 21:27
Boa tarde Lincol!
Tbem tenho uma Explo 94 4x2; e tenho algumas duvidas em relação à mecânica dela, por favor, vc poderia me ajudar? 1ª duvida: a bomba de gasolina dela deve acionar e interromper o funcionamento se o motor ñ for dado a partida? ou fica ligada direto? 2ª duvida: os vidros das Explo's sempre tem problemas ao subir (subida lenta) e 3ª duvida: troquei as pastilhas do freio dianteiro e a pastilha do lado de dentro fica frouxa e fica batendo (fazendo barulho), a pastilha é o modelo próprio p/ ela, me parece q tem um desgaste na carcaça da pinça onde corre a pastilha, isso sempre ocorre nas Explo's?



Hudson,

Se a sugestão que eu te dei não resolver o problema dos vidros você vai ter que procurar um mecanico de portas. Agora... o proposito deste topico é de por a MÃO NA MASSA...... Se você mesmo quer resolver o problema estou anexando um tutorial sobre como desmontar os motores da maquina de vidros. Tente... e você vai ver que não é nada assim tão dificil...

Abraços


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lincolnjb
23/04/2013, 11:07
Caros amigos,

Com o tempo o painel de instrumentos começa a falhar e algumas luzes começam a não ascender.

Para consertar a gente geralmente gasta uma fortuna e nem sempre fica do jeito que queremos.

Ai vai um tutorial que explica como desmontar o painel de instrumentos para se ter acesso ao sistema de iluminação.

O tutorial mostra também como refazer soldas trincadas nas placas de circuito impresso de alguns instrumentos afim de faze-los voltar a funcionar.

Muito facil de fazer mesmo.... mamão com açucar!!

Abraços do Lincoln


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LeoPOA
24/04/2013, 08:55
Bom dia amigo,

Estou pensando em substituir o Eixo trazeiro D35 do meu wrangler pelo ford 8.8 da Explorer...

Gostaria de saber se o eixo trazeiro da explorer 4x2 e o da 4x4 sao iguais ? ambos sao ford 8.8 31 estrias?

Abração

Léo

lincolnjb
24/04/2013, 10:10
Bom dia amigo,

Estou pensando em substituir o Eixo trazeiro D35 do meu wrangler pelo ford 8.8 da Explorer...

Gostaria de saber se o eixo trazeiro da explorer 4x2 e o da 4x4 sao iguais ? ambos sao ford 8.8 31 estrias?

Abração

Léo

Léo,

Qual o motivo da substituição?
Você quer uma relação mais alongada para andar na cidade?
Você pretende usar pouco o seu Troller nas trilhas?

As EXPLORER até 97 (até onde sei) usam o diferencial traseiro da Ford 8.8" tanto no 4x2 quanto no 4x4. Este diferencial foi desenvolvido para uso nos MUSTANGs (V6 e V8) antigos e fez tanto sucesso que foi usado em outros modelos que precisavam de um diferencial "semi-bloqueado".

Dentro do diferencial (atras das engrenagens satelites) existe um conjunto de discos de fricção que promovem o acionamento conjunto das duas rodas traseiras sem que você precise aciona-los. A força do V6 ou V8 é melhor distruibuido para as duas rodas traseiras.

Prós : Diferencial muito resistente e moderno com baixa manutenção (quando usado em cidade e estradas de terra comum).

Contra: Diferencial pouco eficiente de alta manutenção quando usado em trilhas. E tem outro problema.... este tipo de diferencial "semi bloqueado" assusta 95% dos mecanicos que mexem com isso.

(quando aparecer outro diferencial com essa molinha ai no meio eu digo que não sei mecher!!!- palavras do cara que trocou os discos de fricção do meu)

Pra você entender um pouco mais sobre o assunto baixe o .doc sobre o seu diferencial no inicio deste post e veja as figuras abaixo.

Abraços

LeoPOA
24/04/2013, 10:54
E ai tche,

Obrigado pela explicação !!!

É o seguinte, Esse dana 35 é original do meu Wrangler, tambem possui esse sistema de discos de fricção... A troca do dana pelo Ford seria apenas pela robustez do eixo 8.8 pois como utilizo pneus 33" recapados, meu jipe é manual e eu gosto de acelerar, a probabilidade de quebra com o D35 é bem maior em relaçao ao eixo Ford. Basicamente seria esse o motivo da troca.

Outra vantagem é que ele possui 31 estrias no semi eixo e freio a disco, já o dana 35 possui 27E e nao tem freio a disco....

Agora, a parte de manutençao dos eixos...

Retentores e rolamentos, se acha com facilidade ? preço bom ?

Abraço

lincolnjb
24/04/2013, 12:18
Boa a troca então... em se tratando de robustez e resitencia o 8.8" é a melhor opção desde que o diferencial esteja realmente em bom estado.

Se o diferencial estiver montado suspenda o veiculo e puche/empurre a roda pra dentro e para fora em busca de folgas. Se ao puchar o semi eixo se delocar para fora fazendo um tuc.... você vai ter que colocar um KIT de discos de atrito novos ou um espaçador na medida que acabe com a folga.

Retentores e rolamentos você encontra nas principais capitais ou importados com agilidade.


Abraços

lincolnjb
27/04/2013, 21:13
Desmanchei meu painel de instrumentos para tirar a poeira acumulada e descobrir o porque o mostrador de voltagem da bateria estava travada e porque o mostrador de temperatura estava indicando que o carro estava trabalhando bem abaixo da temperatura normal. Descobri que a agulha do voltimetro estava agarrada agarrada no protetor interno do painel e que o medidor de temperatura do motor estava funcionando certo. De quebra descobri que ninha luz de check Engine estava com mal contato e logo apos limpar me deparei com fo tato de que após algum tempo após ligado a citada luz acende. Vixi... la vou eu fazer um Scanner manual.

abraços

lincolnjb
28/04/2013, 10:43
Pois é..... muita gente não sabe o que fazer quando a luz do Check Engine acende.

No painel do veículo, existe uma luz de advertência com o texto "Check Engine". Qdo ela se acende ou pisca durante o uso normal do carro, é uma indicação de erro detectado pelo computador da injeção. Essa mesma luz pode ser usada para decifrar o que pode estar errado!

Tá!!!! Mas e dai?? O que posso fazer para saber qual o problema do meu carro????

Estou enviando um documento .doc onde explico o que fazer para que você (sem usar equipamento de Scanner) possa descobrir erros notificados pelo módulo de injeção eletrônica EEC-IV nas Ford Explorers/Rangers americanas/Mazdas Navajos até 1994. Neste mesmo documento ha 1 tabela com os codigos de erros, outra com os indicadores de possiveis soluções.

Mãos a obra então.



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Agora que ja sabemos como fazer o SCANNER manualmente vamos dar uma olhada nos sensores que compoem o sistema. Achei este site na internet que pode ser muito util na hora de descobrir o que o tal CODIGO que o computador está informando significa.

Fuel Injection Technical Library (http://oldfuelinjection.com/)

abraços

lincolnjb
28/04/2013, 17:56
Tive serios PROBLEMAS DE AQUECIMENTO quando comprei a minha EXPLORER/94.
Era só pegar um pouco mais de transito que ela começava a esquentar até o ponteiro chegar no VERMELHO.

A primeira coisa que fiz foi uma troca total da agua do radiador. Caracas!!!! Saiu mais ferrugem de lá do que agua. (o ponto de ebulição da agua baixa quando esta suja).

A limpeza foi feita através das 2 mangueiras que fazem o aquecimento interno do veículo. (depois posto um tutorial sobre o assunto)

Adicionei 150 ml de querozene na agua nova e rodei por 2 dias assim. (o querozene ajuda a aglutinar a ferrugem)
Esvaziei o radiador e novamente ferrugem. Repeti o procedimento e só ai a agua começou a sair mais limpa.

Troquei a agua do radiador (em baixa temperatura) por mais 2 vezes adicionando 1/2 colher de bicabornato de sodio na ultima substituição (bicabornato neutraliza a acidez reduzindo a oxidação/ferrugem) e a minha EXPLO começou a rodar muito macio e sem aquecimentos.

Mas infelizmente não era só sujeira. Com o tempo comecei a observar que meu radiador estava suando (microvazamentos nas laterais) isso sem falar que a tampa estava já defeituosa e não conseguia vedar o suficiente.

Troquei a tampa e mandei varetar e substituir as borrachas laterais do radiador e hoje rodo com ela sem problemas.

Ha de se observar também que um motor cansado (folgas no cilindro aumentam o atrito e consequentemente a temperatura do conjunto), A/C e o cambio automático interferem diretamente no sistema de arrefecimento.

Comece pelo radiador e vá avaliando o resto devagar.

Abraços

lincolnjb
29/04/2013, 16:36
Acabo de trocar a valvula termostatica do sistema de arrefecimento. Foi facil. Basta retirar o tubo sinfonado que liga o filtro ao corpo de borboleta (admissão)... afastar o tubo que sai do A/C .... tirar a mangueira superior so radiador....e retirar os tres parafusos que mantem a valvula no lugar. Fiz um teste com ela em agua fervente e ela abriu mas ao retira-la de dentro da agua ela não mais para a posição de FECHADA.

O mais interessante da historia é que fui a uma revenda de peças para comprar a tal valvula e o vendedor do balcão insistiu em saber qual carro era. Insistiu tanto que acabei falando... EXPLORER 4X4 94 ..... ele olhou no catalogo e me trouxe o preço R$ 280,00........

Caracas!!!!! Vai ficar sem a tal valvula mesmo.........he...h.e..h.e..h.e....

Mas eu não desisti.... fui numa loja um pouco mais pra frente e pedi pelo mesmo produto e o cara novamente insistiu em saber qual carro era.... ai que eu dei uma de joão sem braço e disse:

- Ai cara.... eu estava na oficina de um amigo meu com minha moto e ele me pediu para vir aqui correndo comprar esta peça. Eu sinceramente não sei de que carro é.

O balconista passou o dedo na valvula e retirou um pouco de ferrugem que estava na peça e leu lá uns numeros. Consultou o catalogo e disse. Vai custar 55,00 a original e 38,00 a paralela. Qual você quer????

Te juro que daqui pra diante eu vou ser sempre o MOTOQUEIRO amigo do mecanico APRESSADO.

Abraços

lincolnjb
30/04/2013, 11:42
Existe uma discussão muito ampla sobre que produtos podem ser usados para a limpeza da MAF. Minha experiência na área de informática com componentes eletronico sensiveis me possibilitam indicar a limpeza da MAF da seguinte forma:

SEM TIRAR O SENSOR DO CONJUNTO METALICO
1) Retire o conjunto metalico onde onde se encontra afixado o sensor MAF.
2) Aplique em toda peça jatos de spray LIMPACONTADOS.
3) Com a ponta direcional (tubinho vemelho) do LIMPACONTATOS aplique de 4 a 5 jatos diretamente no orificio onde ficam os sensores do MAF.
4) Limpe toda estrutura metalica e a tela filtro com uma flanela nova e limpa.
5) NÃO TENTE LIMPAR O ORIFICIO ONDE FICAM OS SENSORES DO MAF.

TIRANDO O SENSOR DO CONJUNTO PARA LIMPEZA DETALHADA.

1) Retire os 2 parafusos que prendem o sensor MAF na estrutura metalica.
2) Retire o MAF vagarosamente.
3) Encha um copo com alcool isopropilico e mergulhe apenas os CONTATOS METALICOS no alcool e deixe por 15 minutos.
4) Com cotonetes de boa qualidade e uma lente de aumento va limpando vagarosamente os CONTATOS METALICOS.
5) Monte todo novamente.

Obs 1. NUNCA TOQUE OS SENSORES METALICOS POIS A GORDURA DO SEUS DEDOS É O SUFICIENTE PARA ESTRAGAR A PEÇA PARA SEMPRE.

Obs 2. Você vai ter muita dificuldade de encontrar a chave estrela com um furinho no meio para tirar o sensor....sabe o porque??? Essa peça custa 800,00 original e estraga facim...facim..... então.... se puder... faça a limpeza sem tirar a MAF do lugar.


Olha ai um video legal que fala sobre o assunto:


Dr CARRO Sensor Fluxo Ar Defeito Comum - Motor sem força - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=4HW8_JZ8oUw)

abraços

wagner marcelo
30/04/2013, 11:48
como faço pra rebaixar a trazeira minha s10

sandersondf
30/04/2013, 17:22
sempre limpo o MAF quando troco o filtro de ar (a cada 5 mil km)

mas só borrifo o limpa contato mesmo, nunca tentei desmontar o conjunto

o sensor do MAF é só um filetinho, acho que até se mandar um ar comprimido ali ele deve danificar

lincolnjb
30/04/2013, 21:18
[QUOTE=sandersondf;1918502]sempre limpo o MAF quando troco o filtro de ar (a cada 5 mil km)

mas só borrifo o limpa contato mesmo, nunca tentei desmontar o conjunto

o sensor do MAF é só um filetinho, acho que até se mandar um ar comprimido ali ele deve danificar[/QU

E so um filetinho mas e resitente pra c.... eu ja desmontei o conjunto e limpei a peca mais de perto. O unico produto que achei compativel com a limpeza daqueles filetinhhos foi o COTONETE e o ALCOOL ISOPROPILICO.

Existe um produto importsdo especifico para limpar as MAF mas a composicao e quase a mesma dos limpa-contatos que a gemte acha em lojas eletrronicas.

Limpar a cada troca de filtro e uma boa.

Abracos

lincolnjb
30/04/2013, 21:33
como faço pra rebaixar a trazeira minha s10

Ai...se colocar uns 10 sacos de cimento ja vai comecar a rebaixar...he .. ....he....

Acredito que voce vai precisar tirar um dos facoes do feixe e reduzir o arqueamento do feixe e reduzir os batentes. Voce vai ter que equilibrar o conjunto rebaixando a frente tambem.

Abracos

lincolnjb
01/05/2013, 18:26
Veja onde fica o conector para realizar o scanner do seu carro.

Oficina e Cia - Biblia do Carro (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=46)

Abracos

lincolnjb
02/05/2013, 14:19
Alguém ai saberia me dizer onde fica a tal valvula EGR da minha explorer 94???

lincolnjb
02/05/2013, 23:31
Ai vai mais um documento importante para quem quer entender mais sobre Injeção Eletrônica, CHECK ENGINE e sensores de nossas EXPLORERs.

abraços

lincolnjb
06/05/2013, 20:49
Algum bom jipeiro poderia me responder se as SONDAS LAMBDAS podem ser limpas????

hugoup
13/01/2014, 15:13
Lincoln,

parabéns pelas dicas! Acabo de comprar minha Explorer 1994 e vou restaurá-la. Seus posts foram de extrema valia.

Victorktá
03/07/2014, 13:03
Muito boa as dicas. Parabéns Lincoln.
Pretendo fazer a manutenção da minha explorer em casa mesmo e seus posts serão de extrema importância!

Vlw!

LBR
25/09/2016, 18:51
Alguem tem uma indicação de alguma empresa especializada em manutenção de modulo de injeção eletronica? O modulo da minha Explorer 94 esta apresentando alguns problemas (visuais).

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rsg_beto
26/09/2016, 17:39
Alguem tem uma indicação de alguma empresa especializada em manutenção de modulo de injeção eletronica? O modulo da minha Explorer 94 esta apresentando alguns problemas (visuais).

536544

Tem um conhecido em Maua, não sei se fica perto para vc, GV Eletrônica Automotiva, não sei se pode passar o contato se puder pede que eu passo.

rsg_beto
26/09/2016, 17:46
Léo,

Qual o motivo da substituição?
Você quer uma relação mais alongada para andar na cidade?
Você pretende usar pouco o seu Troller nas trilhas?

As EXPLORER até 97 (até onde sei) usam o diferencial traseiro da Ford 8.8" tanto no 4x2 quanto no 4x4. Este diferencial foi desenvolvido para uso nos MUSTANGs (V6 e V8) antigos e fez tanto sucesso que foi usado em outros modelos que precisavam de um diferencial "semi-bloqueado".

Dentro do diferencial (atras das engrenagens satelites) existe um conjunto de discos de fricção que promovem o acionamento conjunto das duas rodas traseiras sem que você precise aciona-los. A força do V6 ou V8 é melhor distruibuido para as duas rodas traseiras.

Prós : Diferencial muito resistente e moderno com baixa manutenção (quando usado em cidade e estradas de terra comum).

Contra: Diferencial pouco eficiente de alta manutenção quando usado em trilhas. E tem outro problema.... este tipo de diferencial "semi bloqueado" assusta 95% dos mecanicos que mexem com isso.

(quando aparecer outro diferencial com essa molinha ai no meio eu digo que não sei mecher!!!- palavras do cara que trocou os discos de fricção do meu)

Pra você entender um pouco mais sobre o assunto baixe o .doc sobre o seu diferencial no inicio deste post e veja as figuras abaixo.

Abraços


Bom dia gostei das informações mas eu gostaria de saber se vc tem um manual para trocar manutenção do diferencial traseiro?
O meu esta fazendo um barulho quando acelero mais forte, como se fosse arranhando alguma lata, não deu pra ter certeza que é ele ou a t-case mas quando retirei o cardã traseiro o barulho parou.
Agora só estou com o diferencial dianteiro tracionando...

LBR
26/09/2016, 17:51
Segue meu zap (12) 981917523. Amanhã irei levar em uma eletrônica aqui de São José dos Campos para tentar sanar estes problemas. Mas se o cara não quiser fazer o serviço eu levo em Mauá, se for necessário.

LBR
10/10/2016, 22:53
Resolvi o retrovisor, só que vi outro problema. Liga o 4x4 mas não liga a reduzida. Alguém sabe o caminho para resolver isso?

rsg_beto
12/10/2016, 06:43
Resolvi o retrovisor, só que vi outro problema. Liga o 4x4 mas não liga a reduzida. Alguém sabe o caminho para resolver isso?



Verifica o relé, botão 4x4, fusíveis.

Righetti27
22/10/2016, 16:30
Qual seria esse relé? A minha está com o mesmo problema. O fusível não é do 4x4, independente se for o 4x4 ou a reduzida.
Peguei a minha 97 na terça, curti demais, deixei no mecânico pra dar uma olhada e fazer balanceamento e alinhamento, mas hoje fui sair e a luz Check Engine está acesa, vi que pode ser problema de emissões, só achei estranho que antes estava normal, vim com ele de guarulhos para Campinas e nada, só agora que voltou da mecânica, alguém tem idéia?
Abraço...

LBR
24/10/2016, 16:21
A minha esta ligando o 4x4, e não aciona a reduzida. Quando aciono o botão 4x4, coloco o cambio em Neutro e piso no freio, e tento ligar a reduzida, faz barulho na reduzida mas não ascende as luzes da reduzida.

Alguem passou pelo mesmo problema? A minha é uma 94.

Att

Múcio Luiz
25/10/2016, 08:49
Qual seria esse relé? A minha está com o mesmo problema. O fusível não é do 4x4, independente se for o 4x4 ou a reduzida.
Peguei a minha 97 na terça, curti demais, deixei no mecânico pra dar uma olhada e fazer balanceamento e alinhamento, mas hoje fui sair e a luz Check Engine está acesa, vi que pode ser problema de emissões, só achei estranho que antes estava normal, vim com ele de guarulhos para Campinas e nada, só agora que voltou da mecânica, alguém tem idéia?
Abraço...

Bom dia!

Vc passou o scanner?

Righetti27
26/10/2016, 04:27
Ta no mecânico, ele iria passar o scanner para ver se tem algum problema e se acha os defeitos da luz "check engine" e da reduzida, ainda não deu resposta. Falei para ele dar uma olhada na válvula EGR...

Righetti27
26/10/2016, 04:29
Outra duvida, mas de melhorias agora, alguém colocou central multimídia? To vendo alguns da pionner, queria saber o tamanho, se é possível comprar fora e ter gps com mapa aqui do brasil e em português, se alguém tem algum pra indicar.
Abraço...

Múcio Luiz
26/10/2016, 11:07
Ta no mecânico, ele iria passar o scanner para ver se tem algum problema e se acha os defeitos da luz "check engine" e da reduzida, ainda não deu resposta. Falei para ele dar uma olhada na válvula EGR...

A minha tá com a "check engine" acesa e deu EGR. Troquei a válvula, mas continuou acesa. Foi aí que o eletricista descobriu que não era a válvula EGR, mas o sensor EGR. O carro não apresenta alteração no funcionamento. Essa EGR é um atraso de vida...

LBR
27/10/2016, 11:19
Onde o contagiros vai ligado?

Righetti27
28/10/2016, 11:18
A minha passou o scanner e o único problema foi sonda lambda, ele resetou e apagou o check engine, e a reduzida voltou a funcionar, sozinha rs.
A única coisa agora é o consumo, está em 4km/l, achei muito pouco perto do que li aqui, alguém tem idéia do que seria bom verificar para resolver isso?
Abraço...

Múcio Luiz
28/10/2016, 11:59
A única coisa agora é o consumo, está em 4km/l, achei muito pouco perto do que li aqui, alguém tem idéia do que seria bom verificar para resolver isso?
Abraço...

Esse consumo pode ser normal se for em trânsito intenso ou numa cidade com um relevo muito acidentado. Além disso, a nossa gasolixo com 27% de álcool mais outras porcarias fazem o consumo piorar mesmo. De qualquer forma, troque as velas (coloque de preferência as NGK Iridium) e os cabos (8 mm) e os filtros de ar e de combustível. Vai melhorar um pouco.

[]s!

Righetti27
29/10/2016, 02:09
Valeu Mucio, velas, cabos e filtros tô vendo pra trazer tudo de fors, já estava no plano trocar, só achei que mesmo antes de trocar chegasse nuns 5 a 5,5km/l. Mas tranquilo, gostei muito do carro.
Abraço...

LBR
03/11/2016, 18:09
Problemas na minha Explorer 94 (casa alguem tenha algum solução), ficaria grato.

1 - 4x4 Funciona tudo, inclusive as luzes, já a reduzila acinona só que não liga nem a luz do painel nem a do botão (já troquei a luz do painel e nada).
2 - Contagiros não funciona, já desmontei tudo, chega sinal no painel (acho que é o relogio mesmo)
3 - Ar condicionado não liga de forma alguma.
4 - Puta vazamento no diferencial dianteiro

Alguem tem um caminho para solução destes problemas.

Righetti27
11/11/2016, 04:17
Já comprei filtros, velas e cabos, agora só aguardar chegar...
Agora to querendo melhorar o farol dela que é bem zuado rs. Quem trocou o que colocou que melhorou?
To em duvida entre trocar a lampada, estava vendo a Phillips Cristal Vision Ultra, ou um kit xenon de 6000/8000k(acho complicado por exigir legalização), ou kit super led(vi que ta com preço próximo a essa da Phillips) o que indicam? O encaixe dela é H4 certo?
Abraço...

Múcio Luiz
11/11/2016, 09:33
Já comprei filtros, velas e cabos, agora só aguardar chegar...
Agora to querendo melhorar o farol dela que é bem zuado rs. Quem trocou o que colocou que melhorou?
To em duvida entre trocar a lampada, estava vendo a Phillips Cristal Vision Ultra, ou um kit xenon de 6000/8000k(acho complicado por exigir legalização), ou kit super led(vi que ta com preço próximo a essa da Phillips) o que indicam? O encaixe dela é H4 certo?
Abraço...

Se os faróis não estiverem opacos, recomendo Osram Nightbreaker Unlimited. Coloquei na minha e melhorou muuuuuiiiiiiitttoooo.
É cara, mas vale cada centavo. Agora, se os faróis estiverem opacos, aí não tem jeito: faróis novos e essa lâmpada Osram.

Vc comprou os filtros, velas e cabos na Rockauto.com? Sempre compro lá e chega direitinho. Mais barato, mesmo com o frete e imposto (quando tem, pois até 50 dólares não cobra imposto). E as peças são de qualidade superior às nacionais.

[]s!

Righetti27
12/11/2016, 22:52
Se os faróis não estiverem opacos, recomendo Osram Nightbreaker Unlimited. Coloquei na minha e melhorou muuuuuiiiiiiitttoooo.
É cara, mas vale cada centavo. Agora, se os faróis estiverem opacos, aí não tem jeito: faróis novos e essa lâmpada Osram.

Vc comprou os filtros, velas e cabos na Rockauto.com? Sempre compro lá e chega direitinho. Mais barato, mesmo com o frete e imposto (quando tem, pois até 50 dólares não cobra imposto). E as peças são de qualidade superior às nacionais.

[]s!
Então, estão um pouco opacos, mas nem vi de trocar, sem idéia até de preço, tô pensando em trocar as lâmpadas e depois precisando troco os faróis, tô um pouco com pressa pois viajo daqui uma semana. Vou ver esse que passou, é hb5? Comprou aqui no Brasil, onde? obrigado.

Acabei não pegando na rockauto, mas mandei para a casa do meu primo e meus tios irão trazer para mim.
Abraço...

Righetti27
14/11/2016, 21:08
Se interessar para alguém: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/159367-filtro-ar-k-n-33-2106-1-a.html
Abraço...

Righetti27
14/11/2016, 21:34
Se os faróis não estiverem opacos, recomendo Osram Nightbreaker Unlimited. Coloquei na minha e melhorou muuuuuiiiiiiitttoooo.
É cara, mas vale cada centavo. Agora, se os faróis estiverem opacos, aí não tem jeito: faróis novos e essa lâmpada Osram.

[]s!
Múcio,troquei hoje as lampadas,mas não peguei pela internet pois estou com viagem programada,então paguei mais caro, mas agora já vi que é H4 e como trocar,na próxima eu mesmo faço rs.
Abraço...

Righetti27
18/11/2016, 16:55
Hoje fui levar a minha para instalar o dvd que chegou, a merda já começou quando vi que o tinha feito e comprado dvd, e não um kit multimidia, ou seja não tem gps, juro ter visto que esse modelo tinha gps(pionner AVH-288BT). Depois me ligaram do lugar e falaram que precisariam puxar um cabo de todos alto falantes direto para o som, pois o som antigo tem uma potencia, e não aceita no dvd novo, mas hoje não daria tempo de fazer, fora que falaram que terá que "raspar" para o dvd entrar. Bem, quem colocou kit multimidia, poderia falar qual foi, se teve esse problema também para ligar ou conseguiu ligar direto na potencia?

Pra piorar na volta, não sei o que aconteceu, só percebi a hora que cheguei em casa, um dos rack do bagageiro tinha quebrado, foi arrancado!?!?!?!?! só sobrou os encaixes de cada lado.

Cláudio Ferro
08/03/2019, 11:28
Bom dia pessoal vcs teriam o esquema elétrico da Ford Explorer 4x4 XLT 94 - preciso tentar descobrir por que a minha fica com a luz do 4x4 no botão e no painel acesas, e não engatam nada, nem o 4x4 e nem a reduzida... E somente o botão do 4x4 fica aceso juntamente mostrando no painel que está acionado e não está! Já verifiquei a mecânica na caixa e está ok, motor que acopla o sistema limpei e está rodando também ...

Edu Bech
08/03/2019, 20:37
Olá Cláudio, encontrei aqui varios esquemas.
https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/118123-explorer-94-mao-na-massa.html


Aqui elétrica
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/405264d1365624018-explorer-94-mao-na-massa-explorer_eletrica.pdf
Abraço

Cláudio Ferro
28/03/2019, 19:01
565271Opa obrigado Edu...já retirei o motor da caixa de tração e fizemos uma limpeza nele, esta funcionando o motor, algo indica que o meu problema pode ser naquele acoplamento que vai no motorzinho, onde chega os fios...ali existe uma caixa de seleção dos comando parece.... ainda vamos testar esta parte...outro dia joguei um limpa contatos no chicote do módulo 4x4 e apagou a luz de 4x4 do painel e a luz do botão continua acesa ainda... já fizemos também o teste de engatar manualmente o eixo da caixa de tração e esta tudo funcionando a tração... o problema é elétrico mesmo!

Cláudio Ferro
31/10/2019, 16:46
Boa tarde amigos, acabei instalando um Kit muito bom da Easy Traction e retirei parte de módulo e botões elétricos do acionamento do 4x4... Agora queria uma ajuda para fazer uns Calços de molas para levantar a frente da minha 94 4x4... Alguém tem o desenho das duas peças?

Cláudio Ferro
05/06/2020, 19:44
Boa noite pessoal, estou com uma luz do ABS acesa no painel a algum tempo já .... Gostaria de saber algum teste rápido para detectar de onde possa estar vindo o erro? Algum tipo de teste scanner etc. A luz começou a acender aos poucos, de vez em quando acendia e depois apagava... Agora ao ligar a Explorer 94 ela permanece acesa ...